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DIntranet
Laboratórios
Arquitetura
do Sistema
Metodologia OMT
Introdução
O objetivo da utilização da metodologia OMT é fazer um delineamento conciso, preciso, compreensível, e correto do mundo real.
A utilização desta metodologia tem como principais objetivos: esclarecer e confirmar os requisitos e proporcionar uma base para os passos seguintes, o projeto e a implementação.
O documento da fase anterior, a especificação de requisitos será utilizado como ponto de partida para o desenvolvimento dos modelos de objeto, dinâmico e funcional.
A aplicação desta metodologia permite que ambigüidades e inconsistências da descrição do problema sejam descobertas e solucionadas.
A modelagem de Objetos
O modelo de objetos aborda a estrutura estática dos dados da aplicação. O modelo de objetos do domínio da aplicação e os relacionamentos existentes entre elas.
As informações para o modelo de objetos provêem da definição do problema, documento de requisitos e do conhecimento do domínio da aplicação.
Atributos
Classe | Atributos |
SETOR | nome |
COORDENAÇÃO DA GRADUAÇÃO | login, senha, cargo |
COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO | login, senha, cargo |
CITI | login, senha, cargo |
COORDENAÇÃO DE PESQUISA | login, senha, cargo |
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO | login, senha, cargo |
COORDENAÇÃO DOS LABORATÓRIOS | login, senha, cargo |
RECURSOS | descrição |
RECURSOS DE HARDWARE | |
RECURSOS DE SOFTWARE | versão |
OUTROS |
Dicionário de Dados
Palavras isoladas têm inúmeras interpretações, conseqüentemente para as entidades modeladas acima, escreveremos uma breve descrição do seu significado.
SETOR | O Departamento de Informática está organizado com base em coordenações. Esta é uma classe abstrata que representa as coordenações, que estão relacionadas com o problema dos laboratórios. |
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO | Representa os professores da pós-graduação, secretárias e coordenador da pós-graduação do DI. |
COORDENAÇÃO DE PESQUISA | Representa a coordenação de pesquisa, que é formada pelo coordenador de pesquisa e seus funcionários do DI. |
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO | Representa a coordenação de extensão, que é formada pelo coordenador e os funcionários da extensão do DI. |
CITi - EMPRESA JÚNIOR | Representa a empresa júnior, que é formada pelos alunos de graduação que fazem parte da diretoria. |
COORDENAÇÃO GRADUAÇÃO | Representa a coordenação de graduação formada pelo coordenador, pelos professores da graduação e secretárias do DI. |
COORDENAÇÃO DO LABORATÓRIO | Representa a coordenação dos laboratórios, que é formada pelo coordenador e operadores dos laboratórios. |
LABORATÓRIOS | A graduação do DI possui alguns laboratórios, que são formados por recursos de hardware, software e outros. |
RECURSOS | Classe abstrata que representa os recursos que cada laboratório possui. |
RECURSOS DE HARDWARE | Representam as máquinas de cada laboratório, podem ser teclados, monitores, gabinetes, memórias, etc. |
RECURSOS DE SOFTWARE | Representam os softwares instalados nos laboratórios, como sistemas operacionais, editores de texto, linguagens de programação, etc. |
OUTROS RECURSOS | Representam outros recursos que o laboratório possui, como quadros, estantes, retroprojetores, manuais, etc. |
Notas sobre as associações:
Todas as subclasses da classe SETOR têm permissão para reservar os laboratórios, representada pela associação FAZ-RESERVA entre as classes SETOR e LABORATÓRIOS. Esta associação possui um atributo de ligação que é o responsável pela reserva. Isto acontece porque eventualmente um professor é o responsável pela reserva, mas que a faz é uma outra pessoa, como a secretária.
As pessoas que fazem parte da coordenação dos laboratórios informam ao sistema os recursos de cada laboratório, isto é feito através da associação entre as classes COORDENAÇÃO DOS LABORATÓRIOS e LABORATÓRIOS.
O laboratório é composto por recursos, que podem ser de hardware, de software, ou outros recursos. Representados no modelo objetos acima através da agregação entre as classes LABORATÓRIOS e RECURSOS, e a generalização entre as classes RECURSOS DE HARDWARE, RECURSOS DE SOFTWARE e OUTROS.
As pessoas que compõem a classe COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO devem informar que recursos são necessários para o bom andamento da disciplina. Esta situação está representada pelas associações PRECISA com as classes RECURSOS DE HARDWARE, RECURSOS DE SOFTWARE e OUTROS, e pelo atributo de ligação disciplina.
A Modelagem Dinâmica
O modelo dinâmico objetiva demonstrar o comportamento tempo-dependente da aplicação e os objetos nela existentes, abordando o aspecto da seqüência de interações.
A importância do modelo dinâmico diz respeito aos sistemas interativos.
Diagrama do fluxo de eventos
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1. Introduzir login, senha
introduzir laboratório, visualizar recursos
introduzir laboratório, visualizar reservas
cancelar, sair, terminar
introduzir laboratório, recursos de hardware, recursos de software e
outros (operador)
3.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
Diagramas de estados
Diagrama de Estado para a Classe Setor |
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Diagrama de Estado para a Aplicação |
A Modelagem Funcional
O modelo funcional aborda o aspecto das transformações dos dados. Este modelo representa como os valores são processados sem considerar a seqüência ou estrutura dos objetos, além de mostrar quais valores dependem de outros valores e as funções que o relacionam..
Modelo Funcional
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Descrição de algumas funções
Descrição da função reservar_laboratório
Reservar_laboratório(laboratório,
data, hora, motivo_da_reserva) ®
resultado
|
Descrição da função comunicar_recursos
Comunicar-recursos(recursos, disciplina,
tempo de validade) ®
resultado
|
Descrição da função inserir_recursos
Inserir-recursos(recursos, laboratório) ® resultado
|
As funções de consulta (consuta_reservas, consulta_reservas(lab), consulta_recursos(lab), consulta_recursos(disciplina)) serão da mesma forma.