Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de
Informação
Trabalhos de Graduação - 2019.2
Ciência da Computação
Responsável: Prof. Juliano Iyoda (jmi@cin.ufpe.br)
Código da disciplina no Google Classroom:
mbt13e
- Título: Um Modelo de Gestão por Competência para Apoiar
Iniciativas de Transformação Digital: Um Estudo de Caso em uma Organização
Pública
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): André Santos Clímaco Ximenes
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Carina Frota Alves
Coorientador(a): Iveruska
Carmen Jatobá Bastos
Possíveis Avaliadores: Hermano Moura
Resumo da Proposta:
O setor público vem passando por crescentes buscas por inovação nos
últimos anos. Organizações públicas têm adotado novas tecnologias para
obter eficiência operacional e inovar seus serviços para a sociedade.
Neste contexto de transformação digital, além de adotar tecnologias
inovadoras, também é necessário fomentar mudanças no comportamento dos
servidores públicos. Mas para que estas mudanças ocorram, é exigido um
melhor gerenciamento das competências de cada servidor. O objetivo deste
trabalho é investigar modelos de gestão por competência propostos na
literatura. Em seguida, será feita uma comparação crítica entre os modelos
existentes para identificar um conjunto de características e boas
práticas. Finalmente, será proposto um modelo de gestão por competências
para uma organização pública através de um estudo de caso. A organização
pública investigada está envolvida em uma iniciativa de Gestão de
Processos de Negócios. O modelo proposto irá definir um conjunto de
competências (i.e. conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para
os servidores da organização atuarem de forma mais eficiente no processo
de transformação digital dentro da instituição.
Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 10:00, local: E124
- Título: Uma Aplicação para o Auxílio no Tratamento de
Incontinência Urinária de Esforço
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Antônio Carlos Portela Rodrigues
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Banca: Silvio Melo
Resumo da Proposta:
objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de um aplicativo Android para auxiliar mulheres no tratamento da
incontinência urinária de esforço através de exercícios simples, que
possam ser praticados em qualquer local, reduzindo a dependência do
profissional de saúde. Para tal, alguns pré-requisitos são fundamentais: a
conscientização do problema por parte das pacientes, uma vez que boa parte
não conhece o próprio corpo nem sabe identificar distúrbios miccionais, e
o acompanhamento da frequência dos exercícios por um profissional.
Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 15:00, local: E124
- Título: Análise comparativa das abordagens para teste de
interface gráfica em dispositivos móveis
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Arthur Jorge Ebrahim Wanderley
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Avaliador: Juliano Iyoda
Resumo da Proposta:
O objetivo deste estudo consiste em fazer uma análise comparativa das
ferramentas de teste de interface gráfica (GUI) em dispositivos móveis, a
fim de: (i) Mostrar qual das ferramentas estudadas apresenta os melhores
resultados, utilizando parâmetros pré-definidos; (ii)
Identificar as ferramentas mais adequadas a serem usadas em contextos es- pecı́ficos, onde os parâmetros pré-definidos passam a
ter pesos distintos.
Apresentação: dia: 09/12/2019, hora: 14:00, local: E403
- Título: Teoria da Resposta ao Item com uso de Python: um estudo
sobre as avaliações do ensino básico nas escolas municipais de Petrolina
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Bruno José das Chagas Cavalcanti
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Ricardo Massa Ferreira Lima
Banca: Alex Sandro Gomes
Resumo da Proposta:
O desenvolvimento das medidas de características de indivíduos que não
podem ser feitas diretamente, as quais são conhecidas como traço latente,
tem tomado a atenção de pesquisadores das mais diferentes áreas de
conhecimento. A Teoria de Resposta ao Item, conhecida como TRI cujo foco é
o item e não o teste como um todo é uma das teorias utilizadas para este
fim. No contexto da TRI, a medida da proficiência de um aluno não depende
dos itens apresentados a ele, e os parâmetros de discriminação e de
dificuldade do item não depende do grupo de respondentes. Um item mede
determinado conhecimento, independente de quem esteja o respondendo, e a
proficiência de um aluno não depende dos itens que estão sendo aplicados a
eles. A aplicação do TRI, exige a utilização de alguns algoritmos
juntamente com recursos computacionais específicos que estão
disponibilizado em vários programas.O foco,
neste trabalho, será a aplicação dessa teoria numa base de dados das
escolas municipais de Petrolina-PE, mostrando os recursos disponíveis em
Python.
Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 09:00, local: E121
- Título: Empreendedorismo universitário e formação de empresas
startups: Um estudo de caso da Prepi
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Bruno Roberto Gouveia Carneiro da Cunha Filho
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Cristiano Coelho Araújo
Possíveis Avaliadores: Geber Lisboa Ramalho,
Giordano Ribeiro Eulalio Cabral e Luciano Meira
Resumo da Proposta:
O empreendedorismo universitário tem se tornado cada vez mais popular nas
universidades brasileiras. Incentivos que vão desde disciplinas de empreendedo- rismo que
estimulam a resolução de problemas da sociedade através da criação de
novos produtos ou serviços com formação de equipes multidisciplinares até
editais de inovação com auxílios através de mentorias,
cursos de capacitação e aportes financeiros têm se tornado cada vez mais
populares no ambiente univer- sitário, ampliando a formação de empreendedores e a
criação de projetos que podem vir a se tornar startups. A Prepi é uma startup que
nasceu como resultado de um pivot da Porquin, que, por sua vez, foi um projeto resultante
de uma das disciplinas de empre- endedorismo mais conhecidas do Centro de Informática
da UFPE, a IF683 - PROJETO DE DESENVOLVIMENTO, ou Projetão
como é mais popularmente conhecida no Centro. Após mais de 2 anos e 6
meses empreendendo, cometendo erros, aprendendo e reajustando, alguns dos
principais desafios para os empre- endedores universitários fundadores da Prepi enfrentados passam por aspectos concretos, como
financeiros, conhecimentos de mercado e de gestão empresarial, e também
por questões subjetivas, como maturidade profissional, trabalho em equipe
e liderança. Dessa forma, o foco deste trabalho será em explicitar o
histórico prático da experiência de empreendedores que fundaram uma
startup enquanto eram uni- versitários, trazendo
uma visão crítica da evolução dos trabalhos e delimitando aspectos
positivos e negativos vivenciados, que geraram aprendizados importan- tes para a equipe
fundadora, contribuindo para sua formação profissional.
Apresentação: dia: 10/12/2019, hora: 17:30, local: E101
- Título: Análise das relações entre crimes e características
socioeconômicas na cidade de Nova York e suas aplicações na tomada de
medidas para segurança pública
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Bruno Vitorino Cortez de Lira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Nivan Roberto Ferreira Junior
Possíveis Avaliadores: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza e Ricardo
Bastos Cavalcanti Prudêncio
Resumo da Proposta:
O objetivo deste trabalho é analisar as possíveis relações que existem
entre a criminalidade e os fatores socioeconômicos da cidade de Nova
Iorque afim de tomar medidas que possam auxiliar na segurança pública.
Além disso, tenho como objetivo a construção de um sistema de visualização
que permita a outras pessoas entender o problema e enxergar as relações
existentes. Inicialmente, a proposta é fazer uma análise sobre a
criminalidade da cidade usando dados públicos fornecidos pelo governo
americano. Com essa análise, pretende-se adquirir conhecimento de forma a
se ter um melhor entendimento dos fatores mais relevantes para a
ocorrência de um crime. Após fazer a análise dos dados sobre os crimes, a
próxima etapa é fazer uma análise de fatores socioeconômicos, tais como
número de escolas na região, número de delegacias e renda per capita, que
possam estar relacionados com a ocorrência ou não de crimes. Os dados
socioeconômicos também são disponibilizados gratuitamente pelo governo
americano. Em seguida, pretendo fazer uma análise conjunta do que foi
aprendido nas etapas anteriores para buscar relações que sejam relevantes
e possam levar a tomadas de decisões inteligentes para a melhoria da
segurança e da qualidade de vida da população da cidade. Por fim, planejo
construir um sistema de visualização de modo que o que foi aprendido
durante o processo possa ser visto e entendido por outras pessoas de
maneira a deixar clara a relação dos fatores socioeconômicos com a
criminalidade na região. A autora Tamara Muzner
diz em seu livro Visualization Analysis and Design [Mun15]
que o design de uma visualização consiste em três questões: Quais dados os
usuários precisam ver? Por que o usuário precisa dessa visualização para
realizar tarefas? E como as representações visuais proposta podem ser
construídas e manipuladas? Seguindo essa linha de pensamento, a
visualização terá como princípio tentar se adequar a cada um desses
pilares para que seja efetiva em todos os aspectos.
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Análise de Processos de Testes de Software em
Organizações
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Edymir Étienne
Borges Lopes Semedo
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Possíveis Avaliadores: Juliano Iyoda e Leopoldo
Teixeira
Resumo da Proposta:
Este trabalho tem como objetivo geral mapear e analisar os processos de
testes de software numa organização e, a partir desta análise, identificar
pontos de melhoria baseado em modelos de maturidade e/ou metodologias de
desenvolvimento de software.
Apresentação: dia: 10/12/2019, hora: 10:00, local:
- Título: Testes de Localização em Sistemas de Software:
Levantamento do Estado da Arte
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Emanuel Felipe Inácio da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Avaliador: Juliano Iyoda
Resumo da Proposta:
Uma vez evidenciada a importância da correta priorização e aplicação de
técnicas para validar o requisito não-funcional Localização , este
trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura
sobre esse requisito, no contexto de teste de software. Assim, este
trabalho tem como objetivos: Sumarizar evidências existentes do processo
de validação, bem como evidências empíricas de sua realização; identificar
trabalhos relacionados que auxiliam no mapeamento de técnicas e processos
relacionados ao proposto; identificar áreas de pesquisa não exploradas ou pouco
exploradas que contribuam com o objetivo geral deste trabalho; realizar
uma pesquisa de campo, mapeando empresas que realizam a validação
específica desse requisito de forma a conceber um levantamento de
recomendações, técnicas, e resultados gerais da implantação do processo de
testes de localização para software.
Apresentação: dia: 17/12/2019, hora: 14:15, local: Anfiteatro
- Título: Os Desafios E Oportunidades Da Migração e Integração De
Empresas Com Cloud Computing
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Emanuel Victor França Gomes da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): José Carlos Cavalcanti
Banca: Carla Silva
Resumo da Proposta:
Esse trabalho de graduação tem como objetivo passar pelos principais
conceitos de integração e migração de empresas com cloud
e explorar e analisar os principais desafios e oportunidades que são
levantados ao realizar esse processo, por exemplo quais os tipos de
integração com cloud existentes atualmente e
como manter e testar a performance, segurança e disponibilidade da mesma.
Apresentação: dia: 27/11/2019, hora: 10:00, local: D005
- Título: Uso de operadores de janela em Processamento Complexo
de Eventos utilizando CEPSwift
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Franclin Cabral Menezes de Oliveira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Gama
Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho
Resumo da Proposta: Dada a quantidade de uma possível infinidade de
eventos, o uso de operadores de janela são interessantes para criação de
um subconjunto de eventos para um processamento mais profundo desses
eventos. Para isso, este trabalho dará continuidade ao desenvolvimento do
framework CEPSwift adicionando operadores de
janela, do tipo sliding window
e Thumbling window, e
migrando o framework para uma abordagem utilizando a nova API Combine da
Apple reduzindo a necessidade do uso de bibliotecas externas reativas como.o RxSwift utilizado no
projeto, e dando prioridade as bibliotecas nativas do próprio swift 5.1, utilizando-se do poder da nova api e sua forma declarativa para o uso em
Processamento de Eventos Complexos e uma forma mais simples de descrever
os novos eventos complexos.
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Análise da Adoção do Paradigma Funcional em Java
através da Mineração de Repositórios de Código
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Heitor Fontes Xavier Correia
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Possíveis Avaliadores: Fernando Castor, Henrique Emanuel Mostaert Rebêlo, Márcio
Lopes Cornélio e Paulo Henrique Monteiro Borba
Resumo da Proposta:
O trabalho tem por objetivo realizar um estudo exploratório da adoção do
paradigma funcional em sistemas Java, através da mineração de repositórios
de código aberto. A fim de entender quais os impactos que o uso desse
paradigma dentro da linguagem Java pode trazer a base de código de um sistema.
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Metodologias ágeis em startups: Um estudo de caso
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Homero Barros Da Costa Júnior
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Possíveis Avaliadores: Carina Frota Alves e Leopoldo Mota Teixeira
Resumo da Proposta:
No contexto da produção de software, práticas de qualidade e sucesso
geralmente andam de mãos dadas. A qualidade de software ainda enfrenta
alguns entraves no modelo econômico atual. Em diversas startups e empresas
é comum que a política da empresa não envolva os funcionários em um
processo de desenvolvimento que possa ser mensurado e comparado com
iterações anteriores. Os funcionários ainda trabalham no modelo de
“milagres” e “heróis”clássicos do método de
desenvolvimento em cascata. Esse trabalho tem como objetivo realizar um
estudo de caso onde metodologias ágeis são implementadas em uma empresa
startup de maneira gradual e sensível, para que o processo seja o menos
traumático possível, Tendo como ponto de partida o modelo MPS.BR(Melhoria
do Processo de Software).
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Iago Raphael Vasconcelos Marinho
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a):
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade de ferramentas de
automação de testes de unidade para aplicações web e estabelecer a mais
satisfatória de forma geral, além de apontar se determinadas ferramentas
são mais apropriadas para cenários diversos. Para isso fixaremos os
seguintes objetivos específicos: (i) Realizar revisão da literatura
pertinente, abordando os tópicos correspondentes de Automação de Testes de
Software, Aplicações Web e de Qualidade de Software; (ii)
Estabelecer e configurar o ambiente de desenvolvimento e testes, a ser
detalhado no trabalho; (iii) Estabelecer a
metodologia de avaliação de acordo com o Modelo SQuaRE,
também a ser descrita ao longo do trabalho; (iv)
Avaliar a qualidade de cada ferramenta, fazendo considerações sobre as
mesmas, e definindo as escolhas mais apropriadas tanto de maneira geral
quanto em situações específicas.
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Análise de engajamento de ciclistas em um aplicativo
móvel. Caso de uso: Biciflow
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Igor Matos de Sá Pereira Costa
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Gama
Possíveis Avaliadores: Giordano Cabral
Resumo da Proposta:
Pedalar é um grande desafio para quem vive em grandes cidades, em que se
constata ausência de estrutura cicloviária,
educação e fiscalização dos motoristas. Diante desse problema, alguns
projetos, seja offline ou online, tentam ajudar
a experiência do ciclista no meio urbano. Com a finalidade de dar uma
maior segurança para os ciclistas, foi criado o Biciflow,
aplicativo que facilita a criação de grupos para que as pessoas pedalem em
conjunto e se ajudem. Um desafio do projeto é conseguir um maior
engajamento dos usuários, facilitando o encontro dos ciclistas nas rotas.
Este trabalho tem como objetivo analisar, através de testes A/B, como
podemos superar esse desafio e ter um aplicativo que seja fácil e
estimulante de se usar.
Apresentação: dia: 10/12/2019, hora: 10:00, local: E103
- Título: Proposta de framework iOS para implementação de Feature Toggle
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Isabelly Cristina Ferreira Damascena
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Possíveis Avaliadores: Kiev Santos Gama, Fernando José Castor de Lima
Filho e Paulo Borba
Resumo da Proposta:
Este trabalho tem como objetivo principal a criação de um framework iOS,
construído em Swift, que possibilite a implementação de Feature Toggles de maneira
fácil e intuitiva. Faz-se necessário enfatizar que Swift é uma linguagem
de código aberto que vem sendo atualizada e melhorada de acordo com as
contribuições da comunidade. Como objetivos específicos, quer-se:
- Levantar frameworks que
possibilitam a implementação de Feature Toggle;
- Implementar e
demonstrar um caso de uso do framework, através de uma aplicação prática;
- Comparar o framework
criado com os frameworks levantados;
- Disponibilizar o código
desenvolvido como código aberto para a comunidade, estimulando a
contribuição;
- Disponibilizar a
ferramenta em gerenciadores de dependência existentes - Carthage, CocoaPods, etc.
Apresentação: dia: 09/12/2019, hora: 15:00, local: E403-404
- Título: Processamento de eventos complexos aplicado a jogos 2D
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Isaac Douglas Rodrigues do Nascimento
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho
Resumo da Proposta:
Na última década, os celulares sofreram grandes evoluções, passando de
aparelhos destinados apenas a realizar ligações e receber dados simples a
partir de um teclado físico, para um ecossistema com vários sensores e
modos diferentes de interação, dando origem aos tão conhecidos
smartphones. O avanço enfrentado possibilitou que os aparelhos se
tornassem uma ótima fonte para fluxo de dados, e partindo de tal fato
surgiu o interesse em trabalhar com jogos, tendo em vista que é um dos
softwares que mais se utiliza desses dados. Mais especificamente, o
presente trabalho, tratará sobre CEP aplicado a jogo 2D, onde esses dados
são fornecidos pelo próprio usuário para realizar ações de uma forma
orgânica e intuitiva. Utilizando a biblioteca CEPSwift
desenvolvida por [1], este trabalho pretende avaliar em um primeiro
momento a usabilidade de trocar comandos diretos por um stream das ações do jogador, como também tratamento de
colisão dos objetos na cena entre outros eventos.
Apresentação: dia: 10/12/2019, hora: 08:00, local: E101
- Título: Biometria facial com poucas imagens de treinamento
usando Arquiteturas Profundas
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Jadson Torres Lucena
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Cleber Zanchettin
Possíveis Avaliadores: Pedro Machado Manhães de
Castro
Resumo da Proposta:
O projeto central objetiva investigar abordagens baseadas em arquiteturas
profundas para extração automática das características e análise de
padrões de faces considerando utilizar poucas faces como exemplo de
treinamento. Em suma, tentamos replicar o reconhecimento facial baseado no
artigo “How I implemented
iPhone X’s FaceID using Deep Learning in
Python”. Portanto, usamos uma rede neural convolucional
(CNN) Siamesa baseada na arquitetura SqueezeNet
com Perda Contrastiva, desta forma, visando o
melhor desempenho em tempo e acurácia. Este método objetiva marcar os
pontos em diferentes posições das faces de uma pequena base de dados,
reconhecendo assim, quando uma nova face semelhante for apresentada
independente de sua variação.
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Um comparativo de prontuários eletrônicos inteligentes
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Jailson da Costa Dias
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Fernando Maciano de Paula Neto
Possíveis Avaliadores: Ricardo Bastos C. Prudêncio, Germano Crispim
Vasconcelos, Cleber Zanchettin e Luciano Barbosa
Resumo da Proposta:
O prontuário eletrônico surgiu como forma de organizar os dados dos
pacientes e facilitar o acesso desses dados pela equipe de saúde, médicos,
enfermeiros, psicólogos, nutricionistas etc. Com estes dados e a
implementação dos sistemas de suporte à decisão clínica nos prontuários
eletrônicos, foi possível auxiliar o médico a tomar diversas decisões,
desde qual medicamento prescrever para o paciente até de fornecer
probabilidade de diagnósticos com base nos sintomas e dados de laboratório
fornecidos pelo médico. Com isso, este trabalho tem como objetivo o de
comparar as diferentes ferramentas de suporte à decisão, baseados em dados
de prontuários eletrônicos. Para isso, vai ser analisado a taxa de acerto
do algoritmo para a doença específica, onde todos os casos são de suspeitas
daquela doença e a taxa de acerto quando o algoritmo é submetido a dados
onde o diagnóstico não está restrito apenas a caso positivo ou negativo
daquela doença, mas de várias doenças.
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Migração de máquinas virtuais entre ambientes On Premise e Cloud
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): João Adherval Carvalho de Barros
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Vinicius Cardoso Garcia
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Mota Teixeira e Kiev Gama
Resumo da Proposta:
Esse trabalho tem como objetivo investigar soluções e/ou técnicas e
abordagens já existentes e desenvolver uma aplicação que permita a
migração de máquinas virtuais entre ambientes on
premise e na nuvem. De forma que seja possível
fazer esse tipo de operação num pequeno escopo, tal como entre hosts VMWare, mas também para nuvens públicas tais como Azure e AWS, porém não restrito a essas e permitindo a
adição de mais opções futuras.
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Extensão e análise de performance da biblioteca CEP.js
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): José Murilo Sodré da Mota Filho
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho e Leopoldo Motta
Teixeira
Resumo da Proposta:
Devido ao tempo limitado de desenvolvimento da biblioteca CEP.js, teve que
ser feita uma redimensionação do escopo, o que
deixa oportunidades para sua continuação e expansão através de novas
pesquisas e trabalhos. Esse trabalho visa dar continuidade aos trabalhos
dedicados a essa biblioteca através da implementação de um subconjuntos de
operadores CEP, incrementando as capacidades e funcionalidades desta
biblioteca. A fim de validação, visa-se também desenvolver um módulo da
biblioteca para permitir a realização de testes funcionais, os quais
levariam em consideração o caráter temporal dos eventos complexos
processados, que não conseguem ser satisfatoriamente avaliados em testes
unitários. De fim esta ferramenta seria utilizada para testar os
operadores implementados, validando sua adição à biblioteca CEP.js.
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Avaliando a robustez de algoritmos de aprendizagem de
máquina em bases de dados ruidosas no contexto de reconhecimento de
atividade humana
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Leonardo Alves dos Santos
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): George Darmiton da Cunha
Cavalcanti
Avaliador: Tsang Ing Ren
Resumo da Proposta:
O objetivo deste trabalho é verificar em bases de dados de atividades
humanas cotidianas, coletadas através do uso de um sensor acelerômetro, o
comportamento dos classificadores mais difundidos e como eles se comportam
quando são apresentados a instâncias de treinamento ruidosas. Inicialmente
será feita uma reprodução do estudo comparativo entre os principais
modelos de máquinas de aprendizado (SVM, Decision
Tree, Bernoulli NB, Gaussian
NB, KNN, Random Forest e MLP) e modelos de
múltiplos classificadores (Single best, Static Selecion, OLA,
KNORA-U, KNORA-E e MATA-DE) realizado por [Fer19] conservando configurações
e bases utilizadas nos experimentos. Posteriormente será proposto um
modelo de inserção de ruído, que simulará um erro de classificação. Este
será responsável por trocar os rótulos das instâncias aleatoriamente
sendo, assim, criadas quatro novas versões das bases com 10%, 20%, 30% e
40% do conjunto de dados classificados incorretamente. Por fim, com uso de
métricas estatísticas, será verificado o comportamento das máquinas de
aprendizagem neste contexto.
Apresentação: dia: 11/12/2019, hora: 09:00, local: E101
- Título: Um Estudo sobre Privacidade e Transparência de Dados
usando modelagem NFR Framework
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Leonardo do Rêgo Espíndola
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Carina Frota Alves
Possíveis Avaliadores: Bernadette Loscio
Resumo da Proposta:
Este trabalho de graduação se propõe analisar como os requisitos
não-funcionais de transparência e privacidade de dados são definidos na
literatura. Em particular, serão analisadas as principais leis relativas a
dados no Brasil relacionadas à privacidade e transparência, investigando
seus objetivos, limitações, e principais desafios. A partir desse
entendimento teórico sobre privacidade e transparência e sua
contextualização brasileira, serão usadas abordagens como NFR Framework
para modelagem de requisitos não-funcionais de privacidade e
transparência, com a utilização do domínio de dados abertos na
Universidade Federal de Pernambuco. A partir deste modelo proposto então
será validado por especialistas nas áreas específicas através de
entrevistas a fim de identificar possíveis conflitos, os impactos de
conformidade com as leis vigentes e a proposição de tradeoffs
entre os requisitos.
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Entendendo os impactos de mudanças nas estratégias de
crescimento em startups na fase de escalabilidade: um estudo de caso
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Marcela Azevedo Cordeiro de Melo
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Carina Frota Alves
Avaliadora: Verônica Teichrieb
Resumo da Proposta:
A decisão mais importante de uma startup na fase de escalabilidade é
qual estratégia a empresa deve se basear para continuar utilizando poucos
recursos mas abranger um público maior. Murray McCaig,
consultor na MaRS, traz uma abordagem simples,
chamada go-to-market
(GTM), que visa criar um planejamento detalhado com foco em para quem a
empresa está vendendo, o que a empresa está vendendo, como atingir o
seu alvo no mercado e onde a empresa deve promover o seu produto. Com essa
estratégia, o primeiro objetivo que a startup espera alcançar é
encontrar consumidores no mercado com um problema que seu produto pode resolver
por um preço que representa menos do que o real valor que o produto
entrega. Encontrar esse alinhamento perfeito entre o público e o produto,
apesar de ser uma tarefa difícil no ambiente altamente competitivo de
hoje, acaba atuando como um acelerador na fase de crescimento da startup
. Neste trabalho de graduação será feito uma análise de uma empresa de
pequeno porte na fase de escalabilidade que utiliza a GTM como
estratégia de crescimento. A empresa estudada é a Even3, uma plataforma
de realização de eventos acadêmicos que conta com duas personas: o
organizador do evento científico e o participante desse evento. O
organizador, que caracteriza o cliente principal, possui uma jornada
simples dentro da plataforma, desde criar o evento até liberar os
certificados, porém muito complexa fora dela, como encontrar palestrantes
e avaliadores, montar o cronograma de atividades e apresentação de
trabalhos, entre outros encargos. Já o participante, cliente fundamental
para o lucro da empresa, precisa de uma plataforma intuitiva para que ele
consiga, por conta própria, realizar sua inscrição no evento, submeter
seus trabalhos e participar das atividades. Será realizado um estudo de
caso sobre a mudança da principal funcionalidade do cliente do negócio: criar
o evento. A empresa está apostando em mudanças comportamentais de uma
funcionalidade já conhecida pela sua larga base de usuários, com o
objetivo de entender os impactos dessa mudança, como a taxa de conversão
dos eventos e clientes – indicadores chaves do negócio da Even3. A
finalidade é que a startup possua um conjunto de recomendações em como
fazer com que o produto seja o principal ator nas decisões dos usuários,
através de uma experiência cada vez mais concisa e amarrada, fazendo com
que a base de clientes cruciais para o negócio aumente. Assim, com os
resultados, este trabalho espera fornecer a empresa mais habilidade em
planejar e criar novas ações de como transformar potenciais clientes
(leads) em clientes efetivos que pagam pelos serviços da empresa.
Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 11:00, local: E102
- Título: Utilizando a Teoria de Resposta ao Item como forma
avaliativa para diferentes algoritmos de recomendação
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Marcos da Silva Barreto
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Ricardo Bastos C. Prudêncio
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
Em contraste à clássica forma de avaliação, a IRT tem seu foco voltado aos
itens, modelando as respostas obtidas dos respondentes com diferentes
habilidades a itens de diferentes dificuldades [6]. O conceito de item
pode variar de acordo com o contexto ao qual IRT é aplicado. Este trabalho
propõe o estudo de dez algoritmos de recomendação no contexto de filmes,
utilizando a Teoria de Resposta ao Item como ferramenta de análise. Nesse
cenário, os itens e respondentes serão definidos como sendo os usuários da
base e os sistemas de recomendação, respectivamente. Os sujeitos do modelo
estatísticos serão posto sob a mesma base de dados e distribuição entre
treinamento e teste. A base de dados utilizada será a publicamente
disponibilizada pela MovieLens [7], e os
algoritmos escolhidos para o estudo são: 1. SVD,
2. NMF, 3. SlopeOne, 4. CoClustering,
5. KNN (User-based), 6. KNN (Item-based), 7. KNNWithMeans (User-based),
8. KNNWithMeans (Item-based),
9. NormalPredictor, 10. Baseline
Apresentação: dia: 04/12/2019, hora: 10:00, local: D005
- Título: Aplicativo Móvel Recife e Seus Contos
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Miriane Silva Trajano do Nascimento
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Liliane Fonseca
Coorientador(a): Waldemar Ferreira
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira
Resumo da Proposta:
A cidade do Recife é uma cidade brasileira que atrai turistas de todo o
mundo devido a sua riqueza cultural, pois possui diversas manifestações
culturais e pontos turísticos históricos. Nas décadas passadas muitos
contos e lendas foram surgindo, contos de personagens que vagavam pela
cidade, assombrando as pessoas que fossem pegas desavisadas. Esses contos
e lendas fazem parte do folclore recifense e por muito tempo se mantiveram
na mente de sua população e de seus turistas. Na sociedade globalizada e
tecnológica que vivemos, a internet se transformou em uma das principais
fontes de informações, principalmente entre os mais jovens. Hoje qualquer
coisa pode ser pesquisada na internet e é bastante improvável que uma
resposta não seja encontrada. Porém, apesar da gigantesca quantidade de
informações presente na internet, o interesse da população em assuntos
como o folclore de um determinado local tem diminuído consideravelmente.
Sendo assim, muitos contos e lendas que fazem parte do folclore de muitas
cidades têm sido esquecidos. Com o folclore recifense não acontece de
forma diferente. São poucas as escolas que ainda vivenciam essa cultura
com seus alunos, dessa forma as crianças já crescem sem conhece-lá. Os personagens que por tanto tempo viveram
na imaginação das pessoas começam a desaparecer. A nova geração de
turistas e moradores não mais conhecem os contos e lendas que por muitos
anos assombraram essa cidade que é detentora de um folclore tão rico. Além
disso, não é mais de conhecimento popular as histórias dos pontos
turísticos que outrora eram tidos como assombrados. O Recife Assombrado
que já esteve tão vivo no imaginário popular, hoje pouco a pouco está
sendo esquecido. Perante o desafio de manter vivo o folclore dessa cidade,
surge o aplicativo Recife e Seus Contos. Em sua versão inicial, proposta
pelos alunos de Turismo do IFPE Renato Oliveira e Roberta de Moraes, o
aplicativo contará com uma lista de contos e lendas recifenses para serem
lidas pelo usuário, além de uma página de roteiros onde será possível
visitar pontos turísticos assombrados do Recife, também será possível para
o usuário marcar seus contos, lendas e roteiros preferidos. E além das
funcionalidades propostas pelos alunos anteriormente citados, propomos que
para encontrar um conto ou lenda, o usuário possa pesquisar na lista
existente no aplicativo ou utilizar a câmera de seu smartphone para ler um
QR Code que ficará espalhado pelo Recife.
Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 14:00, local: E104
- Título: Usando Deep Learning para
análise e aprendizado de jogos
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Paulo Henrique Muniz Barbosa
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Cleber Zanchettin
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
O jogo de xadrez é o domínio mais amplamente estudado na história da
inteligência artificial. Os programas mais fortes baseiam-se em uma
combinação de sofisticadas técnicas de busca, adaptações específicas de
domínio e funções de avaliação artesanais que foram refinadas por
especialistas humanos ao longo de várias décadas. Em contraste, o programa
AlphaGo Zero recentemente alcançou desempenho
sobre-humano no jogo de Go, através do aprendizado de reforço de tabula
rasa a partir de jogos de auto-jogo. A partir de
jogadas aleatórias, e sem conhecimento de domínio, exceto as regras do
jogo, AlphaZero alcançou em 24 horas um nível
sobre-humano de jogo nos jogos de xadrez e shogi
(xadrez japonês), bem como em Go, Muitos sistemas de pôquer, criados com
heurística ou aprendizado de máquina, contam com a probabilidade de ganhar
como uma entrada chave. No entanto, calcular a probabilidade precisa
usando a combinatória é um problema intratável, então, ao invés disso, a
aproximamos. A simulação de Monte Carlo é uma técnica eficaz que pode ser
usada para aproximar a probabilidade de um jogador ganhar e / ou empatar
uma mão. No entanto, sem o uso de uma tabela de pesquisa intensiva de
memória ou de um supercomputador, torna-se inviável rodar milhões de vezes
ao treinar um agente com auto-reprodução. Usando
o aprendizado profundo para aproximar as probabilidades obtidas da
simulação de Monte Carlo com alta precisão, o modelo aprendido mostra-se
uma alternativa leve à simulação de Monte Carlo, o que, em última análise,
nos permite usar as probabilidades como entradas durante a auto-reprodução de forma eficiente
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Um Estudo sobre a Computação Aproximada da Profundidade
de Banda e sua Aplicação para a Visualização de Grandes Coleções de Séries
Temporais
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro Lins de Araujo Lima
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Nivan Roberto Ferreira Junior
Possíveis Avaliadores: Renata Souza e Silvio Melo
Resumo da Proposta:
O objetivo deste trabalho é propor uma nova abordagem para a computação
(aproximada) de profundidade de banda que dê suporte a análise interativa
de grandes coleções de séries temporais. Originalmente a maneira de se
calcular a profundidade de banda dado um conjunto de curvas (que, no nosso
caso, são as linhas do gráfico de linhas que representam as séries
temporais) é checar para cada curva, dentro de quantos pares de curvas ela
se encontra, isso é feito através de três for loops aninhados, acarretando
em uma performance de tempo aquém do ideal a
medida que o número de curvas aumentas. Uma alternativa proposta em
[SGN12] consiste em construir uma matriz de rankings e, a partir dela,
observar quantas curvas estão sempre acima de cada curva e quantas estão
sempre abaixo, acelerando o desempenho de tempo para obter os valores de
profundidade de banda, mas ainda assim, a performance de espaço piora com
o número de curvas, tornando a matriz muito grande. Pretendemos fazer uma
comparação dos dois métodos citados anteriormente, bem como propor da
utilização de uma estrutura de dados baseada no uso do quantile
data sketch t-digest inspirados pelo trabalho de
Pahins et al. [dFC19]. Quantile
data sketches são estruturas de dados que aproximam a distribuição de
dados univariados de forma que "pode ser
facilmente atualizada com dados novos ou modificados e suporta um conjunto
de consultas cujos resul- tados
aproximam as consultas no conjunto de dados completo"em
[Phi16]. Através do uso do t-digest iremos de
forma semelhante ao trabalho proposto por Sun et al. [SGN12], mas eli- minando a limitação de memória utilizada, bem
como possibilitando operações de filtragem comuns em sistemas de
visualização de dados. Finalmente, iremos demonstrar como esse con- ceito pode ser
utilizado para a visualização de gráficos de linhas que representam um
grande número de séries temporais.
Apresentação: dia: 09/12/2019, hora: 10:00, local: D004
- Título: Sistemas de suporte à decisão médica no câncer de mama
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rielson Leandro Silva de Lima
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Fernando Maciano de Paula Neto
Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin
Resumo da Proposta:
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, mesmo com a evolução
nos procedimentos para identificação prematura. Muitas vezes o diagnóstico
é tardio e identificado em um estágio avançado. Isso ocasiona sofrimento
decorrente de um tratamento agressivo aliado a um índice de mortalidade
alto. Portanto, qualquer evolução no desenvolvimento para previsão e
diagnóstico do câncer de mama é de suma importância. Técnicas como
aprendizado de máquina podem ter grande impacto na contribuição para o
processo de diagnóstico precoce e previsão do câncer. Em diversos
trabalhos, o uso de um modelo de aprendizado profundo tem se tornando
constante, onde são capazes de processar imagens em poucos segundos.
Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), esse modelo foi
utilizado em mais de 10 mil mamografias e obteve um nível de concordância
de 90% com os radiologistas O objetivo deste trabalho é propor um modelo
de suporte à decisão médica no câncer de mama para auxiliar no diagnóstico
de forma mais rápida, utilizando seleção de protótipo associado a uma Rede
Neural Convolucional (CNN). Dessa forma,
esperamos obter resultados robustos com agilidade e eficiência.
Apresentação: dia: 10/12/2019 , hora: 10:00, local: E101
- Título: Sistema de recomendação baseado em localização para
melhor direcionamento de anúncios
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rodrigo Carneiro Reis de Souza
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio
Banca: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Resumo da Proposta:
A In Loco possui uma tecnologia de localização única no mundo, e através
dela é possível coletar visitas de usuários de aplicativos que contém o
SDK da empresa no seu código. Atualmente boa parte da empresa atua na área
de anúncios para celular, e visando um melhor direcionamento desses
anúncios, o estudo irá identificar, para um grupo de usuários, que tipos
de locais eles gostam ou gostariam de frequentar. Por exemplo se a pessoa
gosta mais de ficar em casa, se frequenta muitos restaurantes, ou também a
hora que normalmente vai ao mercado. Para isso haverá um estudo sobre as
metodologias existentes, e aplicação de uma dessas metodologias sobre uma
pequena base da In Loco e ao final serão mostrados os resultados obtidos
da pesquisa.
Apresentação: dia: 04/12/2019, hora: 10:00, local: D005
- Título: Análise de Privacidade em Aplicativos Android
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rodrigo Queiroz de Freitas
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho, Paulo Henrique
Monteiro Borba e Alexandre Cabral Mota
Resumo da Proposta:
O objetivo do presente trabalho é se utilizar de uma análise em
repositórios de aplicativos Android, para
explorar quais os maiores desafios de privacidade e segurança na relação
cliente e desenvolvedores. Abre-se também a oportunidade de observar o que
tem sido feito até então na área, entender um pouco sobre o próprio
ambiente Android, onde está presente, quais os
tipos de falhas em políticas de privacidade, e quais os preços que já
foram pagos pela exploração de tais falhas. Como resultado deste processo
de elaboração do trabalho, levantar características de possíveis
ferramentas de prevenção, e realizar recomendações e cenários de
utilização para preservação da integridade e transparência da utilização
de dados pessoais.
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: An Evolutionary Approach for Parameter Selection
on Time series Forecasting Hybrid Models
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Ruy Brito
Barbosa
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Adriano Lorena
Resumo da Proposta:
Understanding the challenges represented by the parameter selection on
hybrid models for time series forecasting, the goal of this work is to
present an evolutionary approach to approximate the optimal solution. The structure of the parameters to be optimised
is derived from the strategy. Assuming the ARIMA and the SVM as chosen
strategies to be combined on the hybrid model, this work aims to design a
Genetic Algorithm (GA) focused on optimising
input parameters (lagged observations) and hyperparameters.
By the end of the study, we aim to: (i) Have a
better understanding of the impact of parameter selection on time series
forecasting hybrid models performance; (ii) Compare the performance of our
evolutionary optimised hybrid models with
previous examples from the literature; and (iii) Understand which other
variables on the hybrid model design process could also be optimised with more robust solutions.
Apresentação:
dia: 04/12/2019, hora: 08:30, local: E101
- Título: Análise de Dados de Artigos do Repositório Arxiv
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor: Victor Sin Yu Chen
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Tsang Ing
Ren
Avaliador: Luciano Barbosa
Resumo da Proposta: Todos os anos, milhares de novos artigos são
publicados no repositorio Arxiv.
Esse número está crescendo, devido ao grande número de pesquisadores
espalhados pelo mundo e, junto com essa grande quantidade de publicações,
percebe-se o aumento da quantidade de autores por artigo. Este trabalho
visa analisar as informações provenientes dos artigos e avaliar o
comportamento desse crescimento.
Apresentação: dia: 28/11/2019, hora: 13:00, local: E204
- Título: Surgimento de startups a partir de instituições que
suportam ecossistemas de empreendedorismo e inovação
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Vinícius Marques Lira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Carlos Andre Guimaraes Ferraz
Possíveis Avaliadores: Cristiano Coelho de Araujo,
Geber Lisboa Ramalho e Fabio Queda Bueno da
Silva
Resumo da Proposta:
O objetivo deste trabalho de graduação é: (i) Colaborar com o Porto
Digital, como ecossistema empreendedor local, na formalização de
metodologias, políticas e processos que foram responsáveis para a formação
de novas empresas em diferentes geografias; (ii)
Contribuir para o Centro de Informática, como instituição formadora de
empreendedores, na aproximação entre o conhecimento de ponta produzido na
academia e grandes problemas relevantes no mercado; e (iii)
Conseguir trazer uma visão mais detalhada de como fatores externos e
culturais afetam os principais meios de construir negócios e que
combinação desses fatores tende a alcançar sucesso para cada um dos
cenários propostos, apresentando alternativas ao Vale do Silício ou Tel’Aviv.
Apresentação: dia: , hora: , local:
- Título: Análise e detecção do uso de mecanismos da linguagem Kotlin em repositórios open-source
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Wilquer Torres de Lima
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Avaliador: Breno Alexandro Ferreira de Miranda
Resumo da Proposta:
O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis com Android como SO está crescendo rapidamente devido ao
grande volume de downloads na Google Play que chegou a bater a marca de 76
bilhões de downloads apenas em 2018 [1], isto gerou a necessidade de
aprimorar desenvolvimento destas aplicações. Desde 2017 quando o Google
oficializou Kotlin como linguagem para Android [2], as aplicações desenvolvidas em Kotlin começaram a ser mais precisas e menos verbosas
do que quando comparadas a aplicações em Java. Porém aplicações em Kotlin podem não serem eficientes, caso os
desenvolvedores não tenham conhecimento dos recursos da linguagem. Com
isso, este trabalho tem como objetivo identificar repositórios no Github na linguagem Kotlin,
onde serão analisados de forma que seja verificado se os desenvolvedores
estão conseguindo evoluir na melhor utilização de recursos da linguagem.
Apresentação: dia: 05/12/2019, hora: 14:30, local: E204
Engenharia da Computação
Responsável: Prof. Renato Mariz de Moraes (renatomdm@cin.ufpe.br)
www.cin.ufpe.br/~renatomdm/tg/
Datas
importantes para 2019.2:
Entrega
da proposta: 13/09/2019
- Site (versão PDF) + SecGrad
(impressa e assinada)
Segunda
chamada:
-
solicitação: até 17/09/2019
-
entrega: até 23/09/2019 (Site + SecGrad)
Data
para entrega do TG (monografia) ao avaliador: 20/11/2019
Defesas:
até 04 e 05/12/2019
Data
limite para entrega da versão final do TG (monografia): até 12/12/2019
1.
Título:
Impacto do Progresso Tecnológico na Educação Básica: Um Estudo
Prospectivo
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Arthur Barcellos Lopes de Lima
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Hermano Perrelli de Moura
Avaliador: Cristiano Coelho de Araújo
Resumo da Proposta:
Da aurora da Educação na Grécia Antiga aos tempos atuais, vários métodos
educacionais foram criados, praticados, abandonados, restabelecidos e
desprezados. Até o século XX todos esses métodos consistiam basicamente da
oralidade, da escrita, da leitura e da presença física do mestre e do
aluno. Mas, desde então, a tecnologia
tem avançado de forma cada vez mais rápida, em ritmo exponencial, e revelado
novas expectativas. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos
impactos que os avanços tecnológicos imprimem de maneira geral na Educação
Básica mediante um estudo de prospecção futura, levando-se em conta o aspecto
do indivíduo que está sendo educado em face às novas tecnologias inseridas em
seu ambiente educacional.
Apresentação:
dia: 12/11 , hora: 19h , local: E403/404
2. Título: Otimização
de Parâmetros de uma Máquina de Vetores de Suporte Para Localização Móvel em
Redes Celulares
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Artur da Nova Franco
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Daniel Carvalho da Cunha
Avaliador: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Resumo
da Proposta:
No contexto de localização de dispositivos móveis em ambientes externos
(outdoor), a técnica de RF fingerprinting é bastante
utilizada pela sua simplicidade e boa precisão e consiste em construir um mapa
de cobertura (grid) que contém células com informações dos dispositivos móveis
da região de interesse. Este grid pode ser construído e treinado de diversas
formas, entre elas por meio de aprendizagem de máquina, que, em sua maioria,
podem fornecer melhores resultados de predição por meio da otimização de seus
parâmetros. Atualmente, existem diversas técnicas de otimização de parâmetros
de um modelo de aprendizagem.
Este
trabalho propõe aplicar uma (ou mais) técnica(s) de otimização, como PSO (Particle Swarm Optimization), algoritmos genéticos ou cuckoo
search , visando obter uma combinação de parâmetros
do SVR que melhore a precisão do algoritmo para o problema de localização de
dispositivos móveis em redes sem fio, contribuindo com o que foi proposto em
[1].
Apresentação: dia: 05/12, hora: 15:40h , local: E103
3.
Título:
Seleção de características usando algoritmo genético aplicada à um
classificador
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Bruno Filizola Leal
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Luciano Barbosa
Resumo da Proposta:
O Câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, totalizando 9,6 milhões
mortes no ano de 2018, o que corresponde à 1 em cada 6 mortes. 70% dos casos de
câncer são em países com o perfil brasileiro. Quanto mais cedo for dado o
diagnóstico de câncer, maiores as chances de sobrevivência. Identificar o risco
de um indivíduo desenvolver câncer é de suma importância. Algoritmos genéticos
são uma boa abordagem para selecionar um subconjunto de características a serem
avaliadas por um classificador, com o objetivo de melhorar o desempenho. Este
trabalho tem o foco de avaliar esta abordagem para o conjunto de dados da Fio
Cruz sobre câncer hepático.
Apresentação:
dia: 05/12, hora: 14:00h, local: E124
4. Título: Attention-based Image Segmentation
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Carlos Henrique Caloete Pena
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Avaliador: Carlos Alexandre Barros de Mello
Resumo da Proposta:
O uso de Ensemble learning é bastante utilizado
principalmente em problemas envolvendo classificação e regressão, como pode ser
visto em [1] e [2]. Entretanto, a área
de Ensamble Learning ainda carece em estudos aplicados a segmentação de
imagens.
Propomos
um novo framework de fusão de segmentações, este framework é dividido em três
partes, um conjunto de segmentadores (PoolNet), uma
rede neural profunda de atenção para as segmentações (Expert), e a função de
agregação F, nesta função, buscamos trazer tanto funções não treináveis, como
uma média aritmética ponderada, quanto funções treináveis, como uma rede
neural.
Apresentação: dia: 28/11, hora: 9:00h, local: E403/404
5.
Título:
Análise de Múltiplas Soluções do Algoritmo de Grover
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Débora Fortunato Dias
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Fernando Maciano de Paula Neto
Avaliador: Adenilton José Silva
Resumo
da Proposta:
Algoritmos de busca são um dos pilares da computação. Com diferentes técnicas e
aproximações, é possível realizar tarefas que transitam desde a simplicidade de
uma busca em um único array, até a sofisticacção de complexos códigos de quebra criptográfica.
O tempo para realizar uma busca é comumente proporcional ao número de elementos
que serão vasculhados. Considerando uma análise exaustiva, o algoritmo teria
que verificar todos os elementos presentes para então achar o elemento
desejado. Em computadores quânticos um bit quântico pode assumir o valor de 0,
1, ou os dois ao mesmo tempo. Essa propriedade é chamada de superposição. Nesse
estado especial, um algoritmo quântico poderia executar em uma única execução
todas as entradas possíveis para uma dada função. Devido a isso, um tal
algoritmo pode vasculhar um conjunto de N elementos em um tempo proporcional a
√N , o tornando um grande diferencial quando comparado a algoritmos clássicos
de busca. É possível também utilizar algoritmos quânticos de busca em problemas
de otimização para resolver problemas complexos, cujo espaço de busca é
exponencial no tamanho da entrada. Tendo em vista isso, o objetivo desta
pesquisa é realizar um estudo comparativo de diferentes algoritmos de busca em
computadores quânticos, analisando a performance (tempo e acerto) dos
algoritmos.
Apresentação: dia: 04/12, hora: 17:00h, local: D003
6. Título: Um Sistema de Monitoramento
do Consumo de Energia Elétrica Para Baixa Tensão
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Decézaris Augusto
de Melo Pereira
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Paulo André da Silva Gonçalves
Avaliador: Adriano Sarmento
Resumo da Proposta:
O
consumo de energia elétrica está associado diretamente ao desenvolvimento
econômico de uma determinada região, porém o crescimento acentuado do consumo
traz consigo alguns pontos relevantes a serem considerados, como durabilidade
dos recursos energéticos para suprir a demanda de consumo, e também o impacto
no meio ambiente causado pela construção de novas usinas. Por isso o consumo
consciente de energia elétrica é fundamental para um desenvolvimento
sustentável. Este trabalho tem como objetivo criar um sistema de monitoramento
em tempo real do consumo de energia com o intuito de facilitar o gerenciamento
de gastos com eletricidade e evitar disperdícios.
Apresentação: dia: 05/12, hora: 14h,
local: E201
7.
Título:
Implementação
e Prototipação em FPGA da retificação de imagens para visão estéreo
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Diogo Azevedo Pereira Dantas
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador: Manoel Eusébio de Lima,
Resumo
da Proposta:
A
retificação de imagens é o processo em que duas imagens de uma mesma cena
passam por transformações para que se tornem paralelas em relação ao eixo x. A
implementação desta técnica em processadores embarcados compromete o desempenho
do sistema de visão estéreo. Por isso, este trabalho propõe a implementação e
prototipação de um módulo para retificação de imagens em linguagem de descrição
de hardware. Além disso, o módulo desenvolvido será avaliado em relação a sua corretude comparado ao modelo de referência implementado em
linguagem de alto nível, em relação ao tempo de execução e ao uso de recursos
de hardware.
Apresentação: dia: 05/12, hora: 14:00h, local:
8. Título: INDEXAÇÃO E BUSCA DE
SEQUÊNCIAS BIOLÓGICAS ATRAVÉS DE COMBINAÇÕES DE MINIMISERS DE COMPRIMENTO
VARIÁVEL
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Diogo Oliveira Rodrigues
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Paulo Gustavo Soares da Fonseca
Avaliador: Nivan Ferreira Júnior
Resumo da Proposta:
Um problema algorítmico básico consiste em procurar ocorrências
aproximadas de um padrão P num texto T (ou coleção de textos) de muito maior
tamanho. Quando o texto é fixo, um índice I(T) é
construído de forma a permitir que ocorrências de padrões sejam nele
encontradas sem a necessidade de se percorrê-lo por completo. Em aplicações com
grandes volumes de dados, como em Biologia Computacional, índices completos
tradicionais como árvores de sufixos ou vetores de sufixos, que representam
todas as subcadeias do texto, podem requerer um
espaço proibitivo. Alternativamente, alguns índices parciais recentemente
propostos representam apenas um subconjunto de subcadeias
de tamanho fixo k, chamados minimizers. Esses índices
são combinados a heurísticas de busca que permitem localizar ocorrências
aproximadas de um padrão a partir de extensões de ocorrências exatas de minimizers de um tamanho fixo, chamadas 'sementes'. O
trabalho recente de Costa [1] demonstrou a vantagem de utilizar minimizers de tamanho variável como sementes para a
localização mais precisa das ocorrências do padrão. No presente projeto,
pretendemos estender e refinar esses métodos, especificamente quanto a (i)
construção mais eficiente do índice e (ii)
desenvolvimento de um novo critério para a escolha das combinações de sementes
que leve em conta o número e a soma total de seus comprimentos, respeitando a
ordem e distâncias relativas entre elas com respeito ao padrão.
Apresentação: dia: 02/12, hora: 14:00h, local: E124
9.
Título:
KNoT-RED Fog Connector:
Uma biblioteca para conectar dispositivos da plataforma KNoT
com a plataforma AWS
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Douglas Santos da Silva Vasconcelos
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Kiev Gama
Avaliador: Vinicius Cardoso Garcia
Resumo da Proposta:
Com o avanço da tecnologia de internet das coisas, a criação de aplicações
conectadas à internet que capturam dados do meio, tem se tornado algo comum.
Para atender a demanda de aplicações, plataformas de serviço em nuvem para IoT vêm se aperfeiçoando. Embora existam opções de
plataformas, ainda existe o problema de heterogeneidade entre essas
plataformas, pois não existe nenhuma padronização para os protocolos de
comunicação. Para resolver esse problema a meta-plataforma de IoT KNoT foi implementada, e esse
trabalho tem como proposta a criação de uma biblioteca para realizar a
integração entre a plataforma de serviços em nuvem para IoT
da Amazon com o protocolo de comunicação do KNoT.
Apresentação: dia: 05/12, hora: 17:00h, local: D003
10. Título: UMA ANÁLISE SOBRE DIREITOS
AUTORAIS EM HACKATHONS NO BRASIL FUNDAMENTADA SOBRE OS REGULAMENTOS E EDITAIS
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Enaldo Correa da Silva
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Avaliadora: Carina Frota Alves
Resumo da Proposta:
Com a disseminação da transformação digital, empresas e instituições de
diversos ramos veem a transição do analógico para o digital como uma
oportunidade para agregar valor através da inovação. Como consequência,
empresas que já nasceram na época digital, sentem a necessidade de inovar no
intuito de se manterem competitivas. Além disso, a criação de novos negócios
depende de ideias inovadoras para que sejam alavancados e assim, estabelecidos
no mercado. Em resposta a essas demandas, hackathons
vêm ganhando popularidade e vêm sendo realizados por empresas e instituições
com o intuito de solucionar seus problemas. No entanto, uma das características
de hackathons reside na ausência de vínculos
empregatícios entre os organizadores e os participantes, dessa forma, as
empresas podem usufruir das invenções geradas sem que haja a necessidade de
incrementarem seus custos com mão de obra especializada. Situação essa que
tende a beneficiar apenas os organizadores. Entretanto, os participantes podem
se favorecer ao exercerem seus direitos como autores das soluções. Diante do
exposto, este trabalho consiste na análise de editais e regulamentos de hackathons com o objetivo de obter um panorama de como são
tratadas as questões referentes à propriedade intelectual. Para esse fim, uma
análise de editais foi desempenhada, obedecendo-se um protocolo que reúne ações
bem definidas para a obtenção dos editais e extração das informações dos
mesmos. Este protocolo faz uso de um web crawler, software que automatiza a obtenção de documentos
da internet. Dessa forma atribuindo agilidade e replicabilidade
ao estudo. Como resultado foi percebido
um cenário onde os direitos autorais são mantidos com os criadores da solução,
contudo, o oposto acontece de forma recorrente, assim como a omissão do assunto
em alguns editais de hackathons foi observada.
Apresentação: dia: 05/12, hora: 9:00h, local: E102
11.
Título:
Análise de
crédito de pessoa jurídica a partir de bases públicas
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Gabriel Augusto Fabricio Bezerra
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Germano Crispim Vasconcelos
Avaliador: Cleber Zanchettin
Resumo da Proposta:
Muitos bancos e empresas buscam realizar análises profundas antes de
conceder crédito para empresas. Para auxiliar nessa concessão de crédito, o
presente estudo se propõe a encontrar variáveis relevantes em bases de dados na
web que aumentem a confiabilidade na análise do risco de inadimplência de
pessoas jurídicas (PJ) em operações de crédito. Será feito uma mineração dos
dados coletados para análise supervisionada. Para análise será utilizada a técnica
do GradientBoosting e durante a avaliação serão
escolhidas métricas mais apropriadas para o problema.
Apresentação: dia: 05/12, hora: 10:00h, local: D002
12.
Título:
Estudo e
Simulação de Protocolo de Difusão Ótima Multinomial
de Pacotes em Redes Slotted Aloha
Veiculares com Restrição Temporal
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Geovanny Lucas de Lima Paulino
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Renato Mariz de Moraes
Avaliador: José Augusto Suruagy Monteiro
Resumo
da Proposta:
Acidentes de trânsito figuram entre as causas de maior quantidade de
prejuízo material e humano todos os anos, provocando um alto número de mortes,
além de lesões incapacitantes em vítimas de acidentes. Como uma alternativa
para a redução de acidentes, o uso da tecnologia pode auxiliar na prevenção da
ocorrência de sinistros. Nesse sentido, as Redes Ad Hoc Veiculares (VANETs, do inglês Vehicular Ad
Hoc Networks) é uma abordagem tecnológica que pode tornar o transporte
automotivo mais seguro. A difusão de mensagens de segurança entre os veículos,
que são os nós da rede e podem trocar informação entre si, torna possível
alertar sobre sinistros que aconteceram ou condições das vias, informações que
podem prevenir a ocorrência ou agravamento de acidentes. Neste trabalho,
obtém-se a probabilidade ótima de acesso a rede por cada nó e a consequente
probabilidade de entrega de pacotes com sucesso, utilizando estratégias de transmissão
por difusão (broadcast) em redes baseadas no protocolo Slotted
Aloha e usando um modelo de retransmissão multinomial. Mostramos que é possível satisfazer as
restrições dos órgãos reguladores das VANETs
utilizando as estratégias anteriores, restringindo o número de usuários na
rede, dependendo do número de retransmissões de mensagens.
Apresentação:
Dia: 04/12, Hora: 10:00h, Local: E101
13. Título: Desenvolvimento de Conjunto
de Dados e Regressor de Sentenças para Predição de
Associações SNP-doença a partir da Literatura Biomédica
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Giulio Carvalho Cavalcante
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Hansenclever de França Bassani
Avaliador: Luciano de Andrade Barbosa
Resumo da Proposta:
Doenças genéticas englobam qualquer tipo de
alteração no genoma, desde duplicações ou perdas de cromossomos até alterações
pontuais que afetam apenas um nucleotídeo. Essa alteração pontual na sequência
genética é conhecida como Polimorfismo de Nucleotídeo Único (SNP, do inglês
Single-Nucleotide Polymorphism).
Portanto, cientistas da área biomédica fazem "estudos de associação
genética" para descobrir o grau de associação de uma doença a um ou mais SNPs.
Este trabalho consiste em desenvolver uma abordagem
de catalogação, análise e ranking automáticos de associações SNP-doença através
da classificação de sentenças em texto de artigos científicos da literatura
biomédica.
Apresentação:
Dia: 05/12, Hora: 16:00h, Local: E122
14.
Título:
Nova
metodologia para avaliar a relevância de proteínas em relação a fenótipos via
interpolação de expressão gênica e redes biológicas
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Guilherme Sales Santa Cruz
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Avaliadora: Patrícia Tedesco
Resumo da Proposta:
O
objetivo deste trabalho é explorar e melhor compreender a relação entre células
cancerígenas resilientes e níveis de expressão de RNA
mensageiro para sermos capazes de ajudar os biólogos a explicarem por que
algumas células com câncer sobrevivem ao tratamento. E assim, melhorar a
eficiência do tratamento atual. O desafio é descobrir quais sequências de mRNA são as mais envolvidas nesse processo, a partir de um
conjunto de dados com diversas opções e poucos exemplos. Além disso, justificar
essa escolha através de interações consecutivas na rede biológica humana (human biological network).
Apresentação:
Dia: 03/12, Hora: 15:45h, Local: Anfiteatro
15. Título: Reconhecimento de Placas de
Veículos Brasileiros em Tempo Real utilizando Redes Neurais Convolucionais
em um Processador de Aplicação Específica
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Ítalo Rodrigo Barbosa Paulino
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador: Manoel Eusébio de Lima
Resumo da Proposta:
Reconhecimento automático de placas de automóveis
vem sendo um tema de constante pesquisa, onde há uma gama de aplicações em
cenários reais como controle de estacionamento, detecção de veículos roubados e
até mesmo cobrança de pedágio. Com a popularização das GPU's,
soluções baseadas em Redes Neurais Convolucionais vem
sendo o estado da arte no que diz respeito à detecção e reconhecimento de
placas automotivas. Porém tais soluções inviabilizam o execução em tempo real
em sistemas embarcados por conta do alto custo de processamento. Desta forma, o
presente trabalho propõe uma abordagem para reconhecimento de placas do padrão
brasileiro de automóveis utilizando uma arquitetura de Redes Neurais Convolucionais voltada para um processador de propósito
específico, permitindo assim processamento em tempo real.
Apresentação:
Dia: 04/12, Hora: 14:00h, Local: E121
16.
Título:
Detecção de
acordes em áudio utilizando Redes Neurais
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Livisghton Kleber da Silva Araújo
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Carlos Alexandre Barros de Mello
Avaliador: Tsang Ing Ren
Resumo da Proposta:
O
reconhecimento automático de acordes musicais é uma das áreas com aplicações em
recuperação da informação musical (RIM). Esta área de estudo envolve a
identificação completa de cada acorde (nota, tipo e duração), bem como sua
localização na música, permitindo assim, que esses informações sejam utilizadas
por músicos ou por aplicações que necessitem desses dados. O objetivo deste
trabalho é apresentar uma abordagem para reconhecimento de acordes musicais
baseada em redes neurais e processamento de áudio.
Apresentação:
Dia:
28/11, Hora: 8:00h, Local: E121
17.
Título:
Optimization of
a Real Time Radio Frequency Network for Multiple Mobile Robots
Communication
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Henrique Cavalcanti Santos
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador: Daniel Carvalho da Cunha
Resumo da Proposta:
Os
robôs já são realidade no nosso mundo. Eles surgiram com o intuito
de automatizar processos industriais, porém estão dia após dia chegando nas
nossas casas. E apesar do rápido crescimento da robótica, uma das maiores barreiras é a interação autônoma entre
humanos e robôs. Estas atividades acontecem em
ambientes dinâmicos, que demandam amplo
sensoriamento, comunicação con-
fiável e rápida e
processamento de dados. Para desenvolver a interação
de robôs com ambientes dinâmicos,
existem alguns cenários como o futebol de robôs. E assim como a maioria dos objetos inteligentes, os
robôs dependem de comunicação
sem fio. Portanto, este trabalho propõe contribuir
com a comunicação sem fio através
de rádio frequência entre
a estação de controle e robôs,
as contribuições se darão
através da redução da latência da recepção de
mensagens nos robôs, e da adição
de mecanismos de telemetria para monitorar os agentes que serão
usados em pesquisas e competições.
Apresentação:
Dia: 03/12, Hora: 15:00h, Local: E124
18.
Título:
Implementação
do algoritmo de fluxo ótico Lucas-Kanade para
sistemas embarcados
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Marco Polo Munt
Rocha
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Edna Natividade da Silva Barro
Avaliador: Adriano Sarmento
Resumo da Proposta:
No
campo de visão computacional, existem diversas aplicações que utilizam o fluxo ótico. Um dos métodos mais empregados é o Lucas-Kanade devido a sua robusteza, porém ele demanda um alto
custo computacional e mesmo sua implementação na biblioteca de visão
computacional, OpenCV, não consegue resultados em
tempo real. O objetivo deste trabalho é a implementação deste método em
linguagem de descrição de hardware, System Verilog,
para calcular fluxo ótico em tempo real.
Apresentação: dia: 05/12, hora: 16:00h, local: D004
19.
Título:
Sistema
Híbrido Inteligente para Detecção de Objetos
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Mariana da Silva Barros
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Tsang Ing Ren
Resumo da Proposta:
Problema
cada vez mais estudado e pesquisado, a detecção de objetos, bastante presente
na sociedade atual, pode ser aplicada em diversas situações diferentes.
Atualmente, a aprendizagem de máquinas tem sido bastante usada para resolver
este tipo de problemas, ao utilizar técnicas envolvendo redes neurais convolucionais, por exemplo. Porém, apesar da grande
quantidade de aplicações já desenvolvidas na área, ainda há espaço para
aperfeiçoamentos em situações específicas, como por exemplo o uso deste tipo de
algoritmo em imagens panorâmicas. Além disso, um dos maiores problemas ao se
usar este tipo de técnica envolve determinar os melhores valores para os
parâmetros usados na aprendizagem. Diante da relevância deste problema, o
presente estudo se propõe a desenvolver um sistema para detecção de objetos em
imagens panorâmicas utilizando técnicas de aprendizagem de máquinas. Os métodos
a serem analisados incluem Faster R-CNN e YOLO.
Também serão experimentadas diferentes otimizações nos algoritmos e técnicas de
processamento de imagens panorâmicas a fim de aprimorar o processo de detecção
de objetos sobre elas.
Apresentação: dia: 05/12; hora: 10:00h; local: E101
20.
Título:
Curiosity Guided
Monte Carlo Tree Search for
RoboCup's 2D Simulation League
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Marvson Allan
Pontes de Assis
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Avaliador: Hansenclever de França Bassani
Resumo da Proposta:
The
world robot's competition, Robocup, has as a goal
encouraging research in robotics and producing a team capable of winning
against the world's champion of the 2050's world cup. Among the categories of
the competition, simulation 2D focus on game cooperation between Agents, where
the joint decisions have a high branching factor. In this scenery, Monte Carlo Tree
Search (MTCS) has good results. After the defeat of Lee Sedol,
a Korean ninth dan's Go player, against the algorithm
AlphaGo, the efficiency of the technique allied with
predictive models was proven for high branch factor games. A detailed analysis
of the algorithm AlphaGo shows that a good heuristic
of simulation and node expansion is fundamental. This work proposes a hybrid
expansion heuristic, adapting the concept of Curiosity in reinforcement
learning to the expansion of the search tree in MCTS.
Apresentação:
Dia: 26/11, Hora: 8:30h, Local:
E403/404
21.
Título:
Evaluating Reinforcement
Learning on Robocup Soccer Simulation 2D
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Mateus Goncalves Machado
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Avaliador: Hansenclever de França Bassani
Resumo da Proposta:
A
liga de simulação 2D de futebol do RoboCup é uma das
mais maduras da competição, iniciada em 1996. Aprendizagem supervisionada e
algoritmos determinísticos são as técnicas mais usadas pelas 5 melhores equipes.
Pesquisas recentes usando Aprendizagem Profunda por Reforço (APR) para treinar
agentes autônomos em sistemas multiagentes superaram
os agentes com base em algoritmos supervisionados ou determinísticos. Um
exemplo é a equipe CYRUS2019 produziu jogadores defensivos treinados com o APR,
alcançando em terceiro lugar na RoboCup 2019. Este
trabalho pretende comparar três técnicas de APR em agentes defensivos com base
no CYRUS2019, adaptando o Half Field Offensive para ser um ambiente semelhante aos da OpenAI GYM e aplicar a melhor técnica aos agentes do time
RoboCIn2d.
Apresentação:
Dia: 26/11, Hora: 9:00h, Local:
E401/402
22.
Título:
Um sistema
para classificação de fibrose hepática a partir de SNPs
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Nilson de Lima Júnior
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Luciano Barbosa
Resumo da Proposta:
A
fibrose hepática é o resultado de uma resposta cicatricial a repetidas
agressões ao fígado humano, como Hepatite C ou consumo excessivo de álcool e
tabaco, por exemplo. A fibrose pode assumir níveis que variam desde um fígado
saudável até casos onde o tecido está severamente agredido, como é o caso da
cirrose. Entretanto, existe a possibilidade de um dado paciente apresentar esta
lesão devido a predisposições genéticas. Dito isso, este trabalho tem como
objetivo investigar possíveis relações entre genética e fibrose hepática a
partir de um sistema que classifique pacientes entre níveis (F0, F1, F2, F3, F4
e HCC) sendo este último conhecido como carcinoma hepatocelular,
ou câncer de fígado, baseado em SNPs (Single Nucleotide Polymorphism) que
formam uma subclasse de sequências de DNA. A base de dados, fornecida pela
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), é composta de 10 SNPs
e será usada em classificadores como KNN, SVC, Random
Forests, Naive Bayes e Gradient Boosting, tendo em vista indicar qual o melhor conjunto de
características e o melhor classificador para essa tarefa.
Apresentação:
Dia: 05/12, Hora: 13:00h, Local: E124
23. Título: Uso do Sarimax
e Redes neurais artificiais para predição mensal de casos de dengue
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rafael José da Silva
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Daniel Cunha
Resumo da Proposta:
A dengue é uma das doenças mais frequentes do Brasil
e um dos principais problemas enfrentado pelo setor de saúde pública,
principalmente em regiões com climas subtropicais, estima se que no mundo cerca
de 2,5 a 3 Bilhões de pessoas correm sério risco de serem infectadas, apesar de
ser quase impossível nos tempos atuais a erradicação da doença há
possibilidades de minimizar os danos a sociedade por parte do governo com
alocação de recursos para os locais mais críticos. Existe uma correlação entre
a quantidade de casos e outras variáveis climáticas. Nesse trabalho o foco
central é estipular a quantidade de casos da dengue no mês seguinte baseado em
variáveis de incidência da doença juntamente com informações climáticas como
temperatura, índice de precipitação e umidade relativa do ar. Serão
investigados métodos estatísticos e de Aprendizagem de Máquina comumente
utilizados na análise e previsão de séries temporais. Os resultados serão
comparados com outros trabalhos da literatura utilizando um conjunto de
variáveis de desempenho.
Apresentação: dia: 05/12; hora: 9:15h; local: E123
24. Título: Geração de infraestrutura de
comunicação para Sistemas Embarcados a Partir de Diagramas UML-ESL
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rafael Teixeira Mendes de Carvalho
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Avaliadora: Edna Natividade da Silva Barros
Resumo
da Proposta:
A utilização de modelos e componentes no
desenvolvimento de sistemas embarcados pode ser uma forma de otimizar o tempo
do projetista e diminuir erros nas fases iniciais do projeto. Utilizando uma
modelagem em nível de serviço, este trabalho propõe uma infraestrutura de
comunicação baseada em uma biblioteca extensível de componentes a fim de
simplificar o processo de desenvolvimento ao mesmo tempo em que separa os
requisitos funcionais dos módulos da comunicação entre eles. Será desenvolvido
um gerador de código para C++ a partir de um profile UML-ESL em nível de
serviço. Um estudo de caso será apresentado para validar a infraestrutura de
comunicação gerada e demonstrar sua eficácia.
Apresentação:
Dia: 05/12, Hora: 15:30h, Local: D003
25. Título: Modelo de Disponibilidade
para Suporte ao Planejamento de Infraestruturas Computacionais Baseadas em FOG
e Edge Computing
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Renata Caroline Francisco dos Santos
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Paulo Romero Martins Maciel
Avaliador: Eduardo Antonio Guimaraes Tavares
Resumo da Proposta:
Imagine que existe um drone
que auxilie no reconhecimento de indivíduos suspeitos de crimes e que de
imediato envia essa informação para o piloto que controla o drone
e este aciona a central de segurança da cidade sobre o suspeito. Se tal
informação tiver que ser processada e enviada para a Cloud
e depois retornada para o piloto, háverá uma perda no
tempo de resposta que pode ser crucial.
Também conhecida como Computação em Névoa, a Fog Computing
trata de reduzir a distância que a informação precisa atravessar e redução notempo de envio para a nuvem. Este trabalho visa apresentar um modelo de
disponibilidade para dar suporte ao planejamento de estruturas computacionais
baseadas em FOG Computing.
Apresentação:
Dia: 05/12, Hora: 14:00h, Local: D002
26. Título: Consentimento Informado
Aplicado à Ética em Pesquisas de Engenharia de Software Empirica
(ESE)
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Renata Cristovam da Silva
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Sérgio Castelo Branco Soares
Avaliador: Leopoldo Teixeira
Resumo da Proposta:
Estudos empíricos estão cada vez mais sendo
realizados em diversos âmbitos da Engenharia de Software. Dentre as diversas
questões importantes que devem ser levantadas durante a realização de um estudo
empírico, uma das mais importantes são as questões éticas. Quando se trata da
ética em ESE existem alguns aspectos consideráveis: consentimento informado,
valor científico, beneficência e confidencialidade. Dentre os aspectos da ética
na ESE, este estudo foca no consentimento informado. Mais especificamente,
pretende analisar como os estudos empíricos na ES tratam esse tema. Realizamos
um mapeamento sistemático sobre o estado atual dos trabalhos na Engenharia de
Software Empírica que levaram em consideração o consentjosimento
informado. Para realizar a análise dos resultados do mapeamento sistemático,
pretendemos lançar mão de conceitos da teoria fundamentada, em especial a
codificação. Pretendemos com esse trabalho propor uma teoria preliminar que
englobe todos os conceitos sobre consentimento informado da forma como foram
pregados no estudos empíricos selecionados. Dessa
forma, ajudaremos os pesquisadores que pretendam considerar este aspecto da
ética. Evitando assim que existam prejuízos, riscos, influências indevidas e
uso dos dados de forma errada.
Apresentação:
Dia: 21/11, Hora: 15:00h, Local: E124
27. Título: Extração de informação em
chats para apoiar a operação de MMOGs.
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rodrigo Vitor Castro Alves de Mello
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Geber Ramalho
Avaliador: Giordano Cabral
Resumo da Proposta:
Massively Multiplayer Online Games (MMOGs) são jogos em que um grande número de jogadores
compartilha o mesmo espaço e interagem por meio de avatares.
Como parte desses jogos, é comum os jogadores adquirirem itens, que são bens
virtuais, como uma espada, montaria ou bicho de estimação. Tais itens costumam
poder ser trocados entre os jogadores, por meio de um comércio virtual. Parte
da tarefa de um operador de MMOGs é realizar
promoções, chamadas eventos, a fim de manter os jogadores engajados. Eventos
por vezes envolvem desafios e recompensas, que frequentemente são itens. É
importante que os itens dados como recompensa sejam relevantes, isto é, deixem
os jogadores satisfeitos ao completar o desafio e de fato engajados. Contudo,
dar um item recompensador demais num evento tem seu lado negativo. Conceder uma
espada poderosa demais pode fazer um jogador avançar muito rápido pelo jogo. Da
mesma forma, conceder um bicho de estimação pode fazer um jogador que jogava
para adquirir esse bicho de estimação ficar sem objetivo e parar de jogar. No
fundo, as recompensas de eventos competem com as do jogo em si; é importante
que chamem a atenção dos jogadores sem eclipsar o resto. Assim, torna-se útil
saber como os jogadores se sentem em relação a cada item, a fim de informar as
decisões do operador.
Determinaremos
um “fator de interesse” que reflita como os jogadores se sentem em relação a
cada item em um MMOG.
Apresentação:
Dia: 04/12, Hora: 9:00h, Local: E104
28. Título: Randomização de Domínio
Aplicada à Estimativa de Pose 6-DOF
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Tancredo José Santos de Souza Júnior
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Verônica Teichrieb
Co-orientador: Francisco Paulo Magalhães
Simões
Avaliador: Carlos Alexandre Barros de Mello
Resumo da Proposta:
Um
grande desafio da área de robótica é o desenvolvimento de braços robóticos
capazes de reconhecer e manusear objetos específicos. Para que isso seja
realizado, é necessário detectar onde esses objetos estão posicionados e qual a
sua rotação no espaço do ambiente. Realizar essa tarefa se tornou viável
através da estimativa da pose em 6 graus de liberdade (6-DOF) de objetos
detectados em uma cena. Para realizar a
estimativa de pose 6-DOF de objetos, modelos de aprendizagem profunda são
utilizados. Esses modelos necessitam de um conjunto de dados para treinamento
suficientemente grande para aprender a realizar essas tarefas com precisão
satisfatória. Porém, gerar manualmente esses conjuntos de dados é uma tarefa
que pode levar anos. Para contornar esse desafio, buscou-se utilizar a geração
de dados sintéticos para o treinamento de modelos de aprendizagem profunda,
sendo um exemplo a randomização de domínio (DR). O objetivo deste trabalho é
avaliar o impacto de dados gerados por DR na precisão
de modelos de aprendizagem profunda que realizam estimativa de pose 6-DOF de
objetos.
Apresentação:
Dia: 28/11, Hora: 10:00h, Local: D002
29. Título: Estudo Comparativo Entre
Algoritmos Indutores de Regras Aplicados à Saúde
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Thiago Tales Carmo de Andrade
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Fernando Maciano de Paula Neto
Avaliador: Luciano de Andrade Barbosa
Resumo da Proposta:
Sistemas de apoio à decisão médica (SADM) são
utilizados para auxiliar o diagnóstico de doenças, o que melhora a acurácia e
performance dos clínicos. Atualmente, SADMs utilizam
algoritmos de inteligência artificial para executar predições para
classificação de patologias. Dentre os modelos mais usados, alguns não são
interpretáveis pois não dispõem de informações úteis acerca dos mecanismos que
levam às predições. Em contraste a estes algoritmos, indutores de regras são
capazes de forneces tais informações mas não são
comumente usados em sistemas de apoio a decisão. Portanto, comparar o
desempenho das duas classes de algoritmos é uma tarefa importante para
justificar a substituição dos modelos inteligentes por indutores de regras, a
fim de melhorar o entendimento sobre o processo de predição pelos usuários.
O objetivo deste trabalho é prover um estudo
comparativo entre algoritmos de indução de regras e algoritmos de aprendizagem
de máquina presentes na literatura. Analisaremos o funcionamento dos modelos
bem como suas vantagens e desvantagens. Avaliaremos os modelos em diversas
bases de dados de diagnóstico de doenças, através das métricas sensibilidade,
especificidade e acurácia. Mostraremos que o desempenho desses indutores é
próximo aos demais algoritmos, tornando-os ferramentas viáveis no auxílio ao
diagnóstico de enfermidades.
Apresentação:
Dia: 28/11, Hora: 10:00h, Local: Auditório
30.
Título:
Análise
comparativa de sistemas operacionais para Nordic
nrf52840 para implementação na meta-plataforma de internet das coisas KNoT.
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Vítor Barros Aquino
Curso: Eng. da Computação
Orientador(a): Kiev Gama
Avaliador: Carlos Ferraz
Resumo da Proposta:
Em
Internet das Coisas (IoT) o objetivo se dar por entregar
conectividade e inteligência para coisas antes não conectadas, agregando valor
a solução. Na área existe um grande pluralidade de
tecnologias que agregam valor em IoT, desde
plataforma de Nuvem, de software embarcado e hardware. É nessa diversidade que
o KNoT atua, visando integrar diferentes plataformas
para que todas se comuniquem de forma facilitada. O KNoT
por sua natureza é uma meta-plataforma de código livre, fim-a-fim e multi protocolo,
agregando, por exemplo, diferentes tecnologias de conectividade. Sua
arquitetura primária é formada por quatro grande áreas: dispositivo, gateway, nuvem e aplicação. No escopo
do dispositivo, um novo hardware passou a ser utilizado na meta-plataforma KNoT, o chip da Nordic, nRF52840.
Porém dada a pluralidade de sistemas operacionais disponíveis no mercado, um
desafio é postado para se ter uma decisão de projeto em qual melhor sistema a
ser utilizado, levando em conta a motivação do KNoT e
as características do nRF52840. Este trabalho busca realizar uma análise comparativa
dos sistemas operacionais para embarcados que cumpram o desafio postado.
Apresentação: dia: 03/12, hora: 10h, local: E121
Sistemas
de Informação
Responsável: Profa. Liliane Salgado (liliane@cin.ufpe.br)