2.
Orientação de Documentos Digitalizados
3.
Proposta de adequação do RUP ao desenvolvimento de software baseado em MDA (Model-Driven Architecture)
4.
Um estudo sobre o sistema de votação-eletrônica brasileiro
5.
Automação do processo de transformação de modelos UML-RT
6.
Análise de ferramentas de Cobertura de Testes baseada em código
7.
Protomake: Um compilador de protocolos
8.
Um estudo sobre a personalização de encadeamento de acordes para violonistas
9.
Definição de um estilo de interação tangível para instrumentos musicais de live performance e composição
10.
Um comparativo entre metodologias de modelagem de negócios aplicadas em casos reais
11.
Uma abordagem supervisionada sobre a classificação da "Saccharomyces cerevisiae"
12.
Geração Automática de Modelos Temporizados para Geração Off-Line de Escalas
13.
Qualidade e Avaliação de Produto de Software Jurídico
14.
Integrando UML e Métodos Formais
15.
AutoProcess: Uma ferramenta para automatizar o processo de desenvolvimento de software
16.
Um Estudo do Impacto do uso de criptografia em Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs)
17.
Modelagem de soluções ubíquas para uso em salas de aula no Ensino Fundamental
18.
Avaliação de Etap: Uma linguagem para descrição de protocolos
19.
Uma proposta de dispositivo de entrada tangível para jogos infantis
Última atualização: 6 de Outubro de 2004, 10:17:08hs
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Tenório Ávila
Área: Computação Visual
Orientador: Rafael Dueire Lins
Co-Orientador:
Sílvio Melo (a confirmar)
Avaliador: Kátia Silva Guimarães
Resumo:
Orientação de documentos digitalizados tem o objetivo de detectar
automaticamente a rotação da imagem do documento produzido por um scanner.
Esta é uma fase crítica dos métodos para reconhecimento óptico de caracteres
(OCR), tendo em vista que são extremamente sensíveis a qualquer nível de
rotação. Um documento pode ser digitalizado entre 0º e 360º e os algoritmos
de rotação devem ter capacidade de detectar qualquer ângulo em uma precisão
de até 0.1º, independente da fonte, cor, estilo, layout, língua e resolução.
Este trabalho apresenta o estado da arte sobre orientação, propõe novos
métodos e compara com outros existentes na literatura.
Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 08:30hs, Sala M1
Nota final: - (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Cristina Luzia Carvalho Rodrigues
Área: Engenharia de Software
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
O objetivo desse trabalho de graduação é fazer um estudo comparativo entre
a metodologia de desenvolvimento de software baseado no MDA (Model-Driven
Architecture) e a metodologia do RUP (Rational Unified Process ).
Serão identificados os principais pontos convergentes entre as duas
metodologias. A partir disso, será definida uma proposta de como a
metodologia do RUP poderia se adequar a metodologia baseada em MDA, ou
seja, como o RUP poderia guiar ou suportar o desenvolvimento de softwares
que adotassem o MDA. Essa proposta deverá, a princípio, ser validada a
partir de um estudo de caso ainda não definido.
Apresentação: 2a feira, 30/08/2004, 09:00hs, Sala M1
Nota final: - (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fernando Maymone de Melo Carvalho
Área: Engenharia de Software
Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
Avaliador:
Ana Carolina Salgado
Resumo:
O objetivo do trabalho é apresentar um estudo aprofundado sobre como
funciona o atual sistema eleitoral, procurando fazer uma crítica ao
funcionamento atual, e provendo possíveis soluções para um sistema com maior
corretude.
O produto final deste trabalho será composto por duas partes: um documento
contendo uma análise do sistema atual - e também a análise de um novo
sistema que seria capaz de substituir o modelo atual.
Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 09:30hs, Sala M1
Nota final: 8,325 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Gustavo da Fonseca Limaverde Cabral
Área: Transformação de Modelos, Engenharia de Software
Orientador: Augusto César Alves Sampaio
Avaliador: Paulo Borba (a confirmar)
Resumo:
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta que vise à
automação da aplicação de transformações sobre modelos [17] definidos
na notação UML-RT [16]. Baseado em um conjunto de regras de
transformação [5], podemos realizar mudanças em um modelo independente de
plataforma (PIM, Platform Independent Model) agregando informação
durante o ciclo de vida de seu projeto. Facilitando assim o processo de
definição de sua plataforma (PSM, Platform Specific Model). A automação
da transformação entre estes modelos será possivelmente realizada
implementada como um plug-in para a ferramenta Rational Rose RT.
Apresentação: 4a feira, 22/09/2004, 09:00hs, Sala M1
Nota final: 8,75 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Gustavo Henrique Ribeiro de Oliveira
Área: Engenharia de Software
Orientador: Augusto César Alves Sampaio
Avaliador:
Alexandre Mota (a confirmar)
Resumo:
A cobertura de testes é um critério usado para determinar se um
programa foi suficientemente
testado,além de ser uma indicação direta dos defeitos potenciais e custos
futuros com
manutenção. Existem ferramentas que, utilizando este critério, buscam
melhorar a qualidade dos
testes, permitindo assim a melhoria da qualidade do software que está
sendo desenvolvido. Este
trabalho tem como objetivos: realizar um estudo dessas ferramentas de
teste para análise de
cobertura de códigos, comparando-las e analisar os benefícios e
implicações da introdução dessas
ferramentas dentro do processo de testes do projeto CIn-Motorola.
Apresentação: 4a feira, 22/09/2004, 10:30hs, Sala M1
Nota final: 8,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Igor Chaves Cananéa
Área: Redes de Computadores
Orientador: Djamel Sadok
Avaliador:
Nelson Souto Rosa
Resumo:
O projeto e desenvolvimento de protocolos de comunicação são tarefas não
triviais
que demandam tempo e esforço. As ferramentas disponíveis atualmente não são
suficientes para descrever protocolos complexos e, a partir da descrição,
gerar
aplicações que podem ser usadas para testar o protocolo na prática. Além disso,
a depuração do protocolo é complicada, pois, mesmo utilizando o Ethereal, as
mensagens de protocolos novos são mostradas como sequências de bytes,
dificultando
a visualização da informação. O objetivo deste projeto é apresentar um
compilador
de protocolos, Protomake, que, a partir de uma descrição do protocolo em uma
lingaugem de propósito específico, ETAP, gera aplicações usáveis na prática
em uma linguagem alvo (C, Java, Python, etc) e um plugin de visualização para o
Ethereal, facilitando a depuração.
Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 11:00hs, Sala M1
Nota final: 9,5 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Izabel Zanforlin Santana
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Resumo:
Tocar uma seqüência de acordes em instrumentos harmônicos
envolve diversos tipos de interpretação por parte do violonista.
Os caminhos a tomar durante a interpretação estão diretamente
relacionados a preferências do
mesmo. Esse trabalho de graduação propõe-se a realizar
um estudo comparativo sobre as técnicas aplicáveis ao problema de personalização de
um encadeamento de acordes em instrumentos harmônicos. Como primeiro alvo,
as características relevantes na formação dos acordes serão identificadas
para decisão das variáveis macros adotadas na classificação. Com isto, os
perfis de violonistas poderão ser definidos e mapeados em faixas de
valores dessas variáveis. Buscas serão realizadas sobre os perfis a fim de
experimentar a proposta e colher estatísticas para validação do modelo e
sua aplicabilidade.
Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 15:30hs, Sala M1
Nota final: 9,1 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: João Paulo Cavalcanti Rolim
Área: Mídias / Interfaces
Orientador: Alex Sandro Gomes
Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
2o Avaliador: Stephania Padovani
Resumo:
Em sistemas de interfaces tangiveis, o formato do objeto e as
ações realizadas sobre o mesmo devem estar relacionados com o resultado
desejado pelo usuário. Neste intuito, este trabalho visa criar um novo estilo
de interação tangível para instrumentos musicais de live performance e
composição. O sistema será projetado com base em técnicas de design centrado
no usuário, especificamente em técnicas de identificação de modelos mentais
de utilização de sistemas competidores como uma tentativa de encontrar
modelos cognitivos.
Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 14:00hs, Sala M1
Nota final: 8,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: José Leovigildo de Melo Coelho Filho
Área: Engenharia de Software
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
As organizações estão cada vez mais se preocupando com seus
processos de negócio visando maior competitividade, qualidade total,
produtividade e eficiência, para isto é necessário trabalhar de forma
eficiente na modelagem e gerência destes processos – BPM –
integrando isto com o desenvolvimento de sistemas de informação que
atenda e suporte as necessidades reais do negócio. Este trabalho se
propõe a fazer um estudo detalhado das técnicas existentes para modelagem
de processos de negócio aplicadas a casos reais, visando um diagnóstico
comparativo onde teremos parâmetros para futuros estudos de padronização
de modelagem de processos de negócio e de criação de sistemas de
gerenciamento de processos de negócio – BPMS, Businnes Process
Management Systems.
Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 11:30hs, Sala M1
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcelo Henrique Cavalcanti Jucá
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Francisco de Assis Tenório
Co-Orientador:
Valdir de Queiroz Balbino (Centro de Ciências Biológicas - UFPE)
Avaliador: Kátia Silva Guimarães
Resumo:
Na Biotecnologia, seqüências de genes são largamente produzidas e fazem
com que biólogos tentem achar no vas tecnologias para extrair informação
delas.
Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 15:00hs, Sala M1
A Informática pode ajudar a resolver este problema oferecendo serviços
através da Aprendizagem de Máquina que estuda formas de encontrar padrões
em bases de dados.
Este trabalho tenta mostrar como isto pode acontecer. Alguns dados da
Saccharomyces cerevisiae, estudadas por Filho (2003), são submetidas a
quatro modelos de Aprendizagem de Máquina supervisionados.
Os resultados mostram que diferentes modelos podem ser comparados em
termos de taxas de erro utilizando alguns testes estatísticos.
Nota final: - (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marília Litwak Neves
Área: Arquitetura de Computadores/Escalonamento
Orientador: Paulo Romero Martins Maciel
Avaliador:
Nelson Souto Rosa
Resumo:
Encontrar um escalonamento exeqüivel para um conjunto de tarefas em um
sistema de tempo real não é trivial, dado que este é um problema
NP-completo em sua forma mais abrangente. O objetivo deste projeto é
desenvolver uma ferramenta que possibilite a tradução de especificações de
tarefas com requisitos de tempo real em modelos de rede de Petri
temporizadas. As redes de Petri geradas, além de representar o sistema,
descreverão a estrutura de escalonamento das tarefas do sistema,
escalonamento este realidado por uma abordagem off-line.
Apresentação: 5a feira, 03/09/2004, 11:30hs, Laboratório G6
Nota final: - (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marinas Carrasco de Ribamar Dantas
Área: Engenharia de Software (Qualidade de software)
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Roberto Souto Maior Barros
Resumo:
O objetivo do trabalho proposto é além de avaliar a qualidade de produto
de um software existente baseando-se nas famílias de normas ISSO/IEC
JTC1/SC7 9126 e 14598 contribuir com a construção de produtos de melhor
qualidade e funcionalidades.
Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 16:00hs, Sala M1
Objetivando adotar as métricas de qualidade, será avaliado sistema de
controle e acompanhamento de processos judiciais de órgão público de
âmbito nacional. Ao final deste trabalho, deverão ser atingidas as metas
de repassar aos desenvolvedores do projeto de rescrita do sistema para o
ambiente Web, de itens relevantes, pontos estratégicos e políticas para o
atendimento da melhoria pretendida para o aplicativo.
Nota final: - (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rafael Magalhães Borges
Área: Engenharia de Software; Métodos Formais
Orientadores: Alexandre Mota e
Augusto César Alves Sampaio
Avaliador:
Paulo Borba
Resumo:
O desenvolvimento de sistemas críticos, onde vidas humanas e grandes
investimentos financeiros estão envolvidos, exige qualidade e corretude.
Porém, a Engenharia de Software ainda enfrenta sua crise, e dentre as
diversas soluções propostas para esta, Métodos Formais merecem destaque:
as noções de corretude e refinamento de programas são formalizadas.
Contudo, devido às ferramentas não-amigáveis e à forte notação matemática,
essas noções são pouco utilizadas na prática. Diante do contexto
apresentado, o objetivo deste trabalho é integrar UML, o padrão de
mercado, e OhCircus, que unifica Z, CSP, o cálculo de refinamentos e OO,
ampliando a aceitação de Métodos Formais e permitindo que resultados das
duas áreas sejam reciprocamente aproveitados. Em particular, nossa
abordagem contempla refinamento e captura a estrutura dos diagramas de
classes através de classes-modelo. Por fim, para dar a intuição (e
consolidar) este trabalho, discutimos a noção de equivalência entre
associações e atributos.
Apresentação: 4a feira, 22/09/2004, 09:45hs, Sala M1
Nota final: 9,95 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Renata Cristina Pinho Cavalcanti
Área: Engenharia de Software
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
O uso de ambientes do tipo PSEE (Process-Centered Software Enginering
Environment) serve como um passo a passo, guiando os seus usuários no
processo de desenvolvimento de software. O objetivo desse trabalho de
graduação é fazer a integração de uma ferramenta já existente - o
ProcessDirection - inserida no contexto das PSEEs com outras ferramentas
através do ToolManager, que é um gerenciador e ativador de ferramentas,
automatizando assim, parte da definição, implantação e acompanhamento
metodologias. Para tal, será necessário a reimplementação da ferramenta
ToolManager na linguagem Java (atualmente em Object Pascal) para
uniformizar tecnologicamente o produto gerado. A ferramenta obtida desta
integração - AutoProcess - poderá ser utilizada na fase de Execução do
Ambiente de Implantação de Processo de Software, projeto de doutorado em
andamento no Centro de Informática.
Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 12:00hs, Sala M1
Nota final: 8,85 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rodrigo Cavalcanti de Araújo
Área: Redes de Computadores / Criptografia
Orientador: Djamel Sadok
Avaliador:
Anjolina Grisi de Oliveira
Resumo:
O objetivo desse trabalho de graduação é fazer um estudo detalhado
e uma documentação sobre o impacto da utilização de algoritmos de
criptografia em Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs). Para isso serão
utilizados algoritmos já implementados no TinySec (biblioteca de
segurança de RSSFs) e alguns algoritmos que serão implementados durante o
projeto. O estudo será baseado no consumo de energia e processamento de
cada algoritmo criptográfico. Esse estudo será muito útil na escolha do
nível de segurança a ser definido quando uma RSSFs for implementada,
visto que a falta de informação (com resultados reais) em relação a esse
tópico dificulta uma escolha certa para implementação da rede.
Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 17:30hs, Sala M1
Nota final: - (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Taciana Pontual da Rocha Falcão
Área: Mídias e Interfaces
Orientador: Alex Sandro Gomes
Avaliador:
Sérgio Vanderlei Cavalcante
2o Avaliador: Stephania Padovani
Resumo:
Apesar de toda a oferta de softwares educativos hoje em dia, e da
razoável disseminação de computadores nas escolas, a informática, ao
contrário do que se previa, não tem conseguido revolucionar a educação. Em
face disso, surge a seguinte questão: computação nas escolas seria apenas
montar laboratórios com computadores pessoais? A proposta desse trabalho é
introduzir a computação no processo de aprendizagem não apenas através do
computador pessoal, mas sim espalhada na sala de aula, embarcada em
artefatos tangíveis, simples e de fácil manuseio (a chamada computação
ubíqua: onipresente e transparente ao usuário). Tais artefatos seriam
instrumentos aos quais o professor e os alunos poderiam recorrer natural e
facilmente, no decorrer das aulas, para ilustrar situações, tomar medidas,
verificar proposições, etc. Já existe há muito tempo uma série de
ferramentas deste tipo: réguas e outros instrumentos de medida e desenho,
jogos de madeira e papel, etc.. A inovação estaria em embutir tecnologia
nestas ferramentas, tornando seu propósito mais abrangente e seu uso mais
vantajoso.
Apresentação: 5a feira, 16/09/2004, 08:00hs, Sala M1
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Thiago Souto Maior Cordeiro de Farias
Área: Redes de Computadores
Orientador: Judith Kelner
Avaliador:
Paulo Romero Martins Maciel
Resumo:
Neste trabalho será realizado um estudo das linguagens de descrição de
protocolos existentes, destacando suas vantagens e desvantagens. Como foco
principal desta pesquisa será feita uma análise comparativa da linguagem
ETAP com as principais linguagens existentes e disponíveis na internet.
Dentre as métricas a serem analisadas destacam-se: tamanho do código
gerado, eficiência do código (tempo de resposta, número de clientes
atendidos, etc.), relação entre tamanho da descrição e tamanho do código
gerado, avaliação da simplicidade (legibilidade) do código da descrição.
Apresentação: 5a feira, 16/09/2004, 08:30hs, Sala M1
Nota final: - (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Viviane Cristina Oliveira Aureliano
Área: Mídias / Interfaces
Orientador: Alex Sandro Gomes
Co-Orientador: Manoel Eusébio de Lima
Avaliador:
Geber Lisboa Ramalho
2o Avaliador: Stephania Padovani
Resumo:
As brincadeiras e os jogos têm um papel fundamental no processo de
desenvolvimento intelectual de uma criança. Brincando, a criança começa a
pensar e a enxergar o mundo a sua volta de maneira diferente. Com os
jogos, por sua vez, as crianças aprendem a superar desafios e a respeitar
os limites do adversário, preparando-se, desta forma, para as dificuldades
que enfrentará no mundo real. No intuito de ajudar a criança na construção
do seu conhecimento, este trabalho de graduação tem como objetivo definir,
projetar e prototipar um dispositivo de entrada genérico para diferentes
jogos infantis. O dispositivo desenvolvido deverá funcionar como um
tapete, onde a criança tem a possibilidade de controlar o jogo a partir de
suas pegadas, brincando e caminhando sobre ele.
Apresentação: 5a feira, 16/09/2004, 09:00hs, Sala M1
Nota final: 9,5 (detalhamento)