2.
Análise Comparativa de Arquiteturas de Distribuição de Dada Warehouse
Em geral, o data warehouse representa uma única base de
dados centralizada. Distribuir os dados armazenados nessa base de
dados apresenta várias vantagens, porém introduz novos desafios a
ambientes de data warehousing.
Este trabalho tem o objetivo de abordar diversos
trabalhos relacionados ao oferecimento de um ambiente de acesso
distribuído a data warehouse via web, focando na arquitetura do
sistema WEBD²W, proposto por Cristina Ciferri na sua tese de
doutorado e na utilização de Data Marts para distribuição do data
warehouse.
3.
Um Mecanismo de Coordenação para o Framework xaADB
4.
Sistema de Aquisição, Armazenamento, Tratamento e Visualização de Sinais Neurológicos de Cobaias em Experimentos de "Spreading Depression"
5.
Uma ferramenta para gerenciamento de rastreabilidade entre artefatos
6.
Utilizaç de Téicas de Zoneamento para Reconhecer Caracteres
Numécos
7.
>One Laptop Per Child - Uma VisãGeral do Projeto
A proposta deste trabalho é realizar um estudo das técnicas para
modelagem de sistemas de tempo real, assim como pesquisar o estado da
arte das linguagens existentes e propostas para a especificação de
sistemas de tempo real, associadas a ferramentas que suportam estas
linguagens. Estudos de caso devem ser utilizados para demonstrar a
modelagem e a especificação do sistema.
8.
Utilizando OpenUP/Basic para Desenvolvimento de Aplicações WEB
9.
Um Framework de Conectividade para Aplicações Móveis em Java ME
10.
Automação do Processo de Identificação de Aspectos em Modelos i*
11.
Aperfeiçoamento do Simulador de RTS Games: JaRTS
12.
Especificação de Testes Funcionais para o Processador de Consultas da Arquitetura GOLAPA
13.
Sistema WEB de Percepção de Ambientes de Aprendizagem
14.
Um estudo introduório sobre programação em placas gráficas
para dispositivos móveis voltado para jogos
15.
Automatic English Requirements Generation from CSP Models
16.
QuadDetector: um módulo em hardware para detecção de quadrados em tempo real
17.
Um Framework de Realidade Aumentada para o Desenvolvimento de Aplicações Portáveis para a Plataforma Pocket PC
18.
Um estudo comparativo entre Flash Lite e J2ME para desenvolvimento de jogos em Execução
19.
Abordagem para a Descrição de um Modelo de Melhoria de Processo de Software
20.
Um Estudo sobre Migração de Máquinas Virtuais e de Aplicações em Execução
21.
Métricas de Qualidade em Projetos de Sistemas Orientado a Objeto
22.
Acessibilidade em e-gov: Estudo de caso do sítio da Justiça Federal de Pernambuco
23.
Um estudo sobre segurança em banco de dados móveis
24.
Extração de informação simbólica de áudio: o problema do reconhecimento de acordes do violão
25.
Conceitos, técnicas, ferramentas e aplicações de Mineração de Dados para gerar conhecimento a partir de bases de dados
26.
Um Plug-in que Integra um Simulador de Projetos a uma Ferramenta de Gerenciamento de Projetos
27.
A study of the SIRA Process (Systematic Integration between Requirements and Architecture)
28.
Implementação de uma Arquitetura microprogramada de
biosenssoriamento de glicose para o Programa de Saúde da Família
Última atualização: 19 de Abril de 2007, 08:39am GMT-3
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Álvaro Alencar Barbosa Palitot
Área: Banco de Dados
Orientador:
Fernando da Fonseca de Souza
Avaliador:
Robson do Nascimento Fidalgo
Resumo:
A quantidade de informações e dados nas empresas têm crescido de
forma assustadora, criando uma grande dificuldade para que os
profissionais consigam absorver todo esse conteúdo disponível. Há a
necessidade de se filtrar as informações de forma adequada, para que
somente aquelas realmente relevantes ao modelo de negócio das
empresas sejam utilizadas. O modelo que tenta simplificar os dados
disponíveis e direciona-los para os gestores está vinculado a uma
tecnologia denominada Data warehouse, que integra e armazena dados
históricos usados no processo de tomada de decisão.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 08:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Ana Elizabeth Xavier Correia de Albuquerque
Área: Banco de Dados / Inteligência Artificial
Orientador:
Ana Carolina Salgado
Co-Orientador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Avaliador:
Fernando da Fonseca de Souza
Resumo:
A proposta deste trabalho de graduação é implementar um protótipo de
agentes monitores para o framework xaADB, gerenciados por um outro agente
coordenador, que possam resolver automaticamente algumas classes de
problemas encontradas no SGBD que poderiam ser tratadas por um SGDB
autônomo. O agente coordenador deverá ser capaz de gerenciar os recursos
do SGBD entre os agentes, estabelecer prioridades, e impedir que os
agentes executem ações que possam ferir as regras de negócio do sistema
e/ou as políticas organizacionais. Para a tanto, o agente coordenador será
implementado utilizando a técnica de coordenação de agentes conhecida como
PGP (Partial Global Planning).
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 10:30hs, Sala B-001
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Arthur Umbelino Alves Rolim
Área: Captura e tratamento de sinais biológicos
Orientador:
Manoel Eusébio de Lima
Avaliador:
Edna Natividade da Silva Barros
Resumo:
Spreading Depression é um fenômeno no
qual ocorre uma queda acentuada na amplitude da atividade elétrica
espontânea do córtex cerebral quando estimulado artificialmente. O
comportamento destas ondas quando estudados podem diagnosticar doenças de
causas não muito bem compreendidas, como a epilepsia e a enxaqueca. Então,
um sistema que realizasse a maioria dos passos da experiência de maneira
automatizada e sem a intervenção humana, aumentaria em muito a qualidade
do resultado, além de deixar os cientistas livres para executar outras
tarefas mais nobres, em paralelo, aumentando sua produtividade.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 09:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Farache
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Jaelson Freire Brelaz De Castro
Resumo:
Diversos artefatos são produzidos durante o desenvolvimento de um
software e existe a necessidade de se ter uma visão sobre as
dependências existentes entre esses artefatos. Várias ferramentas de
apoio ao desenvolvimento de software produzem artefatos de mesma
natureza porém com formatos diferentes, o que possibilita apenas um
controle de rastreabilidade manual. Este trabalho se propõe a estudar
maneiras de inferir, quando possível, as depedências automaticamente e
semi-automaticamente e irá propor um modelo padrão para a
representação de dependências entre artefatos. Além disso, irá
implementar uma ferramenta que adotará os técnicas e padrões
estudados.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 15:30hs, Sala B-001
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno José Torres Fernandes
Área: Processamento de Imagens
Orientador:
George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Avaliador:
Tsang Ing Ren
Resumo:
A área de reconhecimento de imagens possui algortimos
cada vez mais potentes que estão aptos a avaliar os mais diversos
tipos de caracteres. Se falando da esfera educacional é perceptível a
dificuldade que os professores possuem em alfabetizar um grande
número de pessoas ao mesmo tempo. Nesse âmbito, pretende-se realizar
um software que alfabetize as pessoas via o reconhecimento do que os
mesmos escrevem.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 10:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Carina Neiva Soares
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Paulo Romero Martins Maciel
Avaliador:
Manoel Eusébio de Lima
Resumo:
A modelagem de sistemas de tempo real abrange alguns aspectos
importantes como infra-estruturas físicas (processador, redes e
comunicação) e as suas dependências com o software, assim como, a
modelagem do comportamento dos sistemas de tempo real, que são
baseados nas respostas a eventos ocorridos.
Apresentação: 2a feira, 16/04/2007, 09:00hs, Sala D226
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Carlos Eduardo Albuquerque da Cunha
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Hermano Perelli de Moura
Resumo:
Com o passar dos anos, e a disseminação da internet (World-Wide-Web),
empresas de todas as partes do mundo levaram para a WEB uma gama de
transações e processos para que clientes e funcionários estejam munidos de
informações necessárias para a realização de operações vitais de seu
cotidiano. Diferentemente dos softwares tradicionais, não existem
processos que estudem os aspectos particulares do ciclo de
desenvolvimento de aplicativos para WEB, portanto, este trabalho
apresentará uma extensão do OpenUP/Basic que atenda a todas as
necessidades do desenvolvimento de software para WEB.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 08:00hs, Sala B-001
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Carlos Eduardo dos Santos Pereria Silva
Área: Entretenimento Digital / Sistemas Distribuídos
Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
André Luis Medeiros dos Santos
Resumo:
O aumento de poder computacional dos dispositivos móveis os tornam
cada vez mais próximos dos computadores pessoais e promoveram o
surgimento de plataformas para desenvolvimento de aplicações, como
Brew e Java ME, que entre outras vantagens oferecem suporte à
aplicações conectadas. Entretanto, apenas a presença de conectividade
sem o auxílio de uma biblioteca de programação em alto-nível traz
muito mais complexidade para as aplicações, aumentando o tempo de
desenvolvimento, os custos e a propensão a erros. Tal fato realça a
necessidade de um componente reutilizável e extensível que torne ágil
o desenvolvimento desta classe de aplicações. Diante do contexto
apresentado, o objetivo deste trabalho é propor a construção de um
framework de conectividade para aplicações móveis de propósitos
gerais. O framework em questão será responsável pelos aspectos de
baixo nível relativos à conectividade, direcionando os esforços do
desenvolvedor para o processamento da lógica inerente à aplicação.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 16:00hs, Sala Auditório do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Cleviton Vinicius Fonsêca Monteiro
Área: Engenharia de Requisitos
Orientador:
Jaelson Freire Brelaz De Castro
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
Pesquisas recentes tentam generalizar os conceitos do paradigma de
orientação a aspectos e aplicá-lo a fases iniciais do ciclo de
desenvolvimento de software. Em particular, há uma abordagem que
pretende lidar com Early Aspects na metodologia Tropos, que é baseada
no framework i*. Essa abordagem sugere a aplicação de guidelines para
a identificação de candidatos a aspectos em modelos i*.
Visando contribuir com as pesquisas citadas a proposta deste trabalho
é estender uma ferramenta de modelagem i*, chamada OME, para que seja
possível identificar automaticamente candidatos a aspectos nos
modelos i*.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 14:30hs, Sala B-001
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Cristiano Campos Cavalcanti
Área: Jogos de Estratégia em Tempo Real
Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Resumo:
O crescente mercado de jogos de estratégia, está gerando uma demanda
cada vez maior de dificuldade e proximidade com a realidade. Os jogadores
não querem mais jogar contra uma máquina que apenas monta tropas e ataca e
sim que possui uma "inteligência" de combate que signifique um desafio pra
ele. Nesse sentido o JaRTS estará sendo aperfeiçoado para que seja criado um
ambiente mais robusto e facilmente configurável, de modo a permitir que
pesquisadores e desenvolvedores de agentes de jogos de estratégia possam
focar seus esforços em seus algoritmos e técnicas, testando-os ao mesmo
tempo, do que com gráficos, configurações e outras coisas, que acabam por
dispersar esses mesmo esforços.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 16:30hs, Sala Auditório do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Diego Martins Vieira Barros
Área: Banco de Dados/Qualidade de Software
Orientador:
Valéria Cesário Times
Avaliador:
Ana Carolina Salgado
Resumo:
Suporte à decisão tem como objetivo auxiliar o entendimento do
comportamento dos dados do
negócio de uma organização. Existem tecnologias que são usadas para
prover esse suporte,
como Data Warehouse (DW), Online Analytical Processing (OLAP) e
Sistemas de Informações
Geográficas (SIG). A integração dessas tecnologias, que envolvem
processamento multi-
dimensional e geográfico, resulta nos sistemas Spatial OLAP (SOLAP).
Atualmente, um dos sistemas SOLAP
existentes na academia foi implementado de acordo com a arquitetura
Geographical Online Analytical Processing Architecture (GOLAPA).
Visando a melhoria da qualidade da arquitetura GOLAPA, se faz
necessária a especificação de testes funcionais, que é o objetivo
deste trabalho.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 11:30hs, Sala B-001
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Emílio Georges Saad Neto
Área: Percepção / Interfaces
Orientador:
Alex Sandro Gomes
Avaliador:
George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Resumo:
A crescente demanda por cursos de formação a distância baseados na
Web fez com que os ambientes virtuais de ensino colaborativo
ganhassem um importante reconhecimento nos dias atuais. Entretanto, a
grande maioria dos ambientes disponíveis atualmente não oferece
mecanismos que possibilitem que seus usuários percebam a presença e
as ações dos demais usuários. Esta carência é ainda maior quando se
tratam de aplicações disponíveis como páginas na Web.
O trabalho objetiva realizar o desenvolvimento de um sistema na Web
de percepção de ambientes de aprendizagem. Como resultados, será
apresentado um sistema na Web contemplando os requisitos levantados e
que serão aplicados no contexto do ambiente AMADeUs.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 16:00hs, Sala Auditório Ex-Cesar
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fernando Leal Brayner
Área: Computação Grafica / Jogos
Orientador:
Marcelo Walter
Avaliador:
Sílvio de Barros Melo
Resumo:
Com evolução da indústria de dispositivos móveis, ficou claro
que havia a necessidade de uma API com baixo consumo de memória, que
fosse multi-plataforma e que suportasse funcionalidades 2D e 3D. A
necessidade de se estabelecer a infra-estrutura para jogos 3D
portáteis foi ponto chave para a aceitação de um padrão recente que
teve sua primeira especificação liberada em 2003, o OpenGL ES
(OpenGL Embeded Systems) .
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 16:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar
OpenGL® ES é uma API livre de royalities, multi-plataforma
para funcionalidades gráficas 2D e 3D em sistemas embarcados ?
incluindo consoles, telefones, aparelhos elétricos e veículos. O
objetivo geral deste trabalho é realizar uma exploração do padrão
OpenGL ES, a versão da API OpenGL para sistemas embarcados,
identificando a diferenças entre ela e o OpenGL padrão, explorar o
processo de porte e analisar o papel desta API para criação de APIs
3D de alto nível e motores de jogos.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Glaucia Boudoux Peres
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Cabral Mota
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
Na maioria dos sistemas de software, requisitos estão sempre sendo
modificados. Normalmente, com uma mudança nos requisitos, o projeto
do sistema e a implementaç&atlde;o mudam também. Mediante isto, o resultado
é que todo o sistema deve ser testado novamente. Atualmente, existe
uma forte tendência para adotar modelos formais a fim de representar
os requisitos e os seus documentos associados. Modelar estes
documentos com especificações formais e escrevê-los com uma linguagem
natural controlada é uma estratégia efetiva para garantir que nenhuma
incerteza a respeito dos seus conteúdos esteja presente. O objetivo
principal deste trabalho é apresentar uma ferramenta que ajude na
manutenção de documentos de requisitos, atualizados através de
especificações formais em CSP correspondentes aos casos de teste.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 17:00hs, Sala Auditório Ex-Cesar
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Guilherme Dias da Silva
Área: Sistemas embarcados / processamento de imagem
Orientador:
Judith Kelner
Co-Orientador:
Veronica Teichrieb
Avaliador:
Manoel Eusébio de Lima
Resumo:
No campo de desenvolvimento de aplicações em hardware, os FPGAs
(Field-Programmable-Gate-Array ) se mostram plataformas
atraentes pelo seu alto grau de versatilidade. Sendo um chip
re-programável, ele é capaz de se transformar em um hardware
desenvolvido através de uma linguagem de descrição de hardware. A
aplicação de FPGAs no desenvolvimento de sistemas embarcados com
soluções para Realidade aumentada (RA) configura-se uma área de
pesquisa recente, cujo objetivo é construir um sistema dedicado para
processamento de imagens com alta taxa de quadros por segundo. O
objetivo desse trabalho de graduação é construir um módulo em
hardware (QuadDetector) usando uma linguagem para descrição de
hardware(VHDL) que seja capaz de fazer o processamento em tempo real
de imagens e detectar quadrados na cena capturada. Além disso, será
discutida uma possível arquitetura para identificar um padrão dentro
do quadrado detectado. Essa detecção faz parte de uma primeira etapa
de identificação de marcadores para aplicações de RA utilizando uma
biblioteca de desevolvimento para tais aplicações em softwares,
ARToolkit. O QuadDetector fará parte de um projeto maior, ARCam, que
visa embarcar os passos implementados em software pelo ARToolkit,
permitindo então o desenvolvimento de aplicações de RA em hardware.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 17:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar
(Proposta inicial: aqui)
Autor: João Paulo Silva do Monte Lima
Área: Realidade Virtual
Orientador:
Judith Kelner
Co-Orientador:
Veronica Teichrieb
Avaliador:
Sílvio de Barros Melo
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar um framework que facilita o
desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada para a plataforma
Pocket PC. Este framework foi projetado para propiciar a criação em alto
nível de aplicações independentes de plataforma. Ele integra o OGRE, que é
um engine gráfico open source de alto nível para renderização 3D em tempo
real, e o OgreAR, uma biblioteca desenvolvida pelo autor que oculta os
detalhes de implementação da aquisição de imagens da câmera e da detecção de
marcadores. Além disso, o autor construiu um port do engine OGRE para Pocket
PC chamado OGRE4PPC, que é descrito com riqueza de detalhes. A arquitetura e
o funcionamento do framework são descritos ao longo deste trabalho.
Finalmente, alguns estudos de caso são apresentados, onde o OGRE4PPC e o
framework de realidade aumentada são avaliados utilizando-se um dispositivo
móvel real.
Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 08:00hs, Sala Auditório Ex-Cesar
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Laís Xavier
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Fábio Queda Bueno da Silva
Avaliador:
Geber Lisboa Ramalho
Resumo:
Um estudo comparativo entre duas tecnologias específicas
(Flash Lite e J2ME) para desenvolvimento em dispositivos
móveis, focando no desenvolvimento de jogos, para expor,
com base em dados técnicos, tais como tempo de
desenvolvimento, tempo de aprendizado, portabilidade
entre outros, qual das tecnologias é mais adequada para
determinada situação durante o desenvolvimento de jogos.
Com um framework de comparação definido com métricas e
conceitos é possível aferir o desempenho de cada uma das
tecnologias. O estudo de caso, elaborado através de um
jogo nas duas linguagens, comprova o comportamento de
cada uma das tecnologias dentro do framework de
comparação.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 17:00hs, Sala Auditório do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Leonardo Monteiro Reinaldo
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Hermano Perelli de Moura
Resumo:
Atualmente, há a necessidade de melhoria contínua de processos de
software, e essa melhoria tem se mostrado na prática ser uma
abordagem viável, eficaz e eficiente para a necessária melhoria das
organizações intensivas em software.
Portanto, é nesse contexto que esse projeto se insere para descrever
um modelo de melhoria de processo de software baseado no modelo IDEAL
? Initiating, Diagnosing, Establishing, Acting and Learning integrado
ao Ambiente de Implementação de Processo de Software, a na abordagem
PRO2PI - Process Capability Profile for Process Improvement.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 08:30hs, Sala B-001
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcos Tadeu de Andrade
Área: Sistemas Operacionais - Virtualização
Orientador:
André Luis Medeiros dos Santos
Avaliador:
Sérgio Vanderlei Cavalcante
Resumo:
O uso de máquinas virtuais tem-se revelado uma ferramenta
bastante útil para utilização plena dos recursos computacionais, cada
vez mais avançados. Um cenário interessante no contexto de máquinas
virtuais é a migração destas entre hosts distintos em uma rede, por
exemplo. Essa migração pode ter como background falhas de hardware ou
atualização de softwares nos servidores em que essas máquinas
virtuais executam. Esse trabalho tem como objetivo estudar o processo
de migração de máquinas virtuais e também sugerir um possível cenário
para migração de aplicações (não somente de máquinas virtuais).
Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 09:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Mozart Vasconcelos Silva
Área: Engenharia de Software - Qualidade de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Alexandre Cabral Mota
Resumo:
Métricas de software e como elas podem ser usadas para
dar qualidade a projetos de sistemas orientado a objeto é objeto
principal deste trabalho. Várias métricas e ferramentas serão
apresentadas e analisadas, juntamente com um estudo experimental para
validar cada métrica e ampliar o conhecimento sobre ela. Estratégias de
como uma análise de código fonte utilizando métricas podem ser integradas
a projetos, e como essas métricas podem levar a uma boa qualidade de
código dando uma boa visão no andamento do projeto, evitando assim vários
problemas normalmente ocorrentes.
Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 10:00hs, Sala Auditório Ex-Cesar
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Raquel da Costa Monteiro
Área: Acessibilidade
Orientador:
Fernando da Fonseca de Souza
Avaliador:
Robson do Nascimento Fidalgo
Resumo:
Esse trabalho vem analisar a legislação em vigor que
disciplina acessibilidade e usabilidade na construção de sites e portais
governamentais. Faremos também um estudo do sítio da Justiça Federal
Pernambuco de acordo com a legislação em vigor e com as recomendações da
W3C.
Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 10:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar
(Proposta inicial: aqui)
Autor: René Araújo Alves
Área: Banco de Dados
Orientador:
Fernando da Fonseca de Souza
Avaliador:
Valéria Cesário Times
Resumo:
A computação móvel vem evoluindo a cada dia, e com isso se dá o aumento do
uso dos dispositivos portáteis devido a sua maior flexibilidade de
localização, podendo ocasionar grandes mudanças no comportamento social e
corporativo. Com isso, os sistema de banco de dados localizados em redes
fixas agora desempenham um novo papel de servidores de dados globais e
locais, podendo residir em um equipamento móvel. Mas essa mobilidade é
associada com problemas de segurança e privacidade. Sistemas de banco de
dados móveis têm sofrido várias ameaças baseados nas redes sem fio e
também na restrição dos recursos dos dispositivos. Medidas de segurança
devem tomar conta da distribuição dos dados e seus heterogêneos
tratamentos com respeito a modelos de segurança.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 12:00hs, Sala B-001
A proposta deste trabalho é gerar uma análise detalhada de vários aspectos
da segurança em banco de dados utilizada atualmente, considerando o
gerenciamento, o acesso e a transferência dos dados via redes sem fio.
Testes sobre algum(s) sistema(s) de banco de dados móvel para uma melhor
demonstração dos conceitos e informações geradas na etapa de pesquisa
deste projeto serão realizados para mostar a aplicabilidade destes
conceitos.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Roberto Cássio Silva do Nascimento Júnior
Área: Computação Musical / Inteligência artificial
Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Marcília Andrade Campos
Resumo:
O trabalho tem como principal objetivo fazer uma análise do que
de principal há existente
na linha de detecção da harmonia de uma música, compreender o que é
feito, e analisar possíveis melhorias e alternativas para essas técnicas.
O problema é de natureza bastante complexa e possui vários
subcampos para se
aprofundar. Tendo consciência disto, a idéia inicial é restringir o
escopo
à detecção de acordes no decorrer do tempo, numa performance
executada em violão, gravada
em um arquivo de áudio salvo no computador.
O resultado esperado é uma nova abordagem na resolução deste
problema,
ou uma variação em cima de um tratamento já existente, que onde se
possa perceber, com
testes implementados na prática, ganhos de eficiência relevantes.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 17:30hs, Sala Auditório do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Thiago Miranda Amorim Silva
Área: Banco de Dados
Orientador:
Fernando da Fonseca de Souza
Avaliador:
Ana Carolina Salgado
Resumo:
A Administração de Dados é muito importante para garantir a qualidade
e integridade de uma base de dados, e seu estudo pode ser decisivo
para o futuro de uma organização. Este trabalho tem o objetivo de
detalhar uma importante área da Administração de dados chamada
Mineração de Dados ou Data Mining, uma ferramenta de gerenciamento de
informação que deve revelar estruturas de conhecimento, que possam
guiar decisões estratégicas em uma organização. Nesta monografia,
será detalhada cada fase do processo de data mining, descrevendo
técnicas e algoritmos utilizados. Será demonstrada a utilização da
mineração de dados em várias áreas de conhecimento da sociedade como
também será apresentado um estudo comparativo de ferramentas de Data
Mining.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 11:00hs, Sala B-001
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Thierry da Silva Araújo
Área: Gerenciamento de Projetos
Orientador:
Hermano Perelli de Moura
Avaliador:
Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Resumo:
Com a evolução da disciplina de Gerência de Projetos, muitas outras
necessidades surgiram nesse âmbito para agilizar ainda mais o
desenvolvimento de projetos. Na área de capacitação de gerentes foi
produzida no CIn-UFPE uma solução que simula um ambiente de projeto
de software em forma de jogo sério, o SmartSim, nele o jogador pode
gerenciar um projeto tendo como equipe atores sintéticos. A proposta
desse novo trabalho é criar uma ferramenta que integra o jogo ao um
sistema de gerenciamento de projetos, como o Microsoft Project,
visando criar um ambiente onde o gerente possa treinar no simulador
usando dados de um projeto real, bem como ver no sistema de
gerenciamento de projetos os resultados da simulação. Outra aplicação
é a de simular projetos reais procurando possíveis futuras falhas e
tentar corrigí-las ainda no planejamento do projeto.
Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 10:00hs, Sala B-001
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Turah Xavier de Almeida
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Jaelson Freire Brelaz De Castro
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
Engenharia de Requisitos e Arquitetura de Software são
reconhecidas pela comunidade de Engenharia de Software como
importantes áreas de pesquisa e prática. Apesar de estarem claramente
relacionadas, a transição entre requisitos e arquitetura continua
sendo um problema desafiador devido à falta de guias que ajudem essa
transição. O processo SIRA consiste numa forma sistemática de ajudar
na transição de requisitos para arquitetura. O objetivo desse
trabalho é avaliar o processo SIRA e determinar se é possível o
desenvolvimento de uma ferramenta CASE para suportar o processo de
forma sistemática.
Apresentação: 3a feira, 03/04/2007, 15:00hs, Sala B-001
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Victor da Costa Wanderley
Área: Engenharia da Computação
Orientador:
Manoel Eusébio de Lima
Avaliador:
Edna Natividade da Silva Barros
Resumo:
Atualmente, a tecnologia nos permite, através de dispositivos
portáteis, realizar a leitura rápida, em poucos segundos, do nível de
açúcar no sangue humano. Estes dispositivos, à venda em farmácias e
grandes redes de supermercados, em sua totalidade, não são fabricados
ou desenvolvidos no Brasil, o que representa um custo elevado no
tratamento, principalmente para aquelas populações de baixa renda e,
por conseguinte, para programas de saúde de larga escala. Uma
possibilidade para este impasse seria o desenvolvimento de tecnologia
nacional que pudesse reduzir custos, principalmente em programas de
saúde que atingem populações de baixa renda, como o Programa da Saúde
da Família (PSF). No período 2001 e 2002 foram alocadas 7758 equipes
de saúde do PSF para realizar exames de glicose em comunidades
carentes de todo país, e cerca de 60% destas estavam equipadas com
tais dispositivos.
Apresentação: 4a feira, 04/04/2007, 15:30hs, Sala Auditório Ex-Cesar