CIn-UFPE - Trabalhos de Graduação - 2004.1 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Computação

Trabalhos de Graduação - 2004.1

1. Tipos para uma Linguagem de Transformação
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Alexandra Barreto Assad de Barros
   Área: Engenharia de Software e Linguagens de Programação
   Orientador: Paulo Borba
   Avaliador: André Santos
   Resumo:
    A fim de implementar transformações de programas, precisamos escolher uma maneira de representar a linguagem objeto em uma meta-linguagem. Apesar da meta-programação ser uma abordagem poderosa para transformação de programas, ela é notoriamente passível a erros, já que a maioria das meta-linguagens não possui um sistema de tipos.
    O objetivo do trabalho é definir um sistema de tipos para JaTS - uma linguagem para especificação de transformações de programas Java. Na implementação atual da linguagem, a noção de tipos já existe, mas foi definida apenas de maneira implícita e informal. É necessário especificar o sistema de tipos de JaTS com precisão e garantir que a implementação da linguagem está em conformidade com o sistema de tipos definido.
   Apresentação: 3a feira, 14/09/2004, 11:00hs, Auditório do Cesar
   Nota final: 9,25 (detalhamento)

2. Orientação de Documentos Digitalizados
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Bruno Tenório Ávila
   Área: Computação Visual
   Orientador: Rafael Dueire Lins
   Co-Orientador: Sílvio Melo (a confirmar)
   Avaliador: Kátia Silva Guimarães
   Resumo:

    Orientação de documentos digitalizados tem o objetivo de detectar automaticamente a rotação da imagem do documento produzido por um scanner. Esta é uma fase crítica dos métodos para reconhecimento óptico de caracteres (OCR), tendo em vista que são extremamente sensíveis a qualquer nível de rotação. Um documento pode ser digitalizado entre 0º e 360º e os algoritmos de rotação devem ter capacidade de detectar qualquer ângulo em uma precisão de até 0.1º, independente da fonte, cor, estilo, layout, língua e resolução. Este trabalho apresenta o estado da arte sobre orientação, propõe novos métodos e compara com outros existentes na literatura.
   Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 08:30hs, Sala M1
   Nota final: - (detalhamento)

3. Proposta de adequação do RUP ao desenvolvimento de software baseado em MDA (Model-Driven Architecture)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Cristina Luzia Carvalho Rodrigues
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    O objetivo desse trabalho de graduação é fazer um estudo comparativo entre a metodologia de desenvolvimento de software baseado no MDA (Model-Driven Architecture) e a metodologia do RUP (Rational Unified Process ). Serão identificados os principais pontos convergentes entre as duas metodologias. A partir disso, será definida uma proposta de como a metodologia do RUP poderia se adequar a metodologia baseada em MDA, ou seja, como o RUP poderia guiar ou suportar o desenvolvimento de softwares que adotassem o MDA. Essa proposta deverá, a princípio, ser validada a partir de um estudo de caso ainda não definido.
   Apresentação: 2a feira, 30/08/2004, 09:00hs, Sala M1
   Nota final: - (detalhamento)

4. Um estudo sobre o sistema de votação-eletrônica brasileiro
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Fernando Maymone de Melo Carvalho
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
   Avaliador: Ana Carolina Salgado
   Resumo:

    O objetivo do trabalho é apresentar um estudo aprofundado sobre como funciona o atual sistema eleitoral, procurando fazer uma crítica ao funcionamento atual, e provendo possíveis soluções para um sistema com maior corretude. O produto final deste trabalho será composto por duas partes: um documento contendo uma análise do sistema atual - e também a análise de um novo sistema que seria capaz de substituir o modelo atual.
   Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 09:30hs, Sala M1
   Nota final: 8,325 (detalhamento)

5. Automação do processo de transformação de modelos UML-RT
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gustavo da Fonseca Limaverde Cabral
   Área: Transformação de Modelos, Engenharia de Software
   Orientador: Augusto César Alves Sampaio
   Avaliador: Paulo Borba (a confirmar)
   Resumo:

