Conceito: Método de Promoção
Um método de promoção define como as informações do produto são designadas a níveis de promoção e estabelece o conjunto de autorizações para acesso e aprovação.
Relacionamentos
Descrição Principal

Definição

Com o progresso do projeto e o aprimoramento da abrangência e da estabilidade das linhas de base, é possível utilizar "níveis de promoção" para caracterizar a linha de base em termos de sua abrangência ou estabilidade. Os níveis de promoção e outros atributos de baseline devem ser definidos conforme apropriado para atender as necessidades do projeto individual, embora seja normal você achar que um conjunto comum de definições possa ser reutilizado em muitos projetos diferentes. A seguir, um exemplo de níveis de promoção que podem ser apropriados:

  • Integração Testada
  • Sistema Testado
  • Aceitação Testada
  • Produção Entregue

Nesse exemplo, os níveis acontecem em seqüência para refletir a relativa progressão na abrangência e na estabilidade periódicas do software. Observe que, enquanto o software geralmente progredirá por esses níveis, é possível também que regrida em termos de abrangência ou de estabilidade. O ato de alterar o nível de promoção de uma baseline no caso anterior chama-se promover e, no último caso, rebaixar a baseline.

Explicação

Ocasionalmente, o gerente de configuração pode ter que rebaixar uma baseline alterando seu nível de promoção para um inferior. Por exemplo, o integrador descobre um erro importante em uma baseline recém-criada. Para evitar que os desenvolvedores introduzam esse erro em seus espaços de trabalho de desenvolvimento, os problemas com a linha de base também podem ser indicados de forma mais clara pela inclusão de uma etiqueta na linha de base como, por exemplo, "rejeitada".

Uso

A baseline recomendada representa uma configuração do sistema que alcançou um nível de promoção específico. Uma linha de base faz parte do conjunto de linhas de base recomendadas quando é promovida a determinado nível, por exemplo, "Aceitação Testada". Os níveis de promoção podem ser utilizados em políticas de desenvolvimento do projeto. Por exemplo, uma política em um projeto poderia ser: uma determinada linha de base é considerada "recomendada" ao atingir um determinado nível de promoção. Essa política ajuda a assegurar que os desenvolvedores reavaliem seus espaços de trabalho sempre que uma baseline passar por um nível aceitável de abrangência e de estabilidade.



Informações Adicionais