2.
Implantação de um método para seleção de casos de teste em uma empresa de TI: Estudo de Caso
3.
Sistemas Locais de Inovação em Tecnologia da Informação: Um Estudo de Caso
4.
Sistema de emissão e gerenciamento de notas fiscais eletrônicas
5.
Análise para inclusão da Disciplina de Distribuição no ipPROCESS
6.
Um modelo para monitoramento do fluxo de execução de serviços em aplicações com arquitetura em camadas
7.
TVDesigner - Uma Ferramenta para Criação de Aplicações MHP Interativas para TV Digital
8.
Commander Assembler: Uma Fábrica de Jogos de RPG Táticos Utilizando Linguagens de Domínio Específico
9.
Promodeller XMI: Ferramenta de Modelagem de Processo de Software a partir de Arquivos no padrão XMI utilizando Ontologia de Processo
10.
Macro Condições de Inovação no Brasil a Partir de Sistemas de Inovação
11.
Estendendo o Servidor OLAP Mondrian com UDF Envolvendo Operadores Espaciais
12.
Estudo das Condições Organizacionais Para Inovação em Tecnologia da Informação
13.
Escalonamento de Sistemas de Tempo Real Híbridos
14.
Especificação dos Requisitos de uma Ferramenta para Gerenciamento de Programas
15.
Análise de diferentes implementações de um IP Core de interface com dispositivos de E/S
16.
Bridging Design and Deployment using Clustering Modularization Techniques
17.
Desenvolvimento de uma Biblioteca para Comunicação com a Camada Física USB Padrão ULPI
18.
Um estudo sobre o desenvolvimento de jogos para portadores de necessidades especiais
19.
Reconhecimento de Caracteres Manuscritos Japoneses
20.
Evolução da Segurança em Redes Sem Fio
21.
Navegação de robôs em ambientes móveis
22.
Análise e Otimização de código Utilizando o Microsoft Phoenix Framework
23.
Simulação de traços artísticos através do tablet
24.
Concepção de um Sistema para Transmissão de Vídeo em Tempo Real em um Ambiente Mobile na Plataforma Android
25.
Modelo de Mineração de Dados com Base em Documentos XBRL: Análise de "Quebra de Bancos"
26.
Análise comparativa e prototipagem de soluções para extensão do uso de sistemas de gestão de aprendizagem para TVDi
27.
Disponibilização de informações sensoriais sem fio via UPnP
28.
Regression Test Selection to reduce Scaped Defects
29.
Desenvolvimento de um dispositivo embarcado para monitoramento remoto via rede GSM
30.
Implementação de uma linguagem de especificação de design rules para projetos orientados a aspectos
31.
Geração automática de testes para módulos descritos em Verilog
32.
Visualização Aplicada em Sistemas de Gestão de Aprendizado(LMS)
33.
Processamento e Análise de Imagens de Microarranjos de DNA
34.
O aprendizado informal em ambientes de redes sociais virtuais
35.
Um estudo de estratégias para coleta de recursos em ambientes multi-agentes
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Aline Cristina Arruda de Medeiros
Área: Teste de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Alexandre Cabral Mota
Resumo:
Buscando conquistar a confiança de seus clientes, as empresas de
software têm investido cada vez mais em processos de testes. No
entanto, testar completamente todas as possibilidades e situações a
que uma aplicação pode ser submetida pode ser uma atividade
interminável. Visando definir um escopo menor e mais específico, o
objetivo do trabalho proposto neste documento é definir um método
para seleção de casos de teste baseada nas mudanças, riscos e tempo
destinados à execução. Como resultado, teremos uma quantidade de
número de casos de testes para serem executados, possibilitando uma
maior eficácia nos testes. O trabalho será fundamentado com um estudo
de caso em uma empresa que trabalha com testes de software.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 14:00hs, Sala B-013
(Proposta inicial: aqui)
Autor: André Luiz Loureiro de Carvalho
Área: Gestão de Tecnologia da Informação/Engenharia de Software
Orientador:
Fabio Queda Bueno da Silva
Avaliador:
Silvio Lemos Meira
Resumo:
A grande competição internacional causada pela globalização tem levado
as empresas a centrar suas estratégias no desenvolvimento da
capacidade inovativa. Nesta perspectiva, existe, atualmente, uma
grande necessidade de se analisar o arcabouço local, incluindo
políticas e práticas, necessárias para atingir tal objetivo - os
sistemas de inovação. Nesse contexto, o objetivo principal deste
trabalho de graduação é realizar uma análise minuciosa dos sistemas
locais de inovação no que diz respeito a suas práticas e políticas que
aumentam o potencial inovador das empresas que neles estão inseridos.
