Computação Musical
A formação de profissionais capazes
de escrever programas de ação multimídia que
verdadeiramente adaptem-se aos meios computacionais hoje disponíveis, exige um
conjunto mínimo de domínios de conhecimento dentro da ciência da computação.
As principais matérias que lidam com técnicas e conceitos relativos ao mundo
visual
e auditivo são, respectivamente, a computação gráfica e a computação
musical.
Esta disciplina oferece aos alunos a
possibilidade de complementar seus conhecimentos
relativos à natureza da forma sonora, aos algoritmos para a síntese e
processamento
de sons digitais, e às técnicas de representação e manipulação de informações musicais, incluindo
wave, MIDI, MP3, RealAudio,
etc.
· Homepage: www.di.ufpe.br/~musica/
· Newsgroup: depto.comp.musical
· Professor: Geber Ramalho (http://www.di.ufpe.br/~glr)
· Cursos realizados ou em realização:
o 2016.1, 2015-1, 2014-1, 2013-1, 2012-1, 2011-1, 2010-1, 2009-1, 2008-1, 2007.1, 2006-1, 2004-1, 2003-1, 2002-1, 2001-1, 2000-1, 99-1
Para poder cursar a referida disciplina, o aluno deverá dominar, ou estar em vias de dominar, alguns conhecimentos básicos de computação ensinados nas seguintes disciplinas: Algoritmos e estruturas de dados (pré-requisito) e Linguagens de Programação 3 (co-requisito)
É obvio dizer que, da mesma maneira com que não é preciso ser artista plástico para cursar computação gráfica, não é preciso ser músico para cursar esta disciplina. Todo conhecimento necessário será ensinado na própria disciplina!
· Fundamentos
o Som
o Música
o Acústica
o Psico-acústica
· Processameno e síntese de áudio
o Sinais de áudio analógicos e digitais
o Síntese sonora
o Processamento de som
o Armazenamento de som
o Compressão de som
· Representação simbólica/MIDI
o Protocolo e arquitetura MIDI
o General MIDI e Arquivo padrão MIDI
o Seqüenciamento musical
· Indexação e Recuperação de informação musical e sonora
o Extração de características
o Transcrição
o Query By Humming
o Fingerprinting
o Download em redes P2P
· Tópicos avançados (A definir segundo a demanda da turma. Cada tópico ocupa meia aula!)
o Internet & multimídia (deve ser totalmente coberto!)
§ Aspectos legais de distribuição de conteúdo musical (DRM, CC, XRML)
§ Meta dados para audio
§ Padrões MPEG: 7 e 21
§ Dipositivos móveis
§ Tecnologia P2P para música
o Ferramentas de Programação
§ MusicXML
§ Winamp (plugins)
§ API Windows
§ DirectAudio
o Inteligência Artificial
§ Orquestração MIDI
§ Reconhecimento de altura e ritmo
§ Previsão de acordes
§ Composição automática
§ Análise Harmônica
§ Descoberta de padrões musicais
§ Sistemas de acompanhamento automático
o Interação
§ Performance em tempo real & MAX
§ Interfaces musicais e novos intrumentos
§ Conversão audio-midi
o Aplicações Específicas
§ Softwares educativos
§ Espacialização do som
§ Técnicas de síntese sonora
§ Automação de estúdio
· Livros:
o The Computer Music Tutorial (livro texto)
Curtis Roads
MIT Press, 1996
o Principles of Digital Audio
Ken C. Pohlman
McGraw Hill, 1995, 3rd Edition
o Computer Music: Synthesis,
Composition, and Performance
Charles Dodge & Thomas A. Jerse
Schirmer Books, 1997
o The technology of computer music
Max Mathews
Cambridge: MIT Press, 1969
o Music, Physics and Engineering
Harry Olson
Dover Pub. 1967
o The science of musical sound
J. Pierce
New York: Scientific American Books, 1983.
o Introduction to Professional
Recording Techniques.
Bruce Bartlett
Howard W. Sams & Company, 1987
· Artigos diversos
o
A linguagem SOM-A para síntese aditiva
Aluízio Arcela.
Anais do I Simpósio Brasileiro de Computação e Música, SBC,
Caxambu, 1994.
o Signal processing aspects of
computer music: a survey
J. Moorer
Proceedings of the IEEE 65(8):1108-1137, 1977.
o Musicians make a standard: the MIDI
phenomenon:
Gareth Loy
Computer Music Journal, 9(4), 1983.
o MIDI 1.0 Specification
International MIDI Association
IMA, 5316 West 57th St., Los Angeles, 1984.