Um sistema é dito embarcado quando este é dedicado a uma única tarefa e interage
continuamente com o ambiente a sua volta por meio de sensores e atuadores. Por exigir uma
interação contínua com o ambiente, este tipo de sistema requer do projetista um
conhecimento não apenas de programação clássica, mas também noções de controle de
processos, sistemas de tempo real, tecnologias de aquisição de dados (conversores
analógico-digitais e sensores de um modo geral) e de atuadores (conversores
digital-analógicos, PWM, etc.), além de um cuidado especial no que se refere à
eficiência (estruturação, tamanho e velocidade) do código produzido.
Esta disciplina abre o caminho para que o aluno interessado conheça um pouco mais sobre
os sistemas embarcados e as tecnologias de projeto e implementação destes. Assim, abre
caminho para que os sistemas de computação sejam vistos não apenas como algo passivo,
que espera entradas via teclado e produz resultados na tela, mas como um sistema que
interage com o ambiente coletando informações e atuando fisicamente, de forma autônoma
e contínua. Para isso será dada uma introdução a vários conceitos e sistemas como:
- Sistemas embarcados
- Microcontroladores
- Sistemas de tempo real
- Sistemas de controle digital
- Técnicas de conversão A/D e D/A, sensores e atuadores
No decorrer do curso serão realizados experimentos e projetos com o ambiente
compilador/montador/simulador para linguagem C da Keil Software Inc. para a família 8051
de microcontroladores com placa de emulação baseada no 80C517 da Siemens (ver http://www.keil.com)