Para isso, são estudadas cautelosamente as relações entre os agentes
locais e as influências - positivas e negativas - que eles exercem
entre si. Em um estudo de caso, são analisadas as influências do
ambiente no projeto de desenvolvimento do SIDI (Samsung Instituto de
Desenvolvimento para Informática), localizado na UFPE. Como
resultados, serão propostas mudanças e novos modelos ao ambiente para
que o projeto e outras empresa locais se tornem mais inovadores e com
maior competitividade tanto nacional quanto internacional.
Apresentação: 6a feira, 04/07/2008, 11:00hs, Sala D-226
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Rodrigues
Área: Banco de Dados
Orientador:
Fernando da Fonseca de Souza
Avaliador:
Robson do Nascimento Fidalgo
Resumo:
O objetivo do Trabalho de Graduação proposto neste documento é
estudar e desenvolver um software emissor de nota fiscal eletrônica,
que consiga dialogar via webservice com os servidores da Secretaria
da Fazenda, realizando emissão, consultas, e todas as funcionalidades
adicionais previstas nas especificações técnicas das NF-e.
Apresentação: 4a feira, 02/07/2008, 11:30hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Daniele Patricia Santos
Área: Sistemas Embarcados
Orientador:
Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
Nos últimos anos, tem aumentado a demanda por produtos
eletrônicos cada vez mais sofisticados, que agregam diferentes e
complexas tecnologias. Diante de um mercado cada vez mais
competitivo, uma nova abordagem de desenvolvimento de circuitos
integrados foi estabelecida, a abordagem System-On-Chip (SoC), que
consiste da utilização de módulos de propriedade intelectual
(IP-Cores) previamente projetados e verificados em um único chip.
Neste contexto surgiu o ipPROCESS, que é um processo de
desenvolvimento de IP-Cores baseado no Rational Unified Process (RUP)
visando a prototipação rápida em Field Programable Gate Array (FPGA).
Diante da atual realidade do mercado, torna-se necessário além da
produção de IP-Cores de qualidade, disponibilizar aos usuários
artefatos que auxiliem o reuso dos IP-Cores. Sendo assim, o objetivo
deste trabalho consiste em uma análise para a extensão do ipPROCESS
com a inclusão da disciplina de Distribuição (Deployment).
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 17:00hs, Sala B-013
(Proposta inicial: aqui)
Autor: David Menezes Cardoso
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Augusto César Alves Sampaio
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
Uma demanda que tem se tornado comum nas aplicações comerciais mais
recentes
é a de permitir, ao usuário, acompanhar com detalhes o progresso e o
estado
do fluxo de execução de um serviço requisitado ao sistema. Para
realizar
esta tarefa da maneira adequada, este requisito deve ser considerado
durante
a etapa de definição da arquitetura do sistema. Caso contrário,
pode-se
incorrer na geração de código de difícil manutenção e elevar,
desnecessariamente, o grau de complexidade da aplicação. Este
problema se
agrava ainda mais quando se trata de aplicações inerentemente
complexas,
cujas operações envolvem o uso de diversos componentes integrados,
com
muitos trechos de código reusáveis e métodos invocados de forma
encadeada.
Assim, nesse contexto, este trabalho visa à construção de um modelo
que
possa ser facilmente incorporado à arquitetura de sistemas que
possuam o
requisito de monitoramento do fluxo de execução de seus serviços.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 15:00hs, Sala B-013
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Djaci Alves de Araujo Filho
Área: TV Digital
Orientador:
Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador:
André Luís de Medeiros Santos
Resumo:
A grande maioria dos processos de desenvolvimento das
aplicações para TV digital baseia-se na utilização de códigos sem
dispor de uma interface que auxilie e agilize a elaboração de
aplicações interativas. O objetivo deste trabalho é dispor uma
ferramenta com interface amigável que auxilie o desenvolvimento das
aplicações, utilizando-se de componentes gráficos para a modelagem de
telas de aplicação para a TV digital.
Apresentação: 2a feira, 30/06/2008, 11:00hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Eduardo Wagner Marques de Almeida
Área: Engenharia de Software
Orientador:
André Luís de Medeiros Santos
Avaliador:
Geber Lisboa Ramalho
Resumo:
A indústria de jogos atualmente é uma das mais lucrativas do mundo,
movimentando um volume de aproximadamente 7.4 bilhões de dólares em
2006, tendo um crescimento de mais de 280% nos últimos 10 anos.
No entanto, o desenvolvimento de jogos, como de software em geral,
apresenta uma dependência muito grande do trabalho quase que
artesanal de empregados altamente qualificados em tarefas
intensivamente manuais.
Este paradigma de desenvolvimento atual, baseado no trabalho
artesanal, está dando origem a um novo paradigma, baseado na
manufatura. Este novo paradigma utiliza de linguagens, modelos,
frameworks e ferramentas para automatizar ao máximo o desenvolvimento
de software.
Apresentação: 2a feira, 30/06/2008, 11:30hs, Anfiteatro do CIn
Neste contexto propomos a criação de uma fábrica de software para o
domínio de jogos de RPG Táticos para otimizar o desenvolvimento
destes produtos.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Edvaldo Lopes da Silva Filho
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Augusto César Alves Sampaio
Resumo:
O objetivo deste trabalho é implementar um sistema que possa
ajudar as organizações a realizar uma modelagem de processo de
software usando a notação SPEM. Tal modelagem incluirá as funções de
criar, editar, abrir, realizar merge de macro-atividades similares do
sistema e salvar modelagens (Diagrama de Pacotes ou Atividades, ou as
duas) de processos de software a partir de arquivos no padrão XMI
(XML Metadata Interchange). Esta funcionalidade possibilitará a
integração da ferramenta Promodeller, que já se encontra em
desenvolvimento com outras ferramentas de modelagem.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 16:30hs, Sala B-013
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Efrem Rafael Almeida Moraes
Área: Gestão de Tecnologia da Informação
Orientador:
Fabio Queda Bueno da Silva
Avaliador:
Silvio Lemos Meira
Resumo:
O objetivo principal desse trabalho é analisar a interação sistêmica
entre os diversos atores influentes no processo de inovação brasileiro
a partir de uma visão macro do Sistema de Inovação. Essa análise
considerará inicialmente o conjunto de fatores institucionais
proporcionados pelas diversas iniciativas governamentais de fomento à
inovação, leis de propriedade intelectual, fatores tributários que
influenciam diretamente ou não a instalação de iniciativas de inovação
por parte de empresas.
Apresentação: 6a feira, 04/07/2008, 10:30hs, Sala D-226
Através de estudos de caso, inicialmente com o SIDI (Samsung Instituto
de Desenvolvimento para a Informática), é esperado obter-se dados
reais de como esses fatores efetivamente influenciaram a implantações
de tais iniciativas.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fábio Rocha de Pinho
Área: Bancos de Dados
Orientador:
Robson do Nascimento Fidalgo
Avaliador:
Fernando da Fonseca de Souza
Resumo:
Muitos trabalhos têm sido
desenvolvidos na área de Banco de Dados, com o objetivo de integrar as
funcionalidades de processamento analítico-multidimensional e geográfico
presente em ferramentas OLAP e SIG, respectivamente. Entretanto, a integração
destas áreas não é trivial devido ao fato de que ambas foram concebidas para
propósitos distintos. O presente trabalho tem como objetivo estender o
Servidor OLAP Mondrian com funções envolvendo operadores espaciais, tais
como os topológicos, métricos e posicionais. Para a extensão, utilizaremos um
recurso do Mondrian chamado UDF (User Defined Functions . Funções Definidas
Pelo Usuário), que permite que o usuário defina novas funções e em seguida
utilize-as em construções da linguagem GeoMDQL para consultar os dados de um
Data Warehouse Geográfico.
Apresentação: 6a feira, 20/06/2008, 09:00hs, Sala A-006
Este trabalho está inserido no
contexto do projeto GOLAPA, que já possui outras pesquisas relacionadas com a
integração dos processamentos analítico-multidimensional e geográfico, como por
exemplo a definição de esquemas para DWG, metamodelos de integração e uma
linguagem de consulta para DWG.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Francisco Carvalho Felipe Leal
Área: Empreendedorismo
Orientador:
Fabio Queda Bueno da Silva
Avaliador:
Silvio Lemos Meira
Resumo:
Dentro do conceito de firm-level innovation estão os fatores
que promovem a cultura de inovação no âmbito interno de cada empresa.
Este trabalho de graduação pretende explorar os componentes do
primeiro - capital, conhecimento e colaboracao. Buscar-se-á, ao final
do estudo, apresentar sugestoes para o maior aproveitamento e
incorporação das politicas nacionais e condicoes sistemicas locais nos
processos de inovação em empresas de Tecnologia da Informacao.
Apresentação: 6a feira, 04/07/2008, 11:30hs, Sala D-226
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Gustavo André Fernandes Braga de Melo
Área: Sistemas de Tempo Real
Orientador:
Sérgio Vanderlei Cavalcante
Avaliador:
André Luís de Medeiros Santos
Resumo:
Este trabalho de graduação visa estudar um dos campos mais
importantes dos Sistemas de Tempo Real, escalonamento de tarefas.
Vamos abordar um tipo específico de escalonamento. É o escalonamento
pre-runtime, que é ideal para ser aplicado a sistemas críticos e que
exigem garantias das restrições temporais em tempo de projeto. A
monografia visa estudar os diversos métodos de escalonamento
pre-runtime, abordando o escalonamento para tarefas periódicas, assim
como para tarefas esporádicas. E ainda estratégias com escalonamento
híbrido que garantem a execução e conformidades temporais das tarefas
periódicas e conseguem tratar as tarefas esporádicas. E explorar os
melhores contextos de aplicação das técnicas abordadas.
Apresentação: 2a feira, 30/06/2008, 16:00hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: José Benito Fernandes de Araújo Neto
Área: Gerência de Projetos
Orientador:
Hermano Perrelli de Moura
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
No ambiente multiprojetos os projetos podem ser inter-relacionados,
depedentes e visando um objetivos comuns. Esse conjunto de projetos é
chamado de Programa. Para garantir que essas metas sejam atingidas e
o programa seja realizado com sucesso o gerenciamento do mesmo é
essencial. O gerenciamento de programas é o processo de gerenciar
múltiplos fluxos de trabalho ou projetos os quais possuem metas
relacionadas visando atingir-las de acordo com seus ciclos de vida ou
metodologia [IAPPM 2003].
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 14:30hs, Sala B-013
Neste trabalho será realizado um estudo da literatura sobre o
gerenciamento de programas, pesquisas de ferramentas que dão apoio e
a especificação dos requisitos de uma ferramenta de gerenciamento de
programas. Por fim será feito um mapeamento das funcionalidades da
ferramenta nas funcionalidades do GMP, Gerenciador de Multiplos
Projetos.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Luciano de Moura Silva
Área: Sistemas embarcados
Orientador:
Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador:
Manoel Eusébio de Lima
Resumo:
Projetos de IP Cores de componentes periféricos de um System-on-Chip
geralmente necessitam da construção de um driver, softwares que
permitem que outros softwares, de mais alto-nível, interajam com
dispositivos de hardware. A grande variedade de aplicações possíveis
atualmente com dispositivos integrados em SoC's, demanda um estudo de
como escolher da melhor maneira a forma como esses dispositivos devem
ser incorporados ao sistema, isto é, a determinação de uma interface
com o dispositivo e um driver para esta. O objetivo deste trabalho é
analisar o desempenho de diferentes implementações de um IP Core de
interface com um dispositivo de E/S. O estudo também possibilitará
criar modelos de interfaces para componentes periféricos de um SoC,
possibilitando a automatização da criação de drivers e de estruturas
de testes para tais interfaces.
Apresentação: 2a feira, 30/06/2008, 17:00hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Luiz Fernando Clapis Pacheco Chaves
Área: Engenharia de Software/Aprendizagem de Maquina
Orientador:
Clemens Schäfer
Avaliador:
George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Resumo:
O objetivo deste trabalho é propor um método para
modularizacao de software baseado na interacao de componentes
primitivos. A partir de artefatos de Design, como diagramas de
sequencia, e alguma informacao acerca do acomplamento de dados
entre estes objetos, queremos determinar qual o particionamento mais
adequado a fim de minimizar o acomplamento entre componentes. Nossa
intencao é usar tais resultados para estabelecer um ponte entre
Design e Deployment no contexto de sistemas moveis trazendo
beneficios como reducao dos custos de rede assim como melhoria na
qualidade do servico, entre outros.
Apresentação: 2a feira, 30/06/2008, 17:30hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcelo Bezerra de Amorim
Área: Sistemas Embarcados
Orientador:
Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador:
Manoel Eusébio de Lima
Resumo:
A interface USB (Universal Serial Bus) tem se revelado um padrão bem
aceito graças a sua facilidade de uso, desempenho, robustez e
versatilidade em interconectar diferentes dispositivos através de uma
interface única. Como outros sistemas de comunicação, a USB possui
uma camada física, ou PHY. A PHY é geralmente um circuito integrado
ou bloco funcional de um circuito que faz a codificação e
decodificação entre um domínio puramente digital e a modulação em um
padrão elétrico. O desenvolvimento de um sistema USB requer, do
projetista, a implementação das rotinas básicas de comunicação com a
PHY que são padronizadas segundo o Protocolo USB 2.0. Com isto
percebeu-se a necessidade de se criar uma biblioteca em VHDL para
comunicação com a PHY onde as funcionalidades básicas nela se
encontrem. Assim o projetista teria em mãos tais rotinas bastando
apenas instanciá-las e adaptá-las ao projeto específico.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 08:00hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcelo Reis e Silva de Queiroz
Área: Jogos
Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Alex Sandro Gomes
Resumo:
A indústria de jogos obteve um desenvolvimento significativo nos
últimos 20 anos. Nesse intervalo, vimos o nacimento Mario Bros e a
maturidade da série de jogos Doom, com o capítulo Doom 3. Entretanto,
todo esse desenvolvimento deixou de lado um público muito exigente,
os portadores de necessidades especiais. Percebendo isso, o presente
trabalho propõe realizar um estudo sobre os requisitos necessários
para que um game possa ser considerado acessível para certas
deficiências. Além disso, serão exploradas ferramentas de auxilio e
estudados processos de desenvolvimento de jogos para deficientes.
Para ser realizado um estudo de caso será desenvolvido um jogo
focando na acessibilidade para alguma deficiência em especial.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 08:30hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marconi Emanuel Madruga Filho
Área: Reconhecimento de Padrões, Visão Computacional
Orientador:
George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Avaliador:
Tsang Ing Ren
Resumo:
Dentro do campo de reconhecimento de caracteres dentro de
um texto, ainda permanece em aberto o problema de reconhecimento de
caracteres manuscritos. As técnicas atuais atingem uma taxa muito
baixa de acerto, principalmente se comparadas às de texto digitado.
Ao passar para o domínio de caracteres orientais, o problema torna-se
ainda mais complexo, devido à diferenças drásticas no número de
classes e na dinâmica de escrita. O objetivo desse trabalho é o
estudo e a implementação de uma técnica de reconhecimento de
caracteres japoneses manuscritos. O usuário deve entrar com o desenho
manuscrito e a aplicação deve ser capaz de sugerir que caracter ele
representa.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 09:00hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcos Antonio Costa Corrêa Júnior
Área: Criptografia e Segurança de Computadores
Orientador:
Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
Avaliador:
Anjolina Grisi de Oliveira
Resumo:
Com o crescimento do uso de redes sem fio, aos administradores de rede,
foram lançados novos desafios:
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 09:30hs, Anfiteatro do CIn
- Permitir flexibilidade que um acesso sem fio proporciona e, ao mesmo
tempo, manter a integridade e sigilo dos dados e autenticidade das
pessoas, assegurando, dentre outras coisas, que os dados que ultrapassam
os limites físicos da empresa, através de ondas eletromagnéticas, não
possam ser, por exemplo, compreendidos por pessoas mal intencionadas;
- Assegurar que pessoas de dentro da própria empresa (funcionários
insatisfeitos, visitantes mal-intencionados e funcionários de empresas
terceirizadas) não possam criar pontos vulneráveis na infra-estrutura de
rede através do uso de pontos de acesso não planejados pelo administrador;
A proposta de nossa pesquisa é mostrar como enfrentar esses desafios e
como isso foi feito ao longo do tempo.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcus Vinicius Pereira de Menezes
Área: Problema de róbotica, com abordagem algorítmica e de inteligencia artificial
Orientador:
Tsang Ing Ren
Avaliador:
George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Resumo:
Uma das grandes dificuldades na navegação de robôs esta relacionada
com a dificuldade de modelar o mundo real em um sistema robusto e
eficiente. Neste trabalho será abordada uma modelagem para ambientes
dinâmicos que tente se aproximar o máximo do mundo real e ao mesmo
tempo seja confiável e eficiente. No nosso caso trabalharemos com dois
problemas. O primeiro o aprendizado do ambiente, o segundo a navegação
nesse ambiente. Um detalhe muito importante é que o ambiente pode
sofrer alterações temporais, ou seja, a aprendizagem do ambiente
continua existindo durante a fase de navegação do robô.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 10:00hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Nelson Gueiros Barlow
Área: Compiladores
Orientador:
André Luís de Medeiros Santos
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
A plataforma Phoenix, representa um novo paradigma na implementação
de compiladores. Ao contrário dos compiladores comuns, o Phoenix é
extensível e permite gerar ferramentas de análise, otimização de
código, e testes de acordo com as necessidades do desenvolvedor. A
proposta deste trabalho é estudar o Phoenix e apresentá-lo como
potencial ferramenta de auxílio na geração de códigos mais robustos.
Pretende-se ainda implementar protótipos de plugins de análise e
otimização de código. O trabalho será realizado de maneira didática,
a fim de auxiliar o desenvolvedor que desejar implementar suas
próprias ferramentas.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 10:30hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Nicole Barbosa Sultanum
Área: Computação gráfica
Orientador:
Sílvio de Barros Melo
Avaliador:
Marcelo Walter
Resumo:
Muitos artistas e designers, ao elaborar suas criações digitais,
preferem fazer um rascunho manualmente com ferramentas tradicionais
(lápis e caneta, por exemplo), para então
digitalizar a imagem. No entanto, há aqueles que optam por criar seus
desenhos diretamente no computador (geralmente através de um tablet),
pois há de fato uma liberdade quase infinita para manipulação da arte
desta forma. Esta pesquisa focará na segunda opção, e em particular,
na simulação digital de traços de caneta e pincel para fins
artísticos.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 11:00hs, Anfiteatro do CIn
O objetivo deste trabalho, mais especificamente, é a simulação visual
realista de traços de canetas e pincel, no contexto de criação de
ilustrações digitais. A entrada do usuário se dará através de curvas
desenhadas com o auxílio de uma mesa digitalizadora (ou tablet), e o
resultado visual esperado deverá considerar informações de pressão
provenientes da caneta. O resultado deve aparecer imediatamente para
o artista, e deve ser o mais fiel possível ao traçado original do
usuário. As curvas desenhadas devem ser passíveis de modificação e
ajuste após sua criação.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Pablo Alessandro Barbosa Viana
Área: Multimídia / Sistemas Distribuídos
Orientador:
Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador:
André Luís de Medeiros Santos
Resumo:
As pessoas vêm procurando novas maneiras de interagir na web e o
compartilhamento de conteúdo multimídia vem crescendo ano após ano. A
transmissão de vídeos pela internet tornou-se uma prática comum
atualmente. Com o avanço da tecnologia digital em dispositivos móveis
este segmento tem começado a entrar neste ambiente. Visando facilitar
e explorar a capacidade de desenvolvimento de aplicativos para
dispositivos móveis a Google e um consórcio de diversas empresas
multinacionais (Open Handset Alliance), criou o Android, uma
plataforma open source que fornece as ferramentas para facilitar o
desenvolvimento desses aplicativos. Este trabalho tem como objetivo
estudar esta plataforma e as tecnologias atuais de streaming de
video, para criar um sistema que realize a transmissão de vídeo em
tempo real entre dispositivos móveis, utilizando a plataforma
Android.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 11:30hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Paulo Roberto Figueirôa Amorim
Área: Mineração na Web/Banco de Dados
Orientador:
Valéria Cesário Times
Avaliador:
Fernando da Fonseca de Souza
Resumo:
O Trabalho de Graduação tem como proposta o estudo e a viabilidade de
implementação de um modelo de mineração de dados, tendo como base
documentos XBRL, extraídos de um base de dados financeira, de forma a
poder classificá-los, com intuito de prever a "quebra" de uma
determinada instituição através do seu comportamento ao longo do
tempo.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 14:00hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Phillip César Albuquerque Silva
Área: Interfaces, vizualisação
Orientador:
Alex Sandro Gomes
Avaliador:
Carina Frota Alves
Resumo:
Pesquisar e analisar as soluções existentes em T-learning em
geral e a partir do levantamento dos resultados e análise comparativa
das aplicações, especificar uma solução para extensão do uso de
sistemas de gestão de aprendizagem para TVDi finalizando com a
criação de um protótipo e resultados de suas avaliação com a
participação de usuários.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 14:30hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rafael Montenegro Rodrigues
Área: Redes
Orientador:
Djamel Fawzi Hadj Sadok
Avaliador:
Carlos André Guimarães Ferraz
Resumo:
O foco do trabalho em questão será desenvolver uma rede de
sensores térmicos com o intuito de monitorar ambientes distintos.
Pode-se dividir em três fases: montagem do hardware necessário para
transmissão e recepção dos dados relativos à temperatura via
radiofrequência; criação de um servidor que fará a comunicação com o
hardware, adquirindo os dados e fornecendo-os em rede através do
protocolo UPnP, e finalmente a implementação de uma aplicação WEB
responsável pela coleta e disponibilização dos dados através da
internet.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 15:00hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Renata Bezerra e Silva de Araújo
Área: Testes de Software
Orientador:
Augusto César Alves Sampaio
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
O desenvolvimento de software engloba um mercado de extrema
competitividade. Tendo em vista que os sistemas que apresentam melhor
qualidade garantem seu espaço no mercado, as empresas que os
desenvolvem têm investido bastante esforço para assegurar a qualidade
do produto e a satisfação do cliente. Devido à grande possibilidade de
injeção de falhas humanas e dos custos associados a estas falhas, um
processo de testes bastante cuidadoso e bem planejado se faz
necessário. O principal objetivo dos testes de software é encontrar
defeitos no produto final, para que a equipe de desenvolvimento os
corrija a tempo, antes que o produto chegue ao cliente. Um escaped
defect (defeito escapado) é um defeito que não foi encontrado pelo
time de teste, em uma etapa específica do processo. Este trabalho dará
enfoque em uma seleção mais rápida e mais eficaz dos testes de uma
suíte de forma a minimizar a quantidade de escaped defects.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 15:30hs, Sala B-013
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Renato Bibiano de Sá Marques
Área: Computação Móvel
Orientador:
Djamel Fawzi Hadj Sadok
Avaliador:
Nelson Souto Rosa
Resumo:
Uma das grandes áreas de aplicação da rede GSM hoje em dia é
no monitoramento e rastreamento de equipamentos ou veículos, e o
rápido desenvolvimento das tecnologias envolvidas permite cada vez
mais aplicações para a área. O projeto trata do uso de um dispositivo
embarcado para monitoramento de nobreaks. Um módulo embarcado,
rodando uma aplicação que será desenvolvida, se comunicará com o
nobreak obtendo seu estado e enviando mensagens de alarme caso algo
esteja errado. O projeto também apresentará um software para controle
remoto do nobreak. Este software se comunicará diretamente com o
dispositivo que controla o nobreak, estando ele perto ou longe do PC.
Faremos o uso de GPRS e SMS para comunicação à distância e o uso da
interface serial para comunicação direta.
Apresentação: 4a feira, 02/07/2008, 11:00hs, Sala D-005
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Roberta Lopes Arcoverde
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Paulo Henrique Monteiro Borba
Avaliador:
André Luís de Medeiros Santos
Resumo:
O uso de programação orientada a aspectos vem sendo proclamado como
solução para o problema da modularização de interesses transversais.
Entretanto, usar tal técnica não necessariamente implica uma maior
modularidade, devido às dependências semânticas e sintáticas entre
aspectos e classes. Buscando obter modularização de sistemas num
contexto geral, surgiu a idéia do uso de design rules - regras de
projeto que devem ser obedecidas em todas as fases do processo de
design e desenvolvimento. A definição de tais design rules favorece a
modularização e o desenvolvimento paralelo de sistemas. Este trabalho
propõe a implementação de uma linguagem para especificar design rules
em projetos orientados a aspectos, definida em um trabalho de
doutorado do Centro de Informática.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 16:30hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rodrigo José Samento Peixoto
Área: Desenvolvimento de Sistemas Digitais
Orientador:
Manoel Eusébio de Lima
Avaliador:
Cristiano Coelho de Araújo
Resumo:
Desenvolvimento de uma ferramenta cujo objetivo é a geração
automatizada de testes para módulos descritos em Verilog. Com o
advento desta ferramenta, poder-se-á aplicar facilmente metodologias
ágeis de desenvolvimento - por exemplo Extreme Programming (XP)- em
projetos de sistemas digitais. Test Driven Development é uma técnica
de XP que poderá otimizar tempo e manutenibilidade de projetos.
Portanto, teremos melhorias no processo de desenvolvimento digital.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 17:00hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rodrigo Queiroz de Freitas
Área: Interfaces, vizualisação
Orientador:
Alex Sandro Gomes
Avaliador:
Marcelo Walter
Resumo:
O objetivo deste tra balho é fazer uma prototipagem de baixa
fidelidade destinada a um usuário administrador de um sistema de
gestão de aprendizado. Para isto, será tomado como caso de estudo o
projeto AMADeUs, a tentativa será de utilizar então as poderosas
funcionalidades das técnicas de visualização, aplicando-as em um
painel que no sistema será usado por professores para analisar
rendimento individual e grupal das turmas de seus cursos.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 17:30hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rodrigo Silva Campos
Área: Processamento de Imagens
Orientador:
Tsang Ing Ren
Avaliador:
George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Resumo:
Microarranjos de DNA consistem num conjunto ordenado de milhares de
moléculas de DNA cuja seqüência é conhecida. Dessa forma é criada uma
matriz de fragmentos genéticos distintos e posicionados numa ordem
pré-definida, a qual pode ter sua imagem capturada bem como
digitalizada. Isso permite avaliar a expressão de milhares de genes
simultaneamente através de métodos de processamento computacional de
imagens. A técnica que utiliza microarranjos de DNA tem se revelado
uma poderosa ferramenta para a análise de experimentos genéticos
contribuindo, por exemplo, na busca de tratamento e descoberta de
novos tipos de doenças além de predizer ou diagnosticar aquelas cuja
expressão genética é conhecida. Este trabalho propõe a pesquisa das
principais técnicas utilizadas no processamento e análise de imagens
de microarranjos de DNA com o intuito principal de obter o arcabouço
necessário à comparação de resultados e sugestão de melhorias.
Apresentação: 4a feira, 02/07/2008, 08:00hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rodrigo Siqueira de Sousa
Área: Interfaces e Tecnologias Educacionais
Orientador:
Alex Sandro Gomes
Avaliador:
Marcelo Walter
Resumo:
O aprendizado informal se caracteriza por não contar com um programa
pré-estabelecido de ensino, nem com a autoridade de um professor, que
são elementos do processo de aprendizado formal. Ainda como ponto
importante a ressaltar do aprendizado informal, tem-se o fato de o
indivíduo poder exercer as atividades educacionais sem compromisso,
de acordo com sua espontaneidade e disponibilidade de horário. Ao
selecionar potenciais ambientes que disponibilizem formas e condições
para um bom andamento do aprendizado informal, as redes sociais
virtuais aparecem como uma boa escolha, por permitirem encontros e
debates, discussões e idéias entre os participantes, ao mesmo tempo
em que a individualidade de cada um em termos de horário e
disponibilidade são preservados.
Apresentação: 3a feira, 01/07/2008, 15:30hs, (local a confirmar)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Sergio Schechtman Sette
Área: Jogos / Inteligencia Artificial
Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Resumo: