2.
Um Algoritmo Baseado em Grafo de Derivação para Realizar Fragmentação Vertical Unidimensional em DATA WAREHOUSE
3.
Um modelo para o gerenciamento de múltiplos projetos de software aderente ao CMMI
4.
Métricas de Software para Programação Funcional
(CANCELADO)
5.
Design Interativo em Processos Ágeis de Desenvolvimento de Software
6.
Uma Implementação da Técnica Photon Mapping com Propostas de Otimização
7.
Applets Matemáticos, Educação para Todos
8.
Estimulando o Reuso na Plataforma .Net: Uma Ferramenta para Busca Ativa
de Código em Repositórios de Componentes
9.
Um estudo sobre o processo de desenvolvimento de Device Drivers
10.
Proposta de um Processo de Avaliação da Qualidade de uma Arquitetura de Software
11.
Um Agente Vendedor em um Ambiente de Negociações Seqüênciais Bilaterais
12.
Anotação em Vídeo para Telediagnóstico Usando TV-Digital em Dispositivos Móveis
13.
Um processo para análise de desempenho em produtos de software
14.
Um Processo para Análise de Falhas e Recuperação em Produtos de Software
15.
Um modelo para divulgação de conteúdo visual para um ambiente de TV digital
16.
"mOGE -- O desenvolvimento de um motor gráfico 3D para a criação de jogos em dispositivos móveis
17.
Sintetizador de Imagens Metafóricas de Execução Musical
18.
Gerenciamento de Redes de Ambiente baseado em Políticas
19.
Modelagem Incremental de um Ambiente de Data Warehousing: Uma Abordagem da Arquitetura Bottom-Up
20.
Integrando Agentes Cognitivos ao DBSitter
21.
Avaliação de Qualidade de Dados em Sistemas de Integração de Dados
22.
Desenvolvimento do Programa AGOA, para Inclusão dos Efeitos do Solvente
em Procedimentos de Modelagem Molecular Através da Geração de Aglomerados
ou Clusters de Hidratação
23.
Fragmentação Vertical de DATA WAREHOUSE em Termos de Medidas
Numéricas: Um Algoritmo Básico
24.
Proposta de um Processo de Avaliação da Portabilidade de Unidades de Software
25.
Biblioteca Digital para Documentos Históricos. Estudo de
caso: Memórias do Golpe - O Brasil de 64 a 85
26.
Magic The Gathering um Caso de Estudo
27.
Interação do Espectador com a TV Digital
28.
Análise Automática de Harmonia Funcional para Seqüências de Acordes
29.
Uma abordagem para tradução inteligente entre fontes locais em
Sistemas de Integração de Dados
30.
IPstat: Uma Ferramenta para Medições Unidirecionais na Internet
31.
Definição do Meta-Processo de Software para um Ambiente de Implementação
de Processo de Software
32.
FEISE - Filter Encoding Implementation Specification Extension
(CANCELADO)
33.
Suporte ao Planejamento Didático Como Atividade Docente Num Ambiente
Virtual de Ensino
34.
Um modelo de crescimento para pequenas e médias empresas de
software considerando a implantação e melhoria de processos de
desenvolvimento: uma proposição baseada no estudo de casos reais
35.
Estudos de políticas de escalonamento para sistemas críticos sobre o Windows CE
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Artur Luís do Nascimento
Área: Banco de Dados
Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
Avaliador:
Valéria Cesário Times
Resumo:
O data warehouse representa uma única base de dados centralizada. Distribuir os
dados
armazenados nessa base de dados levando-se em consideração as características
intrínsecas
de aplicações de data warehousing apresenta várias vantagens, porém introduz
novos desafios.
O processo de proteger um bem valioso da organização contra acesso não
autorizado e fazer
o dado disponível para qualquer um dentro da empresa pode ser bastante caro.
Desta forma,
seria interessante abordar uma fragmentação vertical do data warehouse focada
em um dos
dados mais importantes das empresas: os dados financeiros. O objetivo deste
trabalho é resolver
o problema da fragmentação vertical unidimensional de um data warehouse através
da escrita de
um algoritmo baseado em grafos de derivação. Para critério de fragmentação
serão considerados
os atributos financeiros da empresa, constituindo assim uma abordagem
semântica.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 08:30hs, Sala M1
Nota final: 9,87 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Celso Cunha de Freitas
Área: Engenharia de Software
Orientador: Hermano Perrelli de Moura
Avaliador:
Jaelson Brelaz de Castro
Resumo:
O presente projeto foca na definição de um modelo que possibilite a
gerência de vários projetos de software ^Ö gerenciamento de multiprojetos,
através da definição de uma arquitetura, entidades e informações
relacionadas com as atividades necessárias para o gerenciamento de vários
projetos em execução concorrente. Mais do que isso, o que propomos aqui
não é mais um modelo para concorrer com tantos que já existem, mas uma
melhoria nos processos de uma metodologia amplamente difundida e com uma
demanda crescente, no caso o CMMI, através da aplicação de técnicas
específicas para o contexto de ambientes multiprojetos.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 09:00hs, Sala M1
Nota final: 9,5 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Costa Bourbon
Área: Engenharia de Software
Orientador: André Luís de Medeiros Santos
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
O objetivo do trabalho é elaborar e reunir um conjunto de métricas
(medidas e metodologias) que possam auxiliar analistas e engenheiros de
software a projetarem melhores soluções quando se utilizarem de
linguagens de programação baseadas no paradigma funcional (Haskell,
Miranda, ML).
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 09:30hs, Sala M1 (CANCELADO)
Nota final: -
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Cynthia Pimentel Belleza Bernardino
Área: Engenharia de Software - Interface Usuário-Máquina
Orientador:
Alex Sandro Gomes
Co-Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
Os processos e metodologias de desenvolvimento de software conhecidos
atualmente ainda não são completamente aplicados nas empresas, em
especial, na pequena e micro. Isso faz necessária a estruturação de um
processo aplicável a realidades distintas, mas com o mesmo objetivo de,
através do design interativo, encontrar seu diferencial competitivo que
seja, ao mesmo tempo, viável e integrador de soluções que agreguem valor
aos produtos resultantes dos projetos. O presente trabalho possui como
objetivo propor uma proposta viável e eficaz de processos ágeis com foco
no desenvolvimento centrado no usuário para pequenas e médias empresas de
desenvolvimento de software.
Apresentação: 6a feira, 18/03/2005, 08:00hs, Sala M1
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Daniel d'Andrada Tenório de Carvalho
Área: Computação Visual
Orientador: Sílvio de Barros Melo
Avaliador:
Anjolina Grisi de Oliveira
Resumo:
Produzir imagens realistas utilizando um computador é atualmente um lugar
comum. Embora até pouco tempo atrás fosse fácil para qualquer um
distinguir imagens geradas por computador de fotografias, hoje até
especialistas são facilmente enganados. Entretanto, criar algoritmos e
construir sistemas para produzir tais imagens é um trabalho desafiante.
Apresentação: 6a feira, 18/03/2005, 09:00hs, Sala M1
Um método sutil e eficiente para sintetização de imagens Photon Mapping
foi inventado recentemente por Henrik Wann Jensen. Com esse método toda
uma nova classe de efeitos pode ser adicionada ao repertório das imagens
geradas por computador.
Este trabalho tem com objetivo criar uma implementação do Photon Mapping
e, com o conhecimento obtido, tentar apontar novas otimizações ao
algoritmo e, se possível, também implementá-las.
Nota final: 9,25 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Daniel Mariz Marinho
Área: Matemática Computacional (Ensino: Matemática e Computação)
Orientador: Marcília Andrade Campos
Avaliador: Sílvio de Barros Melo
Resumo:
Este trabalho visa apresentar uma forma de se criar, desenvolver e
disponibilizar softwares educacionais com qualidade e baixo custo para que
possam ser disponibilizados gratuitamente para os estudantes. O foco das
ferramentas deste trabalho, apesar de o tema poder ser aplicado a outras
áreas, será a Matemática. Além da questão técnica, é necessário uma
análise da eficácia pedagógica da solução. Sendo assim, experiências
práticas com os potenciais usuários serão realizadas e os resultados
dessas auxiliarão no desenvolvimento das soluções. Conceitos estatísticos
como média, variância, entre outros, auxiliarão a análise.
Apresentação: 6a feira, 11/03/2005, 16:00hs, Sala M1
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Daniel Menezes Cardoso
Área: Engenharia de Software e Linguagens de Programação
Orientador: André Luís de Medeiros Santos
Avaliador:
Luis Carlos de Sousa Menezes
Resumo:
É visível o crescimento da demanda de mercado por softwares cada vez mais
sofisticados, ao mesmo tempo em que a indústria tem crescente dificuldade de
atender essa demanda sem comprometer fatores essenciais como tempo e custo.
O reuso de software é uma forma de aumentar a qualidade e a produtividade do
desenvolvimento. Para que ocorra reuso, no entanto, os desenvolvedores
precisam localizar, entender e integrar componentes de software a partir de
um número muito grande desses. Este trabalho visa a incentivar o reuso de
código para desenvolvedores da plataforma .net através de uma ferramenta de
busca ativa de código baseada no contexto. Esta ferramenta integrar-se-á ao
ambiente de desenvolvimento do visual studio .net, suportando a transição
direta entre a ação de reuso e a programação em si.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 11:00hs, Sala M1
Nota final: 9,3 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Daniel Novais Leite
Área: Engenharia de Computadores
Orientador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
Avaliador:
Manoel Eusébio de Lima
Resumo:
O desenvolvimento de device drivers ainda é pouco popular e muito
complexo. Feito principalmente pelas empresas fabricantes dos
dispositivos eletrônicos e focados principalmente no Sistema Operacional
Windows. O desenvolvimento de tais drivers para outros Sistemas
Operacionais é muitas vezes esquecido e fica a cargo dos próprios
usuários que utilizam técnicas de engenharia reversa e da pouca
documentação que conseguem das empresas fabricantes.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 11:30hs, Sala M1
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo aprofundado sobre
como funciona o atual sistema de desenvolvimento de device drivers, suas
principais ferramentas e metodologia empregada, procurando fazer uma
crítica ao processo atual, e provendo possíveis soluções para um sistema
com maior eficácia.
Nota final: 9,25 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Diego de Azevedo Ribeiro
Área: Engenharia de Software - Qualidade de Software
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
A arquitetura do software é um dos principais pontos que influenciam no sucesso
de um projeto de software. Um dos grandes fatores para isto é o mapeamento de
dos requisitos não-funcionais, que representam a qualidade do produto, na
arquitetura.
Apresentação: 6a feira, 18/03/2005, 08:30hs, Sala M1
A avaliação da qualidade da arquitetura, pode prever característcas finais do
produto antes do projeto está finalizado. Dessa forma, problemas podem ser
identificados em fases mais próximas do inicio do projeto. Padronizando-se um
processo para a avaliação arquitetural, o custo na produção de software seria
reduzido porém o grau de qualidade seria garantido para todos os seus produtos.
Esta é a proposta deste trabalho, baseado na norma 9126 da ISO, definir um
processo de avaliação da arquitetura de software.
Nota final: -,- (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Eduardo de Carvalho Guerra Dominoni
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
Em ambientes de comércio eletrônico seria interessante se os
compradores pudessem enviar agentes inteligentes às compras, esses agentes
deveriam negociar com vários vendedores antes de fechar um negócio que
satisfizesse as condições de ambos vendedor e comprador. Esse tipo de
negociação, que ocorre entre dois agentes de cada vez e seqüencialmente
entre os agentes chama-se negociação seqüencial bilateral (NBS). O
Objetivo desse trabalho de graduação é modelar e desenvolver um agente
vendedor para um ambiente de comércio eletrônico utilizando o modelo de
negociação NBS, bem como um protocolo de comunicação entre os agentes.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 14:00hs, Sala M1
Nota final: 9,25 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Erick Lopes da Silva
Área: Sistemas Distribuídos
Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador:
Alex Sandro Gomes
Resumo:
O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de anotação
telediagnóstico. Essa anotação consiste em um comentário ou parecer que um
médico faz sobre um vídeo ou uma imagem referente a um exame, usando
texto. Para esse trabalho, o sistema de anotação será projetado para
executar em ambiente móvel (PDA, celular, etc.), tomando um dos
dispositivos como estudo de caso. Para envio dos exames médicos, será
utilizada a infra-estrutura de TV Digital para dispositivos móveis,
enquanto que a resposta (comentário ou parecer) do médico poderá ser
enviada por meio da infra-estrutura para comunicação móvel, como SMS
(Short Message Service), por exemplo.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 08:30hs, Sala ??
Nota final: 8,8 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fabrício de Siqueira Teles
Área: Engenharia de Software
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Jaelson Brelaz de Castro
Resumo:
Este trabalho de graduação se propõe a definir um processo para análise de
desempenho de produtos de software, dentro do âmbito do LAPS (Laboratório
de Análise de Produtos de Software) - CIn-UFPE. Esta análise corresponde a
um dos módulos da análise global do produto de software a ser feita pelo
laboratório. O processo para analise de desempenho visa definir
atividades, passos e artefatos a serem produzidos para avaliação de
desempenho de produtos de software, de forma a gerar informações de tempo
e recursos consumidos, descobrir potenciais pontos de gargalo do software
e predizer o desempenho do software em um ambiente real.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 14:30hs, Sala M3
Nota final: 9,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fernando Raposo da Câmara Silva
Área: Engenharia de Software
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Jaelson Brelaz de Castro
Resumo:
Este trabalho de graduação se propõe a realizar um módulo de avaliação,
sendo este inserido no processo de avaliação de um produto de software
pelo LAPS - Laboratório de Avaliação de Produtos de Software. O módulo
proposto é o de Análise de Falhas e Recuperação.
A análise de falhas de um sistema computacional é a tarefa que visa
determinar a natureza exata e a localização de erros a fim de que se
possa:
Identificar e corrigir erros semelhantes;
Iniciar ação corretiva para prevenção de futuras ocorrências de erros
semelhantes.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 15:00hs, Sala M3
Nota final: 8,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Itapajé de Farias Seto Takeguma
Área: Sistemas Distribuídos
Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador:
Alex Sandro Gomes
Resumo:
O trabalho consiste em disponibilizar, através da Internet, um meio para
que emissoras de TV possam vender espaços em sua programação para que
empresas (ou outras organizações) interessadas em divulgar suas marcas,
por exemplo, em um ambiente de TV digital. Isto significa que o sistema
não será utilizado pelo telespectador.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 09:30hs, Sala ??
A interação será da seguinte forma: (i) o usuário acessa o sistema (se
autentica), (ii) seleciona algum horário que a emissora disponibilizou
para as divulgações, (iii) seleciona o estilo de propaganda (se vai ser um
banner que fica passando ou um círculo que fica girando, (iv) entrega um
.jpeg (ou, possivelmente um .mpeg) que fará parte da propaganda, (v)
visualiza como a propaganda vai ficar e (vi) confirma.
Nota final: 8,3 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Ives José de Albuquerque Macêdo Júnior
Área: Entretenimento Digital / Mídias (Computação Gráfica 3D) / Engenharia de Software
Orientador: Sílvio de Barros Melo
Co-Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Francisco de Assis Tenório de Carvalho
Resumo:
Desenvolver um jogo é uma tarefa árdua e não-trivial, pois sua criação
envolve um conhecimento profundo de diversas áreas da computação. As
dificuldades se acentuam ainda mais em ambientes de processamento e memória
restritos (como celulares e PDA's). Por isso, a utilização de frameworks e
padrões de projeto, encapsulando essa complexidade, mostra-se crucial para a
sobrevivência de qualquer projeto profissional.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 16:00hs, Sala M1
Esse trabalho tem por objetivo construir um protótipo de um motor
gráfico 3D voltado ao desenvolvimento de jogos em dispositivos móveis,
componente crítico de qualquer framework 3D para jogos. Iniciativa pioneira no
Centro de Informática, posto que apenas frameworks 2D foram criados. Dessa
forma, visando atuar como um ponto de partida para a criação de um framework
completo e introduzir uma cultura de jogos 3D nessa instituição.
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Jarbas Jácome de Oliveira Júnior
Área: Entretenimento Digital
Orientador:
Sílvio de Barros Melo
Co-Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
André Luís de Medeiros Santos
Avaliador:
Sílvio de Barros Melo
Resumo:
É cada vez mais comum em eventos musicais o uso de imagens produzidas
por um computador para complementar e efeito visual dos concertos. O
objetivo deste trabalho é a criação de um sistema que sintetize, em
tempo real, imagens em movimento a partir da execução de um instrumento
musical. Este software poderá ser usado por VJ's ("video-jockeys"),
sendo mais uma possibilidade de expressão no momento de um concerto.
Para isso, serão estudadas técnicas de computação gráfica bi
e tridimensional, análise musical e otimização visando o melhor
desempenho. Além disso, serão pesquisadas linguagens de relacionamento
de música e imagem, através do estudo da sinestesia.
Apresentação: 6a feira, 18/03/2005, 09:30hs, Sala M1
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Jennifer Silva do Monte Lima
Área: Redes de Computadores
Orientador: Judith Kelner
Avaliador:
Nélson Souto Rosa
Resumo:
Redes de Ambiente são baseadas em um conjunto de múltiplas redes com
diferentes tecnologias. Uma das principais características desse tipo de
rede é a capacidade de mudar dinamicamente a sua topologia de maneira a
suportar diferentes tipos de usuários, incluindo os das redes móveis. Para
tanto, a tradicional forma de gerenciamento baseado em políticas não se
aplica a este cenário, pois esta é baseada no modelo cliente/servidor.
Assim, uma abordagem diferente de gerenciamento será adotada baseada no
modelo P2P. Neste trabalho será realizado um estudo dos principais
aspectos de Redes de Ambiente, destacando suas principais características
e requisitos. Será proposto um modelo de gerenciamento baseado em
políticas que utiliza a tecnologia P2P, juntamente com um estudo sobre a
viabilidade do mesmo.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 16:30hs, Sala M1
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: José de Anchieta Couto Caraciolo Netto
Área: Banco de Dados
Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
Avaliador:
Ana Carolina Salgado
Resumo:
A crescente absorção da tecnologia causou um grande aumento no volume e na
distribuição das informações processadas pelas corporações. A complexidade do
gerenciamento destas informações e a importância dos sistemas de apoio à
decisão para as análises estratégicas resultaram em uma necessidade de
mudanças, atendidas com a tecnologia de Data Warehousing. O objetivo deste
trabalho é estabelecer um conjunto de regras que permita realizar a modelagem
de dados de um ambiente de Data Warehousing de forma incremental. Esta
modelagem será realizada a partir da criação de Data Marts, por um processo de
derivação dos modelos de dados do ambiente operativo, e sua posterior
integração ao Data Warehouse, caracterizando assim uma arquitetura Bottom-up.
Apresentação: 2a feira, 21/03/2005, 09:00hs, Sala M1
Nota final: 9,875 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Josemando Miguel T. de Brito Sobral
Área: Inteligência Artificial / Bancos de Dados
Orientador: Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Co-Orientador: Ana Carolina Salgado
Avaliador:
Fernando da Fonseca de Souza
Resumo:
Em sua rotina diária, os administradores de bancos de dados (DBA) gastam
uma quantidade significativa de tempo executando tarefas repetitivas e
tediosas (relacionadas ao monitoramente e ao controle, necessárias para
manter as aplicações de banco de dados funcionando perfeitamente). O
DBSitter é uma nova alternativa que ajuda o DBA no seu trabalho. O
DBSitter é um sistema de monitoramento de Sistemas de Gerenciamento de
Banco de Dados (SGBD) que foi implementado usando duas técnicas de
Inteligência Artificial: Raciocínio Baseado em Casos e Agentes
Inteligentes. Esse projeto propõe a alteração da arquitetura atual do
DBSitter, descentralizando-a e assim, aumentar o desempenho do sistema
através da utilização de recursos de computação distribuída.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 17:30hs, Sala M1
Nota final: 9,87 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Juliano de Souza Freitas
Área: Bancos de Dados
Orientador: Ana Carolina Salgado
Avaliador:
Fernando da Fonseca de Souza
Resumo:
Quão boa é a qualidade dos dados de uma empresa? Atualmente, a maioria das
soluções de qualidade de dados é desenvolvida de maneira ad-hoc, para
resolver problemas específicos. A problema se torna ainda mais relevante
quando se trata de avaliar a qualidade dos dados em um Sistema de
Integração de Dados, que geralmente trabalha com fontes de dados
independentes e heterogêneas. A proposta deste trabalho consiste na
definição de um processo para avaliação automatizada de qualidade de dados
em fontes de dados heterogêneas. Para validação do processo, será
implementado um software que seja capaz de avaliar a qualidade de uma
fonte de dados, de forma a exigir o mínimo esforço do usuário.
Apresentação: 2a feira, 21/03/2005, 09:30hs, Sala M1
Nota final: 9,75 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Klaus Ribeiro Cavalcante
Área: Biologia Computacional
Orientador: Kátia Silva Guimarães
Co-Orientador:
Marcelo Zaldini Hernandes (Depto. de Ciências Farmacêuticas, UFPE)
Avaliador:
Francisco de Assis Tenório de Carvalho
Resumo:
No campo das previsões teóricas e da modelagem molecular, os efeitos
provocados pela presença do solvente na descrição dos modelos vêm sendo
estudados em diversas áreas, desde a termodinâmica e a cinética de
processos e reações químicas, até em espectroscopia de absorção e emissão,
na ciência dos materiais, em estudos de relação quantitativa entre
estrutura e atividade (QSAR) e na compreensão das mudanças estruturais
causadas pelo meio condensado.
O principal foco deste projeto diz respeito a implementação de um programa
para a automação da metodologia AGOA, que representaria uma ferramenta
computacional de grande utilidade na abordagem metodológica que permite a
investigação dos efeitos do solvente (água) nos sistemas moleculares que
apresentam potencial biológico ou farmacológico, por exemplo.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 14:30hs, Sala ??
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcelo Victor Calado de Sousa Costa
Área: Banco de Dados
Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
Avaliador:
Judith Kelner
Resumo:
Data warehouse consiste de uma coleção de dados orientada por assuntos,
integrada, variante no tempo, e não volátil, dando suporte à tomada de
decisão. Dados centralizados demais podem resultar em perda de
disponibilidade e queda de desempenho das consultas, daí surge a
necessidade de fragmentação e conseqüentemente de elaboração de
algoritmos, minimizando o tempo de processamento dos aplicativos que atuam
sobre esses fragmentos. Grandes organizações necessitam trabalhar com
medidas numéricas de forma veloz para que possam estar sempre à frente de
seus concorrentes. Assim, este trabalho de graduação propõe a elaboração
de um algoritmo em pseudocódigo, baseado nos conceitos de grafos de
derivação, para fragmentação vertical de um data warehouse em termos de
medidas numéricas.
Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 08:30hs, Sala M1
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcílio José Albuquerque Gomes Filho
Área: Engenharia de Software - Qualidade de Software
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
Portabilidade, no âmbito da computação, é uma característica qualitativa
apresentada em maior ou menor grau por uma unidade de software, e pode ser
definida como a facilidade de executar esta unidade em ambientes computacionais
distintos.
O termo ambiente pode ser entendido como todo o conjunto de hardware, software
e
cultura local com os quais um software interage. Já o termo unidade de software
é empregado de forma ampla, representando diversas entidades de um sistema
computacional, como por exemplo: componentes, bibliotecas ou API's.
Este trabalho de graduação tem por objetivo definir um processo de avaliação da
portabilidade de unidades de software baseado na norma 9126 da ISO.
Apresentação: 6a feira, 18/03/2005, 09:00hs, Sala M1
Nota final: -,- (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcos José de M. Cardoso Júnior
Área: Recuperação de Informação
Orientador: Flávia de Almeida Barros
Co-Orientador:
Marcos Galindo Lima (galindo@ufpe.br)
Avaliador:
Fernando da Fonseca de Souza
Resumo:
O fosso que separa as fontes históricas e os pesquisadores é enorme. Nos
dias de hoje, muitas vezes para um historiador ter acesso a um arquivo
histórico, ele precisa deslocar-se até a instituição detentora de acervos,
ultrapassando, inclusive, barreiras continentais. Desta forma, é de imensa
necessidade a criação de uma nova ponte entre o universo tecnológico e o
universo documental. O presente projeto tem por objetivo principal criar
um sistema de recuperação de informação multimídia (texto, imagem, áudio e
vídeo) para qualquer escopo de documentação histórica. Nosso estudo de
caso abordará o período do regime militar com documentos bastante
interessantes dessa época.
Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 15:00hs, Sala M2
Nota final: 9,9 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Pedro Machado Manhães de Castro
Área: Inteligência Artificial
Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Flávia de Almeida Barros
Avaliador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Resumo:
A informática, em pouco tempo, vem mudando vários elementos da vida
humana. Dentre esses elementos, o próprio entretenimento é representante.
A Inteligência Artificial tem um papel fundamental no entretenimento
moderno como jogos. Uma característica dos jogos atuais é a fidelidade
com certas características humanas, como criatividade e intuição.
Um dos jogos, que necessita essa fidelidade para ser aceito entre os
jogadores humanos, é o Magic The Gathering que possui regras dinâmicas e
informações imperfeitas. Uma larga escala de público desse jogo está
interessada por jogadores sintéticos inteligentes para poupar testes
árduos antes dos campeonatos.
Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 14:00hs, Sala M2
Nota final: 9,8 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rangner Ferraz Guimarães
Área: Sistemas Distribuídos
Orientador: Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador:
Alex Sandro Gomes
Resumo:
Porque a TV Digital usa a informática, em um futuro não muito distante
haverá similaridades entre como você interage com sua TV e como você
interage com seu computador. A interação do espectador com a TV Digital se
dará através de diversos meios como TV Digital, TV analógica com set-top
box, computador, celular, palm ou até mesmo a geladeira de sua casa. Em
virtude de restrições como bateria, tamanho da tela, quantidade cores e
memória, etc, esses dispositivos precisam passar por um estudo de caso
para a devida limitação para a presença e disponibilidade de recursos como
video on demand, aplicações multimídia, e-mail, chat, entre alguns outros
serviços de Internet e da própria transmissão de áudio, vídeo e software
necessário para a interatividade com o espectador.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 10:00hs, Sala ??
Nota final: 9,4 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Ricardo Enrique Pereira Scholz
Área: Computação Musical / Inteligência Artificial
Orientador: Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Flávia de Almeida Barros
Avaliador:
Marcília Andrade Campos
Resumo:
No decorrer do século XX, a estrutura harmônica da música popular
passou por significantes mudanças, tendo seus limites ampliados enormemente. A
análise harmônica funcional consiste em descobrir qual a função, ou papel, de
cada acorde numa música, levando em consideração o contexto no qual este está
inserido. Isto, além de proporcionar a abstração do tom em que determinado
trecho está escrito, provê informações adicionais sobre a estrutura harmônica
da música, que antes não estavam explícitas. Estas informações fazem da análise
harmônica funcional um passo intermediário essencial para a realização de
outras tarefas, como re-harmonização, improvisação, arranjo e transposição.
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise comparativa de algumas
das alternativas propostas até agora para automação da análise harmônica
funcional, além de propor um modelo capaz de analisar uma seqüência de acordes
de maneira satisfatória, baseado na abordagem sugerida por François Pachet,
porém com algumas modificações.
Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 10:30hs, Sala M1
Nota final: 10,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rodrigo Alves Costa
Área: Bancos de Dados
Orientador: Fernando da Fonseca de Souza
Avaliador:
Valéria Cesário Times
Resumo:
A importância da criação de sistemas de integração de dados está
relacionada com o desenvolvimento de sistemas capazes de sobrepor
heterogeneidades semânticas entre diferentes fontes de dados, de modo que
as necessidades das organizações interessadas no nível de acesso a dados
integrados sejam atendidas. Diversas metodologias para sistemas de
integração já foram propostas e, em todas estas metodologias, observa-se a
necessidade de tradução de fontes locais, heterogêneas, para um formato
comum, que será integrado. Este trabalho de graduação vem propor o
desenvolvimento de um módulo capaz de realizar traduções entre diversas
fontes, garantindo que a camada de software responsável pela tradução em
um sistema de integração de dados tenha uma autonomia maior (através de um
mecanismo de inteligência intrínseco) em relação ao resto do sistema, uma
vez que realiza traduções a partir de uma base de conhecimento e decida
relacionamentos entre as fontes de dados, metadados e esquemas de
implementação.
Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 11:00hs, Sala M1
Nota final: 9,68 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rodrigo dos Santos Bacelar G. Barbosa
Área: Redes de Computadores
Orientador: Djamel Fawzi Hadj Sadok
Avaliador:
Nélson Souto Rosa
Resumo:
O tráfego gerado por aplicações multimídia de tempo real é cada vez mais
freqüente na Internet. Muitas dessas aplicações são sensíveis aos
parâmetros unidirecionais de QoS, que são o atraso, a variação do atraso
(jitter) e a taxa de perda de pacotes, todos em um sentido. As técnicas e
ferramentas existentes para extração dessas métricas possuem abordagens
ativas e geram resultados em função de seu próprio tráfego, não sendo
capazes de avaliar o desempenho do serviço oferecido aos pacotes de uma
aplicação alvo. Este trabalho tem como finalidade a apresentação e o
desenvolvimento do IPstat, uma ferramenta e uma metodologia para medições
unidirecionais na Internet.
Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 11:30hs, Sala M1
Nota final: 9,75 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rodrigo Cavalcante Mendes
Área: Engenharia de Software
Orientador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Jaelson Brelaz de Castro
Resumo:
O meta-modelo (framework) de processo é um componente contém a estrutura
que indica as características de um processo de software (modelos de ciclo
de vida, procedimentos, atividades, ferramentas, modelos de documentos e
políticas) e seus relacionamentos baseada em definições de modelos e
normas de qualidade para processo de software (CMMI, SPICE ^Ö ISO 15504,
ISO 9000-3) e na estrutura definida pelo padrão SPEM para representar
processos de software. Serve na verdade como um grande repositório
indicando uma terminologia comum para a definição de processos de software
de acordo com características dos projetos de software e da organização.
O objetivo deste projeto é compor este framework que dê suporte para a
definição de processos de software em um ambiente de implementação de
processos de software.
Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 14:00hs, Sala M1
Nota final: -,- (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rodrigo de Souza Simões
Área: Banco de Dados
Orientador: Valéria Cesário Times
Avaliador:
Ana Carolina Salgado
Resumo:
Ultimamente, de forma a garantir uma maior abrangência e acurácia aos
processos que envolvem tomadas de decisão, têm-se dado especial atenção ao
problema de integração de dados. O GOLAPA (Geographical On-Line Analytical
Processing Architecture) consiste no desenvolvimento de uma arquitetura
para integração de dados espaciais utilizando Data Warehouse e OLAP.
Proposta pelo OGC (Open Geospatial Consortium, Inc.) e utilizada no
serviço de processamento geográfico do GOLAPA, a Filter Encoding
Implementation Specification, enumera um repertório de operadores que
definem relacionamentos espaciais entre feições geográficas. O presente
trabalho propõe a extensão desta especificação com o intuito de oferecer
suporte a operadores posicionais cardinais, permitindo assim uma maior
flexibilidade na linguagem de consulta geográfica multidimensional do
GOLAPA.
Apresentação: 5a feira, 17/03/2005, 14:30hs, Sala M1 (CANCELADO)
Nota final: -,- (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Sávio Denilson Alves de Lima
Área: Mídias e Interfaces
Orientador: Alex Sandro Gomes
Avaliador:
Carlos André Guimarães Ferraz
Resumo:
A grande disseminação do conhecimento, aliada à constante busca por formas
práticas e eficientes de promover a aprendizagem, tem colocado a Educação
a Distância (EaD) em grande evidência nos dias atuais. Entretanto, uma
breve análise de alguns ambientes de EaD existentes, revela que,
normalmente, na execução de cursos à distância, os professores precisam
moldar suas atividades às ferramentas existentes no ambiente, restringindo
a variedade de tarefas que poderiam ser realizadas e limitando a
criatividade e as chances de sucesso dos professores no desenvolvimento
destes cursos. Em especial, os serviços que dão suporte à atividade de
planejamento têm sido
minimizados e subestimada tanto pelos professores quanto pelos
desenvolvedores dos ambientes virtuais. No contexto de implementação do
ambiente virtual AMADeUs, este trabalho tem por objetivo propor e
desenvolver ferramentas baseadas nas necessidades dos usuários (docentes)
que forneçam apoio ao planejamento de um curso à distância. Apoio este,
que permita ao professor ater-se às possibilidades intrínsecas à sua
didática, visualizando uma maneira de atingir objetivos mais amplos
através do ambiente virtual de aprendizagem.
Apresentação: 4a feira, 16/03/2005, 09:00hs, Sala ??
Nota final: 9,6 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Tiago Sampaio Lins
Área: Empreendedorismo
Orientador: Fábio Queda Buena da Silva
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
Negócios desenvolvem-se segundo estágios de crescimento. Ao longo de sua
existência, um empreendimento passa por vários problemas a superação
destes permite a mudança para um estágio de maior maturidade.No caso de
pequenas e médias empresas de software, uma grande problemática é aliar o
crescimento à implantação e melhorias de processos de desenvolvimento de
software. A melhoria dos processos resulta no aumento de produtividade,
melhor qualidade e maior gerenciamento do tempo. O trabalho em questão
propõe identificar as características presentes nessas empresas em
diferentes estágios de crescimento, fazendo uma análise das práticas de
implantação e melhoria de processos de software objetivando permitir o
crescimento sem comprometer a qualidade.
Apresentação: 3a feira, 22/03/2005, 14:00hs, Sala M1
Nota final: 9,0 (detalhamento)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Victor Wanderley Costa de Medeiros
Área: Sistemas Embarcados
Orientador: Sérgio Vanderlei Cavalcante
Avaliador: