1.
Luís Carlos de S. Menezes (main advisor: Hermano
Moura) - 2002
Uma notação Extensível para Semância de Ações e sua
Aplicação aos Componentes de Raciocínio de Linguagens Orientadas a Agentes
2.
Ricardo Martins de Abreu Silva - 2003
Sistema de Colônia de Formigas para Problemas de Alocação de Facilidades
3.
Vander Ramos
Alves (main advisor: Paulo Borba) - 2007
Implementing Software Product Line Adoption
Strategies
4.
Fernando Antonio Mota Trinta (main advisor: Carlos
Ferraz) - 2007
Definindo e provendo serviços de suporte a jogos
multiusuários e multiplataforma: rumo à pervasividade
5.
Ernesto Trajano de Lima - 2007
Descoberta automática de conhecimento em
interpretações musicais: o caso do acompanhamento rítmico ao violão
6.
Márcio Leal de Melo Dahia - 2009
Técnicas para download de conteúdo digital em redes
p2p
7.
Danielle Rousy Dias da Silva (co-advisor: Patrícia Tedesco) -
2009
Modelos de atores sintéticos para jogos sérios
8.
André Wilson Brotto Furtado (main advisor: André Santos) - 2012
Domain-Specific Game Development
9.
Marcelo Siqueira (main advisor:
Patrícia Tedesco) - 2013
Desenvolvimento de um Processo para Criação
de Benchmarks: O Caso da Patrulha Multiagente
10.
Pablo de Azevedo Sampaio (co-advisor: Patrícia
Tedesco) - 2013
Patrulha Temporal: Taxonomia, Métricas e Novas
Soluções
11.
Uraquitan
Sidney Cunha (co-advisor: Giordano Cabral) - 2015
Incorporando conhecimento de contexto via
pós-processamento de algoritmos de transcrição automática de acordes musicais
12.
Leonardo Henrique Lago Falcão (Doutorado em Design) - 2015
O Discurso Lúdico: um estudo sobre jogos e narrativa
13.
Fernando Antônio Farias Rocha (co-advisor:
Patrícia Tedesco) - 2015
Um método de análise de problemas multitarefas
concorrentes: uma aplicação aos jogos RTS
14.
Marco Túlio Caraciolo Ferreira Albuquerque -
2016
GameGuts: um framework para ajudar o desenvolvedor a
escolher, representar, acessar e apresentar dados de gameplay
das sessões de jogos
15.
Vicente Vieira Filho - 2017
Previsão de abandono em jogos
móveis
16. Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
(co-advisor: Giordano Cabral) – 2017
Probatio: a physical prototyping toolkit based on
morphological chart of instrumental inheritance for designing digital musical
instruments
1.
Sandra A. Siebra - 1998
Athena: uma interface adaptativa controlada pelo usuário
2.
Uraquitan
Sidney Cunha - 1999
Um ambiente inteligente para previsão de acordes musicais em tempo real
3.
Clauirton A. Siebra – Co-advisor: Alejandro Frery - 2000
Uma Arquitetura para Suporte de Atores Sintéticos em Ambientes Virtuais- uma
aplicação a jogos de estratégia
4.
Danielle Rousy Dias da Silva
– Co-advisor: Alejandro Frery
- 2000
Atores Sintéticos em Jogos de Aventura: o Projeto enigma no Campus
5.
Gustavo Eliano de Paula - 2000
Agentes de negociação para comércio eletrônico
6.
Carlos Santos da Figueira Filho - 2000
JEOPS – Integração entre Objetos e Regras de
Produção em Java
7.
Hendrik Teixeira Macedo – Co-advisor: Carlos
Ferraz - 2001
Mobilidade, Autonomia e Distribuição em Agentes
para o Gerenciamento de Sistemas
8.
Charles Andryê Galvão Madeira
– Co-advisor: Carlos Ferraz - 2001
Forge V8: um Framework
para o Desenvolvimento de Jogos de Computador e Aplicações Multimídia
9.
Carlos André Cavalcante Pessoa - 2001
wGEM: um Framework
de Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis
10.
Giordano Eulálio Cabral - 2002
D’Accord Guitar: um Sistema de Execução Violonística
11.
Aydano Pamponet Machado - 2002
Patrulha Multiagente:
uma Análise Empírica e Sistemática
12.
Ryan Leite Albuquerque - 2002
KAgent: uma API Java para Agentes Inteligentes em
Dispositivos Móveis
13.
Orlando Pinho Jr. - 2002
Negociações Bilaterais Seqüenciais
Mediadas por Agentes
14.
Jeferson Freitas Valadares - 2002
Modelagem de Sistemas Complexos usando redes
Bayesianas: Estudo de Caso do FutSim
15.
Alessandro Luna Almeida - 2003
Patrulhamento Multiagente
em Grafos com Pesos
16.
Eduardo José Torres Sampaio Rocha - 2003
Forge 16v: Um Framework
para Desenvolvimento de Jogos Isométricos
17.
Sylvio Pessoa Serapião - 2004
Ritornello: um Framework para Representação do
Conhecimento Musical
18.
Márcio Leal Dahia - 2004
Gerando Acompanhamento Rítmico Automático para Violão: estudo de caso do Cyber-Jõao
19.
Hugo Pimentel Santana - 2005
Patrulha Multiagentes com Aprendizagem por reforço
20.
Rodrigo Barros de V. Lima - Co-advisor:
Patrícia Tedesco - 2005
DANCE: uma infra-estrutura computacional para agentes
dançarinos
21.
Wabber
Miranda de Arruda Filho - 2005
GEF: Um Framework para Editores de Níveis
22.
Éric Perazzo Bruno Mariz - Co-advisor:
André Santos - 2005
Técnicas de Modelagem física para Jogos baseados em J2ME
23.
Igor Azevedo Sampaio – Co-advisors: Ricardo
Prudêncio and Vincent Corruble
- 2006
Aprendizagem Ativa em Sistemas de Filtragem
Colaborativa
24.
Gustavo Danzi de Andrade.- Co-advisors:
Vincent Corruble e Alex Sandro Gomes - 2006
Balanceamento Dinâmico De Jogos: Uma Abordagem
Baseada em Aprendizagem por Reforço
25.
João Paulo Cavalcanti Rolim - 2007
Spot Radio: Uma Ferramenta de Composição Musical
Colaborativa com Suporte a Distribuição e Versionamento de Artefatos
26.
Ricardo Scholz - 2008
COCHONUT: Um processo para reconhecimento de
acordes em seqüências capturadas por violões MIDI
27.
Daniel Henriques Moreira - 2008
SimPatrol: um Simulador
de SMAs para o Patrulhamento
28. Vicente Vieira Filho - 2008
RTSCup: Testbed for Multiagent
Systems’ Evaluation
29.
José Carlos de Moura Júnior - 2009
Coleta multiagente em jogos de estratégia
30.
Fúlvio Figuerôa - 2009
Micro dinâmica e micro
andamento em interpretações violonísticas brasileiras
31.
Nilton Silva de Melo (Mestrado profissional) - 2009
Adequação da Metodologia Ágil Scrum à Produção de Advergames
32.
Edgar Lima Neto (co-advisor: André Neves) -
2010
XDM Web – uma ferramenta web2.0 de apoio ao processo de concepção de jogos
33.
Raphael Freire de Oliveira Holanda - 2010
Expressividade musical na bossa nova: análise e síntese de microandamento
e microdinâmica
34.
Rodrigo Araújo Lobo - 2010
Aumento da Escalabilidade no Simulador de Jogos RTS - RTSCup.
35.
Dídimo Vieira de Araújo Júnior - 2011
Bleem Bloom: um ambiente para musicologia assistida
por computador
36.
Sérgio Schechtman Sette
- 2011
Uma Abordagem Colaborativa para a Coleta de Recursos em Ambientes Multi-agentes.
37.
Valmir André de Sena (co-advisor: Patrícia Tedesco) - 2011
Patrulha Multiagente: uma análise e abordagens
alternativa em ambientes heterogêneos.
38.
Jaziel Vitalinao Souza e Silva (co-advisor:
Giordano Cabral) - 2012
Avaliando Interfaces Gestuais Para
Prática de Instrumentos Virtuais de percussão
39.
Filipe Carlos de Albuquerque Calegário (co-advisor: Giordano Cabral) - 2013
Sketchument: ambiente
de experimentação para criação de instrumentos musicais digitais
40.
Ricardo Brazileiro (co-advisor:
Abel Silva Filho) - 2013
Tamarindo: Uma ferramenta de apoio a projetos
de computação física
41.
Jerônimo Barbosa da Costa Junior (co-advisor:
Giordano Cabral) - 2013
Um framework para avaliação da experiência de
uso de instrumentos musicais digitais
42.
Renan Pereira Gouveia de Lima - 2013
Ferramentas de prototipação para desenvolvimento de
jogos
43.
