Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de
Informação
Trabalhos de Graduação - 2020.2
Ciência da Computação
Responsável: Prof. Juliano Iyoda (jmi@cin.ufpe.br)
Código da disciplina no Google Classroom:
ledcxms
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Título: Provisionamento de Recursos em Ambientes Multi Nuvem
Heterogêneas
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Adriano Damascena Mendes Pereira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Carlos André Guimaraes Ferraz
Possíveis Avaliadores: Vinícius Cardoso Garcia e Kelvin Lopes Dias
Resumo da Proposta:
Este trabalho tem como objetivo o estudo, categorização e comparação dos métodos utilizados no provisionamento de recursos em ambientes multi-nuvens heterogêneas. Ou seja, ambientes com diferentes tipos de recursos e diferentes provedores dos mesmos.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Uso de conteúdo provido por serviços para melhorar o processo de deploy contínuo de aplicações mobile
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Arthur Henrique de Lima Pires
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Vinícius Cardoso Garcia
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Kiev Santos Gama
Resumo da Proposta:
Desenvolver um serviço e uma aplicação mobile, que conversem entre si e o serviço consiga ditar o comportamento da aplicação, ou seja, BDC. Deve ser feita também uma integração de deploy com o serviço, fazendo com que alterações feitas no serviço se propaguem para a aplicação de forma consistente e o mais rápido possível. Além de diferenciar e comparar o mesmo com outras abordagens, como aplicações Web, uso de Feature Toggle e do uso de serviços como os de Code Push.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: ENSINO DE DESIGN PARA DESENVOLVEDORES DE SOFTWARE USANDO MÉTODOS HEURÍSTICOS DE USABILIDADE
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Carolina Carneiro Reis e Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Alex Sandro Gomes
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
Sincronizar esforços entre desenvolvedores e especialistas em experiência do usuário (UX)
é um dos maiores desafios na rotina de trabalho de uma equipe multifuncional. Como
assegurar que os membros do time de desenvolvimento conhecem os limites que sua
implementação impacta na interface do sistema? É a partir desta reflexão que se tem por
objetivo entender a percepção de desenvolvedores de software sobre sua atuação na
construção de interfaces de produtos de software. Esse documento propõe por meio de estudo investigar os aspectos e motivações sobre a influência que o conhecimento sobre métodos heurísticos de usabilidade, como ferramentas confiáveis e educativas, pode auxiliar desenvolvedores com pouco ou até mesmo nenhum entendimento em design de interação a implementarem interfaces mais assertivas às necessidades do usuário e estarem compreendidas aos artefatos enviados pela equipe decriação. Será avaliado pelo método indutivo o entendimento de design dos desenvolvedores sobre interface e a projeção dos conceitos de usabilidade como aprendizado em seu
contexto de atuação. Como resultado espera-se que sejam apresentadas validações, modelos e argumentos que expressem a influência que esses conceitos heurísticos exercem sob as funções de trabalho deste profissional de software.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Ferramenta para Criação de Trilhas Sonoras Adaptativas e Personalizadas em Jogos Digitais
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Daniel Filgueira Bezerra
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Geber Ramalho
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral e Felipe Calegario
Resumo da Proposta:
Nos anos recentes, o desenvolvimento independente de jogos digitais ganhou
crescente atenção, à medida que ferramentas e conhecimentos de game design se
democratizaram. Porém, ainda é uma atividade lenta e custosa, tendo em vista a
diversidade de especialidades que um desenvolvedor indie deve ter, para conseguir criar um jogo sozinho, ou com um pequeno grupo de pessoas. Uma das mais raras especialidades dentre esses desenvolvedores, e ponto fundamental de qualquer jogo, é a composição e design de sons e trilha sonora. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e teste de uma ferramenta de fácil uso que seja uma alternativa ao processo de composição de faixas musicais, e que ainda assim consiga refletir a intenção do jogo através da trilha sonora, para quem o jogar.
Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 15:30, local: Google Meet
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Título: Uma análise do consumo de recursos computacionais pelo protocolo Hypertext Transfer Protocol Version 3 (HTTP-over-QUIC ou QUIC)
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Diogo Wellyngton de Souza Barbosa
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kelvin Lopes Dias
Possíveis Avaliadores: José Augusto Suruagy Monteiro e Nelson Souto Rosa
Resumo da Proposta:
A internet ou rede mundial de computadores, em seu formato atual, surgiu por volta dos anos 80 em meio às revoluções tecnológicas que foram legadas do final da
Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria, ela surgiu devido a necessidade de criar alternativas de comunicação mais eficientes aos tipos tradicionais da época. O surgimento de redes de comutação de pacotes como a Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET) foi um passo essencial para o modelamento da Internet como ela é atualmente. Durante todo esse tempo a Internet passou por muitas evoluções, a demanda pelo aumento do consumo e criação de conteúdo nela gerou uma sobrecarga de
dados muito grande na rede, abrindo assim espaço para discussões sobre possíveis melhorias nas tecnologias já existentes e também na criação de novas, sejam a
nível de software quanto de hardware. A maior parte do tráfego da Internet vem da World Wide Web (WWW ou só Web), é nela onde as pessoas acessam sites, aplicações, conteúdos sob demanda, streaming e etc.[1] A internet e Web são regidas por protocolos de comunicação e vários deles evoluíram e foram criados de acordo com as novas demandas que foram surgindo, alguns tem um destaque importante nesse contexto, são eles: Internet Protocol (IP), Transmission Control Protocol (TCP), User Datagram Transport (UDP), Quick UDP Internet Connections (QUIC) e Hypertext Transfer Protocol (HTTP), esse último sendo o principal protocolo da Web. [4] Este trabalho consiste em analisar a evolução do protocolo HTTP durante o tempo, especificando as melhorias e recursos disponibilizados nas suas versões mais utilizadas na Web e mensurar através de experimentos quais impactos em relação ao desempenho em relação ao consumo de recursos computacionais pelo sua versão mais atual HTTP/3 (HTTP-over-QUIC) em relação a sua versão anterior e o HTTP/2, com base no TCP, bastante utilizada na Web. [3] [6] A análise tem como objetivo principal verificar quais os impactos em relação à eficiência do consumo de recursos computacionais em uma eventual mudança de padrão do HTTP na Web, pois com o advento principalmente da computação em nuvem e o surgimento de serviços sob demanda, qualquer impacto em relação ao consumo de recursos computacionais (processamento, rede, entres outros) e a dificuldade de implementação está diretamente ligado ao impacto financeiro, custando mais para quem consumir mais.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Análise de desempenho de jogos no combate dos efeitos psicológicos
adversos em situações de isolamento social
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Édipo Ândersen Freitas e Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
Possíveis Avaliadores: Geber Lisboa Ramalho e Filipe Calegário
Resumo da Proposta:
Da economia até a saúde, o surto mundial de coronavírus tem causado preocupação nos mais diversos setores do planeta. A abordagem governamental atual é a de adotar medidas que tendem a viabilizar a estadia da população em suas casas, a conscientizar e recomendar isolamento social. O trabalho
apresentado aqui tem o objetivo de analisar a eficácia de um jogo psicoterapêutico para combater os efeitos psicológicos adversos dessa medida. Para esse propósito, será desenvolvido um jogo seguindo metodologias de design voltada para grupos afetados pelo isolamento social²³⁴. Dito isso, espera-se que com esse trabalho se desenvolva um produto que possa se provar eficiente na manutenção de um bem estar psicológico. Sendo válido tanto em sentido de bem-estar quanto de informação.
Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 11:30, local: Google Meet
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Título: Previsão de Estimativas de Atividades no Scrum utilizando dados de ferramentas de desenvolvimento de software
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Egberto Silva de Santana
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Luciano Barbosa
Possíveis Avaliadores: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto e Cleber Zanchettin
Resumo da Proposta:
Estimar horas de atividades em um Planejamento de Sprint é uma
prática comum no Scrum e recorrente no processo de desenvolvimento ágil
de software e que muitas vezes não é simples e fácil, visto que requer um
bom engajamento do líder técnico da equipe junto com os demais
desenvolvedores. Muitas vezes as ferramentas de gerência de Software
como o Jira por exemplo, não são atualizadas corretamente pela equipe,
gerando dados mal informados ou inconsistentes que não condizem com o
que de fato deveria ser registrado durante a sprint. É crucial que a fase de
estimativa feita pela equipe para as atividades da sprint seja bastante pontual e estimada com pouca margem de erro, para assim não quebrar toda a
garantia de entrega em partes que o Scrum propõe. Visto que cada membro
participante da reunião de planejamento pode ter uma estimativa diferente,
existem problemas que podem ocorrer durante a estimativa, como por
exemplo, ao estimar uma atividade, um ou outro membro da equipe pode não
ter a dimensão de complexidade suficiente para estimar esta tarefa e acabar
estimando um tempo muito maior ou muito menor para o desenvolvimento da
atividade. Este trabalho tem como objetivo implementar uma solução
utilizando técnicas na área de ciência de dados e aprendizagem de máquina
para o problema de predição de estimativas de horas em uma atividade de
desenvolvimento de software no scrum.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Um estudo de operadores de janela com combine em swift
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Franclin Cabral Menezes de Oliveira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Gama
Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho
Resumo da Proposta: Dada a uma infinidade de eventos que acontecem em atividades diferentes, o uso de operadores de janela são interessantes para criação de um subconjunto de eventos para um processamento mais profundo de determinadas atividades. Para isso este trabalho visa explanar como funcionam eventos do tipo janela apresentando alguns casos de uso desses
operadores e possivelmente auxiliar na criação de uma biblioteca que visa extender o framework Combine adicionando tais operadores.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Automação de Canary Deployments em Clusters de Kubernetes usando Istio e GitHub Actions
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Gustavo Henrique Lopes de Souza
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Vinícius Cardoso Garcia
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
Neste trabalho, será descrita uma automação que fará canary deployments em ambientes Kubernetes utilizando continuous delivery (CD) com GitHub Actions e Istio como plataforma de Service Mesh. Inicialmente, serãoo apresentadas as motivações da recente larga adoção do Kubernetes como principal serviço de orquestração de containers. Em seguida, será feita uma breve introdução dos principais conceitos e funcionalidades do Kubernetes. Além disso, também serão apresentados os conceitos de canary deployment, continuous delivery, service mesh e as ferramentas que serão usadas neste trabalho. Após isso, serão apontados alguns problemas e situações comuns no dia a dia de uma pessoa Engenheira de
Software que a automação resultante deste trabalho poderá mitigar ou ser útil de alguma forma. Por fim, serão apresentados o processo de desenvolvimento desta automação e sugestões de incrementos a serem feitos em trabalhos futuros.
Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 14:00, local: Google Meet
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Título: INTERFACE PARAMETRIZÁVEL DINÂMICA PARA CONFIGURAÇÃO
DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DIGITAIS
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Heitor Fontes Xavier Correia
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
Resumo da Proposta:
Os Instrumentos Musicais Digitais (Digital Musical Instruments, DMIs), são artefatos musicais cujas entradas (controles) e as saídas (síntese sonora) são partes independentes, sendo conectados através de uma configuração de mapeamento. Em DMIs, as configurações de mapeamento são virtualmente incontáveis dando muita adaptabilidade a estes instrumentos musicais. No entanto, ferramentas que permitem uma configuração mais dinâmica durante uma performance, comumente estão associadas à síntese de som através de um dispositivo externo, como um computador, afetando sua adoção como um objeto auto-contido. Para o caso de um instrumento musical digital auto-contido, ele deve ser capaz de armazenar configurações de mapeamento e descrever suas entradas e saídas. Esse projeto desenvolve uma interface parametrizável dinâmica para configuração capaz de se adaptar aos DMIs, implementando um caso de uso utilizando o Pandivá. Aplicando metodologia baseada em design de interação, design centrado no humano (ou usuário) e abordagem lean através de um ciclo de quatro etapas: investigação,
ideação, prototipação e validação
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: FEEL IT: Uma Ferramenta de criação de melodias usando componentes primitivos
do smartphone
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Ivson de Assis Cavalcanti
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
Possíveis Avaliadores: Filipe Carlos de Albuquerque Calegario e Geber Lisboa Ramalho
Resumo da Proposta:
Hoje já é possível usar o smartphone como instrumento. Já existem aplicativos para simular
instrumentos diversos, como bateria, guitarra, flauta, baixo, teclado e outros. Alguns com ob-
jetivos pedagógicos[1]. Facilitando pôr em prática alguns elementos da música, como timbre,
intensidade, altura, duração e outros. Já outros aplicativos têm com o propósito de entrete-
nimento. Da mesma forma trabalhando também os conceitos e elementos da música, eles
possuem também alguns desafios. Podendo serem eles de acompanhar a execução no tempo
exato. Medidores pontuação e performance e outros elementos de jogos. O trabalho proposto visa juntar a forma de simular instrumento diverso usando smarthphone
e inserir o uso da interface do giroscópio e acelerômetro. Implementando uma nova forma de
interação que não havia sido ainda explorada (não encontrei na literatura).
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Controle dinâmico de filas em Rabbitmq
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Jefferson Elder da Mota Nascimento
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Nelson Souto Rosa
Possíveis Avaliadores: Carlos Ferraz e Kiev Gama.
Resumo da Proposta:
Sistemas horizontalmente escalonáveis deixaram de ser uma possibilidade desejável e passaram a ser uma necessidade real no planejamento e desenvolvimento de softwares. Levando em consideração esse cenário, os serviços de Message Queuing vem se destacando entre as possibilidades oferecidas pelo mercado, graças ao poder, simplicidade e velocidade que oferecem. RabbitMq é um software open source capaz de receber, organizar em buffer e disponibilizar mensagens de forma confiável entre aplicações distintas. Para que a comunicação ocorra de maneira mais eficiente possível, o tamanho do buffer onde as mensagens são enfileiradas deve ser diretamente proporcional a capacidade do consumidor de consumi-las. As estratégias existentes para definir esse tamanho máximo, tem se mostrado ineficazes e muitas vezes reativas, exigindo recompilações e paradas
totais ou parciais de sistemas em produção. Tendo em vista essa problemática, este trabalho tem por objetivo oferecer uma estratégia para definição de um valor ótimo para o tamanho dessa fila em tempo de execução, evitando intervenções corretivas e permitindo assim uma melhor performance do sistema como um todo.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Guia para Balanceamento de carga do gRPC em ambientes
Kubernetes
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): João Filipe da Matta Ribeiro Moura
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Nelson Souto Rosa
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
Kubernetes se tornou um padrão da indústria em orquestração de containers, indispensável no uso de microserviços, traz integração com balanceadores de carga das principais soluções do mercado, que facilitam escalabilidade e monitoramento. O protocolo gRPC (g Remote Procedure Call) vem ganhando relevância na indústria devido sua capacidade de transportar dados de maneira eficiente, estruturada e retrocompatível. gRPC é mais eficiente que outras soluções pelo fato de ele manter conexões persistentes que idealmente duram todo o tempo de vida da aplicação. Essa característica implica em alguns desafios ao balancear carga, fazendo com que alguns dos balanceadores do tipo proxy, mais utilizados tenham que implementar módulos de balanceamento de carga especial. Além disso, nem sempre um balanceador de carga da camada de aplicação é a melhor escolha para um dado contexto. Neste trabalho será descrito como algumas das principais soluções de balanceamento de carga interagem com o gRPC em Kubernetes, e serão definidos parâmetros para a escolha mais eficiente do balanceador de carga, bem como testes comparativos para identificar qual o melhor balanceador em cada cenário definido.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Usando Transformações de código para melhorar detecção de conflitos de teste através de ferramentas de geração de testes unitários
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): João Pedro Ramos Moisakis
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Henrique Monteiro Borba
Possíveis Avaliadores: Breno Alexandro Ferreira de Miranda e Marcelo d'Amorim
Resumo da Proposta:
Este estudo tem como objetivo avaliar a testabilidade de um programa com transformações de código usado por ferramentas de geração de testes de unidade (EvoSuite e Randoop) para a criação de suítes de testes, que são usadas para a detecção de conflitos de teste.
Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 13:00, local: Google Meet
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Título: Um Estudo sobre a Utilização de Operadores de Bibliotecas Reativas em Projetos de Código Aberto
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): José Murilo Sodré da Mota Filho
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho e Leopoldo Motta Teixeira
Resumo da Proposta:
Devido ao recente desenvolvimento da biblioteca CEP.js, suas capacidades ainda são pouco exploradas, o que deixa uma grande lacuna em relação à experimentação e provas de conceitos.
Esse trabalho visa dar continuidade aos trabalhos dedicados a essa biblioteca [7], através de um estudo prático da utilização de CEPs, ou mais especificamente CEP.js, aplicado ao domínio da mobilidade urbana, utilizando de seus operadores e tecnologias a fim de analisar o contexto da mobilidade urbana Recifense, e, consequentemente, ajudando a testar e validar as implementações de operadores da biblioteca CEP.js num contexto real.
Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 14:00, local: Google Meet
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Título: Análise sobre dados de desempenho acadêmico da graduação de Ciência da
Computação
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Leonardo do Rêgo Espíndola
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leandro Maciel Almeida
Possíveis Avaliadores: Edna Natividade da Silva Barros
Resumo da Proposta:
Este trabalho de graduação se propõe a fornecer às gerências de graduações uma forma de analisar o desempenho acadêmico dos alunos. Em particular, a ferramenta tem como fim analisar as principais métricas/indicadores como rendimento, evasão, retenção e titulação. A partir dos dados coletados do SIG@, estes serão tratados e será construído um data warehouse para assim serem consumidos por uma ferramenta de visualização de dados. Com esta ferramenta poderá se diagnosticar o status da graduação e assim facilitar a tomada de decisão.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Impacto do Estilo de Condução no Consumo de Combustível de Veículos Pesados
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Biagini Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientadora: Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza
Possíveis Avaliadores: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio e Nivan Roberto Ferreira Junior
Resumo da Proposta:
Este trabalho tem como objetivo geral analisar o impacto das maneiras de
dirigir um veículo de ônibus sobre o consumo de combustível. Para dar conta desse objetivo, propõe-se os seguintes objetivos específicos:
• Identificar os tipos de eventos que possuem um maior impacto no consumo;
• Verificar se a quantidade de eventos gerados por viagem possui alguma relação com o consumo do veículo.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Predição de números pseudo-aleatórios gerados em .NET por System.Random
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Miranda Lin
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo André da Silva Goncalves
Possíveis Avaliadores: José Augusto Suruagy Monteiro e Paulo G.S. da Fonseca
Resumo da Proposta:
O algoritmo de geração pseudoaleatória implementado por System. Random é conhecido, e prever os números por este gerados é trivial [8]. Porém, não encontramos em via pública um ataque de predição apropriado a um caso de uso específico, o qual nomeamos de descartável. Neste caso de uso, uma nova instância da classe é criada para gerar cada número, e em seguida descartada.
Este trabalho objetiva desenvolver uma ferramenta que seja capaz de prever números gerados por System.Random em casos de uso descartáveis, além de uma aplicação-alvo exemplar para fins de testes e demonstração. A ferramenta poderá ser utilizada para verificar se sistemas rodando na plataforma .NET estão vulneráveis ao respectivo ataque, e ressalta a necessidade de evitar o uso de System.Random em contextos sensíveis de segurança.
Apresentação: dia: 31/08/2021, hora: 09:00, local: Google Meet
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Título: Treinamento Adversarial para Melhora de Interpretabilidade e Robustez em Redes Neurais Convolucionais Aplicadas a Radiografias de Tórax
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Santana da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Fernando Maciano de Paula Neto
Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin, Germano Crispim Vasconcelos, George Darmiton da Cunha Cavalcanti e Nivan Roberto Ferreira Júnior
Resumo da Proposta:
Cada vez mais, vemos que a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental no auxílio de profissionais de saúde na detecção de vários tipos de doenças. Com o grande aumento de dados disponíveis para treinamento assim como da potência dos computadores, algoritmos e técnicas mais e mais pautadas em Aprendizagem de Máquina têm sido desenvolvidos constantemente para essa e outras aplicações. Uma dessas técnicas, as Redes Neurais Convolucionais (CNN, do inglês Convolutional Neural Networks) tem crescido em problemas de saúde, mais especificamente na área de radiografia de tórax. A radiografia de tórax é utilizada pelos médicos como ferramenta de apoio ao diagnóstico, uma vez que as doenças pulmonares são identificáveis por apresentarem alterações na imagem em relação ao que é considerado padrão fisiológico ou padrão de um indivíduo saudável. As vantagens da redes CNN neste tipo de problema é que elas conseguem extrair automaticamente características de padrões de imagens, sem precisar da ajuda de um especialista que indique os padrões a serem coletados. Avaliar o treinamento de redes CNN com exemplos adversariais tem permitido entender melhor o funcionamento dessas redes, ver suas fragilidades e potencialidades. O objetivo deste trabalho é o de vincular técnicas de treinamento adversarial
com técnicas de visualização em CNN para avaliar a melhora na robustez e na interpretabilidade dos resultados, na área de aplicação citada acima.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Estudo comparativo para migração de bancos de dados
relacionais para não-relacionais em aplicações Android
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Otávio Vera Cruz Gomes
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Possíveis Avaliadores: Márcio Cornélio e Henrique Rebêlo
Resumo da Proposta:
Este projeto tem como objetivo, analisar e indicar em quais cenários a
migração para bancos de dados não-relacionais pode ser realizada em aplicações
Android. Com o intuito de atestar a eficiência dos bancos NoSQL em detrimento dos bancos SQL, além de mostrar os ganhos em desempenho e escalabilidade ao se
fazer a migração.
Apresentação: dia: 26/08/2021, hora: 15:30, local: Google Meet
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Título: Estudo comparativo entre ferramentas de teste para React
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pamella Bezerra da Silva Ferreira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Possíveis Avaliadores: Breno Miranda e Juliano Iyoda
Resumo da Proposta:
Testes de frontend fazem parte do processo de desenvolvimento de software e
trazem muitos benefícios para a melhoria e a manutenção da qualidade da interação e da
experiência do usuário final com o sistema. No contexto de aplicações web, React é um dos frameworks frontend mais populares e que conta com um leque muito grande de ferramentas de teste. Neste texto será apresentado um estudo comparativo entre duas delas, Enzyme e React Testing
Library, que apresentam os maiores percentuais de satisfação por parte da comunidade de JavaScript, sendo a primeira já fortemente consolidada e a segunda buscando atingir mais
público. A proposta do estudo é identificar os pontos fortes e fracos e, assim, servir de base para sugerir quais cenários são mais adequados para o uso de cada uma.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: O impacto dos carros elétricos na estrutura do setor elétrico: uma abordagem de Sistemas de Informação
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Paulo Vitor Cruz e Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): José Carlos Cavalcanti
Possíveis Avaliadores: Vinícius Cardoso Garcia e Carla Taciana Lima
Resumo da Proposta:
O trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de analisar e entender, sob a ótica dos Sistemas de Informação, como o setor elétrico vai se modifica com o aumento no uso de veículos elétricos - VEs.
Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 15:30, local: Google Meet
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Título: Uma análise do estado da arte sobre técnicas de ensino remoto
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro Gonçalves Rossi Rodrigues
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Possíveis Avaliadores: Simone Cristiane dos Santos
Resumo da Proposta:
Esse trabalho tem como objetivo propor uma revisão literária sobre as atuais técnicas de ensino a distância e com isso fornecer um guia de como melhorar a atividade letiva remota, lembrando que dado a natureza da pandemia de coronavírus, vamos abordar o tópico elencando as diferenças entre o ensino emergencial e o ensino remoto planejado, porém sempre comentando possibilidades de adaptação entre os tipos. Para elencar as técnicas atuais de ensino vai ser realizado uma revisão sistemática como proposto por Barbara Kitchenham [1], a fim de comparar os trabalhos entre si.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Interface de experimentação gestual para síntese sonora baseada em modelagem física
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro Henrique de Queiroz Lima
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
Resumo da Proposta:
A simulação de instrumentos musicais pode ser realizada através de síntese sonora baseada em modelagem física, permitindo a geração de um som computado a partir de aspectos físicos do instrumento musical e do ambiente. O acesso a ferramentas que simulem a geração de som por modelagem física pode ser dificultado pelo nível de conhecimento matemático e de programação necessário para configurá-las, restringindo o uso por músicos e artistas que não tenham domínio nestas áreas. Diante destes aspectos observados, o trabalho proposto visa implementar uma interface gráfica que facilite o acesso e configuração de componentes de sistemas de interfaces gestuais e síntese sonora por modelagem física.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: UM BROKER PARA ADEQUAÇÃO DE FUNÇÕES AO FORMATO SERVERLESS
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Sergio Torres Teixeira Filho
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Vinícius Cardoso Garcia
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Nelson Rosa
Resumo da Proposta:
Especificar e desenvolver um Broker que ajuste aplicações escritas em Node.js para o formato aceito por cada provedor e faça o processo de implantação automático nos serviços Serverless que as provedoras de Nuvem Amazon Web Services(AWS Lambda) e Google Cloud (Google Cloud Functions) disponibilizam.
Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 10:00, local: Google Meet
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Título: Aplicação do NokiaTest na avaliação de um Setor de Desenvolvimento de Software de um Órgão do Judiciário em relação às boas práticas do Scrum
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Thárcio Marcilio Araújo Melo da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Possíveis Avaliadores: Juliano Iyoda e Hermano Perelli
Resumo da Proposta:
Este Trabalho de Graduação tem por objetivo fazer um estudo de caso sobre uma equipe de desenvolvimento de software de um órgão publico do judiciário a fim de analisar, por meio do NokiaTest, a fidelidade com que as boas práticas de Scrum estão sendo seguidas e propor melhorias que auxiliem a uma melhor adequação do grupo estudado ao método ágil.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Análise e catalogação de features e diretrizes de acessibilidade em jogos digitais
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Proposta inicial: aqui
Autor(a): Thiago da Fonte Bastos
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Geber Lisboa Ramalho
Possíveis Avaliadores: Filipe Calegario e Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
Resumo da Proposta:
Jogos digitais de alto valor de produção, chamados jogos AAA, são planejados almejando a venda de milhões de unidades para garantir lucro. Por outro lado, desenvolvedores de jogos independentes fazem o possível para alcançar o maior público possível dentro de um nicho, além de serem incentivados por comunidades progressivas a serem dirigidos a minorias. Em ambos os casos, se vê a necessidade de adicionar features opcionais de acessibilidade em jogos cuja configuração padrão é inacessível para pessoas com diferentes deficiências, sendo elas visuais, auditivas, motoras ou cognitivas, entretanto tais features não alcançaram o patamar de padrão de indústria, e até mesmo jogos que buscam ser acessíveis podem pecar em um ou mais aspectos não observados durante o ciclo de desenvolvimento. Os impedimentos enfrentados por pessoas com deficiência variam entre não poder receber feedbacks do jogo e não poder emitir inputs por meio de dispositivos convencionais, como controles de videogame, teclados e mouses.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Uma plataforma IoT para desenvolvimento de sistemas de comunicação alternativa
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Thiago Pinheiro Lima
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Robson do Nascimento Fidalgo
Possíveis Avaliadores: Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco e Carla Taciana Lima Lourenco Silva
Resumo da Proposta:
O objetivo geral deste trabalho é a especificação e construção de uma plataforma baseada em Internet of Things ou IoT que agilize e facilite a interação com sistemas de comunicação alternativa desenvolvidos pela www.reaact.com.br, melhorando a experiência e acessibilidade do usuário. Formada por uma API e um acionador multitoque, para acesso direto às áreas clicáveis da tela. Esse acionador visa melhorar a experiência de usuários com limitação motora, pois irá permitir acessar diretamente áreas clicáveis da tela, não exigindo esperar muitos segundos para realizar a mesma ação, como ocorre com sistemas de varredura de tela.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Consistência em banco de dados noSQL Firestore a partir de linguagem tipada Typescript
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Thomas Anderson Feitosa Monteiro
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Robson do Nascimento Fidalgo
Possíveis Avaliadores: Henrique Rebelo e Fernando Castor
Resumo da Proposta:
O objetivo geral deste trabalho é a construção de uma ferramenta que venha a auxiliar o desenvolvimento em Node.js utilizando Firestore a partir de geração de código para inserções e updates no banco, bem como mocks de estado do banco para auxílio na escrita de testes automatizados, demonstrando os benefícios em uma aplicação real. Os objetivos específicos são: (i) desenvolver ferramenta de auxílio para desenvolvimento de testes automatizados (ii) desenvolver ferramenta de geração de código para inserção e updates consistentes de dados; (iii) documentar e disponibilizar publicamente para uso geral no repositório de pacotes Node.js NPM.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Generalização e validação de uma ferramenta de auxílio à
escrita de READMEs baseada em dados abertos
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Victor Miranda de Melo
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Co-Orientador: Hilton Pintor Bezerra Leite
Possíveis Avaliadores: Fernando Castor e Vinícius Garcia
Resumo da Proposta:
Uma das formas mais comuns de documentação de software são os arquivos
README (leia-me, em português) comumente disponibilizados em repositórios de
código. Essa documentação facilita a utilização do software por seus usuários e também a contribuição por desenvolvedores que desejam ajudar na sua
implementação. O arquivo serve como uma página de boas vindas e, quando mal escrito, pode dificultar a utilização do software. O trabalho que idealizou o WRITEME propôs um modelo de ferramenta, baseada em dados abertos, que teria caráter genérico e dinâmico para auxiliar desenvolvedores a escrever READMEs. Sua implementação, porém, não foi finalizada, fazendo com que em seu estado atual esteja estática e restrita a certas linguagens de programação. Esse projeto visa continuar a implementação da integração entre o back-end e o front-end da ferramenta, enfim trazendo o caráter dinâmico e genérico da ferramenta, o que ampliará sua utilização e facilitará a realização de mais testes para validação da mesma
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Engenharia da Computação
Responsável: Prof. Adriano Sarmento (aams@cin.ufpe.br)
Datas
importantes para 2020.1:
Entrega
da proposta: DD/MM/AAAA
- Site (versão PDF) + SecGrad
(impressa e assinada)
Segunda
chamada:
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solicitação: até DD/MM/AAAA
-
entrega: até DD/MM/AAAA (Site + SecGrad)
Data
para entrega do TG (monografia) ao avaliador: DD/MM/AAAA
Defesas:
até DD e DD/MM/AAAA
Data
limite para entrega da versão final do TG (monografia): até DD/MM/AAAA
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Título: Mapeamento de Informações de Garantia de Segurança de Issue Tracking Systems para Uso em Ontologias
TG:aqui
Proposta inicial:
Autor(a): Adelmo José Cabral de Almeida
Curso: Engenharia da Computação Schuenemann
Orientador(a): Carla Taciana Lima Lourenco Silva
Possíveis Avaliadores: Jéssyka Vilela
Resumo da Proposta: Atualmente as empresas certificadoras estão na sua maioria cobrando certificações de garantia que atestem a confiabilidade e o bom funcionamento de sistemas críticos. Essas certificações englobam uma série de documentações que mostram argumentos em nível de projeto de forma detalhada que garantam que o sistema está pronto para uso. A partir de um estudo onde mostrou a possibilidade de elaboração de modo iterativa e incremental de casos de garantia de segurança em conjunto com a engenharia de requisitos, personalizando um sistema de gerenciamento ágil de projeto personalizado em um metamodelo, surgiu a necessidade de realizar um mapeamento dos itens de segurança desse sistema em formato que alimente uma ontologia para que se possa gerenciar o conhecimento da informação dos itens de segurança de sistemas.
Apresentação: dia: 30/08/2021, hora: 18:20, local: google meet
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Título: Avaliação do método de Random Forest para indicar o melhor momento de Compra e Venda de ações no mercado financeiro
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Adrion Cavalcanti de Albuquerque Filho
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Adriano Lorena Inácio de Oliveira
Possíveis Avaliadores: Adiel Teixeira de Almeida Filho , Cleber Zanchettin
Resumo da Proposta: Prever o valor de ações na bolsa de valores é um desafio já conhecido no meio acadêmico.
Neste trabalho, será avaliado se é possível obter resultados satisfatórios aplicando a
técnica de Random Forest para regressão em conjunto com Feature Selection (E possíveis
otimizações) para, baseado no comportamento durante N dias anteriores e em indicadores
técnicos, prever os valores máximo e mínimo que uma ação irá atingir ao longo do dia.
E, baseado nesta previsão, é proposto um sistema que irá indicar os potenciais momentos
em que uma transação de Day Trade deverá ser iniciada para resultar em lucro.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Escalonamento em aplicações na plataforma Kubernetes utilizando algoritmos de previsão temporal
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): André Luís Damázio de Sales Júnior
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Possíveis Avaliadores: Germano Vasconcelos
Resumo da Proposta: Em pouco mais de uma década, a nuvem consolidou-se como uma das plataformas mais importantes da computação moderna. A escalabilidade é uma característica fundamental para essa consolidação, visto que esta oferece capacidade de crescimento sob demanda para diversos serviços em diferentes estágios de desenvolvimento. Para obter-se escalabilidade, faz-se necessário entender em que momento escalar recursos computacionais. Nesse projeto, é feita a implementação e avaliação do uso de soluções baseadas em análise de séries temporais para previsão de carga em ambiente Kubernetes, e baseado nessas previsões um sistema de auto escalonamento é proposto e avaliado. Além disso, é feito um comparativo com a solução nativa da plataforma.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Uma plataforma IoT para gerenciamento automático de água
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Arnaldo Rafael Morais Andrade
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Nelson Souto Rosa
Possíveis Avaliadores: Carlos André Guimarães Ferraz
Resumo da Proposta: Nos últimos meses o Brasil tem enfrentado não só uma crise sanitária, como
também uma hídrica. Algumas soluções para enfrentar a escassez estão presentes no âmbito governamental, comunitário e individual. O que nos leva a, entre
outras coisas, questionar como fazer um gerenciamento automático de água,
especialmente em residências, almejando um consumo consciente do recurso natural. Para o feito, diversos mecanismos existem, desde os mais convencionais,
como a chave boia, até os mais sofisticados, como o uso de microcontroladores para realizar o gerenciamento. Visando uma flexibilização maior, propomos
neste trabalho uma plataforma IoT auto-adaptativa capaz de monitorar e atuar
em reservatórios de água com uma aplicação distribuída.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Uma Interface de Redes Generativas para publicitários.
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Avner Augusto dos Anjos
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral, Geber Lisboa Ramalho
Resumo da Proposta: Um dos grandes desafios de artistas da área de marketing á a criação de conteúdo que
possa persuadir e ser mais efetivo que outros materiais concorrentes. Além disso, essa
tarefa pode tomar muito tempo devido a grande quantidade de materiais existentes (o
que dificulta a criação de um conteúdo original), tipos de design e layouts.
Com o objetivo de auxiliar tais profissionais nessa tarefa, o presente trabalho explora
a utilização de Redes Adversariais Generativas [2], que vem tendo ótimos resultados na
criação de imagens e frases sintéticas, para criar conteúdo que possa ser utilizado em
campanhas publicitárias. Apesar desses resultados recentes, poucos estudos focam em
propor uma ferramenta de criação desse tipo de conteúdo como o Vinci[3], o que indica
que ainda há espaço para o desenvolvimento na área.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Classificação de ambientes sujos através das assinaturas de cheiro
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Diogo Haruhiko Shiroto
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Leandro Maciel Almeida
Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin, Fernando Maciano de Paula Neto
Resumo da Proposta: Os seres humanos funcionam geralmente através da obtenção de
informações pelos nossos cinco sentidos, identificação ou aprendizado sobre os
objetos e ambiente ao redor para então escolher uma ação a se realizar. De forma
similar, as tecnologias são desenvolvidas para que tenham entrada, processamento
e saída, equivalentes aos sentidos, pensamentos e ação, respectivamente.
Tradicionalmente, os cinco sentidos são visão, audição, tato, olfato e paladar, sendo
as principais inspirações para os diversos tipos de sensores.
Como proposta deste trabalho de graduação, estaremos abordando sensores
de cheiro, também conhecido como narizes eletrônicos [1], para a identificação de
ambientes sujos com fungos e/ou bactérias. Além dos narizes eletrônicos, também
será utilizado uma ferramenta que desinfeta o ambiente através de radiação UV-C.
Assim, após obter amostras de ambientes sujos e limpos, criar um classificador que
possa identificar cada um deles, utilizando a abordagem de classificação de séries
temporais, que representam a dinâmica do cheiro no ambiente.
No final da análise dos resultados, teremos a conclusão da eficácia do
classificador através de dados coletados de assinaturas de cheiro.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Neurônios artificiais quânticos aplicados na área de saúde
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Eduardo Barreto Brito
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Fernando Maciano de Paula Neto
Possíveis Avaliadores: Adenilton José da Silva
Resumo da Proposta: Com o avanço da computação quântica, mais algoritmos da computação clássica vêm sido implementados ou aprimorados com a utilização de circuitos quânticos. Assim, uma das áreas que estão sendo exploradas é a área de aprendizagem de máquina e, mais especificamente, a área de redes neurais. Nesta linha, Tacchino et al. e Mangini et al. implementaram um neurônio artificial quântico baseado no modelo clássico do perceptron de Rosenblatt em conjunto com um algoritmo da computação clássica para atualizar os pesos das entradas[1][2]. A ideia deste trabalho é implementar os modelos de Tacchino et al. e Mangini et al. e avaliá-los em datasets reais na área de saúde: “Breast Tissue” e “Caesarian Section Classification Dataset”, ambos disponíveis no UCI Datasetse comparar os resultados com a implementação de redes neurais clássicas, como o perceptron clássico e MLPs.
Apresentação: dia: 18/08/2021, hora: 15:00, local: google meet
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Título: Um Estudo sobre Banking as a Service : Como a tecnologia está revolucionando o mercado financeiro
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Eduardo Henrique Araujo da Rocha
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Kiev Gama
Possíveis Avaliadores: Cristiano Araújo, Carina Frota Alves
Resumo da Proposta: A pandemia ocasionada pelo COVID-19 acelerou a digitalização e transformação digital do mercado financeiro. Nos EUA, acessos via mobile aos bancos cresceram 85%[1] e no Brasil, o Nubank cresceu sua base de clientes em mais de 50% [1]. Porém esse crescimento não é suportado apenas pela pandemia. Existe uma tendência anterior que está impulsionando essa revolução, conhecida como Banking as a Service.
Banking as a Service, ou BaaS, é uma solução que permite que qualquer empresa, independentemente do seu segmento, passe a entregar aos seus clientes os mais variados produtos financeiros. [2] Em outras palavras, BaaS permite que empresas fora do setor financeiro entreguem soluções financeiras (cartões de crédito, débito, conta poupança) para seus clientes e também permite a criação acelerada de novas fintechs.
O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica da literatura sobre BaaS, definir quais são as categorias de BaaS e descrever os desafios tecnológicos (Cloud Computing, API, Open Banking) . Baseado nessa categoria, vamos criar um catálogo das principais empresas Brasileiras do setor.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Análise de bias e de superposição em aprendizagem de máquina quântica
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Emmanuel Carreira Alves
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Adenilton Jose da Silva
Possíveis Avaliadores: Fernando Maciano de Paula Neto
Resumo da Proposta: A computação quântica começa a mostrar seu potencial com os primeiros dispositivos quânticos físicos de baixo ruído disponibilizados para o público geral realizar experimentos. Com isso, surgem oportunidades de portar algoritmos e soluções da computação clássica, avaliar seu sucesso e melhorá-los nesse novo paradigma que é a computação quântica.
Dentre algumas das áreas com crescimento recente e ainda um quanto embrionária no paradigma da computação quântica está a de aprendizagem de máquina. Este trabalho visa replicar algumas das soluções existentes de aprendizagem de máquina no paradigma quântico e melhorá-las.
Apresentação: dia: 20/08/2021, hora: 14:00, local: google meet
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Título: Um Estudo de Técnicas de Integração de Dados Aplicadas em Análises de Tempo Real
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Filipe de Melo Silva
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Robson do Nascimento Fidalgo
Possíveis Avaliadores: Bernadette Farias Lóscio
Resumo da Proposta: A cultura orientada a dados é uma estratégia utilizada em corporações com o intuito de utilizar todas as informações possíveis para auxiliar nas tomadas de decisão. Entretanto, para que essa estratégia funcione, deve ser possível relacionar os dados disponíveis. Por conta disso, se faz necessário o uso de tecnologias de integração, onde estas precisam ser adaptáveis muitas vezes a cenários que requerem análises próximas de tempo real. Neste trabalho serão estudadas as principais soluções de integração de dados oriundos de diferentes fontes de dados, avaliando-as em relação à adequação em cenários que exigem informações próximas de tempo real.
Apresentação: dia: 27/08/2021, hora: 09:00, local: google meet
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Título: Detecção de intrusão em ambientes físicos usando dispositivos wifi
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Gabriel Firmino Gadelha
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
Possíveis Avaliadores: Ruy Guerra, Daniel Cunha
Resumo da Proposta: A internet revolucionou o mundo. O acesso e compartilhamento de informação de
maneira barata e acessível se tornou norma na sociedade atual. Isso se deve em grande parte
ao barateamento e ubiquidade dos hardware responsáveis pela comunicação de dados.
Contudo, junto aos benefícios trazidos pela internet, questões sobre privacidade e segurança
se tornam assuntos sensíveis e de grande impacto na vida dos indivíduos, uma vez que
atacantes podem usar da grande quantidade de informações disponíveis para realizar golpes,
roubos e outros tipos de delitos que têm graves consequências no mundo real. Inspirado em
novos ataques que usam informações inerentes ao funcionamento de um canal wifi, propomos
um método de detecção de presença e atividade humana através da captura de sinais wifi em
um canal sem-fio.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Desenvolvimento de Competências Comportamentais em profissionais de TI recém-formados
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Igor Alexandre da Silva Teixeira
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Carina Frota Alves
Possíveis Avaliadores: Simone Santos , Patricia Tedesco
Resumo da Proposta: A crescente demanda por profissionais de Tecnologia da Informação (TI) que possuam
soft skills como comunicação, trabalho em equipe e organização faz com que tais
competências sejam cada vez mais importantes para que estudantes recém-formados
estejam preparados para o mercado de trabalho. Para verificar a importância das soft
skills na vida dos alunos, tanto na universidade como depois dela, será feita uma
pesquisa de quais soft skills são mais relevantes para as empresas de software. Além
disso, esse trabalho visa aplicar um survey com os alunos do Centro de Informática
(CIN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para entender como a formação
acadêmica está apoiando o desenvolvimento de tais soft skills. Como resultado, o
trabalho pretende analisar quais são as soft skills mais relevantes para o mercado local e
como os estudantes podem desenvolvê-las durante a sua formação universitária.
Apresentação: dia: 25/08/2021, hora: 08:00, local: google meet
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Título: Possibilitando a manipulação de comportamentos em produtos virtuais sem conhecimento de tecnologia
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Igor Carneiro da Silva
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Henrique Emanuel Mostaert Rebelo
Possíveis Avaliadores: Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Resumo da Proposta: A maioria das ferramentas utilizadas por uma determinada área de uma
empresa não são desenvolvidas pensando em atender pessoas de áreas
diferentes. Isso, além de impedir que integrantes de outras áreas participem
ativamente de certas atividades, não faz com que eles compreendam
determinados processos importantes para a empresa. Este projeto visa tornar
transparente a todos os integrantes comportamentos específicos de seus
produtos criados pela área de desenvolvimento, além de possibilitar a
manipulação dos mesmos sem qualquer conhecimento tecnológico, tornando
estas modificações disponíveis em produção instantaneamente.
Apresentação: dia: 24/08/2021, hora: 08:00, local: google meet
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Título: Estratégias para a Previsão de Múltiplos Horizontes Usando Redes Neurais Artificiais: uma Aplicação em Séries Temporais de Potência Eólica
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): João Vitor da Silva Gomes
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Possíveis Avaliadores: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto, George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Resumo da Proposta: A capacidade instalada de usinas de energia eólica vem aumentando ao longo dos anos e muito disso se deve ao fato dos ventos serem um recurso inesgotável, tornando esta modalidade uma fonte de energia limpa. Entretanto as irregularidades acerca da disponibilidade dos ventos geram oscilações indesejáveis. Sendo assim, modelos de previsão exercem papel fundamental para a tomada de decisões. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma comparação entre estratégias para a previsão da potência gerada em múltiplos horizontes, desde 30 minutos até 6 horas a frente. Para isso será feito o uso de redes neurais artificiais Multilayer Perceptron e Long-Short Term Memory em conjunto com quatro possíveis abordagens de previsão múltipla, sendo três de saída única: direta, recursiva ou híbrida; além de uma última de saídas múltiplas.
Apresentação: dia: 24/08/2021, hora: 16:00, local: google meet
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Título: Evaluation of time limits in reinforcement learning applied to robot soccer simulation
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Juliana do Nascimento Damurie da Silva
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Hanseclever de França Bassani
Possíveis Avaliadores: Tsang Ing Ren, Cleber Zanchettin
Resumo da Proposta: No aprendizado por reforço, o objetivo do agente é otimizar a recompensa acumulada ao longo de um episódio, porém podemos dividir as tarefas em tarefas episódicas e tarefas continuas, além disso em tarefas que são naturalmente limitadas pelo tempo e tarefas ilimitadas pelo tempo. Todas essas características impactam na forma em que devemos acumular essas recompensas, como devemos observar os estados terminais e como devemos calcular a função de valor.Portanto, o objetivo desse trabalho é realizar um análise sobre o impacto da modelagem do agente a partir das características das tarefas aplicadas no futebol de robôs, assim extraindo informações de quais são as melhores modelagem para cada ambiente.
Apresentação: dia: 23/08/2021, hora: 16:00, local: google meet
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Título: Análise Comparativa e Simulação de Algoritmos de Roteamento e Atribuição de Espectro nas Redes Ópticas Elásticas
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Karen Paula Pinto
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Raul Camelo de Andrade Almeida Júnior (Professor Adjunto 4 do Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE)
Possíveis Avaliadores: Odilon Maroja da Costa Pereira Filho
Resumo da Proposta: As Redes ópticas elásticas dispõem de uma grande capacidade de acompanhar o aumento e a diversidade dos tráfegos de dados da atualidade, na medida em que fornecem uma largura de banda flexível aos caminhos ópticos, viabilizando, assim, uma melhor eficiência na utilização do espectro óptico. Contudo, há um recorrente problema denominado roteamento de Atribuição de Espectro (RSA) que visa a escolha de uma rota e a alocação de uma faixa de espectro do começo ao fim da rota. Neste contexto, têm sido propostos diversos algoritmos de RSA com o intuito de melhorar a atribuição dos recursos na rede. assim, o presente projeto visa apresentar um levantamento e análise dos algoritmos de RSA convencionais e atuais, de forma que simulações computacionais serão desenvolvidas a fim de quantificar métricas essenciais de análise.
Apresentação: dia: 24/08/2021, hora: 15:00, local: google meet
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Título: Autoy: Brinquedo IoT reconfigurável para auxiliar no tratamento de crianças autistas
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Laís Bandeira Miranda da Silva
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Edna Barros
Possíveis Avaliadores: Filipe Calegario, Sérgio Cavalcante
Resumo da Proposta: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um termo que define um conjunto de
distúrbios marcantes que afetam habilidades cognitivas, comunicação e interação social.
Numa pesquisa realizada pelo Center of Disease Control and Prevention em 2018,
estima-se que no mundo 1 a cada 160 crianças, possuem TEA. O tratamento por Análise
do Comportamento Aplicado – ABA exige em torno de 30 a 40 horas para melhores
resultados, sendo executado tanto nas sessões terapêuticas como também em casa.
Nesse contexto, o protótipo presente nesse artigo tem como objetivo reproduzir as
atividades do tratamento, gerando o histórico de evolução das atividades, facilitando no
assessoramento do terapeuta, como também na continuação dos estímulos, feitos no
consultório, em casa junto com o apoio dos pais.
Apresentação: dia: 26/08/2021, hora: 8:00, local: google meet
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Título: Aprendizado contínuo para classificação de imagens do mundo real
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Augusto Mota de Alcantara
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Possíveis Avaliadores: Carlos Alexandre Barros de Mello, George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Resumo da Proposta: Em problemas de classificação, o aprendizado contínuo tem como objetivo permitir que os classificadores sejam capazes de aprender a classificar uma sequência de classes, de forma que o conhecimento obtido no passado seja aproveitado no aprendizado de classes futuras. O desafio para alcançar esse objetivo é o fenômeno conhecido como catastrophic forgetting, que é a tendência que redes neurais têm de "esquecer" informações aprendidas quando novas informações são apresentadas. Métodos atuais de classificação de imagens baseados em aprendizado contínuo se limitam a classificar imagens de baixa complexidade. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma arquitetura baseada em aprendizagem contínua que permita classificar imagens do "mundo real", ou seja, imagens mais complexas e de maior resolução.
Apresentação: dia: 24/08/2021, hora: 09:00, local: google meet
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Título: Algoritmos de Aprendizagem Quânticos para Classificação de Imagens
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Pontes de Albuquerque
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Possíveis Avaliadores: Fernando Maciano de Paula Neto, Carlos Alexandre Barros de Mello
Resumo da Proposta: Machine Learning methods have reached the state of art in solving several
problems involving image processing. The most prominent methods in recent
years have been Convolutional Neural Networks(CNN). To achieve a more accurate function approximation in training, a high number of hidden layers and parameters are commonly used, resulting in costly computing resources. As Quantum Computation show a new mathematical framework for high dimensional data,
we explore Quantum Machine Learning methods to reduce the number of model
parameters in image classification tasks.
Apresentação: dia: 23/08/2021, hora: 15:00, local: google meet
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Título: Sistema web para leitura de mensagens MIDI e segmentação automática de áudio
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Mário Raymundo Freire Wessen Neto
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
Resumo da Proposta: Com a evolução tecnológica, vieram novas formas de produção de conteúdo audiovisual e cada vez mais se faz necessária a agilidade na produção desse conteúdo, tal como a distribuição e construção do processo criativo. Olhando especificamente a indústria musical, diversas ferramentas foram criadas para auxílio no desenvolvimento de conteúdo como a Superpads, Sequence64 ou Djay, todas trazendo excelentes resultados, porém com limitações como a não realização da segmentação automática, a possibilidade de leituras de mensagens MIDI e a impossibilidade de upload de uma música desejada pelo usuário. Com isso, propomos uma ferramenta que traz recursos relevantes como uma segmentação automática do áudio de músicas escolhidas pelo usuário, fornecendo também a possibilidade de interação utilizando dispositivos que implementem o protocolo MIDI.
Apresentação: dia: 03/08/2021, hora: XX:YY, local: google meet
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Título: Chatbot Em Português Para Esclarecimento de Dúvidas Sobre Smartphones
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Matheus Branco de Siqueira
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Luciano de Andrade Barbosa
Possíveis Avaliadores: Hansenclever de França Bassani
Resumo da Proposta: A velocidade com que uma dúvida sobre um determinado produto é respondida influencia diretamente na probabilidade do consumidor realizar a compra do produto. Sabendo disso, as empresas investem cada vez mais em equipes para atendimento ao cliente. Porém, o alto fluxo de dúvidas dos clientes sobrecarregam os funcionários e investir mais recursos para contratação de uma equipe ainda maior é, geralmente, inviável. Nesse cenário os chatbots se destacam, eles são infatigáveis e podem resolver dúvidas mais simples, deixando as mais complexas para os profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente.
Esse trabalho propõe a implementação de um chatbot em português para esclarecimento de dúvidas em relação a smartphones. Será usado o framework Rasa para construção do assistente virtual e os dados de treinamento serão coletados do site Amazon.com.br através de um crawler.
Palavras-chave: Chatbot, E-commerce, Atendimento ao cliente, Assistente Virtual.
Apresentação: dia: 20/08/2021, hora: 15:00, local: google meet
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Título: Análise da Difusão de Desinformação Sobre Covid-19 na Internet
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Orlando Verdasca Aceto
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Cléber Zanchettin
Possíveis Avaliadores: Ricardo Prudêncio, Adriano Lorena
Resumo da Proposta: O fenômeno da difusão de desinformação em redes sociais e na internet é um assunto que ganhou espaço no debate público nos últimos anos, em particular nos casos que influenciam eleições e decisões políticas. Com o surgimento da pandemia de Covid-19, mais uma vez isso provou ser um problema. Esse trabalho analisa os meios pelos quais essa desinformação se espalhou tanto em redes sociais quanto em outros sistemas como em buscadores e a efetividade das medidas tomadas para contê-la.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Detecção de Falhas de Movimentação para Robôs Omnidirecionais Baseada em Dados
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Renato Sousa Bezerra
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Edna Natividade da Silva Barros
Possíveis Avaliadores: Paulo Salgado
Resumo da Proposta: A movimentação correta e precisa de robôs dependem de diversos fatores como a montagem, bom funcionamento dos sensores e atuadores e algoritmo de controle, por exemplo. Ainda existem fatores imprevistos como sujeiras e avarias, que podem aparecer durante a movimentação. Quando a complexidade e velocidade da aplicação aumentam, se torna ainda mais difícil identificar falhas de movimentação ocasionados pelos fatores citados anteriormente.
Em cenários como futebol de robôs, tais falhas precisam ser identificadas o mais rápido possível pois robôs com comportamentos inesperados resultantes de movimentação errada podem comprometer uma partida. Assim, o presente trabalho visa estudar o uso de modelos de detecção de falhas baseados em dados na movimentação robôs omnidirecionais.
Apresentação: dia: 23/08/2021, hora: 15:00, local: google meet
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Título: Análise Comparativa de Performance de Redes Neurais em Modelos de Index Tracking Aplicados ao Ibovespa
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Victor Vianna dos Santos
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Adiel Teixeira de Almeida Filho
Possíveis Avaliadores: Germano Vasconcelos, Patricia Tedesco
Resumo da Proposta: O problema de index tracking consiste na construção de um tracking portfolio, composto
por um subconjunto dos ativos componentes de um índice. A limitação da quantidade de
ativos aumenta a complexidade do problema, inviabilizando que soluções ótimas sejam
encontradas em tempo razoável. Portanto, métodos heurísticos são comumente utilizados
na tentativa de encontrar boas soluções em tempo aceitável (AMORIM et al, 2020).
Esse trabalho se propõe a analisar comparativamente a performance de redes neurais em
modelos de index tracking aplicados ao Ibovespa, visando identificar a acurácia dos
algoritmos avaliados. Metodologicamente, pretende-se usar a Revisão Sistemática de
Literatura para acessar uma maior amplitude de possibilidades e identificar o state of the
art na temática.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
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Título: Avaliação de cobertura de código de várias versões de Randoop
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Vinicius Thiago
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Paulo Borba
Possíveis Avaliadores: Marcelo d'Amorim , Breno Alexandro Ferreira de Miranda
Resumo da Proposta: Durante o desenvolvimento de software, a etapa de testes é fundamental para verificar e
validar o software em desenvolvimento. Porém, trata-se de uma etapa que demanda um
alto custo de tempo e esforço para criar e manter os testes. Considerando a importância
dos testes, ferramentas de geração automática de testes surgem como uma solução que
reduz o custo e o esforço associados a esta etapa. Entretanto, em alguns casos, essas
ferramentas de geração de testes apresentam deficiências gerando testes de baixa
qualidade e cobertura. Assim, modificações nessas ferramentas podem ser
implementadas para mitigar os efeitos de suas deficiências. Assim, neste trabalho nosso
objetivo é avaliar os testes gerados pela ferramenta Randoop e suas modificações,
quanto a cobertura de código, número e qualidade dos testes gerados.
Apresentação: dia: 24/08/2021, hora: 11:00, local: google meet
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Título: Avaliação de Estratégias de Seleção de Instância e de Atributos em Série
TG:aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Wallace Soares dos Santos Júnior
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Prof. George Darmiton da Cunha Cavalcanti
Possíveis Avaliadores: Paulo Salgado
Resumo da Proposta: A grande massa de dados produzida pela humanidade traz não somente benefícios. Se faz necessário possuir poder computacional suficientemente capaz de processar estes dados. Um dado que não se pode extrair informação não significa nada. Técnicas foram criadas ao longo dos anos para que, independente do dispositivo de hardware, houvesse capacidade de processamento de grandes massas de dados. Seletores de instâncias e atributos são alguns exemplos.
O foco deste trabalho é avaliar os resultados a partir da combinação de um seletor de protótipos - Ranking-based instance selection - e um seletor de atributos - RelieF colhendo métricas como: acurácia, redução de instâncias, redução de atributos e redução da matriz de dados.
Apresentação: dia: 19/08/2021, hora: 15:00, local: google meet
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Título: O IMPACTO DO USO DO BLOCKCHAIN COMO BANCO DE DADOS NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Yuri Monteiro Rufino
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Eduardo Antônio Guimarães Tavares
Possíveis Avaliadores: Eduardo Antônio Guimarães Tavares , Jamilson Ramalho Dantas
Resumo da Proposta: O Blockchain é uma tecnologia que tem ganho uma grande relevância a nível global. Inicialmente, o protocolo era voltado para a implementação da criptomoeda Bitcoin, porém outros segmentos da indústria começaram a utilizar o mesmo para otimizar seus processos, como a indústria alimentícia, varejo e órgãos governamentais. Neste trabalho, trataremos de como a indústria de software pode se beneficiar com o uso do Blockchain como um banco de dados distribuído, e as vantagens e desvantagens do uso do mesmo.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL