Apenas Dados. Atualmente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, sendo que 2% deste total possuem deficiencia física. Esse número deveria ocorrer de forma quase homogênia na maioria dos países, porém no brasil a situação é um pouco diferetente. Se aplicarmos esse cálculo teriamos que 517.563 pessoas possuem deficiencia física em nosso país, porém nós possuímos mais de 9 milhoes de pessoas portadoras de deficiencia fisica. **Enfatizar que o problema existe. pessoas que necessitam de nossa ajuda, futuramente irão estar nos ajudando. Hoje estamos solucionando os seus problemas, mas no futuro queremos que eles comecem a nos ajudar a resolver os problemas da humanidade, tornando-se potenciais contrubuidores para a sociedade. ====================================================================================================================================== deficiencia fisica Dentre os tipos de deficiência física identificam-se: lesão cerebral (paralisia cerebral, hemiplegias), lesão medular (tetraplegias, paraplegias), miopatias (distrofias musculares), patologias degenerativas do sistema nervoso central (esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica), lesões nervosas periféricas, amputações, seqüelas de politraumatismos, malformações congênitas, distúrbios posturais da coluna, seqüelas de patologias da coluna, distúrbios dolorosos da coluna vertebral e das articulações dos membros, artropatias, reumatismos inflamatórios da coluna e das articulações, lesões por esforços repetitivos (L.E.R.), seqüelas de queimaduras. deficiencia fisica Deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções. ================================================================================== Busca-se apresentar aqui diferentes adaptações, recursos e formas de utilização da tecnologia assistiva com a finalidade de possibilitar a interação, no computador, para pessoas com diferentes graus de comprometimento motor, sensorial e/ou de comunicação e linguagem. Ou seja, a utilização do computador por meio de tecnologia assistiva. Essas adaptações podem ser de diferentes ordens, como, por exemplo: [...] adaptações especiais como tela sensível ao toque ou ao sopro, detector de ruídos, mouse alavancado à parte do corpo que possui movimento voluntário e varredura automática de itens em velocidade ajustável, permitem seu uso por virtualmente todo portador de paralisia cerebral, qualquer que seja o grau de seu comprometimento motor (CAPOVILLA, 1994; MAGALHÃES et al., 1998). Para esta apresentação, é utilizada a classificação proposta pelo Programa InfoEsp2, Informática, Educação e Necessidades Especiais, das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, na Bahia, que sistematiza o estudo desses recursos propondo situá-los em três grupos: 2. Disponível em: . 33 A) Adaptações físicas ou órteses São todos os aparelhos ou adaptações fixadas e utilizadas no corpo do usuário e que facilitam a interação do mesmo com o computador. B) Adaptações de hardware São todos os aparelhos ou adaptações presentes nos componentes físicos do computador, nos periféricos, ou mesmo quando os próprios periféricos, em suas concepções e construção, são especiais e adaptados. C) Softwares especiais de acessibilidade São os componentes lógicos das TICs quando construídos como tecnologia assistiva, ou seja, são os programas especiais de computador que possibilitam ou facilitam a interação da pessoa com deficiência com a máquina. Analisando melhor cada um desses três grupos e apresentando alguns exemplos práticos: a) Adaptações físicas ou órteses Quando se busca a postura correta para um usuário com deficiência física em sua cadeira adaptada ou de rodas utilizando almofadas, ou faixas para estabilização do tronco, ou velcro etc., antes do trabalho no computador, já se estarão utilizando recursos ou adaptações físicas muitas vezes bem eficazes para auxiliar no processo de aprendizagem dessas pessoas. Uma postura correta é vital e é pré-requisito para um trabalho eficiente no computador. Algumas pessoas com seqüelas de paralisia cerebral têm o tônus muscular flutuante (atetóide), o que faz com que o processo de digitação se torne lento e penoso pela amplitude do movimento dos membros superiores na digitação. Um recurso que pode ser utilizado é a pulseira de pesos (fotos 1, 2 e 3), que ajuda a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação do tônus, tornando a digitação mais rápida e eficiente. Os pesos na pulseira podem ser acrescentados ou diminuídos em função do tamanho, idade e força do usuário. ==================================================================================================================================== c) Softwares Especiais de Acessibilidade Alguns dos recursos mais úteis e mais facilmente disponíveis, mas muitas vezes ainda desconhecidos, são as “opções de acessibilidade” que já acompanham os sistemas operacionais. Por meio desses recursos, diversas modificações podem ser feitas nas configurações do computador, adaptando-o a diferentes necessidades dos alunos. Por exemplo, uma pessoa que, por dificuldades de coordenação motora, não consegue utilizar o mouse, mas pode digitar no teclado - o que ocorre com muita freqüência - tem a possibilidade de solucionar seu problema ao configurar o computador, por intermédio das Opções de Acessibilidade do Windows, para que a parte numérica à direita do teclado realize todos os mesmos comandos realizados pelo mouse. Além do mouse, outras configurações podem ser feitas, como a das “teclas de aderência”, a opção de “alto contraste na tela” para pessoas com baixa visão, e outras opções. Outros exemplos de Softwares Especiais de Acessibilidade são os simuladores de teclado e os simuladores de mouse. Todas as opções do teclado ou as opções de comando e movimento do mouse podem ser exibidas na tela e selecionadas, de forma direta ou por meio de varredura automática que o programa realiza sobre todas as opções. Na internet existe, por exemplo, o site do técnico espanhol Jordi Lagares , no qual são dis ponibilizados para download diversos programas gratuitos por ele desenvolvidos. Trata-se de simuladores que podem ser operados de forma bem simples, além de serem programas muito “leves”. Por meio desse simulador de teclado e do simulador de mouse, um aluno do Programa InfoEsp, por exemplo, de 37 anos, pôde começar a trabalhar no computador e, agora, expressa melhor todo o seu potencial cognitivo, começando a aprender a ler e a escrever. Esse aluno, que é tetraplégico, só consegue utilizar o computador por meio desses simuladores, que lhe possibilitam transmitir seus comandos ao computador somente por meio de sopros em um microfone. Isto lhe tem permitido, pela primeira vez na vida, escrever, desenhar, jogar e realizar diversas atividades que antes 42 eram-lhe impossíveis. Ou seja, por meio de simples sopros, horizontes totalmente novos se abriram para ele, possibilitando que sua inteligência, anteriormente aprisionada em um corpo extremamente limitado, encontrasse novos canais de expressão e desenvolvimento (fotos 14, 15 e 16).