Atividade: Verificar Abordagem do Teste
Essa atividade demonstra as diversas técnicas descritas na Abordagem de Teste facilitarão o esforço de teste planejado. A finalidade é verificar por meio da demonstração que a abordagem funcionará, produz resultados precisos e é apropriado para os recursos disponíveis.
DescriçãoEstrutura de Divisão de TrabalhoAlocação de EquipeUso de Produto de Trabalho
Relacionamentos
Atividades Pai
Descrição

O objetivo é compreender as restrições e limitações de cada técnica na medida em que serão aplicadas no determinado contexto do projeto e:

  • localizar uma solução de implementação apropriada para cada técnica
  • localizar técnicas alternativas que podem ser utilizadas.

Isso ajuda a diminuir o risco de descobrir tarde demais, no ciclo de vida do projeto, que a abordagem de teste não funciona.
Para cada iteração, esse trabalho é enfatizado principalmente:

  • Na verificação precoce de que a estratégia de teste funciona e produz resultados valiosos
  • No estabelecimento da infra-estrutura básica para ativar e suportar a estratégia de teste
  • Na aquisição de comprometimento da equipe de desenvolvimento para desenvolver o software que atenda aos requisitos de possibilidade de teste necessários para alcançar a estratégia de teste e fornecer suporte contínuo para esses requisitos de possibilidade de teste.
  • Identificar escopo, fronteiras, limitações e restrições de cada técnica
Propriedades
Orientado por Evento
Múltiplas Ocorrências
Em Andamento
Opcional
PlanejadoYes
Repetível
Criação da Equipe

Quase a maioria das funções envolvidas na disciplina Teste exercem uma função na execução desse trabalho, o esforço é principalmente centrado nas funções de Designer de Teste e Testador. As habilidades mais importantes para esse trabalho incluem arquitetura de software, design de software e resolução de problemas.

É normal que esse trabalho exija mais recursos nas iterações do final da fase de Iniciação até o início da fase de Construção, exigindo recursos mínimos no final da fase de Construção e de Transição. No entanto, esteja ciente de que, no decorrer do projeto, podem ser identificados novos objetivos e produtos liberados que exijam a definição e verificação de novas estratégias de teste.

Como uma heurística para a alocação relativa de recursos por fase, os percentuais típicos do uso de recurso de teste para essa atividade são: Iniciação - 30%, Elaboração - 20%, Construção - 10% e Transição - 05%.

Uso
Orientação de Uso

Esta atividade começa no início de cada iteração, assim que um acordo suficiente é alcançado para a missão de iteração e continua, conforme for necessário, por toda a iteração. Abordada mais freqüentemente nas fases iniciais de Iniciação, Elaboração e Construção Precoce, normalmente diminuindo na Construção e Transição tardias.

Esta atividade é considerada opcional quando a abordagem de teste é bem conhecida e sua aplicabilidade no contexto atual está bem estabelecida.

Este trabalho é um tanto independente dos ciclos de testes, envolvendo sempre a verificação de técnicas que só serão usadas em Iterações subseqüentes. Esse trabalho normalmente começa depois da missão de avaliação ter sido definida para a Iteração atual, embora possa começar mais cedo. Em alguns casos, encontrar a melhor abordagem de implementação para uma técnica pode demorar várias Iterações.

As atividades de implementação e execução de teste que formam uma parte desse trabalho são realizadas com a finalidade de obter prova demonstrável de que as técnicas verificadas podem realmente funcionar. Assim sendo, você deve limitar a seleção de testes a um subconjunto representativo pequeno; focando basicamente as áreas com muito risco de qualidade. É aconselhável incluir uma seleção de testes passíveis de falha a fim de confirmar que a técnica detectará com êxito essas falhas.

Enquanto os defeitos com os itens de teste de destino serão identificados e esses incidentes devidamente registrados, esse foco de trabalho não estará direcionado para tentar identificar os defeitos nos itens de teste de destino como o objetivo principal. O objetivo é verificar se a abordagem é adequada (ela produz resultados que complementam os objetivos da Iteração), se é realizável (ela pode ser implementada com determinadas restrições de recurso) e se funcionará.

Para que esse trabalho produza resultados a tempo, normalmente é necessário utilizar Construções incompletas ou "não oficiais", ou desempenhar este trabalho fora de uma Configuração de Ambiente de Teste reconhecida. Embora esses sejam compromissos adequados, cuidado com as restrições, os pressupostos e os riscos envolvidos na verificação da abordagem nessas condições.

No decorrer das Fases do ciclo de vida, o foco do esforço de teste normalmente muda. Isso pode demandar abordagens novas ou adicionais, freqüentemente exigindo a introdução de novos tipos de teste ou novas técnicas para dar suporte ao esforço de teste.

Em situações em que a combinação de domínio, o ambiente de teste e outros aspectos críticos da estratégia não tenham precedentes, o trabalho poderá demorar e consumir mais esforço para ser concluído. Em alguns casos, especialmente onde a automatização é um requisito, pode ser mais econômico obter a utilização de recursos com habilidades especializadas e experiência comprovada nos aspectos sem precedência da estratégia por um tempo limitado (como em um contrato) para definir e verificar as necessidades técnicas principais da estratégia de teste.

Informações Adicionais