Globalização e o Marketing de Software

A economia globalizada transformou o mundo em um mercado "sem fronteiras". A competição entre produtos e serviços ficou mais acirrada principalmente com a revolução na comunicação mundial provocada pelo fenômeno da Internet.

O acesso a informação ficou mais fácil e rápido permitindo o conhecimento de produtos e a entrada destes em mercados que nem imaginávamos.

Isto nos leva a refletir no processo de planejamento do produto e nos investimentos em marketing, para posicionarmos o software neste "novo" ambiente.

O Marketing no Planejamento de um Produto Global deve incorporar: Pesquisa, Localização e Packaging.

Na pesquisa o importante é identificar as necessidades do mercado, orientando o produto para o consumidor. A oportunidade está na segmentação e na busca de um novo nicho de mercado. Quem são os players deste mercado ? Quais são as características de seus produtos? O que posso fazer para diferenciar o meu produto?.

Um produto global deve ser previamente planejado e estruturado de forma a facilitar a sua localização para qualquer mercado. Localizar não significa somente traduzir e sim adaptar o produto para o mercado de destino. O processo compreende o software , doc umentação eletrônica, documentação impressa, embalagem e multimídia; que são submetidos a revisão lingüística, engenharia, editoração e testes.

Quantas vezes optamos por um produto por causa da sua embalagem atraente? O packaging é o "cartão de visitas" do seu produto. É fundamental não apenas para a proteção mas principalmente para a apresentação deste. Em poucas palavras, Packaging significa c riar, desenvolver e fechar embalagens, utilizando-se diversos materiais que atendam às necessidades do produto e principalmente do cliente.

A escolha de um bom packaging deve levar em conta diversos fatores como etiquetas corretas, informações nas principais faces da embalagem, escolha de cores e formato. O "mix" correto pode diminuir o esforço investido na propaganda do produto.

Estes são passos importantes na caminhada para um sucesso global !

Sergio Fux
E-mail: sfux@riosoft.softex.br
Economista pela Faculdade Cândido Mendes. Atual Gerente de Marketing da Riosoft, núcleo do SOFTEX / Rio de Janeiro.