    O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta que vise à automação da aplicação de transformações sobre modelos [17] definidos na notação UML-RT [16]. Baseado em um conjunto de regras de transformação [5], podemos realizar mudanças em um modelo independente de plataforma (PIM, Platform Independent Model) agregando informação durante o ciclo de vida de seu projeto. Facilitando assim o processo de definição de sua plataforma (PSM, Platform Specific Model). A automação da transformação entre estes modelos será possivelmente realizada implementada como um plug-in para a ferramenta Rational Rose RT.
   Apresentação: 4a feira, 22/09/2004, 09:00hs, Sala M1
   Nota final: 8,75 (detalhamento)

6. Análise de ferramentas de Cobertura de Testes baseada em código
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Gustavo Henrique Ribeiro de Oliveira
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Augusto César Alves Sampaio
   Avaliador: Alexandre Mota (a confirmar)
   Resumo:

    A cobertura de testes é um critério usado para determinar se um programa foi suficientemente testado,além de ser uma indicação direta dos defeitos potenciais e custos futuros com manutenção. Existem ferramentas que, utilizando este critério, buscam melhorar a qualidade dos testes, permitindo assim a melhoria da qualidade do software que está sendo desenvolvido. Este trabalho tem como objetivos: realizar um estudo dessas ferramentas de teste para análise de cobertura de códigos, comparando-las e analisar os benefícios e implicações da introdução dessas ferramentas dentro do processo de testes do projeto CIn-Motorola.
   Apresentação: 4a feira, 22/09/2004, 10:30hs, Sala M1
   Nota final: 8,0 (detalhamento)

7. Protomake: Um compilador de protocolos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Igor Chaves Cananéa
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Djamel Sadok
   Avaliador: Nelson Souto Rosa
   Resumo:

    O projeto e desenvolvimento de protocolos de comunicação são tarefas não triviais que demandam tempo e esforço. As ferramentas disponíveis atualmente não são suficientes para descrever protocolos complexos e, a partir da descrição, gerar aplicações que podem ser usadas para testar o protocolo na prática. Além disso, a depuração do protocolo é complicada, pois, mesmo utilizando o Ethereal, as mensagens de protocolos novos são mostradas como sequências de bytes, dificultando a visualização da informação. O objetivo deste projeto é apresentar um compilador de protocolos, Protomake, que, a partir de uma descrição do protocolo em uma lingaugem de propósito específico, ETAP, gera aplicações usáveis na prática em uma linguagem alvo (C, Java, Python, etc) e um plugin de visualização para o Ethereal, facilitando a depuração.
   Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 11:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

8. Um estudo sobre a personalização de encadeamento de acordes para violonistas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Izabel Zanforlin Santana
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   Resumo:

    Tocar uma seqüência de acordes em instrumentos harmônicos envolve diversos tipos de interpretação por parte do violonista. Os caminhos a tomar durante a interpretação estão diretamente relacionados a preferências do mesmo. Esse trabalho de graduação propõe-se a realizar um estudo comparativo sobre as técnicas aplicáveis ao problema de personalização de um encadeamento de acordes em instrumentos harmônicos. Como primeiro alvo, as características relevantes na formação dos acordes serão identificadas para decisão das variáveis macros adotadas na classificação. Com isto, os perfis de violonistas poderão ser definidos e mapeados em faixas de valores dessas variáveis. Buscas serão realizadas sobre os perfis a fim de experimentar a proposta e colher estatísticas para validação do modelo e sua aplicabilidade.
   Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 15:30hs, Sala M1
   Nota final: 9,1 (detalhamento)

9. Definição de um estilo de interação tangível para instrumentos musicais de live performance e composição
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: João Paulo Cavalcanti Rolim
   Área: Mídias / Interfaces
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
   Avaliador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
   2o Avaliador: Stephania Padovani
   Resumo:

    Em sistemas de interfaces tangiveis, o formato do objeto e as ações realizadas sobre o mesmo devem estar relacionados com o resultado desejado pelo usuário. Neste intuito, este trabalho visa criar um novo estilo de interação tangível para instrumentos musicais de live performance e composição. O sistema será projetado com base em técnicas de design centrado no usuário, especificamente em técnicas de identificação de modelos mentais de utilização de sistemas competidores como uma tentativa de encontrar modelos cognitivos.
   Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 14:00hs, Sala M1
   Nota final: 8,0 (detalhamento)

10. Um comparativo entre metodologias de modelagem de negócios aplicadas em casos reais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: José Leovigildo de Melo Coelho Filho
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    As organizações estão cada vez mais se preocupando com seus processos de negócio visando maior competitividade, qualidade total, produtividade e eficiência, para isto é necessário trabalhar de forma eficiente na modelagem e gerência destes processos – BPM – integrando isto com o desenvolvimento de sistemas de informação que atenda e suporte as necessidades reais do negócio. Este trabalho se propõe a fazer um estudo detalhado das técnicas existentes para modelagem de processos de negócio aplicadas a casos reais, visando um diagnóstico comparativo onde teremos parâmetros para futuros estudos de padronização de modelagem de processos de negócio e de criação de sistemas de gerenciamento de processos de negócio – BPMS, Businnes Process Management Systems.
   Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 11:30hs, Sala M1
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

11. Uma abordagem supervisionada sobre a classificação da "Saccharomyces cerevisiae"
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marcelo Henrique Cavalcanti Jucá
   Área: Inteligência Artificial
   Orientador: Francisco de Assis Tenório
   Co-Orientador: Valdir de Queiroz Balbino (Centro de Ciências Biológicas - UFPE)
   Avaliador: Kátia Silva Guimarães
   Resumo:

    Na Biotecnologia, seqüências de genes são largamente produzidas e fazem com que biólogos tentem achar no vas tecnologias para extrair informação delas.
    A Informática pode ajudar a resolver este problema oferecendo serviços através da Aprendizagem de Máquina que estuda formas de encontrar padrões em bases de dados.
    Este trabalho tenta mostrar como isto pode acontecer. Alguns dados da Saccharomyces cerevisiae, estudadas por Filho (2003), são submetidas a quatro modelos de Aprendizagem de Máquina supervisionados.
    Os resultados mostram que diferentes modelos podem ser comparados em termos de taxas de erro utilizando alguns testes estatísticos.
   Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 15:00hs, Sala M1
   Nota final: - (detalhamento)

12. Geração Automática de Modelos Temporizados para Geração Off-Line de Escalas
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marília Litwak Neves
   Área: Arquitetura de Computadores/Escalonamento
   Orientador: Paulo Romero Martins Maciel
   Avaliador: Nelson Souto Rosa
   Resumo:

    Encontrar um escalonamento exeqüivel para um conjunto de tarefas em um sistema de tempo real não é trivial, dado que este é um problema NP-completo em sua forma mais abrangente. O objetivo deste projeto é desenvolver uma ferramenta que possibilite a tradução de especificações de tarefas com requisitos de tempo real em modelos de rede de Petri temporizadas. As redes de Petri geradas, além de representar o sistema, descreverão a estrutura de escalonamento das tarefas do sistema, escalonamento este realidado por uma abordagem off-line.
   Apresentação: 5a feira, 03/09/2004, 11:30hs, Laboratório G6
   Nota final: - (detalhamento)

13. Qualidade e Avaliação de Produto de Software Jurídico
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Marinas Carrasco de Ribamar Dantas
   Área: Engenharia de Software (Qualidade de software)
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Roberto Souto Maior Barros
   Resumo:

    O objetivo do trabalho proposto é além de avaliar a qualidade de produto de um software existente baseando-se nas famílias de normas ISSO/IEC JTC1/SC7 9126 e 14598 contribuir com a construção de produtos de melhor qualidade e funcionalidades.
    Objetivando adotar as métricas de qualidade, será avaliado sistema de controle e acompanhamento de processos judiciais de órgão público de âmbito nacional. Ao final deste trabalho, deverão ser atingidas as metas de repassar aos desenvolvedores do projeto de rescrita do sistema para o ambiente Web, de itens relevantes, pontos estratégicos e políticas para o atendimento da melhoria pretendida para o aplicativo.
   Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 16:00hs, Sala M1
   Nota final: - (detalhamento)

14. Integrando UML e Métodos Formais
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rafael Magalhães Borges
   Área: Engenharia de Software; Métodos Formais
   Orientadores: Alexandre Mota e Augusto César Alves Sampaio
   Avaliador: Paulo Borba
   Resumo:

    O desenvolvimento de sistemas críticos, onde vidas humanas e grandes investimentos financeiros estão envolvidos, exige qualidade e corretude. Porém, a Engenharia de Software ainda enfrenta sua crise, e dentre as diversas soluções propostas para esta, Métodos Formais merecem destaque: as noções de corretude e refinamento de programas são formalizadas. Contudo, devido às ferramentas não-amigáveis e à forte notação matemática, essas noções são pouco utilizadas na prática. Diante do contexto apresentado, o objetivo deste trabalho é integrar UML, o padrão de mercado, e OhCircus, que unifica Z, CSP, o cálculo de refinamentos e OO, ampliando a aceitação de Métodos Formais e permitindo que resultados das duas áreas sejam reciprocamente aproveitados. Em particular, nossa abordagem contempla refinamento e captura a estrutura dos diagramas de classes através de classes-modelo. Por fim, para dar a intuição (e consolidar) este trabalho, discutimos a noção de equivalência entre associações e atributos.
   Apresentação: 4a feira, 22/09/2004, 09:45hs, Sala M1
   Nota final: 9,95 (detalhamento)

15. AutoProcess: Uma ferramenta para automatizar o processo de desenvolvimento de software
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Renata Cristina Pinho Cavalcanti
   Área: Engenharia de Software
   Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
   Avaliador: Hermano Perrelli de Moura
   Resumo:

    O uso de ambientes do tipo PSEE (Process-Centered Software Enginering Environment) serve como um passo a passo, guiando os seus usuários no processo de desenvolvimento de software. O objetivo desse trabalho de graduação é fazer a integração de uma ferramenta já existente - o ProcessDirection - inserida no contexto das PSEEs com outras ferramentas através do ToolManager, que é um gerenciador e ativador de ferramentas, automatizando assim, parte da definição, implantação e acompanhamento metodologias. Para tal, será necessário a reimplementação da ferramenta ToolManager na linguagem Java (atualmente em Object Pascal) para uniformizar tecnologicamente o produto gerado. A ferramenta obtida desta integração - AutoProcess - poderá ser utilizada na fase de Execução do Ambiente de Implantação de Processo de Software, projeto de doutorado em andamento no Centro de Informática.
   Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 12:00hs, Sala M1
   Nota final: 8,85 (detalhamento)

16. Um Estudo do Impacto do uso de criptografia em Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs)
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Rodrigo Cavalcanti de Araújo
   Área: Redes de Computadores / Criptografia
   Orientador: Djamel Sadok
   Avaliador: Anjolina Grisi de Oliveira
   Resumo:

    O objetivo desse trabalho de graduação é fazer um estudo detalhado e uma documentação sobre o impacto da utilização de algoritmos de criptografia em Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs). Para isso serão utilizados algoritmos já implementados no TinySec (biblioteca de segurança de RSSFs) e alguns algoritmos que serão implementados durante o projeto. O estudo será baseado no consumo de energia e processamento de cada algoritmo criptográfico. Esse estudo será muito útil na escolha do nível de segurança a ser definido quando uma RSSFs for implementada, visto que a falta de informação (com resultados reais) em relação a esse tópico dificulta uma escolha certa para implementação da rede.
   Apresentação: 4a feira, 15/09/2004, 17:30hs, Sala M1
   Nota final: - (detalhamento)

