![]()
Gene InfoMar , em Maringá, na luta pela exportação do software
Driblar o desemprego, desenvolver, montar, sonhar, arriscar, competir, extrapolar fronteiras, acreditar. É com esta determinação que trabalha o grupo formado por onze jovens empreendedores, distribuídos em seis empresas, e que integra a base operacional do Projeto GENESIS, em Maringá (Paraná). E esta sinergia entre a equipe já tem trazido bons frutos. Dois dos produtos (Suinosoft e Hair Pro) desenvolvidos pelas empresas de Maringá serão lançados, em maio próximo, durante a Expotech agroindustrial - feira de informática e telecomunicações que acontece juntamente com o evento agro-industrial do município. A expectativa de público é de 400 mil visitantes.
Maringá, que segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda significa caprino de pêlo claro salpicado de preto, é também "cidade canção" inspirada na música do saudoso compositor carioca Joubert Carvalho. Mas é na agricultura que o município, de pouco mais de 300 mil habitantes, se destaca. Vai ver que é por isso que o empresário Mateus Ferreira da FARMSOFT (Maringá) decidiu apostar no software Suinosoft , um sistema de controle genético, alimentar, gerencial, econômico e inteligente para granjas de suínos. "É um projeto que envolve as mais variadas atividades existentes no campo e oferece as condições e informações necessárias de possuir um produto de boa qualidade para exportação e capaz de concorrer a um mercado rentável", explica Ferreira.
E quem nunca imaginou como fica um corte de cabelo ou mesmo um penteado sem ter que necessariamente passar pela experiência? Quem não sentiu vontade de fazer aquela cara de insatisfação quando o cabeleleiro consegue realizar tudo, menos o que você pediu? Ou ainda: gritar bem alto um "não gostei. Está horrível!" ? Foi pensando nisso, que a dupla Aurélio Bif e Luzia Sampaio da VISUALMUSIC idealizaram o Hair Pro. O software está fazendo o maior sucesso no mercado regional, inclusive já sendo comercializado na cidade. Também vai ser apresentado durante a Cosmética'98, que acontece em São Paulo, em agosto, no Centro de Convenções de Anhembi. " A equipe do Hair Pro está em contato com uma empresa canadense de consultoria chamada Computer Imaging for Hair Stylists, a qual está avaliando o produto para possível lançamento em feiras e eventos para cabeleireiros nos EUA e Canadá", revela a gerente do InfoMar, Vania Calsavara Bueno.
O produto é adequado a salões de beleza (feminino, masculino e infantil) para que o cliente possa observar o resultado, no computador, do corte do cabelo ou penteado, antes mesmo de qualquer alteração. "Com um investimento baixo - computador, software e periférico para captura de vídeo- o salão passa a ter um atrativo a mais", diz Luzia Sampaio.
A gerente do InfoMar, Vânia Calsavara Bueno, explica que no segundo ano de trabalho, o Gene adotou como meta a qualidade das empresas formadas e de seus produtos, não a quantidade delas. Como prova disso, nas duas últimas avaliações (97 e 98) de Planos de Negócio para ingresso no SOFTEX Norte do Paraná, quem obteve o primeiro lugar foram equipes oriundas do InfoMar. No ano passado, Paulo Ricardo Assumpção com o "NetOrders - Automação de Pedidos via Internet" e em 98, o "Hair Pro - o Programa de Cabelo" de Aurélio Bif e Luzia Sampaio. "A principal dificuldade que encontramos está na detecção do perfil empreendedor. É difícil avaliar, em entrevista, ou num questionário que é aplicado, se alguém tem ou não este perfil", queixa-se Vânia Bueno.
Uma turma da pesada: a mais nova equipe entrou para o time no início do mês passado. Celso Lara de Souza e Alessandra Gazquez trabalham juntos na elaboração do "ACTUS", um sistema para controle de secretaria e tesouraria de igrejas. Na InfoSoft, o software educacional GENIUS (voltado para o primário) auxilia pais, alunos e professores, através de recursos do computador, a tornar a aprendizagem mais simples e dinâmica. Nela estão os empreendedores Rogério Souza e Gláucia Rosana Souza.
Os desenvolvedores Lúcio Rogério Gomes e Rogério Lacava, da DataSoft, elaboram o DataExport - Assessoria em Comércio Exterior. O software permite que empresas operantes com importação e/ou exportação, sejam beneficiadas com um sistema transacional cujo objetivo é possibilitar a emissão e controle de documentos, finanças, ou ainda cadastro de operações e clientes. Terá integração on line com o SisBacen do Banco Central do Brasil para transmitir os registros e receber comunicados sobre o comércio exterior.
Para as empresas que se utilizam de Marketing direto através do Telemarketing e da mala direta para divulgar seus produtos e/ou serviços nada como o Soft Market. O sistema gerencia vendas e contatos por telefone, garante suporte a centrais de atendimento através da montagem de scripts e integra e controla o sistema de dados que são montados na tela do terminal. Fernanda Zimmermann e Henrique Rodrigo Silva estão a frente desta idéia.
Nos bastidores, muitas pessoas vêm trabalhando para a completa sincronia de tudo que acontece no InfoMar. O professor do DIN/UEM e coordenador desta base , Carlos Sica e a gerente Vânia Bueno tocam "o barco" com extrema dedicação. O apoio dos parceiros é também fundamental. O Gene InfoMar conta, atualmente, com sete importantes parceiros que apoiam a base operacional com verbas para aquisição de equipamentos, software, livros, infra-estrutura e contratação de bolsistas das áreas administrativa e técnica. São eles: Sebrae; Departamentos de Informática e Administração/UEM; Empresa Júnior/UEM; Associação Comercial e Industrial de Maringá; SOFTEX Norte do Paraná (Londrina) e o Instituto Euvaldo Lodi do Paraná.Perfil da Universidade de Maringá - Atualmente, cerca de 20% dos seus professores encontram-se afastados para pós-graduação: 14% cursando doutorado, 4% mestrado e 2% pós-doutorado. Ao todo são oferecidos 26 cursos de graduação, em regime seriado, agrupados em sete centros. Entre eles: Agronomia, Ciências Biológicas, Física, Letras, Medicina, Odontologia, Administração, Economia e Ciências da Computação. Fundada em 1969, hoje, a UEM conta com cerca de 15 mil pessoas na comunidade universitária, sendo 1.400 alunos de pós-graduação, 8.500 de graduação além de 1.700 cursos livres e 3.400 servidores.