2.
Análise da Qualidade da Água Utilizando Redes Neurais
3.
Monitoração de Qualidade de Água com o Uso de Dados Simbólicos
4.
Estudo de Técnicas de Engenharia de Software para a
Integração e Padronização de Projetos de Software
5.
Um estudo da adequação de perfis profissionais e aptidões individuais em Fábricas de Software
6.
Extração de Conhecimento Musical a Partir de Execução Violonística
7.
Um Método Sistemático para Adaptação do Processo de Análise de Domínio ao Fluxo de Análise do RUP
8.
Repositório de Design Patterns para Desenvolvedores
9.
Influências dos perfis gerenciais nos diferentes tipos de
projetos de tecnologia
10.
Um Dispositivo Háptico de Auxílio à Navegação para Deficientes Visuais
11.
Mapeamento do modelo de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS-Br) para empresas que utilizam metodologia Extreme Programming (XP) como metodologia de desenvolvimento
12.
Desenvolvendo jogos multiusuário com Bluetooth
13.
Guia Pratico Para Implantação do Gerenciamento de Projetos de Software em Empresas de Diferentes Níveis de Maturidade
14.
Aplicação de contexto ao CoWS uma ferramenta de escrita colaborativa
15.
Estudo comparativo do gerenciamento de projetos em metodologias ágeis em relação ao PMBOK
16.
Um estudo sobre reputação em Negociações Sequenciais Bilaterais
17.
P.E. JAVA: Metodologia para Desenvolvimento com Performance
18.
Algoritmo de Comparação de Strings para Integração de Esquemas de Dados
19.
Uma Avaliação Crítica sobre os Ataques as funções MD5 e SHA1
20.
Arquitetura do Sistema de Agentes Micromundo e Análise
do Desenvolvimento no Uso de Instrumentos[AMADeUs]
21.
Gerenciamento da equipe de desenvolvimento mapeando
o PMBOK(r) em metodologias ágeis de desenvolvimento de software
22.
Um estudo comparativo entre o Microsoft Solutions Framework For Agile Development e eXtreme Programming
23.
Uma Metodologia para Desenvolvimento de Multiprocessor System-on-Chip (MPSoCs)
24.
Usando OLAP para Análise de Interações em Ambientes de Aprendizagem Colaborativo
25.
Estudo e implantação de um protótipo de ambiente controlado por
dispositivo móvel e reconhecimento de voz
26.
Estimativas Ágeis de Software com eXtreme Programming
27.
Desenvolvimento de Domain-Specific Languages utilizando a plataforma .NET
28.
CHORD - Constraint Handling Object-oriented Rules with Disjunctions
29.
XIX - Ferramenta de Geração de Interface Gráfica XAML para Windows Presentation Foundation
30.
Definindo Processos de Testes que Atendem ao TMM ^Ö Testing Maturity Model
31.
Extraindo informações de referências bibliográficas automaticamente
32.
Arquitetura para Dispositivos Avançados de Interação Utilizando Realidade
Aumentada: Um Estudo de Caso
33.
Armazenamento de Mídias Utilizando o Suporte Nativo a XML do SGBD Oracle 10g
34.
Um modelo para caracterização de Projetos de Software
35.
Utilização de Métricas em uma Ferramenta de Apoio àMelhoria Contínua de Processos de Software
36.
Potencial e Modelos de Negócio para novos empreendimentos em Software Livre
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Aércio Cavalcanti de Melo Filho
Área: Inteligência Artificial
Orientador:
Teresa Bernarda Ludermir
Co-Orientador:
Francisco de Assis Tenório de Carvalho
Avaliador:
Aluizio Fausto Ribeiro Araújo (A CONFIRMAR)
Resumo:
O uso de métodos computacionais,tais como redes neurais
(RN), para reconhecimento de
padrões da qualidade da água em ecossistemas de forma automática,
utilizando indicadores
físicos, químicos e biológicos, é de fundamental importância para o
monitoramento da qualidade
da água, pois classificam de forma rápida e eficiente as amostras de
água coletadas e analisadas.
Esta automação é de fundamental importância, pois além de facilitar
todo o trabalho de análise
permitirá que esta classificação seja feita pelo próprio pessoal
envolvido no acompanhamento
desta tarefa sem a necessidade constante de um especialista na área,
acarretando uma
diminuição dos custos associados a essa tarefa. Este tem por
objetivo a implementação de um
sistema de monitoração automática da qualidade da água de
reservatórios utilizando técnicas de
inteligência computacional.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 08:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Afonso Gustavo Ataide Ferreira
Área: Inteligência Computacional
Orientador:
Francisco de Assis Tenório de Carvalho
Avaliador:
Teresa Bernarda Ludermir
Resumo:
Companhias de energia elétrica têm como condicionantes da Licença de
Operação o acompanhamento Limnológico dos seus reservatórios.
Características físicas, químicas e biológicas são monitoradas e a
avaliação da qualidade da água tem sido feito de forma manual. O uso de
métodos computacionais para o reconhecimento da qualidade de água de forma
automática reduz a necessidade de uso de especialistas, diminuindo os
custos e tornando a análise mais rápida.
Este trabalho tem como objetivo utilizar Análise de Dados Simbólicos para
desenvolver um sistema que automatize a tarefa de classificação de
amostras de água.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 09:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Albérico de Lima Pena Júnior
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Roberto Souto Maior Barros
Resumo:
A pesquisa envolvida neste trabalho pretende mapear e analisar técnicas de
engenharia de software que garantam a padronização e integração dos
módulos.
As técnicas serão aplicadas no projeto ImPProS. Onde será feita toda a
padronização de código fonte, interface de alguns módulos, entre outros.
Com base em técnicas de arquitetura, modelo de dados, interface gráfica,
modelo de implementação, padrões de projetos, entre outros, o trabalho
tenderá a proposição de um modelo que possibilite a integração e
padronização de módulos funcionais de projetos de software. Vale ressaltar
que esta é apenas um proposta e não um modelo padrão.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 08:30hs, Sala M2
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Alberto César Cavalcanti França
Área: Gestão
Orientador:
Fábio Queda Bueno da Silva
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura (A CONFIRMAR)
Resumo:
Fábricas de software são definidas como organizações que provêm
serviços de desenvolvimento de sistemas com qualidade, a baixo custo e
de forma rápida, utilizando um processo de desenvolvimento de software
bem definido. Porém, no processo de desenvolvimento é comum a não
preocupação com o impacto de variáveis mais difíceis de se controlar
como, por exemplo, o comportamento das pessoas. O estudo desta
adequação de perfis individuais dentro de equipes ajuda a aumentar a
performance dos membros envolvidos e, consequentemente, a
produtividade do time como um todo. Na indústria de software, melhorar
a produtividade e a qualidade de software pode ser um fator critico e
determinante para o sucesso de uma companhia. O objetivo final deste
trabalho é a produção de um mapeamento de perfis de comportamento
pessoal nas diversas funções existentes nos processos de funcionamento
de Fábricas de Software.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 10:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Alexandre Sarmento Alves de Sá
Área: Computação Musical
Orientador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Avaliador:
Flávia de Almeida Barros
Resumo:
Sistemas de Simulação Instrumental (Instrumental Performance System . IPS)
são sistemas que têm como propósito ensinar a tocar instrumentos musicais.
O D.Accord Violão, sistema desenvolvido no CIn/UFPE, é um IPS específico
para violão e guitarra. Sua metodologia de ensino consiste em exibir
músicas em um braço virtual de violão, enquanto o aluno observa e repete
em seu violão real, aprendendo por imitação. Um fator até então crítico
para tornar essa solução aplicável em larga escala é o processo de criação
das músicas, que hoje necessita da entrada manual e detalhada de todas as
informações contidas na música, tornando o trabalho falho e improdutivo.
Este projeto apresenta uma abordagem inovadora e semi-automática para o
processo de criação dessas músicas, pois substitui as inúmeras telas e
componentes do sistema de edição antigo por um novo sistema capaz de
extrair de um violão com a tecnologia MIDI (Musical Instrument Digital
Interface) todo o conhecimento musical necessário para a criação de uma
música, dando mais liberdade ao músico e reduzindo significativamente o
tempo de edição.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 10:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Aline Lopes Timóteo
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Sílvio Romero de Lemos Meira
Resumo:
Um processo é um conjunto de características e informações necessárias
para desenvolver um sistema de software. Cada organização tem um processo
individual definido de acordo com suas necessidades. Empresas tomam como base
para o desenvolvimento de seus processos modelos de processos genéricos. Porém,
esses modelos não são direcionados ao reuso. Este trabalho tem como proposta
fazer a integração de um processo de análise de domínio (orientado a reuso) com
o fluxo de análise do RUP.
Apresentação: 4a feira, 15/02/2006, 09:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Andrey Pires Batista
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Cabral Mota
Avaliador:
Augusto César Alves Sampaio (A CONFIRMAR)
Resumo:
A grande quantidade de padrões de projeto documentados e disponíveis.
Geraram a necessidade de catalogação dos mesmos através de categorias que
agrupassem padrões com propósitos e características similares. Mas apenas
a catalogação dos padrões de projeto não se mostrou suficiente para
solucionar o problema de acesso eficiente aos padrões de projeto. O acesso
eficiente aos padrões de projeto que resolvessem determinado problema não
foi solucionado já que o usuário precisa percorrer todo o catálogo a fim
de achar a melhor solução para seu problema. Este trabalho tem como
objetivo gerar um repositório de padrões que além de catalogá-los forneça
mecanismos que aperfeiçoem a utilização do mesmo, como o acesso direto a
padrões que tenham soluções relacionadas a um determinado problema.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 11:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Sérgio Leão Barros
Área: Empreendedorismo
Orientador:
Fábio Queda Bueno da Silva
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura (A CONFIRMAR)
Resumo:
Uma das grandes preocupações das empresas orientadas a projetos é
a grande incidência de projetos mal-sucedidos. Apesar dos índices sempre
terem sido alarmantes, as empresas continuam a contratar equipes de
projeto como sempre o fizeram: baseadas em indicações de outras pessoas,
formação acadêmica do indivíduo, experiência anterior, entre outros
atributos. Pouca ou nenhuma atenção é dada ao perfil das pessoas, e como
estes se relacionam ao objetivo maior do projeto: o produto/serviço que
está sendo construído/oferecido. Este trabalho irá propor um modelo que
relacione os perfis de personalidade dos gerentes aos projetos mais
adequados para eles liderarem.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 14:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Carlos Eduardo M. Rodrigues
Área: Tecnologias assistivas
Orientador:
Judith Kelner
Co-Orientador:
Veronica Teichrieb (UPE)
Avaliador:
Alex Sandro Gomes
Resumo:
Estima-se que existam cerca de 45 milhões de pessoas cegas no mundo.
Para muitas delas, o uso de bengalas ou de cães-guia pode ser
suficiente para atingir destinos conhecidos. Entretanto, no caso de
destinos novos, através de caminhos desconhecidos (e que podem mudar
dinamicamente), a limitação desses instrumentos de auxílio torna-se
evidente. Com a proliferação de pesquisas em tecnologias sensíveis ao
contexto, foram desenvolvidos diversos sistemas de auxílio à
navegação. A maior parte desses sistemas, entretanto, dão feedback
sonoro aos usuários, não podendo ser usados em ambientes com barulho
intenso ou em situações em que ele precisa concentrar sua atenção em
algum evento que use a audição. Nesse contexto, os dispositivos
hápticos surgem como uma alternativa ao uso do som, uma vez que
interagem com o usuário através do tato. O objetivo deste trabalho é
estudar a utilização de tecnologias hápticas na criação de sistemas de
auxílio à navegação, com foco no usuário com deficiência visual. Ao
final, um protótipo de um dispositivo háptico será desenvolvido, em
conjunto com um sistema básico de localização, baseado em marcadores.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 14:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Célio Andrade de Santana Júnior
Área: Engenharia de Software - Qualidade de software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Alexandre Cabral Mota
Resumo:
As metodologias ágeis são realidade hoje em várias empresas de
desenvolvimento de software, muitas destas empresas tem como bandeira o
uso da metodologia Extreme programming que tem como caracteríticas uma
processo de desenvolvimento ágil e sem muitas das formalidades praticadas
pelo RUP. Por outro lado estas empresas tem uma certa dificuldade de se
adequar em modelos de qualidade de processos pela sua falta de
documentação ou disciplina de auto-avaliação. A idéia é conceber um guia
que mapeie as práticas de XP dentro do contexto do MPS-Br e dar a estas
empresas uma possibilidade de qualificação sem grande esforço.
Apresentação: 6a feira, 24/02/2006, 08:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Daniel Arraes Pereira
Área: Sistemas Distribuídos
Orientador:
Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador:
Paulo André da Silva Gonçalves
Resumo:
Jogos Massivamente Multiusuário são aplicações cada vez populares
no mundo do entretenimento digital. Uma característica importante destas
aplicações é seu regime de funcionamento contínuo (24x7), fazendo com que
importantes eventos a um usuário ocorram sem que o mesmo esteja
conectado. Dispositivos móveis, especialmente telefones celulares, aparecem
como uma interessante solução para permitir acesso pervasivo de um jogador
a um jogo massivo. Neste sentido, este trabalho propõe uma plataforma
para desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis com Bluetooth
especificando a sincronização e troca de mensagens entre esses
dispositivos e a camada de integração dos resultados das partidas
locais com o mundo persistente do jogo massivo.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 15:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Denise Amelia Mateus Narciso
Área: Gerência de Projetos
Orientador:
Fábio Queda Bueno da Silva
Avaliador:
André Luís de Medeiros Santos
Resumo:
Existem modelos que auxiliam na adoção de Processos e ferramentas
de gerenciamento de projetos, como PMBOK, que é um modelo aplicável a
projetos de natureza diferentes inclusive, projetos de software. Portanto
o modelo proposta seria a construção de um guia pratico de implantação de
gerencia de projetos, levando em consideração o estagio de maturidade da
empresa. O trabalho propõe criar um guia pratico e aplicável a empresas de
software de todos os portes e estruturas que otimize e organize o processo
de gerenciamento e que auxilie essas empresas a identificarem a melhor forma de gerenciar seus projetos.
Apresentação: 5a feira, 09/02/2006, 14:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Diego Reynaldo Lira Llamoca Zárate
Área: Banco de Dados
Orientador:
Ana Carolina Salgado
Avaliador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
(A CONFIRMAR)
Resumo:
Recentemente vem sendo feitos estudos sobre como fazer aplicações
que possam detectar, visualizar e analisar informações baseadas em
contexto, aplicações que possuem essas características são chamadas
context-aware, esse tipo de funcionalidade vem se mostrando especialmente
promissor em sistemas de computação móveis e ubíquas, este trabalho
consiste de estender uma ferramenta de apóio a criação de textos
colaborativos chamada CoWS ( Collaborative Writing through Shared Spaces)
para torná-la context-aware.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 16:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Eudes Raphael de Sá Santana
Área: Gerenciamento de Projetos
Orientador:
Hermano Perrelli de Moura
Avaliador:
Fábio Queda Bueno da Silva (A CONFIRMAR)
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre o
modelo de gerencia de projetos PMBOK e a disciplina de gerenciamento de
projetos em metodologias de ágeis de desenvolvimento de software, através
do modelo XP.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 17:00hs, Auditorio CESAR
O Estudo consiste em utilizar uma metodologia de comparação para apontar
a correspondência entre os processos, ferramentas e artefatos envolvidos
pelos dois modelos, adotando-se o PMBOK como referência.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fausto José Feitosa Barbosa Gominho
Área: Inteligência Artificial
Orientador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Avaliador:
Flávia de Almeida Barros
Resumo:
Em ambientes de comércio eletrônico seria interessante se os compradores
pudessem enviar agentes inteligentes às compras e estes pudessem não só
negociar com vários vendedores antes de fechar um negócio, mas também
decidir quais vendedores trarão confiança na realização do negócio
fechado. Esse tipo de negociação, que ocorre entre dois agentes de cada
vez e seqüencialmente entre os agentes chama-se negociação seqüencial
bilateral (NBS), usando-se um sistema de reputação. O Objetivo desse
trabalho de graduação é modelar e desenvolver um agente vendedor para um
ambiente de comércio eletrônico utilizando o modelo de negociação NBS com
uso de reputação, bem como um protocolo de comunicação entre os agentes.
Apresentação: 2a feira, 20/02/2006, 17:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Flávia Merylyn Carneiro Falcão
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Sílvio Romero de Lemos Meira
Avaliador:
Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)
Resumo:
A analise da performance de software permite prever problemas,
otimizar os serviços oferecidos ao cliente e a utilização dos
recursos utilizados durante o projeto. Muitas organizações almejam
obter melhor desempenho em suas aplicações, mas não possuem
métodos incorporados às fases de construção do software que
auxiliem a atingir este objetivo. Dessa forma no ambiente de
processo de software há a necessidade de modelar e evoluir as
técnicas e ferramentas para a construção de projetos de software
rápidos, performáticos e confiáveis. O objetivo deste trabalho é
definir um modelo de processo de software que priorize
os requisitos de desempenho para aplicações
desenvolvidas em java, baseado na metodologia SPE (Software
Performance Enginnering). Apresentar então os principais fontes
de problemas de performance nessas aplicações e sugerir atividades e
responsabilidades a serem executadas durante a produção do produto de
software para que sejam alcançadas os requisitos de performance
atribuídos ao software.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 08:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Flávio Melo Gondim
Área: Bancos de Dados
Orientador:
Ana Carolina Salgado
Avaliador:
Fernando da Fonsêca de Souza (A CONFIRMAR)
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo avaliar diferentes métodos de comparação
de string determinando qual algoritmo é mais adequado para comparar
descritores de elementos de bancos de dados (entidades, atributos,
relacionamentos) escritos em português. O foco desta comparação é a
qualidade dos scores produzidos. Este trabalho de graduação também se
propõe a propor alterações nos algoritmos existentes para melhorar a
qualidade dos scores produzidos. Depois de criado, este novo algoritmo
será integrado ao ^ÓSistema de Enriquecimento Léxico de Esquemas para um
Sistema de Integração de Dados^Ô, que é um subsistema responsável pela
Associação Lingüística de Esquemas no Integra.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 08:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Francisco de Assis Mesquita Valadares
Área: Segurança de Dados/Criptografia
Orientador:
Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
Avaliador:
José Dias da Silva
Avaliador:
Sílvio de Barros Melo (A CONFIRMAR)
Resumo:
Funções hash são funções criptográficas usadas extensamente no contexto das
aplicações computacionais
que trabalham com segurança da informação. Essas funções são de extrema
importancia, porque seriam
capazes tanto de prover requisitos como em ajudar a implementa-los, requisitos
tais como integridade e autenticação, indispensáveis a essas aplicações. As
funções mais usadas atualmente pelas aplicações são a Message Digest-5 ou MD5
e a Standart Hash Algorithm ou SHA-1.
Atualmente, ataques ao MD5 e ao SHA1 vem sendo desenvolvidos pelos
pesquisadores da área de criptologia assim como propostas de
substituição/modificação.
O objetivo desse trabalho é a analise critica desses ataques e tambem das
propostas que vêm surgindo, visando entender até que ponto esses ataques
comprometem as aplicações e
avaliando no contexto prático, qual a proposta mais interessante.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 09:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alex Sandro Gomes
Avaliador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
(A CONFIRMAR)
Resumo:
O projeto AMADeUs [Amadeus. 2002], sigla para Agentes Micromundo e
Análise do Desenvolvimento no Uso de instrumentos, visa o desenvolvimento
de um ambiente virtual de aprendizagem baseado no conceito de micromundo
assim como de conceitos, metodologias e ferramentas que permitam um avanço
significativo das reflexões sobre as tecnologias de ensino e uma melhoria
no uso dessas tecnologias no ensino. Depois de uma revisão crítica das
tecnologias de ensino existentes destacamos suas limitações, propõe-se o
desenvolvimento de uma arquitetura multi-agentes, integrando dois
paradigmas originais: agentes micromundos e agente A.De.C.U.I.
[A.De.C.U.I.. 2002], que é um software de apóio a análise de dados
qualitativos da aprendizagem mediada pelo uso de instrumento.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 09:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Ivanildo de Andrade Guerra Filho
Área: Empreendimentos em Informática
Orientador:
Fábio Queda Bueno da Silva
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura (A CONFIRMAR)
Resumo:
Este trabalho de graduação propõe reunir conhecimentos gerenciais
em recursos humanos de forma a direcionar a força dos interesses
e aptidões individuais em prol da organização com o objetivo de se obter
sucesso nos projetos de desenvolvimento de software.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 10:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Ivan Cordeiro Cardim
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
André Luís de Medeiros Santos
Resumo:
Este trabalho se propõe a estabelecer uma análise comparativa entre o
eXtreme Programming (XP) e uma das vertentes da versão 4.0 do
Microsoft Solutions Framework (MSF), intitulada MSF For Agile Process
Development. São apresentadas breves introduções ao XP e ao MSF 4.0 e
a seguir, é feita uma análise comparativa que tenta estabelecer pontos
de mapeamento e comparação do XP em relação ao MSF 4.0. Através desta
análise, este trabalho visa identificar os fatores que devem servir
como guia para determinar a escolha de uma metodologia em detrimento
da outra, de acordo com a ocasião.
Apresentação: 4a feira, 15/02/2006, 11:00hs, Auditorio CESAR
Palavras-chave: Processos de Software, Processos ágeis, MSF, XP
(Proposta inicial: aqui)
Autor: João Fernando Bione da Silva
Área: Engenharia da computação
Orientador:
Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
A proposta desse trabalho é desenvolver uma metodologia para
desenvolvimento de plataformas multiprocessadores contida em um único
chip (MPSoC - Multiprocessor System-on-Chip). Esse trabalho usará como
base resultados obtidos em dois trabalhos realizados por alunos de
pós-graduação: a tese de mestrado a qual resultou um processo para
desenvolvimento de módulos de propriedade intelectual (Intelectual
Property (IP) Cores) ^Ö ipProcess, e a ferramenta para projeto de
plataformas Platform Designer, desenvolvida no contexto de uma tese de
doutorado. A metodologia aqui proposta tem como principal enfoque as
seguintes fases: levantamento de requisitos, análise de projeto,
elaboração do projeto e simulação em nível de sistema da plataforma.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 11:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Juliana de Carvalho Sá
Área: Banco de Dados
Orientador:
Ana Carolina Salgado
Avaliador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
(A CONFIRMAR)
Resumo:
O projeto irá colaborar com o doutorado da aluna Sandra de A.
Siebra, e se propõem armazenar em um log XML (eXtensible Markup Language)
as interações entre alunos e entre alunos e professores, ocorridas através
do uso de uma ferramenta síncrona (Chat), em um ambiente de aprendizagem
colaborativo. Ao final de cada interação as informações do log serão
carregadas em um Data Warehouse (DW). Em seguida, as informações contidas
no DW analisadas utilizando OLAP (On-Line Analytical Processing).
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 11:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Luís Eduardo Melo Corrêa de Oliveira
Área: Redes/Multimídia
Orientador:
Djamel Fawzi Hadj Sadok
Avaliador:
Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)
Resumo:
Este trabalho consiste no estudo e implementação de um protótipo de
ambiente gerenciado e controlado por dispositivos móveis e comandos de
voz, atravéz da tecnologia bluetooth, para isso serão desenvolvidos
softwares que irão rodar numa máquina servidora e num dispositivo
móvel,também será construído um protótipo de ambiente a ser gerenciado e
monitorado. Através do módulo que funcionará com comandos de voz teremos
uma contribuição para o processo de inclusão digital dos portadores de
necessidades especiais, no caso deste trabalho especificamente, a priori,
os portadores de tetraplegia.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 14:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Madson Menezes Costa
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Hermano Perrelli de Moura
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
Estimativas mal feitas são consideradas o ponto principal para a falta de
controle que normalmente acontecem em projetos de desenvolvimento de software.
Essa falta de controle acaba gerando os baixos índices de sucesso no
final desses projetos. Vários métodos, técnicas e ferramentas existem para
auxiliar
o papel do gerente do projeto na hora de estimar o esforço do desenvolvimento
do projeto
que utilizam metodologias tradicionais de desenvolvimento (como RUP). Em
metodologias ágeis,
como eXtreme Programming (XP) outras técnicas são utilizadas mas não existe um
método ou
ferramenta definido especialmente para projetos dessa metodologia. Nosso
trabalho se propõe
a estudar técnicas, ágeis e tradicionais, de estimativa de esforço, em projetos
com eXtreme Programming e, caso possível, sugerir um método próprio para essa
metodologia.
Apresentação: 6a feira, 09/02/2006, 11:20hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcelo Simões de Vasconcelos
Área: Engenharia de Software
Orientador:
André Luís de Medeiros Santos
Avaliador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (A CONFIRMAR)
Resumo:
As Domain-Specific Languages podem ter a complexidade de seu
desenvolvimento e integração como
obstáculo para sua realização. Porém, quando se trata do uso das DSLs
dentro de um ambiente de
desenvolvimento como o Visual Studio, um grande problema que surge é
a falta de suporte como code
completion ou syntax coloring para as linguagens que não são nativas
da IDE. Tanto a necessidade de
tal suporte, quanto o suporte ferramental disponível para a
plataforma devem ser estudados.
Assim, este trabalho se propõe a fazer um estudo sobre a utilização e
desenvolvimento de DSLs sobre
a plataforma .NET.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 15:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcos Aurélio Almeida da Silva
Área: Inteligência Artificial
Orientador:
Jacques Robin
Avaliador:
Frederico Luiz Gonçalves de Freitas (A CONFIRMAR)
Resumo:
Este trabalho de graduação está no contexto do projeto ORCAS, que tem
por objetivo a construção de um framework de componentes de software
para o desenvolvimento de aplicações envolvendo raciocínio automático.
A arquitetura do ORCAS será baseada em três camadas: camada de
representação do conhecimento (modelagem dos componentes em UML/OCL),
camada de verificação formal e camada de implementação. Este trabalho
deverá propor a definição de uma linguagem declarativa orientada a
objetos para ser utilizada na camada de verificação formal e na camada
de implementação. Esta linguagem será uma extensão de CHRD (Constraint
Handling Rules with Disjunctions) com os conceitos de Frame Logic.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 15:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marden Menezes Costa
Área: Engenharia de Software
Orientador:
André Luís de Medeiros Santos
Avaliador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Resumo:
A Microsoft anunciou para o final do ano 2006 o lançamento da nova versão do
seu sistema operacional Windows. O Windows Vista promete uma revolução na
forma como o sistema operacional trabalha com interface gráfica, segurança,
comunicação e dados. Tais mudanças são refletidas na divisão do sistema em
diferentes módulos, que juntos formam o WinFX. O objetivo desta pesquisa é o
desenvolvimento de uma ferramenta integrada ao Visual Studio 2005 que
facilite o desenvolvimento de aplicações gráficas (ou camadas gráficas para
aplicações já desenvolvidas) utilizando XAML (linguagem baseada em XML
criada para definição de interface gráfica) e o Windows Presentation
Foundation, um dos componentes do WinFX.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 16:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marília Eutímia de Souza Oliveira
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Paulo Henrique Monteiro Borba
Resumo:
A garantia da qualidade do produto de software está
diretamente relacionada com a qualidade do processo de testes ao qual foi
submetido. Desse modo, o objetivo deste trabalho é definir processos de
testes mais produtivos e eficientes. Os processos a serem definidos terão
como base o modelo de maturidade para processos de testes, o TMM, que como
o CMM e o CMMI visa indicar o que é preciso existir em um processo de modo
que ele possa ser qualificado em um determinado nível de maturidade.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 14:00hs, Sala M2
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Max José Lins Timóteo
Área: Inteligência Artificial - Recuperação de Informação
Orientador:
Flávia de Almeida Barros
Avaliador:
Frederico Luiz Gonçalves de Freitas
Resumo:
O objetivo principal desse trabalho é implementar um protótipo
de um sistema que seja capaz de extrair informações de referências
bibliográficas como, por exemplo, autores, título, ano e edição.
Fazem parte do escopo referências bibliográficas em português por
ser o idioma local e inglês por ser um idioma globalmente conhecido
e uma parte razoável dos livros estrangeiros lidos no Brasil ser em inglês.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 17:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Nacha Costa Bastos
Área: Realidade Virtual e Redes de Computadores
Orientador:
Judith Kelner
Avaliador:
Nelson Souto Rosa
Resumo:
O objetivo deste trabalho é propor um novo conceito de interfaces de
serviços baseadas em Realidade Aumentada, a partir de uma proposta de
arquitetura que aborda os problemas de interação utilizando dispositivos
de interação avançados. Neste grupo podem ser encontrados HMDs (conjunto
com óculos e tracker), luvas, PDAs, celulares e câmeras, que se comunicam
através de uma rede de ambiente. Muitas soluções têm sido propostas para
sistemas interativos que utilizam serviços disponibilizados através da
rede. Algumas das últimas soluções propõem o uso de um novo conceito
chamado Redes de Ambientes. Como estudo de caso pretende-se apresentar um
protótipo de sistema para utilização em museus ou feiras de exposição.
Este sistema apresentará módulos de visualização de conteúdo, troca de
informações via chat e vídeo conferência.
Apresentação: 3a feira, 21/02/2006, 17:30hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Nara de Arruda Falcão
Área: Banco de Dados
Orientador:
Fernando da Fonsêca de Souza
Avaliador:
Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)
Resumo:
Com o novo cenário de aplicações voltado Web e a importância da troca
de informações entre essas aplicações, a eXtensible Markup Language(XML)
vem se destacando uma vez que apresenta suporte a dados estruturados e
possibilita a declaração mais precisa do conteúdo das aplicações. Na busca
de aplicações mais interativas são utilizados ambiente virtuais ou ainda
mídias para obter uma maior satisfação do usuário. Existe uma deficiência
no suporte a dados de mídias quando associado ao uso de XML. O objetivo
proposto por este trabalho é discutir as possíveis formas de armazenamento
de mídias e ambientes virtuais utilizando o suporte nativo a XML do Oracle
10g. Compreende ainda este trabalho discutir o mapeamento da mídia desde
seu armazenamento no SGBD até sua exibição em um browser.
Apresentação: 4a feira, 22/02/2006, 08:00hs, Auditorio CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Paulo Gustavo Henriques de Miranda Santos
Área: Gerência de Projetos, Engenharia de Software
Orientador:
Hermano Perrelli de Moura
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
A proposta deste trabalho é a concepção de um modelo inicial de
caracterização de projetos de software que possa com o tempo e a adição de
análise e experiência tornar-se um modelo universal de caracterização de
projetos de software, no qual possa ser criado um repositório de projetos;
onde partes dele possam ser instanciados seja para permitir que projetos
façam uso de processos ou partes de processos utilizados com sucesso em
outros projetos, como também, para realizar estimativas de projeto com
base em projetos semelhantes.
Apresentação: 6a feira, 09/02/2006, 12:40hs, Auditório CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Pedro Osandy Alves Matos Júnior
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
Nos ultimos anos, surgiram várias abordagens para a melhoria da qualidade
dos processos de software, entre elas, o modelo IDEAL (Initiating,
Diagnosing, Establishing, Acting and Learning), que visa a melhoria
contínua do processo. Por outro lado, a coleta e análise de métricas
permite obter uma visão geral do estado de um processo de software em um
dado momento. Esse trabalho tem como objetivo a integração de métricas em
uma ferramenta de automação da melhoria contínua de processos de software,
baseada no modelo IDEAL. Espera-se que após esse trabalho, seja possível
especificar na ferramenta, de forma quantitativa, os objetivos de uma
melhoria (baseado nos estados atual e desejado do processo) e utilizar a
ferramenta para verificar se os objetivos de uma melhoria foram alcançados
após a sua implantação.
Apresentação: 6a feira, 09/02/2006, 12:00hs, Auditório CESAR
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Rafael de Albuquerque Ribeiro
Área: Empreendedorismo
Orientador:
Fábio Queda Bueno da Silva
Avaliador: