2.
VHS-AM: Extensão do Visual Studio .NET para a integração de Haskell com a ferramenta Assignment Manager
3.
Um chatterbot para um ambiente de ensino de gerência de projetos
4.
Um Chatterbot em XBotML que ajuda jogadores em um MUD
5.
Estudo comparativo entre middlewares (MHP e DASE) para TV Digital
6.
Data Broadcasting em Plataformas de TV Digital
7.
Aprendizagem por Reforço e Adaptação ao Usuário em Jogos Eletrônicos
8.
Uma Arquitetura para Reconfiguração Estática e Dinâmica de Instruções no Processador Leon
9.
Esquema de Assinaturas Digitais Tolerante a Falhas Utilizando Criptografia de Limiar
10.
Interfaces de Programação para Desenvolvimento de Aplicações para TV Digital
11.
Ambiente de Depuração de Agentes Inteligentes da Robocup
12.
Uma categorização de aplicações de Televisão Digital
13.
Uma Plataforma Multiagentes para Aplicações Musicais
14.
Zoomed Ranking: Seleção de Modelos de Previsão de Séries Temporais baseado em Informações de Performance
Última atualização: 19 de Setembro de 2004, 06:29:52hs
(Proposta inicial: aqui)
Autor: André Wilson Brotto Furtado
Área: Engenharia de Software e Linguagens de Programação
Orientador: André Luís de Medeiros Santos
Avaliador: Hermano Moura
Resumo:
A linguagem funcional Haskell é consolidada como uma das principais
linguagens em áreas que empregam o paradigma de programação
funcional. Entretanto, é reconhecido que algumas limitações
provocam uma sub-utilização do potencial da linguagem.
A timidez na integração com ferramentas de mercado e a
ausência de ambientes de desenvolvimento, objetivando tornar a etapa de
programação mais produtiva e menos sujeita a erros, são
duas das principais restrições identificadas. Este trabalho,
portanto, pretende oferecer um ambiente de programação que
dê suporte à utilização prática e produtiva
de Haskell, através do modelo de extensão oferecido pela
IDE Visual Studio .NET. Além disso, será validada a
integração da IDE estendida com a ferramenta Assignment
Manager, disseminando o uso e ampliando o campo de aplicação
de Haskell. As atividades a serem realizadas envolvem não apenas
atividades técnicas, como também de planejamento e gerenciamento
da equipe do projeto VHS-AM, além de articulações com
um outro projeto da Microsoft (Cambridge) de objetivos similares.
A metodologia PRO.NET será utilizada para a condução
formal do trabalho.
Apresentação: 2a feira, 19/04/2004, 08:00hs, Auditório do CESAR
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Daniel Almeida Leitão
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Co-Orientador: Flávia de Almeida Barros
Avaliador: Jacques Robin
Resumo:
Gerenciar projetos de forma eficiente é não somente um grande desafio, mas
também um fator crítico, tanto para o sucesso, quanto para a sobrevivência
das organizações. Contudo, para se obter os benefícios esperados, as
empresas devem adotar uma metodologia de gerenciamento de projetos e
oferecer aos gerentes de projetos um treinamento adequado.
Um sistema educacional baseado na Web é uma forma acessível e com custo
reduzido de oferecer capacitação em Gerenciamento de Projetos aos
profissionais da área. Dessa forma, está sendo desenvolvido no Centro de
Informática da UFPE, o PMBOK Easy, um ambiente virtual inteligente para
ensino de Gerenciamento de projetos.
A proposta deste trabalho de graduação é incorporar ao PMBOK Easy um
chatterbot, que é um robô de software capaz de conversar com seres humanos
em linguagem natural. O objetivo do chatterbot será conversar com os
usuários do PMBOK Easy sobre Gerenciamento de Projetos, respondendo a
eventuais dúvidas que o estudante venha a ter.
Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 09:00hs, Sala M1
Nota final: 9,5 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Dante Gama Torres
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Flávia de Almeida Barros
Avaliador: Geber Ramalho
Resumo:
Este trabalho de graduação tem como objetivo desenvolver um
chatterbot utilizando a linguagem de marcação XBotML e inserir este
chatterbot em um MUD. O bot terá conhecimento sobre o ambiente do jogo e
seu papel será informar aos jogadores detalhes sobre o ambiente. O
chatterbot será incorporado em um personagem dentro do jogo e funcionará
como um oráculo.
Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 09:30hs, Sala M1
Nota final: 9,6 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Edmo Sérgio Ribeiro Bezerra
Área: Sistemas Distribuídos
Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador: André Luís de Medeiros Santos
Resumo:
O principal objetivo deste trabalho é exibir em detalhes dois dos principais
padrões abertos para TV Interativa em desenvolvimento no mundo, mais
especificamente estudar de forma comparativa os middlewares que compõem os
padrões ATSC (Advanced Television System Comitee) e DVB (Digital Vídeo
BroadCast), respectivamente, DASE (DTV Application Software Environment) e
MHP (Muti Home Plataform).
Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 10:00hs, Sala M1
Serão mostrados aspectos relacionados às definições dos middlewares,
seu reconhecimento e validação por parte dos órgãos competentes
internacionais, a adoção mundial de suas implementações e onde esses padrões
atuam. Além disso, serão destacados aspectos técnicos como as especificações,
que hoje são o ponto de partida mais importante para implementação das API's
que compõe os middlewares, aspectos e evoluções de arquitetura, principais
funcionalidades, aplicações e como é possível construir serviços interativos
com as tecnologias disponibilizadas hoje no mercado em ambas as plataformas
para a TV Digital.
Nota final: 9,4 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fernando da Cunha Andrade Neto
Área: Sistemas Distribuídos
Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador: Djamel Sadok
Resumo:
Este trabalho de graduação é um fruto da criação do Grupo de Pesquisa de
TV Digital no Centro de Informática, que faz parte do processo de inserção
da UFPE no contexto de contribuição para a definição do padrão nacional de
TV Digital. Neste trabalho é feito um estudo a respeito das técnicas de
Data Broadcasting nas plataformas de TV Digital dos principais padrões de
sistemas de TVD existentes. O processo de Data Broadcasting corresponde à
transmissão de dados integrados com o áudio e vídeo, permitindo o envio de
texto e outros tipos de mídia associados a programação, além de aplicações
a serem executadas nos receptores.
Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 10:30hs, Sala M1
Nota final: 9,6 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Gustavo Danzi de Andrade
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Geber Ramalho
Avaliador: Paulo Jorge Leitão Adeodato
Resumo:
Este trabalho apresenta um método de adaptação automática do nível de
dificuldade de jogos eletrônicos ao usuário. Esse método utiliza aprendizagem
por reforço para garantir que o jogo aprenda as melhores ações a serem
realizadas contra cada usuário, baseando-se em uma função que mede a
facilidade do jogo para o usuário. Com isso, espera-se desafiar o jogador
com um oponente próximo de seu nível, evitando agentes triviais ou
superpoderosos. Como estudo de caso, é utilizado o Knock’Em, jogo de luta em
tempo real, no qual são realizados experimentos para medição da performance do
agente adaptativo.
Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 11:00hs, Sala M1
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Halmos Fernando do Nascimento
Área: Circuitos Digitais
Orientador: Manoel Eusébio de Lima
Avaliador: Edna Natividade da Silva Barros
Resumo:
Este projeto tem com objetivo o estudo de uma arquitetura dinamicamente
reconfigurável para prototipação rápida de sistemas digitais baseada na CPU
Leon. Assim, a partir de uma plataforma pré-estabelecida, será estudada uma
arquitetura que propõe a reconfiguração dinâmica parcial de instruções de uma
configuração Leon, em uma plataforma Virtex-II. Nesta proposta, um componente
Virtex-II hospedará o core da CPU Leon e toda a sua estrutura de integração.
Um core básico da CPU estará sempre presente (fixa) no sistema, enquanto que
parte de sua estrutura de instruções (parte configurável) pode ser
dinamicamente alterada, sem necessidade de reset do sistema (reconfiguração
on-the-fly).
Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 11:30hs, Sala M1
Nota final: 8,5 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Igor Medeiros Vanderlei
Área: Redes / Criptografia
Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
Avaliador: Djamel Sadok
Resumo:
A Criptografia de Limiar é um ramo da criptografia que estuda como
compartilhar o segredo ou função criptográfica entre um grupo de
computadores. O objetivo deste Trabalho de Graduação é estudar os aspectos
relevantes à Criptografia de Limiar, incluindo os modelos matemáticos
necessários ao seu funcionamento. Além disso, este projeto visa demonstrar
como o algoritmo deve ser utilizado em uma aplicação real, utilizando como
exemplo a Assinatura Digital.
Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 14:00hs, Sala M1
Nota final: 9,85 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Janine de Aguiar Loureiro
Área: Sistemas Distribuídos
Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador: Jacques Robin
Resumo:
A televisão é uma das principais fontes de informação, entretenimento e
cultura. A mais nova mudança vem com a digitalização do sinal. Com a
transmissão digital não só haverá uma melhora na qualidade da imagem e do
som como também possibilitará a transmissão de vários programas em um
único canal. Porém a característica mais interessante da TV digital
combinada com um canal de retorno é a possibilidade da criação de serviços
interativos como vídeo sobre demanda, pay-per-view, homme shopping, jogos,
chat. O objetivo desse trabalho é analisar, comparar as duas principais
APIs JAVA TV e Microsoft TV para desenvolvimento de aplicações para TV
Digital, além do desenvolvimento de Xlets, mostrando o uso de JAVA TV.
