SOFTEX Londrina: rumo ao mercado internacional
Mercado Internacional, este é o grande alvo da equipe que faz o núcleo SOFTEX Londrina. Criado em março/96 e gerenciado pela Adetec - Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Norte do Paraná, a instituição conta com 15 empresas e cerca de 20 produtos desenvolvidos nas áreas administrativa, financeira, educacional e entretenimento.

Para mostrar que o grupo pensa longe, quatro das empresas incubadas já estão fechando negócio no exterior. A Sistemas Cordon e a WK, produtoras de softwares direcionados ao setor administrativo/financeiro, estão em fase final de negociação para exportarem seus produtos aos países do Mercosul . A empresa Autosoft segue rumo aos Estados Unidos com o Autoshopping - produzido para gerenciar o comércio de peças automotivas e a OM&S já está na Alemanha, acertando os detalhes finais para a comercialização do Digital Studio - utilizado na administração de programas radiofônicos.

Ainda com os olhos voltados ao mercado internacional, o SOFTEX Londrina prepara a instalação de escritórios nos Estados Unidos. A implantação está caminhando a "passos largos", como afirmam o consultor de marketing do núcleo, Carlos Martins Delgado e a gerente de negócios, Alice Hocana. "Ainda este ano, teremos uma filial em duas cidades: Austin e Califórnia. A instalação da primeira está em fase de negociação. Já o segundo escritório depende de acertos finais com a empresa IBI - incubada no SOFTEX Londrina, que viajou para lá com a proposta de desenvolver um software direcionado ao comércio eletrônico. A viagem deu certo e esta empresa passou a ser uma ponte para que outras possam, também, conquistar este mercado", explicam.

E para provar que nem tudo se resume ao exterior, o núcleo se prepara para conquistar a "casa", o Brasil. De acordo com Delgado, várias empresas estão envolvidas na instalação de um centro de negócios em São Paulo. "Criamos uma cooperativa com Porto Alegre (RS), Maringá (PR), Londrina (PR) e Passo Fundo (RS) . A idéia é estruturar a comercialização dos produtos das empresas participantes, permitindo que elas gerenciem tudo à distância. Para isto, teremos pessoal treinado cuidando das fases preliminares. Na etapa final, o empresário viaja e fecha o negócio", resume.

Eventos - O núcleo promove, durante o ano inteiro, vários eventos. Entre eles, o CONTTEIN - Congresso de Tecnologia, Telecomunicações e Informática- que acontece no mês de agosto em Londrina, e no período outubro/novembro, em Maringá.