Atividade: Definir uma Sugestão de Arquitetura
Essa atividade cria um um esboço inicial da arquitetura de software.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Relacionamentos
Atividades Pai
Descrição

Esta atividade tem as seguintes metas:

  • Criar um esboço inicial da arquitetura do sistema
    • Definir um conjunto inicial de elementos arquiteturalmente significativos para ser utilizado como a base para análise
    • Definir um conjunto inicial de mecanismos de análise
    • Definir a divisão em camadas e organização iniciais do sistema
    • Definir as realizações de caso de uso que serão tratadas na iteração atual
  • Identificar classes de análise a partir dos casos de uso arquiteturalmente significativos
  • Atualizar as realizações de caso de uso com as interações das classes de análise
Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
PlanejadoYes
Repetível
Criação da Equipe

Como ocorre com a Atividade: Definir uma Arquitetura Candidata, essas atividades são melhor realizadas por uma equipe pequena composta por membros de equipes com várias funções. As questões que, em geral, são significativas em termos de arquitetura incluem o desempenho, o escalonamento, a sincronização de processos e encadeamentos, e a distribuição. A equipe deve também incluir participantes que tenham experiência em domínio e que possam identificar as principais abstrações. Além disso, a equipe deve ter experiência na organização do modelo e na disposição em camadas. Com base nessas informações, a equipe precisará ser capaz de sintetizar um modelo, ou mesmo um protótipo, de uma solução.

Uso
Orientação de Uso

O trabalho é melhor realizado em várias sessões, talvez executado em alguns dias (ou semanas e meses, no caso de sistemas muito grandes), com iteração entre Análise Arquitetural e Análise de Caso de Uso. Execute uma passagem inicial na arquitetura em Análise Arquitetural; em seguida, escolha casos de uso significativos em termos de arquitetura, executando Análise de Caso de Uso em cada um deles. Depois que (ou já que) cada caso de uso é analisado, atualize a arquitetura, conforme necessário, de modo que reflita as adaptações exigidas para acomodar o novo comportamento do sistema e tratar dos possíveis problemas arquiteturais identificados.

Nos casos em que já exista uma arquitetura (proveniente de um projeto ou de uma iteração anterior), as solicitações de alteração talvez precisem ser criadas para mudar a arquitetura ou dar conta do novo comportamento que o sistema deve aceitar. Essas mudanças podem ser efetuadas em qualquer artefato do processo, dependendo do escopo da alteração.