Apresentação: 2a feira, 19/04/2004, 14:00hs, Auditório do CESAR
Nota final: 8,7 (detalhamento)
(Manual do Usuário: aqui)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Luiz Francisco Buarque de Lacerda Júnior
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Jacques Robin
Avaliador:
Flávia de Almeida Barros
Resumo:
Este projeto tem como objetivo a implementação de um ambiente de depuração de agentes inteligentes da Robocup tendo como base as informações geradas durante a partida - log das informações visuais gravadas pelo próprio Soccer Server e modelo do mundo de cada jogador gravado pelo time Maracatu, do CIn - e as informações extraídas após a partida - fotografia do raciocínio de cada jogador quando confrontado com seu modelo de mundo da partida jogada. A extração destas informações foi implementada, no time Maracatu, pelo mestrando Klebson dos Santos Silva, que também supervisiona este projeto.
Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 15:00hs, Sala M1
Nota final: 9,225 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Monique Louise de Barros Monteiro
Área: Sistemas Distribuídos
Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador: Nélson Souto Rosa
Resumo:
Atualmente há uma infinidade de aplicações voltadas para set-top boxes de televisão digital, voltadas aos mais
variados propósitos e implementadas sobre as mais diversas plataformas. Dessa forma, classificar tais aplicações em grupos
e subgrupos pode contribuir em tarefas como definição de requisitos técnicos e de qualidade (ie.: não funcionais).
Por outro lado, ao mesmo tempo em que uma classificação de nível muito alto e abstrato pode não possibilitar que se definam
tais requisitos, uma classificação de granularidade demasiadamente fina, a ponto de restringir-se a "exemplos" específicos
de aplicações, pode não permitir a generalização necessária.
Apresentação: 2a feira, 19/04/2004, 14:30hs, Auditório do CIn (ex-CESAR)
Neste trabalho é proposta uma categorização de aplicações e de modos de transmissão de televisão digital que leva
em conta aspectos como grau de interatividade e integração com a Internet. A classificação proposta tem como objetivo ser
específica o suficiente de forma a servir como ponto de partida para trabalhos posteriores no campo da definição de
requisitos e, ao mesmo tempo, de nível suficientemente abstrato para fins de generalização. Será dada uma visão geral da
definição e do modelo de gerenciamento de aplicações nos padrões de middleware mais conhecidos para televisão digital.
Em seguida, serão mostrados modelos já existentes de classificação de aplicações de TV digital e por último será mostrado o
modelo de categorização proposto.
Nota final: 9,4 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Pablo Azevedo Sampaio
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Orientador: Alex Sandro Gomes
Resumo:
Sistemas Multiagentes (SMAs) se caracterizam pela distribuição da
inteligência entre entidades autônomas chamadas agentes, que interagem
para atingir seus objetivos (individuais ou coletivos). Devido a inerente
complexidade envolvida na construção de SMAs, foram criados frameworks
que, além de outras funcionalidades, funcionam como plataforma
(possivelmente distribuída) sobre a qual os agentes operam. Nesse TG, será
projetado e implementado um framework voltado para área musical, já que os
frameworks existentes são inadequados para aplicações dessas área, por
limitações de performance e de funcionalidade.
Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 16:00hs, Sala M1
Nota final: 9,4 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Patrícia Maforte dos Santos
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Teresa Ludermir
Avaliador: Germano Crispim de Vasconcelos
Resumo:
A previsão de séries temporais tem sido usada em diversos
problemas do mundo real, auxiliando o planejamento e a tomada de decisões.
Diversos modelos já foram desenvolvidos na literatura para prever séries
temporais. Com isso, selecionar o modelo mais adequado para prever uma dada
série pode ser uma tarefa difícil. Paralelamente, a necessidade de se encontrar
métodos que auxiliem a seleção de algoritmos de classificação também tem
sido reconhecida como uma importante questão na área de meta-aprendizado.
O objetivo deste trabalho é propor uma solução para o problema de seleção
de modelos, com o uso de uma abordagem de Meta-Aprendizado, o Zoomed
Ranking, que obteve bons resultados em problemas de classificação.
Apresentação: 5a feira, 15/04/2004, 16:30hs, Sala M1
Nota final: 9,5 (detalhamento)