Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro
de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de Informação

Trabalhos de Graduação - 2020.2


Ciência da Computação
Responsável: Prof. Juliano Iyoda (jmi@cin.ufpe.br)
Código
da disciplina no Google Classroom: ledcxms


  1. Título: Provisionamento de Recursos em Ambientes Multi Nuvem Heterogêneas
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Adriano Damascena Mendes Pereira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Carlos André Guimaraes Ferraz
    Possíveis Avaliadores: Vinícius Cardoso Garcia e Kelvin Lopes Dias
    Resumo da Proposta: Este trabalho tem como objetivo o estudo, categorização e comparação dos métodos utilizados no provisionamento de recursos em ambientes multi-nuvens heterogêneas. Ou seja, ambientes com diferentes tipos de recursos e diferentes provedores dos mesmos.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  2. Título: Uso de conteúdo provido por serviços para melhorar o processo de deploy contínuo de aplicações mobile
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Arthur Henrique de Lima Pires
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Vinícius Cardoso Garcia
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Kiev Santos Gama
    Resumo da Proposta: Desenvolver um serviço e uma aplicação mobile, que conversem entre si e o serviço consiga ditar o comportamento da aplicação, ou seja, BDC. Deve ser feita também uma integração de deploy com o serviço, fazendo com que alterações feitas no serviço se propaguem para a aplicação de forma consistente e o mais rápido possível. Além de diferenciar e comparar o mesmo com outras abordagens, como aplicações Web, uso de Feature Toggle e do uso de serviços como os de Code Push.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  3. Título: ENSINO DE DESIGN PARA DESENVOLVEDORES DE SOFTWARE USANDO MÉTODOS HEURÍSTICOS DE USABILIDADE
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Carolina Carneiro Reis e Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Alex Sandro Gomes
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta: Sincronizar esforços entre desenvolvedores e especialistas em experiência do usuário (UX) é um dos maiores desafios na rotina de trabalho de uma equipe multifuncional. Como assegurar que os membros do time de desenvolvimento conhecem os limites que sua implementação impacta na interface do sistema? É a partir desta reflexão que se tem por objetivo entender a percepção de desenvolvedores de software sobre sua atuação na construção de interfaces de produtos de software. Esse documento propõe por meio de estudo investigar os aspectos e motivações sobre a influência que o conhecimento sobre métodos heurísticos de usabilidade, como ferramentas confiáveis e educativas, pode auxiliar desenvolvedores com pouco ou até mesmo nenhum entendimento em design de interação a implementarem interfaces mais assertivas às necessidades do usuário e estarem compreendidas aos artefatos enviados pela equipe decriação. Será avaliado pelo método indutivo o entendimento de design dos desenvolvedores sobre interface e a projeção dos conceitos de usabilidade como aprendizado em seu contexto de atuação. Como resultado espera-se que sejam apresentadas validações, modelos e argumentos que expressem a influência que esses conceitos heurísticos exercem sob as funções de trabalho deste profissional de software.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  4. Título: Ferramenta para Criação de Trilhas Sonoras Adaptativas e Personalizadas em Jogos Digitais
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Daniel Filgueira Bezerra
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Geber Ramalho
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral e Felipe Calegario
    Resumo da Proposta: Nos anos recentes, o desenvolvimento independente de jogos digitais ganhou crescente atenção, à medida que ferramentas e conhecimentos de game design se democratizaram. Porém, ainda é uma atividade lenta e custosa, tendo em vista a diversidade de especialidades que um desenvolvedor indie deve ter, para conseguir criar um jogo sozinho, ou com um pequeno grupo de pessoas. Uma das mais raras especialidades dentre esses desenvolvedores, e ponto fundamental de qualquer jogo, é a composição e design de sons e trilha sonora. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e teste de uma ferramenta de fácil uso que seja uma alternativa ao processo de composição de faixas musicais, e que ainda assim consiga refletir a intenção do jogo através da trilha sonora, para quem o jogar.
    Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 15:30, local: Google Meet

  5. Título: Uma análise do consumo de recursos computacionais pelo protocolo Hypertext Transfer Protocol Version 3 (HTTP-over-QUIC ou QUIC)
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Diogo Wellyngton de Souza Barbosa
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kelvin Lopes Dias
    Possíveis Avaliadores: José Augusto Suruagy Monteiro e Nelson Souto Rosa
    Resumo da Proposta: A internet ou rede mundial de computadores, em seu formato atual, surgiu por volta dos anos 80 em meio às revoluções tecnológicas que foram legadas do final da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria, ela surgiu devido a necessidade de criar alternativas de comunicação mais eficientes aos tipos tradicionais da época. O surgimento de redes de comutação de pacotes como a Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET) foi um passo essencial para o modelamento da Internet como ela é atualmente. Durante todo esse tempo a Internet passou por muitas evoluções, a demanda pelo aumento do consumo e criação de conteúdo nela gerou uma sobrecarga de dados muito grande na rede, abrindo assim espaço para discussões sobre possíveis melhorias nas tecnologias já existentes e também na criação de novas, sejam a nível de software quanto de hardware. A maior parte do tráfego da Internet vem da World Wide Web (WWW ou só Web), é nela onde as pessoas acessam sites, aplicações, conteúdos sob demanda, streaming e etc.[1] A internet e Web são regidas por protocolos de comunicação e vários deles evoluíram e foram criados de acordo com as novas demandas que foram surgindo, alguns tem um destaque importante nesse contexto, são eles: Internet Protocol (IP), Transmission Control Protocol (TCP), User Datagram Transport (UDP), Quick UDP Internet Connections (QUIC) e Hypertext Transfer Protocol (HTTP), esse último sendo o principal protocolo da Web. [4] Este trabalho consiste em analisar a evolução do protocolo HTTP durante o tempo, especificando as melhorias e recursos disponibilizados nas suas versões mais utilizadas na Web e mensurar através de experimentos quais impactos em relação ao desempenho em relação ao consumo de recursos computacionais pelo sua versão mais atual HTTP/3 (HTTP-over-QUIC) em relação a sua versão anterior e o HTTP/2, com base no TCP, bastante utilizada na Web. [3] [6] A análise tem como objetivo principal verificar quais os impactos em relação à eficiência do consumo de recursos computacionais em uma eventual mudança de padrão do HTTP na Web, pois com o advento principalmente da computação em nuvem e o surgimento de serviços sob demanda, qualquer impacto em relação ao consumo de recursos computacionais (processamento, rede, entres outros) e a dificuldade de implementação está diretamente ligado ao impacto financeiro, custando mais para quem consumir mais.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  6. Título: Análise de desempenho de jogos no combate dos efeitos psicológicos adversos em situações de isolamento social
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Édipo Ândersen Freitas e Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
    Possíveis Avaliadores: Geber Lisboa Ramalho e Filipe Calegário
    Resumo da Proposta: Da economia até a saúde, o surto mundial de coronavírus tem causado preocupação nos mais diversos setores do planeta. A abordagem governamental atual é a de adotar medidas que tendem a viabilizar a estadia da população em suas casas, a conscientizar e recomendar isolamento social. O trabalho apresentado aqui tem o objetivo de analisar a eficácia de um jogo psicoterapêutico para combater os efeitos psicológicos adversos dessa medida. Para esse propósito, será desenvolvido um jogo seguindo metodologias de design voltada para grupos afetados pelo isolamento social²³⁴. Dito isso, espera-se que com esse trabalho se desenvolva um produto que possa se provar eficiente na manutenção de um bem estar psicológico. Sendo válido tanto em sentido de bem-estar quanto de informação.
    Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 11:30, local: Google Meet

  7. Título: Previsão de Estimativas de Atividades no Scrum utilizando dados de ferramentas de desenvolvimento de software
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Egberto Silva de Santana
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Luciano Barbosa
    Possíveis Avaliadores: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto e Cleber Zanchettin
    Resumo da Proposta: Estimar horas de atividades em um Planejamento de Sprint é uma prática comum no Scrum e recorrente no processo de desenvolvimento ágil de software e que muitas vezes não é simples e fácil, visto que requer um bom engajamento do líder técnico da equipe junto com os demais desenvolvedores. Muitas vezes as ferramentas de gerência de Software como o Jira por exemplo, não são atualizadas corretamente pela equipe, gerando dados mal informados ou inconsistentes que não condizem com o que de fato deveria ser registrado durante a sprint. É crucial que a fase de estimativa feita pela equipe para as atividades da sprint seja bastante pontual e estimada com pouca margem de erro, para assim não quebrar toda a garantia de entrega em partes que o Scrum propõe. Visto que cada membro participante da reunião de planejamento pode ter uma estimativa diferente, existem problemas que podem ocorrer durante a estimativa, como por exemplo, ao estimar uma atividade, um ou outro membro da equipe pode não ter a dimensão de complexidade suficiente para estimar esta tarefa e acabar estimando um tempo muito maior ou muito menor para o desenvolvimento da atividade. Este trabalho tem como objetivo implementar uma solução utilizando técnicas na área de ciência de dados e aprendizagem de máquina para o problema de predição de estimativas de horas em uma atividade de desenvolvimento de software no scrum.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  8. Título: Um estudo de operadores de janela com combine em swift
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Franclin Cabral Menezes de Oliveira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Gama
    Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho
    Resumo da Proposta: Dada a uma infinidade de eventos que acontecem em atividades diferentes, o uso de operadores de janela são interessantes para criação de um subconjunto de eventos para um processamento mais profundo de determinadas atividades. Para isso este trabalho visa explanar como funcionam eventos do tipo janela apresentando alguns casos de uso desses operadores e possivelmente auxiliar na criação de uma biblioteca que visa extender o framework Combine adicionando tais operadores.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  9. Título: Automação de Canary Deployments em Clusters de Kubernetes usando Istio e GitHub Actions
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Gustavo Henrique Lopes de Souza
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Vinícius Cardoso Garcia
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta: Neste trabalho, será descrita uma automação que fará canary deployments em ambientes Kubernetes utilizando continuous delivery (CD) com GitHub Actions e Istio como plataforma de Service Mesh. Inicialmente, serãoo apresentadas as motivações da recente larga adoção do Kubernetes como principal serviço de orquestração de containers. Em seguida, será feita uma breve introdução dos principais conceitos e funcionalidades do Kubernetes. Além disso, também serão apresentados os conceitos de canary deployment, continuous delivery, service mesh e as ferramentas que serão usadas neste trabalho. Após isso, serão apontados alguns problemas e situações comuns no dia a dia de uma pessoa Engenheira de Software que a automação resultante deste trabalho poderá mitigar ou ser útil de alguma forma. Por fim, serão apresentados o processo de desenvolvimento desta automação e sugestões de incrementos a serem feitos em trabalhos futuros.
    Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 14:00, local: Google Meet

  10. Título: INTERFACE PARAMETRIZÁVEL DINÂMICA PARA CONFIGURAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DIGITAIS
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Heitor Fontes Xavier Correia
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Os Instrumentos Musicais Digitais (Digital Musical Instruments, DMIs), são artefatos musicais cujas entradas (controles) e as saídas (síntese sonora) são partes independentes, sendo conectados através de uma configuração de mapeamento. Em DMIs, as configurações de mapeamento são virtualmente incontáveis dando muita adaptabilidade a estes instrumentos musicais. No entanto, ferramentas que permitem uma configuração mais dinâmica durante uma performance, comumente estão associadas à síntese de som através de um dispositivo externo, como um computador, afetando sua adoção como um objeto auto-contido. Para o caso de um instrumento musical digital auto-contido, ele deve ser capaz de armazenar configurações de mapeamento e descrever suas entradas e saídas. Esse projeto desenvolve uma interface parametrizável dinâmica para configuração capaz de se adaptar aos DMIs, implementando um caso de uso utilizando o Pandivá. Aplicando metodologia baseada em design de interação, design centrado no humano (ou usuário) e abordagem lean através de um ciclo de quatro etapas: investigação, ideação, prototipação e validação
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  11. Título: FEEL IT: Uma Ferramenta de criação de melodias usando componentes primitivos do smartphone
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Ivson de Assis Cavalcanti
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
    Possíveis Avaliadores: Filipe Carlos de Albuquerque Calegario e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Hoje já é possível usar o smartphone como instrumento. Já existem aplicativos para simular instrumentos diversos, como bateria, guitarra, flauta, baixo, teclado e outros. Alguns com ob- jetivos pedagógicos[1]. Facilitando pôr em prática alguns elementos da música, como timbre, intensidade, altura, duração e outros. Já outros aplicativos têm com o propósito de entrete- nimento. Da mesma forma trabalhando também os conceitos e elementos da música, eles possuem também alguns desafios. Podendo serem eles de acompanhar a execução no tempo exato. Medidores pontuação e performance e outros elementos de jogos. O trabalho proposto visa juntar a forma de simular instrumento diverso usando smarthphone e inserir o uso da interface do giroscópio e acelerômetro. Implementando uma nova forma de interação que não havia sido ainda explorada (não encontrei na literatura).
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  12. Título: Controle dinâmico de filas em Rabbitmq
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Jefferson Elder da Mota Nascimento
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Nelson Souto Rosa
    Possíveis Avaliadores: Carlos Ferraz e Kiev Gama.
    Resumo da Proposta: Sistemas horizontalmente escalonáveis deixaram de ser uma possibilidade desejável e passaram a ser uma necessidade real no planejamento e desenvolvimento de softwares. Levando em consideração esse cenário, os serviços de Message Queuing vem se destacando entre as possibilidades oferecidas pelo mercado, graças ao poder, simplicidade e velocidade que oferecem. RabbitMq é um software open source capaz de receber, organizar em buffer e disponibilizar mensagens de forma confiável entre aplicações distintas. Para que a comunicação ocorra de maneira mais eficiente possível, o tamanho do buffer onde as mensagens são enfileiradas deve ser diretamente proporcional a capacidade do consumidor de consumi-las. As estratégias existentes para definir esse tamanho máximo, tem se mostrado ineficazes e muitas vezes reativas, exigindo recompilações e paradas totais ou parciais de sistemas em produção. Tendo em vista essa problemática, este trabalho tem por objetivo oferecer uma estratégia para definição de um valor ótimo para o tamanho dessa fila em tempo de execução, evitando intervenções corretivas e permitindo assim uma melhor performance do sistema como um todo.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  13. Título: Guia para Balanceamento de carga do gRPC em ambientes Kubernetes
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): João Filipe da Matta Ribeiro Moura
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Nelson Souto Rosa
    Possíveis Avaliadores:
    Resumo da Proposta: Kubernetes se tornou um padrão da indústria em orquestração de containers, indispensável no uso de microserviços, traz integração com balanceadores de carga das principais soluções do mercado, que facilitam escalabilidade e monitoramento. O protocolo gRPC (g Remote Procedure Call) vem ganhando relevância na indústria devido sua capacidade de transportar dados de maneira eficiente, estruturada e retrocompatível. gRPC é mais eficiente que outras soluções pelo fato de ele manter conexões persistentes que idealmente duram todo o tempo de vida da aplicação. Essa característica implica em alguns desafios ao balancear carga, fazendo com que alguns dos balanceadores do tipo proxy, mais utilizados tenham que implementar módulos de balanceamento de carga especial. Além disso, nem sempre um balanceador de carga da camada de aplicação é a melhor escolha para um dado contexto. Neste trabalho será descrito como algumas das principais soluções de balanceamento de carga interagem com o gRPC em Kubernetes, e serão definidos parâmetros para a escolha mais eficiente do balanceador de carga, bem como testes comparativos para identificar qual o melhor balanceador em cada cenário definido.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  14. Título: Usando Transformações de código para melhorar detecção de conflitos de teste através de ferramentas de geração de testes unitários
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): João Pedro Ramos Moisakis
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Henrique Monteiro Borba
    Possíveis Avaliadores: Breno Alexandro Ferreira de Miranda e Marcelo d'Amorim
    Resumo da Proposta: Este estudo tem como objetivo avaliar a testabilidade de um programa com transformações de código usado por ferramentas de geração de testes de unidade (EvoSuite e Randoop) para a criação de suítes de testes, que são usadas para a detecção de conflitos de teste.
    Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 13:00, local: Google Meet

  15. Título: Um Estudo sobre a Utilização de Operadores de Bibliotecas Reativas em Projetos de Código Aberto
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): José Murilo Sodré da Mota Filho
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
    Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho e Leopoldo Motta Teixeira
    Resumo da Proposta: Devido ao recente desenvolvimento da biblioteca CEP.js, suas capacidades ainda são pouco exploradas, o que deixa uma grande lacuna em relação à experimentação e provas de conceitos. Esse trabalho visa dar continuidade aos trabalhos dedicados a essa biblioteca [7], através de um estudo prático da utilização de CEPs, ou mais especificamente CEP.js, aplicado ao domínio da mobilidade urbana, utilizando de seus operadores e tecnologias a fim de analisar o contexto da mobilidade urbana Recifense, e, consequentemente, ajudando a testar e validar as implementações de operadores da biblioteca CEP.js num contexto real.
    Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 14:00, local: Google Meet

  16. Título: Análise sobre dados de desempenho acadêmico da graduação de Ciência da Computação
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Leonardo do Rêgo Espíndola
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leandro Maciel Almeida
    Possíveis Avaliadores: Edna Natividade da Silva Barros
    Resumo da Proposta: Este trabalho de graduação se propõe a fornecer às gerências de graduações uma forma de analisar o desempenho acadêmico dos alunos. Em particular, a ferramenta tem como fim analisar as principais métricas/indicadores como rendimento, evasão, retenção e titulação. A partir dos dados coletados do SIG@, estes serão tratados e será construído um data warehouse para assim serem consumidos por uma ferramenta de visualização de dados. Com esta ferramenta poderá se diagnosticar o status da graduação e assim facilitar a tomada de decisão.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  17. Título: Impacto do Estilo de Condução no Consumo de Combustível de Veículos Pesados
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Biagini Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientadora:​ Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza
    Possíveis Avaliadores: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio e Nivan Roberto Ferreira Junior
    Resumo da Proposta: Este trabalho tem como objetivo geral analisar o impacto das maneiras de dirigir um veículo de ônibus sobre o consumo de combustível. Para dar conta desse objetivo, propõe-se os seguintes objetivos específicos:
    • Identificar os tipos de eventos que possuem um maior impacto no consumo;
    • Verificar se a quantidade de eventos gerados por viagem possui alguma relação com o consumo do veículo.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  18. Título: Predição de números pseudo-aleatórios gerados em .NET por System.Random
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Miranda Lin
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Paulo André da Silva Goncalves
    Possíveis Avaliadores: José Augusto Suruagy Monteiro e Paulo G.S. da Fonseca
    Resumo da Proposta: O algoritmo de geração pseudoaleatória implementado por System. Random é conhecido, e prever os números por este gerados é trivial [8]. Porém, não encontramos em via pública um ataque de predição apropriado a um caso de uso específico, o qual nomeamos de descartável. Neste caso de uso, uma nova instância da classe é criada para gerar cada número, e em seguida descartada. Este trabalho objetiva desenvolver uma ferramenta que seja capaz de prever números gerados por System.Random em casos de uso descartáveis, além de uma aplicação-alvo exemplar para fins de testes e demonstração. A ferramenta poderá ser utilizada para verificar se sistemas rodando na plataforma .NET estão vulneráveis ao respectivo ataque, e ressalta a necessidade de evitar o uso de System.Random em contextos sensíveis de segurança.
    Apresentação: dia: 31/08/2021, hora: 09:00, local: Google Meet

  19. Título: Treinamento Adversarial para Melhora de Interpretabilidade e Robustez em Redes Neurais Convolucionais Aplicadas a Radiografias de Tórax
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Santana da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Fernando Maciano de Paula Neto
    Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin, Germano Crispim Vasconcelos, George Darmiton da Cunha Cavalcanti e Nivan Roberto Ferreira Júnior
    Resumo da Proposta: Cada vez mais, vemos que a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental no auxílio de profissionais de saúde na detecção de vários tipos de doenças. Com o grande aumento de dados disponíveis para treinamento assim como da potência dos computadores, algoritmos e técnicas mais e mais pautadas em Aprendizagem de Máquina têm sido desenvolvidos constantemente para essa e outras aplicações. Uma dessas técnicas, as Redes Neurais Convolucionais (CNN, do inglês Convolutional Neural Networks) tem crescido em problemas de saúde, mais especificamente na área de radiografia de tórax. A radiografia de tórax é utilizada pelos médicos como ferramenta de apoio ao diagnóstico, uma vez que as doenças pulmonares são identificáveis por apresentarem alterações na imagem em relação ao que é considerado padrão fisiológico ou padrão de um indivíduo saudável. As vantagens da redes CNN neste tipo de problema é que elas conseguem extrair automaticamente características de padrões de imagens, sem precisar da ajuda de um especialista que indique os padrões a serem coletados. Avaliar o treinamento de redes CNN com exemplos adversariais tem permitido entender melhor o funcionamento dessas redes, ver suas fragilidades e potencialidades. O objetivo deste trabalho é o de vincular técnicas de treinamento adversarial com técnicas de visualização em CNN para avaliar a melhora na robustez e na interpretabilidade dos resultados, na área de aplicação citada acima.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  20. Título: Estudo comparativo para migração de bancos de dados relacionais para não-relacionais em aplicações Android
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Otávio Vera Cruz Gomes
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Possíveis Avaliadores: Márcio Cornélio e Henrique Rebêlo
    Resumo da Proposta: Este projeto tem como objetivo, analisar e indicar em quais cenários a migração para bancos de dados não-relacionais pode ser realizada em aplicações Android. Com o intuito de atestar a eficiência dos bancos NoSQL em detrimento dos bancos SQL, além de mostrar os ganhos em desempenho e escalabilidade ao se fazer a migração.
    Apresentação: dia: 26/08/2021, hora: 15:30, local: Google Meet

  21. Título: Estudo comparativo entre ferramentas de teste para React
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pamella Bezerra da Silva Ferreira
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Possíveis Avaliadores: Breno Miranda e Juliano Iyoda
    Resumo da Proposta: Testes de frontend fazem parte do processo de desenvolvimento de software e trazem muitos benefícios para a melhoria e a manutenção da qualidade da interação e da experiência do usuário final com o sistema. No contexto de aplicações web, React é um dos frameworks frontend mais populares e que conta com um leque muito grande de ferramentas de teste. Neste texto será apresentado um estudo comparativo entre duas delas, Enzyme e React Testing Library, que apresentam os maiores percentuais de satisfação por parte da comunidade de JavaScript, sendo a primeira já fortemente consolidada e a segunda buscando atingir mais público. A proposta do estudo é identificar os pontos fortes e fracos e, assim, servir de base para sugerir quais cenários são mais adequados para o uso de cada uma.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  22. Título: O impacto dos carros elétricos na estrutura do setor elétrico: uma abordagem de Sistemas de Informação
    TG: aqui
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    Autor(a): Paulo Vitor Cruz e Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ José Carlos Cavalcanti
    Possíveis Avaliadores: Vinícius Cardoso Garcia e Carla Taciana Lima
    Resumo da Proposta: O trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de analisar e entender, sob a ótica dos Sistemas de Informação, como o setor elétrico vai se modifica com o aumento no uso de veículos elétricos - VEs.
    Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 15:30, local: Google Meet

  23. Título: Uma análise do estado da arte sobre técnicas de ensino remoto
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro Gonçalves Rossi Rodrigues
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Santos da Gama
    Possíveis Avaliadores: Simone Cristiane dos Santos
    Resumo da Proposta: Esse trabalho tem como objetivo propor uma revisão literária sobre as atuais técnicas de ensino a distância e com isso fornecer um guia de como melhorar a atividade letiva remota, lembrando que dado a natureza da pandemia de coronavírus, vamos abordar o tópico elencando as diferenças entre o ensino emergencial e o ensino remoto planejado, porém sempre comentando possibilidades de adaptação entre os tipos. Para elencar as técnicas atuais de ensino vai ser realizado uma revisão sistemática como proposto por Barbara Kitchenham [1], a fim de comparar os trabalhos entre si.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  24. Título: Interface de experimentação gestual para síntese sonora baseada em modelagem física
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Pedro Henrique de Queiroz Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: A simulação de instrumentos musicais pode ser realizada através de síntese sonora baseada em modelagem física, permitindo a geração de um som computado a partir de aspectos físicos do instrumento musical e do ambiente. O acesso a ferramentas que simulem a geração de som por modelagem física pode ser dificultado pelo nível de conhecimento matemático e de programação necessário para configurá-las, restringindo o uso por músicos e artistas que não tenham domínio nestas áreas. Diante destes aspectos observados, o trabalho proposto visa implementar uma interface gráfica que facilite o acesso e configuração de componentes de sistemas de interfaces gestuais e síntese sonora por modelagem física.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  25. Título: UM BROKER PARA ADEQUAÇÃO DE FUNÇÕES AO FORMATO SERVERLESS
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Sergio Torres Teixeira Filho
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Vinícius Cardoso Garcia
    Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Nelson Rosa
    Resumo da Proposta: Especificar e desenvolver um Broker que ajuste aplicações escritas em Node.js para o formato aceito por cada provedor e faça o processo de implantação automático nos serviços Serverless que as provedoras de Nuvem Amazon Web Services(AWS Lambda) e Google Cloud (Google Cloud Functions) disponibilizam.
    Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 10:00, local: Google Meet

  26. Título: Aplicação do NokiaTest na avaliação de um Setor de Desenvolvimento de Software de um Órgão do Judiciário em relação às boas práticas do Scrum
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thárcio Marcilio Araújo Melo da Silva
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Possíveis Avaliadores: Juliano Iyoda e Hermano Perelli
    Resumo da Proposta: Este Trabalho de Graduação tem por objetivo fazer um estudo de caso sobre uma equipe de desenvolvimento de software de um órgão publico do judiciário a fim de analisar, por meio do NokiaTest, a fidelidade com que as boas práticas de Scrum estão sendo seguidas e propor melhorias que auxiliem a uma melhor adequação do grupo estudado ao método ágil.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  27. Título: Análise e catalogação de features e diretrizes de acessibilidade em jogos digitais
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thiago da Fonte Bastos
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Geber Lisboa Ramalho
    Possíveis Avaliadores: Filipe Calegario e Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
    Resumo da Proposta: Jogos digitais de alto valor de produção, chamados jogos AAA, são planejados almejando a venda de milhões de unidades para garantir lucro. Por outro lado, desenvolvedores de jogos independentes fazem o possível para alcançar o maior público possível dentro de um nicho, além de serem incentivados por comunidades progressivas a serem dirigidos a minorias. Em ambos os casos, se vê a necessidade de adicionar features opcionais de acessibilidade em jogos cuja configuração padrão é inacessível para pessoas com diferentes deficiências, sendo elas visuais, auditivas, motoras ou cognitivas, entretanto tais features não alcançaram o patamar de padrão de indústria, e até mesmo jogos que buscam ser acessíveis podem pecar em um ou mais aspectos não observados durante o ciclo de desenvolvimento. Os impedimentos enfrentados por pessoas com deficiência variam entre não poder receber feedbacks do jogo e não poder emitir inputs por meio de dispositivos convencionais, como controles de videogame, teclados e mouses.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  28. Título: Uma plataforma IoT para desenvolvimento de sistemas de comunicação alternativa
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thiago Pinheiro Lima
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Robson do Nascimento Fidalgo
    Possíveis Avaliadores: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco e Carla Taciana Lima Lourenco Silva
    Resumo da Proposta: O objetivo geral deste trabalho é a especificação e construção de uma plataforma baseada em Internet of Things ou IoT que agilize e facilite a interação com sistemas de comunicação alternativa desenvolvidos pela www.reaact.com.br, melhorando a experiência e acessibilidade do usuário. Formada por uma API e um acionador multitoque, para acesso direto às áreas clicáveis da tela. Esse acionador visa melhorar a experiência de usuários com limitação motora, pois irá permitir acessar diretamente áreas clicáveis da tela, não exigindo esperar muitos segundos para realizar a mesma ação, como ocorre com sistemas de varredura de tela.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  29. Título: Consistência em banco de dados noSQL Firestore a partir de linguagem tipada Typescript
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thomas Anderson Feitosa Monteiro
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Robson do Nascimento Fidalgo
    Possíveis Avaliadores: Henrique Rebelo e Fernando Castor
    Resumo da Proposta: O objetivo geral deste trabalho é a construção de uma ferramenta que venha a auxiliar o desenvolvimento em Node.js utilizando Firestore a partir de geração de código para inserções e updates no banco, bem como mocks de estado do banco para auxílio na escrita de testes automatizados, demonstrando os benefícios em uma aplicação real. Os objetivos específicos são: (i) desenvolver ferramenta de auxílio para desenvolvimento de testes automatizados (ii) desenvolver ferramenta de geração de código para inserção e updates consistentes de dados; (iii) documentar e disponibilizar publicamente para uso geral no repositório de pacotes Node.js NPM.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  30. Título: Generalização e validação de uma ferramenta de auxílio à escrita de READMEs baseada em dados abertos
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Victor Miranda de Melo
    Curso: Ciência da Computação
    Orientador(a):​ Leopoldo Motta Teixeira
    Co-Orientador: Hilton Pintor Bezerra Leite
    Possíveis Avaliadores: Fernando Castor e Vinícius Garcia
    Resumo da Proposta: Uma das formas mais comuns de documentação de software são os arquivos README (leia-me, em português) comumente disponibilizados em repositórios de código. Essa documentação facilita a utilização do software por seus usuários e também a contribuição por desenvolvedores que desejam ajudar na sua implementação. O arquivo serve como uma página de boas vindas e, quando mal escrito, pode dificultar a utilização do software. O trabalho que idealizou o WRITEME propôs um modelo de ferramenta, baseada em dados abertos, que teria caráter genérico e dinâmico para auxiliar desenvolvedores a escrever READMEs. Sua implementação, porém, não foi finalizada, fazendo com que em seu estado atual esteja estática e restrita a certas linguagens de programação. Esse projeto visa continuar a implementação da integração entre o back-end e o front-end da ferramenta, enfim trazendo o caráter dinâmico e genérico da ferramenta, o que ampliará sua utilização e facilitará a realização de mais testes para validação da mesma
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL




Engenharia da Computação
Responsável: Prof. Adriano Sarmento (aams@cin.ufpe.br)

 

Datas importantes para 2020.1:

Entrega da proposta: DD/MM/AAAA

     - Site (versão PDF) + SecGrad (impressa e assinada)

Segunda chamada:

            - solicitação: até DD/MM/AAAA

            - entrega: até DD/MM/AAAA (Site + SecGrad)

Data para entrega do TG (monografia) ao avaliador: DD/MM/AAAA

Defesas: até DD e DD/MM/AAAA

Data limite para entrega da versão final do TG (monografia): até DD/MM/AAAA

 


  1. Título: Mapeamento de Informações de Garantia de Segurança de Issue Tracking Systems para Uso em Ontologias
    TG:aqui
    Proposta inicial:
    Autor(a): Adelmo José Cabral de Almeida
    Curso: Engenharia da Computação Schuenemann
    Orientador(a):​ Carla Taciana Lima Lourenco Silva
    Possíveis Avaliadores: Jéssyka Vilela
    Resumo da Proposta: Atualmente as empresas certificadoras estão na sua maioria cobrando certificações de garantia que atestem a confiabilidade e o bom funcionamento de sistemas críticos. Essas certificações englobam uma série de documentações que mostram argumentos em nível de projeto de forma detalhada que garantam que o sistema está pronto para uso. A partir de um estudo onde mostrou a possibilidade de elaboração de modo iterativa e incremental de casos de garantia de segurança em conjunto com a engenharia de requisitos, personalizando um sistema de gerenciamento ágil de projeto personalizado em um metamodelo, surgiu a necessidade de realizar um mapeamento dos itens de segurança desse sistema em formato que alimente uma ontologia para que se possa gerenciar o conhecimento da informação dos itens de segurança de sistemas.
    Apresentação: dia: 30/08/2021, hora: 18:20, local: google meet

  2. Título: Avaliação do método de Random Forest para indicar o melhor momento de Compra e Venda de ações no mercado financeiro
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Adrion Cavalcanti de Albuquerque Filho
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Adriano Lorena Inácio de Oliveira
    Possíveis Avaliadores: Adiel Teixeira de Almeida Filho , Cleber Zanchettin
    Resumo da Proposta: Prever o valor de ações na bolsa de valores é um desafio já conhecido no meio acadêmico. Neste trabalho, será avaliado se é possível obter resultados satisfatórios aplicando a técnica de Random Forest para regressão em conjunto com Feature Selection (E possíveis otimizações) para, baseado no comportamento durante N dias anteriores e em indicadores técnicos, prever os valores máximo e mínimo que uma ação irá atingir ao longo do dia. E, baseado nesta previsão, é proposto um sistema que irá indicar os potenciais momentos em que uma transação de Day Trade deverá ser iniciada para resultar em lucro.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  3. Título: Escalonamento em aplicações na plataforma Kubernetes utilizando algoritmos de previsão temporal
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): André Luís Damázio de Sales Júnior
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Adriano Augusto de Moraes Sarmento
    Possíveis Avaliadores: Germano Vasconcelos
    Resumo da Proposta: Em pouco mais de uma década, a nuvem consolidou-se como uma das plataformas mais importantes da computação moderna. A escalabilidade é uma característica fundamental para essa consolidação, visto que esta oferece capacidade de crescimento sob demanda para diversos serviços em diferentes estágios de desenvolvimento. Para obter-se escalabilidade, faz-se necessário entender em que momento escalar recursos computacionais. Nesse projeto, é feita a implementação e avaliação do uso de soluções baseadas em análise de séries temporais para previsão de carga em ambiente Kubernetes, e baseado nessas previsões um sistema de auto escalonamento é proposto e avaliado. Além disso, é feito um comparativo com a solução nativa da plataforma.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  4. Título: Uma plataforma IoT para gerenciamento automático de água
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Arnaldo Rafael Morais Andrade
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Nelson Souto Rosa
    Possíveis Avaliadores: Carlos André Guimarães Ferraz
    Resumo da Proposta: Nos últimos meses o Brasil tem enfrentado não só uma crise sanitária, como também uma hídrica. Algumas soluções para enfrentar a escassez estão presentes no âmbito governamental, comunitário e individual. O que nos leva a, entre outras coisas, questionar como fazer um gerenciamento automático de água, especialmente em residências, almejando um consumo consciente do recurso natural. Para o feito, diversos mecanismos existem, desde os mais convencionais, como a chave boia, até os mais sofisticados, como o uso de microcontroladores para realizar o gerenciamento. Visando uma flexibilização maior, propomos neste trabalho uma plataforma IoT auto-adaptativa capaz de monitorar e atuar em reservatórios de água com uma aplicação distribuída.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  5. Título: Uma Interface de Redes Generativas para publicitários.
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Avner Augusto dos Anjos
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral, Geber Lisboa Ramalho
    Resumo da Proposta: Um dos grandes desafios de artistas da área de marketing á a criação de conteúdo que possa persuadir e ser mais efetivo que outros materiais concorrentes. Além disso, essa tarefa pode tomar muito tempo devido a grande quantidade de materiais existentes (o que dificulta a criação de um conteúdo original), tipos de design e layouts. Com o objetivo de auxiliar tais profissionais nessa tarefa, o presente trabalho explora a utilização de Redes Adversariais Generativas [2], que vem tendo ótimos resultados na criação de imagens e frases sintéticas, para criar conteúdo que possa ser utilizado em campanhas publicitárias. Apesar desses resultados recentes, poucos estudos focam em propor uma ferramenta de criação desse tipo de conteúdo como o Vinci[3], o que indica que ainda há espaço para o desenvolvimento na área.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  6. Título: Classificação de ambientes sujos através das assinaturas de cheiro
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Diogo Haruhiko Shiroto
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Leandro Maciel Almeida
    Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin, Fernando Maciano de Paula Neto
    Resumo da Proposta: Os seres humanos funcionam geralmente através da obtenção de informações pelos nossos cinco sentidos, identificação ou aprendizado sobre os objetos e ambiente ao redor para então escolher uma ação a se realizar. De forma similar, as tecnologias são desenvolvidas para que tenham entrada, processamento e saída, equivalentes aos sentidos, pensamentos e ação, respectivamente. Tradicionalmente, os cinco sentidos são visão, audição, tato, olfato e paladar, sendo as principais inspirações para os diversos tipos de sensores. Como proposta deste trabalho de graduação, estaremos abordando sensores de cheiro, também conhecido como narizes eletrônicos [1], para a identificação de ambientes sujos com fungos e/ou bactérias. Além dos narizes eletrônicos, também será utilizado uma ferramenta que desinfeta o ambiente através de radiação UV-C. Assim, após obter amostras de ambientes sujos e limpos, criar um classificador que possa identificar cada um deles, utilizando a abordagem de classificação de séries temporais, que representam a dinâmica do cheiro no ambiente. No final da análise dos resultados, teremos a conclusão da eficácia do classificador através de dados coletados de assinaturas de cheiro.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  7. Título: Neurônios artificiais quânticos aplicados na área de saúde
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Eduardo Barreto Brito
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Fernando Maciano de Paula Neto
    Possíveis Avaliadores: Adenilton José da Silva
    Resumo da Proposta: Com o avanço da computação quântica, mais algoritmos da computação clássica vêm sido implementados ou aprimorados com a utilização de circuitos quânticos. Assim, uma das áreas que estão sendo exploradas é a área de aprendizagem de máquina e, mais especificamente, a área de redes neurais. Nesta linha, Tacchino et al. e Mangini et al. implementaram um neurônio artificial quântico baseado no modelo clássico do perceptron de Rosenblatt em conjunto com um algoritmo da computação clássica para atualizar os pesos das entradas[1][2]. A ideia deste trabalho é implementar os modelos de Tacchino et al. e Mangini et al. e avaliá-los em datasets reais na área de saúde: “Breast Tissue” e “Caesarian Section Classification Dataset”, ambos disponíveis no UCI Datasetse comparar os resultados com a implementação de redes neurais clássicas, como o perceptron clássico e MLPs.
    Apresentação: dia: 18/08/2021, hora: 15:00, local: google meet

  8. Título: Um Estudo sobre Banking as a Service : Como a tecnologia está revolucionando o mercado financeiro
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Eduardo Henrique Araujo da Rocha
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Kiev Gama
    Possíveis Avaliadores: Cristiano Araújo, Carina Frota Alves
    Resumo da Proposta: A pandemia ocasionada pelo COVID-19 acelerou a digitalização e transformação digital do mercado financeiro. Nos EUA, acessos via mobile aos bancos cresceram 85%[1] e no Brasil, o Nubank cresceu sua base de clientes em mais de 50% [1]. Porém esse crescimento não é suportado apenas pela pandemia. Existe uma tendência anterior que está impulsionando essa revolução, conhecida como Banking as a Service. Banking as a Service, ou BaaS, é uma solução que permite que qualquer empresa, independentemente do seu segmento, passe a entregar aos seus clientes os mais variados produtos financeiros. [2] Em outras palavras, BaaS permite que empresas fora do setor financeiro entreguem soluções financeiras (cartões de crédito, débito, conta poupança) para seus clientes e também permite a criação acelerada de novas fintechs. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica da literatura sobre BaaS, definir quais são as categorias de BaaS e descrever os desafios tecnológicos (Cloud Computing, API, Open Banking) . Baseado nessa categoria, vamos criar um catálogo das principais empresas Brasileiras do setor.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  9. Título: Análise de bias e de superposição em aprendizagem de máquina quântica
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Emmanuel Carreira Alves
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Adenilton Jose da Silva
    Possíveis Avaliadores: Fernando Maciano de Paula Neto
    Resumo da Proposta: A computação quântica começa a mostrar seu potencial com os primeiros dispositivos quânticos físicos de baixo ruído disponibilizados para o público geral realizar experimentos. Com isso, surgem oportunidades de portar algoritmos e soluções da computação clássica, avaliar seu sucesso e melhorá-los nesse novo paradigma que é a computação quântica. Dentre algumas das áreas com crescimento recente e ainda um quanto embrionária no paradigma da computação quântica está a de aprendizagem de máquina. Este trabalho visa replicar algumas das soluções existentes de aprendizagem de máquina no paradigma quântico e melhorá-las.
    Apresentação: dia: 20/08/2021, hora: 14:00, local: google meet

  10. Título: Um Estudo de Técnicas de Integração de Dados Aplicadas em Análises de Tempo Real
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Filipe de Melo Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Robson do Nascimento Fidalgo
    Possíveis Avaliadores: Bernadette Farias Lóscio
    Resumo da Proposta: A cultura orientada a dados é uma estratégia utilizada em corporações com o intuito de utilizar todas as informações possíveis para auxiliar nas tomadas de decisão. Entretanto, para que essa estratégia funcione, deve ser possível relacionar os dados disponíveis. Por conta disso, se faz necessário o uso de tecnologias de integração, onde estas precisam ser adaptáveis muitas vezes a cenários que requerem análises próximas de tempo real. Neste trabalho serão estudadas as principais soluções de integração de dados oriundos de diferentes fontes de dados, avaliando-as em relação à adequação em cenários que exigem informações próximas de tempo real.
    Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 09:00, local: google meet

  11. Título: Detecção de intrusão em ambientes físicos usando dispositivos wifi
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Gabriel Firmino Gadelha
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
    Possíveis Avaliadores: Ruy Guerra, Daniel Cunha
    Resumo da Proposta: A internet revolucionou o mundo. O acesso e compartilhamento de informação de maneira barata e acessível se tornou norma na sociedade atual. Isso se deve em grande parte ao barateamento e ubiquidade dos hardware responsáveis pela comunicação de dados. Contudo, junto aos benefícios trazidos pela internet, questões sobre privacidade e segurança se tornam assuntos sensíveis e de grande impacto na vida dos indivíduos, uma vez que atacantes podem usar da grande quantidade de informações disponíveis para realizar golpes, roubos e outros tipos de delitos que têm graves consequências no mundo real. Inspirado em novos ataques que usam informações inerentes ao funcionamento de um canal wifi, propomos um método de detecção de presença e atividade humana através da captura de sinais wifi em um canal sem-fio.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  12. Título: Desenvolvimento de Competências Comportamentais em profissionais de TI recém-formados
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Igor Alexandre da Silva Teixeira
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Carina Frota Alves
    Possíveis Avaliadores: Simone Santos , Patricia Tedesco
    Resumo da Proposta: A crescente demanda por profissionais de Tecnologia da Informação (TI) que possuam soft skills como comunicação, trabalho em equipe e organização faz com que tais competências sejam cada vez mais importantes para que estudantes recém-formados estejam preparados para o mercado de trabalho. Para verificar a importância das soft skills na vida dos alunos, tanto na universidade como depois dela, será feita uma pesquisa de quais soft skills são mais relevantes para as empresas de software. Além disso, esse trabalho visa aplicar um survey com os alunos do Centro de Informática (CIN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para entender como a formação acadêmica está apoiando o desenvolvimento de tais soft skills. Como resultado, o trabalho pretende analisar quais são as soft skills mais relevantes para o mercado local e como os estudantes podem desenvolvê-las durante a sua formação universitária.
    Apresentação: dia: 25/08/2021, hora: 08:00, local: google meet

  13. Título: Possibilitando a manipulação de comportamentos em produtos virtuais sem conhecimento de tecnologia
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Igor Carneiro da Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Henrique Emanuel Mostaert Rebelo
    Possíveis Avaliadores: Adriano Augusto de Moraes Sarmento
    Resumo da Proposta: A maioria das ferramentas utilizadas por uma determinada área de uma empresa não são desenvolvidas pensando em atender pessoas de áreas diferentes. Isso, além de impedir que integrantes de outras áreas participem ativamente de certas atividades, não faz com que eles compreendam determinados processos importantes para a empresa. Este projeto visa tornar transparente a todos os integrantes comportamentos específicos de seus produtos criados pela área de desenvolvimento, além de possibilitar a manipulação dos mesmos sem qualquer conhecimento tecnológico, tornando estas modificações disponíveis em produção instantaneamente.
    Apresentação: dia: 24/08/2021, hora: 08:00, local: google meet

  14. Título: Estratégias para a Previsão de Múltiplos Horizontes Usando Redes Neurais Artificiais: uma Aplicação em Séries Temporais de Potência Eólica
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): João Vitor da Silva Gomes
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Tsang Ing Ren
    Possíveis Avaliadores: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto, George Darmiton da Cunha Cavalcanti
    Resumo da Proposta: A capacidade instalada de usinas de energia eólica vem aumentando ao longo dos anos e muito disso se deve ao fato dos ventos serem um recurso inesgotável, tornando esta modalidade uma fonte de energia limpa. Entretanto as irregularidades acerca da disponibilidade dos ventos geram oscilações indesejáveis. Sendo assim, modelos de previsão exercem papel fundamental para a tomada de decisões. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma comparação entre estratégias para a previsão da potência gerada em múltiplos horizontes, desde 30 minutos até 6 horas a frente. Para isso será feito o uso de redes neurais artificiais Multilayer Perceptron e Long-Short Term Memory em conjunto com quatro possíveis abordagens de previsão múltipla, sendo três de saída única: direta, recursiva ou híbrida; além de uma última de saídas múltiplas.
    Apresentação: dia: 24/08/2021, hora: 16:00, local: google meet

  15. Título: Evaluation of time limits in reinforcement learning applied to robot soccer simulation
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Juliana do Nascimento Damurie da Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Hanseclever de França Bassani
    Possíveis Avaliadores: Tsang Ing Ren, Cleber Zanchettin
    Resumo da Proposta: No aprendizado por reforço, o objetivo do agente é otimizar a recompensa acumulada ao longo de um episódio, porém podemos dividir as tarefas em tarefas episódicas e tarefas continuas, além disso em tarefas que são naturalmente limitadas pelo tempo e tarefas ilimitadas pelo tempo. Todas essas características impactam na forma em que devemos acumular essas recompensas, como devemos observar os estados terminais e como devemos calcular a função de valor.Portanto, o objetivo desse trabalho é realizar um análise sobre o impacto da modelagem do agente a partir das características das tarefas aplicadas no futebol de robôs, assim extraindo informações de quais são as melhores modelagem para cada ambiente.
    Apresentação: dia: 23/08/2021, hora: 16:00, local: google meet

  16. Título: Análise Comparativa e Simulação de Algoritmos de Roteamento e Atribuição de Espectro nas Redes Ópticas Elásticas
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Karen Paula Pinto
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Raul Camelo de Andrade Almeida Júnior (Professor Adjunto 4 do Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE)
    Possíveis Avaliadores: Odilon Maroja da Costa Pereira Filho
    Resumo da Proposta: As Redes ópticas elásticas dispõem de uma grande capacidade de acompanhar o aumento e a diversidade dos tráfegos de dados da atualidade, na medida em que fornecem uma largura de banda flexível aos caminhos ópticos, viabilizando, assim, uma melhor eficiência na utilização do espectro óptico. Contudo, há um recorrente problema denominado roteamento de Atribuição de Espectro (RSA) que visa a escolha de uma rota e a alocação de uma faixa de espectro do começo ao fim da rota. Neste contexto, têm sido propostos diversos algoritmos de RSA com o intuito de melhorar a atribuição dos recursos na rede. assim, o presente projeto visa apresentar um levantamento e análise dos algoritmos de RSA convencionais e atuais, de forma que simulações computacionais serão desenvolvidas a fim de quantificar métricas essenciais de análise.
    Apresentação: dia: 24/08/2021, hora: 15:00, local: google meet

  17. Título: Autoy: Brinquedo IoT reconfigurável para auxiliar no tratamento de crianças autistas
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Laís Bandeira Miranda da Silva
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Edna Barros
    Possíveis Avaliadores: Filipe Calegario, Sérgio Cavalcante
    Resumo da Proposta: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um termo que define um conjunto de distúrbios marcantes que afetam habilidades cognitivas, comunicação e interação social. Numa pesquisa realizada pelo Center of Disease Control and Prevention em 2018, estima-se que no mundo 1 a cada 160 crianças, possuem TEA. O tratamento por Análise do Comportamento Aplicado – ABA exige em torno de 30 a 40 horas para melhores resultados, sendo executado tanto nas sessões terapêuticas como também em casa. Nesse contexto, o protótipo presente nesse artigo tem como objetivo reproduzir as atividades do tratamento, gerando o histórico de evolução das atividades, facilitando no assessoramento do terapeuta, como também na continuação dos estímulos, feitos no consultório, em casa junto com o apoio dos pais.
    Apresentação: dia: 26/08/2021, hora: 8:00, local: google meet

  18. Título: Aprendizado contínuo para classificação de imagens do mundo real
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Augusto Mota de Alcantara
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Tsang Ing Ren
    Possíveis Avaliadores: Carlos Alexandre Barros de Mello, George Darmiton da Cunha Cavalcanti
    Resumo da Proposta: Em problemas de classificação, o aprendizado contínuo tem como objetivo permitir que os classificadores sejam capazes de aprender a classificar uma sequência de classes, de forma que o conhecimento obtido no passado seja aproveitado no aprendizado de classes futuras. O desafio para alcançar esse objetivo é o fenômeno conhecido como catastrophic forgetting, que é a tendência que redes neurais têm de "esquecer" informações aprendidas quando novas informações são apresentadas. Métodos atuais de classificação de imagens baseados em aprendizado contínuo se limitam a classificar imagens de baixa complexidade. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma arquitetura baseada em aprendizagem contínua que permita classificar imagens do "mundo real", ou seja, imagens mais complexas e de maior resolução.
    Apresentação: dia: 24/08/2021, hora: 09:00, local: google meet

  19. Título: Algoritmos de Aprendizagem Quânticos para Classificação de Imagens
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Lucas Pontes de Albuquerque
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Tsang Ing Ren
    Possíveis Avaliadores: Fernando Maciano de Paula Neto, Carlos Alexandre Barros de Mello
    Resumo da Proposta: Machine Learning methods have reached the state of art in solving several problems involving image processing. The most prominent methods in recent years have been Convolutional Neural Networks(CNN). To achieve a more accurate function approximation in training, a high number of hidden layers and parameters are commonly used, resulting in costly computing resources. As Quantum Computation show a new mathematical framework for high dimensional data, we explore Quantum Machine Learning methods to reduce the number of model parameters in image classification tasks.
    Apresentação: dia: 23/08/2021, hora: 15:00, local: google meet

  20. Título: Sistema web para leitura de mensagens MIDI e segmentação automática de áudio
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Mário Raymundo Freire Wessen Neto
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
    Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
    Resumo da Proposta: Com a evolução tecnológica, vieram novas formas de produção de conteúdo audiovisual e cada vez mais se faz necessária a agilidade na produção desse conteúdo, tal como a distribuição e construção do processo criativo. Olhando especificamente a indústria musical, diversas ferramentas foram criadas para auxílio no desenvolvimento de conteúdo como a Superpads, Sequence64 ou Djay, todas trazendo excelentes resultados, porém com limitações como a não realização da segmentação automática, a possibilidade de leituras de mensagens MIDI e a impossibilidade de upload de uma música desejada pelo usuário. Com isso, propomos uma ferramenta que traz recursos relevantes como uma segmentação automática do áudio de músicas escolhidas pelo usuário, fornecendo também a possibilidade de interação utilizando dispositivos que implementem o protocolo MIDI.
    Apresentação: dia: 03/08/2021, hora: XX:YY, local: google meet

  21. Título: Chatbot Em Português Para Esclarecimento de Dúvidas Sobre Smartphones
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Matheus Branco de Siqueira
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Luciano de Andrade Barbosa
    Possíveis Avaliadores: Hansenclever de França Bassani
    Resumo da Proposta: A velocidade com que uma dúvida sobre um determinado produto é respondida influencia diretamente na probabilidade do consumidor realizar a compra do produto. Sabendo disso, as empresas investem cada vez mais em equipes para atendimento ao cliente. Porém, o alto fluxo de dúvidas dos clientes sobrecarregam os funcionários e investir mais recursos para contratação de uma equipe ainda maior é, geralmente, inviável. Nesse cenário os chatbots se destacam, eles são infatigáveis e podem resolver dúvidas mais simples, deixando as mais complexas para os profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente. Esse trabalho propõe a implementação de um chatbot em português para esclarecimento de dúvidas em relação a smartphones. Será usado o framework Rasa para construção do assistente virtual e os dados de treinamento serão coletados do site Amazon.com.br através de um crawler. Palavras-chave: Chatbot, E-commerce, Atendimento ao cliente, Assistente Virtual.
    Apresentação: dia: 20/08/2021, hora: 15:00, local: google meet

  22. Título: Análise da Difusão de Desinformação Sobre Covid-19 na Internet
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Orlando Verdasca Aceto
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Cléber Zanchettin
    Possíveis Avaliadores: Ricardo Prudêncio, Adriano Lorena
    Resumo da Proposta: O fenômeno da difusão de desinformação em redes sociais e na internet é um assunto que ganhou espaço no debate público nos últimos anos, em particular nos casos que influenciam eleições e decisões políticas. Com o surgimento da pandemia de Covid-19, mais uma vez isso provou ser um problema. Esse trabalho analisa os meios pelos quais essa desinformação se espalhou tanto em redes sociais quanto em outros sistemas como em buscadores e a efetividade das medidas tomadas para contê-la.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  23. Título: Detecção de Falhas de Movimentação para Robôs Omnidirecionais Baseada em Dados
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Renato Sousa Bezerra
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Edna Natividade da Silva Barros
    Possíveis Avaliadores: Paulo Salgado
    Resumo da Proposta: A movimentação correta e precisa de robôs dependem de diversos fatores como a montagem, bom funcionamento dos sensores e atuadores e algoritmo de controle, por exemplo. Ainda existem fatores imprevistos como sujeiras e avarias, que podem aparecer durante a movimentação. Quando a complexidade e velocidade da aplicação aumentam, se torna ainda mais difícil identificar falhas de movimentação ocasionados pelos fatores citados anteriormente. Em cenários como futebol de robôs, tais falhas precisam ser identificadas o mais rápido possível pois robôs com comportamentos inesperados resultantes de movimentação errada podem comprometer uma partida. Assim, o presente trabalho visa estudar o uso de modelos de detecção de falhas baseados em dados na movimentação robôs omnidirecionais.
    Apresentação: dia: 23/08/2021, hora: 15:00, local: google meet

  24. Título: Análise Comparativa de Performance de Redes Neurais em Modelos de Index Tracking Aplicados ao Ibovespa
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Victor Vianna dos Santos
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Adiel Teixeira de Almeida Filho
    Possíveis Avaliadores: Germano Vasconcelos, Patricia Tedesco
    Resumo da Proposta: O problema de index tracking consiste na construção de um tracking portfolio, composto por um subconjunto dos ativos componentes de um índice. A limitação da quantidade de ativos aumenta a complexidade do problema, inviabilizando que soluções ótimas sejam encontradas em tempo razoável. Portanto, métodos heurísticos são comumente utilizados na tentativa de encontrar boas soluções em tempo aceitável (AMORIM et al, 2020). Esse trabalho se propõe a analisar comparativamente a performance de redes neurais em modelos de index tracking aplicados ao Ibovespa, visando identificar a acurácia dos algoritmos avaliados. Metodologicamente, pretende-se usar a Revisão Sistemática de Literatura para acessar uma maior amplitude de possibilidades e identificar o state of the art na temática.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  25. Título: Avaliação de cobertura de código de várias versões de Randoop
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Vinicius Thiago
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Paulo Borba
    Possíveis Avaliadores: Marcelo d'Amorim , Breno Alexandro Ferreira de Miranda
    Resumo da Proposta: Durante o desenvolvimento de software, a etapa de testes é fundamental para verificar e validar o software em desenvolvimento. Porém, trata-se de uma etapa que demanda um alto custo de tempo e esforço para criar e manter os testes. Considerando a importância dos testes, ferramentas de geração automática de testes surgem como uma solução que reduz o custo e o esforço associados a esta etapa. Entretanto, em alguns casos, essas ferramentas de geração de testes apresentam deficiências gerando testes de baixa qualidade e cobertura. Assim, modificações nessas ferramentas podem ser implementadas para mitigar os efeitos de suas deficiências. Assim, neste trabalho nosso objetivo é avaliar os testes gerados pela ferramenta Randoop e suas modificações, quanto a cobertura de código, número e qualidade dos testes gerados.
    Apresentação: dia: 24/08/2021, hora: 11:00, local: google meet

  26. Título: Avaliação de Estratégias de Seleção de Instância e de Atributos em Série
    TG:aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Wallace Soares dos Santos Júnior
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Prof. George Darmiton da Cunha Cavalcanti
    Possíveis Avaliadores: Paulo Salgado
    Resumo da Proposta: A grande massa de dados produzida pela humanidade traz não somente benefícios. Se faz necessário possuir poder computacional suficientemente capaz de processar estes dados. Um dado que não se pode extrair informação não significa nada. Técnicas foram criadas ao longo dos anos para que, independente do dispositivo de hardware, houvesse capacidade de processamento de grandes massas de dados. Seletores de instâncias e atributos são alguns exemplos. O foco deste trabalho é avaliar os resultados a partir da combinação de um seletor de protótipos - Ranking-based instance selection - e um seletor de atributos - RelieF colhendo métricas como: acurácia, redução de instâncias, redução de atributos e redução da matriz de dados.
    Apresentação: dia: 19/08/2021, hora: 15:00, local: google meet

  27. Título: O IMPACTO DO USO DO BLOCKCHAIN COMO BANCO DE DADOS NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
    TG:
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    Autor(a): Yuri Monteiro Rufino
    Curso: Engenharia da Computação
    Orientador(a):​ Eduardo Antônio Guimarães Tavares
    Possíveis Avaliadores: Eduardo Antônio Guimarães Tavares , Jamilson Ramalho Dantas
    Resumo da Proposta: O Blockchain é uma tecnologia que tem ganho uma grande relevância a nível global. Inicialmente, o protocolo era voltado para a implementação da criptomoeda Bitcoin, porém outros segmentos da indústria começaram a utilizar o mesmo para otimizar seus processos, como a indústria alimentícia, varejo e órgãos governamentais. Neste trabalho, trataremos de como a indústria de software pode se beneficiar com o uso do Blockchain como um banco de dados distribuído, e as vantagens e desvantagens do uso do mesmo.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

Sistemas de Informação
Responsável: Profa. Liliane Salgado / Prof. Kiev Santos da Gama (kiev@cin.ufpe.br)


  1. Título: Proposta de um jogo virtual no aprendizado da operação Matemática de multiplicação em estudantes do 2º ano do ensino fundamental
    TG:
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    Autor(a): Ana Cláudia de Lima
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
    Possíveis Avaliadores: Bernadette Farias Lóscio, Alex Sandro Gomes
    Resumo da Proposta: A disciplina de Matemática é, conhecidamente, uma das mais temidas por estudantes dos ensinos fundamental e médio. Apenas 15,5% dos estudantes do 5º ano apresentaram níveis satisfatórios de proficiência em Matemática em 2017. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) podem contribuir com o ensino da Matemática em toda a vida escolar, tornando o aprendizado da matéria menos penoso para estudantes com dificuldades em assimilar seus conhecimentos. Este trabalho tem como objetivo propor um jogo para auxiliar o aprendizado da multiplicação em estudantes do 1º ano do ensino fundamental, avaliando sua utilidade e usabilidade.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  2. Título: Aplicativo Móvel para identificação de alimentos prejudiciais à pessoas com diagnóstico de intolerância ou alergia alimentar, e seus respectivos substitutos.
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Arthur Justino da Mota Modesto Silva
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Henrique Rebêlo
    Possíveis Avaliadores: Giordano Cabral, Alex Sandro
    Resumo da Proposta: Um fato relevante da nossa realidade que atinge e impacta negativamente milhões de pessoas no mundo, é a existência das intolerâncias e alergias alimentares, só a intolerância a lactose, por exemplo, atinge em torno de 75% da população mundial. Para isso, a minha proposta de solução para os problemas citados, é um aplicativo móvel que possui o seguinte fluxo de funcionamento: O usuário em primeiro momento cadastra as suas intolerâncias e alergias alimentares, e após feito isso, poderá fotografar o rótulo traseiro de produtos com a câmera do celular, e partir do algoritmo do app juntamente com a api da Google de reconhecimento de imagens (Google Vision), terá o retorno se pode ou não consumir aquele alimento. Já a segunda funcionalidade do aplicativo, será uma indicação de possíveis locais de vendas de produtos orgânicos, veganos e vegetarianos para usuários que tenham interesse em produtos dessa linha.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  3. Título: Análise de estratégia de sobrevivência de startup em fase de escalabilidade: um estudo de caso
    TG:
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    Autor(a): Arthur Oliveira de Melo Moreira
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Hermano Perrelli de Moura
    Possíveis Avaliadores: Veronica Teichrieb
    Resumo da Proposta: Por lidarem com soluções inovadoras, as startups fazem parte de um cenário de incerteza. É comum que uma startup em fase de validação (fase inicial) reduza essas imprecisões ao investigar os diferentes caminhos e realizar testes de soluções para os problemas encontrados. Entretanto, mesmo depois de ter sucesso na fase das validações, já tendo um modelo de negócios definido e testado, uma startup em fase de escalabilidade pode sofrer com algum fator externo, provocando um aumento no nível de incerteza. Neste trabalho será feito um estudo de caso sobre uma startup em fase de escalabilidade em meio a uma ruptura no seu mercado. A empresa estudada é a Even3, uma startup fundada em 2016, que atua no mercado de eventos científicos e acadêmicos. O produto principal da empresa é uma plataforma online que engloba tanto os idealizadores de eventos quanto os congressistas, e facilita a experiência para ambos. No ano de 2020, os eventos científicos foram afetados pelo distanciamento social, causado pela COVID-19. Após a onda de cancelamentos dos eventos presenciais, a Even3 contou com a queda dos seus principais indicadores-chave: número de inscrições, número de eventos ativos na plataforma e número de usuários ativos. Este trabalho espera observar as hipóteses de solução visando uma estratégia de sobrevivência da empresa, bem como comparar os resultados esperados com os resultados obtidos.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  4. Título: Uma pesquisa de campo sobre a capacidade de adoção da abordagem PBL em instituições privadas brasileiras de Ensino Superior em Computação
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Caio César Silva Guedes
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Simone Cristiane dos Santos
    Possíveis Avaliadores: Kiev Gama, Geber Ramalho
    Resumo da Proposta: A evasão escolar tem se mostrado um grande problema da educação brasileira. Não somente nos níveis mais básicos da jornada estudantil, mas também em estágios mais avançados, como o da graduação, onde as metodologias de ensino tradicionais afastam os alunos da realidade enfrentada no mercado de trabalho, colocando-os numa situação de domínio de conteúdos teóricos que são, por sua vez, pouco úteis na resolução de problemas reais encontrados no cotidiano empresarial. Este trabalho tem por objetivo a apresentação de uma pesquisa de campo acerca da possibilidade de adoção da metodologia PBL (Problem-Based Learning), metodologia que busca o aprendizado baseado em problemas reais por parte das Instituições Privadas Brasileiras de Ensino Superior na área de computação.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  5. Título: Testes de acessibilidade em contexto ágil: proposta de heurística para testes exploratórios
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Claudio Victor Rosas Pacheco
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Possíveis Avaliadores: Juliano Iyoda, Marcelo D'Amorim
    Resumo da Proposta: A atividade de teste de software é imprescindível para elevar os níveis de qualidade de diversos produtos de software. Segundo a norma ISO/IEC 25010, uma das características que definem a qualidade é a usabilidade, que abarca outras seis outros atributos, entre eles a acessibilidade: capacidade de adequação de sistema para usuários que possuem diferentes tipos de limitações. Apesar disso, testes de acessibilidade não são comumente difundidos na comunidade de engenharia de software, e raramente recebem a devida atenção no mercado, mesmo em meio a diversas normas e legislações vigentes. Assim sendo, este trabalho propõe uma heurística de teste que pode ser aplicada em sessões de testes exploratórios de forma a verificar o nível de conformidade de páginas web em relação a padrões pré-definidos de acessibilidade.
    Apresentação: dia: 30/08/2021, hora: 09:00, local: Google Meet

  6. Título: Implantação de uma nova ferramenta de monitoramento de rede na UFPE utilizando práticas de ITIL
    TG:
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    Autor(a): Edson Neri
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Alexandre vasconcelos
    Possíveis Avaliadores: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
    Resumo da Proposta: No contexto organizacional atual, praticamente todas as organizações necessitam de uma rede de internet estável e de qualidade para manter sua prestação de serviço e uma contínua produção. A fim de garantir esta disponibilidade contínua, surge a estratégia de monitorar a rede com o objetivo de prever e diagnosticar de forma rápida e remota qual o equipamento ou serviço apresenta falha. Além da previsão e diagnóstico dos problemas, o monitoramento permite a criação de um relatório sobre o comportamento da rede durante um determinado período definido, facilitando a tomada de decisões futuras e melhorias na infraestrutura. Atualmente a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passa por uma situação crítica na área de monitoramento de rede, pois com a compra de equipamentos de fabricantes diferentes, a ferramenta de monitoramento atual se tornou inviável, pois atende apenas uma parcela dos ativos de rede presentes no campus, perdendo funções fundamentais como prevenção, diagnóstico e até mesmo resolução de incidentes. Em meio a este cenário, começaram as discussões de como seria possível a implementação de uma nova ferramenta de monitoramento. O processo começou com a escolha da ferramenta, o zabbix, que é uma solução de monitoramento de infraestrutura livre de custos com notificações do ambiente e um monitoramento proativo. Esta ferramenta atende a iniciativa do governo federal brasileiro que visa a adoção de softwares livres em instituições públicas, com o objetivo de reduzir custos. Esta transição de ferramenta será apoiada por boas práticas oferecidas pelo framework ITIL versão 3, o qual apresenta diretrizes para oferecer serviços de tecnologia da informação de qualidade.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  7. Título: Benefícios e Desafios do uso da IA na Educação Superior: Uma revisão sistemática da literatura
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Érico Moutinho Medeiros
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Simone C. dos Santos
    Possíveis Avaliadores: Luciano Barbosa, Geber Ramalho
    Resumo da Proposta: Esse trabalho de graduação tem por objetivo analisar os estudos mais recentes relacionados ao uso de Inteligência Artificial na Educação superior, nos últimos 5 anos (2015 a 2020), abrangendo os estudos encontrados em ZAWACKI-RICHTER, Olaf a partir de 2015, adicionados aos estudos encontrados no intervalo de 2018-2020. Para realizar a pesquisa sistemática dos estudos neste último intervalo, será usado o mesmo protocolo de busca e bases de pesquisa utilizados no estudo de Olaf et. al., mantendo a consistência do método. A pesquisa também contará com o apoio de outros dois pesquisadores no processo de coleta dos novos estudos, como recomenda o método de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de Kitchenham.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  8. Título: Catálogo de Metadados de Rastreabilidade em Data Lakes
    TG: aqui
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    Autor(a): Gabriel Estevam Longuinhos
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Bernadette Farias Loscio
    Possíveis Avaliadores: Robson Fidalgo
    Resumo da Proposta: A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) dispõe, sobre o tratamento de dados pessoais com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade da pessoa natural. Data lakes são soluções de Big Data que armazenam dados heterogêneos em seu formato mais bruto, dentre esses dados, podem haver muitos dados pessoais que recebem diversos tratamentos. Uma maneira de fornecer transparência sobre o tratamento realizado nos dados em data lakes é por meio da captura de metadados de rastreabilidade. Atualmente existem várias abordagens para coleta de metadados, no entanto, poucas estratégias exploram o uso desses metadados. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é disponibilizar um catálogo que permita consultar e explorar os metadados coletados em ambientes de data lake.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  9. Título: Utilização de técnicas de business intelligence para o apoio à tomada decisão quanto à evasão e retenção escolar no ensino superior
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    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Gabriel Mac'Hamilton Renaux Alves
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Robson Fidalgo do Nascimento
    Possíveis Avaliadores: Carla Taciana Lima Lourenço Silva, Sergio Soares
    Resumo da Proposta: Um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU é o fornecimento de um ensino de qualidade para todos, intenção esta que coincide com o principal objetivo de uma instituição pública de ensino superior: o fornecimento de ensino público de qualidade, formação, e capacitação de seus estudantes para o mercado de trabalho. Porém, tal tarefa constitui em um desafio hercúleo para todos os atores da instituição, sendo um dos principais desafios a retenção dos alunos, que diante de diversos desafios enfrentados pelos mesmos, acabam entrando em situação de evasão escolar, onde o aluno deixa definitivamente o curso em que se matriculou originalmente na universidade sem concluí-lo. Tal processo gera diversos prejuízos para a Instituição Pública, por conta da grande quantidade de recursos da União investidos que não tiveram o retorno desejado. Um método eficiente de melhor gerenciar essa retenção e evasão dos alunos é conhecendo dados sobre eles, pois não há como gerenciar algo que não se pode medir. Para auxiliar na solução deste problema, este trabalho busca utilizar técnicas de business intelligence trazendo uma análise descritiva para geração de insights para os gestores dos cursos de instituições de ensino, seus coordenadores, para assim auxiliar na tomada de decisão sobre como evitar a evasão escolar e reter seus alunos. Neste trabalho foram analisados dados dos cursos do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco utilizando dados simulados em conjunto com dados mascarados obtidos do Sistema de Gestão Acadêmica da UFPE. Palavras-chave: Business intelligence; data warehouse; educação; ensino superior; evasão escolar; retenção
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  10. Título: IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA VALORAÇÃO DE STARTUPS
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Gerson Ferreira Braga
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ José Carlos Cavalcanti
    Possíveis Avaliadores: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann, Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
    Resumo da Proposta: O resumo deste trabalho é tentar contribuir para um maior conhecimento sobre como são pensadas, desenhadas e implementadas as estratégias de negócios das startups. De forma, específica, pretende-se conhecer como estratégias de negócios estão sendo desenvolvidas com Design Thinking- DT.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  11. Título: Privacidade e Segurança em Aplicativos Móveis de Saúde Feminina
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Isabel Lima
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Carla Silva
    Possíveis Avaliadores: Jéssyka Vilela, Carina Frota
    Resumo da Proposta: A interseção entre saúde e tecnologia tem recebido bastante atenção nos últimos anos e parte disso é devido aos aplicativos de saúde para dispositivos móveis. Desde aplicativos voltados ao acompanhamento da saúde mental, até aplicativos de monitoramento de exercícios físicos e medicamentos. Um subgrupo desse ecossistema, o de aplicativos focados em saúde reprodutiva feminina, vem crescendo bastante. Essa fatia de mercado que foi avaliada em 1 bilhão de dólares em 2018 [Ros19] e é estimada que chegue a 600 bilhões em 2025 [Fro18]. Os aplicativos oferecem muitas funcionalidades para auxiliar no gerenciamento de ciclo menstrual, uma prática que mulheres fazem desde antes de aplicativos. Fazendo esse acom- panhamento é possível ter uma indicação de como seu corpo está, entender as mudanças que acontecem a cada fase do ciclo, estar preparada e até ajudar a informar profissionais de saúde em consultas médicas [ELK+17] . Para isso, dados sensíveis sobre a saúde (geral e reprodutiva) são confiados a esses aplicativos [SB20]. No entanto, muitos desses aplicativos deixam a desejar quando o quesito é proteger a pri- vacidade de suas usuárias. Uma breve busca com keywords como privacy e period-tracker mostram notícias graves. Desde de falhas de seguranças que ganharam a mídia [Tea], até casos de empresas acusadas de compartilhar dados sem consentimento de usuárias [GS]. Nesse con- texto, investigar a confiabilidade de aplicativos de gerenciamento de ciclo menstrual é urgente. Esse trabalho irá avaliar as práticas de privacidade dos principais aplicativos de saúde feminina e a importância das mesmas para usuárias. Essa avaliação se dará através de uma pesquisa com usuárias, no formato de um survey, e uma investigação das politicas de privacidade dos aplicativos.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  12. Título: Uma ferramenta para especificação de requisitos de privacidade: Privacy Criteria Method Tool
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Jean Carlos do Nascimento Silva
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann
    Possíveis Avaliadores: Alexandre Vasconcelos, Jéssyka Vilela
    Resumo da Proposta: Incidentes recentes mostram a insipiência com os requisitos não-funcionais (NFR) em Desenvolvimento Ágil de Software (do inglês, Agile Software Development - ASD), mais especificamente com a privacidade. Um dos desafios é tornar a fase inicial de especificações de requisitos algo simples e acessível. Pensando nisso, foi desenvolvido o Privacy Criteria Method Tool (PCM Tool), uma ferramenta baseada no Privacy Criteria Method (PCM), abordagem de especificação de requisitos de privacidade. O PCM Tool é uma aplicação Cliente/Servidor que permite ao usuário criar e gerenciar projetos, gerar artefatos e compartilhar com outros usuários para visualização e/ou colaboração conjunta. Contudo, o PCM Tool não consegue mais refletir a estrutura proposta pelo PCM. Além disso, pesquisas recentes relatam a insatisfação quanto a usabilidade da ferramenta. Portanto, o foco deste trabalho é apresentar a ferramenta PCM, suas melhorias, bem como produzir um manual de uso do PCM Tool e elencar os benefícios decorridos do seu uso. Para isso, foram planejadas melhorias na ferramenta, bem como a condução de sua avaliação com usuários específicos. Por fim, espera-se que a ferramenta reflita as mudanças do método PCM e seja avaliado positivamente pelos usuários.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  13. Título: ANÁLISE DO TRATAMENTO DADO A TESTES FLAKY NAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE RECIFE-PE
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Johnny Mayron Santana Ferreira
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Breno Alexandro Ferreira de Miranda
    Possíveis Avaliadores: Juliano Iyoda, Marcelo D'Amorim
    Resumo da Proposta: O objetivo deste trabalho é apresentar relatos do tratamento que o mercado local (empresas da Região Metropolitana do Recife) têm tomado em relação aos Testes Flaky, quais ações têm sido tomadas e são efetivas, como elas têm resultado na qualidade do produto após o lançamento para os clientes e por fim cruzar essas informações com as ideias propostas pela literatura mais recente.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  14. Título: ANÁLISE COMPARATIVA DE MODELOS DE DEEP LEARNING BASEADOS EM INTERPRETABILIDADE NO CONTEXTO DE PATOLOGIA COMPUTACIONAL
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Márcio de Aquino Soares Filho
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Fernando Maciano de Paula Neto
    Possíveis Avaliadores: Leandro Maciel Almeida
    Resumo da Proposta: O uso de Deep Learning no contexto de saúde, especificamente na patologia computacional, enfrenta alguns desafios, entre eles a falta de interpretabilidade em modelos. Entretanto, o avanço no desenvolvimento das redes neurais tem permitido que seja possível ampliar a capacidade de interpretabilidade dos modelos, tornando assim seus resultados capazes de gerar mais valor além da classificação/predição. Considerando esse cenário, a proposta desse trabalho é realizar o treinamento de alguns modelos baseados em interpretabilidade, utilizando a base CAMELYON16, e comparar os resultados de cada um desses modelos. Os modelos serão treinados com ProtoPNet, Grad-CAM, Part R-CNN e MG-CNN Palavras chaves: Deep Learning, Interpretabilidade, Patologia computacional, Redes Neurais
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  15. Título: Desafios na implantação da LGPD
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Matheus Heliodoro
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Vinicius Garcia
    Possíveis Avaliadores: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann, Jessyka Vilela
    Resumo da Proposta: Com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados, surgem novos desafios com relação ao gerenciamento de dados e informações de clientes e usuários de diversas plataformas. Este trabalho tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados em decorrência da implantação na LGPD em organizações, e além disso, buscar soluções no meio acadêmico que possam ajudar a resolver os problemas. Com isso, o trabalho busca refinar os estudos por trás da nova lei de proteção de dados, aprofundar um pouco mais no seu funcionamento e suas aplicações na vida real, e por final, propor métodos para sua implantação de uma forma mais suave dentro de organizações.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  16. Título: PlatFi - Finanças a partir das plataformas Digitais
    TG:
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    Autor(a): Matheus Marconi Ferreira Ramos
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ José Carlos Cavalcanti
    Possíveis Avaliadores: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann, Cristiano Coelho Araujo
    Resumo da Proposta: O surgimento e sucesso das novas tecnologias de finanças digitais, que incluem uma variedade de produtos, aplicações, processos, modelos de negócios, facilidade e praticidade, vem fazendo com que grandes players e instituições financeiras tradicionais se adequem e transformem seu modelo de prestação de serviços. Além disso, o comportamento das gerações mais jovens, que cresceram em contato com a internet e smartphones, também vem exigindo mudanças de paradigma. As plataformas digitais financeiras são modelos de negócio digital que operam com o uso de tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial e outros recursos e se tornaram um instrumento da transformação digital em grande escala que vem acontecendo no mundo. Tal transformação tem a ver não apenas com o comportamento das novas gerações, mas com a importância desse novo “ecossistema” a partir de iniciativas feitas por empresas que dominam tais plataformas, que certamente irão impactar o desenho do sistema financeiro internacional, uma prova disso foi a atenção do FSB – Financial Stability Board, uma organização internacional que monitora e faz recomendações sobre o sistema financeiro global (*). Em dezembro de 2009 o FSB publicou o relatório intitulado “BigTech in finance: Market developments and potential financial stability implications”. Com tudo este tema ainda não tem tido o destaque que merece no meio acadêmico. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo contribuir para um maior entendimento do tema ao fazer uma revisão da literatura, que ainda se mostra escassa e dispersa.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  17. Título: PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO TÉCNICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
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    Autor(a): Pedro Rodolfo Gomes de Souza
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
    Possíveis Avaliadores: Carla Taciana Lima Lourenco Silva, Giordano Ribeiro Eulalio Cabral e/ou Simone Cristiane dos Santos
    Resumo da Proposta: Segundo o Fórum Econômico Mundial (2015, p. 2) - que é o principal encontro de empresários, empreendedores e gestores - as competências necessárias para o profissional do século 21, são, dentre elas, criatividade, resolução de problemas, curiosidade e iniciativa, também citando a alfabetização em TIC. A Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio, que compõe Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), popularmente conhecida como curso técnico, segundo o Ministério da Educação (MEC), visa preparar o profissional para ingressar no mercado de trabalho. Essa habilitação é desenvolvida através de saberes e competências com bases científicas e tecnológicas, visando o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias nos processos de trabalho. No Brasil, é uma das principais portas de entrada para a empregabilidade, segundo um levantamento feito no ano de 2019 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que apontou uma taxa de empregabilidade acima de 80%. O desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias, citados pelo MEC, podem ser relacionados com as competências do Fórum Econômico Mundial, porém, podem ser potencializados, principalmente nos primeiros anos dos cursos técnicos, onde surgem os conceitos basilares para o desempenho da profissão. Um dos meios de se atingir essa potencialização, é através do desenvolvimento do Pensamento Computacional, que envolve a resolução de problemas, projeção de sistemas e compreensão do comportamento humano, através da utilização de conceitos fundamentais da Ciência da Computação. (WING, 2006). Segundo Blikstein (2008), o Pensamento Computacional permite a utilização do conceitual e ferramental da computação para aumentar a “produtividade, inventividade e criatividade” das pessoas.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  18. Título: Desenvolvimento de um aplicativo e software 4.0 para a transformação digital em uma empresa de Consultoria e Treinamento
    TG:
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    Autor(a): Roberto Oliveira da Silva Filho
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Carla Silva
    Possíveis Avaliadores: Vinícius Garcia
    Resumo da Proposta: O processo de inclusão de tecnologias de aplicativo e software 4.0 e o levantamento de requisitos de desenvolvimento na possível solução dos gargalos por ausências de sistemas informatizados, na contribuição de atendimento personalizado e onde o escopo das funcionalidades, atributos de qualidade e serviços ofertados e restrições descritas. Destaca-se que se trata de uma empresa de consultoria e treinamento também da área de tecnologia, será o nosso objeto de pesquisa para tal implementação, apresentaremos uma solução técnica por meio do aplicativo para contribuir na empresa supracitada tanto no formato B2B e B2C para facilitar a sua compreensão. Levando em consideração a importância das atividades remotas em detrimento da pandemia da COVID19, tal aplicativo permitirá 100% do atendimento no formato remoto e de forma personalizada. Feito também junto ao empresário e sua equipe, utilizando React Native e linguagem JavaScript.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  19. Título: Soluções de BI para o departamento de logística de uma empresa de distribuição de energia elétrica
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    Autor(a): Sidney Felipe da silva
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Adiel Teixeira de Almeida Filho
    Possíveis Avaliadores: Júlio Cezar Soares Silva, Nivan Roberto Ferreira Júnior
    Resumo da Proposta: Nos tempos atuais, conhecer e analisar todos os dados que envolvem os processos de uma organização deixaram de ser uma opção para se tornar uma necessidade dentro do mundo corporativo, conseguir medir postos chaves dentro da operação pode trazer melhorias na produção, redução de custos ou até oportunidade de expansão e melhoria do negócio. Neste trabalho de graduação serão abordadas as etapas de implementação de uma solução de BI nos processos do departamento de logística de uma empresa do ramo de distribuição de energia elétrica, abrangendo os processos de compra e distribuição de materiais.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  20. Título: Simulando o Perceptron quântico em bases de dados reais
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Thomaz Barbosa Maciel
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Fernando Maciano de Paula Neto
    Possíveis Avaliadores: Stefan Michael Blawid
    Resumo da Proposta: Modelos quânticos de aprendizagem máquina têm sido propostos para unir as vantagens da computação quântica com a adaptabilidade e generalização de comportamento dos modelos inteligentes. Uma das implementações mais simples e aplicáveis é o neurônio “Perceptron”, desenvolvido por Frank Rosenblatt, cuja versão quântica eficiente foi proposta por Francesco Tacchino et. al. Este trabalho propõe a análise da execução e treinamento da implementação de tal modelo, utilizando diferentes bases de dados binárias e diferentes valores paramétricos, caracterizando o treinamento em diversos ambientes de experimentação.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  21. Título: VISUALIZAÇÃO DE DADOS GEOGRÁFICOS – UMA ANÁLISE DA FERRAMENTA POWER BI
    TG: aqui
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Vanessa Vieira da Conceição
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Robson do Nascimento Fidalgo
    Possíveis Avaliadores: Adiel Teixeira de Almeida Filho
    Resumo da Proposta: Na era atual há uma produção enorme de dados, e grande parte desses dados estão relacionados com atributos geográficos, que se analisados de forma correta e com a utilização de boas ferramentas e visualizações, podem trazer informações valiosas para diversas áreas como marketing, logística, recrutamento e seleção, distribuição de água e energia elétrica, educação, produção de alimentos, distribuição de leitos e de vacinas, dentre outras. Este trabalho pretende fazer uma análise do Power BI, que é uma das ferramentas de self-service BI mais utilizadas para análise gráfica de dados, incluindo dados geográficos. Será utilizada uma base de dados do site Moovit, com dados de itinerários de linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. Será realizada a comparação das seguintes técnicas de visualização de dados geográficos: Mapa coroplético , Mapa de formas, Heatmap, Dot map, Cluster Markers, Bubble Map, Cartograma e Flowmap. Também serão comparados os operadores de interação, relacionados a navegação (contexto e foco), a seleção (realce, remoção e alteração de dados e seleção condicional), a filtros e a conexão (linked selection, brushing, brusinh and linking).
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  22. Título: Manifesto DATA DRIVEN Um guia para transformação de organizações
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Wellington Marinho de Oliveira Filho
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Vinicius Cardoso Garcia
    Possíveis Avaliadores: Nelson Rosa, Leopoldo Teixeira
    Resumo da Proposta: Com a crescente dinâmica dos mercados, onde as organizações precisam cada vez mais de velocidade e assertividade na tomada de decisão, faz se necessário - quase mandatório - a otimização dos seus processos e estratégia de negócio. Para isso, é fundamental que as organizações passem a considerar os dados como um artefato de primeira grandeza, servindo de insumo para o estabelecimento de uma estratégia da informação transversal a todos os seus setores/departamentos/unidades. Visando o enfrentamento deste desafio, um planejamento para um bom gerenciamento desses dados e o desenvolvimento estratégico da utilização dessas informações deve ser investigado. Neste contexto este trabalho propõe um manifesto com boas práticas e costumes para construção de uma estratégia de negócios dirigida a dados nas organizações.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL

  23. Título: Implantação do processo de verificação e validação de software em uma empresa de pequeno porte com foco no nível G do MPS.BR
    TG:
    Proposta inicial: aqui
    Autor(a): Williams Melo de Aguiar Junior
    Curso: Sistemas de Informação
    Orientador(a):​ Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
    Possíveis Avaliadores: Hermano Perelli, Carina Frota
    Resumo da Proposta: O modelo MPS.BR se propõe a melhorar o processo de desenvolvimento de software. Em particular, este trabalho focará no nível de maturidade G deste modelo, o qual tem foco em disciplinar os processos de projetos. Para facilitar o desenvolvimento do trabalho, apenas as áreas de processo de verificação e validação do MPS.BR serão analisadas. Espera-se como resultado a melhor compreensão dos problemas referentes aos processos de testes e verificação tendo como base o nível G do MPS.BR, o qual será utilizado para a melhoria de processos da empresa, a qual não conta atualmente com um processo de verificação e validação formalmente definido em seu processo de desenvolvimento. Ao final deste trabalho, será possível apresentar um modelo de processo a ser seguido pela empresa com o objetivo de validar e verificar um produto de qualidade.
    Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL