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Apresentação da disciplinaUm sistema é dito embarcado quando este é dedicado a uma única tarefa e
interage continuamente com o ambiente a sua volta por meio de sensores e
atuadores. Por exigir uma interação contínua com o ambiente, este tipo de
sistema requer do projetista um conhecimento não apenas de programação clássica,
mas também noções de controle de processos, sistemas de tempo real,
tecnologias de aquisição de dados (conversores analógico-digitais e sensores
de um modo geral) e de atuadores (conversores digital-analógicos, PWM, etc.),
além de um cuidado especial no que se refere à eficiência (estruturação,
tamanho e velocidade) do código produzido. Objetivos da disciplinaEsta disciplina abre o caminho para que o aluno interessado conheça um pouco mais sobre os sistemas embarcados e as tecnologias de projeto e implementação destes. Assim, abre caminho para que os sistemas de computação sejam vistos não apenas como algo passivo, que espera entradas via teclado e produz resultados na tela, mas como um sistema que interage com o ambiente coletando informações e atuando fisicamente, de forma autônoma e contínua. Para isso será dada uma introdução a vários conceitos e sistemas como:
No decorrer do curso serão realizados experimentos e projetos com o ambiente compilador/montador/simulador para linguagem C da Keil Software Inc. para a família 8051 de microcontroladores com placa de emulação baseada no 80C517 da Siemens (ver http://www.keil.com) Comentários e sugestões são sempre bem-vindos... Envie-os para Cristiano Araújo.
Atualizada em 09.06.2006, por Cristiano Araújo. |