2.
Adaptação do Processo Unificado Caixa (PUC) em uma abordagem continua do CMMI para GIFUGRE - Estudo de Caso
3.
Estudo sobre a computação ubíqua e aplicações para TV Digital
4.
Implementação de uma Rule Engine para a plataforma .NET
5.
aqui)
6.
Fontes de financiamento para startups de base tecnológica e ferramentas e técnicas de suporte à viabilização do negócio
7.
Otimização em grafos: árvores geradoras com restrições
8.
Um Estudo sobre a Segurança de Redes IEEE 802.11
9.
Seleção de Cubos OLAP baseada em Perfis de Usuários e GRASP
10.
Imitation-based approach in game balancing
11.
Integração de um modelo comportamental USB numa plataforma virtual
12.
Video Colortoning
13.
Otimização Global em Redes Neurais Artificiais
14.
Desenvolvimento de um componente de visualização da informação para a plataforma de ensino à distancia Amadeus
15.
Uma Análise da Segurança de Sistemas RFID
16.
Adição de colaboração e realização de validação heurística qualitativa da ferramenta de consultas XML – ViXQueL
17.
Sistema de Reconhecimento Local de Palavras Manuscritas em domínios restritos
18.
Estudo em jogos e sistemas distribuídos
19.
Paralelização do processamento de pacotes de rede para um software utilizando CUDA
20.
Estudo sobre geração de música baseada em mapeamento de gestos do usuário
21.
Condução de Estudos de Usabilidade no Processo de Desenvolvimento Ágil de uma Aplicação de E-commerce
22.
Sistema de Gestão de Redes com Monitoramento e Descoberta Automática de Nós
23.
Investigação da Viabilidade Técnica e Econômica de construção de uma Vitrine Interativa
24.
Preferências do Usuário para Personalização de Consultas
25.
Predição de Interações Entre proteínas de Saccharomyces Cerevisiae
26.
Investigação e implementação de técnicas em análise de sentimentos
27.
Uma ferramenta para prover modularidade de features implementadas com compilação condicional
28.
Suporte a um Sistema Operacional no PDesigner
29.
Impacto das Práticas e Ferramentas de Software nas Fases Iniciais do Processo de Inovação
30.
O impacto dos dispositivos móveis no autogerenciamento de diabetes tipo II: Uma metanálise
31.
Um Estudo sobre Relação entre os Artistas e os Programadores dentro da Esfera de Criação de Jogos
32.
Um protótipo de alta fidelidade para fórum de discussão em EAD baseado no ForUX
33.
Avaliação de estratégias de cache baseadas em segmentação para streaming de vídeo
34.
Arquitetura de armazenamento e manipulação de imagens médicas para ambientes virtuais de diagnóstico à distância
35.
Definição e Especificação de uma DSL para Implementação de Variações em uma Linha de Produtos
36.
Um Estudo sobre os Problemas e Benefícios da Adoção de Metodologias Ágeis em Organizações Maduras
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Adriano Novais Morais
Área: Qualidade de Software
Orientador:
Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador:
Alexandre Cabral Mota
Resumo:
A GIFUGRE(Gerencia de filial de Fundo de Garantia) setor da Caixa Econômica Federal (CEF)responsável pela administração do FGTS, diante da necessidade de melhoria de seus processos de negócios, recorre à tecnologia da informação. Na área de desenvolvimento de software ,falta uma sistemática de desenvolvimento de software e o sucesso depende diretamente dos desenvolvedores. Esta falta de sistematização na produção de software tem como resultado a baixa qualidade do produto final, dificuldade de entrega nos prazos e custos predefinidos e a inviabilização de uma futura evolução do software. Apesar de a CEF ter o PUC(processo unificado caixa) como metodologia,ela só esta disponível para a área de tecnologia .O objetivo deste trabalho de graduação é adaptar o PUC (processo unificado caixa) as necessidades da GIFUGRE utilizando uma abordagem ágil e num contexto continuo do CMMI.
Apresentação: 4a feira, 14/07/2010, 09:00hs, Sala A10
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Alan José de Moura Silva Filho
Área: TV Digital
Orientador:
Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador:
Patrícia Tedesco
Resumo:
Neste trabalho será apresentado um estudo sobre a computação úbiqua em diversas áreas envolvidas, e será exibido mais especificamente a relação dessa inovoção com a TV Digital, sendo propostos inclusive, alguns cenários de aplicação.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 09:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Allan Jefferson Silva de Souza
Área: Representação de Conhecimento / Linguagens de Programação
Orientador:
André Luis de Medeiros Santos
Avaliador:
Patrícia Tedesco
Resumo:
Existe um bom número de soluções / implementações de motores de regras para a plataforma .NET, porém grande parte deles está sob licença proprietária, o que passa a ser um entrave para o uso no meio acadêmico / independente. Quando se analisa o suporte a motores de regras e suas ferramentas (free / open), a plataforma .NET deixa a desejar, em relação a linguagens como Java, por exemplo.
Sendo assim, o trabalho tem por objetivo:
Analisar as soluções (free / open) de rule engines para a plataforma .NET;
Com a análise, levantar os pontos positivos e negativos das soluções e a partir disso, propor uma solução para o problema (seja melhorando uma já existente ou uma nova solução;
Desenvolver um protótipo da solução proposta;
Validar o protótipo com o desenvolvimento de uma aplicação que o utilize.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 09:30hs, Auditório do CIn (Galpão)
Autor: Ana Cecília Martins Barbosa
Área: IHC, Sistemas Embarcados, Comunicação
Orientador:
Veronica Teichrieb
Avaliador:
Carina Frota Alves
Resumo:
O conceito de ubiquidade e design de interação abre os olhos de pesquisadores das áreas para a criação de produtos que se auxiliam cotidiano das pessoas de forma transparente. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é a realização de todas as etapas de design de interação e desenvolvimento de software que sejam necessárias para se criar um produto de interação simples e eficaz, de uso inovador e que atenda às metas de usabilidade – tudo em prol do beneficio ao usuário final. Utilizando-se de computação vestível, o projeto tem como alvo a análise da tarefa de indivíduos que utilizam bolsas, mochilas e malas como artefato primordial: mulheres ao saírem de casa, estudantes no caminho para faculdade, e profissionais que viajam muito são possíveis públicos alvo para o trabalho. A principal idéia do projeto é poder indicar ao usuário de forma rápida quais objetos está esquecendo-se de levar em sua bolsa, mochila ou mala, assim como quais está carregando de fato. Utilizando-se RFID e conexão bluetooth, o usuário poderá checar no seu celular quais são os pertences esquecidos e levados.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 10:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Antônio Inocêncio Lima Filho
Área: Empreendedorismo (Startups)
Orientador:
Edson Barros Carvalho
Avaliador:
Fabio Queda Bueno da Silva (A CONFIRMAR)
Resumo:
Muitas startups de base tecnológica não sobrevivem por muito tempo ou, até mesmo, não passam de idéia a negócio. Isso se dá, dentre outros fatores, por falta de informação sobre o quais as possíveis formas e caminhos para se obter recursos financeiros e, assim, terem condições de implementarem suas idéias.
Apresentação: ?a feira, ??/07/2010, ??:??hs, (LOCAL A CONFIRMAR)
Além de recursos financeiros e de uma boa formação acadêmica e a vontade de empreender, existem outras formas de se viabilizar o negócio como, por exemplo, passar por um processo de incubação e participar em competições tecnológicas que geram visibilidade e networking em meio a investidores e cientistas.
O trabalho conclui-se com quatro estudos de caso de empresas nascentes ou com maior grau de maturidade locais que fizeram opções diferentes.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Artur Ribeiro de Aquino
Área: Otimização combinatória
Orientador:
Liliane Salgado
Co-Orientador:
Anjolina Grisi de Oliveira
Avaliador:
Kátia Silva Guimarães
Resumo:
A proposta para este trabalho de graduação é estudar, na área de otimização combinatória, árvores geredoras com restrições e os algoritmos já existentes na literatura para a solução desse problema. Seguindo esse estudo deve-se fazer uma pesquisa na tentativa de elaborar um algortimo para algum dos vários tipos de restrições aplicáveis às árvores geradoras. Para decidir implementar o algortimo este teria que indicar ser uma solução interessante para o problema, ou seja, ele provavelmente apresentaria melhoras em algum aspecto sobre as soluções estudadas.
Após a implementação o algoritmo desenvolvido deve ser avaliado. No caso de não se chegar numa solução que possa ser considerada para implementação a comparação entre os algortimos já existentes e a identificação dos pontos de possíveis melhoras serão apresentadas.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 10:30hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Gentilini D'Ambrosio
Área: Redes de Computadores
Orientador:
Paulo André da Silva Gonçalves
Avaliador:
Carlos André Guimarães Ferraz
Resumo:
As redes sem fio IEEE 802.11, comumente conhecidas como \textit{Wi-Fi}, têm sido amplamente utilizadas tanto em residências quanto em ambientes comerciais e empresariais. Essas redes têm como um de seus principais problemas a segurança, visto que os dados que trafegam nessas redes são transmitidos através de ondas eletromagnéticas e podem ser facilmente capturados. Este trabalho apresenta um estudo aprofundado dos mecanismos de autenticação, integridade e confidência dos protocolos WEP, WPA, IEEE 802.11i (WPA2) e IEEE 802.11w, os quais são os protocolos de segurança existentes para as redes IEEE 802.11. Também são analisadas as vulnerabilidades de cada protocolo e os ataques desenvolvidos contra os mesmos. Além disso, é proposto e avaliado um mecanismo de segurança que protege o protocolo WPA contra os ataques baseados na previsibilidade de dados de determinados tipos de pacotes, sendo esta a maior contribuição deste trabalho.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 15:00hs, Sala D-222
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Bruno Morato da Costa Ribeiro
Área: Banco de Dados
Orientador:
Valéria Cesário Times
Avaliador:
Ana Carolina Salgado (A CONFIRMAR)
Resumo:
O crescimento do acesso a informações em bases de dados multidimensionais hoje tem motivado pesquisadores a buscarem maneiras mais rápidas e menos custosas de realizar tal acesso. Nesse sentido, materializações desses dados podem ajudar a chegar a tal objetivo. Nota-se, porém, que essas materializações são comumente feitas em toda a estrutura, o que não garante a obtenção direta das informações. Dado essa problemática, é importante definir que partes dessa estrutura devem ser de fato materializadas. Sendo assim, esse trabalho propõe a elaboração de assinaturas que define perfis específicos no acesso a bases de dados, facilitando a escolha do que se materializar. Essa solução recupera consultas mais freqüentes e mais importantes a partir de um dado histórico das transações recentes e de um algoritmo baseado em metaheurísticas.
Apresentação: ?a feira, ??/07/2010, ??:??hs, (LOCAL A CONFIRMAR)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Carlos Alberto Viana Maciel Júnior
Área: Inteligência Artificial
Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Patrícia Tedesco
Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar a utilização de técnicas de aprendizado por imitação em agentes, relacionado ao balanceamento dinâmico de dificuldade em jogos, comparamos esta abordagem com a utilização outras técnicas de Inteligência Artificial.
Apresentação: 3a feira, 20/07/2010, 10:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)
Neste processo serão estudadas e avaliadas técnicas de balanceamento de dificuldade e será dada atenção especial às técnicas de aprendizado por observação (ou imitação).
Ao final do estudo pretende-se demonstrar formas de se aperfeiçoar o comportamento de agentes em jogos, tornado-o menos previsível e mais adaptativo, garantindo dessa forma um desafio de jogabilidade mais parecido com um oponente humano.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Diego Victor Alves de Souza Melo
Área: Chip Design
Orientador:
Edna Natividade Barros
Avaliador:
Cristiano Coelho Araújo
Resumo:
Devido as exigências cada vez maiores do mercado, o desenvolvimento de projetos de IP-Cores em sistemas digitais vem crescendo. Atrelado ao aumento da produção de IP-Cores está também o aumento da complexidade destes, devido à implementação de novas funcionalidades, desenvolvimento de novos protocolos e diferentes modos de operação. E em alguns casos o desenvolviemento do IP-Core requer o desenvolviemento de algum software em paralelo. Por conta da comlexidade, iniciar o desenvolvimento do projeto em RTL(Register Transfer Level) aumenta a dificuldade para codificação e o tempo de verificação, gerando delay em outras fases do projeto. Portanto podemos perceber que o tempo de desenvolvimento é um dos grades desafios no desenvolvimento de IP-Cores. Uma solução para diminuir o tempo de desenvolvimento do projeto é descrevê-lo em alto nível, para acelerar a modelagem do IP, desenvolver o software o mais breve possível e usar técnicas de alto nível para acelerar a implementação em silício ou Field Programming Gate Arrays( FPGAs ).
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 14:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
Um outro segmento que vem crescendo e que auxilia no desenvolvimento dos Ip-Cores, é a virtualização dos sistemas eletrônicos. Esta solução provê através de um design virtual do sistema, a definição da arquitetura da plataforma e suas interconexões, o design dos elementos inseridos no projeto e seus algoritmos de desenvolvimento, tornando mais fácil a verificação e a análise durante o processo de desenvolvimento dos Ip-Cores, pois as modificações feitas entre o alto e o baixo nível serão mínimas.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Diogo Couceiro Lemos
Área: Processamento de Imagem
Orientador:
Tsang Ing Ren
Avaliador:
George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Resumo:
Apesar das técnicas de halftoning serem relativamente antigas
e bastante trabalhadas, as técnicas de video halftoning são escassas e
as específicas para vídeos coloridos são praticamente inexistentes.
Este trabalho começa seus estudos explicando o que significa
halftoning, desenvolve alguns conceitos e técnicas relevantes do campo
e termina com uma proposta leve e eficiente para aplicação de
halftoning em videos coloridos. Nossa proposta trata ruídos de
quantização e flicker, prepara uma compressão e, principalmente,
considera o sistema visual humano no que diz respeito ao tratamento
das cores.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 14:30hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Diogo da Silva Severo
Área: Inteligência Artificial
Orientador:
Teresa Bernarda Ludermir
Co-Orientador:
Cleber Zanchettin
Avaliador:
Ricardo Prudêncio
Resumo:
O uso de redes neurais artificiais para solução de um determinado problema é um trabalho empírico em que muitos dos parâmetros que constituem a rede são modificados a fim de gerar uma topologia "ótima", mínima e que consiga resolver, satisfatoriamente, variações do mesmo problema.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 15:30hs, Auditório do CIn (Galpão)
Muitos algoritmos de otimização têm sido utilizados para automatizar a tarefa de gerar topologias, menores e mais eficientes, que consigam resolver um dado problema. Cleber Zanchettin, em sua tese de doutorado, propôs um novo algoritmo de otimização global e local, entitulado GaTSa, que realizava a otimização simultânea da topologia e dos valores dos pesos das conexões entre as unidades de processamento de uma rede neural do tipo Multi-Layer Perceptron (MLP).
A proposta deste trabalho é ampliar o algoritmo GaTSa, de forma que ele passe a realizar não somente a otimização dos pesos das conexões e da topologia,mas também da função de ativação dos neurônios que compõem a rede.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Douglas do Nascimento Queiroz
Área: Mídias e interação
Orientador:
Alex Sandro Gomes
Avaliador:
Verônica Teichrieb
Resumo:
Atualmente com os avanços tecnológicos e após o surgimento da internet, a busca do conhecimento através da troca de informação entre os alunos e os professores em ambientes virtuais de aprendizagem vem crescendo bastante. Este fato ocasionou o surgimento de grandes quantidades de coleções de dados espalhados de forma não estruturada. Com isso surgiu a necessidade de visualizar esses dados com mais semântica e menos sintaxe para auxiliar tanto no entendimento do aluno sobre um determinado conteúdo, como na análise do comportamento do aluno pelo professor. Neste contexto, faz-se necessário o desenvolvimento de técnicas de visualização de dados para a procura de uma determinada informação
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 15:30hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Eduardo Henrique de Carvalho Franklin
Área: Redes de Computadores/Segurança
Orientador:
Paulo André da Silva Gonçalves
Avaliador:
Carlos André Guimarães Ferraz
Resumo:
Os sistemas de comunicação por radiofreqüência conhecidos como RFID
têm por objetivo realizar a identificação inequívoca de objetos ou
pessoas de forma automática, através de consultas a etiquetas
eletrônicas. Além disso, tais sistemas são capazes de armazenar e
recuperar informações dos itens identificados. O objetivo deste
Trabalho de Graduação é realizar uma análise da segurança dos
algoritmos RFID destinados à consulta de etiquetas, bem como daqueles
que implementam protocolos anti-colisão. Além disso, será proposta uma
nova modalidade de ataque, chamada Tag Cloner, que é capaz de explorar
algoritmos anti-colisão e realizar a clonagem de uma etiqueta honesta.
Também serão feitas considerações a respeito da prevenção a esse novo
ataque.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 16:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Eduardo José de Vasconcelos Matos
Área: Banco de Dados
Orientador:
Fernando da Fonseca de Souza
Avaliador:
Ana Carolina Salgado
Resumo:
O objetivo do Trabalho de Graduação aqui proposto é estender a especificação e implementação da ferramenta ViXQueL, contemplando um subconjunto maior da XQuery que atualmente é coberto pela ferramenta, permitindo a construção e execução de consultas mais complexas. E, paralelamente, continuar dando ênfase à preocupação de permitir que usuários não experientes em XQuery consigam recuperar informações das bases XML, além de permitir e facilitar o aprendizado da linguagem.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 10:00hs, Sala B-020
Um segundo objetivo, mas não menos importante, é a realização de um estudo estatístico para a validação da usabilidade da ViXQueL a fim de comprovar a obtenção de sucesso nos objetivos propostos. Tal estudo estatístico deve ser realizado em conjunto com técnicas de validação de usabilidade da engenharia de software.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Everson Veríssimo da Silva
Área: Inteligência Artificial e Reconhecimento de Padrões
Orientador:
George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Avaliador:
Tsang Ing Ren
Resumo:
O reconhecimento de palavras manuscritas, processo de identificar palavras escritas manualmente, possui diversas aplicações no mundo real, como formulários, textos manuscritos, entre outros. Para melhorar o desempenho, vários sistemas estão sendo desenvolvidos em domínios específicos, que tenham algum tipo de restrição, ao invés de domínios genéricos.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 17:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
O trabalho de monografia visa a discutir diversas questões a respeito de sistemas de domínios restritos, como quão restrito os domínios podem ser e as vantagens de usá-los. O trabalho ainda demonstrará um estudo de caso com meses do ano, que traz, entre os desafios, sub-strings em comum entre os meses.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Fagner Nascimento e Silva
Área: Jogos / Redes
Orientador:
Carlos André Guimarães Ferraz
Avaliador:
(A CONFIRMAR)
Resumo:
Jogos multiplayer que obtiveram sucesso em redes locais (Local Area
Network) no final dos anos 90 tiveram que ser adaptados para a
Internet, que vinha se tornando cada vez mais popular, de modo a
preservar a mesma jogabilidade experimentada nas redes locais, porém
com agravantes como o recorrente atraso na comunicação (latência) e a
reduzida largura de banda vivenciados na rede mundial de computadores.
Algumas técnicas foram desenvolvidas por diversos desenvolvedores de
jogos e bastante utilizadas para fazer possível não só a comunicação
de uma rede interna com dezenas de computadores, mas prover
escalabilidade permitindo mundos virtuais onde milhares jogadores
interagem ao mesmo tempo, que é o caso dos jogos massivamente
multi-usuários.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 17:30hs, Auditório do CIn (Galpão)
O objetivo inicial é de fazer um levantamento das técnicas de
sincronização de jogos multijogador existentes almejando desenvolver
uma técnica ou framework para facilitar o desenvolvimento destes
aplicativos.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Felipe Bartolomeu de Lemos Alves
Área: Redes de computadores
Orientador:
Djamel Sadok
Avaliador:
(A CONFIRMAR)
Resumo:
(a confirmar)
Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 08:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
Área: Computação Musical
Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Giordano Cabral (UFRPE)
Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar e documentar técnicas de geração de música realizada pelo computador baseadas no uso de restrições. Além disso, se propõe a estudar técnicas de interação humano-computador e avaliar quais dessas técnicas melhor se aplicam ao desenvolvimento de um ambiente musical interativo que permita que o usuário forneça dados para geração música que seja harmonicamente consistente. A idéia principal é fazer com que tanto o usuário que nunca tocou um instrumento ou nunca estudou Música, quanto o músico especialista sintam-se parte da composição e execução da música: atuando, modificando e percebendo as alterações por ele provocadas.
Apresentação: 3a feira, 20/07/2010, 09:00hs, (LOCAL A CONFIRMAR)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Flávia Renata Costa Chaves
Área: Usabilidade
Orientador:
Carina Frota Alves
Avaliador:
Alex Sandro Gomes
Resumo:
Muitas empresas estão utilizando aplicações baseadas na web para melhorar e aumentar seus negócios. Novas oportunidades como o e-commerce vêm ganhando espaço devido à facilidade de acesso a informação e serviços propiciada pela web. Com as novas oportunidades, surge a necessidade de aplicações maiores e mais complexas. Há um aumento da necessidade de utilizar melhores práticas para desenvolver aplicações dentro do prazo e do orçamento e com um elevado nível de qualidade. Com esse aumento de atividade na web, o foco na usabilidade dessas aplicações torna-se essencial. A usabilidade de um sistema é considerada uma chave crucial para qualidade porque está relacionada diretamente à satisfação ou frustração do usuário com o resultado final. Mesmo que possua um grande investimento em tecnologia um projeto certamente não obterá sucesso se não satisfizer o usuário. Tomando como base esse preceito, este trabalho de graduação tem por objetivo desenvolver um estudo de usabilidade de uma aplicação de e-commerce paralelamente ao seu desenvolvimento.
Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 09:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Francisco Ícaro do Nascimento Ribeiro
Área: Redes de Computadores
Orientador:
Djamel Fawzi Hadj Sadok
Co-Orientador:
Luís Eduardo Melo Corrêa de Oliveira
Avaliador:
Paulo Roberto Freire Cunha
Resumo:
A larga disseminação do uso de computadores pessoais e o crescente investimento de companhias em soluções tecnológicas para o tráfego, apresentação e armazenamento de informações torna cada vez mais essencial a necessidade de sistemas de redes de computadores eficazes. Tais redes idealmente devem conferir aos seus usuários qualidade para os serviços disponibilizados bem como integridade e segurança na transmissão de informações. Assim, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão de redes modularizada que possa fornecer suporta para diversos tipos de dispositivos disponibilizando um melhor controle e manutenção de redes através da centralização e automatização de atividades relacionadas ao rastreamento, monitoramento, manutenção e ajuste de seus componentes.
Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 09:30hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Guilherme Barreto de Mendonça
Área: Interface Usuário-Máquina, Realidade Aumentada
Orientador:
Edson de Barros Carvalho
Avaliador:
Judith Kelner
Resumo:
Na Ciência da Computação há duas áreas que estudam assuntos relacionados à interatividade entre o homem e o computador. Uma delas é a Interface Usuário-Máquina e a outra é a Realidade Aumentada. O estudo nessas áreas permite o desenvolvimento de diversas aplicações que utilizam tanto softwares como hardwares para oferecer uma interação em tempo real entre o usuário e o computador. Uma dessas aplicações é a Vitrine Interativa, a qual será o tema principal durante todo essa trabalho de Graduação. O principal objetivo desse será investigar a viabilidade técnica e econômica dessa Vitrine Interativa.
Apresentação: 3a feira, 14/07/2010, 10:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Gustavo Ferraz Diniz
Área: Banco de Dados
Orientador:
Ana Carolina Salgado
Avaliador:
Fernando da Fonseca de Souza
Resumo:
A personalização de consultas consiste no processo de dinamicamente melhorar uma consulta de acordo com preferências relatadas pelos usuários, produzindo respostas distintas para cada perfil. Esse trabalho tem como objetivo aperfeiçoar o módulo de submissão e reformulação de consultas do sistema SPEED (Semantic PEEr-to-Peer Data Management System), utilizando o conceito de personalização.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 09:30hs, Sala B-020
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Gustavo Hagenbeck Gomes
Área: Bio Informática
Orientador:
Kátia Silva Guimarães
Avaliador:
Jeane Cecília Bezerra de Melo (UFRPE)
Resumo:
Obter o conhecimento das interações entre proteínas permite identificar as funções que elas desempenham, e serve como base para entender as funções de complexos protéicos e caminhos de reação de algumas proteínas. O organismo Saccharomyces Cerevisiae foi escolhido por ser amplamente estudado na área da bioinformática, e por isso, é mais fácil de encontrar dados de confiança sobre suas proteínas.
Apresentação: 4a feira, 07/07/2010, 10:00hs, Sala D-222
Um grande estudo [1] foi feito recentemente, com o objetivo de identificar novos complexos (aglomerados de proteínas), e interações entre complexos e complexos, e complexos e proteínas. O objetivo deste trabalho de graduação é fazer um trabalho semelhante ao do estudo referenciado, porém com a mudança de alguns métodos e com a realização de análises diferentes. Com isso esperamos conseguir se não resultados diferentes, coletar informações sobre este problema que é de grande importância.
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Hallan Cosmo dos Santos
Área: Inteligência Artificial
Orientador:
Ricardo Bastos Prudêncio
Avaliador:
Flávia de Almeida Barros
Resumo:
Saber o que as pessoas acham sempre foi um fator importante nos processos de tomar decisão. Mesmo há alguns anos, antes da Internet se tornar tão popular, a maioria de nós já perguntava a nossos amigos em quem eles iriam votar nas eleições ou o que eles achavam de determinada marca de um produto. No entanto, hoje a internet está tornando possível obter a opinião e a experiência de uma quantidade enorme de pessoas, profissionais ou não, que nem conhecemos em assuntos como estes. Cada vez mais pessoas estão deixando suas opiniões disponíveis para estranhos na internet.
De um modo geral, a análise de sentimentos se preocupa em determinar a opinião de alguém, com respeito a um determinado tema, como positiva ou negativa. Neste sentido, iremos investigar, implementar técnicas e realizar experimentos que abordem esse tema.
Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 11:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Humberto de Sousa Pachêco
Área: Engenharia de software
Orientador:
Paulo Henrique Monteiro Borba
Avaliador:
Fernando José Castor de Lima Filho
Resumo:
O conceito de Separação Virtual de Interesses foi introduzido como uma forma de reduzir as desvantagens de se implementar linhas de produto de software utilizando a compilação condicional. A idéia é que os desenvolvedores possam focar em algumas features e esconder outras que não estão sendo implementadas. Porém, features eventualmente compartilham elementos com outras features, a mudança em um desses elementos poderia quebrar várias delas. Nesse contexto, surge um novo conceito chamado de Modularização Emergente de Features, o objetivo é estabelecer contratos entre features evitando que uma simples manutenção quebre outras features. A ferramenta apresentada neste trabalho, implementa esse novo conceito de modularização de feaures.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 15:30hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Igino Musselman Chaves
Área: Sistemas Embarcados
Orientador:
Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador:
Cristiano Coelho Araújo
Resumo:
A convergência tecnológica tem tornado o projeto de sistemas eletrônicos cada vez mais desafiador principalmente em projetos de dispositivos móveis, onde se tem um número maior de restrições que precisam ser satisfeitas, sejam restrições de usabilidade, sejam restrições físicas de implementação. Além disto, a natural popularização de tais dispositivos gera uma demanda crescente de mercado, exigindo um menor time-to-market e uma redução nos custos de produção. Para satisfazer todas essas exigências de projeto e de mercado, diversas ferramentas, tecnologias e processos têm sido continuadamente desenvolvidos e aprimorados com a finalidade de facilitar o projeto e desenvolvimento de sistemas eletrônicos. Este trabalho tem como finalidade oferecer suporte a um sistema operacional embarcado no ambiente de modelagem de plataformas virtuais PDesigner.
Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 14:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Igor Ebrahim dos Santos
Área: Inovação
Orientador:
Fábio Q. B. Silva
Avaliador:
André Luís Medeiros dos Santos
Resumo:
A fase inicial do processo de inovação, o Fuzzy Front End
(FFE), é um dos momentos que mais preocupam os gestores devido ao alto
grau de incerteza. Essa fase compreende estágios do processo que vão
desde o surgimento da idéia ao detalhamento de um novo conceito. O
trabalho tem como objetivo avaliar o impacto do uso de práticas e
ferramentas de software no FFE através da realização de uma pesquisa
qualitativa baseada em entrevistas em profundidade com especialistas
na área.
Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 14:30hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Italo Macêdo do Amaral Costa
Área: Informática em Saúde
Orientador:
André Luís Medeiros dos Santos
Avaliador:
Magdala de Araújo Novaes
Resumo:
A necessidade de busca por melhores métodos no tratamento de diabetes é de crescente relevância. É estimado que existam 21 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes nos Estados Unidos e 171 milhões em todo o mundo. A diabetes é uma doença em que o processo de acompanhamento exige constante monitoração e ação corretiva instantânea para controlar os níveis de glicose. Em um estudo recente, uma revisão sistemática identificou melhorias no processo de atendimento para diabetes tipo II através de soluções Web. Ainda assim, o impacto nos níveis de hemoglobina glicada (Hba1c) do paciente foram considerados imprecisos. Alguns estudos focaram na adequação de dispositivos móveis no autogerenciamento de diabetes, porém tais estudos focaram apenas em diabetes tipo I. Portanto, há uma significante lacuna na literatura com relação à eficiência do uso de dispositivos móveis no autogerenciamento de diabetes tipo II. Esse trabalho de graduação tem como objetivo provar estatisticamente que há significativa diferença nos níveis de hemoglobina glicada (Hba1c), peso e, conseqüentemente, qualidade de vida do paciente quando utilizando dispositivos móveis para autogerenciamento da diabetes.
Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 15:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Leonardo Moreira André
Área: Gestão de Projetos e Engenharia de Software
Orientador:
Geber Lisboa Ramalho
Avaliador:
Giordano Cabral (UFRPE)
Resumo:
Antigamente, a arte de desenvolver jogos era trabalho exclusivo de um simples programador. Hoje, podemos afirmar que esse quadro mudou completamente: grandes grupos, envolvendo diferentes áreas, constituem uma equipe de projeto para criação de jogos. O objetivo principal deste trabalho é analisar e elaborar um estudo profundo sobre a relação entre o grupo dos artistas e a equipe de programadores dentro do ambiente de desenvolvimento de jogos digitais.
Apresentação: 3a feira, 20/07/2010, 09:30hs, (LOCAL A CONFIRMAR)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcelo Costa Melo de Andrade
Área: Usabilidade
Orientador:
Carina Frota Alves
Co-Orientador:
Mario Godoy
Avaliador:
Alex Sandro Gomes
Resumo:
O ensino não presencial, ou ensino a distância, vem ganhando mais adeptos a cada ano principalmente devido ao grande avanço das tecnologias da informação e comunicação. O uso de fórum eletrônico, que compõe este avanço tecnológico, representa uma ótima ferramenta colaborativa assíncrona. Apesar da preocupação em assegurar a qualidade dos cursos virtuais, os ambientes virtuais de aprendizado e ensino continuam apresentando carências significativas quanto à comunicação entre os usuários. A ocorrência de ruídos na comunicação interfere na qualidade da informação e gera incertezas no entendimento do conteúdo. Baseado no projeto ForUX, que apresenta um novo modelo de fórum com o intuito de diminuir os ruídos de comunicação em fórum eletrônico, este trabalho tem como objetivo desenvolver em software um protótipo de alta fidelidade, além de testar e validar junto aos usuário as vantagens do modelo ForUX.
Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 16:30hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcio de Mendonça Neves
Área: Redes de computadores
Orientador:
Djamel Fawzi Hadj Sadok
Avaliador:
Judith Kelner
Resumo:
Com a penetração cada vez maior da banda larga, a utilização de aplicações multimídia vem crescendo rapidamente e contribuindo significativamente para o aumento do tráfego gerado na Internet. Diferentemente dos objetos estáticos (HTML, texto e imagem), essas aplicações trabalham com streaming de mídia, os quais geralmente possuem grande tamanho e necessitam de uma maior complexidade de transmissão. Para reduzir o consumo de banda e melhorar a qualidade percebida pelos usuários, a utilização de caches com algoritmos de armazenamento parcial do conteúdo surge como uma alternativa. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de analisar detalhadamente algoritmos de segmentação utilizados para o armazenamento e transmissão de streams de mídia, mais especificamente vídeo streaming, através de diversas métricas como taxa de acerto (hit ratio), taxa de acerto em bytes (byte-hit ratio), atraso inicial (start up delay) e consumo de largura de banda (bandwidth consumption) em diferentes configurações de cenários.
Apresentação: 3a feira, 13/07/2010, 17:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Márcio Dias Costa
Área: Banco de Dados; Aplicações Web
Orientador:
Fernando da Fonseca de Souza
Co-Orientador:
Everton Rodrigo da Silva
Avaliador:
Francisco Luiz dos Santos (UFRPE)
Resumo:
A utilização de ambientes virtuais para diagnóstico médico a distância, baseado na cooperação entre profissionais, revelou-se como uma excelente alternativa para que a assistência à saúde supere parte das limitações apresentadas em seu modelo mais clássico. Dentre as novas técnicas de apoio ao diagnóstico, o diagnóstico por imagem vem se destacando pela sua ampla utilização e intensa expansão; pela complexidade da tecnologia aplicada e rápida renovação dessa tecnologia; e, finalmente, pelos resultados que oferece. Desta forma, um ambiente virtual com finalidade de dar suporte ao diagnóstico médico, deve ter entre seus componentes básicos, recursos para manipulação de imagens. O objetivo deste trabalho é propor uma arquitetura para armazenamento e manipulação de imagens médicas para atender às necessidades de um ambiente virtual de diagnóstico.
Apresentação: 4a feira, 30/06/2010, 18:00hs, Auditório do CIn (Galpão)
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Marcos Augusto Camelo Farias Xavier
Área: Engenharia de Software
Orientador:
Paulo Henrique Monteiro Borba
Avaliador:
André Luiz Medeiros dos Santos
Resumo:
Esse trabalho tem como propósito a criação de uma linguagem de domínio específico (DSL) a partir da qual será possível extrair transformações de um produto, criando uma linha de produtos de software (LPS)., ou seja,um conjunto de aplicações que possuem funcionalidades em comuns e são desenvolvidas a partir de uma mesma base de artefatos. Será utilizado o Hephaestus, software desenvolvido em Haskell, que gera artefatos específicos para um produto a partir de modelos de uma LPS, para estudo de caso.
Apresentação: 2a feira, 12/07/2010, 16:30hs, Anfiteatro do CIn
(Proposta inicial: aqui)
Autor: Maria Marcela Soares de Meira Lins
Área: Gestão de Projetos e Engenharia de Software
Orientador: