INTRODUÇÃO
A ampla disponibilidade de redes de longa distância e os serviços por elas facilitados, principalmente através de redes lógicas abertas como a Internet, faz com que, potencialmente, todos os usuários possam ter acesso às informações de seu interesse sem intermediação alguma, usando software e hardware padrão amplamente disponíveis no mercado.
Por outro lado, as informações de uma organização possuem níveis de privacidade que são definidos pelo organograma da mesma. Num projeto de Intranet tais níveis de privacidade podem ser garantidos.Além disso, a utilização de Intranets nas grandes corporações, para a realização de tarefas individuais ou cooperativas, tem tido um grande incremento nos últimos tempos. As razões para isso são diversas: aumento da produtividade, redução de custos e padronização dos processos produtivos podem ser vistos como as principais.
O Projeto DIntranet tem por objetivo implantar uma Intranet no Departamento de Informática, a fim de otimizar e padronizar os processos produtivos envolvidos no funcionamento do mesmo.
ASPECTOS GERAIS
Organograma do DI
O Departamento de Informática está organizado com base em coordenações. Além dessas, existem órgãos de apoio como a chefia, assessorias, pleno, entre outros. Abaixo encontra-se o organograma, num mapa clicável, estando as informações de cada um dos órgãos disponíveis.
O Projeto DIntranet
O projeto DIntranet em sua primeira fase deverá atacar as coordenações mais problemáticas do Departamento, no que diz respeito à estruturação e disponibilização das informações, a saber: Coordenação da Pós-Graduação, Coordenação da Graduação, Coordenação de Pesquisa e Chefia do Departamento. O projeto está subdividido em 4 fases, descritas a seguir.
Esta fase caracteriza-se pela utilização de metodologias e técnicas adequadas para a captação dos requisitos e o entendimento do problema. O objetivo é preparar um documento de requisitos que servirá como base para as fases posteriores.
Metodologia
- Elaboração de Questionários para Entrevistas;
- Entrevistas;
- Elaboração do Documento de Requisitos.
Resultados Esperados
- Documento de Requisitos;
- Apresentação dos resultados.
Arquitetura do Sistema
Nesta fase o objetivo é definir os componentes do sistema através de abstrações de dados e de seus aspectos funcionais.
Metodologia
- Em aberto a escolha da metodologia. É preferível OMT ou Booch.
Resultados Esperados
- Documento de Arquitetura;
- Apresentação dos resultados.
Projeto do Sistema
Determinação dos sistemas e subsistemas que compõem o protótipo baseado na arquitetura definida.
Metodologia
- Baseada em SHDT
Resultados Esperados
- Documento do Projeto;
- Apresentação dos resultados.
Implementação/Implantação do Sistema
Implementação/implantação/validação do sistema projetado.
Resultados Esperados
- Sistema em funcionamento;
- Documentação do Sistema.