2.
Análise formal de completude e uso de herança para aplicações de transformações em modelos com concorrência
3.
Interceptação Legal de Chamadas VoIP Baseadas em SIP
4.
Um Ambiente de Desenvolvimento de Composições de Serviços baseado em Modelos
5.
Web Application Language Engine (W.A.L.E.): Geração de código para aplicações J2EE baseado em técnicas de Desenvolvimento Orientado a Modelos
6.
Implementação de uma arquitetura de Redes Neurais MLP utilizando FPGA
7.
Obtendo Diversidade em Algoritmos Evolucionários Multi-Objetivo
8.
Análise de implementação de padrões de projeto com orientação a objetos e aspectos
9.
Um plug-in do eclipse© para seleção de teste caixa-branca
10.
Um simulador estocástico para análise do consumo de energia e desempenho de softwares para sistemas embarcados
11.
ADS-Fusion: Fusão de dados para detecção de anomalias baseada na teoria da evidencia de Dempster-Shafer
12.
Estendendo o A-Active BPEL com WS-Policy
13.
Identificação, Orquestração e Distribuição de Serviços na Arquitetura SOA: Um Estudo de Caso para Pequenos Negócios
14.
Monitoramento e Ações Corretivas de Serviços em Composição de Web Services
15.
Uma abordagem para gerar justificativas compreensíveis para escores produzidos por redes neurais
16.
Extensão do Simulador de Jogos de Estratégia em Tempo Real RTSCup
17.
AnÁlise e Melhorias de MÉtodos para CriaÇÃo 3 Gerenciamento de Linhas de Produtos de Jogos MÓveis
18.
Uma abordagem de planejamento e gerenciamento de projetos para dispositivos móveis celulares
19.
Avaliação da Maturidade em Gestão de Projetos das Empresas do Porto Digital
20.
Aderência das principais ferramentas de gerenciamento de programas ao padrão PgMBOK
21.
Estratégia de Inserção Competitiva da Indústria Brasileira no Mercado Mundial de Games
22.
Análise Descritiva do Programa de Aceleração do Crescimento sob a Ótica do PgMBOK
23.
Síntese de Projeto Arquitetural a partir de Realizações de Casos de Uso
24.
Teste Randômico Baseado em Mudanças
25.
Web Semântica na Automação de Composição de Web Services
26.
Realidade Aumentada Sem Marcadores Baseada Em Arestas, Um Estudo De Caso
26a.
Ferramenta gráfica de representação de circuitos e proposições lógicas para tratamento de Requisitos de Baixo Nível
27.
Determinar a influência no valor dos Pontos de Risco Não Ajustados dos Responsáveis pelos Riscos
28.
Usando XML para Carga Automática de Bancos de Dados em Projetos Industriais de Maquete Eletrônica
29.
Estudo da Adição de Ruído durante o Processo de Treinamento de Redes Neurais MLP
30.
HUDLanguage: uma Domain-Specific Language para geração de Heads-Up Dysplay em jogos arcade 2D
31.
Avaliacao empirica de uma ferramenta para seleção de testes de regressão em software orientado a objetos
32.
Automação de Leis de Refatoração e Casamentos de Padrões Arquiteturais
33.
Validação e Adaptação do FlatRedBall Game Engine para Fábricas de Jogos Arcade 2D
34.
Análise do Processamento de Modelos Econômicos para Avaliação de Valores de Bens Utilizando Redes Neurais Artificiais
35.
Algoritmos de Agrupamento Ponderados Para Dados Quantitativos que Fornecem uma Partição Fuzzy Baseados em Distâncias Euclidianas Adaptativas
(Proposta inicial: aqui)
Autor: André Barros Braga
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Augusto César Alves Sampaio
Avaliador:
Alexandre Cabral Mota (A CONFIRMAR)
Resumo:
Desenvolver uma análise formal para uma série de transformações de
modelos envolvendo componentes, construindo um conjunto válido de
leis de transformações para transições de um modelo inicial para um
modelo-objetivo. A consiste na definição de uma estratégia de
normalização para provar a completude da solução. O conjunto de leis
final deverá ser expressivo o bastante para derivar formalmente
transformações que preservem o comportamento do sistema. Na segunda
parte do trabalho, será feito um estudo de como herança pode ser
trabalhada nas transformações.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 08:30hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: André Guedes Linhares
Área: Segurança de Redes / Telefonia VoIP
Orientador:
Djamel Fawzi Hadj Sadok
Avaliador:
Nelson Souto Rosa (A CONFIRMAR)
Resumo:
Ao longo dos últimos anos, a tecnologia VoIP tem se mostrado
bastante interessante devido a uma série de razões, entre elas, baixo
custo de chamadas, principalmente. Por este motivo, a adoção do VoIP tem
crescido rapidamente, todavia, esta tecnologia ainda encontra-se em fase
de desenvolvimento. Questões como segurança, tarifação, números de
emergência e interceptação legal ainda estão sendo estudadas e propostas.
A interceptação legal de chamadas pode ser definida como um processo
através do qual agentes legais fazem escutas eletrônicas de comunicações
por circuito ou pacotes, quando autorizados por ordem judicial ou
administrativa. Este trabalho de graduação tem como objetivo propor uma
arquitetura de interceptação legal de chamadas para redes VoIP baseadas no
protocolo SIP (Session Initialization Protocol).
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 09:00hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: André Ricardo da Silva Souza
Área: Sistemas Distribuídos
Orientador:
Nelson Souto Rosa
Avaliador:
Paulo Romero Martins Maciel (A CONFIRMAR)
Resumo:
Computação Orientada a Serviços (Service Oriented Computing) e SOA
(Service Oriented Computing) são conceitos importantes na área de
sistemas distribuídos que têm sido amplamente utilizados em projetos
e pesquisas relacionadas a serviços. Em SOC/SOA, a funcionalidade da
aplicação é descrita de tal forma que permite seu uso no
desenvolvimento de aplicações que integram funcionalidades de outras
aplicações, o que é conhecido como composição de serviços ou serviços
compostos. Cada serviço encapsula a funcionalidade da aplicação
tornando-a disponível através de uma interface. Além disto, serviços
são normalmente autônomos e heterogêneos no sentido de que executam
sobre diferentes plataformas e pertencem a diferentes organizações.
Esse trabalho tem como objetivo a implementação de um Ambiente de
desenvolvimento de Composições de Serviços baseadas em modelos. Esse
ambiente irá propiciar um aumento no nível de abstração no
desenvolvimento de Composições de serviços pelo uso de modelos mais
complexos que serão usados para representar tais composições.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 09:30hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Antonio Loureiro Severien
Área: Engenharia de Software
Orientador:
André Luís de Medeiros Santos
Avaliador:
Geber Lisboa Ramalho (A CONFIRMAR)
Resumo:
O desenvolvimento orientado a modelos (Model Driven Development -
MDD), se apresenta como uma solução que encurta a distancia entre as
fases de análise, projeto e codificação, e agiliza o processo de
implementação, modificação e manutenção do software, permitindo que
analistas, programadores e testadores interajam em um nível mais alto
de abstração da aplicação. Tal abstração é atingida pela aplicação
dos padrões de arquitetura orientada a modelos (Model Driven
Architecture - MDA) definidos pela OMG (Object Management Group) na
elaboração de uma linguagem especifica de domínio (Domain Specific
Language - DSL) que serve como um modelo para geração de código. Essa
metodologia apresenta um grande potencial para o mercado que demanda
cada vez mais a entrega de produtos mais rápidos, com mais qualidade
e com menos erros.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 10:00hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Antonyus Pyetro do Amaral Ferreira
Área: Hardware digital, Sistemas Inteligentes
Orientador:
Edna Natividade da Silva Barros
Orientador:
Teresa Bernarda Ludermir
Avaliador:
Manoel Eusébio de Lima (A CONFIRMAR)
Resumo:
As RNAs têm sido amplamente utilizadas nas mais diversas
áreas do conhecimento; em aplicações como previsões de séries
temporais, controle, análise de sinais biológicos, etc.
Paralelamente, nos últimos tempos, o uso de Field Programming Gate
Arrays (FPGAs) tem crescido bem como sua capacidade de processamento.
No intuito de unir as características das duas tecnologias diversas
abordagens de construção de RNAs em hardware digital tem sido
propostas. Para atingir esse objetivo, estão envolvidos problemas de
implementação, em hardware, do processo de decisão das RNAs.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 10:30hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Arthur Gonçalves de Carvalho
Área: Otimização Multi-Objetivo
Orientador:
Aluizio Fausto Ribeiro Araújo
Avaliador:
Sílvio de Barros Melo (A CONFIRMAR)
Resumo:
O termo otimização, no âmbito da matemática, refere-se ao estudo de
problemas em que se buscam soluções ótimas, mínimas ou máximas, para
uma
dada função real ou discreta através de mudanças sistemáticas nos
valores das variáveis. A partir do momento em que desejamos otimizar
sistematicamente e simultaneamente variadas funções objetivo
(geralmente conflitantes) teremos o processo conhecido como
otimização multi-objetivo.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 11:00hs, Sala Anfiteatro do CIn
Um bom algoritmo de otimização para solucionar os problemas advindos
desta área deve possuir duas características básicas: 1) Encontrar
múltiplas
soluções ótimas de Pareto, isto é, um conjunto de soluções
não-dominadas entre si no espaço de busca e 2) encontrar uma boa
diversidade nos valores das funções objetivo e/ou variáveis de
decisão.
Dentro do contexto apresentado, este trabalho tem como objetivo
propor novos meios de se obter diversidade entre as soluções nos
algoritmos evolucionários multi-objetivo.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Augusto Cesar Neves Lima Filho
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Paulo Henrique Monteiro Borba
Avaliador:
André Luís de Medeiros Santos
Resumo:
O lançamento de Design Patterns : Elements of Reausable Object
Oriented Software contribuiu sensivelmente para a área de
engenharia de software no que tornou clara a necessidade de se
identificar e compartilhar soluções para problemas recorrentes
encontrados durante o desenvolvimento de sistemas. Apesar de
terem sido criados com o objetivo de fornecer soluções
robustas e extensíveis, a prática mostra que a utilização de
diversos padrões pode causar impacto negativo no design e
arquitetura de diversos sistemas.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 11:30hs, Sala B-014
Uma das formas de remover ou ao menos minimizar a ocorrência
destes problemas é a implementação de design patterns com o
paradigma de orientação a aspectos. Este trabalho tem como
objetivo analisar e explicitar de forma comparativa as
consequências da utilização de design patterns tanto no
paradigma de Orientação a Objetos como de Orientação a
Aspectos.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Breno Neil Felix Bezerra
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Marcelo Bezerra d'Amorim
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (A CONFIRMAR)
Resumo:
O trabalho tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de uma
ferramenta de seleção de testes, a partir de uma implementação de um
plug-in para eclipse©. Tal ferramenta deve ser capaz de armazenar
informações sobre a cobertura dos casos de testes em função do código
do software a ser testado. Também deve detectar quais foram as
mudanças ocorridas entre as versões do mesmo.
Apresentação: 3a feira, 25/11/2008, 11:00hs, Anfiteatro CIn - Bloco C - Galpão
A idéia é otimizar a fase de testes de um projeto a
partir de tal seleção, a qual permite executar testes para as partes
modificadas evitando assim testar trechos do código os quais não
foram alterados. O fundamento da técnica de seleção de testes assim
como toda a arquitetura do plug-in devem ser explorados. Por fim
alguns resultados devem ser citados e analisados.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Costa e Silva Nogueira
Área: Avaliação de Desempenho
Orientador:
Paulo Romero Martins Maciel
Avaliador:
Ricardo Massa Ferreira Lima (A CONFIRMAR)
Resumo:
Com a proliferação de equipamentos portáteis operados por baterias, o
projeto de sistemas embarcados de baixo consumo de energia tem
despertado muito interesse nos últimos anos. A fim de atender os
requisitos de baixo consumo de energia, é essencial dispor ainda nas
fases iniciais de desenvolvimento, de mecanismos que auxiliem de forma
rápida e precisa a análise de possíveis alternativas de projeto. Este
trabalho propõe simulador estocástico baseado nas Redes de Petri
Coloridas (CPN) para estimar o desempenho e consumo de energia de
softwares para sistemas embarcados.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 14:00hs, Sala Auditório do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Filipe de Oliveira Lins
Área: Redes de Computadores
Orientador:
Djamel Fawzi Hadj Sadok
Avaliador:
Nelson Souto Rosa (A CONFIRMAR)
Resumo:
O ADS-Fusion representa um módulo capaz de baseado nas saídas geradas
pelas ferramentas de detecção, fundir os dados e produzir uma
inferência com um grau de certeza maior que as certezas geradas pelos
módulos de detecção individualmente.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 14:30hs, Sala Auditório do CIn
A idéia central deste trabalho é implementar um modelo estatístico
que seja capaz de lidar com as incertezas das detecções de anomalia
minimizando desta forma o número de falsos positivos, aumentando a
eficiência da detecção.