17. Modelagem de soluções ubíquas para uso em salas de aula no Ensino Fundamental
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Taciana Pontual da Rocha Falcão
   Área: Mídias e Interfaces
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Avaliador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
   2o Avaliador: Stephania Padovani
   Resumo:

    Apesar de toda a oferta de softwares educativos hoje em dia, e da razoável disseminação de computadores nas escolas, a informática, ao contrário do que se previa, não tem conseguido revolucionar a educação. Em face disso, surge a seguinte questão: computação nas escolas seria apenas montar laboratórios com computadores pessoais? A proposta desse trabalho é introduzir a computação no processo de aprendizagem não apenas através do computador pessoal, mas sim espalhada na sala de aula, embarcada em artefatos tangíveis, simples e de fácil manuseio (a chamada computação ubíqua: onipresente e transparente ao usuário). Tais artefatos seriam instrumentos aos quais o professor e os alunos poderiam recorrer natural e facilmente, no decorrer das aulas, para ilustrar situações, tomar medidas, verificar proposições, etc. Já existe há muito tempo uma série de ferramentas deste tipo: réguas e outros instrumentos de medida e desenho, jogos de madeira e papel, etc.. A inovação estaria em embutir tecnologia nestas ferramentas, tornando seu propósito mais abrangente e seu uso mais vantajoso.
   Apresentação: 5a feira, 16/09/2004, 08:00hs, Sala M1
   Nota final: 10,0 (detalhamento)

18. Avaliação de Etap: Uma linguagem para descrição de protocolos
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Thiago Souto Maior Cordeiro de Farias
   Área: Redes de Computadores
   Orientador: Judith Kelner
   Avaliador: Paulo Romero Martins Maciel
   Resumo:

    Neste trabalho será realizado um estudo das linguagens de descrição de protocolos existentes, destacando suas vantagens e desvantagens. Como foco principal desta pesquisa será feita uma análise comparativa da linguagem ETAP com as principais linguagens existentes e disponíveis na internet. Dentre as métricas a serem analisadas destacam-se: tamanho do código gerado, eficiência do código (tempo de resposta, número de clientes atendidos, etc.), relação entre tamanho da descrição e tamanho do código gerado, avaliação da simplicidade (legibilidade) do código da descrição.
   Apresentação: 5a feira, 16/09/2004, 08:30hs, Sala M1
   Nota final: - (detalhamento)

19. Uma proposta de dispositivo de entrada tangível para jogos infantis
   (Proposta inicial: aqui)
   Autor: Viviane Cristina Oliveira Aureliano
   Área: Mídias / Interfaces
   Orientador: Alex Sandro Gomes
   Co-Orientador: Manoel Eusébio de Lima
   Avaliador: Geber Lisboa Ramalho
   2o Avaliador: Stephania Padovani
   Resumo:

    As brincadeiras e os jogos têm um papel fundamental no processo de desenvolvimento intelectual de uma criança. Brincando, a criança começa a pensar e a enxergar o mundo a sua volta de maneira diferente. Com os jogos, por sua vez, as crianças aprendem a superar desafios e a respeitar os limites do adversário, preparando-se, desta forma, para as dificuldades que enfrentará no mundo real. No intuito de ajudar a criança na construção do seu conhecimento, este trabalho de graduação tem como objetivo definir, projetar e prototipar um dispositivo de entrada genérico para diferentes jogos infantis. O dispositivo desenvolvido deverá funcionar como um tapete, onde a criança tem a possibilidade de controlar o jogo a partir de suas pegadas, brincando e caminhando sobre ele.
   Apresentação: 5a feira, 16/09/2004, 09:00hs, Sala M1
   Nota final: 9,5 (detalhamento)

Última atualização: 6 de Outubro de 2004, 10:17:08hs