NEWS
 
 

O que é?
 

O Serviço de News, também conhecido como Usenet, é um grande fórum de discussão em nível mundial. Consiste de um conjunto de grupos ("newsgroups"), com nomes que são classificados hierarquicamente por assunto.

Artigos, ou mensagens, são enviados ("posted") para estes grupos por pessoas que tenham em seus computadores o software específico para isto. Estes artigos são então repassados ("broadcast") para outros computadores interligados, através de vários tipos de redes.

Alguns grupos são moderados. Nestes, os artigos são primeiramente enviados ao moderador para aprovação, antes de aparecerem no grupo.

O sistema de News está disponível em uma grande variedade de sistemas operacionais e redes, porém a grande maioria do tráfego atual da Usenet se dá através da Internet ou redes UUCP.
 
 

O que não é?
 

Talvez, seja mais fácil definir a Usenet em termos do que ela não é.
 

1. A Usenet não é uma organização

Nenhuma pessoa ou grupo tem autoridade sobre a Usenet como um todo. Ninguém controla quem tem acesso ao News, que artigos são propagados e para onde, quem pode enviar artigos, etc. Há, entretanto, várias atividades organizadas através dos grupos de discussão. A criação de um grupo é um exemplo de atividade.
 

2. A Usenet não é uma utilidade pública

Alguns sites de News recebem ajuda pública. Porém, na sua maioria, isto não ocorre.
 

3. A Usenet não é uma rede acadêmica

A Usenet surgiu como um canal entre as universidades. Hoje, entretanto, a maioria dos sites de News pode ser contabilizada como sendo comercial.
 

4. A Usenet não é a Internet

A Internet é uma rede de longo alcance, sendo que algumas de suas partes são subsidiadas por vários governos. Ela carrega vários tipos de tráfegos, sendo a Usenet apenas um destes. E a Internet é apenas uma das redes pela qual trafegam mensagens de News.
 

5. A Usenet não é uma rede UUCP

UUCP é um conjunto de protocolos usados para enviar dados entre conexões ponto-a-ponto, tipicamente através de modems dial-up. Sites usam UUCP para carregar muitos tipos de tráfego, sendo a Usenet apenas um destes. E UUCP é apenas um dos vários protocolos usados para o tráfego de mensagens de News.
 

6. A Usenet não é uma rede dos EUA

É verdade que a Usenet teve sua origem nos EUA, porém atualmente esta se estende por todo o mundo, tendo suas maiores concentrações (fora dos EUA) no Canadá, Europa, Austrália e Japão.
 

7. A Usenet não é uma rede Unix

Vários sistemas operacionais são usados para ler e enviar artigos além do Unix, entre eles VMS, IBM, Amiga, Macintosh, Windows e MS-DOS.
 
 

Uma Sociedade
 

Como toda sociedade, a Usenet também tem as suas regras de "boa vizinhança". A melhor maneira de aprender a se portar nos grupos de discussão é observar como as outras pessoas, supostamente mais experientes do que você, agem. A seguir, algumas dicas.
 

1. Nunca esqueça que seu interlocutor é um ser humano

Tenha em mente que pessoas de todo o mundo estarão lendo as suas mensagens. Não as ofenda caso você não consiga persuadi-las a concordar com os seus pontos de vista. Isto só fará com que sua imagem caia de conceito perante a comunidade.
 

2. Não culpe os administradores pelo comportamento dos usuários

Nunca escreva para um administrador de um site de News com "duas pedras nas mãos". Muito provavelmente,
ele sequer tem idéia de suas desavenças com um dos usuários daquele site. Sendo educado, suas chances de atrair alguma atenção do administrador só tendem a aumentar.
 

3. Nunca assuma que uma pessoa fala por sua organização

Nunca assuma que a pessoa esteja falando em nome da organização onde trabalha/estuda. Uma boa idéia é colocar em suas mensagens (caso você se enquadre nestas situações) um texto que diga explicitamente que os seus pontos de vista são apenas seus.
 

4. Tenha cuidado com o que dirá sobre os outros

Lembre-se que assim como você, milhões de pessoas também lêem News todos os dias. Dentre estas, provavelmente estejam seu chefe, amigos, a namorada de um conhecido, etc. Portanto, pense duas vezes antes de mandar qualquer informação de nível pessoal para a rede.
 

5. Seja breve

Nunca diga em dez palavras o que você pode dizer em três. Lembre-se que quanto maior for seu artigo, menos pessoas se incomodarão em lê-lo.
 

6. Seus artigos dizem quem você é

A maioria das pessoas na Usenet o conhecerão apenas pelo que você diz. Algum dia, podem se tornar colegas de trabalho ou amigos. Tome cuidado para que seus artigos não possam ser motivo de discórdia no futuro. Escrever é uma arte e fazer bem requer prática. Já que uma das únicas maneiras de julgar alguém na Usenet é através da escrita.
 

7. Tome cuidado com humor ou sarcasmo

A palavra escrita não tem todo o poder de expressão da linguagem corporal. Assim, uma piada que não causaria espécie se feita entre um círculo de amigos pode ser mal interpretada por seus interlocutores.
 

8. Use E-Mail. Não use Follow-Ups

Um grande problema que há na Usenet é que quando alguém faz uma pergunta, muitas pessoas enviam a mesma resposta. Assim, muitas pessoas terão de ler a mesma coisa várias vezes. Por isso, a sugestão que se dá é que você envie por e-mail a sua resposta à quem perguntou e sugira que esta pessoa faça um resumo do que você escreveu e então ela mesma envie para a rede. Quando você enviar uma pergunta para a Usenet, lembre-se de mencionar aos potenciais interlocutores para responderem diretamente apenas a você.
 
 

NNTP
 

NNTP ("Network News Transfer Protocol") não é um pacote de software, mas sim um standard usado na Internet. Ele é baseado em uma conexão serial, geralmente sobre TCP, entre um cliente, em qualquer lugar da rede, e um servidor, que mantém os artigos armazenados em disco. Vários comandos permitem que clientes recuperem, enviem e submetam artigos.

Ultimamente, a Usenet tem crescido em enormes proporções. As mensagens são distribuídas através de vários meios de transportes. O histórico, por assim dizer, é o UUCP. Hoje, porém, a maior parte do tráfego é gerado por sites da Internet. O algoritmo de roteamento usado é chamado "flooding". Cada site mantém um número de links ("news feeds") para outros sites. Um site pode descobrir todos os outros sites pelos quais um artigo já passou através do campo Path:, localizado no cabeçalho.

O fluxo entre quaisquer dois sites pode ser limitado de duas maneiras. A primeira, através do campo Distribution:, usado para limitar o artigo a um certo conjunto de sites. Uma outra opção é que os próprios sites restrinjam os grupos que desejam trocar entre si.

Para otimizar a troca de mensagens entre os sites, é usado o protocolo ihave/sendme, também conhecido por "pushing". Ele permite que artigos duplicados não sejam transferidos para outros sites, portanto economizando banda passante.

Em cada site, os artigos são armazenados em uma hierarquia de diretórios abaixo de /var/spool/news, sendo cada artigo em um arquivo separado e cada grupo em um diretório individual. O nome do diretório é formado a partir do nome do grupo. Assim, por exemplo, comp.os.linux.misc geraria um diretório chamado /var/spool/news/comp/os/linux/misc. Já os artigos recebem, como nome, números de acordo com a ordem em que chegam em um site.

Sendo espaço em disco um recurso finito, é necessário que artigos sejam desprezados após algum tempo para dar lugar a outros. Geralmente, artigos de certos grupos ou hierarquias expiram após um número pré-determinado de dias após sua chegada ao site. A este mecanismo dá-se o nome de Expiração ("expiring").

A especificação completa do NNTP pode ser encontrada na RFC977.
 
 

Grupos Úteis
 

Existem alguns grupos que todo usuário do Serviço de News deveria consultar periodicamente, a fim de manter-se atualizado com o funcionamento do sistema. Seguem alguns exemplos.
 

news.announce.newsgroups

Usado para discussões sobre a criação de novos grupos. Todos os "call for votes", "call for discussions", "vote results" e "creation notices" são submetidos a este grupo.
 

news.announce.newusers

Todas as dicas para os novos usuários do News são enviadas para este grupo.
 

news.answers

Muitos grupos possuem artigos chamados FAQs ("Frequently Asked Questions"), que servem de consulta para os novos usuários destes grupos. As FAQs podem ser sempre encontradas em seus grupos originais e também em news.answers (e seus equivalentes, como comp.answers, sci.answers, etc.).
 

news.lists

Muitas pessoas tentam coletar informações administrativas e estatísticas interessantes sobre a Usenet. É possível encontrar neste grupo tópicos como Lista de Grupos Ativos, Hierarquias de Grupos Alternativos (e.g., bionet.*, bit.*, ieee.*), Grupos Moderados, Volume de Tráfegos, etc.
 
 

Nomes de Grupos
 

Os nomes dos grupos de news são estruturados, hierárquicos, taxonômicos, mas não definitivos. Eles são definidos de tal maneira a ajudar os usuários a encontrar o que procuram e os administradores a gerenciar seus sistemas.
 

Estruturados

Os nomes são estruturados em partes, separadas por pontos. Por exemplo, rec.pets.dogs. Cada parte pode ter até 14 caracteres, sendo estes apenas letras, dígitos ou os sinais de + e -. Ao menos uma letra é necessária.
 

Hierárquicos

Por exemplo, todos os grupos relacionados à computação estão em comp. Cada hierarquia pode ser subdividida em mais níveis ainda, como sci.physics ou comp.sys.sun. A primeira parte é a mais geral (comp ou sci). A segunda, mais específica e assim por diante.
 

Taxonômicos

Taxonomia é a ciência de classificar as coisas. Nomes de grupos classificam assuntos em áreas e hierarquias.
 

Não Definitivos

Um nome de grupo define uma área para a qual um artigo pode ser enviado caso não exista nenhum outro nome que feche melhor com o assunto que se está buscando. O nome não define, porém, os limites exatos de um grupo.