Logo o desenvolvimento deste modulo tem como objetivo principal
estudar o método de fusão de dados baseado na teoria de
Dempster-Shafer e encontrar propostas de variações deste modelo, para
que possamos sugerir uma inovadora e eficiente forma de utilização da
técnica de fusão de dados visando segurança da informação.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Leonardo Barros Silva
Área: Sistemas Distribuídos
Orientador:
Nelson Souto Rosa
Avaliador:
Paulo Romero Martins Maciel (A CONFIRMAR)
Resumo:
É conhecido o uso dos chamados Web Services para interligar
sistemas distribuídos, e também que muito esforço tem sido feito em
direção à padronização de como esses serviços são disponibilizados, e
como é feita a composição destes serviços. Nesse sentido, foi criado o
BPEL (Business Process Execution Language), uma linguagem abstrata de
definição de processos de negócios, destinada à programação de mais
alto nível. Dentre as implementações de BPEL, existe a ActiveBPEL, uma
implementação OpenSource. Este trabalho tem como objetivo estender uma
versão mais robusta do ActiveBPEL, o A-ActiveBPEL, para incluir a
especificação WS-Policy de WebServices.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 15:00hs, Sala Auditório do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Caio Tizei de Andrade Lira
Área: Sistemas Distribuídos
Orientador:
Carlos André Guimarães Ferraz
Co-Orientador:
Marcelo Corrêa de Moraes
Avaliador:
Alex Sandro Gomes
Resumo:
As grandes companhias buscaram durante muito tempo por uma solução
eficiente e economicamente viável para integração de sistemas, até que
o conceito de SOA apareceu e vem sendo adotado em larga escala por
estas empresas para tal finalidade. SOA foi elaborado pensando-se
nestas grandes corporações, mas recentemente passou-se a discutir sua
aplicabilidade a ambientes de menor porte. Para utilização de SOA, são
de notória importância 3 atividades: identificação, orquestração e
distribuição dos serviços. Neste contexto, este trabalho se propõe a
estudar estas atividades dentro de uma arquitetura SOA realizando um
estudo de caso no desenvolvimento de uma aplicação para pequenos
negócios, fazendo uso de tecnologias e ferramentas gratuitas.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 15:30hs, Sala Auditório do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Carlos Frederico Medeiros de Souza
Área: Sistemas Distribuídos / Composição de Web Services
Orientador:
Nelson Souto Rosa
Avaliador:
Carlos André Guimarães Ferraz (A CONFIRMAR)
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal implementar e apresentar uma
"engine" de código aberto (ActiveBPEL) modificada que realize o
monitoramento e ações corretivas em Composições de "web services". Desta
forma, o problema a ser tratado neste trabalho é definir como fazer a
troca de um serviço que faça parte da composição se ele não está
respondendo satisfatoriamente as requisições (qualidade de serviço). Neste
caso, é necessário a existência de um outro serviço "backup" de igual
funcionalidade. É importante observar que assume-se a existência de
servidores que possuam os mesmos serviços daqueles que apresentaram os
problemas também descritos. A qualidade dos serviços será definida a
partir de documentos SLA (Service Level Agreement) em cada servidor
presente na Composição.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 16:00hs, Sala Auditório do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Christian Diego Alves Daniel
Área: Inteligência Artificial/Redes Neurais
Orientador:
Paulo Jorge Leitão Adeodato (A CONFIRMAR)
Avaliador:
Germano Crispim de Vasconcelos
Resumo:
Freqüentemente estatísticos e especialistas no domínio da aplicação
questionam decisões tomadas por Redes Neurais. Quando isso acontece,
existem poucos argumentos para convencer a esses profissionais da
consistência desse resultado, ou mesmo explicar-lhes o porquê dessa
decisão.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 16:30hs, Sala Auditório do CIn
O foco deste trabalho é criar uma nova abordagem que possibilite a
extração de informações (estatísticas e regras) da solução atual
(Rede Neural) que sejam necessárias e suficientes para explicar um
escore gerado para um exemplo real de classificação.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Daniel Ferreira dos Santos
Área: Inteligência Artificial
Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Alex Sandro Gomes
Resumo:
O projeto visa melhorar o RTSCup, ambiente de programação para
jogos de Estratégia em Tempo Real, que é utilizado para avaliar técnicas
de realidade virtual. Atualmente o sistema dispõe de 2 modos de simulação,
o game 1, que tem por objetivo a coleta de recursos por agentes
inteligentes e o game 2, que representa uma batalha entre os mesmos. A
proposta é otimizar estes dois modos e uni-los em uma nova modalidade, o
game 3, incorporando as funcionalidades de ambos. Também serão
desenvolvidos agentes para testar o novo game e uma aplicação,
possivelmente um jogo, para verificar a interatividade dos agentes com o
usuário.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 17:00hs, Sala Auditório do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Danilo Cavalcanti Torres
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Paulo Henrique Monteiro Borba
Co-Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
André Luís de Medeiros Santos
Resumo:
Cada vez mais sofisticados e mais acessíveis, os aparelhos de celular
comportam softwares de escritório, de comunicação, de música e até
mesmo jogos. Este último vem chamando atenção do mercado tendo em
vista o alto fluxo de dinheiro movimentado.
Apresentação: 2a feira, 01/12/2008, 11:00hs, Sala B-014
Mas para produzir jogos móveis o retorno financeiro é diretamente
proporcional ao seu custo, fazendo com que várias pequenas empresas
desistam deste nicho de mercado devido a uma série de fatores bem
peculiares desta área. Um dos mais críticos se dá em uma das últimas
fases de desenvolvimento de um jogo móvel, o Porte (porting).
Esta fase foi adicionada ao ciclo tradicional de desenvolvimento de
software pelo fato de que ainda não existe um meio unificador de
aplicativos para permitir a portabilidade de todos eles em qualquer
tipo, marca ou tamanho de dispositivo.
Para que este processo não se torne inviável e demorado, existem
ferramentas de automação deste processo baseadas em linha de produção
de software, onde são modificados apenas os pontos de variação,
facilitando e diminuindo o tempo desta fase de desenvolvimento.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: David Levy Lucena Alves Aragão
Área: Planejamento e gerenciamento de projetos
Orientador:
Fábio Queda Bueno da Silva
Avaliador:
Hermano Perrelli de Moura (A CONFIRMAR)
Resumo:
Este trabalho de graduação tem o objetivo desenvolver uma abordagem
na área de Gerenciamento de projetos a fim de mostrar como
dispositivos de computação móvel inteligentes podem realmente
participar com igualdade em processos de negócio. Abordar a forma
como de dispositivos podem executar tecnologias de negócio
tradicional em um processo voltado para o dispositivo e sua
infra-estrutura móvel. Isto é muito relevante nos lugares onde os
dispositivos móveis são os únicos computadores que estão disponíveis
para forças de trabalho móvel.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 08:00hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Diego Santiago Figueirôa
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Hermano Perrelli de Moura
Avaliador:
Fábio Queda Bueno da Silva (A CONFIRMAR)
Resumo:
Atualmente existe uma grande necessidade de padronização dos processos de
uma organização com o objetivo de elevar o nível de eficácia em
gerenciamento de projetos. Para isso existem dezenas de modelos de
maturidade que indicam caminhos pelos quais a implementação de padrões
pode tornar uma organização mais produtiva e competitiva. Este trabalho
irá avaliar o nível de maturidade em gestão de projetos das empresas
localizadas no Porto Digital através do questionário de Avaliação da
Maturidade do MMGP ~V Modelo de Maturidade em Gestão de Projetos proposto
por Darci Prado.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 08:30hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Felipe Cavalcanti Ferreira
Área: Gerência de Projetos
Orientador:
Hermano Perrelli de Moura
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (A CONFIRMAR)
Resumo:
A atividade de gestor de projetos é hoje a principal causa de
sucesso ou fracasso de um projeto. Um grupo de projetos gerenciados
de maneira coordenada visando objetivos estratégicos comuns é o que
se define como programa e, para que uma organização obtenha êxito na
sua realização, é necessária a utilização de padrões, técnicas e
ferramentas gerenciais que aumentem a sua probabilidade de sucesso.
Este trabalho de graduação tem por objetivo realizar um estudo sobre
o padrão de gerenciamento de programas PgMBOK, além de uma análise
comparativa entre as principais ferramentas de gestão de programas
existentes no mercado e a sua aderência com os processos do PgMBOK.
Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 14:00hs, Sala D-001
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fernando Abner di Cavalcanti Garcez
Área: Empreendedorismo/Games
Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Fábio Queda Bueno da Silva (A CONFIRMAR)
Resumo:
O mercado mundial de videogames cresceu 31,5% de 2001 a 2005 e deve
crescer mais 11,4% ao ano até 2010, ano em que devera totalizar a
cifra de US$ 50 bilhões, de acordo com as prospecções da consultoria
Pricewaterhouse&Coopers. Dois setores se destacarão nos próximos
anos: (i) games online, que deve ter crescimento particularmente
destacado devido ao aumento de acessos de banda larga e pela
introdução de novos consoles orientados para o jogo em rede; (ii)
Wireless, estimulado pelo surgimento de celulares mais potentes, com
maior capacidade de processamento de dados e gráfico, e de
computadores portáteis com acesso às redes móveis. Em que pese a
América Latina ser o menor dos mercados, representando em 2005 cerca
de 2% do mercado global, estima-se que a participação do Brasil
corresponda a 40-50% deste mercado, gerando um grande potencial para
a indústria brasileira de games. Em virtude da magnitude deste setor,
das perspectivas de evolução e da importância crescente para o
cotidiano das pessoas e das empresas, tomei a indústria nacional de
games como objeto do meu trabalho de conclusão de curso.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 09:30hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fernando Luiz Guimarães Mota Junior
Área: Gerência de Projetos
Orientador:
Hermano Perrelli de Moura
Avaliador:
Fábio Queda Bueno da Silva (A CONFIRMAR)
Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise descritiva do PAC
? Programa de Aceleração do Crescimento sob a ótica do padrão PgMBOK
-Standard for Program Management do PMI ? Program Management
Institute. Uma base conceitual será apresentada abordando
gerenciamento de projetos e programas com o intuito de prover o
conhecimento mínimo necessário ao entendimento do padrão PgMBOK. Após
o fundamento teórico, o PAC será analisado à luz do PgMBOK,
descrevendo, por exemplo, os principais projetos, recursos
compartilhados, relacionamentos e objetivos estratégicos em comum.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 10:00hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fernando Valente Kakimoto
Área: Arquitetura de Sistemas
Orientador:
Augusto César Alves Sampaio
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (A CONFIRMAR)
Resumo:
Uma característica intrínseca a sistemas de software é a complexidade de
seu desenvolvimento, resultando na necessidade de estudá-los e analisá-los
sob diferentes perspectivas. Uma delas é a visão de projeto arquitetural,
a qual abrange características que dão suporte, tanto estrutural quanto
comportamental, às funcionalidades de um sistema. No RUP (Rational Unified
Process), a visão de projeto arquitetural é definida pela disciplina de
Análise e Projeto, onde é comum a criação de diagramas UML. Entretanto, as
ferramentas comerciais existentes não oferecem suporte automatizado para
várias atividades do processo, o que contribue para a grande repetição de
suas tarefas. Assim, o trabalho se propôe a analisar ferramentas de
modelagem existentes e propor automações de forma a possibilitar a criação
de modelos de projeto a partir de modelos abstratos de análise.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 10:30hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Filipe César Silva de Andrade
Área: Engenharia de Software - Testes
Orientador:
Marcelo Bezerra d'Amorim
Avaliador:
Alexandre Cabral Mota (A CONFIRMAR)
Resumo:
A área de Testes envolve o processo de checagem do software, que
alem de buscar erros visa também verificar se o mesmo satisfaz seus
requisitos, ou seja, se irá produzir os resultados esperados.Por este
processo não ser perfeito, faz-se necessária a criação de métodos que
possam auxiliar o desenvolvedor na identificação de problemas. A
geração
automática de testes é mais uma destas soluções, e a geração baseada
em predicados pode tornar os testes gerados muito mais eficazes.
Este é o objetivo deste trabalho de graduação.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 11:00hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Filipe Luiz Mélo da Costa Monteiro
Área: Web Semântica
Orientador:
Frederico Luiz Gonçalves de Freitas
Avaliador:
Carlos André Guimarães Ferraz
Resumo:
Os Web Services Semânticos consistem na parte dinâmica de
um novo conceito de Web, a Web Semântica (também chamada de Web 3.0).
A Web Semântica ajudará os usuários a delegarem tarefas aos
softwares. Graças à inserção de significado, o processamento de
requisições de usuários passará por deduções lógicas, de forma a se
alcançar resoluções automaticamente.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 10:30hs, Sala de Reunião 1
O objetivo deste trabalho de graduação é explorar a Web
Semântica dentro do contexto das técnicas aplicadas na composição e
interoperabilidade de Web Services. Desta forma, propõe-se uma
ferramenta que viabilize a síntese de novos serviços (descritos em
termos de seus requisitos) a partir de outros pré-existentes - com
composição de funcionalidades.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Francisco Paulo Magalhães Simões
Área: Realidade Aumentada
Orientador:
Veronica Teichrieb
Avaliador:
Sílvio de Barros Melo (A CONFIRMAR)
Resumo:
Atualmente, a realidade aumentada mostra-se como um ramo de
vanguarda da computação tendo como meta expandir as possibilidades e
experiências dos usuários através da inserção de elementos virtuais
em cenas reais em tempo real. Além de realizar um estudo abrangente
acerca das técnicas de realidade aumentada sem marcadores baseadas em
arestas, este trabalho de graduação objetiva a implementação de uma
técnica baseada em arestas bem como sua utilização em um estudo de
caso.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 14:00hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Glerter Alcabtara Sabiá
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Alexandre Cabral Mota
Avaliador:
Augusto César Alves Sampaio
Resumo:
Desde meados de 2007, a Embraer vem buscando estratégias para
agilizar os processos de desenvolvimento formal de requisitos.
Sabe-se que a engenharia aeronáutica é uma atividade crítica e
necessita de níveis seguros de corretura na especificação e
verificação dos requisitos. A ferramenta fruto desse trabalho
permitirá realizar uma operação crítica na engenharia requisitos
desse tipo de indústria que envolve transformação de de gráficos de
circuitos em proposições lógicas, garantindo mais segurança,
rapidez e corretura ao processo. Para tanto foi desenvolvido também
um esquema XML capaz de representar um circuitos lógicos, de maneira
que a ferramenta possa através da manipulação desse XML operar sobre
um circuito.
caso.
Apresentação: 6a feira, 05/12/2008, 09:00hs, Anfiteatro CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Henrique Seabra Diniz
Área: Gerência de Projetos
Orientador:
Hermano Perrelli de Moura
Avaliador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (A CONFIRMAR)
Resumo:
Ninguém discute mais a necessidade de gerenciamento de projetos
para o sucesso dos mesmo. Porém uma área ainda pouco abordada é a
Gerência de Riscos. A principal ferramenta para um bom gerenciamento
é o uso de métricas. O levantamento de métricas na gerencia de riscos
ainda é uma área pouco estudada. Dando continuidade ao Trabalho de
Graduação de Saulo Oliveira, após o TG a influência no valor dos
Pontos de Risco Não Ajustados dos Responsáveis pelos Riscos será
determinada e um prototipo funcional será desenvolvido.
Apresentação: 4a feira, 03/12/2008, 14:30hs, Sala D-001
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Hugo Torres Calazans Ramos da Silva
Área: Banco de dados
Orientador:
Fernando da Fonseca de Souza
Co-Orientador:
Robson do Nascimento Fidalgo
Avaliador:
Valéria Cesário Times
Resumo:
A utilização de ferramentas de CAD
(Computer-aided Design), tais como o PDMS (Plant Design Management
System), em projetos industriais em maquete eletrônica tem conseguido
reduções significativas nos custos de desenvolvimento, minimizando o
ciclo de design e aumentando a produtividade dos projetistas. No
entanto, algumas etapas da execução de projetos desta natureza ainda
se mostram bastante insípidas, requerendo a realização de tarefas
repetitivas, que poderiam ser automatizadas computacionalmente.
Dentre tais tarefas, encontra-se a carga dos bancos de dados com as
normas e especificações técnicas dos mais variados componentes
presentes na planta eletrônica. Este trabalho se propõe a estudar
técnicas que possibilitem a concepção de um ambiente computacional
capaz de ler estas informações, armazená-las em XML e efetuar a carga
dos bancos de dados do PDMS.
Apresentação: 6a feira, 28/11/2008, 10:00hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Icamaan Botelho Viegas da Silva
Área: Inteligência Artificial - Redes Neurais
Orientador:
Paulo Jorge Leitão Adeodato
Avaliador:
Tsang Ing Ren (A CONFIRMAR)
Resumo:
O presente trabalho objetiva a realização um estudo acerca da
influência da adição de ruído gaussiano a cada variável de entrada,
durante o processo de treinamento no desempenho da rede neural MLP
(Multilayer Perceptron). A opção pela rede MLP se deve à sua ampla
utilização e aceitação tanto acadêmica quanto comercial. A adição do
ruído ocorrerá nas variáveis de entrada contínuas objetivando
aumentar o poder de generalização. O desempenho da rede em questão
será comparado ao desempenho da MLP com a utilização de um termo de
regularização pertencente a classe dos reguladores de Tikhonov devido
a equivalência demonstrada por Bishop. Uma vez concluído o processo
de inserção de ruído e do termo de regularização o desempenho destas redes serão comparados utilizando para este fim, métodos já
consagrados para mensurar o desempenho de classificadores, dentre
eles, a curva ROC e o KS2.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 15:30hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: João Gabriel Queiroz Lins Martins
Área: Engenharia de Software
Orientador:
André Luís de Medeiros Santos
Avaliador:
Ricardo Massa Ferreira Lima (A CONFIRMAR)
Resumo:
O mundo vem sendo inundado com produtos de inovação tecnológica
e também com mudanças nos seus paradigmas. Tudo isso para que se
possa ajudar de forma mais eficiente o homem. Uma das mudanças de
paradigma é forma atual de programação que vai ser substituída por
uma menos manual através de ferramentas de reutilização e geração de
código. Com o grande crescimento da indústria dos jogos, vem a
necessidade de produzi-los de forma mais rápida e como menos custos.
Por isso propomos uma DSL que será usada para facilitar a geração de
códigos para módulos de Heads-Up Display em jogos arcade 2D.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 16:00hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: João Victor Guimarães de Lemos
Área: Teste de software
Orientador:
Marcelo Bezerra d'Amorim
Avaliador:
Alexandre Cabral Mota
Resumo:
Testes de regressão são testes aplicados a um software que sofreu uma
mudança em parte do seu código.
Apresentação: 5a feira, 27/11/2008, 14:00hs, Sala de Reuniões 1 - Bloco C - Galpão
A fim de reduzir o custo computacional envolvido no processo de
execução de testes, existem técnicas de seleção de testes de
regressão caracterizadas como "seguras". Estas técnicas visam
escolher o menor subconjunto de casos de teste da suíte original,
onde cada elemento deste subconjunto pode acusar algum possível erro
na versão modificada do software.
O objetivo deste trabalho é analisar o impacto do uso de técnicas
automáticas de seleção de testes de regressão num software escrito em
linguagens de paradigma orientado a objetos.
Em particular, será analisada uma ferramenta capaz de efetuar seleção
automática de testes de regressão, denominada RTSTool, sendo o autor
deste presente trabalho um dos autores do software a ser estudado.
O estudo feito aqui oferece como resultado, entre outros, análise de
impacto em produtividade no uso da RTSTool ao longo do processo de
codificação.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: José Dihego da Silva Oliveira
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Augusto César Alves Sampaio
Co-Orientador:
Rodrigo Teixeira Ramos
Avaliador:
Alexandre Cabral Mota (A CONFIRMAR)
Resumo:
Modelagem é uma atividade fundamental para engenharia de software. Um
dos grandes desafios nesta atividade é manter o modelo coerente com o
estado atual do software, dado a constante evolução dos artefatos que
o compõem.Modelos necessitam ser continuamente transformados para
serem adequados a novos requisitos funcionais e/ou não funcionais.A
aplicação manual de transformações pode incorrer em uma série de
problemas relacionados à confiabilidade e ao desempenho e impedir que
esta prática possa ser adotada comercialmente.Uma solução eficaz que
automatize a busca (e casamento) de padrões arquiteturais nas quais
transformações podem ser aplicadas,também de modo automático, é o
propósito síntese desse trabalho.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 16:30hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Laís de Mendonça Neves
Área: Engenharia de Software
Orientador:
André Luís de Medeiros Santos
Avaliador:
Geber Lisboa Ramalho (A CONFIRMAR)
Resumo:
O objetivo principal deste trabalho consiste no desenvolvimento de
jogos para validar se o motor FlatRedBall é capaz de suportar as
funcionalidades (features) do domínio de jogos arcade 2D. Haverá um
foco em permitir que tal engine seja consumido de maneira mais
abstrata e intuitiva possível pelo código gerado a partir das
linguagens de dominio especifico (DSLs) da fábrica ArcadEx, uma
fabrica de software focada no desenvlvimento de jogos Arcade 2D. Será
realizada a implementação de uma camada de abstração em cima do
FlatRedBall, facilitando o seu consumo pela ArcadEx. Por fim, este
trabalho irá proporcionar feedback referente a similaridades e pontos
de variabilidades encontrados no processo de desenvolvimento dos
jogos, permitindo que suas DSLs visuais sejam ajustadas e,
eventualmente, novas DSLs sejam criadas pelos projetistas dessa
fábrica.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 17:00hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Leonardo Magalhães Aretakis
Área: Inteligência Computacional/Redes Neurais
Orientador:
Germano Crispim de Vasconcelos
Avaliador:
Paulo Jorge Leitão Adeodato (A CONFIRMAR)
Resumo:
Trabalho visa elaborar um estudo comparativo entre os métodos de
regressão linear múltipla e o baseado em redes neurais artificiais,
utilizando vários modelos de redes neurais artificiais e algoritmos de
treinamento, criando uma base de comparação suficientemente robusta
que será aplicada na área de avaliação de bens.
Apresentação: 3a feira, 02/12/2008, 17:30hs, Sala Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: