Conceito: Teste de Desempenho
O teste de desempenho é uma classe de testes implementada e executada para caracterizar e avaliar as características relacionadas ao desempenho do destino do teste, como perfis de sincronização, fluxo de execução, tempos de resposta e confiabilidade e limites operacionais.
Relacionamentos
Descrição Principal

O teste de desempenho é uma classe de testes implementada e executada para caracterizar e avaliar as características relacionadas ao desempenho do destino do teste, como perfis de sincronização, fluxo de execução, tempos de resposta e confiabilidade e limites operacionais. Os diferentes tipos de testes de desempenho, cada um com foco em um objetivo de teste diferente, são implementados no SDLC (Software Development Lifecycle).

No começo das iterações de arquitetura, os testes de desempenho têm o foco na identificação e eliminação de gargalos de desempenho relacionados à arquitetura. Nas iterações de construção, tipos adicionais de testes de desempenho são implementados e executados para ajustar o software e o ambiente (otimizando o tempo de resposta e os recursos) e para verificar se a aceitabilidade dos aplicativos e do sistema manipula condições de alta carga e stress, como um grande número de transações, clientes e/ou volumes de dados.

Os tipos de testes a seguir estão incluídos no Teste de Desempenho:

  • Teste de avaliação: Compara o desempenho do destino do teste novo ou desconhecido com um padrão de referência conhecido, como softwares ou medidas existentes.
  • Teste de contenção: Verifica se o objetivo do teste pode manipular aceitavelmente as demandas de vários agentes no mesmo recurso (registros de dados, memória e assim por diante).
  • Traçado de perfil de desempenho: Verifica a aceitabilidade do comportamento de desempenho do objetivo do teste utilizando configurações variadas enquanto as condições operacionais permanecem constantes.
  • Teste de carga: Verifica a aceitabilidade do comportamento de desempenho do objetivo do teste sob condições operacionais variadas (como número de usuários, número de transações e outros) enquanto a configuração permanece constante.
  • Teste de stress: Verifica a aceitabilidade do comportamento de desempenho do do objetivo do teste quando condições anormais ou extremas são encontradas, como redução de recursos ou um número extremamente alto de usuários.

A avaliação de desempenho é geralmente desempenhada juntamente com o Representante do Usuário e é feita a partir de uma abordagem de multinível.

  • O primeiro nível da análise de desempenho envolve a avaliação dos resultados de um único agente ou instância de caso de uso e a comparação dos resultados em várias execuções de teste; por exemplo, a captura do comportamento de desempenho de um único agente que esteja executando um único caso de uso sem qualquer outra atividade do destino do teste e a comparação dos resultados com várias outras execuções de teste do mesmo agente ou caso de uso. Essa análise de primeiro nível identifica tendências que poderiam indicar contenção entre os recursos do sistema, o que pode afetar a validade das conclusões tiradas de outros resultados de teste de desempenho.
  • Um segundo nível de análise examina as estatísticas de resumo e os valores de dados reais para a execução específica de agente ou caso de uso e o comportamento de desempenho do destino do teste. As estatísticas de resumo abrangem distribuições de percentis e desvios padrão para os tempos de resposta, que fornecem uma indicação da variação das respostas do sistema, como visto por atores individuais.
  • Um terceiro nível de análise pode ajudar a compreender as causas e o significado dos problemas de desempenho. Essa análise detalhada utiliza métodos estatísticos nos dados de nível inferior para ajudar os testadores a tirar conclusões corretas dos dados. A análise detalhada fornece critérios objetivos e quantitativos para a tomada de decisões, mas consome mais tempo e requer uma compreensão básica das estatísticas.

A análise detalhada utiliza o conceito de significância estatística para ajudar a compreender quando as diferenças no comportamento de desempenho são reais ou provenientes de algum evento aleatório associado à coleta de dados de teste. A idéia é que, em um nível fundamental, há aleatoriedade associada a qualquer evento. O teste estatístico determina se há uma diferença sistemática que não pode ser explicada por eventos aleatórios.

Consulte Técnica: Principais Medidas de Teste para obter informações adicionais sobre os diferentes relatórios de teste de desempenho.