Atividade: Gerenciar Baselines e Releases
Essa atividade garante que conjuntos consistentes de artefatos dependentes ou relacionados possam ser identificados como parte de uma "baseline" para várias finalidades, como a identificação de release, versões do produto, maturidade do artefato ou integralidade.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Relacionamentos
Descrição

A freqüência e a formalidade nas quais as baselines são criadas no Plano CM. O grau de formalidade é claramente muito maior para um produto que está sendo liberado para um cliente do que para releases executáveis dentro da equipe de projeto interna. Quando o conjunto combinado de artefatos atingem determinados estágios ou níveis de maturidade, as baselines são criadas para auxiliar no gerenciamento de disponibilidade do release, reutilização e assim por diante.

Propriedades
Orientado por EventoYes
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
Planejado
Repetível
Criação da Equipe

Esse trabalho é conduzido, principalmente, pela função Gerenciador de Configuração, em que a necessidade típica é montar um produto para liberação. O produto liberado requer uma Lista de Materiais (BOM) que funciona como uma lista de verificação completa do que deve ser liberado para o cliente. O produto liberado exigirá, inevitavelmente, notas de liberação e material de treinamento, conforme descrição das atividades de Implantação.

A função Integrador contribui para esse trabalho, garantindo que os artefatos entregues a partir dos espaços de trabalho de desenvolvedor sejam integrados de forma que possam ser incorporados em um build que pode ser testado independentemente. A pessoa que desempenha a função de Integrador precisa estar familiarizado com as Políticas de CM do Projeto e com as Práticas de Teste.

Uso
Orientação de Uso

Geralmente esse trabalho começa com a Elaboração, embora seja mais predominante nas fases de Construção e Transição. Em alguns casos, pode haver valor na definição de baseline dos artefatos Iniciais, mas esse não é o caso geral. Várias baselines podem ser criadas e gerenciadas em uma única iteração e podem acontecer em qualquer estágio durante a iteração.

Como regra geral, esse trabalho é opcional se um release executável não precisar ser entregue para forma da equipe de desenvolvimento central.