Conceito: Teste Exploratório
O teste exploratório consiste em design de teste e execução do teste ao mesmo tempo. Isso é o oposto de teste com script (procedimentos de teste predefinidos, manuais ou automatizados). Diferentes dos testes com script, os testes exploratórios não são definidos previamente e executados com exatidão conforme o plano.
Relacionamentos
Descrição Principal

Embora se pense que tenha sido definido pela primeira vez por Cem Kaner et. al. em Testing Computer Software [KAN99], o teste exploratório foi publicado pelo trabalho de outras pessoas, incluindo James Bach. Bach defende um estilo de teste exploratório em que sessões breves de exploração com duração de aproximadamente 90 minutos são amplamente planejadas e executadas, com o resultados registrados e revisados.

A citação a seguir de James Bach explica alguns benefícios do Teste Exploratório:

"O teste de software exploratório é uma abordagem de teste sofisticada e divertida. Em algumas situações, pode ser ordens de grandeza mais produtivas do que o teste com scripts. Ainda não encontrei um testador que não tivesse, pelo menos inconscientemente, realizado testes exploratórios em algum momento. No entanto, poucas pessoas estudam essa abordagem e ela não é muito respeitada na nossa área. Já está na hora de revertemos isso e reconhecermos publicamente a abordagem exploratória pelo o que ela é: pensamento científico em tempo real." [BAC01a]

Bach fornece uma definição simples da técnica como "design de teste e execução de teste ao mesmo tempo". Essa técnica para testar software de computador não requer um planejamento avançado significativo e tolera uma documentação limitada do objetivo do teste. Em vez disso, a técnica depende principalmente da habilidade e do conhecimento do testador para orientar o teste e utiliza um loop de feedback ativo para orientar e calibrar o esforço.

Recomendamos os recursos a seguir para obter informações adicionais sobre teste exploratório: