Apresentação: 5a feira, 28/08/2003, 16:30hs-17:00hs, Sala M1.
Nota final: 10,0 (detalhamento)
8.
A Batalha de Cinias: Um Simulador de Movimentaçã Tática de Agentes Autônomos em Jogos de Guerra
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Mauro Florêncio Vieira
Área: Inteligência Artificial Simbólica
Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Resumo:
O mercado de jogos eletrônicos vem crescendo muito nos últimos
anos, juntamente com o poder computacional do computadores pessoais e dos
consoles. Com isso, a inteligência artificial passou a ser um fator
importante no desenvolvimento de um jogo. Trabalhar com aspectos práticos é muito importante
no estudo de sistemas inteligentes na área de jogos. Para facilitar a validação
destes aspectos práticos, a criação de um simulador é indispensável.
Apresentação: 4a feira, 27/08/2003, 08:30hs-09:00hs, Sala M2.
Nota final: 9,5 (detalhamento)
9.
ProcessDirection: Ferramenta para Direcionar um Processo de Desenvolvimento de Software
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Milena Rocha Leite
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Marcos de Lins Vasconcelos
Avaliador:
Alexandre Cabral Mota
Resumo:
Process-Centered Software Engineering Environments (PSEE) podem ser usados como alternativa
para minimizar o quadro de insucessos na produção de softwares. PSEE correspondem a uma nova
geração de ambientes de engenharia de software centrados no processo, e fazem a promessa de
automatizar parte da definição, implantação e acompanhamento de metodologias, as quais são
voltadas a direcionar o processo de desenvolvimento de um software.
Dentro do contexto apresentado, esse trabalho tem como objetivo analisar e estudar ambientes
do tipo PSEE, como também, expor a idéia inicial da ferramenta ProcessDirection. Esta ferramenta
se encaixa no contexto de um ambiente PSEE, e dessa forma, depois de implementada, irá proporcionar
aos seus usuários todas as vantagens trazidas por esses tipos de ambientes.
Apresentação: 6a feira, 29/08/2003, 14:00hs-14:30hs, Sala M1 (a confirmar).
Nota final: 8,625 (detalhamento)
10.
Um Modelo para Planejamento Estratégico de Pequenas Empresas de
Tecnologia da Informação
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rodrigo Queiroz da Costa Lima
Área: Engenharia de Software
Orientador: Hermano Perrelli de Moura
Avaliador:
Fábio Queda (a confirmar)
Resumo:
O processo do planejamento estratégico tem o intuito de definir um
plano de ação de médio e longo prazo que leve em consideração
acontecimentos passados e do presente como uma forma de "prever" o futuro
dos ambientes internos e externos da empresa. Este planejamento serve
como base para ações que devem ser realizadas no presente para que se
atinjam os objetivos.
As pequenas empresas no Brasil, devido ao clima de incerteza em
que vivem, têm uma grande dificuldade em realizar um planejamento
estratégico. Além disso, normalmente faltam a estas empresas pessoas com
capacitação para fazer tal planejamento.
A idéia deste trabalho de graduação é propor um roteiro que
oriente pequenas empresas da área de Tecnologia da Informação (TI) no
processo de planejamento estratégico. Deve conter uma breve introdução
ressaltando a importância do planejamento estratégico e levar em
consideração as características do setor de TI e das pequenas empresas,
para que possa ser mais facilmente adaptado à realidade de cada empresa.
Apresentação: 5a feira, 28/08/2003, 08:00hs-08:30hs, Auditório do Cesar.
Nota final: 8,925 (detalhamento)
11.
Estudo comparativo das principais plataformas e ferramentas de desenvolvimento
para dispositivos móveis
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Saulo Batista Jansen
Área: Engenharia de Software
Orientador: André Santos
Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Resumo:
Com o grande avanço da tecnologia, os dispositivos móveis estão se
tornando mais poderosos ao mesmo tempo que mais acessíveis aos
consumidores. Nos últimos tempos, uma crescente quantidade de computadores
de mão (handhelds e PDAs) têm estado disponíveis no mercado. Assim como as
ferramentas de desenvolvimento para tais. Tendo em vista que a escolha da
plataforma e da ferramenta de
desenvolvimento pode ser um assunto bastante delicado no meio empresarial,
e em alguns casos decisivo para o sucesso/insucesso da empreitada, o
objetivo do trabalho consiste em fazer um estudo comparativo das
principais plataformas e ferramentas de desenvolvimento para dispositivos
móveis como Palmtops, PDA's e celulares.
Apresentação: 5a feira, 28/08/2003, 15:30hs-16:00hs, Sala M1.
Nota final: 9,0 (detalhamento)
12.
Análise Comparativa entre PRO.NET e CMM Nível 2
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Suzana Mesquita de Borba Maranhão
Área: Engenharia de Software
Orientador: Hermano Perrelli de Moura
Co-Orientador: Alexandre Marcos de Lins Vasconcelos
Avaliador:
André Santos
Resumo:
Este trabalho apresenta a PRO.NET, metodologia elaborada para apoiar o
desenvolvimento de soluções para a Plataforma .NET, e discute como esta é
mapeada em relaçã ao nível 2 do Capability Maturity Model (CMM),
analisando as características comuns deste nível. Isto viabilizará se
destacar como o uso da metodologia PRO.NET pode ajudar uma determinada
organização a atingir o referido nível do CMM e o que mais uma organização
que adota a PRO.NET precisa instituir como processo interno para atingir o
CMM nível 2. Por último, é discutido se a PRO.NET deveria ser modificada
para atingir mais metas do CMM e de que modo isto ocorreria.
Apresentação: 5a feira, 28/08/2003, 16:00hs-16:30hs, Sala M1.
Nota final: 10,0 (detalhamento)
13.
Negociação em sistemas multiagente para patrulhamento
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Talita Rodrigues de Menezes
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Ana Carolina Salgado
Resumo:
Patrulhar é o ato de andar ou viajar por uma área, em intervalos regulares,
para protegê-la ou supervisioná-la. Esta tarefa é inerentemente aplicável
a sistemas multiagente e pode ser útil em vários domínios com inspeção ou
controle distribuído requeridos. Por exemplo, agentes patrulhadores podem
ser usados para detectar falhas ou situações específicas em uma Intranet
ou para detectar novas páginas para serem indexadas a um motor de busca.
Este trabalho propõe uma solução baseada em negociação para a
coordenação de patrulhamento em sistemas multiagente. Os agentes
considerados têm apenas informações locais sobre o ambiente onde estão
situados, e estarão dispostos a compartilhar suas informações e cooperar.
Apresentação: 4a feira, 27/08/2003, 09:00hs-09:30hs, Sala M2.
Nota final: 9,75 (detalhamento)
14.
SymbG(r)aF - Symbian Games Framework
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Tiago Guedes F. Barros
Área: Engenharia de Software
Orientador: André Santos
Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
Resumo:
O desenvolvimento de jogos para celulares vem alcançando um espaço considerável
na indústria. Apesar disto, desenvolver um jogo não é uma tarefa trivial, pois
envolve o conhecimento profundo de diversas áreas da computação. Em ambientes
restritos, com limitações de memória e processamento, esta tarefa é ainda mais
difícil. No entanto, existem várias operações que são necessárias a todo jogo.
A partir da identificação destas operações, podemos unificá-las em um componente de software (framework) que seja genérico o suficiente para permitir sua
utilização pelos mais variados tipos de jogos, mas ao mesmo tempo seja otimizado para garantir uma boa performance do jogo. Este trabalho propõe desenvolver
um framework de jogos para Symbian, um sistema operacional para celulares, de
forma a permitir que o desenvolvimento dos jogos seja mais rápido e otimizado.
Apresentação: 5a feira, 28/08/2003, 17:00hs-17:30hs, Sala M1.
Nota final: 10,0 (detalhamento)
15.
Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis com .Net
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Vanilson André de Arruda Buregio
Área: Engenharia de Software
Orientador: André Santos
Avaliador:
Geber Lisboa Ramalho
Resumo:
O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis requer um cuidado
especial, pois o projeto destas aplicações deve levar em consideração as
diversas limitações presentes nestes dispositivos. Além disso, a grande
variedade dos dispositivos existentes, a falta de ferramentas adequadas de
desenvolvimento e frameworks têm dificultado muito a construção de
aplicações portáveis. O objetivo do trabalho é estudar e analisar
características das possíveis arquiteturas (abordagens) que podem ser
adotadas no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis
utilizando a plataforma .Net da Microsoft, que visa resolver/minimizar os
problemas de desenvolvimento citados. Serão tratados também outros
aspectos como, por exemplo, o consumo de Web Services por PDAs e técnicas
que permitam o desenvolvimento de aplicações independentes de dispositivo.
Apresentação: 5a feira, 28/08/2003, 17:30hs-18:00hs, Sala M1.
Nota final: 9,8 (detalhamento)
Última atualização: 19 de Janeiro de 2003, 17:48:52hs