Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Centro de Informática (CIn)
Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, e Sistemas de
Informação
Trabalhos de Graduação - 2023.2
Ciência da Computação
Responsável: Prof. Juliano Iyoda (jmi@cin.ufpe.br)
Código da disciplina no Google Classroom: ledcxms
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Título: Previsão de Séries Temporais de Dados Criminais Utilizando Modelos Ensemble
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Adriano Felipe Cabral Filho
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
Segurança pública é uma das questões mais presentes nos debates da sociedade. Diversos autores tem buscado formas de realizar análises preditivas dos números de crimes que ocorrem em determinadas regiões, para ajudar os agentes do governo a agir de forma preventiva. Este trabalho propõe uma análise comparativa da previsão de séries temporais de crimes, um modelo hibrido de modelos lineares tradicionais e modelos não lineares.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Análise e comparação de algoritmos de criptografia
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Airton Ferreira Sampaio Sidrim
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Djamel Sadok
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Nelson Souto Rosa
Resumo da Proposta:
O presente estudo apresenta uma análise abrangente das técnicas e algoritmos mais utilizados na criptografia de arquivos em nuvem, explorando conceitos
fundamentais, como gerenciamento de chaves criptográficas, criptografia de dados,
bem como as estratégias para garantir a segurança da criptografia, comparando
desempenho de alguns algoritmos permitindo uma análise crítica.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Componentes de UI acessíveis: aprimoramento de um pacote inclusivo em SwiftUI
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Alexandra Viana Zarzar
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Breno Alexandro Ferreira de Miranda e Cristiano Coelho de Araújo
Resumo da Proposta:
Os dispositivos móveis tornaram-se uma parte essencial do cotidiano da
maioria da população mundial, desempenhando um papel crucial para a realização de diversas atividades. Nesse cenário, é imprescindível que os desenvolvedores de aplicações móveis reconheçam a necessidade de tornar as interfaces de usuário acessíveis a uma audiência diversificada. Infelizmente, é recorrente que indivíduos com deficiência enfrentem desafios ao utilizar aplicativos móveis. Embora existam ferramentas disponíveis para a implementação de aplicações inclusivas, sua utilização é limitada, pouco difundida e, frequentemente, complexa. Assim, o presente projeto visa desenvolver e aprimorar componentes programáticos em SwiftUI, para que interfaces de usuário acessíveis sejam construídas com facilidade e em maior escala.
Apresentação: dia: 21/03/2024, hora: 14h45, local: Google Meet
Banca: Kiev Santos da Gama e Breno Alexandro Ferreira de Miranda
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Título: A Visual Programming Tool to Aid in Neuroscience Research
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Alexandre Marotti da Fonseca Temporal
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Breno Alexandro Ferreira de Miranda
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Juliano Manabu Iyoda e Leopoldo Motta Teixeira
Resumo da Proposta:
Pesquisas que tratam de dados neuronais trabalham com um grande volume de dados, que cresce exponencialmente(Stevenson; Kording 2011). Esse grande volume de dados, somados com processamentos muito custosos computacionalmente dificultam a realização de pesquisas utilizando computadores pessoais. Esse trabalho se propõe a criar uma ferramenta de programação visual web que permita que pesquisadores utilizem seus computadores pessoais para tal fim, além de poderem trocar de computadores, enquanto mantém o seu progresso salvo. Research dealing with neuronal data involves a large volume of data, which grows exponentially (Stevenson; Kording 2011). This large volume of data, combined with computationally expensive processing, hinders the conduct of research using personal computers. This paper aims to create a web-based visual programming tool that allows researchers to use their personal computers for this purpose, as well as to switch between computers while keeping their progress.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Funções de Hash e suas Aplicações
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Aline Maria Tenório Gouveia
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Anjolina Grisi de Oliveira
Coorientador(a): Ruy José Guerra Barretto de Queiroz
Possíveis Avaliadores: Adenilton José da Silva, Frederico Luiz Gonçalves de Freitas, Nivan Roberto Ferreira Junior e Paulo Gustavo Soares da Fonseca
Resumo da Proposta:
Funções de Hash, também chamadas funções de espalhamento ou dispersão, desempenham um papel essencial em áreas como segurança da informação e integridade de dados. Este trabalho propõe explorar a natureza dessas funções e compreender suas aplicações práticas em algoritmos utilizados, com enfoque em criptografia e segurança.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Benefícios de uma Avaliação de Competências Técnicas para o Plano de Desenvolvimento dos Colaboradores de uma Empresa de Tecnologia
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Anderson César de Carvalho Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Simone Cristiane dos Santos
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Kiev Gama e Carina Alves
Resumo da Proposta:
Com a aceleração da adoção de novas tecnologias pelo mercado, podemos
observar o surgimento de um novo desafio para as empresas de tecnologia,
conseguir acompanhar a crescente necessidade de desenvolvimento dos seus
profissionais. Este trabalho busca investigar as lacunas de conhecimento téc-
nico de uma empresa de tecnologia através da aplicação de um processo de
avaliação diagnóstica, que consiga verificar competências comumente utili-
zadas em seus projetos de software, com o objetivo de alcançar um melhor
direcionamento para o desenvolvimento pessoal de seus colaboradores.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Escansão automática de versos poéticos usando LLMs
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): André Arraes de Alencar Valença
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Rafael Bezerra Nonato
Resumo da Proposta:
O advento das Inteligências Artificiais Generativas trouxe consigo ferramentas para auxiliar a criação textual, especialmente para a língua inglesa. O presente projeto pretende criar uma “caixa de ferramentas” para auxílio criativo em português brasileiro, valendo-se de modelos de linguagem de larga escala (LLM), como o GPT-4.
Apresentação: dia: 20/03/2024, hora: 13h30, local: Google Meet
Banca: Filipe Carlos de Albuquerque Calegario e Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
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Título: Estudo comparativo de desempenho entre Aplicações Android Nativas e Flutter
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): André Ferreira Santos Sousa
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Vinicius Garcia e Kiev Gama
Resumo da Proposta:
Com a crescente demanda de aplicações móveis, criou-se uma necessidade de criação de aplicações de modo mais efetivo, rápido e menos custoso. O surgimento de frameworks multiplataforma visa atender esta necessidade do mercado. Porém, ainda não se pode deixar de lado o desenvolvimento nativo para cada sistema operacional, a depender da necessidade de performance da aplicação e não temos métricas claras quanto a essa necessidade. Este trabalho visa realizar testes de comparação de performance entre aplicações desenvolvidas de modo nativo utilizando Kotlin e as desenvolvidas de modo multiplataforma utilizando o framework Flutter, escrito em Dart.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Análise dos Impactos Após Otimização no Desempenho do Banco de Dados da Ferramenta JuMP - CNJ
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): André Luiz Pereira da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Ricardo Massa Ferreira Lima
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Robson Fidalgo, Luciano Barbosa e Valéria Cesário Times
Resumo da Proposta:
A mineração de processos é uma área recente que soma mineração de dados à ciência de processos e propõe ferramentas para descobrir, monitorar e melhorar processos executados em instituições. O JuMP - CNJ é um projeto que aplica técnicas de mineração de processos aos dados dos processos judiciais no Brasil, com o objetivo principal de identificar ineficiências nas unidades jurídicas. O projeto enfrenta o desafio do grande volume de dados, com mais de 23 milhões de processos já carregados e um número crescente de novos processos. É importante avaliar a camada de gerenciamento de dados do JuMP para identificar melhorias, tanto no desempenho das consultas quanto na própria arquitetura das tabelas, especialmente para lidar com grandes volumes de dados de unidades judiciais.
Apresentação: dia: 18/03/2024, hora: 10h00, local: Google Meet
Banca: Ricardo Massa Ferreira Lima e Márcio Lopes Cornélio
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Título: Uma ferramenta para a elaboração de feedbacks de atividades iniciais de programação integrada a um árbitro virtual
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Bruna Alves Wanderley de Siqueira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Ricardo Massa Ferreira Lima
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Filipe Carlos de Albuquerque Calegário e Sérgio Castelo Branco Soares
Resumo da Proposta:
As disciplinas introdutórias de programação são essenciais na formação de profissionais da computação. Nos cursos de Ciência de Computação e Sistemas de Informação da UFPE, esses conhecimentos são consolidados nas disciplinas de Introdução à Programação e Programação 1, que utilizam o árbitro virtual Dikastis no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, as disciplinas contam com uma equipe de cerca de 50 monitores que desempenham um papel essencial no aprendizado dos alunos, fornecendo feedback técnico e dando conselhos aos alunos a cada atividade avaliativa. Esse trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta integrada ao Dikastis para facilitar o processo de elaboração dos feedbacks, garantindo mais qualidade e fortalecendo o vínculo entre monitores e alunos.
Apresentação: dia: 09/01/2024, hora: 15h00, local: Google Meet
Banca: Ricardo Massa Ferreira Lima e Sérgio Castelo Branco Soares
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Título: OpenEvalKit: Um framework modular e acessível para avaliação de LLMs e ferramentas baseadas em LLMs
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Bruno Barbosa Torres
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira e Vinicius Cardoso Garcia
Resumo da Proposta:
Arquivos README ("leia-me", em tradução livre para o Português) são um tipo de documentação de repositórios de código geralmente utilizados como fonte inicial e principal de documentação, que geralmente promovem melhor utilização e maior qualidade das contribuições para um repositório. Trabalhos anteriores propuseram e implementaram uma ferramenta de auxílio à escrita de READMEs através da sugestão de seções textuais para o mesmo a partir da análise de repositórios populares da mesma linguagem. Esta ferramenta serve como um ponto de partida para que as pessoas desenvolvedoras responsáveis pelo projeto em questão possam escrever o conteúdo de fato. Este trabalho tem como objetivo a expansão dessa ferramenta para utilizar técnicas de I.A. Generativa e a API do GPT-4 para geração automática de texto para estes repositórios, assim como a aplicação de testes de usabilidade e eficácia desta ferramenta expandida com potenciais pessoas usuárias da mesma.
Apresentação: dia: 20/03/2024, hora: 11h00, local: Google Meet
Banca: Filipe Carlos de Albuquerque Calegário e Leopoldo Motta Teixeira
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Título: MODELAGEM DE CURVAS PARAMÉTRICAS INTERPOLADORAS
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Proposta inicial: aqui
Autor(a): Bruno de Melo Costa
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Silvio de Barros Melo
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Filipe Calegario, Nivan Roberto e Giordano Ribeiro
Resumo da Proposta:
Curvas de Bézier são amplamente utilizadas na computação. Este trabalho propõe uma modelagem de curvas paramétricas, as curvas paramétricas interpoladas. Utilizando a interpolação de Lagrange, o projeto implementará as restrições utilizadas na construção de splines interpoladoras para que haja uma equivalência com splines construídas com curvas de Bézier, além de implementar propriedades mais intuitivas que antes não seriam facilmente aplicadas com curvas de Bézier.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título:
TG: Avaliação de performance e melhores práticas para a implementação aprendizado de reforço para a navegação de veículos em aplicações em tempo real utilizando a engine Unity3D
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Carlos Roberto Cordeiro Pereira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Cleber Zanchettin
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Edna Natividade da Silva Barros e Tsang Ing Ren
Resumo da Proposta:
Este trabalho de graduação aborda a implementação de aprendizado por reforço na navegação de veículos em tempo real, utilizando a engine Unity3D. A pesquisa inclui uma revisão da literatura sobre aprendizado de reforço, destacando desafios específicos na integração com Unity3D e em problemas de navegação. Também serão pesquisados métodos tradicionais como Finite State Machines (FSMs) como fim de comparação. Serão conduzidos experimentos práticos para avaliar o desempenho em cenários diversos, considerando variações de terreno e obstáculos. Além disso, serão identificadas e discutidas melhores práticas para otimizar a implementação, abrangendo aspectos como processamento paralelo e integração de sensores virtuais. Os resultados quantitativos e qualitativos serão analisados, fornecendo insights para desenvolvedores e pesquisadores interessados na aplicação prática de aprendizado por reforço em ambientes virtuais com Unity3D.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Estudo comparativo entre implementações de stacks de monitoramento para criação de um single pane of glass em clusters Kubernetes
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Daniel de Azevedo Pacheco
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Jamilson Ramalho Dantas
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Andson Balieiro e Adiel Teixeira de Almeida Filho
Resumo da Proposta:
Partindo do contexto que fazer o gerenciamento completo de um cluster Kubernetes pode ser uma atividade de alta complexidade, o objetivo visado por esse estudo é realizar uma análise comparativa entre duas implementações diferentes de fermentas para implantação de um single pane of glass [6] em um cluster Kubernetes utilizando tecnologias open source e investigar qual apresenta melhor resultado em relação a usabilidade, completude de features e consumo de recursos.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Tracer Propagation: Interpretable Node Embedding
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Eduardo Geber de Melo Albuquerque
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Ricardo Martins de Abreu Silva
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin e Adriano Lorena Inácio de Oliveira
Resumo da Proposta:
A análise de grafos pode levar a um melhor entendimento e controle de redes
complexas. Porém, métodos tradicionais sofrem com o alto custo computacional
associado à alta dimensionalidade e à heterogeneidade de redes de escala industrial. Assim, o principal objetivo da imersão de nós (em inglês, node embedding) é mapear todos os nós de um grafo para vetores de baixa dimensão, de modo que a similaridade
entre nós no grafo original seja refletida e facilmente quantificável na imersão num espaço vetorial usando métricas familiares. As imersões podem ser usadas para resolver diversos problemas práticos, podendo inclusive ser usados por algoritmos de aprendizado de máquina, que geralmente apenas aceitam dados vetoriais. Este trabalho
propõe um novo algoritmo de imersão de nós e o compara com o estado da arte.
Apresentação: dia: 25/03/2024, hora: 13h15, local: Google Meet
Banca: Ricardo Martins de Abreu Silva e Silvio de Barros Melo
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Título: Análise e Identificação de Code Smells em Projetos Django
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Eduardo Luiz Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Breno Miranda, Paulo Borba e Henrique Rebêlo
Resumo da Proposta:
Python é uma linguagem de programação conhecida por sua simplicidade e legibilidade, sendo amplamente utilizada em diversos domínios, desde desenvolvimento web até aprendizagem de máquina. No contexto do desenvolvimento web, o Django, uma poderosa estrutura baseada em Python, destaca-se por oferecer ferramentas e bibliotecas abrangentes. Apesar de suas vantagens, projetos Django podem apresentar más práticas de código, conhecidas como code smells, que indicam possíveis problemas. Este trabalho propõe um estudo detalhado dos code smells mais comuns em projetos Django, visando desenvolver uma ferramenta capaz de identificá-los e ajudar a evitá-los, contribuindo para a melhoria da qualidade do código.
Apresentação: dia: 15/03/2024, hora: 08h30, local: Google Meet
Banca: Leopoldo Motta Teixeira e Kiev Santos da Gama
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Título: Análise dos desafios e perspectivas na adoção de RxSwift no desenvolvimento iOS
TG: aqui
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Autor(a): Elaine Cruz Farias
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira e Fernando Castor
Resumo da Proposta:
A programação reativa, caracterizada pela sua maneira de lidar com fluxos de dados assíncronos e eventos, está se tornando cada vez mais popular. Ela traz consigo desafios únicos, destacando-se o RxSwift, que embora seja um framework amplamente utilizado em projetos iOS orientados por paradigmas reativos, apresenta pontos de dificuldade considerável em sua utilização. Nesse contexto, esta pesquisa se propõe a investigar as dificuldades enfrentadas por desenvolvedores iOS ao incorporarem a programação reativa através do RxSwift. A análise não apenas abordará os desafios do processo, mas também irá explorar as vantagens e potencialidades dessa ferramenta, bem como delinear o perfil das equipes que mais a preferem. Questões práticas também serão abordadas, incluindo a curva de prendizado, o impacto na arquitetura do código e a resolução de problemas específicos durante o desenvolvimento. Além disso, será examinada a legibilidade do código e a possibilidade de incorporar conceitos intrínsecos à programação reativa no início do processo de aprendizagem. Diante do crescente uso e do potencial agregado à adoção do RxSwift, torna-se crucial compreender e superar as dificuldades associadas a sua utilização para o desenvolvimento eficiente de aplicativos iOS modernos. Dessa forma, esta pesquisa não apenas oferecerá insights para enfrentar os desafios identificados, mas também contribuirá para a promoção de práticas mais eficazes, otimizando os benefícios que essa abordagem reativa pode proporcionar.
Apresentação: dia: 20/03/2024, hora: 09h00, local: Google Meet
Banca: Kiev Santos da Gama e Leopoldo Motta Teixeira
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Título: Refinando a Precisão da Detecção de Conflitos: Uma Análise do CSDiff com Abordagem Focalizada
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Felipe Benjamin Mendonça Araújo
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Henrique Monteiro Borba
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Teixeira e Guilherme Cavalcanti
Resumo da Proposta:
Nos últimos tempos, o desenvolvimento de software passou por uma transformação significativa, abandonando a abordagem individual em favor do trabalho em equipe. Com o avanço da tecnologia, surgiram sistemas cada vez mais complexos, o que resultou na colaboração de várias pessoas em um único projeto. Como resposta a essa mudança, foram desenvolvidas ferramentas de controle de versionamento de código, permitindo que múltiplos desenvolvedores trabalhassem simultaneamente, realizando modificações no mesmo trecho de código. No entanto, essas modificações simultâneas podem gerar conflitos quando ocorrem no mesmo trecho de código, gerando um impacto negativo na produtividade da equipe. Ao longo do tempo, surgiram várias abordagens para detectar conflitos durante a integração de versões de código, incluindo as abordagens de linha a linha, estruturada e semiestruturada. Neste trabalho, é apresentada uma proposta de extensão para uma ferramenta de detecção de conflitos já existente, chamada CSDiff [1], [2] que atualmente utiliza a indentação e separadores de linguagem, em uma abordagem semi-estruturada para detectar conflitos. Este trabalho busca implementar uma melhoria na versão atual desta ferramenta, visando diminuir o número de falsos conflitos que são gerados pela versão atual.
Apresentação: dia: 21/03/2024, hora: 15h00, local: Sala E401/E402
Banca: Paulo Henrique Monteiro Borba e Henrique Emanuel Mostaert Rebelo
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Título: Uma análise sobre teoria dos jogos aplicado em Inteligência Artificial
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Proposta inicial: aqui
Autor(a): Fernando Rangel Magalhães
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Patrícia Tedesco
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Sergio Queiroz e Ricardo Prudêncio
Resumo da Proposta:
Esta pesquisa explora a aplicação da Teoria dos Jogos no jogo StarCraft II, usando a API ’python-sc2’ para desenvolver bots inteligentes. Os bots, jogadores virtuais autônomos, serão programados com estratégias baseadas na Teoria dos Jogos, e a análise será focada na emulação controlada dessas táticas no ambiente dinâmico do StarCraft II. O objetivo é avaliar como essas estratégias se traduzem no jogo, utilizando a API ’python-sc2’ para implementação e análise de resultados.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Detectando ataques DDoS por meio de técnicas de aprendizagem de máquina não supervisionadas
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Geraldo de Medeiros Galvão Neto
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Cleber Zanchettin
Coorientador(a): Luís Gonçalves
Possíveis Avaliadores: Germano Crispim Vasconcelos e Sérgio Queiroz
Resumo da Proposta:
Ataques de negação de serviço (DoS) são uma grande ameaça aos sistemas web, já que levam a grandes prejuízos financeiros por causarem indisponibilidade nos seus alvos. Ataques distribuídos (DDoS) são desafios ainda maiores para as empresas, devido aos fatos de partirem de diversos dispositivos e causarem um maior volume de tráfego. Técnicas de aprendizado de máquina (ML) podem ser usadas para a detecção e mitigação desses ataques. Este trabalho visa levantar diferentes abordagens para a detecção de ataques DDoS, analisar técnicas de ML não supervisionadas e avaliar as suas relevâncias por meio de experimentação. Além disso, será feita a análise e uso de diferentes conjuntos de dados.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Inteligência artificial generativa de imagem e a utilização não autorizada de obras que possuem direitos autorais
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Gislayne Vitorino dos Santos Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Maíra Araújo de Santana
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Juliano Manabu Iyoda
Resumo da Proposta:
No decorrer dos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem ganhado mais espaço e desenvolvimento no meio tecnológico, contudo a regulamentação não acompanhou o mesmo ritmo de seu rápido avanço. A falta dessa regulamentação colabora para que imagens com direitos autorais sejam utilizadas de forma aberta por IAs generativas de imagem. Isto ocasiona a utilização indevida de imagens, que afeta diretamente os artistas que as criaram e empresas que detém os direitos. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise e mapeamento de inteligências artificiais que utilizam imagens com direitos autorais, verificando se em sua licença há algum tipo de retorno aos artistas que detém a licença sobre o conteúdo utilizado.
Apresentação: dia: 18/03/2024, hora: 10h00, local: Google Meet
Banca: Maíra Araújo de Santana e José Paulo da Silva Lima
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Título: Algoritmos de busca de caminho na criação de design de malha
ferroviária em Recife
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Guilherme Fernandes Xavier da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Ricardo Massa Ferreira Lima
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
Este trabalho propõe um novo design para a malha ferroviária de Recife usando um algoritmo de menor caminho que leva em consideração a população que será impactada por cada bairro. A resultado final é uma solução ótima levando em consideração os dados de uso do transporte púbico da região metropolitana de Recife, e é feita uma comparação com a malha atual.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Manutenção de componentes conexos em grafos via stream de dados
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Heitor da Silva Santos
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Gustavo Soares da Fonseca
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Gustavo Henrique Porto de Carvalho
Resumo da Proposta:
Este trabalho propõe uma investigação aprofundada sobre o emprego de estruturas de Union-Find no contexto de streams de grafos, visando aprimorar a eficiência da manutenção de componentes conexos. A abordagem de stream de dados introduz desafios singulares na identificação e atualização dinâmica desses componentes em tempo real. Este estudo busca não apenas elucidar os fundamentos teóricos envolvidos, mas também propor e avaliar implementações práticas que possam contribuir significativamente para a eficácia da manutenção de componentes
conexos em ambientes que demandam processamento contínuo e em tempo real.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Otimização da Experiência do hóspede através da implementação de dispositivos IoT em hotéis
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Henrique de Oliveira Braga Sakane
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Cristiano Coelho de Araujo
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulalio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
Resumo da Proposta:
No cenário atual dos IoT (Internet das coisas) temos dispositivos de todas as formas e tamanhos, a grande maioria possuem sensores embutidos capazes de enviar e coletar dados do ambiente que estão inseridos. Os IoT são utilizados para inúmeras funcionalidades, inclusive a de automação de processos, que permite a integração de vários dispositivos inteligentes para melhorar a experiência dos usuários e tornar o dia a dia mais eficiente. Na área de hotelaria a automação já se apresenta como um diferencial, seja dentro dos quartos ou durante o uso dos serviços presente dentro do hotel, os hóspedes já vivenciam a digitalização e automação de inúmeros ambientes.
Apresentação: dia: 19/03/2024, hora: 15h00, local: Google Meet
Banca: Cristiano Coelho de Araujo e Geber Lisboa Ramalho
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Título: ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A APLICAÇÃO DE LINGUAGENS FUNCIONAIS EM FLUXO DE ALTA PERFORMANCE
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Hitallo Cavalcanti da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): André Luís de Medeiros Santos
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Márcio Lopes Cornélio
Resumo da Proposta:
A crescente dependência das pessoas da tecnologia trouxe consigo a necessidade de entrega de respostas com baixa latência. Porém, focar no desempenho das soluções durante a arquitetura e construção destas pode trazer prejuízos para a qualidade do código fonte. A Programação Funcional é um paradigma de linguagens computacionais que promove a vantagem de executar o programa principal em uma função, que pode ser definida em termos de outras funções. Este paradigma permite que o código seja mais conciso e objetivo, fácil de testar e de encontrar bugs. Este trabalho visa propor um estudo para avaliação comparativa das implementações de linguagens funcionais em um cenário de transação de cartão, no qual a baixa latência é imprescindível, pois possui curto tempo limite de resposta.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Análise de Metodologias Ágeis e seus Impactos no Burnout
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Hugo Soares Ramos Falcão
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Breno Alexandro Ferreira de Miranda
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
Este projeto de pesquisa propõe uma análise abrangente das metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, e seus potenciais impactos no fenômeno de burnout em equipes de desenvolvimento de software. A investigação visa compreender a relação entre a implementação de práticas ágeis e os níveis de estresse, exaustão e desgaste emocional dos profissionais envolvidos. Ao examinar casos práticos, estudos de campo, conceitos fundamentais, e outras pesquisas sobre o tópico, o estudo buscará identificar padrões e fatores que contribuem para a prevenção ou exacerbamento do burnout em ambientes ágeis. Além disso, serão propostas recomendações e estratégias para promover práticas sustentáveis, visando o bem-estar das equipes enquanto se adotam metodologias ágeis no desenvolvimento de software. Este trabalho pretende oferecer insights valiosos para organizações que buscam equilibrar eficiência e cuidado com o capital humano em um contexto cada vez mais dinâmico e orientado pela inovação.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Comparação de Desempenho de Algoritmos de Otimização Metaheurística: Um Estudo entre Algoritmos Genéticos, Estratégias Evolutivas, Firefly e Particle Swarm Optimization
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Íris Soares da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: George Darmiton e Tsang Ing Ren
Resumo da Proposta:
Este estudo se dedica à exploração de estratégias evolutivas com o propósito de aprimorar a previsão de séries temporais de dados criminais que utilizou modelos Ensemble. Investigamos a aplicação de modelos evolutivos para a análise dinâmica e seleção otimizada de combinações de modelos em séries temporais específicas. O objetivo principal desta pesquisa é identificar as estratégias mais eficazes que contribuem para o aprimoramento da precisão nas previsões de séries temporais relacionadas a eventos criminais.
Apresentação: dia: 25/03/2024, hora: 15h00, local: Google Meet
Banca: Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto e Leandro Maciel Almeida
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Título: Posando Personagens 3D com Desenhos de Figuras de Palito
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Ivan Neves Silveira Bandeira de Souza
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Silvio de Barros Melo
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Geber Ramalho, Filipe Calegário, Giordano Cabral
Resumo da Proposta:
No mundo das animações 2D, é possível iterar rapidamente sobre as possibilidades da animação através de rascunhos de baixa fidelidade, deixando o trabalho rigoroso de renderização para o final, mas justes de câmera são complexos, pois é necessário refazer todos os frames já feitos. No mundo 3D, o problema é inverso. Não existe uma maneira rápida para criar um frame pois é necessário mover cada parte o corpo do modelo para posição final, mas animações são mais fáceis de reciclar e adaptar. Este trabalho tem como objetivo introduzir uma maneira de manipular o transform 3D(rotação, translação, escala) dos ossos de uma malha de esqueleto de um personagem 3D utilizando um workflow similar ao de esboços 2D através de desenhos 2D de retas, semelhante ao desenho de stick-figures.
Apresentação: dia: 21/03/2024, hora: 17h30, local: Google Meet
Banca: Silvio de Barros Melo e Filipe Calegário
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Título: Revisão sistemática da literatura de testes de penetração no protocolo de comunicação CAN
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): João Pedro Gondim Jordão
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
A realização de testes de penetração (pentest) no protocolo Controller Area Network (CAN) é crucial devido à sua importância na segurança dos sistemas automotivos. Esta rede é amplamente utilizada na indústria automotiva para a comunicação entre diferentes componentes eletrônicos de veículos. Através dos “pentests”, podemos identificar vulnerabilidades na implementação do CAN, garantindo que medidas de segurança adequadas sejam adotadas para proteger contra potenciais ataques cibernéticos. Dada a crescente complexidade dos sistemas veiculares conectados, a avaliação regular por meio de “pentests” é essencial para mitigar riscos de manipulação indevida e garantir a integridade e segurança das comunicações no protocolo CAN. Portanto este trabalho visa fornecer uma visão abrangente e atualizada da segurança cibernética nesse contexto específico, pesquisando sobre atividades práticas, ferramentas e estratégias de segurança no ecossistema automotivo.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Proposição de boas práticas para o desenvolvimento de jogos no metaverso Roblox
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): João Ricardo dos Santos
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Geber Lisboa Ramalho
Coorientador(a): Marco Túlio Caraciolo Ferreira Albuquerque
Possíveis Avaliadores: Giordano Cabral e Filipe Calegário
Resumo da Proposta:
O conceito de metaverso é materializado em plataformas de jogos como Minecraft, Roblox, Fortnite, entre outros. Os impactos desse conceito tem sido bastante discutido em áreas diversas e em especial, na forma de jogar. Por outro lado, o metaverso também traz desafios relacionados à forma de fazer jogos. Neste trabalho pretendemos discutir e avaliar alguns desses desafios, desde a área mais técnica até conceitualmente e como o Roblox propõe soluções para esses problemas. Para isso faremos relato da experiência dentro da empresa Maniblox, que usa o Roblox como ambiente de desenvolvimento de jogos. O Roblox é um metaverso que atende bem a esses desafios, visto o reconhecimento que tem com o público e o crescente número de usuários. Entretanto, mesmo o Roblox investindo na evolução de suas tecnologias, ainda mostra um caminho longo para representar o metaverso como traz a ficção.
Apresentação: dia: 20/03/2024, hora: 14h30, local: Google Meet
Banca: Geber Lisboa Ramalho e Giordano Cabral
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Título: Generative Adversarial Genetic Algorithms para geração de
músicas
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): João Vitor Alves Almeida
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Salgado Gomes de Mattos Neto
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Filipe Calegário e Giordano Ribeiro Eulálio Cabral
Resumo da Proposta:
A geração de música por meio de inteligência artificial tem ganhado destaque na Ciência da Computação. Este trabalho propõe a análise da viabilidade, eficácia e eficiência do uso de algoritmos genéticos em redes adversárias gerativas (GANs) para a geração de música. O foco será em explorar os algoritmos genéticos como alternativas aos componentes tradicionais das GANs, como o Discriminador e o Gerador.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Avaliação dos Riscos da Utilização de Inteligência Artificial Generativa em Ambientes Corporativos
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): João Vítor Mélo de Sá Marquim Ferraz Nogueira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin e Luciano Barbosa
Resumo da Proposta:
A evolução das Inteligências Artificiais (IAs) generativas tem transformado o ambiente coorporativo, promovendo aumentos significativos na produtividade e qualidade do trabalho. Contudo, a crescente adoção dessas tecnologias em empresas traz à tona questões importantes de segurança da informação e privacidade. Ferramentas como GitHub Copilot e ChatGPT possuem capacidades de acessar e processar dados sensíveis, incluindo propriedade intelectual e informações pessoais, que estão sob a proteção de legislações como a Lei Geral de Proteção de dados (LGPD). Este trabalho propõe uma análise dos riscos do uso de IAs generativas no ambiente coorporativo através de uma análise sistemática de publicações acadêmicas e relatórios industriais.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Verificando contratos inteligentes em Solidity
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): João Vítor Valadares de Moraes
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Alexandre Cabral Mota
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Márcio Lopes Cornélio
Resumo da Proposta:
A tecnologia Blockchain e das criptomoedas possibilitaram a execução digital,
autônoma e descentralizada de contratos, originando os chamados contratos inteligentes. Esses contratos podem ser codificados em uma linguagem de programação, armazenados e executados em uma Blockchain. A execução dos contratos inteligentes ocorre automaticamente, seguindo os termos acordados, sem a necessidade de intermediários. Nesse contexto, métodos de verificação e ferramentas automatizadas desempenham um papel crucial para assegurar as propriedades desses contratos. O objetivo deste trabalho é propor um catálogo para testes simbólicos utilizando o hevm para padrões usados em contratos inteligentes.
Apresentação: dia: 15/03/2024, hora: 09h00, local: Google Meet
Banca: Alexandre Cabral Mota e Márcio Lopes Cornélio
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Título: Explorando a detecção de conflitos semânticos nas integrações de código em múltiplos métodos
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): José Antônio Alves Maciel
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Henrique Monteiro Borba
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Breno Miranda e André Santos
Resumo da Proposta:
No contexto do desenvolvimento de software, a prática comum de utilizar diferentes branches para facilitar a colaboração e o desenvolvimento paralelo, frequentemente enfrenta o desafio dos conflitos de integração. Enquanto ferramentas existem para detectar conflitos textuais, a detecção de conflitos semânticos, particularmente em situações onde mudanças no comportamento do software afetam métodos interligados, carece de soluções eficazes. Este estudo visa aprimorar as ferramentas de detecção de conflitos semânticos, propondo a ampliação de uma ferramenta baseada em testes automatizados. O objetivo é fortalecer a identificação precoce e precisa desses conflitos, especificamente entre métodos interdependentes, visando aprimorar a integridade do código resultante das fusões.
Apresentação: dia: 21/03/2024, hora: 14h00, local: Sala de Reunião E401/E402
Banca: Paulo Henrique Monteiro Borba e Breno Alexandro Ferreira de Miranda
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Título: Plataforma de Suporte à Avaliação da Transferência de Conhecimento Organizacional
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): José Wilson Cavalcante Ferreira Junior
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Sérgio Castelo Branco Soares
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Juliana Albuquerque Gonçalves Soares e Williby da Silva Ferreira
Resumo da Proposta:
Avaliar a Transferência de Conhecimento (TC) é crucial para estratégias organizacionais, mas frequentemente os stakeholders enfrentam desafios nesse processo complexo. Este estudo propõe o desenvolvimento de uma plataforma de suporte à avaliação da TC. Para levantar os requisitos, buscou-se compreender como esse tipo de avaliação ocorre na indústria. Em seguida, serão utilizadas para o desenvolvimento as tecnologias Spring para o backend e Angular para o frontend. Preliminarmente, será criado um formulário que conterá um checklist interativo, permitindo que usuários insiram dados relevantes. A aplicação orienta os usuários para um processo de avaliação adequado, destacando elementos essenciais com base nos dados de entrada fornecidos pelo formulário.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Detecção de Fake News: Uma Análise Comparativa
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Josenildo Vicente de Araújo
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Freitas de Araujo Filho
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo e Luciano de Andrade Barbosa
Resumo da Proposta:
A disseminação de notícias falsas nas redes sociais virou um problema muito grande na última década, causando vários efeitos problemáticos na sociedade em geral. Por isso ter mecanismos que consigam distinguir de forma precisa se uma notícia é verdadeira ou falsa, se tornou imprescindível para a sociedade. Devido a isso, buscarei reproduzir um estudo que visita as definições e perspectivas de notícias falsas e propõe uma taxonomia atualizada para o campo com base em múltiplos critérios e irei aplicar técnicas de detecção, realizar experimentos e elucidar as métricas obtidas.
Apresentação: dia: 07/02/2024, hora: 15h40, local: Google Meet
Banca:
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Título: Avaliando o Impacto dos Átomos de Confusão em Desenvolvedores
com TDAH Através de Rastreamento Ocular
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Josué Fidelis de Oliveira Neto
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
A compreensão de código é um componente vital na manutenção e evolução do software. Este estudo busca expandir o entendimento de como padrões confusos no código, denominados átomos de confusão, afetam desenvolvedores com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em comparação com desenvolvedores neurotípicos. O estudo se utiliza de técnicas de rastreamento ocular, examinamos o impacto desses átomos no processo de compreensão de código em uma amostra de desenvolvedores com e sem TDAH. O estudo envolve um experimento controlado onde participantes analisam trechos de código ofuscados por átomos de confusão e suas versões esclarecidas funcionalmente equivalentes. Medimos o tempo de resolução, o número de tentativas e o esforço visual empregando métricas como duração da fixação, contagem de fixações e contagem de regressões. Entrevistas são conduzidas para aprofundar as dificuldades enfrentadas pelos desenvolvedores com os programas. As conclusões deste estudo têm como objetivo oferecer insights e estratégias para o desenvolvimento de práticas educacionais adaptadas, a fim de atender às necessidades de desenvolvedores neurodiversos, contribuindo para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e produtivo.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Aplicação de um Sistema de Recomendação para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Leandro Andrade Damasceno
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio e Sérgio Ricardo de Melo Queiroz
Resumo da Proposta:
Com o avanço da tecnologia nos dias atuais, hábitos do cotidiano têm passado por uma série de mudanças em cada área da vida, uma dessas áreas é a área educativa. Alunos e professores se viram numa situação de necessidade de se ambientar em plataformas virtuais de ensino. Nesse contexto, a ideia de um sistema de recomendação se destaca, pois é fundamental em uma plataforma de aprendizagem, ajudando desempenho de alunos e professores, filtrando conteúdos de interesse ao usuário, pois há um amplo volume de recursos. Nesse trabalho será visto os conceitos e as principais técnicas e algoritmos de filtragem de informação com aplicações na recomendação de recursos digitais educacionais, com o propósito de aplicação em um usuário.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Repensando os aspectos sociais do ensino acadêmico nas graduações do Centro de Informática - UFPE
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Rodrigues dos Santos Valença
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Maíra Araújo Santana
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Kiev Santos da Gama
Resumo da Proposta:
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) constituem um plano de ação que busca promover, até 2030, um "desenvolvimento econômico que é socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável […], envolvendo economia, justiça social e gestão ambiental.” As universidades devem ser entendidas como um espaço fundamental para alcançar esses objetivos. Para isso, é necessário entender como o ensino da computação é construído e quais suas implicações sociais. A partir de uma análise das ementas dos cursos de graduação do Centro de Informática - UFPE, além de estudos que entrelaçam a ciência da computação e as
ciências sociais, este trabalho propõe caminhos para uma computação mais consciente, crítica e conectada com seu contexto social.
Apresentação: dia: 13/03/2024, hora: 11h00, local: Google Meet
Banca: Maíra Araújo de Santana e Kiev Santos da Gama
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Título: Análise e Detecção de Code Smell em Aplicações React e React Native
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Silva de Mendonça
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Paulo Borba, Breno Miranda, Vinicius Garcia e Kiev Gama
Resumo da Proposta:
Code Smell é um termo que indica que algum trecho de código seguiu uma
má prática de implementação e pode afetar a aplicação negativamente, seja em
termos de legibilidade, manutenibilidade, ou desempenho. Nesse contexto, o
objetivo principal deste estudo é identificar, analisar e criar um catálogo dos
smells mais frequentes em aplicações web desenvolvidas com React e em aplica-
ções mobile desenvolvidas com React Native.
Apresentação: dia: 18/03/2024, hora: 16h30, local: Google Meet
Banca: Leopoldo Motta Teixeira e Breno Alexandro Ferreira de Miranda
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Título: Identificação de Vocalistas em Covers Musicais
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Lucas Thierry Chaves Muniz
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Cleber Zanchettin
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Adriano Lorena, Carlos Alexandre Mello e Filipe Calegário
Resumo da Proposta:
Com o compartilhamento de obras musicais se tornando cada vez mais popular e acessível, muito devido as facilidades oferecidas pela Internet, muitas pessoas se mostraram dispostas a compartilhar suas habilidades musicais fazendo versões próprias de músicas já lançadas previamente e as disponibilizando de forma gratuita na rede. Desta forma, uma vasta quantidade de dados se encontra disponível sobre estes Covers e vários trabalhos já foram publicados tratando da identificação da obra original através dos dados de uma versão alternativa. Estes trabalhos utilizam técnicas de Aprendizado de Máquina treinados com milhares de faixas identificadas pela música original e através da semelhança entre faixas alternativas e sua versão original. Com base nesse treinamento, estes modelos conseguem identificar se uma música é um cover ou uma composição original. O objetivo deste trabalho é investigar métodos para identificar quem é o vocalista responsável por tal versão alternativa (cover) utilizando técnicas similares às utilizadas nos trabalhos relacionados de identificação de originalidade de uma música. Iremos investigar ainda se a aplicação de novas técnicas como modelos de Transformer para separação da parte vocal, do canal de som dos instrumentos podem causar um efeito positivo neste reconhecimento.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: FAST-GRADLE-PLUGIN: Um plugin para priorização de casos de teste utilizando o FAST
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Luiz André de Jesus Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Breno Alexandro Ferreira de Miranda
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Leopoldo Motta Teixeira, Vinícius Cardoso Garcia e Henrique Emanuel Mostaert Rebêlo
Resumo da Proposta:
O processo de testes de software é essencial para o desenvolvimento de software com qualidade. Entretanto as atividades de teste são bastantes custosas, tomando boa parte do ciclo completo de desenvolvimento. Uma das estratégias para otimizar o tempo gasto com a execução dos testes é a de priorização de casos de testes, para as falhas sejam identificadas o mais breve possível. O FAST Approaches to Scalable Similarity- based Test Case Prioritization é uma aplicação que faz a priorização dos casos de teste com base em similaridade. Este trabalho visa a implementação de um plugin para o Gradle que possibilite a aplicação da priorização dos casos de teste no ciclo de vida do software.
Apresentação: dia: 19/03/2024, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca: Breno Alexandro Ferreira de Miranda e Henrique Emanuel Mostaert Rebêlo
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Título: Análise de bugs de Localization em projetos open source no Github
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Marcos Vinicius Prysthon Nascimento
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Breno Alexandro Ferreira de Miranda
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Paulo Henrique Monteiro Borba e Juliano Manabu Iyoda
Resumo da Proposta:
O trabalho aborda a análise de bugs de localização em projetos de código aberto hospedados no Github. O foco está na identificação e compreensão dos desafios específicos relacionados à localização de software em ambientes colaborativos e distribuídos. O estudo examina a ocorrência de bugs nesse contexto. Iremos utilizar dados coletados a partir desses repositórios para analisar desenvolver um dataset com informações suficiente para perceber padrões, frequência e natureza dos bugs de localização.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Estudo de Caso sobre a Aplicação de Robôs Sociais no Suporte a Crianças com Câncer: Uma Perspectiva Empírica do Estado da Arte
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Maria Augusta Borba
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Judith Kelner
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Aluísio Araújo e Adrien Durand
Resumo da Proposta:
Na vanguarda da interseção entre tecnologia e saúde, os robôs sociais emergem como ferramentas essenciais no cenário da assistência à saúde, proporcionando uma comunicação mais efetiva e empática com pacientes. Este artigo se concentra na análise de robôs sociais especificamente projetados para crianças com câncer, explorando seu estado atual, funcionalidades e impacto na assistência pediátrica oncológica. A pesquisa irá investigar como esses robôs são utilizados para melhorar a experiência de tratamento das crianças, proporcionando apoio emocional e interações adaptadas às suas necessidades únicas. O estudo irá avaliar tanto os benefícios quanto os desafios no uso desses robôs, visando compreender melhor como a robótica social pode contribuir para o cuidado efetivo e sensível de jovens pacientes oncológicos.
Apresentação: dia: 18/03/2024, hora: 15h30, local: Google Meet
Banca: Aluísio Araújo e Judith Kelner
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Título: Análise do uso de LLMs (Large Language Models) na Engenharia de Requisitos
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Maria Clara Dionísio Amaral Gois
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Jaelson Freire Brelaz de Castro
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Tsang Ing Ren e Carla Taciana Lima Lorenço Silva
Resumo da Proposta:
Engenharia de Requisitos (RE) é uma fase crítica no desenvolvimento de software devido às complexidades da comunicação, incerteza nas fases iniciais e suporte de automação inadequado. Recentemente, Large Language Models (LLMs) têm se mostrado promissoras em diversos domínios, incluindo linguagem natural, processamento, geração de código e compreensão do programa. Por isso, neste trabalho, iremos fazer a análise do uso de LLMs na RE.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Análise da migração de aplicações XML para o Jetpack Compose no Android em repositórios open-source
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Mateus Lucena Loureiro
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Breno Miranda e Kiev Gama
Resumo da Proposta:
Com a popularização dos aparelhos mobile nos últimos anos, a criação de aplicativos voltados para essas plataformas tem se mostrado cada vez mais necessária. Para facilitar o desenvolvimento desses aplicativos, vem surgindo, ao longo dos anos, novos frameworks e bibliotecas que permitem o uso de um código mais simples, menos verboso e mais alinhado com os padrões modernos de engenharia de software. Um exemplo disso é o Jetpack Compose, um kit de ferramentas que faz amplo uso de funções para obter uma sintaxe mais declarativa e com menos boiler-plate quando comparado a sua implementação em XML. Entretanto, a migração de produtos maduros para novas tecnologias traz consigo gastos operacionais que por vezes superam os possíveis ganhos obtidos com seu uso, o que desencoraja muitos desenvolvedores a realizar a mudança. Nesse contexto, o objetivo desse projeto é identificar possíveis padrões sendo utilizados atualmente que possam facilitar a transição de um aplicativo implementado diretamente em XML para o Jetpack Compose. Para isso, será realizado uma análise em diversos repositórios open-source que fizeram essa migração.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Detecção Automática de Falhas de Localização em Aplicativos Android
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Matheus Epitácio Barros de Lucena
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Breno Alexandro Ferreira de Miranda
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Juliano Manabu Iyoda e Leopoldo Motta Teixeira
Resumo da Proposta:
Falhas de tradução ocorrem quando um aplicativo é adaptado para um novo idioma e desenvolvedores não fornecem traduções para alguns elementos do aplicativo, o que resulta em componentes do aplicativo sendo exibidos no idioma original, enquanto outros componentes são exibidos no idioma alvo. O objetivo deste trabalho é criar e validar uma ferramenta que seja capaz de identificar possíveis falhas de tradução em capturas de tela de aplicativos Android.
Apresentação: dia: 20/03/2024, hora: 16h45, local: Google Meet
Banca: Breno Alexandro Ferreira de Miranda e Kiev Santos da Gama
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Título: Etnografia Digital de experiências de usuários em contextos
urbanos
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Matheus Felipe da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Alex Sandro Gomes
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Kiev Santos da Gama, Robson Fidalgo e Anjolina Grisi de Oliveira
Resumo da Proposta:
Como consequência dos avanços tecnológicos, o número de dispositivos aumentou, com o surgimento de diferentes smartphones, tablets e smartwatches presentes tanto em atividades pessoais quanto profissionais. Com isso, a falta de análises aprofundadas sobre como plataformas digitais influenciam as experiências dos usuários em contextos urbanos passou a representar uma lacuna crítica na compreensão de como se davam as interações digitais humano-máquina. Com isso, será realizado um estudo que busca empregar métodos etnográficos digitais para analisar como os residentes urbanos interagem com a cidade por meio da plataforma e-turismo Gnomon. A metodologia incluirá observação participante online, entrevistas qualitativas com usuários da plataforma e análise de dados provindos da plataforma para compreender como a tecnologia influencia as experiências dos usuários nas dinâmicas urbanas.
Os resultados a serem obtidos visam contribuir para o entendimento das interações digitais em ambientes urbanos, destacando a eficácia da plataforma e fornecendo insights para melhorar a experiência do usuário nestes contextos.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Migrando uma Arquitetura Monolítica para uma Arquitetura de Microsserviços
Serverless
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Matheus José Mota de Oliveira
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Vinicius Cardoso Garcia
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Henrique Rebelo e Leopoldo Motta Teixeira
Resumo da Proposta:
Sistemas monolíticos tem suas qualidades, porém por outro lado eles geram um alto acoplamento entre as funções do projeto o que dificulta a escalabilidade do projeto, e geralmente geram uma perda em tempo de execução do programa. Como forma de mitigar esses problemas há a possibilidade da migração para uma abordagem de microsserviços serverless, unindo esse conhecido padrão arquitetural com o potencial das functions da AWS Lambda.
Apresentação: dia: 20/03/2024, hora: 15h00, local: Google Meet
Banca: Vinicius Cardoso Garcia e Carlos André de Guimarães Ferraz
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Título: Desenvolvimento e avaliação de um Chatbot baseado em Inteligência Artificial como ferramenta de apoio na aprendizagem dos alunos de Lógica para Computação
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Matheus Marinho de Morais Leça
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Anjolina Grisi de Oliveira
Resumo da Proposta:
Após a pandemia de COVID-19, o mundo da educação passou por uma revolução. Antes, principalmente no meio acadêmico, o ambiente de aprendizagem se limitava à sala de aula. Hoje, diversas ferramentas estão sendo empregadas para auxiliar os alunos em seu aprendizado. Uma dessas ferramentas é o Discord, que se propõe a ser um ponto de encontro para pessoas com um vínculo em comum, no nosso caso, a matéria acadêmica. Esta ferramenta é tão poderosa que, mesmo após o fim das restrições sanitárias, continua sendo muito utilizada, pois oferece muitas possibilidades que o método tradicional não proporciona. Uma dessas possibilidades é a interação com bots, que conseguem responder em linguagem natural e auxiliar em várias tarefas. Outra tecnologia que se tornou muito popular foi a Inteligência Artificial. Ferramentas que usam modelos de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, tornaram-se amplamente utilizadas por estudantes que, para dúvidas mais simples, preferem recorrer ao ChatGPT o que às ferramentas anteriormente utilizadas, como o Google e a Wikipedia. Dado o cenário, é notório que existe uma demanda no meio educacional por ferramentas que auxiliem no aprendizado, tanto na socialização quanto na obtenção de informações. Assim, uma solução que integre cada vez mais essas necessidades em um único ambiente terá uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes
Apresentação: dia: 20/03/2024, hora: 13h00, local: Google Meet
Banca: Filipe Carlos de Albuquerque Calegário, Anjolina Grisi de Oliveira e Giordano Ribeiro Eulalio Cabral
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Título: Avaliação de Técnicas de Aprimoramento para Large Language Models (LLMs)
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Melissa Correa de Mesquita Falcão
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Carlos de Albuquerque Calegário
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Giordano Ribeiro Eulálio Cabral e Geber Lisboa Ramalho
Resumo da Proposta:
O avanço dos Large Language Models (LLMs) e suas técnicas de aprimoramento, como engenharia de prompt e fine-tuning, gerou uma revolução na criatividade e geração de conteúdo. Avaliar a eficácia dessas técnicas tornou-se um desafio significativo, especialmente considerando a subjetividade associada à avaliação de saídas geradas por modelos criativos. Este trabalho propõe uma investigação sobre a metodologia de avaliação e comparação das técnicas de aprimoramento empregadas em LLMs, com foco na criatividade e geração de conteúdo.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Uma análise sobre Aplicativos de Delivery e Diretrizes de Acessibilidade para pessoas com deficiência visual
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Morgana Beatriz Feijó Galamba
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev de Santos Gama
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Alex Sandro Gomes e Carla Taciana Lima Lourenco Silva
Resumo da Proposta:
O crescimento do uso de aplicativos para serviços de delivery nos últimos anos destaca a importância de analisar a acessibilidade neste setor. Este trabalho tem como objetivo analisar a implementação de aplicativos voltados para delivery de comida de acordo com as diretrizes da Web Content Accessibility Guidelines(WCAG).
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: O Uso de Macros na Linguagem Rust em Repositórios Open Source
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Nilo Bemfica Mineiro Campos Drumond
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Paulo Borba e Henrique Rebêlo
Resumo da Proposta:
As macros se apresentam como uma ferramenta poderosa e flexível, que possibilitam ao desenvolvedor escrever código que gera código, reduzindo trabalho repetitivo e entediante e tornando o código menos sujeito a erros. Uma das linguagens que possui suporte a macro mais extensivo é Rust. Este trabalho busca fazer uma análise abrangente do uso de macros na linguagem Rust em repositórios open source do Github, visando compreender a sua aplicação, principais usos, impacto e eficácia no desenvolvimento de software.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Otimização do Estoque: Uma Abordagem para Reduzir Perdas
de Vendas no Varejo Através do Cálculo do Estoque Ideal
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro Costa Santos Basílio
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Simone Cristiane dos Santos
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Carla Silva e Carina Alves
Resumo da Proposta:
Este trabalho de graduação aborda a otimização do estoque no varejo para reduzir as perdas de vendas por falta de estoque, o que leva à frustração dos clientes, perda de receita e danos à reputação da marca. Para isso, será desenvolvido um algoritmo que calcula a quantidade ideal de cada produto com base no tempo de abastecimento e nas vendas, atualizando diariamente a classificação do estoque para melhor gerenciamento. Essa abordagem visa evitar a falta de produtos, aumentar a satisfação do cliente, melhorar os resultados no varejo e melhorar o retorno sobre o investimento.
Apresentação: dia: 20/03/2024, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca: Simone Cristiane dos Santos e Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
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Título: METODOLOGIAS ÁGEIS NO MODELO DE TRABALHO REMOTO: UMA REVISÃO LITERÁRIA SOBRE O IMPACTO DO TRABALHO REMOTO NA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS SCRUM, LEAN E KABAN
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro de Melo Milet
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Simone Cristiane dos Santos Lima e Hermano Perrelli de Moura
Resumo da Proposta:
Com o grande crescimento do modelo de trabalho remoto durante a pandemia de COVID-19, os times de desenvolvimento de software tiveram que se adaptar à nova rotina. Este trabalho se propõe a realizar, por meio de uma revisão literária, as mudanças e características apresentadas nas metodologias ágeis Scrum, Lean e Kanban, de modo a se adaptarem ao contexto do trabalho remoto. Através desta revisão, será possível compreender os impactos do trabalho remoto na utilização dessas metodologias e identificar as principais características e adaptações necessárias para sua efetiva implementação em um ambiente de trabalho remoto.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Criando uma linguagem de programação musical com sílabas musicais da Nação Xambá
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro de Souza Queiroga
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Calegário
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Giordano Cabral e João Tragtenberg
Resumo da Proposta:
Ciência da Computação é uma área de estudo de difícil acesso, por ser do campo de exatas e tecnologia. Estudantes frequentemente possuem ansiedade matemática, que afeta principalmente aqueles com menor nível de oportunidades de aprendizagem (OA). Visando explorar essas relações, aumentar a taxa de OA para uma parcela da sociedade mais socioeconomicamente vulnerável, pretende-se criar oportunidades com um viés informal, visando reduzir a carga emocional negativa. Este trabalho de conclusão de curso busca criar uma linguagem de programação musical que é programada majoritariamente por sílabas musicais. Com o interesse de aproximar a cultura popular da programação e vice-versa. A linguagem usa sílabas musicais da Nação Xambá, como “pa”, “pum”, “ca”, “tu”, “du”, “dum”, “ta”, para reproduzir o som de instrumentos
como Mele, Mele Ancó, Iran entre outros.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Comparative Analysis of Object Detection Strategies for Cervical Cancer Detection in Pap Smear Images
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro Didier Maranhão
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Tsang Ing Ren
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: George Darmiton da Cunha Cavalcanti e Carlos Alexandre Barros de Mello
Resumo da Proposta:
Este trabalho tem como meta explorar o potencial da visão computacional para o apoio ao diagnóstico de câncer, focando na análise de lâminas de citopatologia cervical da região escamosa. O projeto propõe uma avaliação abrangente da performance de modelos de aprendizagem profunda especializados em detecção de objetos, particularmente na identificação de anomalias em lâminas de exames de tal domínio. Será realizada uma análise comparativa entre diferentes abordagens de como modelar a solução: algoritmos que executam detecção com múltiplas classes, capazes de diferenciar tipos específicos de anomalias, e modelos de classe única que detectam a presença de anomalias onde, posteriormente, requerem um processo de classificação por um segundo modelo. Adicionalmente, investigaremos o emprego de técnicas de geração de dados sintéticos através de modelos generativos, visando aprimorar a acurácia do classificador e diminuir a taxa de falsos negativos. A pesquisa fará uso de conjuntos de dados de acesso público [1][2], visando validar a eficácia (através de métricas de mAP, precisão e recall por classe) dessas técnicas em contextos onde os dados são escassos.
Apresentação: dia: 21/03/2024, hora: 09h00, local: Google Meet
Banca: Tsang Ing Ren e George Darmiton da Cunha Cavalcanti
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Título: Análise da crescente alta de notas de cortes do SISU na área de computação em universidades do estado de Pernambuco
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro Henrique F. Cardoso dos Santos
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Adiel Teixeira de Almeida Filho
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Valéria Cesario Times e Nivan Roberto Ferreira Júnior
Resumo da Proposta:
Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar o fator que implicou no forte crescimento nas notas de cortes do Sistema de Seleção Unificada (SISU) que dar acesso aos cursos como Sistema da Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e outros da área de computação em Pernambuco, além de instituições que tenha o Indice Geral de Cursos Alto. A modelagem de dados atuais será feita no Power BI, vista que poderá auxiliar no comparativo por meio de dashboard, por onde podem ser aplicadas estratégias no índice Geral de Curso. Em seguida, faremos o comparativo da motivação desse aumento e seus possíveis impactos. Por fim, esta atividade usará estudo baseado em Business Intelligence para focar em boas práticas de análise de dados e terá como finalidade identificar o fator do forte crescimento na procura por cursos de TI e de qual maneira implica no mercado de tecnologia.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: IMPLEMENTAÇÃO DE ENGENHO DE BUSCA EM STRATEEGIA
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro Meira-Betmann
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Vinícius Cardoso Garcia
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Filipe Calegário
Resumo da Proposta:
EstetrabalhovisadesenvolverumengenhodebuscaparaaplataformastrateegiadaTDS.company, atendendo à crescente necessidade de sistemas que limitem eficientemente a sobrecarga de informações, considerando a capacidade de algoritmos de busca e recomendação para não somente captar e reter a atenção do usuário, mas, também, simplificar a exploração da plataforma. O projeto almeja criar um mecanismo que simplifique as opções disponíveis, ao mesmo tempo que fornece um controle intuitivo ao usuário, aumentando a satisfação e otimizando a experiência digital. O trabalho incorpora as teorias de Fasolo, Gigerenzer e Goldstein(2007) sobre a tomada de decisão simplificada e sua importância para a sensação de bem-estar por parte do usuário, e visa superar os efeitos negativos do excesso de opções. O objetivo final é aprimorar strateegia por meio de um sistema que harmonize a complexidade da plataforma e a simplicidade da interface do usuário, tendo como principal objetivo a criação de um algoritmo que retorna o que está sendo consultado de maneira intuitiva.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: AutLive2.0: ferramenta de apoio ao monitoramento e testes de veículos autônomos
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Pedro Tenório Lemos
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Abel Guilhermino da Silva Filho
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Paulo Freitas
Resumo da Proposta:
Carros autônomos vêm sendo um assunto bastante relevante nas discussões sobre tecnologia nos últimos anos, sobretudo sobre suas questões éticas envolvendo decisões tomadas por algoritmos que irão, em última instância, decidir entre a vida e a morte. Temos diversos exemplos desses carros tomando decisões questionáveis e causando sérios acidentes quando testados em ambientes reais, o que denota a importância da realização de testes rigorosos em ambientes controlados. Pensando nessa problemática, o laboratório Live criou o AutLive e esse trabalho tem como objetivo aprofundar essa ferramenta, apresentando seus processos de melhoria e suas novas funcionalidades, visando a entrega de uma ferramenta mais robusta e útil para avançar a pesquisa nessa área importantíssima e que certamente impactará a vida de todos nas próximas décadas.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Revisões Sistemáticas da Literatura: Uma avaliação sobre o problema da atualização
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Ramom José Correia Santos
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Sérgio Castelo Branco Soares
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Paulo Borba e Carlos Andre Guimaraes Ferraz
Resumo da Proposta:
Existem várias ferramentas para auxiliar a condução de Revisões
Sistemáticas de Literatura(RSLs) em Engenharia de Software. No entanto,
uma vez conduzidas, as RSLs têm apenas seu relatório final publicado. A falta
de ferramental específico para a atividade de atualização de RSL é um dos
entraves para o crescimento dessa prática em engenharia de software. O
objetivo principal deste projeto é o estudo e validação acerca da afirmação que
"Revisões Sistemáticas que não são mantidas podem se tornar desatualizadas
ou enganosas" e o desenvolvimento de um sistema capaz de auxiliar na
atualização dessas RSLs a fim de manter a continuidade das Revisões
Sistemáticas.
Apresentação: dia: 19/03/2024, hora: 09h30, local: Google Meet
Banca: Sérgio Castelo Branco Soares, Vilmar Santos Nepomuceno e André Luís de Medeiros Santos
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Título: Análise comparativa de performance de message brokers em arquitetura de microsserviços
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Ramon de Saboya Gomes
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Kiev Santos da Gama
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Vinícius Cardoso Garcia e Nelson Souto Rosa
Resumo da Proposta:
Message brokers são essenciais na comunicação entre sistemas distribuídos, otimizando o fluxo de mensagens entre diversas fontes e consumidores. Este trabalho concentra-se na experimentação e na avaliação comparativa de dois proeminentes message brokers: RabbitMQ e Kafka O estudo busca definir métricas específicas e, com base nelas, realizar uma análise sobre o desempenho e eficiência de cada uma dessas tecnologias, em um contexto de microsserviços. Como cenário para esta avaliação, será utilizada uma aplicação de geração de currículos (CVs) com LaTeX.
Apresentação: dia: dd/mm/aaaa, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Relevância dos Jogos Eletrônicos no Desenvolvimento Cognitivo na Infância: Uma Análise Crítica
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rebeca Oliveira Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Patrícia Tedesco
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Geber Ramalho e Renata Maria Cardoso
Resumo da Proposta:
A relevância dos jogos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo na infância é um tema que tem sido amplamente discutido nas últimas décadas. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Oxford (UK), e, Relatório de Monitoramento Global da Educação (Unesco), ambos em 2023, a interação do cérebro humano com o uso de jogos eletrônicos contribui no desenvolvimento cognitivo na infância, pois, possibilita a concentração, resolução de problemas, raciocínio lógico e pensamento, e proporciona um aprendizado prazeroso, com alto nível de engajamento. Além disso, ter contato com jogos lúdicos na primeira etapa da vida de um ser humano faz com que ele se desenvolva como pessoa, com que sua comunicação se torne mais simples, suas expressões comecem a ser moldadas e a construção do conhecimento sobre o mundo se torna muito mais prática através de jogos educativos. Os jogos eletrônicos podem ser utilizados como uma ferramenta para o desenvolvimento cognitivo na infância, desde que sejam escolhidos com cuidado e utilizados de forma adequada. Neste artigo realiza-se o diálogo crítico com autores que contribuem para o entendimento, compreensão e aprofundamento das questões em torno da utilização dos jogos eletrônicos no desenvolvimento cognitivo de crianças. No entanto, é importante lembrar que o uso excessivo de jogos eletrônicos pode ter efeitos negativos neste desenvolvimento. De acordo com estudos científicos realizados, em vários países, o uso excessivo de jogos eletrônicos pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, além de prejudicar o desempenho acadêmico. Portanto, é fundamental que os educadores, pais e responsáveis acompanhem, orientem e realizem a gestão do tempo que as crianças passam jogando, indicando jogos adequados para a idade e o desenvolvimento cognitivo na infância.
Apresentação: dia: 19/03/2024, hora: 09h00, local: Google Meet
Banca: Patrícia Tedesco e Carla Silva
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Título: Mapeamento de vulnerabilidades no Amazon Echo através do uso
de Alexa Skills
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Renato Henrique Alpes Sampaio
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann e Paulo Freitas de Araújo Filho
Resumo da Proposta:
A presente proposta apresenta um projeto de pesquisa para o mapeamento de vulnerabilidades no ecossistema Amazon Echo através do uso de Alexa Skills. Em mais detalhes, a pesquisa envolve a averiguação de que impacto um desenvolvedor malicioso pode causar a um usuário comum do Amazon Echo através do desenvolvimento e implementação de Alexa Skills, que são “aplicativos” que permitem adicionar funcionalidade externa ao Amazon Echo.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Analisando code smells no tratamento de exceções em TypeScript
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Robson Oliveira Pereira Junior
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Leopoldo Motta Teixeira
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Fernando Castor, Breno Miranda e Henrique Rebêlo
Resumo da Proposta:
O tratamento de exceções é um mecanismo para lidar com erros e eventos que alteram o fluxo de execução de uma aplicação. Em algumas linguagens é a forma padrão para lidar com estes cenários. Usando este método, podemos evitar ações inesperadas do código, além de apresentar respostas melhor estruturadas para o usuário final, e até mesmo para a identificação e correção do problema. Diante disso, é fundamental que os erros sejam tratados da melhor forma evitando os chamados “bad smells” e outros tipos de tratamentos inapropriados, afinal, inserem no código bugs, vulnerabilidades, problemas de leitura do código e outros. Porém, isso não é uma tarefa simples, mesmo para um desenvolvedor inexperiente. Este trabalho busca estudar o tratamento de exceções em projetos Typescript e os impactos das más práticas em projetos Open Source.
Apresentação: dia: 20/03/2024, hora: 13h25, local: Google Meet
Banca: Leopoldo Motta Teixeira e Breno Alexandro Ferreira de Miranda
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Título: Utilizando dispositivos IoT em Aplicações WebAssembly para Kubernetes
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Rodrigo Farias Rodrigues Lemos
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): José Augusto Suruagy Monteiro
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Nelson Souto Rosa e Kiev Santos da Gama
Resumo da Proposta:
O uso de WebAssembly como um alvo de compilação vem trazendo grandes vantagens no desenvolvimento Web. Essas vantagens como segurança, escalabilidade e eficiência podem trazer grandes ganhos também na programação em Nuvem. Em ambientes com pouco poder computacional qualquer ganho de performance e consumo de memória é desejado. O objetivo deste projeto é utilizar o formato WebAssembly dentro de um cluster Kubernetes para otimizar o processo de detecção de dispositivos IoT.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Implementação de IDS baseada em Unsupervised Machine Learning, avaliação e proposta de melhoria
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Thárcio Marcilio Araújo Melo da Silva
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Paulo Freitas de Araujo Filho
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Cleber Zanchettin e Divanilson Rodrigo Campelo
Resumo da Proposta:
Nos últimos anos a cibersegurança vem tendo uma maior relevância com o crescente número de ataques a sistemas de grande impacto na vida. Descobrir os padrões destes ataques às redes é um modo de evitá-los e diminuir estas vulnerabilidades. Porém, não é uma tarefa simples, visto que os padrões de ataques são diversos e surgem novos modos de atacar esses sistemas. Diante dessa questão, a
utilização de algoritmos de Aprendizagem de Máquina para a detecção desses padrões ainda não completamente reconhecidos é uma forma de diminuir as vulnerabilidades a ataques e aumentar a segurança dos sistemas. Esse trabalho propõe um estudo onde será implementado um sistema de detecção de intrusão (IDS, Intrusion Detection System), baseado em um artigo de referência publicado, e avaliá-lo de acordo com o referido artigo, assim como em outras bases de dados, para avaliar se consegue detectar outros tipos de ataques cibernéticos. Ao fim, propõe modificar este IDS com o objetivo de melhorar o tempo de detecção, sem prejuízo das outras métricas.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Análise do Plameet como ferramenta para gestão de reuniões on-line
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Thiago Soares de Melo
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Adriano Augusto de Moraes Sarmento
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores:
Resumo da Proposta:
Nos últimos anos houve uma mudança na dinâmica trabalho e comunicação, impulsionando as reuniões online. Junto com isso, uma série de desafios surgiram. Este trabalho busca analisar o Plameet, uma ferramenta de gestão de reuniões on-line criada para organizar as reuniões on-line visando tornar mais eficiente esses encontros no dia a dia dos participantes. Através do levantamento de indicadores desempenho e aplicação desses indicadores, com o objetivo de aprimorar a ferramenta no que ela se propõem.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: Redes Neurais em Grafos para Classificação de Dados Tabulares em Larga Escala
TG:
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Tiago de Barros Moraes
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Germano Crispim Vasconcelos
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Ricardo Prudêncio e Prof. Felipe Calegario
Resumo da Proposta:
Este trabalho investiga a aplicação de Redes Neurais em Grafos (GNNs) em tarefas de classificação a partir de dados tabulares, um formato comum em conjuntos de dados reais. Para além dos modelos tradicionais, como árvores de
decisão e redes neurais convencionais, as GNNs podem ser exploradas por sua capacidade de capturar relações não lineares e padrões complexos, bem como de gerar um modelo transparente e interpretável. A partir de uma conversão de dados tabulares em grafos para viabilizar o uso em tarefas de classificação (com GNNs), é realizada uma comparação entre as GNNs e modelos de aprendizado de máquina convencionais, utilizando um extenso conjunto de dados para classificação de padrões, buscando analisar eficácia, implicações práticas e limitações.
Apresentação: dia: DD/MM/AAAA, hora: XXhYY, local: LLLL
Banca:
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Título: OperAI: Utilizando Inteligência Artificial para Auxiliar na Otimização de Centros Cirúrgicos
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Vinícius Torres de Macedo
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Nivan Roberto Ferreira Júnior
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Adiel Teixeira de Almeida Filho
Resumo da Proposta:
O objetivo deste trabalho é propor o OperAI, uma ferramenta de visualização interativa de dados para dar melhor suporte ao agendamento de cirurgias nos hospitais por meio de insights utilizando inteligência artificial. Técnicas de visualização interativa de dados são reconhecidas como ferramentas eficientes que auxiliam na exploração e identificação de padrões em coleções de dados complexos. Estas técnicas são consideradas ferramentas indispensáveis neste cenário: elas usam o poder do sistema visual humano e ferramentas gráficas para possibilitar a exploração de dados complexos e também formulação e teste de hipóteses de maneira interativa OperAI funcionarácomo umaprovade conceitoda ideia deum sistema desuporte à decisão em tempo real e consciente da situação para gerentes de sala de cirurgia. Utilizando a integração com modelos como os desenvolvidos nos trabalhos de [CJ22] e [EQS12], os quais focam na predição do tempo de cirurgias e em situações de reagendamento, respectivamente. É importante ressaltar que esses trabalhos têm como foco principal o desenvolvimento técnico dos modelos, com ênfase na predição e na exploração de cenários específicos. A integração dessas predições com visualizações dinâmicas e interativas é geralmente limitada ou não é abordada de forma abrangente. Exemplos de sistemas que implementam esses modelos de forma prática são o IQueue 1 e o Leap Rail 2 , todavia, esses sistemas foram projetados com base em contextos e necessidades específicas dos Estados Unidos, o que pode limitar sua aplicabilidade em instituições de saúde brasileiras devido a diferenças nos processos e regulamentações. Além disso, podem oferecer interfaces que nem sempre são adequadas para facilitar a interpretação e a tomada de decisões pelos gestores e profissionais de saúde em cenários específicos. Essa falta de personalização pode resultar em lacunas no atendimento às necessidades específicas de algumas instituições de saúde no Brasil. O sistema OperAI será implementado usando tecnologia web. Isto facilita o acesso ao sistema. Utilizando Django 3 para o backend, PyCaret 4 para o treinamento e avaliação dos modelos de maneira simplificada e ReactJS 5 para construção dos dashboards, com auxilio de bibliotecas como D3 e ECharts.
[CJ22] Shih YN Wu CC Singaravelan A Hung LP Hsu JL Chu J, Hsieh CH. Operating
room usage time estimation with machine learning models. Healthcare (Basel),
10(8):1518, 2022.
[EQS12] Ergin Erdem, Xiuli Qu, and Jing Shi. Rescheduling of elective patients upon the
arrival of emergency patients. Decision Support Systems, 54(1):551–563, 2012.
Apresentação: dia: 12/03/2024, hora: 09h30, local: Google Meet
Banca: Adiel Teixeira de Almeida Filho e Nivan Roberto Ferreira Júnior
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Título: Efetividade do Recurso Educacional Digital BRT Espacial para a aprendizagem de Notação Científica
TG: aqui
Proposta inicial: aqui
Autor(a): Yuri Valença Cunha
Curso: Ciência da Computação
Orientador(a): Alex Sandro Gomes
Coorientador(a):
Possíveis Avaliadores: Adenilton José da Silva e Sérgio Queiroz
Resumo da Proposta:
A notação científica é uma ferramenta essencial em matemática, física e química, desempenhando um papel crucial na simplificação da representação e operação
de números grandes e pequenos. [objetivo] Este trabalho visa analisar o jogo educativo BRT Espacial como um instrumento para o ensino da notação científica. [método] Os dados serão coletados mediante intervenção tutorada. Participarão do estudo alunos do ensino médio de escolas públicas. Observaremos as estratégias e modos de pensar e agir por tais durante o jogo, tal qual o conhecimento adquirido e exercitado por ele. [resultados] Os resultados esperados são evidências de que o jogo está em conformidade legislativa, além de apresentar vários registros, sob a avaliação de professores e dos alunos usuários, da capacidade de promover o engajamento e desenvolvimento dos estudantes de suas competências e habilidades.
Apresentação: dia: 25/03/2024, hora: 09h30, local: Google Meet
Banca: Alex Sandro Gomes e Kiev Santos da Gama
Engenharia da Computação
Responsável: Prof. Divanilson Rodrigo de Sousa Campelo (divanilson@cin.ufpe.br)