Jovem empreendedora se dedica à produção de Software
Passeios em shoppings, barzinhos e uma boa conversa com os amigos. Esses programas tão comuns entre os jovens brasileiros, não atraem muito uma jovem mineira de 18 anos. O que ela "curte" pra valer é a produção de software. Rachel Marcato é a uma d as poucas empreendedoras do GENESIS que entrou no projeto quando ainda era uma aluna secundarista. Hoje a jovem programadora já é uma universitária de engenharia elétrica, mas mesmo assim continua se dedicando a produção de softwares.

A pouca idade não inibe nem um pouco seu entusiasmo pelo trabalho, muito pelo contrário, já neste mês estará no mercado um produto com o selo de sua empresa, a Pq-Sys, que é uma das incubadas do Centro SOFTEX/GENESIS de Juiz de Fora. O software Analysoft está em sua fase final de produção, ajustando apenas o material publicitário para vendagem do programa. Segundo Rachel, o sistema tem como finalidade a emissão de laudos em laboratórios de análises de alimentos e águas, tornando a confecção dos mesmos mais rápida e eficiente.

Ela explica que o programa possui dois módulos, assim divididos. No primeiro, o usuário cadastra os alimentos, exames, legislações, analistas do laboratório, define o cabeçalho e rodapé dos laudos, cria e restaura backups e cadastra especificações para ca da tipo de exame. Já no outro módulo são emitidos os laudos. O usuário escolhe o tipo de alimento, coloca a identificação da amostra que será analisada e por último insere os resultados.

"Depois o Analysoft conclui automaticamente a análise e é aí que está o pulo do gato, pois sem o software o analista tem que conferir cada resultado, consultar a legislação, e ainda corre o risco de errar, além de dificilmente conseguir padr onizar os laudos", comenta Rachel. Outro diferencial do software é a emissão de todos os laudos e relatórios em HTML. "Assim fica muito mais fácil para o laboratório implantar o sistema de entrega de resultados via Internet. Para isso pretendemos fazer uma parceria que trabalha na área de Internet, na qual ofereceremos a solução completa para o cliente", planeja.

O programa já foi implantado experimentalmente, em dezembro do ano passado, na Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal de Juiz de Fora. "Neste tempo fiz algumas modificações de acordo com o feedback que recebi dos usuários na Faculdad e. Essa experiência foi muito proveitosa, pois as pequenas alterações sugeridas por eles facilitarão muito a utilização do software a partir de agora", argumenta.

Conhecendo mais a Pq-Sys - Desenvolver softwares destinados à área de pesquisas, que sejam simples e se adequem bem as necessidades dos usuários. É com esse objetivo que a Pq-Sys está em atividade desde abril do ano passado. Os primei ros passos da empresa foram dados em 96, quando a sócia Rachel Marcato, ainda era aluna do curso técnico de Informática Industrial do Colégio Técnico Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Nesta época Rachel iniciou um estágio na Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFJF. "Lá eu desenvolvi dois softwares, um para manipulação de medicamentos e outro para emissão de laudos no laboratório de análise de alimentos e águas", comenta . Ess e projeto foi apresentado no segundo semestre deste mesmo ano ao GENESIS. "Depois que o projeto foi aprovado, fui fazer um curso de empreendimentos em informática, com o Dolabela, da SoftStart em Belo Horizonte", completa Rachel.