Projeto DIntranet
Coordenação da Graduação - Laboratórios
Especificação de Requisitos
A ampla disponibilidade de redes de longa distância e os serviços por elas facilitados, principalmente através de redes lógicas abertas como a Internet, faz com que, potencialmente, todos os usuários possam ter acesso às informações de seu interesse sem intermediação alguma, usando software e hardware padrão amplamente disponíveis no mercado.
O Projeto DIntranet tem por objetivo implantar uma Intranet no Departamento de Informática, a fim de otimizar e padronizar os processos produtivos envolvidos no funcionamento do mesmo.
O projeto DIntranet em sua primeira fase deverá atacar as coordenações mais problemáticas do Departamento, no que diz respeito à estruturação e disponibilização das informações, a saber: Coordenação da Pós-Graduação, Coordenação da Graduação, e Coordenação de Pesquisa.
A solução proposta pela equipe trata de um problema da Coordenação de Graduação, sendo o seu coordenador Prof. Fernando da Fonsêca de Souza. Abaixo encontram-se a missão da Coordenação de Graduação e suas metas.
Missão da Coordenação
Coordenação Pedagógica da Graduação
Metas
Este documento dará ênfase ao processo de análise e definição de requisitos e de entendimento do problema com relação aos laboratórios da graduação do curso de Ciência da Computação da UFPE.
A definição de requisitos foi realizada através de entrevistas com o coordenador dos laboratórios e com os operadores dos laboratórios, e do conhecimento do domínio do problema por parte dos autores.
A definição prévia dos requisitos de hardware e software é importante para o bom andamento da disciplina, portanto é necessário que os professores informem que recursos utilizarão à coordenação dos laboratórios para que esses rapidamente sejam providenciados.
Prof. Fernando Fonseca
Coordenador da Graduação
Indentificamos três tópicos importantes com relação aos laboratórios da graduação:
A reserva pode ser efetuada sem que o professor tenha indicado anteriormente que recursos ele necessitaria para disciplina. Se o professor já indicou que quais são os recursos necessários, ele não precisará informá-los ao sistema novamente durante a reserva.
Informações sobre os recursos disponíveis em cada laboratório
Nesta etapa os operadores dos laboratórios informarão ao sistema os laboratórios existentes. O fato de não deixarmos os laboratórios como dados estáticos é em razão de ser a ampliação dos laboratórios uma das metas da coordenação de graduação.
Os operadores poderão cadastrar os recursos de software, os recursos de hardware e outros recursos existentes em cada um dos laboratórios. As atualizações e remoções também serão permitidas.
A visualização das informações poderá ser feita por qualquer pessoa que tenha acesso a Intranet do DI.
Comunicação dos Recursos
Os professores da graduação deverão informar ao sistema quais os recursos de hardware, de software, e outros recursos necessários para a disciplina e qual é o período de validade destes requisitos.
A função principal desta fase é informar aos operadores e à coordenação dos laboratórios os recursos necessários para cada disciplina e em qual período.
Uma solução pode ser utilizar o sistema de mail convencional para enviar estas informações de forma estruturada, através de formulários para o cadastro e a consulta.
Reserva de Laboratórios
Esta etapa possui duas fases: a visualização das reservas já confirmadas para cada laboratório que pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha permissão de utilizar a Intranet do DI, e os pedidos de reserva.
Os pedidos de reserva devem ser efetuados pelos professores da graduação, ou alguns dos setores do Departamento de informática, como, coordenação da pós-graduação, coordenação de extensão, empresa júnior, ou coordenação de pesquisa, informando qual laboratório deverá ser utilizado, em que dia e horário e motivo da reserva. Se os recursos necessários ainda não tiverem sido informados, este módulo chamará o módulo acima, caso seja um professor de graduação ou pessoa autorizada responsável por uma disciplina.
Requisitos Funcionais
Entrada de Dados:
A entrada de dados será feita através de formulários padrão, utilizando a interface dos Browsers.
Saída de Dados:
A visualização dos documentos também será feita através dos Browsers: Internet Explorer3.0 e Netscape Navigator3.0.
As saídas do sistema poderão fazer uso do sistema de mail.
Requisitos Não-Funcionais
Níveis de Segurança:
A aplicação deverá identificar de que grupo é o usuário do sistema pelo setores do Departamento de Informática que foram descritos acima. A visualização de qualquer parte do sistema poderá ser feita por qualquer pessoa que tenha autorização de acesso à Intranet do DI.
Ambiente Gráfico
Todo a interface do sistema funcionará através de browsers.
Plataforma
Servidores AIX, NT (WinCenter)
Clientes: Netscape 3.0 + plug-ins, Internet Explorer 3.0.
Plataforma de Desenvolvimento
A plataforma de desenvolvimento é composta por: activeX, java, perl, javaScript, PL/SQL,
HTML. Além disso ficou definido o SGBD: ORACLE 7.3 e os web servers: APACHE e ORACLE 2.0.
Requisitos de Desempenho
Time out de operações
O sistema irá aguardar o tempo máximo do 1 minuto para que um pedido seja atendido. Caso isto não se concretize o sistema deverá comunicar ao usuário que seu pedido não foi realizado e que este deve ser refeito.
Controle diário de back-ups
Prazos de respostas a logs: em 2 (dois) dias.