Coordenação
de Pós-Graduação
Coordenador
Prof. José Augusto Suruagy Monteiro
Missão da Coordenação
Planejar e executar as atividades de pos-graduacao do DI
Metas
Especificação de Requisitos
A seguir apresentaremos o resultado da entrevista realizada com o coordenador, onde foram identificadas os seguintes requisitos descritas a seguir.
Requisitos Funcionais
- Controle Acadêmico
Uma das maiores deficiências desta coordenação é a ausência de um sistema de controle acadêmico. Através deste a coordenação poderá analisar o rendimento dos alunos, bem como otimizar o seu funcionamento. O sistema de controle acadêmico deverá operacionalizar pontos como pré-matrícula, matrícula, trancamentos, exames, bancas examinadoras, entre outros.
- Acompanhamento de Bolsa
A tarefa de acompanhamento dos processos relativos a bolsas, também se constitui num sério problema da coordenação. O controle sobre os pedido, vencimentos, renovação e acompanhamento é precário. Sendo assim, é de suma importância que o sistema ataque tal deficiência.
- Controle de Documentos
A emissão de documentos comuns como declarações, histórico de porfessores, currículos de professores são exemplos de necessidades da coordenação de pós-graduação e que podem se transformar em facilidades que devem ser oferecidas pelo sistema.
- Acompanhamento de Processos
Outro requisito identificado foi a dificuldade de acompanhamento de processos de maneira fácil e transparente. Pontos de checagem intermediários poderiam ser implementados e tratados de maneira adequada pelo sistema. Além desse acompanhamento, outra necessidade a ser analisada é a de se ter sempre à mão informações estruturadas sobre os históricos de alunos e professores, além de estatísticas sobre a pós-graduação.
- Relatório da CAPES
Uma necessidade básica da coordenação é a elaboração do Relatório Anual da CAPES. Este relatório engloba uma grande quantidade de informações. A simplificação e eventual automação da elaboração deste questionáriodeve ser uma preocupação do sistema.
- Base de Conhecimento
Como funcionalidade extra pode-se ter um banco de artigos, teses e relatórios técnicos, cujo acesso deve ser controlado e classificado em níveis, de acordo com o tipo de informação que se está disponibilizando.