Objetivo: A disciplina de Programação 1 é o primeiro contato dos alunos do curso de Sistemas de Informação com a programação de
computadores. Nesta disciplina os alunos aprenderão a utilizar as principais construções disponíveis em todas linguagens de
programação aderentes ao paradigma imperativo e como essas construções são úteis para resolver problemas reais no
desenvolvimento de software. O curso utiliza a linguagem de programação Python (versão 3+) como ferramenta didática, embora não
seja um curso de programação em Python, especificamente. Ao final da disciplina, espera-se que os alunos sejam capazes de
construir programas Python não-triviais, explicar o comportamento de um programa Python escrito por outra pessoa, testar e depurar
seus programas Python e, de forma mais geral, explicar o funcionamento de programas escritos em outras linguagens imperativas.
Ementa: CONCEITOS BÁSICOS DE ALGORITMOS; CONCEITOS BÁSICOS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO; CONCEITOS BÁSICOS DE
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS E QUALIDADE DE SOFTWARE; AMBIENTE PROGRAMAÇÃO; ESTRUTURAS DE CONTROLE E
ESTRUTURA DE DADOS COMPOSTAS; ARQUIVOS; CONCEITOS BÁSICOS DE ESTRUTURAS DE DADOS; PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO.
Detalhes sobre a disciplina, entre no classrooom
Turma: 2018.1, Turma E1 - ESTATÍSTICA
Turma: 2018.1, Turma S1 -CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO; GEOGRAFIA -
BACHARELADO; ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA;
GESTÃO DA INFORMAÇÃO; CIÊNCIA POLÍTICA;
Turma: 2018.1, Turma 1P CIÊNCIAS ATUARIAIS
Turma: 2017.2, Turma S1 - HISTÓRIA; ADMINISTRAÇÃO; SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Turma: 2019.2, Turma S1 - ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO; FÍSICA - LICENCIATURA; CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS - BACHARELADO; GESTÃO DA INFORMAÇÃO;
ARQUEOLOGIA; SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Calendário Geral
Referências