Diretriz: Diagrama de Comunicação
Um Diagrama de Comunicação é um constructo UML utilizado para mostrar como objetos interagem para desempenhar o comportamento de um cenário de caso de uso. Essa diretriz descreve a anotação de UML para esse constructo.
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

Introdução

Ícone do UML O Diagrama de Colaboração foi renomeado para o Diagrama de Comunicação. Consulte Diferenças entre a UML 1.x e a UML 2.0para obter informações adicionais.

Os diagramas de comunicação são utilizados para mostrar como os objetos interagem para executar o comportamento de um caso de uso específico ou de parte de um caso de uso. Junto com os diagramas de seqüência, os diagramas de comunicação são utilizados pelos designers para definir e esclarecer as funções dos objetos que executam um fluxo específico de eventos de um caso de uso. Eles são a principal fonte de informações usada para determinar interfaces e responsabilidades de classe.

Diferente de um diagrama de seqüência, um diagrama de comunicação mostra os relacionamentos entre os objetos. Os diagramas de seqüência e os diagramas de comunicação expressam informações semelhantes, mas as mostram de maneiras diferentes. Os diagramas de comunicação mostram os relacionamentos entre os objetos e proporcionam uma melhor compreensão de todos efeitos causados em determinado objeto e para design de procedimentos.

Em razão do formato, os diagramas de comunicação tendem a ser mais adequados às tarefas de análise (consulte Tarefa: Análise de Caso de Uso). Ou seja, eles representam melhor as interações mais simples de um número menor de objetos. À medida que o número de objetos e de mensagens aumenta, fica cada vez mais difícil ler o diagrama. Além disso, é difícil exibir informações descritivas adicionais (como andamento, pontos de decisão ou outras informações não estruturadas), que podem ser facilmente incluídas nas anotações de um diagrama de seqüência.

Conteúdo de Diagramas de Comunicação

Você pode ter objetos e instâncias de agente em diagramas de comunicação, juntamente com links e mensagens que descrevem como eles estão relacionados e como interagem. O diagrama descreve o que ocorre com os objetos participantes e, como eles se comunicam entre si por intermédio de mensagens. É possível criar um diagrama de comunicação para cada variante do fluxo de eventos de um caso de uso.

Diagrama descrito no texto associado.

Um diagrama de comunicação que descreve parte do fluxo de eventos do caso de uso Receber Item de Depósito no Sistema de Máquina de Reciclagem.

Objetos

Um objeto é representado por um símbolo que mostra seu nome e sua classe sublinhados, separados por dois-pontos:

objectname : classname

Você pode utilizar objetos em diagramas de comunicação das seguintes maneiras:

  • Uma classe de objeto pode não estar especificada. Normalmente, primeiro você cria um diagrama de comunicação com objetos e depois especifica suas classes.
  • Os objetos podem não ter nome, mas é recomendável nomeá-los se você quiser diferenciar os diversos objetos da mesma classe.
  • A própria classe de um objeto pode ser representada em um diagrama de comunicação, caso participe ativamente da interação.

Agentes

Normalmente, uma instância de agente ocorre no diagrama de comunicação, como o chamador da interação. Se houver várias instâncias de agente no mesmo diagrama, tente mantê-las na periferia do diagrama.

Links

Os vínculos são definidos da seguinte maneira:

  • Um link é um relacionamento existente entre objetos, entre os quais pode haver troca de mensagens. Em diagramas de comunicação, um link é mostrado como uma linha sólida entre dois objetos.
  • Um objeto interage com outros objetos ou navega até eles através dos links existentes entre eles.
  • Um link pode ser uma instância de uma associação ou pode ser anônimo, o que significa que sua associação não foi especificada.
  • Os fluxos de mensagens são anexados a links; consulte Mensagens.

Mensagens

Mensagem é uma comunicação entre objetos que contém as informações para o início da atividade em questão. Em diagramas de comunicação, uma mensagem é mostrada como uma seta rotulada próxima a um link. Isso significa que o link é usado para transportar ou entregar a mensagem ao objeto de destino. A seta ao longo do link aponta na direção do objeto de destino (aquele que receberá a mensagem). A seta é rotulada com o nome da mensagem e seus parâmetros. Ela também pode ser rotulada com um número que indique a seqüência da mensagem no processo geral de interação. Os números de seqüência são geralmente utilizados em diagramas de comunicação, porque são a única maneira de descrever o seqüenciamento relativo de mensagens.

Uma mensagem pode não estar atribuída a uma operação e, nesse caso, seu nome será uma seqüência de caracteres temporária que descreve o significado geral da mensagem. Mais tarde, você poderá atribuir a mensagem especificando a operação do objeto de destino da mensagem. A operação especificada substituirá então o nome da mensagem.