cpbb :: pessoal :: textos 'no stress' :: ns 22
 
   :: Qual a Vantagem para um Mulher, Namorar um Cara Vamos Dizer.. NERD?
 
       * É um cara que pode te dar aulas de tudo quanto é coisa. De matemática a internet.
* Você pode ser a primeira garota da vida dele, a garota dos sonhos
* Seus pais vão adorar o cara
* Dificilmente você vai descobrir depois que o cara é gay.

Porque o nome NERD?
O artigo inicial era sobre Nerd. Não existe uma boa tradução desse termo pro português. Usar o termo CDF me parecia pouco prático, já que nem todo CDF é NERD. Chamar o cara de "Einstein" gera controvérsia porque existem dúvidas se o Albert era ruim mesmo de nota quando tava no primário. Por outro lado, nem todo fanático de micro tem problemas desse tipo. Conheci gente que poderia ser enquadrada como "Nerd" tanto na Letras quanto na Física ou na Politécnica. E já tive conhecimento de estudantes de engenharia totalmente fora dessa qualificação. Pra falar que são caras "estranhos", teria que definir o que é normal e o conceito de normalidade sofre uma alteração radical depois que se passa no Vestibular. Nos EUA, considera-se que Nerd é alguém que ainda pode ficar rico através de talento.

Pergunta: Como reconhecer um cara NERD?
Socialmente falando, costuma ser meio invisível. Quer dizer, você passa por ele, mas ignora ou faz questão de fingir que ele não existe. Alguns preferem assim. As características principais são: * A pele sem bronzeado, falta de sol de tanto ficar na frente do computador. * O esculacho com as roupas é outra. Costuma haver exceções, mas eles preferem se vestir para cobrir a nudez e não para atrair a atenção do sexo oposto.
* A falta de um certo traquejo social. Passaram a maior parte da adolescência estudando ou lendo coisas que achavam interessantes.
* Falta ou excesso de agressividade nas relações humanas. A grande competição do NERD é o vestibular ou notas mais altas. 20 marmanjos suando e correndo atrás de uma bola de futebol tende a ser encarado como "pouco produtivo" e desnecessário. Salvo quando o Brasil está na COPA, lógico.
* Pensamento exageradamente voltado para sexo. De ouvir falar, sabem muita coisa. Até aí, uma parte das meninas não vai saber a diferença entre um cara e outro. São seres solitários. Algumas vezes tem hábitos estranhos. Um deles é querer fazer esportes radicais, tipo remo ou canoagem (nem sempre com sucesso). Outro poderia ser uma coleção de insetos conservados em álcool, selos, fotos da Sharon Stone, etc. Umas fixações super originais. Pois é, né? Tem cara que é viciado em mecânica ou pode até desenvolver um gosto por música clássica, violão, sei lá. São modismos do cara que você olha e diz que é só ele que tem essa mania, tipo ver "Blade Runner" ou "Caçadores da Arca Perdida" 22 vezes. Rock pesado é comum embora alguns desenvolvam gosto por Vinícius de Morais achando que melhora com as meninas.

Pergunta: Eu não sei se quero namorar um cara desses..
Tudo bem. Vai atrás de um cara forte, cheio de músculos e barriguinha de halterofilista. Só toma cuidado para ver se ele não é uma Boneca Barbie (vulgo homossexual musculoso). Ainda não se convenceu? Vai atrás daquele cara que todas as meninas ficam morrendo de inveja. Descubra a sensação maravilhosa que é ouvir sua amiga confessar que tá te chifrando com ele. Surfista? Tenta pedir para ele decidir entre você e a prancha de surf. Quem sabe você goste de um sujeito mais social, que curte festas e amizades. Um dia você vai querer que ele se case contigo. E ele vai te trocar por outra (eu sou mal, eu sei). O pior de tudo é que quando tudo isso acontecer, aquele carinha Nerd que você desprezou vai estar faturando a maior nota fazendo uma coisa qualquer que ninguém achava que ia funcionar. E não vai ser você que vai estar ao lado dele. Pense nisso..

Pergunta: Okay. Como é que eu começo?
Achei que nunca ia perguntar. Primeira coisa, você tem que repensar toda sua forma de agir. Um Nerd é um território virgem a ser desbravado. Não adianta aceitar o convite dele para ver a coleção de aviõezinhos de montar da Revell. O sujeito é bem capaz de te mostrar a tal coleção. Sem nenhuma malícia. Uma lista de coisas que ele não sabe fazer:
* Entender que você está afim dele (demora muito para apagar a lembrança da rejeição que ele sempre sofreu da sociedade).
* Entender indiretas (tudo para ele é zero ou um, sim ou não)
* Deixar algo para amanhã (amanhã tem prova)
* Preparar um clima (se ele fizer algo que sugira comportamento sofisticado, cuidado, ele pode não ter consciência disso, pode estar só imitando alguém e não vai sustentar a pose muito tempo)
* Criar expectativa (mulher vive um pouco disso, até que descobre que ninguém olha mais para ela)
Concluindo: não é um relacionamento que você avança do estágio estranho total para nu frontal. Podia escrever um livro sobre isso (acho que até vou, se receber uma oferta boa).

Pergunta: Mas eu já tentei uma vez, ele não correspondeu..
Você errou alguma coisa. Voltando ao princípio.. você pode até exibir cicatrizes de batalhas (tipo mordidas, beliscões, até mesmo cicatrizes reais, defendendo de tentativa de estupro) que você teve com outros caras. Um Nerd não tem nem arranhões. Se o cara corresponde logo de início, age de acordo com o esperado, não é um Nerd, é um cara já com alguma experiência se fingindo de Nerd. Como é que você vai saber? Sei lá. O que você não pode esperar é que ele se comporte no gênero "se ele me ama, vai me entender, vai me procurar". Amar é uma coisa. Fazer amor é outra e namorar, outra. Minha opinião pessoal é que as mulheres gostam de caras experientes por não saber lidar com a rejeição nas primeiras fases. O cara experiente ou tá afim ou vai embora (é o que eu faço, quando consigo largar o computador para ir atrás de mulher). Um Nerd não é um cara que você vai ficar com promessas de sexo só para atiçar o desejo dele por você. É ou dá ou ano que vem ele tenta de novo (se tentar). E se não for dar logo, é melhor saber muito bem como não atiçar a fera para isso. É 8 ou 80. Não adianta dizer não quando quer dizer sim. Ou ele vai te namorar sem pensar em te levar para a cama (pode até ser amor platônico) ou vai pensar em sexo direto. O que leva a uma questão interessante: alguns simplesmente tem medo de mulher, mas não se deram conta ainda disso.

Pergunta: Tem mais alguma coisa que eu preciso saber?
Claro. Sempre tem. A principal é que, para fins de namoro, a mulher é menos inteligente do que o homem (e se não concorda, porque está lendo isso?(*)). Se você está afim do cara, mostrar inteligência não é legal para o namoro. Não gosta do que o cara está falando, começa a descrever seu dia, peça ajuda numa lição de matemática. Tudo, tudo menos falar:
* De como gostava do seu antigo namorado, isso você fala quando que mandar ele embora
* Falar do que gosta num homem. Ele pode não ter essas qualidades
* Reclamar de grana. E se ele gastou tudo num Voodoo Chipset pro micro dele?
* Falar de coisas esotéricas em que ele não acredita.
* Contar antigos relacionamentos
Se isso para você significa ficar calada, experimenta alugar um filme norueguês. Ou assistir cinema japonês de vanguarda. É muito mas muito importante saber que para ele, muitas fichas vão demorar a cair, apesar de toda a inteligência que o cara parece ter. Não é que o cara não pense em namorar e coisas do gênero. É que em vários casos, a humanidade não fez nada para ele que valha a pena ser lembrado. Manja família? Ou seja: querer alguém é algo fora do seu dia a dia. Ódio (de algum professor), inveja (de algum colega), frustração (talvez com as mulheres), depressão (por ter visto as médias da faculdade) são sentimentos comuns. Alguns NÃO sabem sorrir para agradar. Simplesmente não saberiam mentir de forma convincente nem se a própria vida dependesse disso. Outros por outro lado.. Podem ser machistas, egocêntricos, egoístas, ego-um-monte de coisas. Tudo aquilo que uma mulher fala de um homem depois que o namoro acabou. Mas tais sentimentos tém uma explicação muito simples. Apesar dos boatos relativos a um elo perdido, os Nerds são seres humanos. Não são que nem um cachorrinho que simplesmente "pst, pst, pst, vém cá..". Se o cara teve uma crise qualquer,o provável é que ele vá demonstrar. Ao contrário de uma mulher, que vai tentar ser diplomática para não perder a pose. Você pode não gostar disso, mas um dia vai ter filhos (se tiver sorte) e vai ver tudo isso em primeira mão, do mesmo jeito. Quase ia esquecendo.. existem os tipo chiclete. A grande maioria dos seres humanos passa por esta fase, alguma vez na vida. A menina fala "oi" pro cara. E o cara interpreta uma mensagem ligeiramente diferente. Algo parecido com "Hoje ela se declarou pra mim, ela me ama, ela me ama, ela me ama". E aí fica todo santo dia atrás dela, numa perseverança capaz de levar uma feminista às lágrimas (porquê isso não acontece com ela). O chato é que na maioria das vezes, a mulher não quer um cara assim. E vai levando a vida. Até que um belo dia, o cara se interessa por outra. Perde o interesse. A menina começa a sentir falta da atenção que recebia antes e fica toda "melosa" pra ver se o cara volta. Quando ele desiste da "outra" e "volta", a menina volta a dedicar o mesmo tipo de des-atenção que tinha com o "Chiclete".

Como pode ser a aproximação com um Nerd?
É complicado. Não existe a dança amorosa ou ritual de acasalamento no sentido exato da palavra. Um Nerd se preocupa a sério com coisas como namoro depois que passou no Vestibular, quando o medo de virar gay bate a porta (isso não quer dizer que vai virar, é apenas um fantasma). A adolescente (sexo feminino), de um modo geral, com medo de:
* Ficar para Titia
* Ser enganada
* Não ter assunto com as amigas
Ela começa aos 14 ou 15 anos (já vi casos de 12 anos). E tem o lance que mulher discute muito o que fazer ou não fazer, e troca experiência com as amigas (em alguns casos guarda pra si, que não é boba). Voltando então ao Nerd, não dá pra comparar a diferença de background. O cara pena até para descobrir que alguma mulher se interessou por ele. Pode estar super-óbvio para ela ou amiga dela. Mas tem outro caso que é o fato de que a mulher resolve fazer o "ataque" (?) justamente quando o cara está meio sem idéia de se aproximar de outra pessoa (tipo: ninguém "ataca" a mulher quando ela está sem ninguém na vida, mas basta ela arrumar um cara e chove gente atrás dela). Tem épocas na vida que ele é capaz de caminhar em cima de brasas atrás de alguém. É aí que pintam as famosas ofertas "quer que eu faça a digitação pra você" (a mulher aceita a oferta, sorri, agradece e vai embora, deixando o cara chupando o dedo).

Então, qual o "approach"? Chegar logo de cara e se declarar pro sujeito?
Isso assusta pra caramba. Melhor primeiro ficar amiga do amigo do cara. O uso de uma 3a pessoa pode funcionar, mas o grande problema é que o Nerd já entra no jogo de sedução com a idéia de que perdeu. Nenhum curso de timidez cura isso. Se a menina virar a cara como faria normalmente (pra ver um pouco de suor dele) o sujeito simplesmente vai pra casa, segura o tranco e se reacostuma ao fato de que é um desastre com as mulheres. O "ficar"(mistura de azaração, amizade e namoro) da juventude atual seria a solução, se bem que "ficar" representa "talvez" e embora a mente feminina tenha um certo gosto pela coisa, depende muito do "Nerd". Para alguns é "sim" ou "não-então-tchau". Depois que inventaram o bebê de proveta, o Tele-Pizza, o computador multi-midia, a videolocadora e o vídeo-cassete, ficou mais fácil esquecer a idéia de que o acasalamento é necessário para manter a espécie. Um detalhe é que o sujeito pode não ter o conceito de que ir a festas, viajar, curtir, dançar, socializar, espairecer, etc, possa ser uma coisa boa da vida. Alguns não sabem que um "programão" não é nada a ver com software.

Pergunta: Como é sexo com um Nerd?
Não sei, nunca tentei. Nem pensei em tentar. Mas pelas histórias que ouvi e um pouco de dedução, o cara vai inventar uma dor de barriga, na bichiga, no dente que arrancou e vai deixar para a próxima vez. Se você entrou nessa pensando em fazer mal ao rapaz, isso não tem nada a ver com algo que você tenha feito de errado. É timidez mesmo. Você não tem a mínima idéia do pavor que a primeira vez provoca. Sem falar que alguns já abandonaram a esperança.