Adônis Tavares da Silva (co-advisor:
Verônica Teichrieb) - 2013
Otimização de busca de caminho utilizando a GPU
44.
Paulo Lins Rodrigues Jr. (Mestrado profissional CInl)
- 2013
Upper: Uma ferramenta para escolha de servidor e
estimação de gatilhos de escalabilidade de banco de dados relacionais na
plataforma Amazon AWS.
45.
Felipe Kuhner Camara
dos Santos - 2014
Progressão Individualizada em MMORPG:
Ajustando a Dificuldade de Quests
46.
Tiago Machado (co-advisor: Carina Alves) -
2014
Game Live Logs: Uma Plataforma de Conversação para Atenuar
Conflitos no Desenvolvimento de Games
47.
Thiago Andrade (co-advisor: Sérgio Queiroz) -
2014
Tomadas de decisão acerca de investimento em jogos
de estratégia em tempo real
48.
Roberto Tenório Figueiredo - 2014
Padrões de Projeto GOF aplicados ao
Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos.
49.
Gabriella Alves
Bulhões Barros - 2014
BOSS: Concepção de Jogos Digitais Baseada na
Estratégia do Oceano Azul.
50.
Fábio Florêncio (mestrado em Design UFPE) - 2014
Mapeamento de conversações durante o processo de
desenvolvimento de jogo digital tendo a perspectiva do game designer.
Mestrado em Design. UFPE
51. Denys Lins de
Farias (co-advisor: Ricardo Martins) - 2014
Avaliação de Aprendizagem de Agentes baseados em Sistemas Classificadores para
Jogos Digitais
52. Sofia Galvão
Lima. Mestrado em Ciência da Computação. 28/08/2015
Novos métodos e ferramentas para a educação tecnológica no ensino básico.
53. Mariane Mariz
Vieira. Mestrado em Ciência da Computação. 21/08/2015
Coraoque: Uma ferramenta para auxílio à preparação do
canto coral.
54. Luca Bezerra
Dias. Mestrado em Ciência da Computação 31/08/2015
Levantamento, Representação e Análise Computacional de Hipóteses Sobre
Combinações de Frases Percussivas.
55. Eduardo Santos
Silva. Mestrado em Ciência da Computação. 21/08/2015
Integrando Sensores para a Criação de Instrumentos Musicais Digitais
56. Janiel Henrique Pinheiro de Almeida. Mestrado em Ciência da Computação.
25/08/2015
Entre comando e ação entre comando e ação: análise e mapeamento de gesto em
situação de jogo para dispositivos móveis.
57. Jader Anderson
Oliveira de Abreu. Mestrado em Ciência da Computação. 20/08/2015
LUDUS EDU: ludificação como ferramenta para favorecer
o balanceamento da avaliação da aprendizagem do estudante pelo professor.
58. Gameloop – um processo
para level design automático de jogos de infinitos
ciclos. Leonardo Vieira de Carvalho. Mestrado em Ciência da Computação.
31/08/2015
59. UNICOMM: Uma
Ferramenta Inteligente para Gestão de Risco de Transportes e Cargas. André
Meireles de Andrade. Mestrado em Ciência da Computação 14/08/2015
1.
Henrique de Barros Saraiva Leão (main advisor: Sérgio Cavalcante)
Criação de um Benchmark para Avaliação de Algoritmos de
Transcrição Som-Música
2.
Arnoldo Nunes da Silva (main advisor: Carlos Ferraz)
Gerenciamento Pró-ativo de Redes baseado em
Agentes Móveis e Lógica Fuzzy
3.
Maximiliano Arruda Ximenes de Lima (main advisor: Mauro Oliveira)
WebFlauta: Uma Aplicação EAD para o Ensino de
Flauta Doce
Mestrado Integrado Profissionalizante, UECE/CEFET-CE, Fortaleza.
4.
Ivan Romero Teixeira (main advisor:
Francisco Carvalho)
Estudo e Implementação de um Sistema de
Recomendação Colaborativa Baseado em Vizinhança com Aquisição Ativa de
Preferência
5.
Ioram Schechtman Sette (main advisor: André Santos)
Gerenciamento de Sites Multi-Homed
6.
Tarcísio Pinto Câmara (main advisor: André Santos)
Whole Program Optimizations of J2ME Bytecode
7.
Talita Rodrigues de Menezes (main advisor: Patrícia Tedesco)
Negociação em sistemas multiagente para patrulhamento
8.
Pablo de Azevedo Sampaio (main advisor: Patrícia Tedesco)
CInBalada: Um
Laboratório Rítmico