Entrevista com Paulo Borba – Coordenador do Curso de Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática da UFPE PS: O professor não dispôs de muito tempo para a entrevista. Assim sendo, não foi possível coletar requisitos o bastante ou tirar todas as nossas dúvidas a respeito da “interface com o coordenador”. Dessa forma, pretende-se continuar a elicitação de requisitos por meio de uma entrevista com o professor Alexandre Mota, vice-coordenador da graduação, na próxima segunda-feira, 08.11. PS2: Como dados dos coordenadores (e dos professores, de uma forma geral) pode-se utilizar o modelo existente na página do cin, que dispõe de uma série de informações sobre os docentes. – O horário não é gerado antes de decidido qual professor lecionará. Na verdade, o professor Paulo argumentou (inclusive) que o Cin sequer armazena um histórico dos horários no seu sistema, como estava escrito no documento apresentado na reunião com os gerentes(Possivelmente eles guardam, mas não com este específico propósito). Primeiro, eles decidem qual professor lecionará a disciplina (caso haja mais de um professor interessado, há uma “reunião informal” para entrarem em acordo, um professor pode lecionar num período e o outro no próximo, por exemplo). Depois, de acordo com a disponibilidade dos professores alocados nas disciplinas, são gerados os horários (o professor não falou em questões, como evitar oferecer uma disciplina em dois dias consecutivos, como no caso de SI, mas deve-se levar em consideração o turno em que ela será lecionada). – Com relação à pré-matrícula, ela é disponibilizada por um período. Quando o prazo se encerra, é gerado um relatório com os discentes pré-alocados nas disciplinas (tanto as eletivas quanto as do currículo anterior) e há uma reunião com os professores para decidir que disciplinas serão ofertadas de fato. É importante salientar que a época de pré-matrícula para disciplinas eletivas ocorre em uma época diferente da pré-matrícula para disciplinas do curriculo antigo. – De fato, uma das atividades (talvez a principal) do coordenador consiste na alocação dos docentes. – O professor sugeriu que, ao invés de começarmos do zero, procurássemos incrementar o trabalho implementado no semestre passado, pois disse que não viu o resultado destes, e o mesmo disse que gostaria de “ver o projeto funcionar”. Nesse sentido, vale a pena conversar com o professor Alexandre para investigar a viabilidade de tal proposta. – O professor sugeriu também a inclusão de um sub-sistema de gestão dos ex-alunos. Na verdade até sugeriu que fizessemos apenas isto! – Paulo sugeriu ainda que fosse desenvolvido o módulo de geração de horários.