Ping Pong vira atração na Internet
Conta-se que lá pelo século XIX, estudantes universitários ingleses colocando livros dispostos sobre uma mesa, no lugar da rede e, ainda, militares que usavam equipamentos improvisados, no país e no exterior, foram os responsáveis pelas primeiras lembranças registradas do Tênis de Mesa. As raquetes eram de papelão ou madeira e cobertas, algumas vezes, de cortiça ou tecido. As bolas podiam ser de borracha e as redes e mesas de diferentes tamanhos e alturas. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente, com o advento da tecnologia. Agora, a grande novidade é jogar Ping Pong na Internet… quem diria? Isso mesmo! As empresas pernambucanas Ecossistemas Software (do núcleo SOFTEX-Recife) e sua parceira a NET PE Internet deram o pontapé inicial e lançaram o primeiro jogo interativo, para Internet, comercializado no Brasil: o NET PONG.

A idéia faz parte do Projeto Coliseum que é uma plataforma de desenvolvimento de jogos interativos, cujo objetivo principal é tornar o servidor um meio de entretenimento para os "gamemaníacos" na Internet. Para jogar o NET PONG é necessário um PC 486 ou superior e Windows 95, configurado com no mínimo 256 cores. Bom, agora é aproveitar o máximo as vantagens que o NET PONG oferece.

O passatempo possibilita em tempo real, a interação entre os adversários, a disputa no ranking, estimula a competitividade e desmonta qualquer fronteira. As partidas podem ser marcadas nos horários determinados pelos competidores, via e-mail, por exemplo. Ninguém precisa sair de casa para jogar Ping Pong. E o que é melhor: é possível fazer novas dezenas de amizades a cada segundo na Web e competir com oponentes de todo o mundo. "Na década de 80, o Ping Pong foi um dos primeiros a fazer sucesso como telejogo. Remontamos, estrategicamente, as origens e idealizamos o NET PONG, só que desta vez, fomos muito além", explica Manoel Amorim, da Ecossistemas. A versão shareware já encontra-se à disposição dos internautas no site do Coliseum; em alguns repositórios de software e em CD-ROM (shareware).

Teste e registro: Desde já, todos estão convidados a jogar uma partida do NET PONG. É muito simples! Primeiro é necessário copiar o NET PONG para a sua máquina. Feito isso, convide o computador para ser o adversário, ou ainda, um amigo que vai utilizar o mesmo teclado que o seu. Quem não tem o registro na Internet, só joga como guest (convidado). Assim é possível enfrentar outro guest ou algum usuário que possua o registro. Mas cuidado! Completados os 5 pontos da partida, considere game over.

Porém, para quem é um "gamemaníaco", deseja participar de competições na rede, quer jogar uma partida completa do NET PONG (11 pontos), pretende ocupar posições no ranking, possuir um nick (nome) no servidor, conversar no chat e jogar com pessoas do mundo inteiro, nada como se registrar no NET PONG. Para isso, o novo usuário recebe um registro único, que significa a chave-mestra de cada jogador. Com o pagamento de uma taxa única, equivalente a R$ 9,90 o NET PONG fica nas suas "mãos". O registro pode ser feito através da Internet http://www.coliseum.com.br que oferece as opções: cartão de crédito e depósito bancário; fax (081) 423.2511 // fone: (081) 423.0875 ou ainda: coliseum@netpe.com.br