Aspectos de Análise Orientada a Objetos

Programação 3:Orientação a Objetos e Java


A análise e o projeto inicial de um sistema orientado a objetos tem como objetivo definir os requisitos básicos e a arquitetura do sistema. Isto inclui a escolha das classes essenciais do sistema e as relações entre as mesmas. Obviamente, só a experiência com análise orientada a objetos vai determinar o que é essencial e o que pode deixar de ser considerado (pelo menos inicialmente).

De forma precária, podemos usar Java como uma notação para análise e projeto orientado a objetos. Neste caso, as definições das classes devem apresentar apenas a assinatura (isto é, os nomes e tipos) dos métodos e atributos derivados. Só durante o projeto detalhado e a implementação do sistema é que decidimos que atributos são essenciais; também nesta fase decidimos como implementar os atributos derivados e os métodos das classes.

Para ilustrar os conceitos de orientação a objetos e análise, podemos considerar vários exemplos: pessoas (com esposo e filhos), listas encadeadas, conjuntos, árvores binárias, pilhas, bancos e contas, etc.


Leitura

  1. Transparências
  2. Capítulos 17 e 18 da referências 1.

Exercícios

  1. Defina em Java uma classe Pilha de pilhas de inteiros, tendo métodos para realizar as seguintes operações:

    Já que o número de elementos em uma pilha não é limitado, não use arrays para resolver esta questão. (Opcional)

  2. Usando Java, defina a assinatura da classe Netscape cujos objetos são os conhecidos navegadores. (Opcional)
  3. Defina a assinatura da classe ServidorWWW cujos objetos são servidores WWW que oferecem serviços a clientes como os objetos da classe Netscape. (Opcional)
  4. Defina uma classe BancoModular similar a Banco, mas que é definida usando-se a classe ConjuntoDeContas; isto é, BancoModular deve ter apenas um atributo essencial, contas, do tipo ConjuntoDeContas. Compare as duas implementações de bancos: Banco e BancoModular. Quais as vantagens e desvantagens de cada abordagem? Justifique. Note que se não tivermos cuidado podemos escrever programas orientados a objetos que não são modulares! (Opcional)
  5. Suponha que por questões de eficiência temos que modificar a maneira como contas são armazenadas no banco; ao invés de arrays temos que usar árvores binárias. Qual implementação de bancos seria mais facilmente modificada: Banco ou BancoModular? Escolha uma delas e faça as modificações necessárias. (Opcional)

Informações

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Infelizmente os exemplos mencionados acima não estão disponíveis nestas notas de aula. Entre em contato com seus companheiros (via depto.cursos.grad.if101) para comparar soluções.


Paulo Borba (phmb@cin.ufpe.br)