Projeto DIntranet
Coordenação da Graduação - Laboratórios

 Projeto do Sistema
Metodologia SHDT-XYZ
 


Introdução


A utilização de uma metodologia para desenvolvimento de Sistemas de Informação permite que projetos sejam desenvolvidos de maneira colaborativa e estruturada, melhorando a qualidade e reduzindo os custos envolvidos em seu ciclo de vida, o que representa um fator crítico para o sucesso de projetos Web.

O uso da metodologia XYZ é justificada pela orientação ao desenvolvedor, para que o desenvolvimento de projetos seja feito de forma estruturada, confiável e passível de mudanças evolutivas.

 

Tratamento de Informações


Esta etapa da metodologia é caracterizada pela elaboração do Projeto Navegacional do sistema de hipertexto e em paralelo a tarefa de Estruturação das Informações.

Projeto Navegacional

Para a elaboração deste projeto, utilizamos a metodologia XYZ, que é uma extensão da técnica semi-formal SHDT (Structered Hypermedia Design Technique).

 

 

 

 

 

 

Estruturação das Informações

A estruturação da informação é composta por duas sub-fases: Nível Conceitual, e o Projeto de Banco de Dados.

Nível Conceitual:

Ref. Tipo Primitiva Nome Descrição
0 V Apresentação Página inicial do sistema, contendo a apresentação da aplicação e o menu principal de navegação

 

Ref.

Tipo Primitiva

Nome

Descrição

1 V Informações_Lab Página-Menu, contendo opções para Consultar recursos do laboratório, cadastrar recursos, e alterar/remover recursos.
1.1 V Consultar Página-menu contendo opções para consulta em todos os laboratórios, ou em apenas um laboratórios.
1.1.1 -

t

Lista_todos Página gerada dinamicamente contendo a lista de recursos de todos os laboratórios.
1.1.2  Cons_Lab Página-formulário contendo os campos necessários para consultar os recursos de um determinado laboratório.
1.1.3 -

t

Lista_Lab Página gerada dinamicamente contendo os recursos de um laboratório específico passado como parâmetro.
1.2 V Cadastro Página-menu, contendo opções para o cadastro de laboratórios, de recursos, e dos recursos de cada laboratório.
1.2.1  Cadastro_Lab Página-formulário contendo os campos necessários para a inclusão de um novo laboratório.
1.2.2  Cadastro_Rec Página-formulário contendo os campos necessários para a inclusão de recursos.
1.2.3  Cadastro_ Lab _Rec Página-formulário contendo os campos necessários para a inclusão de recursos para um determinado laboratório.
1.2.x.1 -

t

Msg_Inc_Rec Página gerada dinamicamente contendo uma mensagem informativa sobre o resultado da inclusão.
1.3  Remover/Atualizar_Recursos Página-formulário contendo campos para preenchimento de parâmetros para obter dados dos recursos cadastrados para um laboratório.
1.3.1 

t

Dados_Lab Página gerada dinamicamente contendo informações de um determinado laboratório, para que sejam alterados ou excluídos.
1.3.1.1 -

t

Msg_Atual_Rec Página gerada dinamicamente, contendo mensagem informativa sobre o resultado da operação de atualização.
1.3.1.2 -

t

Msg_Exc_Rec Página gerada dinamicamente, contendo mensagem informativa sobre o resultado da operação de exclusão.

  

Ref. Tipo Primitiva Nome Descrição
2 V Comunicação_Rec_Disciplina Página-Menu, contendo opções para Comunicar os recursos necessários a uma determinada disciplina, ou consultar os recursos de uma disciplina
2.1  Formulário Página-formulário para preenchimento dos campos necessários à comunicação de recursos de uma disciplina.
2.1.1 -

t

Result_Comunicação Página gerada dinamicamente contendo uma mensagem informativa com o resultado da operação de comunicação.
2.2  Consulta Página-formulário contendo os campos necessários à operação de consulta.
2.2.1 -

t

Resultado_Cons_Com_Rec_Disc Página gerada dinamicamente contendo o resultado da consulta com os recursos necessários para uma determinada disciplina.

  

Ref. Tipo Primitiva Nome Descrição
3 V Reservas Página-Menu, contendo opções para reservar laboratórios, consultar reservas, remover reservas.
3.1  Reservar_Lab Página-formulário contendo os campos necessários para a reserva de um determinado laboratório.
3.1.1 -

t

Result_Reserva Página gerada dinamicamente com conteúdo informativo sobre o resultado da efetuação da reserva.
3.2 V Consultar_Reserva Página-menu contendo opções para visualização de todas as reservas de todos os laboratórios ou de apenas um único laboratório.
3.2.1 -

t

Todos_Labs Página gerada dinamicamente contendo as informações sobre as reservas de todos os laboratórios.
3.2.2  Consulta_Lab Página-formulário contendo os campos necessários para executar a consulta das reservas para um determinado laboratório.
3.2.3 -

t

Result_Cons Página gerada dinamicamente com o resultado da consulta, das reservas de um determinado laboratório.
3.3  Remover_Reserva Página-formulário, contendo campos necessários para o preenchimento para obtenção dos dados de uma reserva cadastrada.
3.3.1 =

t

Reservas_Lab Página gerada dinamicamente com as informações sobre as reservas para confirmação dos dados para exclusão.
3.3.1.1 -

t

Msg_Exc_Reserva Página com conteúdo informativo contendo o resultado da operação de exclusão.

 

Ref. Tipo Primitiva Nome Descrição
4 V Ajuda Página-índice contendo uma lista dos principais tópicos para os diversos módulos de ajuda ao sistema.
4.1 - Sobre Página-arquivo contendo uma documentação de ajuda sobre como utilizar a aplicação.
4.2. - Ajuda_Inform_Lab Página-arquivo contendo uma documentação sobre o módulo de Informações sobre os Laboratórios.
4.3 - Ajuda_Comunic_Rec Página-arquivo contendo uma documentação sobre o módulo de comunicação de recursos de uma determinada disciplina..
4.4 - Ajuda_Reservas Página-arquivo contendo uma documentação sobre o módulo de Reservas.

 

Projeto do Banco de Dados


Neta fase o mapeamento, entre as classes do Modelo Objetos da fase de definição da arquitetura da aplicação para entidades relacionais, é realizado.

 Tabela Tipo_Setor

Nome do Atributo Nulo? Descrição
cod_setor N código do setor
desc_setor N descrição do setor

Tabela Pessoal

Nome do Atributo Nulo? Descrição
cod_pes N código
nome_pes N nome
cargo_pes S cargo
login_pes N login
senha_pes N senha
setor_pes N código do setor

 Tabela Recursos

Nome do Atributo Nulo? Descrição
cod_rec N código do recurso
desc_rec N descrição do recurso
tipo_rec N tipo do recurso (hard, soft, outro)
versao_rec S versão do recurso, se o tipo for software

 Tabela Laboratório

Nome do Atributo Nulo? Descrição
cod_lab N código do laboratório
nome_lab N nome
local_lab S localização

 Tabela Reserva

Nome do Atributo Nulo? Descrição
responsavel N responsável pela reserva
cod_lab N código do laboratório
dia N dia da reserva
hora_inic N hora do início
hora_fim N hora fim
motivo S descrição do motivo da reserva

 Tabela Laboratório_Recursos 

Nome do Atributo Nulo? Descrição
cod_lab N código do laboratório
cod_rec N código do recurso
quantidade N quantidade disponível

Tabela Recursos_Disciplina

Nome do Atributo Nulo? Descrição
cod_pes N código do professor
cod_rec N código do recurso
disciplina N nome da disciplina
quantidade S quantidade necessária
periodo N período de validade

  

Projeto de Integração das Informações


 Esta etapa consiste em unir os dois níveis de informação definidos na etapa anterior, que será representado pelos diagramas abaixo.