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Revista ComputerWorld, 01 de Setembro de l997
Oportunidades no setor de telecomunicações
Artigo: Fabio Silva e André Villas Boas
O setor de telecomunicações é, atualmente, um dos mais importantes e que mais cresce na economia global. Além da comunicação pessoal e corporativa, a Internet e o comércio eletrônico internacional têm sido os grandes responsáveis pelas altas taxas de crescimento. Portanto, existe hoje uma demanda sem precedentes de profissionais para o setor em todo o mundo. No Brasil a situação não é diferente.
O setor de telecomunicações no país passa por profundas transformações, fruto, principalmente, de dois processos:
› Desregulamentação, ou seja, as empresas privadas passam a poder explorar serviços de comunicação que antes eram monopólio da Telebrás. Por exemplo, a lei 9295 abre a possibilidade para a iniciativa privada de lançar, manter e operar satélites.
› Privatização da Embratel e das operadoras regionais.
Demanda reprimida
Empresas existentes ou em processo de criação preparam-se para explorar um mercado com enorme demanda reprimida e, portanto, com potencial de negócios sem paralelo na economia brasileira. Para entender estas oportunidades sistematicamente, é interessante utilizar um modelo criado pelo Comitê Gestor da Internet Brasileira para explicar a indústria de tecnologia da informação e telecomunicações.
Neste modelo, o setor se estrutura em três camadas: infra-estrutura de comunicação, serviços e aplicações. Em cada uma destas camadas, existem três possibilidades de atuação: pesquisa e desenvolvimento tecnológico, utilização de tecnologias existentes e aspectos regulatórios.
As oportunidades de negócio e, consequentemente, trabalho são encontradas principalmente na utilização de tecnologias existentes nas camadas de infra-estrutura, serviços e aplicações. Além disso, a necessidade constante de inovação tecnológica do setor, seja para atender à demanda cada vez mais exigente dos clientes, seja para colocar a empresa em vantagem em relação à concorrência, coloca também a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico como áreas que gerarão demanda por profissionais qualificados.
Uma tendência clara que se observa no setor é a demanda intensiva e crescente por sistemas de software cada vez mais sofisticados. Software para telecomunicações deve se constituir numa indústria de bilhões de dólares uma vez que, hoje, o valor dos sistemas de comunicação é determinado pelo software nele embutido e nas aplicações suportadas e não mais no equipamento em si.
Infra-estrutura de comunicação
Negócios em infra-estrutura surgem em três frentes: telefonia convencional, telefonia móvel e comunicação de longa distância. Nestas áreas, oportunidades estão surgindo em projeto de rádio-frequência com a utilização de tecnologias AMPS, TDMA e CDMA, projeto e integração de enlaces de microondas e fibra ótica, transmissão de dados sem fio, projeto de estações rádio base, testes de cobertura de sistema móvel celular, projeto e gerência de redes convencionais e sua integração com o sistema de telefonia celular, redes ATM, entre muitas outras.
Serviços
Os consórcios da banda B de telefonia celular são o melhor exemplo de empresas que surgem para explorar serviços no novo cenário das telecomunicações no Brasil. Elas estão montando suas equipes e devem demandar profissionais para todas as áreas. Porém, inicialmente, estão focalizando nas necessidades de negócios junto aos clientes, ou seja, além dos setores administrativo e financeiro, existe uma forte demanda por pessoal de marketing, vendas e atendimento ao assinante. Isto é devido à necessidade das novas empresas em competir em um mercado totalmente dominado pela concorrência, ou seja, pelas operadoras Telebrás.
Existe também forte demanda pelo desenvolvimento, manutenção e administração de sistemas de informação para controle de usuários e tarifação. Finalmente, uma série de serviços de valor agregado utilizando os serviços de comunicação convencionais, como redes privadas virtuais, serão um nicho de atuação para empresas e profissionais.
Aplicações
As oportunidades de negócios em aplicações utilizando serviços de comunicação de voz, vídeo e dados é enorme. Nesta área, o comércio eletrônico desponta como grande aposta de investimento. Empresas de marketing, comercialização e atendimento eletrônico surgirão e criarão demanda por serviços de segurança de informação e acesso seguro a redes públicas, como a Internet.
Fatores de sucesso
Seja qual for a área de atuação da empresa, dois fatores são críticos para seu sucesso:
› Inovação tecnológica constante, através de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.
› Recursos humanos qualificados em tecnologia e gestão de negócios.
Projetos de parceria com centros de pesquisa e universidades se constituem em uma das fontes de produção e transferência de tecnologia para as empresas. Com custos cada vez mais altos desta pesquisa e com a necessidade das empresas diminuírem seus custos para manter a competitividade, a terceirização é uma alternativa que deve gerar demanda.
Em relação aos recursos humanos, existe capacitação nacional na área, com profissionais qualificados trabalhando nos setores público e privado. Esta capacitação é oriunda de uma estratégia de formação de recursos humanos pautada em dois sólidos pilares:
› As instituições de ensino superior no Brasil, que vêm, ao longo das últimas três décadas, formando profissionais de qualidade.
› O CPqD da Telebrás em Campinas, que tem aprimorado a capacitação nacional através da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico de ponta.