Projeto
DIntranet
Laboratórios
Arquitetura
do Sistema
Metodologia OMT
Introdução
O objetivo da utilização da metodologia OMT é fazer um delineamento conciso, preciso, compreensível, e correto do mundo real.
A utilização desta metodologia tem como principais objetivos: esclarecer e confirmar os requisitos e proporcionar uma base para os passos seguintes, o projeto e a implementação.
O documento da fase anterior, a especificação de requisitos será utilizado como ponto de partida para o desenvolvimento dos modelos de objeto, dinâmico e funcional.
A aplicação desta metodologia permite que ambigüidades e inconsistências da descrição do problema sejam descobertas e solucionadas.
A modelagem de Objetos
O modelo de objetos aborda a estrutura estática dos dados da aplicação. O modelo de objetos do domínio da aplicação e os relacionamentos existentes entre elas.
As informações para o modelo de objetos provêem da definição do problema, documento de requisitos e do conhecimento do domínio da aplicação.
Atributos
Classe | Atributos |
SETOR | nome |
COORDENAÇÃO DA GRADUAÇÃO | login, senha, cargo |
COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO | login, senha, cargo |
CITI | login, senha, cargo |
COORDENAÇÃO DE PESQUISA | login, senha, cargo |
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO | login, senha, cargo |
COORDENAÇÃO DOS LABORATÓRIOS | login, senha, cargo |
RECURSOS | descrição |
RECURSOS DE HARDWARE | |
RECURSOS DE SOFTWARE | versão |
OUTROS |
Dicionário de Dados
Palavras isoladas têm inúmeras interpretações, conseqüentemente para as entidades modeladas acima, escreveremos uma breve descrição do seu significado.
SETOR | O Departamento de Informática está organizado com base em coordenações. Esta é uma classe abstrata que representa as coordenações, que estão relacionadas com o problema dos laboratórios. |
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO | Representa os professores da pós-graduação, secretárias e coordenador da pós-graduação do DI. |
COORDENAÇÃO DE PESQUISA | Representa a coordenação de pesquisa, que é formada pelo coordenador de pesquisa e seus funcionários do DI. |
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO | Representa a coordenação de extensão, que é formada pelo coordenador e os funcionários da extensão do DI. |
CITi - EMPRESA JÚNIOR | Representa a empresa júnior, que é formada pelos alunos de graduação que fazem parte da diretoria. |
COORDENAÇÃO GRADUAÇÃO | Representa a coordenação de graduação formada pelo coordenador, pelos professores da graduação e secretárias do DI. |
COORDENAÇÃO DO LABORATÓRIO | Representa a coordenação dos laboratórios, que é formada pelo coordenador e operadores dos laboratórios. |
LABORATÓRIOS | A graduação do DI possui alguns laboratórios, que são formados por recursos de hardware, software e outros. |
RECURSOS | Classe abstrata que representa os recursos que cada laboratório possui. |
RECURSOS DE HARDWARE | Representam as máquinas de cada laboratório, podem ser teclados, monitores, gabinetes, memórias, etc. |
RECURSOS DE SOFTWARE | Representam os softwares instalados nos laboratórios, como sistemas operacionais, editores de texto, linguagens de programação, etc. |
OUTROS RECURSOS | Representam outros recursos que o laboratório possui, como quadros, estantes, retroprojetores, manuais, etc. |
Notas sobre as associações:
Todas as subclasses da classe SETOR têm permissão para reservar os laboratórios, representada pela associação FAZ-RESERVA entre as classes SETOR e LABORATÓRIOS. Esta associação possui um atributo de ligação que é o responsável pela reserva. Isto acontece porque eventualmente um professor é o responsável pela reserva, mas que a faz é uma outra pessoa, como a secretária.
As pessoas que fazem parte da coordenação dos laboratórios informam ao sistema os recursos de cada laboratório, isto é feito através da associação entre as classes COORDENAÇÃO DOS LABORATÓRIOS e LABORATÓRIOS.
O laboratório é composto por recursos, que podem ser de hardware, de software, ou outros recursos. Representados no modelo objetos acima através da agregação entre as classes LABORATÓRIOS e RECURSOS, e a generalização entre as classes RECURSOS DE HARDWARE, RECURSOS DE SOFTWARE e OUTROS.
As pessoas que compõem a classe COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO devem informar que recursos são necessários para o bom andamento da disciplina. Esta situação está representada pelas associações PRECISA com as classes RECURSOS DE HARDWARE, RECURSOS DE SOFTWARE e OUTROS, e pelo atributo de ligação disciplina.
A Modelagem Dinâmica
O modelo dinâmico objetiva demonstrar o comportamento tempo-dependente da aplicação e os objetos nela existentes, abordando o aspecto da seqüência de interações.
A importância do modelo dinâmico diz respeito aos sistemas interativos.
Diagrama do fluxo de eventos
1. Introduzir login, senha
introduzir laboratório, visualizar recursos
introduzir laboratório, visualizar reservas
cancelar, sair, terminar
introduzir laboratório, recursos de hardware, recursos de software e
outros (operador)
3.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
Diagramas de estados
Diagrama de Estado para a Classe Setor
|
Diagrama de Estado para a Aplicação
|
A Modelagem Funcional
O modelo funcional aborda o aspecto das transformações dos dados. Este modelo representa como os valores são processados sem considerar a seqüência ou estrutura dos objetos, além de mostrar quais valores dependem de outros valores e as funções que o relacionam..
Modelo Funcional
Descrição de algumas funções
Descrição da função reservar_laboratório
Reservar_laboratório(laboratório,
data, hora, motivo_da_reserva) ®
resultado
|
Descrição da função comunicar_recursos
Comunicar-recursos(recursos, disciplina,
tempo de validade) ®
resultado
|
Descrição da função inserir_recursos
Inserir-recursos(recursos, laboratório) ® resultado
|
As funções de consulta (consuta_reservas, consulta_reservas(lab), consulta_recursos(lab), consulta_recursos(disciplina)) serão da mesma forma.