2.
Geração aleatória de mapas para jogos de estratégia
3.
Reestruturação e expansão do Methodology Explorer
4.
Análise de um Modelador de Estrutura de Proteínas e seus Componentes
1. Teórica (estudo dos principais artigos relacionados)
Procuraremos identificar as deficiências mais relevantes e partes
específicas do processo que possam ser melhoradas num trabalho futuro.
5.
API para desenvolvimento de agentes em ambientes Massive Multiplayer Games
6.
HMM's para Identificação de Regiões Promotoras de Genes de
Reparação
7.
FourierStudio: Uma ferramenta para edição de imagens coloridas no domínio da freqüência
8.
Uma Ferramenta para Gerenciamento de Consultas em um Ambiente de Integração de Dados na Web
9.
Uma Ferramenta para Extração e Visualização de Padrões Musicais Seqüenciais
10.
Arquitetura em camadas e modelo MVC na tecnologia Microsoft dot Net
11.
Investigações de Plataformas Computacionais para Identificação de Impressão Digital
12.
Definição de Modelo Conceitual para Representação de Esquemas XML
13.
Refine: Procedimentos e Recursão
14.
Ferramenta de Visualização de Simulações baseadas no Método do
Elemento Finito
15.
Uma Arquitetura para Aplicações de Mascaramento de Informações em Imagens
16.
Especificação de Sistemas Colaborativos Usando Teoria da Atividade
17.
Simulação de Tráfego com Realidade Virtual
18.
Estudo do Processador DSP56824 da Motorola
19.
Tradutor SystemC - Redes de Petri
20.
Sistema de Revisão de Diagnóstico Médico Distribuído
21.
Sentinel: um engenho java para controle de acesso RBAC
(CANCELADO POR DESISTÊNCIA)
22.
Gerência de Tempo: Uma visão do PMBOK direcionada ao desenvolvimento de software
Última atualização: 7 de Abril de 2003, 12:11:52hs
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Jamir e Silva
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador: Jacques Robin
Resumo:
Em jogos de estratégia o cenário onde as batalhas ocorrem são de
fundamental importância. Assim sendo, cada um deles é cuidadosamente elaborado
por level designers para ser realista e bem estruturado. Porém,
depender de cenários pré-construídos fornecidos com o jogo restringe as
possibilidades do usuário.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 08:30hs-09:00hs, Sala M1.
Este projeto tem como objetivo formular uma solução para a criação de
cenários que sejam geologicamente coerentes. Isto seria feito
analisando-se o comportamento de cada tipo de terreno no ambiente real e
implementando estas regras no software.
Nota final: 9,5
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
Qualidade da Apresentação Oral: 9,25
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
Qualidade da Apresentação Oral: 9,25
Diferenciação/Classificação: -
(Manual do Usuário)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Carlos Roberto da Silva Júnior
Área: Engenharia de Software
Orientador: Hermano Perrelli de Moura
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
O projeto Methodology Explorer foi idealizado como uma
ferramenta voltada ao processo de desenvolvimento de software para
facilitar o trabalho dos engenheiros de processos e projetistas de
metodologias. Neste trabalho o aluno se propõe dar continuidade ao
desenvolvimento da ferramenta, através de uma
reestruturação de sua implementação,
da implementação de novos recursos e de uma remodelagem
total de sua interface. O resultado final do projeto deverá ser
uma nova versão do Methodology Explorer, agora mais
próxima de um produto.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 09:00hs-09:30hs, Sala M1.
Nota final: 10,0
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Érico Souza Teixeira
Área: Teoria da Computação - Bioinformática
Orientador: Kátia Silva Guimarães
Avaliador: Paulo Jorge Leitão Adeodato
Resumo:
Modelagem de proteínas é uma tarefa complexa e computacionalmente elaborada.
O objetivo deste trabalho é fazer um estudo crítico das várias etapas do
processo de modelagem comparativa, usando como base o MODELLER, empregando
duas abordagens:
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 09:30hs-10:00hs, Sala M1.
2. Prática (desempenho do método)
Nota final: 9,7
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 9,5
Resultados Técnicos: 9,5
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 9,5
Resultados Técnicos: 9,5
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fábio Leitão de Urquiza e Silva
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador: Jacques Robin
Resumo:
Massive Multiplayer Online Games (MMOG) são jogos
onde varios jogadores se conectam através da internet e interagem
entre si, com o intuito de evoluir seu personagem. Ambientes desse tipo
são ricos para o desenvolvimento de agentes, pois oferecem oportunidade
dos agentes interagirem entre si, com o ambiente e até mesmo com
jogadores reais. O objetivo deste projeto é implementar uma API
que deverá ser utilizada no desenvolvimento de agentes que utilizam como
ambiente um MMOG especifico, Ultima Online.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 09:00hs-09:30hs, Sala M3.
Nota final: 9,4
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 9,5
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,25
Qualidade da Apresentação Oral: 8,75
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 9,5
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,25
Qualidade da Apresentação Oral: 8,75
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Gustavo Bastos dos Santos
Área: Teoria da Computação - Bioinformática
Orientador: Kátia Silva Guimarães
Avaliador: Marcília Andrade Campos
Resumo:
Bio-informática é uma área recente da computação, que lida com problemas
relacionados com a manipulação e análise de seqüências de nucleotídeos ou
aminoácidos. Muitos dos problemas nesta área são NP-completos, de forma
que abordagens alternativas são necessárias. Modelos Escondidos de Markov
(Hidden Markov Models), que são modelos probabilísticos, é uma abordagem
cada dia mais utilizada. Neste trabalho, pretendemos estudar a aplicação
de HMM's na predição de regiões promotoras e desenvolver um HMM para predizer
regiões promotoras de genes de reparação em sacaramídeos.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 10:30hs-11:00hs, Sala M1.
Nota final: 9,8
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 9,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 9,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: José Edson de Albuquerque Filho
Área: Computação Gráfica
Orientador: Fernando da Fonsêca de Souza
Co-Orientador: Alejandro C. Frery
Avaliador: Aluizio Fausto Ribeiro Araújo
Resumo:
Uma nova ferramenta para a edição de imagens
no domínio da freqüência: o FourierStudio. Os autores deste trabalho
acreditam que o uso desta ferramenta pode facilitar o desafio de editar imagens,
automatizando parte do processo.
Uma descrição comparativa de outras ferramentas da mesma área, assim como
detalhes mais específicos da
implementação do FourierStudio também
serão apresentados.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 11:00hs-11:30hs, Sala M1.
Nota final: 8,35
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 7,0
Grau de Competência: 8,0
Resultados Técnicos: 8,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 7,0
Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 8,0
Grau de Competência: 9,0
Resultados Técnicos: 9,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 7,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Haroldo José Costa do Amaral
Área: Banco de Dados
Orientador: Ana Carolina Salgado
Avaliador: Valéria Cesário Times
Resumo:
Devido à popularidade da Internet, a Web vem se tornando uma poderosa fonte de
informação. Com isso, cada vez mais,
as aplicações necessitam interagir com diversas fontes de dados, autônomas e heterogêneas. O acesso aos dados, por parte dos
usuários deve acontecer de uma forma segura, uniforme e rápida. Neste contexto, surgem os sistemas de integração de dados
para a Web. Sua funcionalidade básica é oferecer aos seus usuários uma interface uniforme de acesso é diferente fontes de
dados, permitindo que os usuários definam consultas e o sistema determine aonde a informação deve ser encontrada e apresentar
as respostas.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 11:30hs-12:00hs, Sala M1.
O objetivo deste trabalho é construir um Gerenciador de Consultas num ambiente de integração de dados na Web, chamado
Query Manager. Neste desenvolvimento, XML será usada para representação comum dos dados, XML Schema será usada para representar
metadados (esquemas), XQuery como linguagem de consulta e Java como linguagem de implementação. As principais funcionalidades
do Query Manager são: receber consultas XQuery, verificar se os resultados estão armazenados numa Cache (se estiver, retorná-los para o
usuário), simular a decomposição da consulta XQuery, implementar a interação com os módulos Source Manager e Data
Warehouse Manager (outros módulos do sistema de integração), receber os dados e simular a integração, devolver os resultados
para o usuário.
Nota final: 9,69
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Hugo Pimentel de Santana
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador: Judith Kelner
Resumo:
Este trabalho concebe uma ferramenta para
extração e visualização de
padrões musicais seqüenciais. É proposta uma arquitetura composta por três
módulos principais, que realizam tarefas distintas: extração de padrões,
vizualização musical e execução musical.
A informação musical nestes três módulos é representada através de
MusicXML, novo formato de representação musical baseado em XML (Extensible
Markup Language). Será feita uma avaliação dos principais algoritmos
existentes para extração de padrões musicais, além da adequação
de MusicXML a arquitetura proposta.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 14:00hs-14:30hs, Sala M1.
Nota final: 10,0
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Júlio César dos Santos Lins
Área: Engenharia de Software
Orientador: André Santos
Avaliador: Paulo Borba
Resumo:
A plataforma Microsoft dot Net é uma tecnologia alternativa para
desenvolvimento de sistemas corporativos e vem evoluindo bastante.
Atualmente o mercado de aplicações corporativas é
dominado pela tecnologia J2EE e por isso
já existem um modelo de programação,
componentes e ferramentas bem definidos.
Porém, a tecnologia dot Net está ainda no seu estágio
inicial e os conceitos de qualidade de software e arquitetura em camadas
não estão bem implementados nessa plataforma.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 14:30hs-15:00hs, Sala M1.
O trabalho tem como objetivo trazer parte do modelo de desenvolvimento hoje
existente na construção de aplicações
J2EE para as aplicações Microsoft dot
Net. Para isso será proposta uma arquitetura em camadas para a
nova tecnologia e serão buscadas ferramentas que auxiliem na
implementação do modelo MVC.
Nota final: 9,53
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 9,5
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 9,5
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,5
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Kassiana Mesquita da Costa
Área: Processamento de Imagens e Redes Neurais
Orientador: Edson Costa de Barros Carvalho Filho
Avaliador:
Germano Crispim Vasconcelos
Resumo:
Esse trabalho investiga modelos computacionais para identificação
de impressão digital. Para alcançar esse objetivo será
necessário combinar diferentes técnicas computacionais
para formar plataformas que serão avaliados seus desempenhos.
Os modelos computacionais são submetidos a quatro fases de
processamento. A primeira fase,
responsável pela aquisição das imagens. Após o
processo de captura, as imagens de
impressão digital são pré-processadas. A fase
subseqüente é o processo de extração de
características. Ainda nessa fase, é necessário um
procedimento para eliminar as falsas
características. A última fase é responsável
pela identificação das imagens. As técnicas
a serem combinadas nesse trabalho consistem nas técnicas de
pré-processamento,
extração de características e identificação
de padrões. O resultado prático desse trabalho
prove a adequabilidade de técnicas na identificação
de imagens de impressões digitais e
poderá servir de protótipo para sistemas de identificação de impressões digitais.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 15:00hs-15:30hs, Sala M1.
Nota final: 8,0
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: -
Grau de Competência: -
Resultados Técnicos: -
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
Qualidade da Apresentação Oral: -
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: -
Grau de Competência: -
Resultados Técnicos: -
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
Qualidade da Apresentação Oral: -
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Luciano do Rego Galvão
Área: Banco de Dados
Orientador: Ana Carolina Salgado
Avaliador: Fernando da Fonsêca de Souza
Resumo:
Existem atualmente vários sistemas com o propósito de integrar dados de
diferentes fontes, que podem ser autônomas e heterogêneas. O problema de
integração de dados consiste em prover uma visão uniforme das descrições
das fontes de dados, chamada esquema de mediação,
e definir um conjunto de
mapeamentos que são usados para computar cada objeto deste esquema. Como
resultado deste trabalho deseja-se definir um modelo conceitual de
representação de entidades a partir de XML Schemas,
a fim de representar as mais diversas fontes de dados com maior
independência e transparência
para o usuário. Será implementado um dos módulos do
sistema de integração
de dados Integra, responsável por identificar as entidades, que
representam as fontes de dados, e captar as mudanças ocorridas nas fontes
a partir da análise das mesmas.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 15:30hs-16:00hs, Sala M1.
Nota final: 9,5
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Manuela de Almeida Xavier
Área: Engenharia de Software - Métodos Formais
Orientador: Augusto César Alves Sampaio
Avaliador: Alexandre Cabral Mota
Resumo:
O projeto de criação de Refine surgiu da necessidade de se ter
disponível uma ferramenta que suportasse a aplicação do
cálculo de refinamentos de Morgan e que fosse adequada para uso por
iniciantes. A versão inicial da ferramenta já estava sendo utilizada,
mas algumas leis para desenvolvimento formal de programas encontravam-se
ausentes, tais como as leis de procedimento e recursão. O principal
objetivo do trabalho atual é a extensão da versão
de Refine para incluir estas leis, e assim, aumentar os recursos da ferramenta.
Os resultados obtidos serão relevantes tanto do ponto de vista de
ensino quanto do ponto de vista da viabilização de
desenvolvimentos de maior porte. As restrições a serem
removidas e a inclusão de leis mais sofisticadas nesta nova versão
facilitarão em muito futuros trabalhos dos alunos.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 16:00hs-16:30hs, Sala M1.
Nota final: 9,25
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 9,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 9,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 8,7
Grau de Competência: 8,7
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,8
Qualidade da Apresentação Oral: 8,8
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Mardoqueu Souza Vieira
Área: Computação Gráfica - Visualização Científica
Orientador: Alejandro C. Frery
Co-Orientador: Félix C. G. Santos
Avaliador: José Dias dos Santos
Resumo:
Este trabalho lida com visualização de campos vetoriais e escalares
calculados em simulações, baseadas no Método do Elemento Finito (MEF), de
problemas multi-física. As simulações basedas no MEF têm importância
industrial em todas as áreas da engenharia, sendo muito importantes em
investigações das ciências básicas (Matemática, Física e Química entre
outras). Este trabalho se propõe a construir uma ferramenta de
visualização usando a liguagem orientada a objetos C++, no ambiente Linux
empregando como ponto de partida e referência a plataforma Open Visualization Data Explorer (DX). Estudos de caso serão apresentados.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 16:30hs-17:00hs, Sala M1.
Nota final: 9,1
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 7,0
Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
Critérios Adicionais:
Conhecimento da Literatura ção/Classificação: 10,0
Avaliação Crítica de Trabalhos Existentes: 10,0
Avaliação Crítica do Próprio Trabalho: 8,0
Justificação das escolhas feitas na fase de concepção do projeto: 10,0
Critérios Excepcionais:
Evidência de Originalidade: 10,0
Inclusão de Material Publicável: 10,0
Diferenciação/Classificação: Ótimo
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 7,0
Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
Critérios Adicionais:
Conhecimento da Literatura ção/Classificação: 10,0
Avaliação Crítica de Trabalhos Existentes: 10,0
Avaliação Crítica do Próprio Trabalho: 8,0
Justificação das escolhas feitas na fase de concepção do projeto: 10,0
Critérios Excepcionais:
Evidência de Originalidade: 10,0
Inclusão de Material Publicável: 10,0
Diferenciação/Classificação: Ótimo
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Matheus Cabral de Araújo Gois
Área: Computação Gráfica
Orientador: Alejandro C. Frery
Avaliador: Ruy J.G.B. de Queiroz
Resumo:
Mascaramento de Informações pode ser definido como o conjunto de técnicas e
protocolos que tentam esconder algum tipo de informação em algum objeto. O
objeto onde a informação será inserida é denominado como "objeto guarida".
Essa informação pode ser uma simples mensagem textual, uma marca
representando a empresa que fabricou o objeto guarida, o número de série do
objeto (fingerprinting) ou qualquer outro tipo de informação. Esse trabalho
tem como principal objetivo a modelagem de uma arquitetura de um framework
que facilite a criação e testes de novas técnicas de mascaramento de
informações em imagens. O planejamento e possível implementação desse
framework é de fundamental importância para a área de mascaramento de
informações, uma vez que irá permitir que pesquisadores possam desenvolver e
testar novas técnicas de mascaramento de informações para imagens sem
necessidade de despender esforços implementando cada uma delas de forma
estanque.
Apresentação: 6a feira, 07/02/2003, 10:30hs-11:00hs, Sala M3.
Nota final: 10,0
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Mayra Gomes Castro Cerqueira
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Alex Sandro Gomes
Avaliador: Alexandre Cabral Mota
Resumo:
Analisar e propor métodos e técnicas de especificação de sistemas
interativos centrados no contexto de trabalho do usuário.
As abordagens atuais de engenharia de software levam em consideração apenas
uma quantidade limitada de aspectos da atividade do usuário (necessidade e
objetivos). Em contrapartida, diversas técnicas da área de interface homem
máquina permitem criar representação com diferentes graus de precisão da
atividade realizada pelos usuários mais representativos de uma aplicação. A
identificação e apresentação de contexto de uso e necessidades dos usuários
são fundamentais para que engenheiros de software possam fazer uso correto
dessas informações. Nesse projeto propomos o desenvolvimento de uma técnica
híbridas de modelagem do usuário e da tarefa que sejam simples o suficiente
para serem realizadas por engenheiros de software e sofisticadas o bastante
para captarem os aspectos mais relevantes da atividade dos usuários para
nortearem de forma correta o desenvolvimento de sistemas interativos. A
criação dessa metodologia ocorrerá no contexto da criação de um ambiente
virtual de ensino denominado AMADeUS, que visa permitir a formação de
profissionais é distância usando diversas técnicas de criação de interfaces.
Apresentação: 3a feira, 18/03/2003, 17:30hs-18:00hs, Sala M1.
Nota final: -,-
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 9,0
Grau de Competência: 9,0
Resultados Técnicos: 8,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,0
Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 7,3
Grau de Competência: 8,0
Resultados Técnicos: 7,5
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 6,8
Qualidade da Apresentação Oral: 8,0
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Paulo Gonçalves de Barros
Área: Computação Visual - Realidade Virtual
Orientador: Judith Kelner
Avaliador: Alejandro C. Frery
Resumo:
A Realidade Virtual (RV) surgiu do uso do computador como ferramenta de
simulação de ambientes ou situações
fictícias, como forma de evitar riscos, para treinamento de
recursos humanos, na prevenção de acidentes, etc.
Outra faceta da RV é o desenvolvimento de mundos virtuais onde o
usuário, através de sua manipulação e
visualização, consegue entender dados complexos.
O presente trabalho explora essa característica e propõe
um modelo tridimensional para simulação do comportamento de
tráfego automotivo nas principais vias da região do
Complexo de Salgadinho - onde se situa o Centro de Convenções
de Pernambuco. Para isso, serão utilizados não só
algoritmos de vida artificial com também técnicas de
Computação Gráfica e equipamentos de RV imersiva.
Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 08:00hs-08:30hs, Sala M1.
Nota final: 10,0
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 10,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
Caso de Estudo: Transmissão de Informação Digital (Voz) entre EVMs
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Péricles de Lima Sobreira
Área: Engenharia da Computação
Orientador: Manoel Eusébio de Lima
Avaliador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
Resumo:
O objetivo deste projeto é estudar a arquitetura do processador DSP56824
e implementar a comunicação serial (troca de informação digital) entre
dois kits DSP56824 Evaluation Module (EVM) da Motorola com aplicação em
comunicações: transmissão de sinal de voz com codificação/decodificação,
filtragem, controle, transmissão e recepção de dados a partir de um
protocolo de comunicação entre os dois kits EVMs.
Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 08:30hs-09:00hs, Sala M1.
Nota final: -,-
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: -
Grau de Competência: -
Resultados Técnicos: -
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
Qualidade da Apresentação Oral: -
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: -
Grau de Competência: -
Resultados Técnicos: -
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
Qualidade da Apresentação Oral: -
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Renato Valença Arruda Vieira
Área: Engenharia da Computação
Orientador: Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador: Paulo Romero Martins Maciel
Resumo:
Os projetos de sistemas embarcados estão ficando cada vez mais complexos nos
últimos anos e portanto torna-se necessária uma ferramenta comum para a especificação
visando uma padronização.
Por esse motivo organizações (indústria, universidades e centros de pesquisa) voltadas para o
desenvolvimento de sistemas embarcados disponibilizaram uma plataforma de modelagem baseada
em C /C++ denominada SystemC. Dentro desse contexto, este projeto teve como objetivo a produção
de um compilador que faça a tradução de SystemC para Redes de Petri, um
formalismo matemático que
auxilia a análise de projetos de sistemas embarcados. Partindo dessa Rede de
Petri podem-se fazer
estimativas de área, potência dissipada, etc. O trabalho consiste em model
ar os construtores de
SystemC em Redes de Petri(fluxos de controle e dados) e desenvlover um compilado
r que a partir de
uma especificação em SystemC gere uma Rede de Petri equivalente à tal espeficicação baseado em tais
modelos.
Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 09:00hs-09:30hs, Sala M1.
Nota final: -,-
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 9,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 8,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,0
Qualidade da Apresentação Oral: 9,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: -
Grau de Competência: -
Resultados Técnicos: -
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
Qualidade da Apresentação Oral: -
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Wanderley de Oliveira Cansanção
Área: Redes de Computadores
Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador: Nélson Souto Rosa
Resumo:
Nos dias de hoje, a informática e as telecomunicações
têm influência significativa em todos os setores da sociedade,
influenciando as nossas vidas de modo singular. Dentro deste contexto,
não podemos deixar de mencionar os avanços na
Informática aplicada à Medicina, e uma de suas mais
significativas vertentes, a Telemedicina. Em Pernambuco, experiências
recentes nesta área enfocam o Telediagnóstico e
Colaboração On-Line entre Especialistas. Neste
contexto, tenho como objetivo a construção e
especificação de um sistema voltado
especificamente ao atendimento clínico de pacientes, agilizando o
atendimento médico e sendo suficientemente genérico de modo
que possa ser facilmente adaptado às várias especialidades
médicas. Mais informações em www.cin.ufpe.br/~woc/tg
Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 09:30hs-10:00hs, Sala M1.
Nota final: 9,71
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 10,0
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,5
Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 9,5
Grau de Competência: 10,0
Resultados Técnicos: 10,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
Qualidade da Apresentação Oral: 9,5
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Cristiano Lincoln Mattos
Área: Engenharia de Software
Orientador: André Santos
Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
Resumo:
Acesso é a possibilidade de realizar uma operação com
algum recurso computacional. Controle de acesso é o meio pelo qual
essa capacidade é restringida ou permitida de alguma forma. Dentre
os vários modelos de controle de acesso computacional existente (MAC,
DAC, etc.), o modelo RBAC vem se destacando no meio científico e
comercial como alternativa viável. O modelo RBAC traz consigo
vários conceitos importantes, como o de role (perfil),
constraint e hierarquias, tornando-o mais consistente e
fácil de administrar. Todavia, existem poucas
implementações robustas disponíveis. Este
trabalho visa modelar e implementar um engine de controle de acesso
RBAC em Java, de forma extensível e flexível.
Este engine poderá se integrar a aplicações
Java, e deve levar em conta não somente autorização,
mas também autenticação e auditoria.
Além da implementação em si, será
produzido um documento com a modelagem e arquitetura do sistema,
os desafios encontrados e as lições
aprendidas.
Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 10:00hs-10:30hs, Sala M1. (CANCELADA)
Nota final: -,-
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: -
Grau de Competência: -
Resultados Técnicos: -
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
Qualidade da Apresentação Oral: -
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: -
Grau de Competência: -
Resultados Técnicos: -
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): -
Qualidade da Apresentação Oral: -
Diferenciação/Classificação: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Jairson Barbosa Rodrigues
Área: Engenharia de Software
Orientador: Hermano Perrelli de Moura
Avaliador: Augusto César Alves Sampaio
Resumo:
Direcionar o PMBOK (Base de Conhecimento em Gerência de Projetos),
que é um conjunto de práticas bem conhecidas e aceitas em
diversas áreas do conhecimento humano a uma visão mais
próxima do desenvolvimento de software. Tal levantamento se dará
na forma de conteúdo em uma área disponível na WEB
construída especialmente para permitir aos interessados uma
visão mais prática do tema e voltada especialmente para o
gerenciamento de tempo em projetos de software. A gerência de tempo
é o alicerce da pesquisa, sendo esta uma das nove áreas de
conhecimento que fazem parte do PMBOK.
Apresentação: 4a feira, 19/03/2003, 10:30hs-11:00hs, Sala M1.
Nota final: 8,0
Detalhamento:
Orientador:
Preparação do Contexto: 8,0
Grau de Competência: 9,0
Resultados Técnicos: 8,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 9,0
Qualidade da Apresentação Oral: 10,0
Diferenciação/Classificação: -
Avaliador:
Preparação do Contexto: 5,0
Grau de Competência: 7,0
Resultados Técnicos: 7,0
Qualidade da Apresentação Escrita (Relatório): 8,0
Qualidade da Apresentação Oral: 8,0
Diferenciação/Classificação: -