Conceito: Dimensões de Qualidade
Os especialistas geralmente reconhecem várias dimensões distintas de qualidade que variam em importância, dependendo do contexto em que ocorre um esforço de QA. Essas dimensões oferecem uma estrutura útil que ajuda a definir, analisar e medir até que ponto os padrões, políticas e procedimentos de QA estão sendo satisfeitos.
Relacionamentos
Descrição Principal

Qualidade, como discutido em Conceito: Focar Continuamente Em Qualidade, não é um conceito simples de se descrever. Assim, quando o nosso foco se volta para a discussão sobre o teste para identificar a qualidade, não há uma única perspectiva de como a qualidade está ou como é medida.

No RUP, categorizamos a qualidade utilizando o modelo FURPS+ [GRA92]:

  • Funcionalidade
  • Usabilidade
  • Confiabilidade
  • Desempenho
  • Suportabilidade
  • + (e outros)

Este é o mesmo esquema de categorização que utilizamos no RUP para requisitos, descrito com mais detalhes em Conceito: Requisitos.

Para cada uma dessas dimensões, um ou mais tipos individuais de testes, (consultar Conceito: Tipos de Teste) devem ser implementados e executados durante um ou mais dos diferentes níveis de teste (consulte Técnica: Estágios de Teste).