O propósito principal deste projeto, é fornecer, de maneira centralizada, um mecanismo para gerenciar e disponilibilizar informações gerais dos eventos acadêmicos, internos e externos ao DI, usando como interface de interação e apresentação das informações o WWW.
Para a elaboração deste documento, foram realizadas entrevistas com os professores: Alejandro Cesar Frery Orgambide, vice coordenador de Pesquisa, Judith Kelner, coordenadora da área de extensão, e José Fernando Tepedino Martins, Webmaster do Departamento de Informática (DI).
Uma das principais vantagens apresentadas pelo DI para o desenvolvimento
deste sistema é a existência de uma infraestrutura de rede à qual os
estudantes, pesquisadores e professores têm acesso. Isto constitui outra
motivação para o desenvolvimento do projeto, a qual apoia-se no
aproveitamento desta infraestrutura para a disponibilização e acesso de
informações às diferentes áreas da hierarquia acadêmica do DI.
Finalmente, cabe destacar que o departamento não conta com nenhum meio de
consulta eletrônica de eventos com as características do projeto proposto.
O DI tão pouco tem murais eletrônicos nos quais pudessem ser consultadas
informações específicas sobre eventos em determinadas área de
interesse.
Para a elaboração deste projeto foram identificadas as características
principais das entidades que serão manipuladas, assim como os mecanismos
fundamentais que o sistema deverá fornecer para o processamento e
apresentação da informação.
O sistema Banco de Eventos processará informação sobre dois
elementos básicos: eventos e usuários. Um usuário, de
acordo com o tipo de acesso que tem sobre o sistema, pode ser
Cadastrador ou Usuário Final. Para cada uma
destas entidades ou elementos, o sistema apresentará formulários
solicitando informação sobre elas.
O sistema considera o processamento unicamente de eventos acadêmicos, e
são tomados como eventos acadêmicos todos aqueles eventos que têm como
principal objetivo a apresentação de pesquisas em qualquer área de estudo ou
o ensino (no caso dos cursos de extensão).
O sistema a ser desenvolvido armazenará informação sobre os eventos
acadêmicos que são realizados dentro e fora do DI. Os dados mais
relevantes sobre um evento são os seguintes:
Área corresponde à área acadêmica a qual
pertence o evento, por exemplo, Engenharia de Software, Redes Neurais, etc.;
Categoria é um dos seguintes valores: Simpósio,
Workshop, Congresso, Encontro, Jornada,
Seminário, Palestra, Defesa de Tese,
Outros; Data_inicio é a data de início do evento,
Data_fim é data de finalização do evento.
Para os eventos que não têm duração maior que um dia,
Data_inicio e Data_fim terão o mesmo valor.
Descrição é uma breve descrição do evento;
Local indica o lugar específico onde o evento é
realizado, por exemplo, o nome da universidade, a cidade, o
pais, etc.;
Nome indica o nome do evento cadastrado;
Tipo é um atributo que poderá tomar dois valores:
Interno, para aqueles eventos organizados no Departamento de
Informática da UFPE, ou Externo, organizados por qualquer outro
departamento, universidade ou institução acadêmica dentro ou fora de Recife.
Finalmente, URL corresponde a URL do evento.
Um evento pode ser classificado da seguinte maneira:
Além dos atributos já apresentados, o EventoCSA tem mais um
atributo, o Deadline, que indica a data limite para a submissão de
artigos.
Além dos atributos dos eventos em geral, possui os atributos
Hora, que representa a hora na qual o evento começa; e
Duração, que representa o tempo de duração do evento em horas ou
dias.
Além dos atributos gerais dos eventos, para o EventoCE é preciso
armazenar informações correspondentes ao Custo, que representa o
preço do curso, Classificação, que pode ser Fechado ou
Aberto, Nível, que representa se o evento é um minicurso,
um curso de curta duração ou um curso de especialização e,
finalmente, a Duração em horas do curso.
Um EventoCE é Fechado quando é fornecido para uma
empresa ou institução específica e apenas as pessoas que
pertecem a ela podem se
inscrever; é Aberto quando qualquer pessoa interessada pode
participar do curso.
Para atingir os objetivos do projeto, o sistema
Banco de Eventos deverá realizar um conjunto de operações que
permitam gerenciar as informações identificadas na seção anterior.
Basicamente, o sistema deverá conter as seguintes funções:
Deve ser feito de maneira interativa sem comprometer a segurança de
rede do DI e deve ser suficientemente flexível e atrativo
para interagir com o Cadastrador. Em geral, o mecanismo de
cadastro das informações dos eventos deve ser feito através do
preenchimento on line das informações do evento, através de um
formulário que só poderá ser acessado por usuários
predefinidos, com autorização para cadastrar eventos. O acesso será
gerenciado pelo módulo de Segurança do projeto DIntranet.
Uma vez cadastrados os eventos, os próximos acessos à informação para
modificações serão feitos pelo Cadastrador (através do uso
de senha) e serão notificados automaticamente aos usuários que estejam
interessados naquelas informações.
Se a área na qual se deseja cadastrar o evento não existe, então o
Cadastrador poderá criar a nova área e cadastrar o
evento.
O Cadastrador poderá
eliminar eventos específicos, uma vez que estes tenham sido cadastrados por
ele.
O Usuário Final que esteja cadastrado num evento que é
apagado deverá ser informado automaticamente da eliminação do evento
e o seu cadastro neste evento deverá ser cancelado.
O sistema deverá fornecer um mecanismo que permita cadastrar (de forma
automática) usuários que estejam interessados num evento em particular.
Os dados necessários para tanto já foram descritos nos atributos dos usuários.
Caso o Usuário Final não deseje mais estar cadastrado num
evento específico, o sistema deverá permitir que ele cancele seu
cadastramento. O cadastramento do usuário requer o fornecimento do seu
endereço e-mail, nome e outros dados descritos anteriormente. O
descadastramento pode seguir o mesmo procedimento, sendo o Usuário
Final o responsável pela manutenção desta informação.
O Usuário Final poderá se cadastrar nos seguintes níveis:
A consulta das informações do Banco de Eventos cobre alguns tópicos como:
As informações apresentadas deverão incluir, segundo o caso, a maioria dos
atributos descritos na seção Estrutura e Usuários do
Sistema.
O sistema deverá manter controle das informações armazenadas para cada
evento e a relação dos usuários cadastrados que desejem receber
informações sobre os eventos. As informações serão estruturadas de forma
simples, gerando e-mails que serão enviados para cada usuário em
função do tipo e frequência das informações que este tenha solicitado. As
informações serão checadas periodicamente (através de um processo rodando
com o cron de
Unix) e no caso de se cumprirem as condições de notificação
requisitadas pelo usuário, o sistema enviará uma mensagem contendo as
informações necessárias.
A interface do sistema está dividida em dois módulos principais,
de acordo com as suas funções e
tipos de usuários:
Estes módulos utilizam informações não estáticas,
obtidas através de consultas ao SGBD sempre que a(s) página(s) HTML
relativas aos módulos são carregadas. Dadas as facilidades para
codificação e manutenção, além da flexibilidade obtida no
projeto da interface, o sistema utilizará a linguagem Java na
implementação do núcleo destes módulos.
HTML e JavaScript também serão utilizados, como forma de acelerar a
implementação das páginas mais simples da interface.
A consistência e segurança dos dados é garantida pelos mecanismos de
segurança inerentes ao uso do SGBD e pelas restrições de acesso aos
diversos módulos do sistema, de acordo com seus usuários.
O cadastro e modificação de informações sobre eventos será
feito através do Módulo Restrito, ao qual apenas um grupo
de usuários terá acesso (os professores, provavelmente).
O Módulo Público poderá ser acessado por qualquer
pessoa conectada à Web. Porém, suas funções incluem apenas
consulta a eventos e
cadastro de Usuários Finais.
Para esta última, optou-se por uma maior flexibilidade e simplicidade
de uso do sistema e, assim, nenhum teste será efetuado para confirmar
a autoria de pedidos de cadastro ou remoção de
Usuários Finais nas listas eletrônicas de eventos.
A identificação de usuários, e permissão ou proibição
de acesso aos módulos do sistema, utilizará um esquema
de hierarquia de autoridade dos usuários e será implementada no
Módulo de Segurança, comum a toda a intranet do DI.
O SGBD a ser utilizado é o Informix. Para o acesso aos
dados, serão usados script CGI, o que implica a possibilidade do
uso de Perl como linguagem de interface ao Banco de Dados.
Motivação do Projeto
No Departamento de Informática, o acesso e a divulgação de informações é
parte integral no acompanhamento do trabalho de pesquisa e
desenvolvimento. Uma das principais motivações para a criação deste
sistema é a necessidade do estabelecimento de um mecanismo que facilite,
de maneira prática e automática, a manutenção e disponibilização de
características gerais sobre os eventos acadêmicos a serem desenvolvidos,
tanto dentro do DI como em outras universidades do Brasil e do mundo.Objetivos
Os objetivos principais deste projeto são:
O Banco de Eventos
Na seguinte seção, é apresentada uma descrição global dos componentes do
Banco de Eventos. A primeira parte apresenta a estrutura e
usuários do sistema. A segunda parte mostra as funções do sistema, do
ponto de vista do cadastrador e usuário final. Na terceira parte são
descritas as interfaces do sistema e, finalmente, são
descritos alguns requerimentos sobre segurança e consistência de dados que
deverão ser levados em conta na implementação do projeto.
Requisitos de Hardware e Software
A execução do sistema requer o uso de um web server (possivelmente o
CERN httpd, já adotado pelo DI), executando sobre o sistema Unix
(Solaris ou AIX) e de browsers compatíveis com
Java e JavaScript (Netscape 3.0 ou Internet Explorer 3.0), executando sobre
Unix ou Windows 95. Considerações Finais
Acreditamos que o sistema descrito é viável e necessário. Aguardamos
sugestões e críticas.
Última Edição em 14.dez.96, por
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