Juiz de Fora é destaque em Empreendedorismo
Quem não pensa em sair da universidade já com um emprego garantido? Algo que garanta um carro, apartamento, roupa lavada e de quebra, um saldo na conta corrente. Sabe-se que procurar e achar um bom emprego está muito difícil. Por conta disso, os alunos e recém-formados estão sendo mais realistas e já pensam em montar seu próprio negócio. Neste contexto, insere-se o Projeto Genesis, programa do governo federal, que acredita e investe na formação de novos empreendedores pelo país. Mas, e por onde começar? Pelo menos 29 jovens, que juntos compõem 18 empresas, já estão dando o primeiro passo, na Universidade Federal de Juiz de Fora.
Primeiro lugar: lápis, ou melhor, mouse e computador nas mãos; uma boa idéia na cabeça e, até mesmo, um pouco de dinheiro no bolso. Através do apoio de vários parceiros, como: o núcleo SOFTEX Juiz de Fora, o SEBRAE, a Fundação de Desenvolvimento à Pesquisa (JF), a Faculdade de Administração e Economia (JF), entre outros, os empresários de Juiz de Fora vêm obtendo incentivos e conseqüêntemente notoriedade na produção de software.
Para se ter uma idéia do que vem sendo de-senvolvido em termos de software, em Juiz de Fora, basta dizer o seguinte: em meados deste ano, quatro dos 19 projetos que integram o Genesis foram avaliados por um júri no "Concurso Jovem Empreendedor em Informática". O primeiro lugar ficou com a empresa TecnoCAD, de Dário Campos Furtado, aluno do último ano do curso de informática da UFJF. Ele desenvolveu um software para estrutura de contenções integrado ao sistema AutoCAD. "O governo incentiva à formação da pequena empresa porque sabe que, desta forma, contribui para resolver o problema do desemprego", diz Dário Campos Furtado.
A empresa MGW Software, de Mariana Tasca e Gabriela Gomes Lopes, obteve a segunda colocação no concurso. Elas cri-aram o Planeta Zoom - espaço para o pensamento infantil. Um CD-ROM com jogos educativos destinados a crianças entre 3 e 6 anos. O programa, além de levar a diversão para a garotada, trabalha a linguagem, ra-ciocínio lógico-matemático, conhecimentos de física e química, sociologia e filosofia.
Já o Gas Station Manager, um software para gerenciamento de postos de gasolina, da estudante Renata Almeida Lima, ficou com o terceiro lugar. E em quarto, a empresa AuE Soluções, dos alunos Guilherme Motta de Oliveira e Alexandre Siervi Campos. A dupla trabalha em um software capaz de escolher, desenhar, especificar, visualizar e utilizar a planta nos projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.
Criatividade é o que não falta em Juiz de Fora. Um dos projetos já está invadindo o mercado, como é o caso do CD Rom básico "ABC do Planejamento Estratégico", dos irmãos Adriano Bott e Hermes Bott. Baseado no livro do professor Daniel Hakin - consultor nacional e internacional e espe-cialista em planejamento estratégico - o CD é dirigido aos estudantes e executivos das áreas de Administração de Empresas e Economia que trata dos mais variados temas: a globalização e o planejamento estratégico; estratégia e reengenharia; a escada de meio-fim; curva do aprendizado; o efeito Kata Shikata , entre outros.
Dentro de dois meses, a dupla estará lançando o CD ROM avançado do "ABC do Planejamento Estratégico". Inicialmente, mil cópias foram tiradas deste programa e está sendo vendido por R$ 35,00. O principal canal de distribuição é em Belo Horizonte. A professora e coordenadora do Gene Juiz de Fora, Rita Estevam, explica que a união e cooperação entre os bolsistas e a equipe de coordenação vem garantindo o sucesso do Gene-Juiz de Fora.