Hardcode Entertainment cria primeiro jogo nacional
com tecnologia de ponta na área de jogos para windows
"Você está entrando em uma máquina do tempo que vai lhe levar para um futuro bem próximo, onde a terra está passando por uma grave crise ambiental. O super-aquecimento do planeta, está obrigando a população a viver nas grandes cidades, presos nos arranha- céus. A crise está fazendo com que a humanidade acelere o processo de colonização espacial. Marte é uma das saídas por causa da possível extração de oxigênio…". Ei… espera aí. Calma! Se você é desses que já está com as pernas tremendo e a respiração acele rada, só por estar lendo este texto, vai ter que esperar mais um pouquinho para viver tantas emoções. Ou aguarda o final dos tempos chegar ou viaja no mundo do software "Mars Conspiration", o primeiro jogo nacional com tecnologia de ponta na área de jogos para windows.

O jogo interativo está sendo produzido (em fase de acabamento) pela Hardcode Entertainment, uma empresa apoiada pelo projeto GENESIS - Geração de Novos Empreendimentos em Software, Informações e Serviços através do Centro SOFTEX/GENESIS, de Campina Grande. Ao todo são 130 cenas desenhadas a mão, 12 personagens com voz e seis músicas originais compostas especialmente para o jogo. Segundo José Antônio Leal, um dos sócios da Hardcode, "o software é quase um desenho animado com mais de setenta q uebra-cabeças para o jogador resolver, e com algumas fases de ação do tipo mate-ou-morra , além é claro de pitadas de humor".

E para entrar "firme" no mercado internacional, os sócios da Hardcode não poupam esforços e investem alto no custo estimado do programa (cerca de R$ 86 mil) e na qualidade do produto final. Os gráficos estão sendo feitos com 65.536 cores ao mesmo tempo, " poucos são os jogos no mundo com este nível de qualidade", complementa Leal. O software tem som estéreo surrond e roda no ambiente Windows 95. O jogo, disponibilizado em CD, vai custar R$ 39,00 aqui no Brasil e US$ 20,00 nos Estados Unidos. "É um projeto ambicioso, mas de retorno praticamente certo. A idéia é que possamos vender cerca de 15 mil cópias aqui no Brasil e 45 mil no mercado americano. Isso não é nada se comparado a uma vendagem de dois milhões de cópias das grandes empresas, mas um dia chegaremos lá", empolga-se Leal. Ele explica ainda que para se ter uma idéia melhor da dimensão do trabalho, basta saber que foram desenvolvi das um série de ferramentas para tornar o jogo viável financeiramente. Estas ferramentas, inclusive, estão despertando interesse de outras empresas do ramo.

Com relação as questões técnicas, o software está sendo desenvolvido com a linguagem C++, utilizando-se da tecnologia do Directx da Microsoft. "Fazer um jogo é como fazer um filme. Você tem um roteiro, um mocinho, uma mocinha, um vilão e um final feliz, mas no caso do nosso jogo, são dois finais, e um deles não é tão feliz. Tudo depende do jogador", argumenta Leal. Atualmente existem 17 pessoas envolvidas diretamente com o Mars Conspiration, entre profissionais de informática, músicos e de senhistas.

Para chegar até onde estão, os dois sócios da Hardcode tiveram que "suar" muito a camisa. A empresa surgiu há dois anos e de lá pra cá foi só muito trabalho. "Passamos alguns meses estudando e analisando o mercado de jogos para ver se era realmente o bom negócio. Sempre nos interessamos pela área multimídia e decidimos então levar adiante a idéia de um software-house de jogos totalmente nacional", comenta.