InfoGene aposta no trabalho de base para chegar ao mercado
Faturar R$ 1,9 milhão até o final deste ano. A estimativa é feita pelos empreendedores do InfoGene, Centro SOFTEX/GENESIS (Geração de Novos Empreendimentos em Software), cuja sede fica no Rio de Janeiro. Funcionando desde de julho do ano passado, na Ponti fícia Universidade Católica /PUC-Rio, o gene carioca congrega, atualmente, nove empresas. O grupo é formado por empreendedores da Pipeway, Fábrica, AMB Consult, Arte Eletrônica, Profit, K2 MHW, Talk e Aros.

Os frutos que os jovens empresários pretendem colher no final deste ano são resultados de muito trabalho. O gerente do Programa de Formação de Empreendedores do InfoGene, José Alberto Aranha, explica que para chegar até aí as incubadoras passam por duas f ases de vital importância para quem deseja ter bons lucros.

Segundo ele, na primeira parte, os empreendedores do InfoGene trabalham na produção de um plano de negócios, com o objetivo de encontrar um nicho de mercado. "Depois de seis ou oito meses eles começam a entrar na segunda fase, que é o trabalho propriament e dito, com o início da comercialização dos produtos", comenta Professor Aranha. De acordo com ele, esta divisão é um dos fatores que indica o faturamento médio das empresas.

O time do centro SOFTEX/GENESIS tem ao todo 38 sócios e conta com o apoio de 15 importantes parceiras: SOFTEX, Eletrobrás, Banco Bozano Simonsen, Citibank, Faperj, Finep, Flupeme, IEL, Prefeitura do Rio de Janeiro, Rede de Tecnologia do Rio, Rio Soft, Seb rae/RJ, Sucessu/RJ, Telerj e PUC. Atualmente, já estão no mercado, basicamente programas destinados à prestação de serviços, com o selo das incubadoras do InfoGene.

Os sócios da AMB Consult, por exemplo, já têm produto sendo comercializado em Portugal. É o caso do software Gdisc, que teve 400 cópias vendidas no Brasil e em Portugal. O programa permite organizar arquivos e informações de disquete, CD-Ro ms, Cds de música comuns e outros discos de drive externos. Com uma simples busca por palavra-chave, o programa localiza por exemplo a faixa e título de um CD onde encontra-se uma determinada música.

A mesma empresa também lançou um software para o sistema de gerenciamento da filial do curso de línguas Yázigi, no Rio de Janeiro. O Resource Center está sendo usado por professores que desejam passar exercícios, através do computador, e aco mpanhar o desenvolvimento de cada aluno individualmente; pelos estudantes que fazem os exercícios e reservam os livros que pretendem ler; e pelos administradores que podem gerenciar os empréstimos de materiais didáticos e outras rotinas administrativas. O produto tem telas em inglês, português, espanhol e alemão.

A Profit executa serviços principalmente na área de Marketing na Internet. Um dos seus softwares mais recentes é um Banco de Dados dinâmico para inscrições de candidatos a estagios na Rede Globo, o Estagiar. Já os sócios da Arte Eletrôni ca resolveram investir na produção de áudio para indústria audivisual. Eles produzem trilhas sonoras, efeitos especiais, vinhetas, narração e dublagens, para multimídia, internet, vídeo, TV, rádio, cinema, teatro e dança.

Eles já fizeram a trilha sonora para a peça "Flicts", de Ziraldo; toda parte de aúdio CD-Rom da Bíblia Tradução Ecumênica e o CD "Albúm", do conjunto Barão Vermelho, o primeiro Compact Disc brasileiro com faixa interativa. A Fábrica atua em duas ár eas: a de localização(tradução) de software e a de produtos multimídia e desenvolvimento de web sites para internet e intranet. Na área da Internet a empresa vem se destacando no mercado que utiliza a tecnologia para realização de feiras e mostras virtuai s, como a Mostra PUC-Rio Virtual, evento promovido no ano passado na própria universidade.

Já o segmento de ensino a distância via web está sendo a base dos estudos dos sócios da Modern High-Tech Web (MHW). O grupo já desenvolveu parcerias com a PUC-Rio e a IBMedia, empresa brasileira especializada em aplicações multimídias.

Biblioteca digital - Além desses programas que já estão no mercado, outros softwares estão em processo de criação. Em breve mais produtos made in InfoGene estarão nas lojas. Estão em fase de produção, um sistema de Biblioteca Digital, um Ba nco de Sons, um software para controle de estacionamento de um shopping em Brasília, além de um projeto para banco de dados de inscrição via web.

E ainda neste semestre, a família do gene carioca vai aumentar com a chegada de quatro novos empreeendimentos: Passo @ Passo Tecnologia em Educação e Treinamento, Papiro Editora, Edu @ Web e Produtora de DVD. Eles foram selecionados em março, no último e dital de convocação e devem começar a trabalhar o mais rápido possível. A previsão era selecionar apenas três novos projetos, mas a qualidade das propostas elevou este número para quatro.