Atividade: Projetar o Banco de Dados
Essa atividade identifica as classes de design a serem persistidas em um banco de dados e projeta as estruturas de banco de dados correspondentes.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Relacionamentos
Atividades Pai
Descrição

Esta atividade inclui:

  • Identificar as classes persistentes no design
  • Projetar estruturas de banco de dados apropriadas, a fim de armazenar as classes persistentes
  • Definir mecanismos e estratégias de armazenamento e recuperação de dados persistentes, de modo a atender aos critérios de desempenho do sistema

Os mecanismos de armazenamento e recuperação dos dados persistentes e do banco de dados são implementados e testados como parte da implementação geral dos componentes e subsistemas do aplicativo.

Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
Planejado
Repetível
Criação da Equipe

Os Designers responsáveis pelas classes persistentes precisam conhecer a persistência em geral e, mais especificamente, os mecanismos de persistência. A sua principal responsabilidade é garantir que as classes persistentes sejam identificadas e que utilizem os mecanismos de persistência da maneira adequada. O Designer de Banco de Dados precisa entender as classes persistentes no modelo de design e, para isso, precisa ter conhecimento operacional de design orientado a objetos e das técnicas de implementação. O Designer de Banco de Dados também precisa dispor de bons conhecimentos sobre simultaneidade de banco de dados e questões relativas à distribuição.

Uso
Orientação de Uso

Na Fase de Elaboração, esta atividade tem como foco assegurar que a estratégia de persistência seja escalável e que o design do banco de dados e o mecanismo de persistência suportem os requisitos de rendimento do processamento do sistema. As classes persistentes identificadas na Tarefa: Design de Classe são mapeadas para o mecanismo de persistência e casos de uso intensivo de dados são analisados para assegurar que os mecanismos sejam escaláveis. O mecanismo de persistência e o design de banco de dados são avaliados e validados.

Considerações de Teclas

A persistência precisa ser tratada como parte integrante do trabalho de design. É essencial que os designers e os designers de banco de dados trabalhem em estreita colaboração. Normalmente, o designer de banco de dados é um recurso \lquote flutuante\rquote , compartilhado por várias equipes como uma fonte de consulta para questões relativas à persistência. Em geral, o designer de banco de dados também é responsável pelos mecanismos de persistência. Se o mecanismo de persistência for criado, em vez de adquirido, certamente haverá uma equipe de pessoas trabalhando nisso. Os projetos maiores exigem, normalmente, uma equipe pequena de designers de banco de dados. Essa equipe precisa coordenar o trabalho entre as equipes de design e entre eles próprios para assegurar que a persistência seja implementada de forma consistente em todo o projeto.