Diretriz: Plano de Implantação
Esta diretriz fornece orientação adicional sobre como desenvolver um Plano de Implementação.
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

Identificando Estratégias de Compatibilidade, Conversão e Migração

Se o sistema estiver destinado a substituir um sistema existente, questões como compatibilidade, conversão e migração devem ser abordadas.   Especificamente:

  • Os dados de um sistema existente devem ser transportados (e possivelmente convertidos no tocante a formato) para o novo sistema.
  • As interfaces do usuário existentes (formatos de tela, comandos, etc.) devem ser suportadas no novo sistema.
  • Todas as interfaces de programação de aplicativos (APIs) existentes devem ser mantidas.
  • A migração do sistema existente para o novo sistema não deve interromper o serviço ao usuário por um período superior a um prazo predeterminado (que varia dependendo do negócio).
  • O novo sistema deve ser capaz de funcionar em paralelo com o antigo durante o período de migração.
  • Deve haver um recurso que permita restabelecer o sistema legado, caso necessário, durante as duas primeiras semanas de funcionamento.
  • É possível que dados antigos do archive precisem ser processados no novo sistema. Se eles estiverem protegidos criptograficamente, será necessário considerar em especial as chaves de criptografia durante a migração.

As estratégias escolhidas para abordar essas questões necessitarão de suporte apropriado na arquitetura e no design do sistema.

Determinando o Planejamento de Implementação

A transição de um sistema para um ambiente de produção requer planejamento e preparação. Os fatores técnicos a serem considerados incluem:

  • Talvez os usuários do sistema tenham de ser treinados.
  • O ambiente de suporte de produção deve estar preparado e a equipe de suporte de produção deve estar treinada e pronta para oferecer suporte ao sistema.
  • Os procedimentos de suporte de produção, incluindo backup, recuperação e resolução de problemas, devem ser estabelecidos.

Estes são alguns dos fatores de negócios que influenciam o cronograma de implementação:

  • Determinados objetivos de negócios podem exigir que o sistema seja implementado até uma data específica; o não-cumprimento dessa data pode reduzir significativamente o valor do sistema.   (Nota: a existência desse tipo de requisito gera riscos que devem ser identificados no Produto de Trabalho: Lista de Riscos e devem ser reduzidos no Produto de Trabalho: Plano de Gerenciamento de Riscos, se estiver sendo desenvolvido. Possíveis mudanças nos custos e benefícios do sistema devem ser observados no Produto de Trabalho: Caso de Negócios.)
  • É possível que existam períodos em que seja impossível implementar o sistema devido a condições operacionais ou de negócios, incluindo, entre outros, períodos destinados à elaboração de relatórios financeiros ou períodos durante os quais o sistema não pode ser desligado.  

    Picos de carga de trabalho e outros fatores nos processos e sistemas existentes podem impedir a implementação em determinados momentos. Por exemplo:

    • Volumes maiores de processamento: picos semanais, mensais e anuais
    • Ciclos de manutenção regulares de hardware ou software - impactam tanto a equipe como a disponibilidade dos sistemas
    • Períodos de pico em feriados
    • Interrupções únicas planejadas devido a atualizações de hardware ou à introdução de novos sistemas
    • Reorganizações planejadas
    • Mudanças nas instalações.
  • Alguns sistemas nunca podem ser desligados (comutadores de rede e de telefonia, por exemplo); nesses casos, talvez seja necessário que novas versões do sistema sejam implementadas enquanto a versão anterior ainda está em execução.   O upgrade de um sistema de alta disponibilidade geralmente requer considerações arquiteturais especiais, que devem ser documentadas no Produto de Trabalho: Documento de Arquitetura de Software.

Determinando a Seqüência de Implementação

Alguns sistemas devem ser implementados gradativamente, em partes, devido a questões de tempo ou disponibilidade.   Se o sistema não puder ser implementado em uma única vez, será necessário determinar a ordem em que os componentes deverão ser instalados e os nós em que serão instalados.  Os padrões comuns de planejamento de implementação incluem:

  • Geograficamente - por área
  • Funcionalmente - por aplicativo
  • Organizacionalmente - por departamento ou cargo

Quando um aplicativo é implementado durante um determinado período, estão incluídos entre os problemas que precisam ser resolvidos:

  • o software deve poder ser executado com uma configuração parcial
  • a coexistência de diferentes versões do software deve ser possível
  • o restabelecimento de uma versão anterior do sistema deve ser possível caso sejam detectados problemas no novo sistema

Esses recursos não podem ser completados com êxito sem esforço com foco na arquitetura e devem ser documentados no Produto de Trabalho: Documento de Arquitetura de Software.

Determinando as Necessidades de Treinamento do Usuário

Para cada categoria de usuário, incluindo administradores, operadores e usuários, identifique:

  • Quais tipos de tecnologia de informações eles utilizam no momento. Se o sistema estiver apresentando pela primeira vez o uso de tecnologia de informações aos usuários, seja eles internos ou externos à organização, sinalize que este é um requisito especial que merecerá atenção especial.
  • Que novas funções serão apresentadas a eles pelo sistema.
  • Em termos gerais, quais serão suas necessidades de treinamento.
  • Quais são os requisitos existentes para o Suporte ao Idioma Nacional (NLS - National Language Support).