Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de Informação
Trabalhos de Graduação - 2017.2
Datas importantes:
Entrega da proposta: até 15 de setembro de 2017
Defesa da monografia: até 15 de dezembro de 2017
Entrega da versão final: até 22 de dezembro de 2017.
- Classificação de páginas Web no domínio de Setor Imobiliário
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Autor(a): Ana Caroline Ferreira de França
Curso: Ciência da Computação
Área: Classificação de Texto; Recuperação de Informação
Orientador(a): Luciano de Andrade Barbosa
Avaliador: Tsang Ing-Ren
Resumo:
A quantidade de informações presentes na World Wide Web tem aumentado rapidamente nos últimos anos. Nesse conjunto de dados encontramos as mais diversas categorias (entretenimento, moda, ciência, tecnologia, entre outros) e formatos. Devido ao enorme volume e variedade as tarefas de indexação e categorização se tornam inviáveis de serem realizada manualmente. A automatização da categorização das páginas web torna essas tarefas factíveis e eficaz. O objetivo deste trabalho é realizar a implementação de uma solução eficiente para classificar páginas web no setor imobiliário. Mais especificamente, dada uma página de anúncio de imóveis, pretende-se classificá-la como venda ou aluguel, e de acordo com seu tipo (casa, apartamento, galpão etc).
Apresentação: dia 12/12/2017, hora 13:00h, local: Anfiteatro
- A Economia das APIs e Microsserviços
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Autor(a): Anaury Norran Passos Rito
Curso: Ciência da Computação
Área: Sistemas de Informação
Orientador(a): José Carlos Cavalcanti
Possíveis Avaliadores: Carina Frota Alves, Carla Taciana Lima Lourenço Schuenemann, Vinicius Cardoso Garcia
Resumo:
Nos dias de hoje é muito comum encontrar aplicações que sejam consumidas por diversos equipamentos tecnológicos e que usem a internet como meio de comunicação. Dessa forma, o uso de APIs vem se tornando cada vez maior, devido ao fato de conectar serviços, processos e dados a parceiros, times internos e desenvolvedores independentes. Entretanto, boa parte das empresas que querem adotar uma API possui problemas com o sistema legado, e é nessa hora que se faz útil a associação das APIs com os Microsserviços. Esse trabalho apresenta uma associação entre a Economia das APIs e a arquitetura de Microsserviços.
Apresentação: dia 07/12/2017, hora 10:00h, local: Auditório
- An Unsupervised Multi-view Approach for Authorship Attribution of Early Modern Plays
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Autor(a): Andréa Brandão Duque
Curso: Engenharia da Computação
Área: Mineração de Dados
Orientador(a): Renato Vimieiro
Avaliador: Luciano de Andrade Barbosa
Resumo:
Muitas obras de literatura inglesa do período Early Modern English, que ocorreu entre 1500 a 1700, tem a autoria disputada ou desconhecida. É um desafio atribuir um estilo de escrita para cada escritor do período pois o estilo muda ao longo do tempo de carreira do autor, autores às vezes trabalharam juntos e obras eram às vezes revisadas. Também existem muitas possibilidades de características estilométricas que podem ser extraídas de um texto. Portanto, métodos que consideram a alta dimensionalidade do problema podem melhorar a tarefa de atribuição da autoria. Este trabalho pretende abordar o desafio da atribuição da autoria em Early Modern Plays utilizando métodos não supervisionados que lidam com múltiplas visões das obras, onde cada visão é um conjunto de atributos diferente.
Apresentação: dia 12/12/2017, hora 14:00h, local: Anfiteatro
- Uma Análise do Custo Computacional de Estimadores do DFSA
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Autor(a): Arthur Barros Lapprand
Curso: Ciência da Computação
Área: RFID - IoT
Orientador(a): Paulo André da S. Gonçalves
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira, Kiev Gama
Resumo:
Na área de Internet das Coisas, os sistemas RFID são bastante utilizados para a identificação automática de objetos bem como outras aplicações. Estes sistemas possuem um componente chamado de Leitor RFID cuja composição possui algoritmos conhecidos como estimadores. Estes estimadores são usados pelo protocolo de acesso ao meio DFSA. O objetivo deste trabalho é implementar um simulador RFID com a finalidade de obter resultados para o custo FLOP total no processo de identificação de etiquetas cujo sistema seja baseado no DFSA e com o uso de seus estimadores. Obtendo os resultados, será avaliado como o custo FLOP de referência dos algoritmos conhecidos dos estimadores se correlaciona com o tempo médio total de processamento no processo de identificação de etiquetas no simulador.
Apresentação: dia 12/12/2017, hora 16:00h, local: Anfiteatro
- Rec-Vest: um sistema de recomendação de vestuário em lojas de comércio eletrônicos
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Autor(a): Artur de Carvalho Montenegro Henriques
Curso: Ciência da Computação
Área: Mineração da Web
Orientador(a): Ricardo Prudêncio
Possíveis Avaliadores: Patrícia Tedesco
Resumo:
Historicamente, o marketing de referência ou ainda de "boca a boca" sempre figurou como um dos mais eficientes na divulgação de marcas do terceiro setor entre os consumidores. No ambiente online, os comentários (do ingles ‘reviews’) de produtos ou serviços direcionam as compras em sites de e-commerce. Baseando-se nessa observação, a criação dos Sistemas de Recomendação (SR) teve, desde o princípio, a intenção de conhecer o comportamento dos consumidores para gerar recomendações dos itens nos próprios sites de compras. Neste trabalho, propõe-se o desenvolvimento de um Sistema de Recomendação, com posterior aplicação em um domínio na web vinculado a uma empresa de vestuário, para auxiliar no aumento do quantitativo de vendas.
Apresentação: dia 12/12/2017, hora 16:30h, local: Anfiteatro
- Predição de links em uma rede heterogênea baseada em dados geolocalizados
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Autor(a): Camila Souto da Cunha Brendel Braga
Curso: Ciência da Computação
Área: Redes sociais e predição de links
Orientador(a): Ricardo Prudêncio
Possíveis Avaliadores: Flávia de Almeida Barros,Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Resumo:
O objetivo deste trabalho é explorar dados geolocalizados com o intuito de construir uma estrutura capaz de prever o interesse de pessoas a irem para lugares que não foram previamente, a partir de uma rede heterogênea formada por usuários e lugares.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 8:00h, local: Auditório
- Validação de assinaturas utilizando um app mobile
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Autor(a): Carlos Henrique Gonçalves e Silva
Curso: Ciência da Computação
Área: Inteligência artificial
Orientador(a): Cleber Zanchettin
Avaliador: Adriano Lorena Inácio de Oliveira
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo o estudo e a implementação de um sistema para dispositivos móveis, com o intuito de ser um reconhecedor de assinaturas. Para isso, utilizarei a própria tela do aparelho para capturar a assinatura do indivíduo, o que possibilitaria utilizar uma informações mais criteriosas uma vez que atributos como velocidade, pressão e sentido estariam disponíveis.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 10:30h, local: sala D224
- H-M2MMAC: Uma Nova Abordagem Híbrida do Protocolo MAC Multicanal para Comunicação Muitos-para-Muitos
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Autor(a): Daniel Alexandro Rêgo Adauto
Curso: Engenharia da Computação
Área: Redes Ad Hoc sem Fio
Orientador(a): Renato Mariz de Moraes
Possíveis Avaliadores: Prof. Daniel Carvalho da Cunha, Prof. Paulo André da Silva Gonçalves, Prof. José Augusto Suruagy Monteiro
Resumo:
O presente trabalho concentra-se na Camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC, do inglês Medium Access Control) em redes sem fio ad hoc, propondo uma variação do Protocolo MAC Multicanal para Comunicação Muitos-para-Muitos (M2MMAC) para melhorar seu desempenho. A variação referencia o processo híbrido do protocolo H-MMAC, proporcionando ao M2MMAC a capacidade de transmitir dados na janela ATIM quando a carga da rede está alta. A este tipo de transmissão dá-se o nome de transmissão estendida. O foco deste trabalho será a especificação da variação do protocolo e obtenção da vazão saturada da rede em função do número de canais disponíveis.
Apresentação: dia 06/12/2017, hora 8:00h, local: Auditório
- ma proposta de arquitetura para Single-Page Applications
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Autor(a): Daniel de Jesus Oliveira
Curso: Ciência da Computação
Área: Arquitetura de Software
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Resumo:
Single-Page Applications, ou SPAs, são o estado da prática dentro da área de aplicações web. Imitando uma aplicação nativa, SPAs não são compostos de várias páginas, apenas substituindo o conteúdo de sua interface à medida que o usuário navega. Essas aplicações são desenvolvidas atualmente com o uso de diversos frameworks e bibliotecas em JavaScript, linguagem que viu grande crescimento em popularidade nos últimos anos.
Nesse trabalho, iremos focar em aplicações desenvolvidas usando as bibliotecas React.js e Redux, procurando por padrões arquiteturais que auxiliem desenvolvedores web a construir aplicações mais resilientes à erosão causada pela manutenção e expansão do projeto ao longo do tempo.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 8:30h, local: Anfiteatro
- Infraestrutura? ?de? ?testes? ?de? ?algoritmos? ?de? ?otimização? ?para? ?reorganização? ?de estoque? ?em? ?centros? ?de? ?distribuição
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Autor(a): Danilo Dias Pena
Curso: Engenharia da Computação
Área: Otimização
Orientador(a): Ricardo Martins
Avaliador: Silvio de Barros Melo
Resumo:
Determinar a forma otimizada de estocagem de produtos é um problema que vem sido estudado há décadas, porém, a necessidade de mudança nos estoques, em grande frequência, trouxe um novo problema à tona, a estratégia de obtenção de uma estocagem em particular, dada a situação atual do estoque (o estado atual das cargas no estoque).
Neste cenário, o estudo atual se propõe a implementar uma infraestrutura de testes capaz de comparar técnicas já apresentadas por Héctor J. Carlo e Germán E. Giraldo, em sua tese de mestrado, através da preparação de benchmarks e simulação de cenários maiores.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 11:30h, local: Sala E124
- Ensino da Notação de Modelagem de Processo de Negócio BPMN com a Técnica de Aprendizagem Stepwise Self Explanation
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Autor(a): David Micail do Rosário Alves Cardoso
Curso: Sistemas de Informação
Área: Engenharia de software/Engenharia de requisitos
Orientador(a): Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
Avaliadora: Patricia Tedesco
Resumo:
Segundo Franco (2014) muitos estudantes têm a dificuldade de aprender o BPMN. A pesquisa feita pela autora levantou vários erros sintáticos e semânticos cometidos pelos estudantes nos 3 primeiros meses de uso da notação BPMN. O resultado dessa pesquisa pode ser usado como evidência de que uma abordagem de ensino como o Stepwise Self-Explanation pode trazer benefícios para o ensino de BPMN.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 9:00h, local: Anfiteatro
- Análise do Impacto da Estratégia do Uso de Branching em Devops
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Autor(a): Denio Batista Brasileiro Bezerra
Curso: Sistemas de Informação
Área: Engenharia de Software
Orientador(a): Vinicius Cardoso Garcia
Avaliador: Kiev Gama
Resumo:
No processo de desenvolvimento de software é comum vermos muitos problemas de integração entre o time de desenvolvimento e o time de operações, para tentar diminuir isso foi criado em 2008, o movimento DEVOPS, que consiste em um conjunto de práticas destinadas a melhorar a comunicação e a atuação dos dois times, conseguindo assim aumentar a qualidade do produto além de diminuir o tempo de desenvolvimento e os riscos durante as implementações. Uma das técnicas utilizadas na gerência de configuração de software é a de branching que consiste na divisão do código em ramos para assim os desenvolvedores poderem trabalhar em paralelo. Neste trabalho será analisado como o uso dessa técnica impacta, positivamente ou negativamente, no DEVOPS.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 10:30h, local: sala D224
- Análise de vulnerabilidades em aplicações Android com o uso de ferramentas de teste de intrusão e a metodologia OWASP
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Autor(a): Dimas Albuquerque Mendes
Curso: Ciência da Computação
Área: Segurança Mobile
Orientador(a): Sergio Castelo Branco Soares
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira, Vinicius Cardoso Garcia, Kiev Gama
Resumo:
A forma explosiva com que o mercado de smartphones Android cresceu desde sua adoção conjunta por parte de grandes empresas fez com que desenvolvedores aproveitassem a bolha da criação de aplicativos para deliberadamente focar no desenvolvimento em prol do rápido desenvolvimento. Por muitas vezes, os desenvolvedores vêm negligenciando questões de segurança, assim expondo milhares de usuários todos os dias à vazamentos de dados e ações maliciosas. O trabalho se propõe a analisar as principais vulnerabilidades no desenvolvimento de aplicativos Android, utilizando-se de ferramentas auxiliares para detecção destas vulnerabilidades e fazer uma análise com aplicações reais, assim incentivando os desenvolvedores a deixarem suas aplicações mais seguras, no intuito de criar um ambiente de desenvolvimento mais saudável.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 9:30h, local: Anfiteatro
- Recomendações para Melhoria dos Processos da Metodologia PAI Baseadas em Práticas Ágeis
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Autor(a): Elson Rodrigues dos Santos
Curso: Sistemas de Informação
Área: Engenharia de Software
Orientador(a): Hermano Perrelli de Moura
Possíveis Avaliadores: Alexandre Vasconcelos, André Santos, Carina Frota Alves
Resumo:
O Plano de Ação Institucional (PAI) da UFPE foi desenvolvido com o objetivo de integrar as unidades organizacionais da universidade, propondo que as unidades acadêmicas administrativas se alinhem para a elaboração de suas propostas anuais. Por se tratar do planejamento operacional, possui uma série de atividades, como formulação de objetivos, cronogramas e avaliação de riscos. Cada atividade é representada por processos, e no ambiente organizacional nem todo processo ocorre de acordo com o planejado. Eficiência e agilidade são fatores fundamentais para que os processos atinjam os resultados determinados em seus escopos. As Metodologias Ágeis surgiram como meio de garantir que os processos sejam executados da melhor forma possível, dentro do planejado. Neste trabalho, os processos que fazem parte do PAI serão analisados em busca de alguma deficiência. Aos processos diagnosticados como deficientes, serão propostas recomendações de práticas ágeis com o intuito de melhoria dos mesmos.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 10:00h, local: Sala E403-404
- Sistema para realocação inteligente de usuários dos laboratórios do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco
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Autor(a): Etevaldo Vinícius Sanguinete Silva Mélo
Curso: Engenharia da Computação
Área: Otimização e Eficiência Energética
Orientador(a): Abel Guilhermino da Silva Filho
Avaliador: Manoel Eusebio de Lima
Resumo:
Atualmente cresce a preocupação de otimizar a utilização de energia e assim minimizar o seu consumo. O uso desnecessário de equipamentos eletrônicos contribui significativamente para aumentar o consumo de energia, essa má prática de uso, onde equipamentos (computadores, ar-condicionados, lâmpadas) costumam ficar ligados mesmo quando não estão sendo utilizados, costuma ser comum em grandes centros como: universidades, empresas de TI, etc. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema que otimize o uso desses equipamentos, através da realocação dos usuários dos laboratórios do Centro de informática, de forma que a quantidade mínima de laboratórios, e assim de equipamentos, seja utilizada.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 11:00h, local: Auditório
- Estratégia de Documentação no Processo de Manutenção de um Software Legado
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Autor(a): Filipe Amado Vieira
Curso: Ciência da Computação
Área: Engenharia de Software
Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Possíveis Avaliadores: Simone Santos, Hermano Perrelli de Moura
Resumo:
o principal objetivo deste trabalho é fornecer uma estratégia de documentação que facilite os processos de manutenção de um software legado. Mais especificamente, será realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de documentação técnica na fase de manutenção do ciclo de vida do software e uma proposta de melhoria no processo de documentação de uma instituição pública.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 14:00h, local: sala E124
- Avaliação e comparação de versões modificadas do Algoritmo KNN
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Autor(a): Filipe Mendes Mariz
Curso: Ciência da Computação
Área: Inteligência Artificial, Classificação, Regressão
Orientador(a): Cleber Zanchettin
Avaliador: Leandro Almeida
Resumo:
O algoritmo K Nearest Neighbors é um dos mais antigos e conhecidos métodos para classificação e regressão, e mesmo sendo extremamente simples, ele é muito eficaz e versátil. Este trabalho de graduação objetiva avaliar diferentes modificações propostas no algoritmo original com o intuito de se comparar e analisar a eficácia de cada proposta sobre um mesmo conjuto de bases de dados. Durante esta análise melhorias podem ser propostas com o objetivo de adaptar o algoritmo às necessidades atuais de processamento e classificação de padrões.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 13:00h, local: sala E123
- Detecção de Retinopatia Diabética Utilizando Uma Arquitetura de Hardware/Software
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Autor(a): Gabriel de França Medeiros
Curso: Engenharia da Computação
Área: Sistemas Embarcados
Orientador(a): Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Avaliadora: Edna Natividade da Silva Barros
Resumo:
A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira em pessoas portadoras de diabetes millitus se não for tratada corretamente. Este trabalho consiste em implementar um algoritmo de verificação da severidade desta doença com base na imagem do fundo do olho que foi proposto por alunos de Iniciação Científica do Centro de Informática, da Universidade Federal de Pernambuco, verificar as partes mais custosas do algoritmo e implementar essas partes em HDL para ser executadas em FPGA. Após a implementação, será feita uma análise para verificar se houve melhoras significativas no desempenho do sistema após a integração com o FPGA.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 15:00h, local: sala D004
- CEPSwift: Complex Event Processing Framework for Swift
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Autor(a): George Belo Guedes
Curso: Ciência da Computação
Área: Processamento de Eventos Complexos
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Avaliador: Leopoldo Motta Teixeira
Resumo:
Processamento de Eventos Complexos (Complex Event Processing - CEP) é uma área que vem ganhando destaque nos últimos anos. Com ela é possível processar fluxo de eventos e o objetivo principal é definir e detectar situações de interesse, normalmente através de uma combinação de eventos simples. Devido a escassez de linguagens e de APIs intuitivas o suficiente para que pessoas não especialistas possam trabalhar com CEP, esse trabalho propõe um framework escrito em Swift para este fim, intitulado de CEPSwift, utilizando ferramentas de programação reativa. O framework proposto irá implementar apenas alguns operadores comuns às engines CEP devido ao escopo e o tempo disponível para o trabalho.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 15:00h, local: Sala d003
- Um Estudo e Implementação de Path Tracing para Jogos
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Autor(a): Geovane Silva Pereira
Curso: Ciência da Computação
Área: Computação Gráfica
Orientador(a): Silvio de Barros Melo
Possíveis Avaliadores: Veronica Teichrieb, Geber Ramalho
Resumo:
O Path Tracing é uma técnica de renderização conhecida por entregar resultados com qualidade gráfica surpreendentemente próxima à realidade, embora tenha um custo de processamento associado mais elevado quando comparado à outras técnicas.
O objetivo desse trabalho é implementar o Path Tracing de modo que ele seja rápido o suficiente para fazer parte da pipeline de um game e outras aplicações interativas. Verificaremos de que maneira é possível aplicar essa técnica com o hardware disponível atualmente.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 15:00h, local: Auditório
- Estudo do Impacto da Transformada de Radon e da Razão Cruzada em um Objeto Planar após Sofrer uma Transformação Projetiva para Aplicação em Classificadores de Logomarcas
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Autor(a): Gustavo de Oliveira Feitosa
Curso: Engenharia da Computação
Área: Mídias e Interação
Orientador(a): Silvio Melo
Possíveis Avaliadores: Nivan Ferreira Junior
Resumo:
A transformada de Radon em duas dimensões, nomeada em homenagem ao matemático austríaco Johann Radon, é a transformada integral consistindo da integral de uma função sobre linhas retas. Este trabalho implementará uma generalização da transformada de Radon para figuras que receberam deformação pela projetividade. Com isso acreditamos que será possível obter um sinograma (espaço de Radon) similar ao de um quadrado deformado pela projetividade sem ter sofrido uma transformação projetiva.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 13:00h, local: sala E101
- picel - HTTP Middleware for image processing
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Autor(a): Henrique Vicente de Oliveira Pinto
Curso: Ciência da Computação
Área: Cloud computing
Orientador(a): Vinicius Cardoso Garcia
Avaliador: Kiev Gama
Resumo:
Serving rich hypermedia content web sites on the web efficiently is a field with lots of opportunities for optimization due to its requirements. There are several challenges to be overcome, such as low file size, high resolution requirements for advanced displays, and processing time / latency issues. Another set of challenges intrinsically related is the cost of manually doing these changes before publishing images. This HTTP middleware is a image processing service that receives image from an origin server, makes transformation and optimizations on it, and serves it back to the client in an efficient and optimized way.
Apresentação: dia 12/12/2017, hora 18:00h, local: Sala D004
- Os Efeitos de Rede nas Empresas Plataformas de Pernambuco
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Autor(a): Hugo Ramos Freire Neto
Curso: Ciência da Computação
Área: Empreendedorismo e Plataformas
Orientador(a): José Carlos Cavalcanti
Avaliadora: Carina Frota Alves
Resumo:
Empresas plataformas já são realidade no nosso cotidiano. Muitas pessoas utilizam seus serviços para facilitar suas vidas sem nem se dar conta de quão diferentes elas são das empresas que ainda seguem o modelo criado na revolução industrial. Um dos grandes fatores responsáveis pelo crescimento dessas empresas, são os efeitos de rede. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar efeitos de rede em empresas plataformas de Pernambuco, analisando quais são os efeitos de redes positivos e negativos que podem mudar o rumo dessas empresas.
Apresentação: dia 30/11/2017, hora 16:00h, local: Sala E112
- ASRAS: Uma Automação no Sistema de Rastreamento de Veículos de Transporte de Cargas
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Autor(a): Hugo Roberto de Melo Daher
Curso: Sistemas de Informação
Área: Análise de Dados
Orientador(a): Bernadette Farias Lóscio
Possíveis Avaliadores: Kiev Santos da Gama; Bernadette Farias Lóscio
Resumo:
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise de dados de transporte de cargas para comprovar o aumento de produtividade e aumento do nível de segurança no processo de distribuição de cargas realizado por veículos equipados com sistema de rastreamento.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 16:30h, local: Anfiteatro
- Análise de saliência visual utilizando métodos bottom-up
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Autor(a): Isabela Góes Rangel
Curso: Engenharia da Computação
Área: Visão Computacional
Orientador(a): Carlos Alexandre Barros de Mello
Avaliador: Tsang Ing Ren
Resumo:
A atenção visual é o mecanismo utilizado pelo sistema visual humano para selecionar áreas de interesse em uma cena. Essas áreas podem ser ditas salientes e se destacam, de acordo com alguma classificação, em relação à sua vizinhança. A saliência visual é uma área de grande importância para segmentação de imagens, busca visual e compressão de imagens. Nesse trabalho será realizado um estudo dos principais métodos na área de saliência visual: Itti-Koch, Graph-Based Visual Saliency, Frequency-Tuned, Image Signature, e Saliency Filters. um método baseado em informações de margens e contraste de cor será implementado e comparado com os métodos clássicos.
Apresentação: dia 05/12/2017, hora 14:00h, local: sala E124
- Um Mapeamento Sistemático sobre o Futuro dos Projetos: O Papel do Gerente de Projetos
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Autor(a): Isadora Ferreira de Oliveira
Curso: Sistemas de Informação
Área: Gerenciamento de projetos
Orientador(a): Hermano Perrelli de Moura
Possíveis Avaliadores: Cristiano Araújo
Resumo:
Para obtenção de sucesso em um projeto é necessário ter um gerente de projetos apto a exercer essa função. Atualmente, quem atua nesse cargo tem como característica ter domínio e experiência especializados nos processos e nas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, pois é ele quem define os objetivos gerais e individuais do projeto, o cronograma de atividades, as responsabilidades e os recursos. Portanto, este trabalho de graduação tem como objetivo realizar um mapeamento sistemático para identificar o papel do gerente de projetos em um cenário futuro, analisando as evoluções e características futuras nesta função. O estudo de futuro é importante porque conseguindo uma projeção de futuro pode-se tomar as melhores decisões.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 17:00h, local: Anfiteatro
- Marketplace Bicipark: um novo modelo de negócio digital baseado em economia compartilhada para estacionamento de bicicletas nos grandes centros urbanos
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Autor(a): Israel Cavalcanti Costa
Curso: Sistemas de Informação
Área: Empreendedorismo
Orientador(a): Cristiano Coelho de Araujo
Possíveis Avaliadores: Hermano Perreli de Moura (confirmado), Simone Cristiane dos Santos, Carla Silva
Resumo:
Quando o assunto é mobilidade urbana, em várias cidades brasileiras (e em tantas outras pelo mundo) pessoas que adotam bicicletas como meio de transporte alternativo se deparam com um série de problemas que vão desde a falta de ciclovias para se locomoverem como também a falta de estacionamentos (como bicicletários e paraciclos) que sejam seguros e convenientes para deixar suas bicicletas. Refletindo especificamente sobre a falta de estacionamentos para ciclistas, soluções baseadas em economia compartilhada podem ser uma alternativa interessante para contornar o problema. A economia compartilhada, como o próprio nome já sugere, baseia-se na troca ou compartilhamento de bens, recursos e serviços entre pessoas, logo surgiu a ideia de criar um negócio digital em que pessoas pudessem anunciar suas garagens (ou algum espaço adequado seguro em sua residência) para que ciclistas em buscas de vagas de estacionamento pudessem reservar e guardar suas bicicletas com comodidade, perto de seus destinos. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo criação de um modelo de negócio digital, baseado em conceitos de Lean Startup para rápido desenvolvimento e validação, de um marketplace que conectará ciclistas em busca de vagas de estacionamentos seguras e convenientes nas grandes cidades, com pessoas que possuem estacionamentos disponíveis em suas residências ou estabelecimentos comerciais.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 17:30h, local: Auditório
- Sistema em Tempo Real de Eletrocardiógrafo sem fio e de baixo custo
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Autor(a): João Luiz de Deus Holanda Valença
Curso: Engenharia da Computação
Área: Redes, Sistemas embarcados, Sinais e Sistemas
Orientador(a): Djamel Fawzi Hadj Sadok
Avaliador: Abel Guilhermino da Silva Filho
Resumo:
Visto a crescente popularidade de dispositivos sem fios na área médica e a necessidade de ver e acompanhar o sinal cardíaco em tempo real. Este trabalho visa propor um sistema de eletrocardiograma (ECG) sem fio, de baixo custo, confiável e que possa ser utilizado em ambientes hospitalares, provendo uma maior praticidade de uso e comodidade ao paciente
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 14:00h, local: sala E403
- An Engine For The Hobby Game Dev: Simplifying game creation through application of data-driven design an modularity on the engine level
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Autor(a): Joãa Lucas Mendes de Lemos Lins
Curso: Ciência da Computação
Área: Jogos
Orientador(a): Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
Possíveis Avaliadores: Geber Ramalho, Sílvio Melo, Verônica Teichrieb
Resumo:
Neste trabalho, me proponho a estudar e se possível solucionar um problema que assola o desenvolvimento de jogos do estilo text adventure/story games, a partir do estudo do problema, coleta de dados, e desenvolvimento de uma aplicação que sane esta dor. Caso não seja possível solucionar o problema no tempo prazo, me proponho a adicionar à escassa literatura acadêmica sobre o assunto, suprindo um set de requisitos bem fundamentados(através de expertise de especialistas e pesquisas de campo) para uma aplicação que resolva o problema.
Apresentação: dia 15/12/2017, hora 8:00h, local: Sala D004
- Um Estudo sobre o Perfil do Profissional dos Egressos do Curso de Sistemas de Informação do Centro de Infromática da UFPE
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Autor(a): José Danilo Gomes de Lima
Curso: Sistemas de Informação
Área: Estudos dos Egressos;
Orientador(a): Hermano Perrelli de Moura
Possíveis Avaliadores: Leandro Maciel Almeida, Carla Taciana Lourenço Silva Schunemann, Robson Fidalgo
Resumo:
A maioria das instituições não recebem o retorno necessário à avaliação do
ensino ofertado, deixando assim de realizar mudanças periódicas necessárias em seus currículos e processos de ensino/aprendizagem(Lousada e Martins, 2015). Com rápidas mudanças que vêm ocorrendo na sociedade ter uma trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior em Sistemas de Informação e as características inerentes ao mercado de trabalho. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo realizar um estudo sobre o profissional de TI, tendo como base os egressos do curso de Sistemas de informação do CIn-UFPE, mostrando a relação de sua formação acadêmica com sua atuação profissional.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 11:30h, local: sala E403-404
- A experiência digital nos deslocamentos diários em transporte público
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Autor(a): José Hugo Figueiredo Gomes
Curso: Sistemas de Informação
Área: Etnografia Digital
Orientador(a): Alex Sandro Gomes
Avaliador: Kiev Santos da Gama
Resumo:
O presente trabalho busca entender a complexidade do sistema de transporte público brasileiro para facilitar a ideação de novas soluções que possam atendê-lo. Produzir um sistema de informação que melhore de forma significativa a funcionalidade deste sistema não é uma atividade trivial. Contanto, a TI (Tecnologia da Informação) dispõe de ferramentas robustas para análise da tarefa e design de software que, se bem aplicadas, podem trazer resultados extraordinários.
Com a ascensão da Internet das coisas, temos um aumento representativo dos sistemas urbanos, que possuem como característica comum o uso rotineiro do paradigma da ubiquidade, que para nossa pesquisa será de grande valia. As tecnologias mais duradouras são as que dissipam-se nas coisas cotidianas, fazendo com que as pessoas aprendam de tal forma que deixem de estar cientes disto. É partindo deste ponto que vamos conduzir este trabalho, buscando mapear o sistema de transporte público e compreender como os sistemas de informação podem utilizar dispositivos móveis para, de forma onipresente, melhorar a experiência dos seus usuários.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 9:30h, local: Auditório
- Especificação de Requisitos da Experiência de Aprendizagem em Plataformas Ubíquas
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Júlia Carneiro de Almeida
Curso: Sistemas de Informação
Área: Engenharia de Software
Orientador(a): Alex Sandro Gomes
Avaliadora: Carla Taciana
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo criar um guia para especificação dos requisitos de softwares ubíquos, tendo como estudo de caso a plataforma Youubi. Sendo assim, serão representadas suas demandas, necessidades e restrições, assim como exposto por Mota (2013), por meio da criação da documentação de requisitos, fundamentada nas práticas e modelos adotados na literatura, para obter-se ao final do desenvolvimento um software de qualidade.
Contudo, deve-se levar em conta os objetivos e restrições do software ubíquo, para que ao final do processo e conclusão do presente estudo, se obtenha uma guia de especificação de requisitos representativo e documentação, obtida de forma interativa e que se atualize facilmente de acordo com as necessidades.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 10:00h, local: Auditório
- Economia Compartilhada: Entendendo a Nova Economia
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Leonardo Batista da Silva
Curso: Ciência da Computação
Área: Negócio
Orientador(a): Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
Avaliador: Carlos André Guimarães Ferraz
Resumo:
Uma das primeiras formas sob a qual a economia se manteve foi o escambo, que, nada mais é do que a troca de mercadorias. Mais tarde veio a criação do dinheiro provocando grandes mudanças na sociedade, afinal ficara fácil adquirir novos produtos, pois não se estava condicionado ao que se pode carregar para barganha. Entretanto, o modelo anterior nunca deixou de existir por completo, ganhando novos adeptos, tudo graças ao advento da internet. O paradigma da Web 2.0, ou Web colaborativa, apenas tornou nítido o que todos de alguma forma já sabiam. O que faltava era uma forma eficaz de conseguir lucro, assim, a chamada Economia Colaborativa vem a fim de sanar tal questão. O usuário deixa de ganhar estrelas de reputação para ter parte dos lucros da empresa.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 10:00h, local: Anfiteatro
- Avaliação de Parâmetros do Método Combined Dissimilarity Spaces
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Letícia Virgínia Netto Lapenda
Curso: Engenharia da Computação
Área: Aprendizagem de Máquina
Orientador(a): George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Avaliador: Prof. Luciano Barbosa
Resumo:
A categorização de textos pode ser aplicada em diversas áreas, tais como: Business Intelligence, análise de sentimento e monitoramento de redes sociais, segurança. Haja vista a extensa aplicabilidade das técnicas de análise textual, torna-se fundamental o aprimoramento destas técnicas a fim de obter resultados mais precisos e confiáveis. O modelo CoDis (Combined Dissimilarity Spaces) implementa um sistema para classificação de textos no qual múltiplos classificadores são treinados com base em diferentes representações de dissimilaridade, de tal forma a contornar limitações dos modelos mais tradicionais. Este trabalho visa avaliar o desempenho do CoDis quando o classificador usado varia. Além disso, no artigo original foi utilizado TF (term frequency) como formato de entrada dos dados. Outro formato muito utilizado é o TFIDF (term frequency-inverse document frequency), logo deseja-se comparar o uso de TF com TFIDF.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 10:30h, local: Auditório
- Predição de Custo Operacional de Mineração utilizando Aprendizagem de Máquina
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Luã Lázaro Jesus dos Santos
Curso: Engenharia da Computação
Área: Aprendizagem de Máquina
Orientador(a): Ricardo Martins de Abreu e Silva
Avaliador: Silvio de Barros Melo
Resumo:
A extração de minérios é uma atividade que requer elevado investimento financeiro. Uma análise precisa de seu custo operacional é fundamental para garantir que haverá lucro com a lavra. O OPEX (Operational Expenditure, em português: custo operacional), é a medida utilizada para cálculo dos contribuintes passivos em um processo de mineração. Neste cálculo estão inclusos os custos como manutenção e melhoramento da infraestrutura de extração da mina. Dispondo de dados de custo operacional de mineração cedidos pelo professor Ricardo Martins de Abreu e Silva, será realizado o pré-processamento desses dados, seleção de atributos e posteriormente seu
treinamento, com o objetivo de predizer o OPEX. Ainda neste trabalho, será realizado um procedimento de otimização para reduzir o tempo necessário ao treinamento.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 11:00h, local: Sala E124
- Um estudo sobre a Abordagem Centrada em Artefatos (Artifact-Centric Approach)
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Monteiro de Carvalho
Curso: Sistemas de Informação
Área: Abordagem baseada em Artefatos(Artifact-Centric Approach)
Orientador(a): José Antônio Monteiro Queiroz
Possíveis Avaliadores: Carla Taciana Lima Lourenco Silva {ctlls@cin.ufpe.br}
Resumo:
Diferentemente do modelo padrão do BPMN para a modelagem de negócios, os modelos centrados em artefatos (artifact-centric , também conhecidos como business artifact ) não especificam apenas o processos como uma seqüência de tarefas a serem executadas ou mensagens a serem trocadas, mas também passam a dar foco nos objetos de dados, chamados artefatos que são manipulados ao longo dos processos. Eles são objetos de negócio relevantes, criados, que evoluem e, na grande parte dos casos, são arquivados à medida em que passam por todo o processo.
O objetivo desse trabalho de graduação é entender como a abordagem centrada em artefato (Artifact-Centric Approach ) pode trazer uma uma nova abordagem e um novo paradigma que até então não é levado em consideração pelo padrão centrado em atividade( activity-centric ). O Artifact-Centric Approach será aplicado tendo como base uma modelagem realizada utilizando BPMN tradicional e que será utilizada como estudo de caso.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 11:00h, local: sala E112
- Análise de Antenas Microstrip Esféricas
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Luiz de Lima Souza
Curso: Engenharia da Computação
Área: Antenas
Orientador(a): Odilon Maroja da Costa Pereira Filho
Avaliador: Daniel Cunha
Resumo:
Nesse TG serão analisadas as características de radiação de uma antena formada por um radiador, em formato de micro fita, envolvendo uma esfera condutora metálica. Dentre essas características estão: a impedância de entrada; o campo elétrico no interior e exterior da cavidade; o fator de qualidade e a largura de banda. A antena será modelada através do modelo da cavidade aplicado a região entre o radiador e a esfera condutora e, parâmetros como: constante dielétrica do meio entre a esfera condutora e a micro fita; a distância da micro fita até a esfera, o número de probes para alimentação e etc, serão variados e seus impactos serão avaliados.
Apresentação: dia 04/12/2017, hora 09:00h, local: sala D004
- Activity recognition in noisy environments: an evaluation of the robustness of machine learning algorithms
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Manuela Silveira Barbosa
Curso: Ciência da Computação
Área: Aprendizagem de máquina
Orientador(a): George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Possíveis Avaliadores: George Darmiton da Cunha Cavalcanti, Kiev Santos da Gama
Resumo:
Reconhecimento de atividades é uma área que cresceu bastante nos últimos anos, principalmente com o avanço da tecnologia implantada nos sensores. Reconhecimento de atividades aplicado a casas inteligentes visa identificar atividades que estão acontecendo ou que ainda vão acontecer com o objetivo de monitorar o estado dos residentes e promover o bem estar. A extração de informações proveniente de sensores é o alicerce do reconhecimento de atividades. Contudo, um vasto número de sensores são acionados até que uma atividade seja identificada. O propósito deste trabalho é investigar o uso de algoritmos de seleção de protótipos no contexto de reconhecimento de atividades a fim de eliminar dados não essenciais para o reconhecimento da atividade.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 11:30h, local: Anfiteatro
- O uso de métodos de detecção de outliers na identificação de fraudes em anúncios mobile
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Maria Júlia Godoy Ferreira Lima
Curso: Ciência da Computação
Área: Mineração de Dados
Orientador(a): Ricardo Bastos C. Prudêncio
Possíveis Avaliadores: Ruy de Queiroz, Flávia de Almeida Barros
Resumo:
Nos dias de hoje as fraudes estão presentes em diversos âmbitos. Um setor que vem enfrentando o problema em questão é o de anúncios mobile. Estima-se que em 2013 os anunciantes perderam quase um bilhão de dólares devido a esse tipo de conduta. Este trabalho tem como propósito aplicar métodos de detecção de outliers em dados de anúncios mobile, com o objetivo de identificar comportamentos anômalos nesses dados e, dessa maneira, apontar possíveis fraudes.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 14:00h, local: Auditório
- Sistema de monitoramento da atenção em escolas para auxiliar no tratamento de crianças com TDAH
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Marina Gabriela Bezerra
Curso: Engenharia da Computação
Área: Sistemas Embarcados
Orientador(a): Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Avaliador: Abel Guilhermino da Silva Filho
Resumo:
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico caracterizado por distração, hiperatividade, impulsividade, entre outros sintomas, e é uma das síndromes que mais acomete crianças. Devido às consequências desse transtorno, as crianças que têm TDAH sentem dificuldade em obedecer regras e sofrem com a falta de autocontrole sendo prejudicadas no ambiente escolar. Aliado a isso, o despreparo das escolas em lidar com esse transtorno, vem afetando a vida acadêmica e social da criança. O presente trabalho tem como objetivo promover melhorias na vida escolar de crianças com TDAH através de um sistema de monitoramento de atenção que auxiliará profissionais no tratamento do transtorno.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 10:00h, local: Sala D002
- Sistema de recomendação de usuários para se seguir no GitHub baseado em interesses comuns
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Marlon Reghert Alves dos Santos
Curso: Ciência da Computação
Área: Sistemas de Recomendação
Orientador(a): Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
Possíveis Avaliadores: Fernando Castor, Germano Crispim Vasconcelos, Ricardo Prudêncio
Resumo:
As redes sociais estão mudando a forma como o mundo se comunica, e com elas surgem vários desafios computacionais. Entre as principais features que uma rede social costuma ter, está a recomendação de conteúdo, podendo esse ser uma página com conteúdos relevantes ou um usuário com interesses em comum para iniciar-se uma amizade. O comportamento dos usuários dentro de uma rede varia de acordo com o contexto desta. Neste trabalho estudaremos o comportamento da relação entre os usuários da plataforma de compartilhamento de código mais famosa entre os desenvolvedores, o GitHub. Criaremos um sistema de recomendação de usuários baseado em similaridades técnicas e distância de amizade, deixando a ferramenta acessível através de uma interface web, e por fim exibiremos os resultados obtidos.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 15:00h, local: Auditório
- Renderização de superfícies baseadas em partículas utilizando NVIDIA OptiX
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Mateus de Freitas Leite
Curso: Ciência da Computação
Área: Computação Gráfica e Simulações Físicas
Orientador(a): Silvio de Barros Melo
Avaliador: João Marcelo Teixeira (Departamento de Eletrônica e Sistemas / UFPE)
Resumo:
Simulações de fluidos baseadas em partículas são bastante utilizadas em aplicações de Engenharia e nas indústrias de videogames e cinematográfica. Simulações envolvendo um grande número de partículas se tornaram bastante comuns, particularmente em ferramentas de visualização para análise e controle de efeitos causados por fluidos. Tais ferramentas necessitam de uma qualidade visual fotorrealista, além de ser bastante desejável um alto desempenho em termos de taxa de quadros renderizados em um determinado intervalo de tempo. Este trabalho busca implementar uma possível solução no estado-da-arte baseada no método SPH (Smoothed-Particle Hydrodynamics) para visualização e análise de fluidos computacionalmente. Além disso, uma versão alternativa para o pipeline de renderização no estado-da-arte de ray-tracing é comparada com a proposta pela ferramenta que será implementada, a fim de avaliar a qualidade visual e o desempenho obtidos entre as duas abordagens.
Apresentação: dia 12/12/2017, hora 15:00h, local: Sala E423
- Descolorização de Imagens Baseada em Pirâmides Laplacianas
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Matheus de Farias Cavalcanti Santos
Curso: Engenharia da Computação
Área: Processamento de Imagens
Orientador(a): Carlos Alexandre Barros de Mello
Avaliador: Tsang Ing Ren
Resumo:
Neste trabalho de graduação é apresentada uma estratégia de descolorização de imagens que se baseia na informação Laplaciana resultante da utilização do operador Laplaciano. Descolorização é um processo que converte uma imagem representada por três matrizes (canais) de cores (uma matriz para cada componente, no caso do sistema RGB) para uma imagem representada por apenas uma matriz, ou seja, uma imagem em escala de tons de cinza. Esse processo é muito importante, pois, é amplamente utilizado em aplicações de processamento de imagens monocromáticas. Contudo, a descolorização pode resultar em perda de detalhamento em regiões de fronteira (regiões de alto contraste entre as cores) e pode resultar também em perda da discriminabilidade entre as cores da imagem original na imagem em escala de tons de cinza após a descolorização.
Além da distribuição espacial de cores, a informação local desempenha um papel importante na manutenção da discriminabilidade das cores da imagem descolorizada. A estratégia utilizada neste trabalho utiliza os três canais de cores Vermelho, Verde e Azul (Red, Geern, Blue – R,G,B) como entradas, guiados por dois mapas de pesos que filtram as transições locais e medem os valores dominantes das regiões usando a informação Laplaciana. Com o objetivo de reduzir os ruídos na imagem introduzidos pelos mapas de pesos, o princípio de fusão de imagens é utilizado no final do processo e a imagem descolorizada é oida como saída.
Apresentação: dia 05/12/2017, hora 14:30h, local: Sala E124
- VAU: Um Vocabulário para Disseminação de Atividades Unplugged
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Mauricio Taumaturgo de Oliveira
Curso: Sistemas de Informação
Área: Banco de Dados
Orientador(a): Bernadette Farias Lóscio
Possíveis Avaliadores: Kiev Gama
Resumo:
Os desafios de ensinar programação vão desde a falta de equipamentos e recursos até a histórica defasagem matemática, passando pelo senso comum de que computação é apenas para quem gosta das ciências exatas. Diante destes desafios, universalizar o seu ensino implica em utilizar uma dinâmica que possa ser replicada para todos os cenários e contextos, não importando se está em um laboratório com acesso aos recursos tecnológicos mais avançados ou se está em um ambiente onde a internet raramente funciona e o computador tem pouca capacidade de processamento. É neste sentido que as atividades unplugged surgem, criando um ambiente de aprendizado acessível a todos. Atividades unplugged são dinâmicas inovadoras que visam ensinar computação sem fazer uso de nenhum recurso digital. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento dos diferentes tipos de atividades unplugged já criadas. A partir deste levantamento, será possível criar um vocabulário comum para o desenvolvimento de um sistema que permitirá a coleta e catalogação de práticas unplugged elaboradas por facilitadores e/ou educadores dos mais diversos contextos. Por fim, um método para disponibilização desses dados será utilizado, visando facilitar o compartilhamento de práticas de ensino da computação não conectadas ao mundo digital. A partir do levantamento dos diferentes tipos de atividades unplugged, criação do vocabulário, desenvolvimento do sistema de coleta e catalogação e disponibilização dos dados, espera-se criar um ambiente central para consulta de metodologias de ensino não conectadas.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 16:00h, local: Auditório
- TWQ Tool: Uma ferramenta de análise de equipes de desenvolvimento de software
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Miguel John Doherty
Curso: Ciência da Computação
Área: Engenharia de Software
Orientador(a): Fabio Queda
Avaliador: André Luiz Santos de Medeiros
Resumo:
Apresentação: dia 15/12/2017, hora 09:00h, local: Sala 2 do Projeto Samsung
- A Internet das Coisas e suas Implicações nos Recursos Humanos dentro da Indústria
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Natália Vitória Soares Francelino de Souza
Curso: Sistemas de Informação
Área: Capital humano nas Indústrias Internet das Coisas
Orientador(a): José Antônio Monteiro de Queiroz
Possíveis Avaliador: Kiev Gama
Resumo:
Com o avanço da IoT no dia-a-dia, as organizações, como diversos setores da atividade humana, serão afetados.Rápidas mudanças serão necessárias para fazer face a esse novo patamar tecnológico. Elas, as organizações, e seus colaboradores não irão precisar apenas de conhecimento técnico, mas também precisarão de capacidade e um mindset para usar e aplicar a IoT para tomada de decisão estratégica, e adaptar a organização como um todo, desde processos até modelos de negócio.
O objetivo então, é identificar os novos conhecimentos, expertise, capacidades e habilidades que deverão surgir com a Internet das Coisas, para que o colaborador possa conviver com e desenvolver soluções IoT. Baseado nisso, treinamentos, seleções e estudos (formais e informais) que tenham como objetivo melhorar o preparo de profissionais para este mercado passarão a ser fundamentais no desenvolvimento dos colaboradores.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 16:30h, local: Anfiteatro
- A Influência das Plataformas Sociais no Marketing das Organizações Privadas
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Paulo Siqueira Marques Neto
Curso: Sistemas de Informação
Área: Plataformas Sociais, Planejamento Estratégico
Orientador(a): Hermano Perrelli de Moura
Possíveis Avaliadores: Célio Andrade de Santana Júnior, Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann, Simone C. dos Santos
Resumo:
No início da década de 90, o surgimento de novas tecnologias proporcionou o surgimento de uma nova economia global. Um dos grandes motivos para que isto se concretizasse foi o surgimento da Internet, que permitiu que a informação fosse propagada em escala mundial em questão de segundos e influenciou tanto as pessoas quanto as organizações. Tais inovações tecnológicas incentivaram um novo modelo no relacionamento entre o mercado e o consumidor, fazendo com que diversos setores organizacionais, como o setor de marketing, tivessem que serem alterados para acompanharem as tendências que iam surgindo. Desde a introdução das plataformas sociais, como o Facebook, YouTube, Twitter e Instagram, diversas organizações estão cada vez mais fazendo o uso das plataformas sociais dentro de seu marketing estratégico. A partir disto, o objetivo deste trabalho de graduação é fazer uma análise sobre as influências do uso de plataformas sociais nas organizações privadas.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 17:00h, local: Auditório
- Análise e Implementação de Estruturas de Dados Seguras para Threads, Não-bloqueantes em Haskell
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Paulo Vitor Julião Lieuthier
Curso: Ciência da Computação
Área: Programação Funcional; Programação Concorrente
Orientador(a): Fernando José Castor de Lima Filho
Avaliador: André Santos
Resumo:
Apesar de desejáveis em alguns cenários, algoritmos bloqueantes podem causar grandes penalidades de performance, especialmente com a ocorrência de contenção de travas (lock contention). Alternativas ao uso de travas explícitas têm sido sugeridas, como a concorrência probabilística (utilizando, por exemplo, memória transacional). Naturalmente, existe desvatagens em todas as alternativas, como a baixa eficiência na pararelização das tarefas. O objetivo desse trabalho é implementar, em Haskell, estruturas de dados concorrentes seguras para threads e não-bloqueantes, que são uma outra alternativa. A desvantagem nesse caso é a alta complexidade de implementação e a maior frequência de problemas sutis. Para satisfazer as propriedades de segurança e de não-travamento, instruções de máquina CAS (compare-and-swap) serão usadas. As estruturas de dados a serem implementadas inicialmente são Pilhas, Filas Prioritárias e Skiplists.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 17:00h, local: Anfiteatro
- APE: Automatic Pose Estimation
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro Andrade Coelho Vieira
Curso: Engenharia da Computação
Área: Visão Computacional
Orientador(a): Judith Kelner
Avaliador: Carlos Alexandre Barros de Mello
Resumo:
Para se obter uma reconstrução 3D baseada em um arranjo estéreo de câmeras, é necessário que se tenha os parâmetros de calibração do arranjo. O processo de calibração é realizado tradicionalmente em uma etapa anterior à reconstrução. Em cenários adversos como ambientes submarinos de alta profundidade, a pressão da água e colisões com a estrutura podem alterar os parâmetros. Esse trabalho apresenta um novo algoritmo para realizar a
calibração do arranjo estéreo a partir de conjuntos de pontos detectados nas imagens das câmeras. É apresentado que o método proposto obtém uma performance robusta e com resultados semelhantes as calibrações fora d’água utilizando padrões.
Apresentação: dia 05/12/2017, hora 15:00h, local: E124
- Análise das Permissões e Violações de Privacidade em Aplicações para Android
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro Henrique Martins Barbosa
Curso: Engenharia da Computação
Área: Engenharia de Software, Dispositivos Móveis
Orientador(a): Márcio Lopes Cornélio
Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho, Leopoldo Motta Teixeira
Resumo:
As pessoas instalam aplicativos em seus dispositivos para obter funcionalidades adicionais. Muitas vezes, esses aplicativos acessam dados
confidenciais, considerando menos importante a privacidade do que o
esperado pelos usuários. De acordo com o relatório divulgado em 2015 pela
Pew Research Center, num estudo com mais de um milhão de aplicativos da
Google Play Store, verificou-se que essas aplicações pediam 235 tipos
distintos de permissões exclusivas na instalação, em 41 diferentes categorias
de aplicações - desde redes sociais até games -, alguns com graves
implicações de segurança. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é realizar uma análise das
permissões dos aplicativos da plataforma Android, através de métricas que
serão definidas para mensurar o andamento do projeto associadas as suas
funcionalidades e também construir uma
aplicação que apresente informações importantes
sobre os grupos de permissões, além da quantidade de permissões e seus
tipos em cada aplicativo instalado em um dispositivo móvel, de acordo com a
versão dos mesmos.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 17:30h, local: Anfiteatro
- Métrica de Nitidez de Imagens Aplicadas a Regiões de Saliência
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rafael de Melo Ferreira Monteiro
Curso: Ciência da Computação
Área: Processamento de Imagens
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Avaliador: George Darmiton
Resumo:
As métricas de nitidez atuais tentam se aproximar da percepção do sistema visual humano para mensurar a qualidade de uma imagem, apesar disso, elas tendem a fazer uma avaliação de maneira uniforme, desconsiderando certos aspectos como o background. Isso pode provocar uma avaliação errada em imagens que tenham artefatos em primeiro plano.
A ideia deste trabalho é incluir uma etapa de detecção de regiões de saliência na imagem, pois a avaliação da nitidez poderia ser concentrada na(s) regiões de foco da imagem.
Apresentação: dia 15/12/2017, hora 8:00h, local: Auditório
- Potencial da Internet das Coisas na Saúde, Educa¸ão e Segurança Pública no Brasil
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rafael Leonardo de Lima Brito
Curso: Sistemas de Informação
Área: Internet das Coisas
Orientador(a): José Carlos Cavalcanti
Possíveis Avaliadores: Alexandre Vasconcelos
Resumo:
Com o crescimento da Internet das Coisas, o cotidiano irá mudar drasticamente, a forma como trabalhamos, vivemos e nos divertimos. O impacto no mundo será intenso e afetará áreas básicas de nossa sociedade, como saúde, educação e segurança pública.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 8:30h, local: D-005
- Interface Natural do Usuário e sua aplicação no reconhecimento de gestos
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rayanne Rosa de Souza
Curso: Sistemas de Informação
Área: Interface Natural do Usuário, NUI
Orientador(a): Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
Avaliador: Alex Sandro Gomes
Resumo:
Atualmente as tecnologias estão sendo desenvolvidas baseada no modo de como o usuário vai reagir deixando a utilização das aplicações mais intuitivas e mais fáceis de ser compreendidas pelas as pessoas que vão interagir com esses novos dispositivos. A Interface Natural de Usuários (NUI) que é uma tecnologia que trabalha junto com reconhecimento de gestos é uma das aplicações mais utilizadas para o desenvolvimento desses dispositivos, por ser uma tecnologia mais adequada de escanear os movimentos e gestos das pessoas com uma maior precisão. Ao decorrer deste trabalho vai ser apresentada uma revisão sistemática de literatura sobre NUI e será realizado um survey com especialista na área para avaliar a relevância dos achados da revisão sistemática.
Apresentação: dia 15/12/2017, hora 16:30h, local: Anfiteatro
- Levantamento de requisitos para apoiar a aderência do sistema SIGAA aos processos organizacionais da UFPE
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rita Cristina Ramos de Brito
Curso: Sistemas de Informação
Área: Análise de processos
Orientador(a): Carina Frota Alves
Avaliadora: Simone Santos
Resumo:
Em razão da troca do sistema acadêmico SIG@ para o SIGAA, diversas análises tiveram que ser realizadas. Uma destas é a aderência dos processos da UFPE ao sistema novo a fim de descobrir modificações a serem feitas para adequação do mesmo e verificar sua viabilidade. Este trabalho tem como objetivo mostrar o resultado deste estudo de aderência e ressaltar as melhorias que o sistema trará para a organização.
Apresentação: dia 30/11/2017, hora 15:30h, local: Sala E112
- A Importância do Uso de Ferramentas de Analítica Preditiva Gratuitas para as Empresas
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Roberto Moreira Santos
Curso: Sistemas de Informação
Área: Analítica de dados
Orientador(a): José Carlos Cavalcanti
Possíveis Avaliadores: Carla Taciana
Resumo:
Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar e investigar como as empresas em geral, e do setor de vendas em particular, imersas num ambiente tecnológico de constante desenvolvimento e concorrência, podem se valer de tecnologias gratuitas de coleta de dados e de analítica preditiva, de forma a aumentar sua receita de maneira menos onerosa. Fazendo assim uso de ferramentas gratuitas como Google Trends e Google Analytics para coletar dados a respeito de seus clientes, permitindo traçar e prevê comportamentos de compras, riscos e oportunidades e assim tomar melhores decisões.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 10:00h, local: sala D005
- Otimização de Técnica de Reconhecimento de Caracteres em Imagens de Cenas Naturais usando Hardware
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rodolfo Ivo Santos de Andrade
Curso: Engenharia da Computação
Área: Sistemas Embarcados
Orientador(a): Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador: Prof. Adriano Augusto Moraes Sarmento
Resumo:
Algoritmos de reconhecimento de caracteres (OCR) de alta precisão requerem alta capacidade de processamento. Para executá-los em um sistema embarcado de tempo real de modo satisfatório é preciso uma arquitetura heterogênea. Desse modo, as etapas de OCR são alocadas aos componentes de hardware (processadores de propósito único) e de software (processadores de propósito geral). Uma das etapas de OCR de razoável custo computacional, a etapa de cálculo do HOG (Histogram of Oriented Objects (HOG)), será dedicada ao componente de hardware do sistema, com o objetivo de diminuir o tempo total do algoritmo. Este trabalho tem como objetivo a implementação de um módulo HOG em FPGA. Em seguida, o sistema otimizado será comparado com um software de referência e avaliado em termos de tempo de processamento médio.
Apresentação: dia 15/12/2017, hora 16:00h, local: sala D003
- Algoritmos de Seleção de Protótipos podem obter desempenho similares aos algoritmos de Geração de Protótipos?
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rodolfo José de Oliveira Soares
Curso: Ciência da Computação
Área: Aprendizagem de Máquina
Orientador(a): George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Possíveis Avaliadores: George Darmiton da Cunha Cavalcanti,Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Resumo:
A utilização de aprendizagem de máquina para a realização de tarefas
como análise de crédito, localização indoor, detecção de malware, entre outras,
é algo que vem sendo aplicados em várias soluções do nosso cotidiano.
Esses problemas possuem, normalmente, grandes bases de dados, elevando
o custo de armazenamento e aumentando o tempo para criações de modelos
preditivos. Para reduzir esses custos, são propostas na literatura duas linha
de pesquisas que procuram diminuir o tamanho do conjunto de dados e, além
disso, melhorar as taxas de acertos dos classificadores utilizados. Essas duas
técnicas são nomeadas de Geração e Seleção de Protótipos. A Geração de
Protótipos busca, a partir de uma base de dados, criar novas instâncias que
tenha o mesmo poder de representatividade do conjunto inicial. A Seleção
de Protótipos, por outro lado, escolhe instâncias existente na própria base
de dados. É conhecido que as técnicas de Geração alcançam melhores taxas
de acertos, quando comparadas com as técnicas de Seleção [3]. Entretando,
essas técnicas possuem um tempo de processamento maior, quando feita a
mesma comparação. Analisando essas informação, e dispondo dos dados
presente no repositório do KEEL [2], este trabalho propõe uma metodologia
para verificar se técnicas de Seleção de Protótipos podem alcançar taxas de
acerto semelhantes as técnicas de Geração de Protótipos.
Apresentação: dia 15/12/2017, hora 10:30h, local: Auditório
- Um Método Quasi-Newton Híbrido para Simulação de Materiais Hiperelásticos em Tempo Real
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rodrigo Castiel Reis de Souza
Curso: Engenharia da Computação
Área: Physics-Based Animation
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Avaliador: Silvio de Barros Melo
Resumo:
Métodos de simulação física são amplamente empregados em aplicações interativas em tempo-real, como jogos de computadores e simuladores de dinâmica. Nos anos recentes, a classe dos métodos de simulação de objetos deformáveis tem sido especialmente explorada porque, devido a seu alto custo computacional, ainda não satisfaz limites de processamento impostos pelas aplicações práticas. Assim, este trabalho objetiva desenvolver uma nova técnica para simulação interativa em tempo-real da dinâmica de materiais hiperelásticos. Para isso, partiremos do método quasi-Newton iterativo convencional, proposto recentemente por Liu et al em [3]. Em seguida, construiremos o quasi-Newton reduzido, que será baseado em redução de modelo, técnica na qual as equações diferenciais que descrevem o movimento são projetadas em um subespaço representativo do conjunto de soluções. Por último, estudaremos a implantação de uma abordagem em espaço híbrido; isto é, alternar iterativamente a computação da solução entre espaço completo e reduzido para acelerar a convergência em relação ao quasi-Newton convencional. Assim, esperamos obter um melhor custo benefício entre qualidade da dinâmica e custo computacional, contribuindo para o aprimoramento de simulação física em tempo real.
Apresentação: dia 04/12/2017, hora 9:00h, local: Auditório
- Identificação de Páginas de Anúncio de Automóvel
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Proposta inicial: aqui
Autor(a): Samuel Paz Mendes
Curso: Ciência da Computação
Área: Recuperação de Informação
Orientador(a): Luciano de Andrade Barbosa
Avaliador: Tsang Ing Ren
Resumo:
O crescimento da internet modificou a maneira que as pessoas compram automóveis. Muitos sites fornecem, em páginas web, especificações estruturadas – com preço, ano de fabricação, marca, entre outros – sobre automóveis que estão à venda. Esse tipo de dado é importante, pois pode ser usado em diversas aplicações (Data Integration, Web Search, entre outras). A tarefa de identificar e extrair especificações estruturadas de automóveis não é simples, pois, existem bilhões de páginas web em toda internet, e muitas delas não possuem esse tipo de informação. Esse trabalho se propõe a construir e analisar uma aplicação que vai, automaticamente, identificar e extrair especificações estruturadas de automóveis em um conjunto restrito de domínios web na Internet.
Apresentação: dia 15/12/2017, hora 11:30h, local: Auditório
- Estudo Comparativo entre Frameworks de Front-End
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Proposta inicial: aqui
Autor(a): Sarah Cristina Silva Cruz
Curso: Ciência da Computação
Área: Desenvolvimento Web
Orientador(a): Sérgio Castelo Branco Soares
Avaliador: Henrique Rebêlo
Resumo:
A área de desenvolvimento web vem crescendo ao longo dos anos e com diversas oportunidades. A cada ano surgem novos frameworks e tecnologias que facilitam a vida do profissional. Sendo assim, parte da função de um bom desenvolvedor Front-End é estar aberto a estudar as inovações na área e se adaptar a essas novas ferramentas ou aperfeiçoá-las. Diante desse cenário, é necessário um levantamento sobre o contexto atual da área, analisando os frameworks e tecnologias em evidência. Este trabalho tem como objetivo principal realizar um estudo comparativo entre dois frameworks de desenvolvimento Front-End. Como prova de conceito, haverá uma comparação no estado da prática, com aplicações que utilizarão os principais recursos dos frameworks, destacando vantagens e desvantagens. Os sistemas contarão com um design responsivo.
Apresentação: dia 15/12/2017, hora 11:30h, local: Anfiteatro
- Avaliação da suscetibilidade dos discentes de TI a ataques de phishing
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Proposta inicial: aqui
Autor(a): Simone Campos Cohen
Curso: Ciência da Computação
Área: Segurança da informação
Orientador(a): Vinicius Cardoso Garcia
Avaliadora: Carla Taciana Lima Lourenço Schuenemann
Resumo:
A Web, nos últimos anos, foi se tornando cada vez mais essencial na vida das pessoas, seja para fins educativos, sociais, financeiros, de entretenimento etc. Com isso, cresceu o índice de crimes cibernéticos, como ataques de phishing que visam obter informações sensíveis das vítimas, principalmente seus dados pessoais e financeiros, possibilitando fraudes eletrônicas. Estudos apontam que todos estão suscetíveis a este tipo de ataque, mas que esse índice é maior entre os usuários mais assíduos da Web através de redes sociais e, além disso, jovens de 18 a 25 anos são mais propensos a confiarem em todas as informações que outros grupos etários. Em vista disso, através de um experimento com o uso de e-mails, esse trabalho propõe avaliar o quão suscetíveis ao phishing estão os jovens, focando nos estudantes de graduação das áreas de Tecnologia da Informação, verificando também a importância que eles dão à segurança de suas informações.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 14:00h, local: Sala E122
- Proposta de Ground Penetrating Radar (GPR) para detecção de meios soterrados
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Proposta inicial: aqui
Autor(a): Stefano Fatta Laporte
Curso: Engenharia da Computação
Área: Propagação Eletromagnética
Orientador(a): Odilon Maroja da Costa Pereira Filho
Avaliador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Resumo:
O Ground Penetrating Radar (GPR) é uma técnica que utiliza um método
eletromagnético de baixas frequências (50 a 900 MHz) para a aquisição de uma grande quantidade de informação espacial em tempo reduzido, com o objetivo de detectar objetos e estruturas presentes no solo. O objetivo deste trabalho é através do conhecimento nos princípios de propagação eletromagnética elaborar um modelo matemático o qual represente o funcionamento do GPR, com a intenção de encontrar o tempo de viagem do sinal e sua atenuação, e assim poder definir qual elemento está sob o solo e sua profundidade.
Apresentação: dia 04/12/2017, hora 11:00h, local: sala D004
- Guia de boas práticas para a gestão de projetos em Micro e Pequenas Empresas Desenvolvedoras de Software
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Proposta inicial: aqui
Autor(a): Tiago José Dimas Dias Nogueira
Curso: Ciência da Computação
Área: Engenharia de Software
Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Possíveis Avaliadores: Ricardo Massa Ferreira Lima, Alex Sandro Gomes
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência adquirida pela Viitra ao longo de suas implementações adaptadas dos processos do Guia PMBOK, expondo resultados que demonstrem pontos positivos e/ou negativos da adoção de cada prática. Tais resultados serão obtidos através de entrevistas com colaboradores e sócios, dados exportados por ferramentas de gerenciamento e relatos de clientes.
As práticas adotadas e os resultados serão combinados com pesquisas publicadas em artigos, livros e guias de gerenciamento de projetos para avaliar quais resultados podem ser considerados positivos ou negativos. As práticas que obtiverem resultado positivo serão selecionadas para construção de um guia de boas práticas para a gestão de projetos na startup de base tecnológica Viitra.
Apresentação: dia 14/12/2017, hora 09:00h, local: sala E122
- Análise do uso de ajuste de curvas e de outras métricas na criação de curvas de tendências para jogos baseadas na sua renda bruta
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Autor(a): Túlio Paulo Lages da Silva
Curso: Ciência da Computação
Área: Jogos Digitais
Orientador(a): Geber Lisboa Ramalho
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral (grec@cin.ufpe.br)
Resumo:
O mercado de jogos móveis está cada vez mais abrangente e competitivo, o que torna cada vez mais importante a obtenção de informações relevantes sobre o ciclo de vida de jogos durante as tomadas de decisões de projeto. Este trabalho visa explorar a criação de linhas e curvas de tendência usando o histórico de posições (classificação por receita bruta) de jogos da Play Store, estudando se essa métrica é relevante e que outras métricas úteis poderiam surgir a partir desse tipo de dado.
Apresentação: dia 15/12/2017, hora 15:00h, local: Anfiteatro
- Estudo Sistemático sobre Testes de Usabilidade Realizados em Aplicativos Móveis
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Autor(a): Valdi Ferreira do Nascimento Júnior
Curso: Sistemas de Informação
Área: Qualidade de Software em Dispositivos Móveis
Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador: Leopoldo Teixeira
Resumo:
Os dispositivos móveis estão presentes em vários aspectos das nossas vidas, oferecendo acesso a serviços e funções em diversas áreas, independente de local e hora. Conforme o número de aplicações direcionadas a esses dispositivos cresce, a competição aumenta e a qualidade dos softwares se torna mais importante. A garantia da qualidade de software deve levar em consideração as características específicas dos ambientes móveis, a fim de estabelecer a confiança de que os processos de software e o seu produto estão adequados. O processo de teste é uma ferramenta importante na garantia da qualidade, e um estudo sistemático será feito sobre as especificidades desse processo no desenvolvimento de software para dispositivos móveis.
Apresentação: dia 12/12/2017, hora 15:00h, local: Auditório
- Avaliação de um Classificador Multiclasse com Abordagem One-vs-One Usando Diferentes Classificadores Binários
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Proposta inicial: aqui
Autor(a): Victor Carriço Santos
Curso: Engenharia da Computação
Área: Aprendizagem de Máquina
Orientador(a): Cleber Zanchettin
Avaliador: Adriano Lorena Inácio de Oliveira
Resumo:
Avaliação de um classificador multi-classe usando a abordagem One-Against-One porém utilizando diferentes classificadores binários elegendo o mais efetivo entre estes.
Apresentação: dia 15/12/2017, hora 16:00h, local: sala D218
- Alternativas para arquiteturas monolíticas em clouds públicas
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Proposta inicial: aqui
Autor(a): Victor Nunes de Farias Neves
Curso: Sistemas de Informação
Área: Sistemas de Informação
Orientador: José Carlos Cavalcanti
Avaliadora: Carina Frota Alves
Resumo:
Adaptar-se às novas tecnologias é um desafio para que as organizações se
mantenham competitivas em um mercado onde a demanda por serviços eficientes é enorme. As empresas estão diante de novas oportunidades de estruturar sua comunicação através de novas arquiteturas aproveitando a infraestrutura da nuvem. Novas abordagens como microsserviços e orientado a eventos possuem muitas semelhanças e características vantajosas para a migração de arquiteturas monolíticas. O estudo apresenta uma correlação entre os modelos com base nas soluções de mercado atuais.
Apresentação: dia 07/12/2017, hora 10:00h, local: Auditório
- Como IoT e cidades inteligentes podem melhorar o setor alimentício para uma produção mais eficiente
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Autor(a): Wanderley de Carvalho Alves Filho
Curso: Sistemas de Informação
Área: Sustentabilidade
Orientador(a): José Carlos Cavalcanti
Possíveis Avaliadores: Carla Taciana Lima
Resumo:
O setor alimentício é essencial para existência da humanidade. Ele é responsável pela saúde nutricional das pessoas e sustentabilidade do planeta. Tendo em vista que é previsto que em 2030 a população mundial chegará a 8.5 bilhões de pessoas, desenvolver um setor alimentício sustentável, inclusivo, eficiente e nutricionalmente saudável é necessário para atingir um sistema sustentável.
No cenário atual, metade da população não tem uma dieta saudável, o setor da agricultura é um grande contribuidor para o efeito estufa, desflorestamento e escassez de água, em algumas regiões o índice de desperdício ou perca de comida chega em até 40%, as mudanças climáticas e preços de alimentos estão aumentando.
Porém, como alternativa para lidar com esses desafios e problemas, temos cidades inteligentes e internet das coisas (IoT). Cidades inteligentes é uma visão de desenvolvimento urbano onde é integrado tecnologia da comunicação e informação (ICT) e internet das coisas, de uma forma em que forneça um forte controle dos recursos da cidade. Internet das coisas permite a conexão e troca de informação entre dispositivos, sensores, veículos e outros objetos, permitindo que esses objetos se auto controlem remotamente, que resulta em melhora de eficiência, precisão e economia.
Esses benefícios trazidos por cidades inteligentes, poderiam levar os mercados de produção do setor alimentício a serem mais conectados entre si, e com centros urbanos, no que poderia resultar em uma diminuição no desperdício de comida, previsão mais precisa de eventos climáticos, produção de alimentos mais saudáveis de acordo com a região onde se destina a produção, dentre outros. Os benefícios trazidos por Internet das coisas, atuariam diretamente no setor de agricultura, produção e transporte, trazendo uma maior eficiência na execução das mesmas tarefas.
Contudo, ainda fica muitas incertezas na aplicação dessas tecnologias no setor alimentício, por se tratar de uma abordagem relativamente nova. O que faz necessário o estudo mais aprofundado de como seria essa implementação e análise de cases reais.
Apresentação: dia 12/12/2017, hora 16:30h, local: Auditório
- Estudo exploratório sobre a Engenharia de Requisitos em Projetos Ágeis na indústria brasileira de desenvolvimento de software.
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Proposta inicial: aqui
Autor(a): Wanderson Wanderley da Silva Filho
Curso: Sistemas de Informação
Área: Engenharia de Requisitos
Orientador(a): Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
Avaliador: Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Resumo:
Com um mercado bastante competitivo, em meados de 2001 surge o Manifesto Ágil, propondo deixar de lado a formalização exagerada nas documentações para focar nas entregas contínuas, na união entre profissionais do negócio e desenvolvedores, além de uma boa relação com as mudanças de requisitos. Para uma melhor afinidade entre a Engenharia de Requisitos e as Metodologias Ágeis, é necessário que os procedimentos utilizados nestas práticas sejam repensados, pois as mesmas podem abdicar de certos documentos e artefatos utilizados em processos tradicionais. Com isso, surgiu a motivação para investigar como os procedimentos que compõem a Engenharia de Requisitos estão sendo utilizados e adaptados em harmonia com as Metodologias Ágeis presentes na indústria brasileira de desenvolvimento de software.
Apresentação: dia 13/12/2017, hora 11:00h, local: Sala D220
Última atualização: 16 de setembro de 2017, 00:42pm GMT-3