Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de
Informação
Trabalhos de Graduação - 2022.2
Ciência da Computação
Responsável: Juliano Manabu Iyoda (jmi@cin.ufpe.br)
Código da disciplina no Google Classroom: ledcxms
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Título: Análise quantitativa e qualitativa da adoção de uma priorização baseada em histórico em um contexto industrial
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Anderson Carneiro da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Breno Alexandro Ferreira de Miranda
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira e Juliano Manabu Iyoda
Resumo da Proposta:
Priorização de Testes é um tema muito importante no meio das empresas, pois nem sempre dispõem de tempo e pessoas suficientes para realizar cada teste necessário, logo conseguir uma forma de priorizar por testes mais relevantes, é algo que se utiliza bastante, então surgiu várias técnicas de conseguir selecionar quais testes tem maior prioridade do que outro. Esse trabalho irá se basear na técnica de Priorização baseada em histórico [1], através da empresa QAZ (nome fictício) com acesso a uma grande base de dados com um grande histórico de todos os produtos, e será aplicado essa técnica na ferramenta XYZ (nome fictício), para comparar os resultados.
Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 10h45, local: Google Meet
Banca: Leopodo Motta Teixeira
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Título: Análise da performance do protocolo ROCE em ambientes virtuais
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): André Luís Peixoto e Vasconcelos Júnior
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Djamel Sadok
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Judith Kelner e José Augusto Suruagy Monteiro
Resumo da Proposta:
Com o advento da modernização e propagação das virtualizações e computação em ambiente cloud, surge uma necessidade de conexões com menor latência e maior vazão da rede. Nessa expectativa nasce a dúvida do estudo sobre tecnologias que auxiliem o processamento de pacotes em ambientes de virtualização Linux, por exemplo: LNX e Docker. Assim sendo necessário um estudo sobre esses tipos de tecnologia que auxiliem na performance dessas conexões, como RDMA Over Converged Ethernet (RoCE) e suas versões existentes [1]. O presente trabalho pretende levantar as taxas de transmissão de pacotes, possíveis perdas, entre outras métricas a fim de melhor compreender o impacto em sistemas Linux que utilizam RDMA RoCE, em aspectos como escalabilidade, desempenho, dependabilidade e segurança.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Avaliação de desempenho RDMA em servidores bare metal
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Antônio Barros da Silva Netto
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Djamel Sadok
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Judith Kelner e José Augusto Suruagy Monteiro
Resumo da Proposta:
Com a necessidade de uma computação de alto desempenho, principalmente em contextos de ambiente cloud, surge uma necessidade de redes dedicadas com baixa latência, segurança de alto nível e serviços de datacenters (energia, infraestrutura). Com isso, surge a necessidade do estudo sobre tecnologias que permitam que tais conexões sejam possíveis, como no caso de servidores bare metal que são servidores dedicados, perfeitos para "high-perfomance computing". Para alcançar esse alto desempenho essas máquinas atuam com RDMA (Remote Direct Memory Access), uma tecnologia que permite o acesso direto da memória de um provedor para outro provedor via rede com abstração do sistema operacional em ambos os lados [1]. Esta funcionalidade permite que o processamento seja feito diretamente via hardware, levando a uma redução da latência e do uso da CPU. O presente trabalho pretende levantar as taxas de transmissão de pacotes, possíveis perdas, entre outras métricas a fim de melhor compreender o impacto em sistemas bare-metal que utilizam RDMA, em aspectos como escalabilidade, processos, dependabilidade e confiabilidade.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título:Uma análise da percepção dos usuários em relação a segurança da informação e privacidade dos dados no trabalho remoto
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Diogo Wellyngton de Souza Barbosa
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Jessyka Flavyanne Ferreira Vilela
Possíveis Avaliadores: Kiev Santos da Gama e Carla Taciana Lima Lourenco Silva
Resumo da Proposta:
A pandemia de COVID-19 contribuiu para a expansão do regime de
trabalho remoto nas empresas de diversos setores. Nesse contexto, essa nova
forma de trabalho possui vulnerabilidades de segurança que precisam ser
mitigadas pelas empresas. O objetivo deste trabalho é compreender a
percepção dos profissionais em relação às práticas de segurança dos dados
nas empresas onde eles trabalham e em relação à sua privacidade no regime
de trabalho remoto. Para alcançar esse objetivo será aplicado um survey com
finalidade de coletar dados de pessoas que trabalham em regime de
teletrabalho ou home office. A análise busca compreender as medidas de
proteção adotadas pelas empresas assim como os mecanismos utilizados para
difundir aos funcionários as melhores práticas e deixá-los cientes das políticas
de segurança a serem seguidas.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Princípios de usabilidade e acessibilidade como ferramentas de garantia do acesso à informação: um estudo sobre a plataforma gov.br
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Douglas de Moura Cavalcante
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Alex Sandro Gomes e Carla Taciana Lima Lourenco Silva
Resumo da Proposta:
Diante da constante migração de serviços para Internet, direitos assegurados pela Constituição Federal brasileira acabam sendo colocados em risco quando princípios de usabilidade, acessibilidade e universalidade ligados ao desenvolvimento de software não são considerados na criação de novos sistemas para web. Este trabalho propõe, baseado na plataforma de serviços públicos do Governo Federal (gov.br), avaliar o cumprimento de requisitos ligados às diretrizes de acessibilidade e heurísticas de usabilidade, problematizando a garantia do acesso à informação e a disponibilidade de serviços em interfaces web.
Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 13h20, local: Google Meet
Banca: Leopoldo Motta Teixeira
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Título: Alocação Inteligente de Veículos utilizando Algoritmos de
Otimização Multi-Objetivo
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Eduardo Luiz Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Abel Guilhermino da Silva Filho
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: George Darmiton da Cunha Cavalcanti e Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
Resumo da Proposta:
A alocação, ou roteamento, de veículos de uma frota é um processo importante que pode causar grandes impactos financeiros às empresas. Em um contexto de transporte de passageiros onde existem horários agendados para saída ou chegada, distribuir de forma eficiente os veículos para os grupos de passageiros é uma tarefa crucial. O emprego de Algoritmos de Otimização Multi-Objetivo na resolução de tarefas comuns de roteamento é uma abordagem promissora para se encontrar uma solução eficiente. Neste trabalho, será avaliado o desempenho das principais técnicas de Otimização Multi-Objetivo em um contexto de alocação de veículos a grupos de passageiros que possuem horários agendados de partida ou de chegada ao destino informado. Desta forma será possível determinar qual das técnicas avaliadas é mais satisfatória na resolução deste tipo de problema.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Uma análise sobre Hiperparâmetros de Stable-Diffusion
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Fernando Rangel Magalhães
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
Resumo da Proposta:
Stable Diffusion é um método open-source que utiliza da tática de ’Latent Diffusion Models’ para geração de imagens através de prompts e hiperparâmetros. Com a recente atenção do público voltada a serviços de geração de imagens e texto via inteligência artificial, mais pessoas estão lidando diretamente com modelos como Stable Diffusion. Esta tese proposta visa apoiar essa iniciativa open-source explicando como mais facilmente obter uma imagem desejada com o programa, através de exemplos de como alterar os hiperparâmetros para melhor atender as especificações do usuário final.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título:Suporte a janelas temporais e o processamento de dados
em streams em Swift
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Franclin Cabral Menezes de Oliveira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Possíveis Avaliadores: Fernando José Castor de Lima Filho
Resumo da Proposta:
O mundo é baseado em eventos, que são basicamente registros de uma determinada
atividade, para computação este registro tem uma forma de objeto que podem conter
atributos particulares que descrevem o evento e quando o mesmo ocorreu ou até onde
ocorreu [1]. Dada a uma infinidade de eventos que acontecem em atividades diferentes, o uso de Operadores de janela são interessantes para criação de um subconjunto de eventos para um processamento mais profundo de determinadas atividades. Para isso este trabalho visa comparar stream de dados em janelas e analisar o suporte destas nas principais bibliotecas escritas na linguagem Swift e se o processamento de eventos complexos é útil para esse tipo de operador.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Generating Formal Specifications for Smart Contracts from Textual Descriptions in Natural Language
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Gabriel Nogueira Leite
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Augusto Sampaio
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Alexandre Mota e Juliano Manabu Iyoda
Resumo da Proposta:
Contratos inteligentes são parte do paradigma “code is law”, descrevendo indiscutivelmente como seus ativos devem ser gerenciados. Para implementar esse paradigma, muitas plataformas de contratos inteligentes não permitem que o código de um contrato seja alterado depois de implantado, reforçando efetivamente uma noção de imutabilidade de código/implementação. A imutabilidade da implementação, no entanto, tem duas desvantagens principais. Em primeiro
lugar, os contratos não podem ser corrigidos se a implementação estiver incorreta após a implantação. Existem muitos exemplos de instâncias de contratos do mundo real com falhas que foram exploradas com somas surpreendentes de criptomoedas sendo adquiridas. Em segundo lugar, os contratos não podem ser otimizados, a execução de uma função de contrato tem um custo explícito a ser pago pelo chamador que é calculado com base na implementação do contrato. Ademais, um paradigma alternativo, chamado “specification is law”, permite que os contratos sejam criados e atualizados, mas apenas se atenderem a uma especificação formal correspondente. A estrutura é centrada em um implementador confiável: um serviço off-chain que verifica e impõe formalmente essa noção de conformidade [1]. Este trabalho visa o desenvolvimento de uma estratégia que auxilie e padronize a criação de especificações de contratos inteligentes que atualmente são feitos de forma manual. A entrada para a geração destas especificações são a descrição textual dos padrões que descrevem os contratos de tokens, com o ERC 20 e as implementações de referência destes padrões.
Defesa: dia: 04/05/2023, hora: 09h00, local: Google Meet
Banca: André Luís de Medeiros Santos
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Título: Comparação entre React Native e Flutter: Uma análise focada em desempenho
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Gabriela Vilela Heimer
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Borba
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Kiev Gama
Resumo da Proposta:
Hoje em dia, aplicações mobile são muito usadas pela maioria das pessoas, e os dois principais sistemas operacionais onde essas aplicações são executadas são Android e IOS. Por muito tempo foi necessário que os desenvolvedores fizessem duas versões dos aplicativos desenvolvidos, uma para cada sistema operacional. Contudo, mais recentemente, surgiram as tecnologias cross-platform, que buscam unificar o código de forma que um só programa seja executável em ambos sistemas. Dessas tecnologias cross-platform, as que mais se destacaram foram Flutter e React Native, por serem simples, terem uma boa estrutura, e um bom desempenho. Porém elas causam uma dúvida ao desenvolvedores com relação a qual delas seria melhor. O objetivo desse estudo é comparar essas tecnologias de forma que essa dúvida seja respondida.
Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 14h00, local: Google Meet
Banca: Leopoldo Motta Teixeira
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Título: Ferramenta para criação de pixel art através de modelo generativo
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Geraldo de Medeiros Galvão Neto
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
Resumo da Proposta:
Grandes desenvolvimentos vêm sendo alcançados no campo de criatividade computacional nos últimos anos, modelos de text-to-image como o Stable Diffusion conseguem possibilitar a criação de arte por pessoas que não tenham o conhecimento ou habilidades neste campo. Um estilo de arte que ainda carece de ferramentas especializadas de geração é o pixel art, arte digital trabalhada em pixels individuais. Este trabalho tem o objetivo de propor a criação de uma ferramenta para a criação de pixel art alvejando o público geral, que tenha uma facilidade de uso, com o desenvolvimento de uma interface gráfica para possibilitar tal. Além de entregar o poder de modelos geracionais do estado da arte, como o Stable Diffusion, por meio de técnicas como prompt engineering.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Desenvolvimento e teste de ferramenta de entretenimento digital em experimentos sobre o dilema social do jogo dos bens públicos
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Henrique Andrade Mariz
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Geber Ramalho e Filipe Calegário
Resumo da Proposta:
Os dilemas sociais são caracterizados por conflitos entre o auto interesse imediato e os objetivos coletivos de longo prazo. Embora tais conflitos
estejam no cerne de vários desafios de interações sociais, sabemos pouco sobre como a cooperação em tais situações se desenvolvem. Aplicar experimentos e pesquisas nessa área tende a ser difícil de manter o engajamento das pessoas, difícil de replicar e difícil de traçar um histórico das ações, principalmente quando envolve várias pessoas e muitas repetições. Essa problemática também acontece no dilema social do jogo dos bens públicos, dessa forma, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e teste de uma ferramenta de entretenimento digital (Jogo) que em sua essência esteja presente o dilema social do jogo dos bens públicos a fim de elevar o engajamento das pessoas durante os experimentos realizados nesse assunto.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS EM CLUSTERS KUBERNETES
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Hitallo Cavalcanti da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Vinícius Cardoso Garcia
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Kiev Gama e Nelson Souto Rosa
Resumo da Proposta:
A utilização de computação em nuvem em plataformas de nuvens públicas, como a Amazon Web Services, Microsoft Azure ou Google Cloud Plataform trouxe diversas vantagens para as organizações, sendo a principal destas pagar apenas pelos recursos que são utilizados, mais conhecida como pay-as-you-go. Com a necessidade de entrega de software de maneira acelerada, as equipes responsáveis pela definição de infraestrutura geralmente preferem superestimar a quantidade de recursos computacionais necessários para o funcionamento das aplicações, gerando custos ociosos para a empresa e, em alguns casos, até tornando a utilização de nuvens públicas desvantajosa. Este trabalho visa propor um estudo para avaliação comparativa das estratégias de otimização do provisionamento de recursos em clusters Kubernetes para redução de custos.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Facilitando a Criação de Testes de UI Automatizados de Fluxos em Aplicações iOS
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Jacqueline Alves Barbosa
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Breno Alexandro Ferreira de Miranda e Paulo Henrique Monteiro Borba
Resumo da Proposta:
Durante o desenvolvimento de uma aplicação, é importante garantir que o estado da sua interface nos fluxos existentes seja determinístico, ou seja, ao seguir uma mesma sequência de interações, usando as mesmas entradas, o
estado final deve ser sempre o mesmo. Empresas de software aplicam alguns tipos de testes para este propósito, como testes de interface de usuário (UI), testes de regressão, de integração, entre outros, que podem ser realizados
manualmente ou utilizando alguma ferramenta de automatização. A indústria de software vem se tornando um ambiente cada vez mais rápido e ágil, com ênfase em integração, desenvolvimento e entrega contínuos [1]. Esse ambiente coloca novos requisitos em relação à velocidade de testes e necessita de feedbacks mais rápidos e mais frequentes sobre a qualidade do
software [2]. Testes automatizados podem levar a custos mais baixos, maior frequência de testes, identificação precoce de defeitos e maior qualidade do sistema [3], quando comparados com testes realizados manualmente. Este trabalho visa desenvolver uma ferramenta para facilitar a criação de testes de UI automatizados de fluxos em aplicações iOS.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Técnicas de Teste de Software: Uma Revisão Sistemática da Literatura
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Jailson da Costa Dias
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Juliano Manabu Iyoda
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Breno Miranda e Alexandre Mota
Resumo da Proposta:
Com a crescente complexidade dos softwares desenvolvidos e o aumento da competitividade, é necessário que a qualidade do software desenvolvido seja elevada a novos patamares. Como isso, o teste de software passa a ser uma parte inevitável no ciclo
de desenvolvimento de software, pois permite detectar e corrigir erros e falhas que podem comprometer o funcionamento adequado do sistema. Além disso, os testes podem ajudar a identificar problemas de desempenho, segurança e usabilidade, entre outros aspectos. Dessa forma, a realização de testes de software é fundamental para garantir a confiabilidade e a satisfação dos usuários do sistema, bem como para evitar prejuízos financeiros e de imagem para a empresa desenvolvedora do software.
Defesa: dia: 20/04/2023, hora: 10h00, local: Google Meet
Banca: Breno Alexandro Ferreira de Miranda
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Título: Funcionalidade de Automóveis que utilizam o Padrão CAN bus: Análise de cibersegurança através da engenharia reversa
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): João Pedro Gondim Jordão
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
Coorientador:
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
Com a criação do Controller Area Network se tornou possível a implementação de funcionalidades diversas de forma muito mais simples em automóveis permitindo a melhor comunicação entre elas, juntamente com segurança (Em questão ao fator que essas 'features' não necessitaria de uma rede mais complexa de fios), economia e conveniência em suas aplicações. Com a aplicação de software em qualquer ambiente carrega um problema, qual nível de segurança ela teria? E independente da resposta, se isso está sendo visado e o quanto está sendo visado. Tendo em vista o que foi falado, tenho como objetivo efetuar um estudo através da engenharia reversa para poder descrever possíveis cenários de ataques maliciosos dentro da arquitetura criada no veículo estudado. Trazendo a visão do quão inseguro esse ambiente pode ser, ainda mais quando levamos em consideração que alguém está dentro do veículo e qualquer modificação em seu funcionamento pode trazer danos financeiros ao dono, ou em pior casos, até um risco a sua vida.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Revisão da literatura sobre consumo de energia por protocolos e redes blockchain.
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): José Bezerra de Melo Neto
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Carlos André Guimarães Ferraz
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz e Kiev Santos da Gama.
Resumo da Proposta:
Desde 2009 quando a primeira rede blockchain foi lançada a público por Satoshi Nakamoto, o consumo de energia necessário para seu funcionamento vem sendo fonte de atenção para diferentes públicos. De acordo com cientistas de Cambridge, a rede Bitcoin consome mais energia que a Argentina e se caso fosse um país, estaria presente no Ranking dos 30 maiores consumidores de energia do globo. Neste contexto, este recorde não se limita apenas ao pioneiro na implementação Blockchain, mas também as outras redes blockchain existentes, principalmente aquelas que fazem uso do mecanismo de validação de uma transação Proof-of-Work (POW). Este estudo visa, através de uma revisão da literatura, comparar, mensurar e compreender o impacto energético das principais redes blockchain no mercado e mundo. Em conjunto a isso, também estudaremos abordagens, políticas e protocolos que visam a mitigar o consumo energético desenfreado gerado deliberadamente por essas redes.
Defesa: dia: 19/04/2023, hora: 09h00, local: Google Meet
Banca: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
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Título: Um estudo sobre a experiência do usuário na criação de chatbot customizável em organizações públicas, através de uma plataforma de chatbot builder
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): José Celso da Costa Lima
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Carina Frota Alves
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Alexandre Vasconcelos
Resumo da Proposta:
A gestão pública, assim como o mercado, está em constante busca para atender a sociedade de forma efetiva, com a necessidade de gerir e mensurar demandas em diversos setores da máquina pública, por essa razão soluções tecnológicas tornaram-se alternativas viáveis para atender a esses desafios. Uma das soluções tecnologias usadas atualmente são os chatbot, como uma alternativa de atendimento, suporte e relacionamento automatizada e personalizada. Considerando as diversas opções de software para o desenvolvimento de chatbot, o presente trabalho versa sobre a experiência de empresas públicas que não são necessariamente da área de tecnologia ou possuem setor de TI, mas que buscam integrar um chatbot à sua estratégia de relacionamento com os cidadãos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a experiência do usuário ao utilizar o software tatodesk na a criação de chatbot customizável para o serviço público. A análise será realizada através de métodos qualitativos ao utilizar entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados com duas organizações públicas usuárias do software. Após análise dos dados, o presente trabalho buscará apresentar os resultados obtidos e propor possíveis melhorias no software de acordo com os resultados obtidos no estudo de campo
Defesa: dia: 28/04/2023, hora: 10h00, local: Google Meet
Banca: Alexandre Vasconcelos
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Título: Análise de extensão do CSDiff para uso em linguagens com poucos separadores sintáticos
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): José Gabriel Silva Pereira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Henrique Monteiro Borba
Coorientador(a): Paola Rodrigues de Godoy Accioly
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Guilherme Cavalcanti
Resumo da Proposta:
A prática de desenvolvimento de software, há muito tempo deixou de ser
uma tarefa que era realizada por somente uma pessoa, pois, com o avanço da
tecnologia, sistemas cada vez mais complexos foram sendo criados fazendo com
que muitas pessoas trabalhassem no mesmo projeto.
Por conta disso, ferra-
mentas de controle de versionamento de código foram criadas, permitindo que múltiplos desenvolvedores trabalhassem modificando o mesmo trecho de código simultaneamente. Porém, essas modificações simultâneas podem gerar conflitos quando feitas em um mesmo pedaço de código, o que impacta negativamente na produtividade de um time. Ao decorrer do tempo, diversas formas de como de-
tectar conflitos na junção de versão de códigos foram criadas, dentre elas: linha a linha, estruturada e semiestruturada. Neste trabalho, é proposto uma extensão para uma ferramenta semiestruturada de detecção de conflitos ja existente, o CSDiff [1], de forma que ela utilize indentação como separador da linguagem, permitindo assim que, durante a detecção de conflitos em linguagens com poucos separadores sintáticos, ainda seja possivel permitir uma redução de falsos conflitos, consequentemente melhorando a produtividade de um time.
Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 11h15, local: Google Meet
Banca: Guilherme Cavalcanti
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Título: Detecção e catalogação automática de atos do Diário Oficial do Recife utilizando técnicas de Inteligência Artificial
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Josenildo Vicente de Araújo
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Cleber Zanchettin
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Adriano Lorena Inácio de Oliveira e Leandro Maciel Almeida.
Resumo da Proposta:
O Diário Oficial do Recife [3] é um jornal governamental que torna público todos os atos oficiais no âmbito municipal tais como leis, decretos, nomeações exonerações e andamento de concursos dentre outros. Esse jornal é disponibilizado em formato PDF e as informações são todas contidas uma após a outra em um formato que dificulta a visualização e compreensão das pessoas aos conteúdos do documento. Devido a isso, buscarei desenvolver, através do uso de técnicas de Inteligência Artificial, uma forma de detectar cada ato e posteriormente catalogá-los para facilitar a busca por informações contidas nos diários oficiais do município.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Conversão de Linguagem Natural para Linguagem de Consulta SQL
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Leandro Andrade Damasceno
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Luciano de Andrade Barbosa
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Tsang Ing e Robson Fidalgo
Resumo da Proposta:
Em um futuro próximo as tomadas de decisões não serão tomadas apenas por observações ou intuições, mas sim, por análise e estudo de dados concretos. Nesse contexto, é de intenso interesse o acesso ao banco de dados recorrente. Há vários estudos para realizar uma ponte entre a linguagem natural e a linguagem de consulta ao acesso de banco de dados, que seria uma conversão de texto para SQL (text-to-sql). Sendo assim pessoas não habituadas com linguagem de programação possam acessar um determinado banco de dados apenas pela linguagem natural. Em uma real situação, ainda é muito difícil achar um modelo genérico de um algoritmo baseado em deep learning, pelo uso de conjuntos de dados distintos em variados estudos, além da falta de domínio total desses modelos. Este trabalho visa analisar modelos de redes neurais e alguns conjuntos de dados que são usados para treinar os modelos para tecnologia do text-to-sql [1].
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Projeto e desenvolvimento de interpretador de alto nível para instruções Assembly MIPS
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Luan Silva de Sena Advincula
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Abel Guilhermino da Silva Filho e Leopoldo Motta Teixeira
Resumo da Proposta:
Na disciplina de Infraestrutura de Hardware, são vistos os componentes necessários para o funcionamento do computador, como as unidades de processamento aritmético e gráfico, de memória e armazenamento. Olhando para a unidade de processamento, temos a camada que faz o papel de interface entre o hardware e o software. Nessa camada, há a chamada linguagem de montagem, ou Assembly, que é gerada por compiladores de linguagens de programação de mais alto nível, ou seja mais abstratas e tem o papel de se comunicar com o hardware por meio de instruções representadas por mnemônicos que manipulam os números binários presentes na memória. Uma das atividades exercitadas na disciplina é o desenvolvimento de códigos em Assembly para entendimento de como os compiladores geram a linguagem de montagem a partir de códigos mais alto nível. Para isto, os alunos usam uma ferramenta que lê o código e gera as saídas com base neste, mostrando os dados presentes nos registradores utilizados para checagem de corretude. A ferramenta pode ser instalada somente no sistema operacional Windows e possui também um editor de texto próprio. Pelo fato de não existirem muitas ferramentas que exercem o mesmo papel da ferramenta usada na disciplina atualmente e muitas não serem de multiplataforma, ou seja podem executar somente em um sistema operacional específico, será idealizada e implementada um interpretador de Assembly no formato de ferramenta de linha de comando de código aberto e de propósito educacional com o objetivo de ser multiplataforma e de uso simples sem a necessidade de prender o usuário a um editor de texto padrão para que seja facilitado o desenvolvimento das atividades da disciplina de Infraestrutura de Hardware a princípio, mas também prover a quaisquer outros usuários que se interessarem em utilizar a ferramenta que será disponibilizada de forma gratuita.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Identificação de Vocalistas em Covers Musicais
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Thierry Chaves Muniz
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Cleber Zanchettin
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Adriano Lorena, Carlos Alexandre Mello e Filipe Calegário
Resumo da Proposta:
Com o compartilhamento de obras musicais se tornando cada vez mais popular e acessível, muito devido as facilidades oferecidas pela Internet, muitas pessoas se mostraram dispostas a compartilhar suas habilidades musicais fazendo versões próprias de músicas já lançadas previamente e as disponibilizando de forma gratuita na rede. Desta forma, uma vasta quantidade de dados se encontra disponível sobre estes Covers e vários trabalhos já foram publicados tratando da identificação da obra original através dos dados de uma versão alternativa. Estes trabalhos utilizam técnicas de Aprendizado de Máquina treinados com milhares de faixas identificadas pela música original e através da semelhança entre faixas alternativas e sua versão original. Com base nesse treinamento, estes modelos conseguem identificar se uma música é um cover ou uma composição original. O objetivo deste trabalho é investigar métodos para identificar quem é o vocalista responsável por tal versão alternativa (cover) utilizando técnicas similares às utilizadas nos trabalhos relacionados de identificação de originalidade de uma música. Iremos investigar ainda se a aplicação de novas técnicas como modelos de Transformer para separação da parte vocal, do canal de som dos instrumentos podem causar um efeito positivo neste reconhecimento.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Análise comparativa do processo de aprendizagem entre o uso de UIKit e SwiftUI no ensino de Swift
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Vinícius José da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Gama
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Fernando Castor, Sérgio Castelo Branco Soares, Filipe Calegário e Ricardo Massa Ferreira Lima
Resumo da Proposta:
Assim como as tecnologias evoluem, as linguagens que as criam também o fazem, seja adicionando novos recursos, aperfeiçoando performance, legibilidade, capacidade de escrita, criação de novos frameworks de desenvolvimento e até mesmo mudando seus paradigmas. Entre essas evoluções, o desenvolvimento em Swift passou por diversas fases, entre elas, a criação de frameworks com o ViewCode e o SwiftUI. Isto posto, o objetivo desse estudo é comparar analiticamente o uso de ViewCode, com UIKit, e SwiftUI no ensino da linguagem Swift, dadas as peculiaridades de seus paradigmas, imperativo e declarativo, respectivamente, fazendo um paralelo entre fatores como: evolução de aprendizagem, capacidade de desenvolvimento, capacidade de compreenção de código e como cada um leva ao entendimento mais profundo da linguagem. Sendo assim, afim de facilitar a aprendizagem e otimizar esse processo tanto para docentes quanto estudantes da tecnologia, este estudo propõe levantar dados e apresentar uma discussão que auxilie nos processos atuais aplicados ao ensino de Swift.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: FAST-GRADLE-PLUGIN: Um plugin para priorização de casos de teste utilizando o FAST
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Luiz André de Jesus Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Breno Alexandro Ferreira de Miranda
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira, Vinícius Cardoso Garcia e Henrique Emanuel Mostaert Rebêlo
Resumo da Proposta:
O processo de testes de software é essencial para o desenvolvimento de software com qualidade. Entretanto as atividades de teste são bastantes custosas, tomando boa parte do ciclo completo de desenvolvimento. Uma das estratégias para otimizar o tempo gasto com a execução dos testes é a de priorização de casos de testes, para as falhas sejam identificadas o mais breve possível. O FAST Approaches to Scalable Similarity- based Test Case Prioritization é uma aplicação que faz a priorização dos casos de teste com base em similaridade. Este trabalho visa a implementação de um plugin para o Gradle que possibilite a aplicação da priorização dos casos de teste no ciclo de vida do software.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Wizard of Prompt: Como melhor construir um prompt para servir modelos gerativos do tipo text-to-image
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Magnon Paulino Ramos de Souza
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegario
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
Resumo da Proposta:
A arte é uma forma de expressão humana talvez tão antiga quanto a própria linguagem em si. E da mesma forma que a linguagem vem se desenvolvendo ao longo dos séculos, a arte também tem evoluído e se expandindo nas suas formas de expressão. Dentro dessa evolução, pode-se citar o surgimento da computação e junto com ela, o advento da manifestação artística por meios digitais. Juntamente a isso, pode-se mencionar também o boom do deep learning, que ano após ano vem mostrando um crescimento em performance e potencial das redes neurais profundas. Em particular, pode-se citar as redes generativas adversariais (GANs), bem como seus sucessores, os modelos de guided diffusion [1], o atual state of the art para geração de imagem. Esses modelos tem sido utilizados juntamente com sistemas inteligentes de linguagem natural, como por exemplo o CLIP [2] para fazer transformações de texto escrito em linguagem natural para imagens. O trabalho conjunto desses modelos interpretativos de texto e desses modelos geradores de imagens que tem provocado mudanças na forma de criar arte. É isso que tem permitido que o artista possa fornecer apenas uma entrada de texto, uma descrição da ideia da obra, e obter como resultado, uma imagem produzida a partir da entrada textual. Este trabalho visa a catalogação de elementos de relevantes para a construção de um bom prompt, bem como propor a construção de uma ferramenta que faça uso desses componentes para construir ou enriquecer um prompt de forma que ele possa interagir melhor com o modelo gerador e o artista possa obter um resultado mais satisfatório.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Análise da Experiência e dos Impactos Positivos da Utilização de uma Aplicação de u-Learning com o Uso de Mídia Locativa no Bairro da Várzea
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Marvin Miguel da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Alex Sandro Gomes
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Kiev Santos da Gama e Carina Frota Alves
Resumo da Proposta:
O bairro da Várzea atualmente é o segundo maior bairro de Recife em extensão territorial e engloba uma série de casarões, igrejas e construções históricas, além de ser palco de diversas manifestações culturais. Diante dessa realidade, o quanto os habitantes locais conhecem da história do bairro por onde transitam diariamente? Para responder a essa pergunta, foi escolhida a aplicação Gnomon, uma mídia locativa capaz de catalogar os patrimônios históricos locais e que possibilita a visualização e utilização de rotas já existentes pelo bairro. O projeto se propõe também a analisar o
impacto que as informações referentes à história do bairro têm sobre a percepção de identidade e o senso de pertencimento do usuário.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Processamento de Linguagem Natural para Classificação de Comentários do Instagram
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Mateus Felipe Alves Rosas do Nascimento
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Luciano Barbosa
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Tsang Ing Ren
Resumo da Proposta:
O crescimento acelerado na utilização de redes sociais ao longo dos últimos anos revelou um potencial na área de marketing antes desconhecido, quando essas ferramentas surgiram com o objetivo de conectar amigos e familiares. Hoje a utilização de redes sociais por marcas e comércio é amplamente difundida, ao ponto que todas as empresas fazem uso de contas nessas redes para vender produtos, divulgar promoções, e alcançar novos clientes, bem como fazer a manutenção dos antigos. Dentro desse contexto, tornou-se possível então estudar o comportamento do consumidor pelo conteúdo das postagens e comentários que realizam nessas redes sociais. A importância desses comentários e opiniões é enorme pois eles são usados como feedback natural para outros consumidores, que acessam essas páginas, e lêem o que foi dito por clientes anteriores com o intuito de saber se devem também comprar, ou se devem evitar aquela marca. Dessa forma, as empresas que possuem essas informações em suas páginas podem entender problemas mais imediatos, erros de julgamento que foram feitos ao conceber
alguma campanha, e também podem interagir com seus clientes de modo a melhorar seus produtos e serviços. O objetivo desse trabalho é utilizar Processamento de Linguagem Natural (PLN) e modelos de Machine Learning juntamente com análise sintática e semântica de texto para realizar uma categorização de uma base de dados que contém comentários feitos na conta do Instagram de um estabelecimento comercial em grupos (i.e. dúvida, reclamação, sugestão, solicitação, informativo) de maneira a entender de que forma os usuários estão interagindo com a loja, quais são suas necessidades e suas impressões sobre o produto que está lhe sendo oferecido, e quais os insights, melhorias, e entendimento do próprio negócio pode ser feito pelo estabelecimento.
Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 13h30, local: Google Meet
Banca: Tsang Ing Ren
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Título: Funções de Ativação Arbitrárias para Redes Neurais Quânticas: Análise e Desenvolvimento
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Matheus Hopper Jansen Costa
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Fernando Maciano de Paula Neto
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Adenilton José da Silva, Cleber Zanchettin e Leandro Maciel Almeida
Resumo da Proposta:
Atualmente, é esperado que o campo das redes neurais artificiais se beneficie fortemente graças aos avanços na computação quântica. Em particular, aprendizagem de máquina quântica, uma classe de algoritmos que utilizam de conceitos da mecânica quântica para criar algoritmos inteligentes, vai proporcionar um aumento na velocidade de processamento para realizar tarefas como reconhecimento de padrões, clusterização e no aprendizado de máquina em geral. Perceptrons quânticos com funções de ativações específicas já existem, e apesar de já se ter algumas alternativas para fazer funções de ativações arbitrárias no processador quântico, elas ainda possuem suas limitações de implementação. Neste trabalho, objetiva-se replicar os experimentos de uma rede neural ‘Quantum activation functions for quantum neural networks’ utilizando a biblioteca Qiskit para gerar funções de ativação arbitrárias. A rede será testada nas bases utilizadas pelo artigo e em outras bases da biblioteca UCI Machine Learning Repository.
Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 10h30, local: Google Meet
Banca: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
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Título: Análise a partir das Perspectivas de Funcionários Neurodiversos em Relação ao Mercado e Ambiente de Trabalho em Empresas Brasileiras de Desenvolvimento de
Software
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro de Barros Veríssimo
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Possíveis Avaliadores: Carina Frota Alves e Carla Taciana Lima Lourenco Silva
Resumo da Proposta:
Segundo o CDC (Center of Diseases Control and Prevention), 1 em cada 44 crianças nascem com Transtorno do Espectro do Autismo(TEA)[1], onde abrange uma série de sintomas, que podem levá-las a serem totalmente dependentes ou não. Para os adultos com níveis mais brandos de TEA, um grande desafio é conseguir encontrar um emprego[2], ou quando já estão inseridos no mercado, enfrentam algum tipo de descriminação no ambiente de trabalho [3]. Sobre o TDAH, a Associação Brasileira do Déficit de Atenção(ABDA) estima que 2 milhões de brasileiros adultos lidem com os sintomas do transtorno, a quantidade não é exata pois o transtorno ainda é subdiagnosticado no país [4], além de diversas pessoas diagnosticados com outros sintomas. Conseguir inserir neuroatípicos em empregos que favoreçam sua personalidade e habilidades é de suma importância no aspecto social, podendo não só
trazer benefícios para o funcionário mas também para a empresa que poderão usufruir das habilidades únicas[5]. Muitas vezes os funcionários atuantes da área de tecnologia são vistos como pessoas sem habilidades sociais, porém empresas de tecnologia lutam para atrair, desenvolver e manter desenvolvedores com perfis diversificados buscando inovar e aprimorar a qualidade de seus produtos e serviços. O objetivo deste trabalho consiste em compreender os fatores motivacionais e desafiadores para o ingresso e a permanência de neurodiversos na área de tecnologia. Para isto será realizado um estudo de caso em algumas empresas brasileiras de desenvolvimento de software, baseado na execução de um formulário entre os participantes. Além disso, será feita uma análise comparativa entre funcionários neurotípicos e neuroatípicos em pautas como dificuldades de ingresso no mercado de trabalho e os desafios para conseguir realizar seu trabalho de forma cômoda.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Criando oportunidades de aprendizagem de computação através de programação musical com foco em quem precisa
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro de Souza Queiroga
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Márcio Lopes Cornélio
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Giordano Cabral e Alex Sandro Gomes
Resumo da Proposta:
Ciência da Computação é uma área comumente vista como difícil, por ser do campo de exatas e tecnologia. Carrega consigo um peso emocional proveniente da ansiedade matemática que indivíduos costumam desenvolver, principalmente aqueles com menor nível de oportunidades de aprendizagem (OA). Este estudo visa explorar essas relações, aumentando a taxa de OA para uma parcela da sociedade mais socioeconomicamente vulnerável. As oportunidades criadas terão um viés informal, visando reduzir a carga emocional negativa. Por fim, pretende-se analisar o impacto e se houve mudança na percepção dos indivíduos a respeito de ingressar na área de tecnologia.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Synthetic Image Detection Using a Modern CNN and Noise Patterns
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro Henrique Ralph Arruda
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: George Darmiton da Cunha Cavalcanti e Carlos Alexandre Barros de Mello
Resumo da Proposta:
Redes neurais de difusão latente são capazes de gerar imagens muito próximas da realidade e tudo indica que os resultados irão melhorar ainda mais no futuro. este trabalho propoe elaborar e implementar uma rede neural capaz de distinguir entre uma imagem real e uma imagem gerada pelas várias gerações de modelos geradores de imagens.
Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 14h15, local: Google Meet
Banca: Carlos Alexandre Barros de Mello
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Título: Distância adaptativa e algoritmo do tipo nuvens dinâmicas com dados simbólicos poligonais
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro José Carneiro de Souza
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza
Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin e Teresa Bernarda Ludermir
Resumo da Proposta:
O grande volume de dados produzidos pelas diversas áreas do conhecimento nos auxilia em vários desafios, como tomadas de decisão e reconhecimento de padrões, mas também traz luz ao problema de escalabilidade dos métodos computacionais tradicionais no enfrentamento desse crescimento desenfreado de informações, por isso é essencial para a evolução da ciência a busca incessante de
novas e melhores soluções para os problemas que o mundo nos apresenta. Representar os dados de forma mais compacta, mas preservando as informações de forma efetiva é o objetivo dos dados simbólicos, abordagem que traz uma vasta literatura também para métodos de inteligência artificial, como algoritmos de regressão e classificação. Utilizando uma nova abordagem de representatividade, os dados simbólicos poligonais, podemos analisar sua aplicabilidade em problemas reais. Para isso propomos nesse trabalho a aplicação de algoritmo de Nuvens Dinâmicas para dados simbólicos poligonais em matrizes de co-ocorrência de níveis de cinza para o problema de reconhecimento de padrões de imagens utilizando uma de suas premissas, a classificação dos dados em grupos, juntamente com avaliando a aplicabilidade do algoritmo para imagens reais.
Defesa: dia: 25/04/2023, hora: 09h00, local: Google Meet
Banca: Teresa Bernarda Ludermir
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Título: Uma pesquisa sobre práticas sustentáveis no mercado brasileiro de desenvolvimento de software
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rodrigo de Melo Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Jéssyka Vilela
Coorientador: Mariana Maia Peixoto
Possíveis Avaliadores: Carla Silva
Resumo da Proposta:
À medida em que as mudanças climáticas e seus impactos socioeconômicos tornam-se mais tangíveis, nota-se a necessidade de pensar em sustentabilidade em todos os setores da sociedade, incluindo na indústria de desenvolvimento de software. Sustentabilidade envolve não apenas deixar de poluir o meio ambiente, mas levar em consideração as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. Assim, é necessário que a indústria de software se adapte como um todo e adote práticas sustentáveis não como uma reflexão tardia mas desde o início dos processos, com o levantamento de requisitos. Com sustentabilidade tornando-se uma preocupação cada vez mais frequente dentro da indústria de software, é necessário investigar a forma como as pessoas envolvidas no desenvolvimento de software com preocupação sustentável balanceiam os requisitos sustentáveis com os requisitos funcionais de suas aplicações. Neste trabalho propomos um estudo, baseado em questionários, de como os desenvolvedores brasileiros lidam com requisitos de sustentabilidade. Analisaremos questões que envolvem desde a visão dos envolvidos sobre requisitos sustentáveis até as práticas efetivamente implementadas e qual o impacto disso no ambiente de trabalho. Esses resultados serão comparados a partir de vários parâmetros, como o tipo de metodologia de desenvolvimento adotada, analisando os motivos que levaram ao cenário encontrado.
Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 15h30, local: Google Meet
Banca: Carla Taciana Lima Lourenco Silva
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Título:
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Thárcio Marcilio Araújo Melo da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Sergio Soares
Coorientador: Waldemar Ferreira Neto
Possíveis Avaliadores: Kiev Gama
Resumo da Proposta:
A LGPD é a principal lei brasileira que define como deve ser o tratamento de dados pessoais por organizações e estabelece a uma estrutura legal de direitos dos titulares de dados pessoais. Apesar de sua importância, a lei é pouco conhecida, e, portanto, muitos não conhecem como avaliar se uma solução está em conformidade com a mesma. Este trabalho desenvolverá apresentar uma aplicação web que, baseada em um checklist definido em uma outra pesquisa, fornecerá suporte para inspecionar a conformidade de soluções IoT com a legislação de segurança de dados brasileira LGPD.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Incorporação de Rollback no Game Loop de Jogos em Tempo Real Multijogadores Online
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Thiago da Fonte Bastos
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Geber Lisboa Ramalho
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Filipe Calegario e Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
Resumo da Proposta:
O rollback é um método de sincronização de jogos digitais online que tem como objetivo eliminar o atraso de resposta entre jogadores causado pelo tempo de transmissão através da rede. Tal método é bem-sucedido e levou a cenários competitivos de jogos em tempo real a florescerem online quando em outrora apenas partidas presenciais seriam consideradas aceitáveis. Entretanto, esta solução é fomentada apenas dentro do gênero de jogos de luta e não muito buscada como possível melhoria da experiência online de outros tipos de jogos. Este trabalho busca compreender o que é intrínseco à implementação do rollback e como isso pode abranger os demais gêneros de jogo.
Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 11h30, local: Google Meet
Banca: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
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Título: Arquitetura de aplicações multi-tenant com bancos relacionais e não relacionais: uma comparação entre Oracle e MongoDB
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Thomas Anderson Feitosa Monteiro
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Robson do Nascimento Fidalgo
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Vinicius Garcia e Kiev Gama
Resumo da Proposta:
Contexto. Com a popularização da computação em nuvem e a facilidade de contratação de grandes provedores em qualquer escala em termos de computação, rede e armazenamento, uma aplicação com design bem construído pode suportar um volume de usuários e acessos que permite que com uma única instância - aqui instância não se referindo a um monolito, mas a um único deployment - atenda diferentes players, cada qual com uma visão isolada a nível de organização e dos dados da mesma, uma multi-locação, ou do inglês, multitenancy. É um modelo de arquitetura que tem crescido nos últimos anos como forma de escalar mais
facilmente o desenvolvimento e manutenção da aplicação para todos os usuários, em vez de subir uma instância para cada venda e novo cliente toda a infraestrutura é gerenciada pela empresa mantenedora do serviço com uma única versão disponibilizada por vez a todos os interessados. A forma como o banco de dados é estruturado é um dos fatores que mais pesam para que um projeto multi-tenant seja bem sucedido e um tema de grande importância no design da aplicação. Objetivos. Explorar os desafios de arquiteturas multi-tenant em aspectos relativos a banco de dados, quais as melhores práticas utilizadas e comparar as abordagens em bancos de dados relacionais e não relacionais a partir dos dois principais bancos relacional e não relacional utilizados pelo mercado, Oracle e mongoDB respectivamente. Pesquisar e demonstrar como costuma ser feito, se existem diferenças, vantagens ou desvantagens quando colocados lado a lado.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Daily physical activities recognition using wearable devices: a systematic mapping
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Victor Hugo de Lima Kunst
Curso: Ciência da Computação
Orientadores: Veronica Teichrieb
Coorientadores: Alana Elza Fontes da Gama e Thiago de Menezes Chaves
Possíveis Avaliadores: Filipe Calegario
Resumo da Proposta:
O uso de dispositivos vestíveis, como smartwatches, trazem consigo a oportunidade de acompanhar o dia a dia do seu usuário a partir de seus sensores, podendo dar feedbacks sobre como manter um estilo de vida mais saudável. Uma das possíveis recomendações que pode ser feita é sobre atividades físicas. Embora algumas técnicas já estejam sendo utilizadas para detecção de exercícios, muitas não levam em consideração as atividades diárias realizadas pelos usuários. O objetivo deste trabalho é analisar o estado da arte sobre detecção de atividades utilizando sensores disponíveis nesses dispositivos através de uma revisão sistemática. Serão apresentadas quais as principais técnicas e conjunto de dados empregados, comparando-os tanto em questão de performance quanto em resultados obtidos, os tipos de sensores utilizados e como podem ser empregadas para rastreamento das atividades do dia a dia.
Defesa: dia: 05/04/2023, hora: 11h00, local: Google Meet
Banca: Veronica Teichrieb e Filipe Calegário
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Título: WRITEME 2.0: Generalização e validação de uma ferramenta de auxílio à escrita de READMEs baseada em dados abertos
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Victor Miranda de Melo
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Coorientador: Hilton Pintor Bezerra Leite
Possíveis Avaliadores: Fernando Castor e Vinícius Garcia.
Resumo da Proposta:
Uma das formas mais comuns de documentação de software são os arquivos README (leia-me, em português) comumente disponibilizados em repositórios de código. Essa documentação facilita a utilização do software por seus usuários e também a contribuição por desenvolvedores que desejam ajudar na sua implementação. O arquivo serve como uma página de boas vindas e, quando mal escrito, pode dificultar a utilização do software. O trabalho que idealizou o WRITEME propôs um modelo de ferramenta, baseada em dados abertos, que teria caráter genérico e dinâmico para auxiliar desenvolvedores a escrever READMEs. Sua implementação, porém, não foi finalizada, fazendo com que em seu estado atual esteja estática e restrita a certas linguagens de programação. Esse projeto visa continuar a implementação da integração entre o back-end e o front-end da ferramenta, enfim trazendo o caráter dinâmico e genérico da ferramenta, o que ampliará sua utilização e facilitará a realização de mais testes
para validação da mesma.
Defesa: dia: 26/04/23, hora: 14h00, local: Google Meet
Banca: Kiev Gama
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Título: Char Sheets Generator: Em direção a uma ferramenta para geração automática de animações frame a frame
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Vinícius Dantas Januário
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
Resumo da Proposta:
O desenvolvimento de animações para personagens, no contexto de jogos 2D, é um processo tedioso e que consome boa parte do tempo dos artistas, perante a necessidade de desenhar pixel a pixel as imagens do movimento desejado. Diversos trabalhos de IA gerativa propõem arquiteturas de GANs para automatizar esse processo e gerar uma animação a partir de uma imagem de entrada. O Stable Diffusion, um modelo de difusão latente text-to-image (que possui funcionalidades image-to-image), é capaz de gerar pixel art e pode ser treinado para gerar spritesheets com animações. Tendo em vista a capacidade gerativa desse modelo, este traba-
lho se propõe a investigar e experimentar o Stable Difussion para o desenvolvimento de uma simples ferramenta de co-criação de personagens 2D animados, visando atender um público de desenvolvedores indies e estúdios com recursos limitados.
Defesa: dia: 27/04/2023, hora: 11:00, local:
Banca: Geber Lisboa Ramalho
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Título: O uso de algoritmos emergentes na criação de arte através de criatividade computacional
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Vitor Sousa Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe C. de A. Calegario
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
Resumo da Proposta:
Algoritmos emergentes simulam interações entre agentes simples e o ambiente em que estão contidos. Os resultados das interações entre agentes são naturais e muitas vezes imprevisíveis. Podemos citar, por exemplo: agrupamentos espontâneos, criação de estruturas particulares e interações com o ambiente de forma especial. Algoritmos como esses são úteis na simulação de ecossistemas e na visualização de cenários complexos, tendo proximidade com tópicos relativos à inteligência artificial e algoritmos bioinspirados. Além disso, técnicas empregadas na construção de algoritmos emergentes podem ser utilizadas na criatividade computacional na produção de arte em seus diversos formatos (músicas, imagens, jogos, animações, etc), de simulações e de ambientes espontâneos. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão integrada sobre algoritmos emergentes e sua relação com a criatividade computacional, bem como ilustrar uma através de implementação como podem ser utilizados autômatos celulares na geração de conteúdo artístico.
Defesa: dia: 25/04/2023, hora: 10h30, local: Google Meet
Banca: Geber Ramalho
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Título: Ferramenta para criação de conteúdo de salas para jogos de dungeon geradas proceduralmente
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Wellington Barbosa de Almeida
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Geber Lisboa Ramalho
Coorientador:
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral e Filipe C. A. Calegario
Resumo da Proposta:
Geração de Conteúdo Procedural (PCG) é a criação algorítmica de conteúdo. Ela é comumente utilizada na indústria de jogos para criação dos mais variados tipos de conteúdo, como fases, artefatos, mapas, dentre outros. Todavia é ina-
cessível para um desenvolvedor de jogos não programador criar um PCG devido a necessidade de codificar o algoritmo gerador. Este trabalho propõe uma alternativa para contornar tal dificuldade por meio de uma ferramenta de interface gráfica que permite a criação de níveis para um jogo de exploração de dungeons com salas geradas proceduralmente. Nessa ferramenta o usuário poderá escolher por meio de linguagem natural os tipos de elementos de jogabilidade que cada sala deve possuir. Por fim, as definições podem ser exportadas e passadas como entrada a um algoritmo de PCG que cria uma fase pronta para jogar.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
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Título: Armazenando Artefatos Associados às Alterações com Git
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Wendell Jânio de Oliveira Júnior
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Henrique Monteiro Borba
Coorientador:
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
Git é um Sistema de Controle de Versão (Version Control System – VCS) amplamente utilizado no desenvolvimento de software. Arquivos de texto são os mais comuns em repositórios Git, pois este sistema consegue automaticamente examinar o conteúdo desses arquivos e mostrar o que mudou entre as versões. Apesar de possuir a interface de um VCS, Git é internamente um Sistema de Arquivos Endereçável por Conteúdo (Content-Addressable Filesystem) e permite que qualquer tipo de dado seja adicionado ao repositório e identificado diretamente pelo seu conteúdo. Desta forma, este sistema pode ser utilizado para armazenar diversas informações além daquelas normalmente associadas às versões do repositório. Cada versão de um repositório Git é registrada por meio de commits. São objetos que armazenam uma mensagem explicativa para as alterações, o autor do commit, o autor das alterações, o conteúdo do repositório no momento em que o commit foi registrado e quando ocorreu. Embora diferentes fluxos de trabalho possam gerar diversos tipos de dados a partir de uma versão do repositório, por padrão, apenas essas informações são registradas. Por exemplo, um sistema pode ser compilado e gerar arquivos binários que normalmente não devem ser armazenados com o código-fonte, pois estão associados a apenas uma versão do sistema. Outras opções de armazenamento poderão ser utilizadas, caso seja necessário que estes e outros dados sejam armazenados para consultas futuras, mas não estarão vinculados diretamente a uma versão do sistema no repositório.
Links e referências adicionadas às mensagens dos commits podem apontar para a localização dos artefatos gerados, mas estes são gerenciados por outros sistemas e podem estar indisponíveis, mudar para referenciar outros recursos ou deixarem de existir. Podemos tomar como exemplo um commit criado por Linus Torvalds em 2006 introduzindo uma correção na ferramenta Git. A mensagem descreve a alteração e fornece um link para o que parece ser a thread de discussão que contribuiu para essa correção. O problema encontrado por quem analisa esse commit e precisa de um contexto para entender a alteração, é que o link se encontra indisponível.
Defesa: dia: DD/MM/AAAA, hora: XX:YY, local: LLLL
Banca:
Engenharia da Computação
Responsável: Divanilson Campelo (dcampelo@cin.ufpe.br)
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Título: Desenvolvimento de aplicativo para detec��o de glaucoma atrav�s de reconhecimmento de imagem utilizando intelig�ncia artificial
TG:
Proposta: aqui
Autor(a): Ayrton Barros de Lira
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Avaliador: Patricia Tedesco, Cleber Zanchettin
Resumo da Proposta:
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Título: Estudo Comparativo entre Arquiteturas de Aplicativos Android Simples e Combinadas ao Clean Architecture
TG:
Proposta: aqui
Autor(a): Ana Caroline Saraiva Bezerra
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Avaliador: Breno Miranda, Henrique Reb�lo
Resumo da Proposta:
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Título: Estudo comparativo entre ferramentas de teste em Angular
TG: aqui
Proposta: aqui
Autor(a): Andr� Luiz Figueir�a de Barros
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Avaliador: Breno Miranda, Kiev Gama
Resumo da Proposta:
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Título: Estudo comparativo das arquiteturas de software MVC e MVVM para aplicativos iOS portados para macOS usando Mac Catalyst
TG:
Proposta: aqui
Autor(a): Carolina Cruz Agra Lopes
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Avaliador: Henrique Reb�lo, Marcio Corn�lio
Resumo da Proposta:
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Título: Aplica��o do PageRank na detec��o de fraude em transa��es com cart�o de cr�dito
TG: aqui
Proposta: aqui
Autor(a): Clodes Fernando de Morais Silva
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Avaliador: Luciano Barbosa, George Darmiton
Resumo da Proposta:
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Título: O uso de Tecnologias Educacionais Digitais na media��o da constru��o de conhecimento entre docentes
TG:
Proposta: aqui
Autor(a): Erick de Gouveia Zanbom
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Alex Sandro Gomes
Avaliador: Filipe Caleg�rio
Resumo da Proposta:
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Título: An�lise da Aplica��o de Algoritmos de Intelig�ncia Artificial na Previs�o de Tend�ncias de Moda
TG:
Proposta: aqui
Autor(a): Eneri Melo D�Angelis
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Avaliador: Carlos Mello, George Darmiton
Resumo da Proposta:
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Título: An�lise da t�cnica de XGBoost para prever com precis�o valores m�ximos e m�nimos de a��es listadas na B3
TG:
Proposta: aqui
Autor(a): Fl�vio Lins da Mota Nascimento
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Adriano Lorena In�cio de Oliveira
Avaliador: Ricardo Prudencio, Cleber Zanchettin
Resumo da Proposta:
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Título: Desenvolvimento de uma Plataforma para Gest�o de Processos e Riscos para Apoiar a Conformidade com a LGPD
TG:
aqui
Proposta: aqui
Autor(a): Gabriel Cortizo Ferraz
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): J�ssyka Flavyanne Ferreira Vilela
Avaliador: Carina Frota Alves, Leopoldo Teixeira
Resumo da Proposta:
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Título: Sele��o Din�mica de Preditores baseada em Janelas Recentes para S�ries Temporais utilizando Comit� Heterog�neo
TG: aqui
Proposta: aqui
Autor(a): Gabriel Mendes Matos
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: George Darmiton, Adriano Lorena
Resumo da Proposta:
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Título: Governan�a de algoritmos: uma abordagem dos modelos de governan�a
TG: aqui
Proposta: aqui
Autor(a): Hugo Leonardo Gomes da Silva
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Hermano Perrelli de Moura
Avaliador: Ruy de Queiroz, Andr� Santos
Resumo da Proposta:
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Título: An�lise de Desempenho Sistemas em Ambientes Virtualizados: estudo de caso do SIG@ considerando m�quinas virtuais e cont�ineres
TG: aqui
Proposta: aqui
Autor(a): Israel Bruno dos Santos Duarte
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Andson Balieiro
Avaliador: Kelvin Lopes Dias, Jamilson Dantas
Resumo da Proposta:
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Título: Constru��o online de wavelet tree baseada no c�digo de Huffman
TG:
Proposta: aqui
Autor(a): _Icaro Juliao Monteiro Guerra
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Paulo Fonseca
Avaliador: Nivan Ferreira, Gustavo Carvalho
Resumo da Proposta:
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Título: Aplica��o de Aprendizagem Profunda para previs�o Instant�nea de gera��o de energia solar
TG:
Proposta: aqui
Autor(a): Jo�o Amaro de Assun��o Bisneto
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Luciano Barbosa, Fernando Maciano
Resumo da Proposta:
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Título: An�lise comparativa de solu��o baseada em GMDH e �rvore de Decis�o para o Problema de �ndice de Qualidade de Canal Desatualizado em Redes 5G
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Autor(a): Jos� Raphael Danillo dos Santos
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Andson Balieiro
Avaliador: Kelvin Lopes Dias
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Título: Planejamento de Caminho para Futebol de Rob�s Omnidirecionais Utilizando Aprendizado por Refor�o
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Autor(a): Jos� Victor Silva Cruz
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador: Tsang Ing Ren, Cleber Zanchettin
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Título: A INTELIG�NCIA ARTIFICIAL NO APRENDIZADO PARA CRIAN�AS COM DISCALCULIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Autor(a): LYGIA HELENA CAVALCANTI ARA�JO
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Leandro Maciel Almeida
Avaliador: Carla Taciana, Giordano Cabral
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Título: Metodologia de Concep��o de Solu��es de Engajamento atrav�s de Processos de UX Design
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Autor(a): Michael Barney Galindo J�nior
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Avaliador: Cristiano Araujo, Giordano Cabral
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Título: Valida��o de aloca��o de recursos atrav�s de ferramentas de monitoramento de dados
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Autor(a): Mayara Cavalcanti de A. Moreira
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): M�rcio Lopes Corn�lio
Avaliador: Carla Taciana, Nivan Ferreira
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Título: GERENCIADORES DE SENHA: SEGURANC _ A E USABILIDADE
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Autor(a): MATEUS CARACCIOLO MARQUES
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Ruy de Queiroz
Avaliador: Carlos Ferraz, Divanilson Campelo
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Título: Interface de Visualiza��o de Dados para Prototipa��o de Sistemas IoT
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Autor(a): Matheus Deodato de Oliveira
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador: Abel Guilhermino, Adriano Sarmento
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Título: Protocolo baseado em LoRa para sistemas IoT de longas dist�ncias
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Autor(a): Matheus Ferreira Bernardo de Souza
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Edna Natividade da Silva Barros
Avaliador: Sergio Cavalcante, Adriano Sarmento
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Título: An�lise dos algoritmos gen�tico e do vaga-lume no ajuste de hiperpar�metros de SVM em problemas de classifica��o
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Autor(a): Matheus Leon Almeida do Nascimento
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Germano Vasconcelos, Tsang Ing Ren
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Título: Uso de Serious Game em Procedimentos de Ensino para Aprendizagem da Linguagem
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Autor(a): Mikahel Leal Dias
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Robson do Nascimento Fidalgo
Avaliador: Patricia Tedesco
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Título: Estudo de adequa��o �s normas da LGPD aplicadas a um fluxo de tratamento de dados no meio corporativo
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Autor(a): Mikael Vidal da Silva
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Carla Taciana Lima Louren�o Silva
Avaliador: J�ssyka Vilela, Alexandre Vasconcelos
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Título: Uma An�lise Descritiva do Formato de Armazenamento do Banco de Dados NewSQL SingleStore
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Autor(a): Nicholas Henrique Justino Ferreira
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Robson do Nascimento Fidalgo
Avaliador: Luciano Barbosa
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Título: Avalia��o de impacto de Code Smells
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Autor(a): Nathalia Paiva Lima
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Avaliador: Kiev Gama, Fernando Castor
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Título: An�lise sobre Difus�o de Desinforma��o sobre COVID-19 na Internet
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Autor(a): Orlando Verdasca Aceto
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Cleber Zanchettin
Avaliador: Ricardo Prudencio, Adriano Lorena
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Título: Estudo comparativo de prontu�rios eletr�nicos inteligentes: um estudo sistem�tico da literatura
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Autor(a): Pedro Eugenio Carvalho de Souza
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Fernando Maciano de Paula Neto
Avaliador: Leandro Almeida, Cleber Zanchettin
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Título: Uma abordagem de modelagem de amea�as de seguran�a voltada para o ensino do desenvolvimento �gil de software seguro
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Autor(a): Rafael Carneiro Reis de Souza
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Carla Taciana Lima Louren�o Silva
Avaliador: J�ssyka Vilela, Vinicius Garcia
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Título: Valida��o de estrat�gia para documenta��o de tomadas de decis�o de design para arquiteturas frontend
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Autor(a): Rosinaldo Guedes de Lima Junior
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Vinicius Cardoso Garcia
Avaliador: Kiev Gama
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Título: An�lise e investiga��o de estrat�gias com aprendizagem por refor�o para aloca��o de portf�lio em aplica��es de renda vari�vel
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Autor(a): Ricardo de Lima Fagundes
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): S�rgio Ricardo de Melo Queiroz
Avaliador: Adiel Teixeira de Almeida Filho, Adriano Lorena
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Título: Estrutura h�brida para melhoria de desempenho dos Roaring Bitmaps para opera��es de Rank
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Autor(a): S�rgio Victor
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Paulo Fonseca
Avaliador: Gustavo Carvalho, Silvio Melo
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Título: Uma Introdu��o a Square root decomposition e aplica��es
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Autor(a): Tiago Figueiredo Gon�alves
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Nivan Ferreira
Avaliador: Paulo Fonseca, Pedro Manh�es
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Título: Estudo do impacto na estabilidade de testes em aplica��es m�veis a partir da remo��o de test smells
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Autor(a): Thalisson Moura Tavares
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Avaliador: Breno Miranda, Gustavo Carvalho
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Título: PRISMA: A Packet Routing Simulator for Multi-Agent Reinforcement Learning
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Autor(a): Tiago da Silva Barros
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Jos� Augusto Suruagy Monteiro
Avaliador: Divanilson Campelo, Kelvin Dias
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Título: Um Estudo Explorat�rio sobre Inova��o Aberta no Setor P�blico
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Autor(a): Vin�cius Galindo Guedes
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Carina Frota Alves
Avaliador: Giordano Cabral
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Título: An�lise de Fundos Imobili�rios atrav�s de Ci�ncia dos Dados
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Autor(a): Victor Vianna dos Santos
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Adiel Teixeira de Almeida Filho
Avaliador: Luciano Barbosa, Patricia Tedesco
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Título: Extra��o e an�lise de informa��es jur�dicas p�blicas da primeira turma do Superior Tribunal de Justi�a
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Autor(a): Wilkinson Maciel Silva
Curso: Engenharia da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Avaliador: Ricardo Prudencio, Tsang Ing Ren
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